Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Curso superior (engenharias)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por balao Ver Post
    Eu também não costumo entrar em guerras. Mas se apregoam que as máquinas são o futuro. Vou-te propror isto.

    Alguém se lembra de criar um robô/máquina autónoma para elaborar o teu serviço, a máquina não come, não bebe, não vai á casa banho, não se cansa, nos próximos 2 anos alguém vai mostrar a máquina 100% autónoma ao teu patrão, o teu patrão pensa assim, mas isto é capaz de tirar de o trabalho ao "jimbo" é mais uns quantos €€€ que meto ao bolso, no dia aseguir o teu patrão despede-te porque tem a máquina que pode fazer o teu trabalho.

    Agora pergunto, como ficarias ao saber que foste passado por uma máquina 100% autónoma? Não ficarias contente, ninguém fica contente ao perder o trabalho, muito menos para uma máquina. O mesmo que criarem carros autónomos para os taxistas, motoristas e escolas condução perderem o emprego.

    O povo Tuga funciona assim, quando toca aos outros assobia para ao lado, quanto toca a eles próprios já se preocupam.


    PS: Já agora, alguém que se lembre como fazer máquinas em vez de filhos, pode ser que tenha sucesso.
    Mas repara que alguém tem que ficar responsável pela manutenção dessa máquina, todos os equipamentos precisam de manutenção. Ou seja, os trabalhos estão cada vez mais especializados, dai a necessidade de um curso superior (ou não superior). Isto para dizer, que para mim mais vale ter um curso do que não ter. Claro que há cursos e cursos, mas acho que na generalidade ainda compensa.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Não tem empregabilidade directa em Portugal.
      Muitos seguem investigação, doutoramentos ou fazem outro curso.
      Biomédica não faz sentido enquantto curso isolado. É especializada de mais para o nosso mercado de emprego. Isto aqui não são os EUA ou UK onde existe indústria biomédica a sério...E não podemos formar pessoas para exportar.
      É isto.

      Conheço quem tenha entrado em Eng. Biomédica na FCT/UNL e ao fim de um ano trocou por Eng. Civil no IST pois rapidamente percebeu que as saídas em PT eram para esquecer. Isto foi em 2008 atenção.

      No entanto não deixa de ser curioso que o mesmo acontece de momento com Civil. Mas de qualquer forma ele esteve um ano na Suíça em Erasmus e acabou por ficar por lá...


      Depois conheço uma pessoa que está quase a terminar Eng. Biomédica também na FCT/UNL e é dos gajos mais brilhantes que já conheci, o que dá pena porque ou vai fazer algo muito aquém das suas capacidades e skills ou então emigra, o que é, como tantos outros, mais uma grande perca para o nosso país.

      Dá pena, e no médio e sobretudo longo prazo vamos pagar esta fatura enquanto os outros países para onde eles forem se vão ficar a rir...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
        É isto.

        Conheço quem tenha entrado em Eng. Biomédica na FCT/UNL e ao fim de um ano trocou por Eng. Civil no IST pois rapidamente percebeu que as saídas em PT eram para esquecer. Isto foi em 2008 atenção.

        No entanto não deixa de ser curioso que o mesmo acontece de momento com Civil. Mas de qualquer forma ele esteve um ano na Suíça em Erasmus e acabou por ficar por lá...


        Depois conheço uma pessoa que está quase a terminar Eng. Biomédica também na FCT/UNL e é dos gajos mais brilhantes que já conheci, o que dá pena porque ou vai fazer algo muito aquém das suas capacidades e skills ou então emigra, o que é, como tantos outros, mais uma grande perca para o nosso país.

        Dá pena, e no médio e sobretudo longo prazo vamos pagar esta fatura enquanto os outros países para onde eles forem se vão ficar a rir...
        Infelizmente é essa a realidade!
        Agora a culpa não é do curso em questão , mas sim do País que temos e iremos ter nas próximas gerações.
        É uma triste realidade para um Pai que cria um filho e o gostava de manter por perto, é uma triste realidade para um País que tem despesa na formação académica e depois deixa partir mais valias que vão desenvolver outras realidades e é o empobrecimento a todos os níveis de um País que mais nada tem a oferecer a uma nova geração do que o Sol!

        Comentário


          #64
          Alguem me sabe dizer mais ou menos quando ganha um engenheiro informatico no inicio de carreira com uma boa media de curso formado pelo tecnico, por exemplo?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
            Alguem me sabe dizer mais ou menos quando ganha um engenheiro informatico no inicio de carreira com uma boa media de curso formado pelo tecnico, por exemplo?
            tenho ideia que hoje em dia as consultoras "normais" (accenture, deloitte, E&Y, KPMG, etc) deverão andar a pagar à volta de €900 para licenciados, €1100 para mestres, isto valores líquidos.

            no entanto, há algum tempo que não acompanho o mercado nacional, e sei que estava em queda, por isso não sei se ainda é assim.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Jol Ver Post
              Infelizmente é essa a realidade!
              Agora a culpa não é do curso em questão , mas sim do País que temos e iremos ter nas próximas gerações.
              É uma triste realidade para um Pai que cria um filho e o gostava de manter por perto, é uma triste realidade para um País que tem despesa na formação académica e depois deixa partir mais valias que vão desenvolver outras realidades e é o empobrecimento a todos os níveis de um País que mais nada tem a oferecer a uma nova geração do que o Sol!

              A solução para isso é fácil, diminuir as vagas nos cursos com menos saídas profissionais em Portugal, de forma a que os que se formem nessa área sejam os melhores e consigam emprego nas poucas vagas que existem em Portugal, os outros que escolham outro curso dessa área mas com mais saída, como Medicina, por exemplo.

              Comentário


                #67
                Ora vamos lá esclarecer algumas coisas. Chega-se o Verão e lá vêm estes tópicos, nada contra atenção.

                Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                Olá, acabei o 12º ano e terei que me candidatar a um curso superior para a semana, mas ainda tenho muitas duvidas, depois de muita pesquisa tou indeciso entre 3 cursos, Engenharia biomedica, engenharia informatica e gestão, tenho uma media bastante alta pelo que daria para quase tudo. Gostaria que alguem me esclarecesse ou me desse alguma opiniao sobre qual a melhor/mais procurada/mais bem paga. As universidades que estava a considerar sao o ist e a nova.
                Desde já agredeço
                Ou seja, basicamente andas perdido rapaz. Estás a acabar o secundário, tens uma boa média, e queres uma profissão que te dê guita com fartura? Então boa sorte neste país. Essa tua "urgência" de tenho que, não é nada saudável. Tem calma, se tens uma boa média, já devias ter na cabeça mais ou menos aquilo que queres. E estás aí com cursos completamente diferentes na tua cabeça.

                Tenho o caso de uma conhecida (amiga de uma amiga minha), que tinha uma média excelente, e que foi para Medicina, os argumentos dela foi que queria ganhar boa guita, ter uma boa casa e uma boa vida. Nada contra atenção, são objetivos mais que plausíveis, eu também gosto disso, e todos gostamos (quem não gosta é porque está a mandar "jajão"), mas a questão que se esbate é que Medicina, ou outros cursos relativos à saúde, o profissional tem de ter sempre alguma vertente humana, nomeadamente, ter cabeça para aquilo. Estamos a lidar com pessoas e com a sua saúde, não com máquinas, portanto na minha opinião a triagem para cursos de saúde nem deviam ser médias e notas, porque essa miúda que falo era uma burgessa do pior.
                Enfim, lá anda ela em Medicina, se calhar qdo acabar o curso, vai ter uma desilusão no recibo de vencimento, mas pronto.

                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                porque é que alguém com média de 18 se haveria de enfiar em informática de gestão no ISCTE
                Cá está mais uma vez a mentalidade que digo, em que boas médias obrigam a Medicina ou outro curso qualquer do IST/FEUP, não interessa o curso, nem aquilo que a pessoa tem efectivamente vocação, o que interessa é que seja Medicina ou FEUP/IST . A minha área de formação, por acaso, até é essa.

                Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                por falar nisso, ate me sinto mal por ter media alta e depois entrar num curso de 13 e tal... parece que andei cá a tirar boas notas para nada xD
                Então vai lá tirar Engenharia Biomédica e tentar ter um futuro em Portugal. Andaste a tirar boas notas e agora podes dizer que entras onde bem quiseres... Fixe, por isso escolhe aquilo que mais gostas (desde que seja minimamente rentável) e não aquilo que te dizem num Fórum Online, nem aquilo que lês na alice no país das maravilhas.

                Originalmente Colocado por exxyner Ver Post
                Alguem me sabe dizer mais ou menos quando ganha um engenheiro informatico no inicio de carreira com uma boa media de curso formado pelo tecnico, por exemplo?
                800€ ~ 900€ liquidos. Igual a qualquer Engenheiro Informático com qualquer média. Os valores estão quase tabelados. Só conheço um gajo do IST que foi ganhar efectivamente mais que isso, mas aquele gajo é um géniozinho.

                Em compensação tenho um amigo meu que é um génio de todo o tamanho da programação, só tem o 12º ano tirado num curso profissional e se alguns Engºs da Deloitte vissem o vencimento dele caíam para o lado, isto numa PME.

                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                tenho ideia que hoje em dia as consultoras "normais" (accenture, deloitte, E&Y, KPMG, etc) deverão andar a pagar à volta de €900 para licenciados, €1100 para mestres, isto valores líquidos.

                no entanto, há algum tempo que não acompanho o mercado nacional, e sei que estava em queda, por isso não sei se ainda é assim.
                Depois vais a ver o valor à hora e cais para o lado. Se der 5€ já é uma sorte do caraças!

                E por fim, não concordando a 100% com o balão, mas ele até disse uma ou outra verdade. No outro dia tive uns problemas nas canalizações da casa, chama o canalizador, andou para lá a tratar das tretas no WC, não sei o valor da factura pq foi o senhorio que pagou, mas pelo que percebi ganhou ele ali em 2 horitas mais que eu num dia inteiro.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  !

                  E por fim, não concordando a 100% com o balão, mas ele até disse uma ou outra verdade. No outro dia tive uns problemas nas canalizações da casa, chama o canalizador, andou para lá a tratar das tretas no WC, não sei o valor da factura pq foi o senhorio que pagou, mas pelo que percebi ganhou ele ali em 2 horitas mais que eu num dia inteiro.
                  Com a oferta formativa que existe, e com a quantidade de licenciados que existem e vão existir, nos próximos anos todas as profissões de antigamente, vão ser bem remuneradas, isto como antigamente o licenciado era bem remunerado, é questão da procura e a oferta, menos mão de obra, mais remuneração, mais mão de obra, menos remuneração, como foi discutido aqui, os carros autónomos, por muito que custe vão ter sempre a mão humana para controlar, é como os aviões, têm o piloto automático mas estão lá 2 pilotos , e as companhias não os mantêm porque lhes dá na gana.

                  Este FdS meteu-se janelas duplas em 3 divisões, em apenas 3 horas o homem levou 800€, claro que aqui conta material, funcionário, deslocação, mão obra
                  Editado pela última vez por balao; 20 July 2015, 11:30.

                  Comentário


                    #69
                    Nem era para dizer nada mas Gmigas UM GRANDE LIKE PARA TI

                    Se vissem muitas vezes o que vejo no hospital... E penso eu... " não vou deixar estas pessoas tratar um dia o meu pai ou mãe"... (Alguns Va).

                    Por isso sim, é totalmente verdade que não é uma média que faz um bom profissional, seja em medicina ou engenharia.

                    Comentário


                      #70
                      Apesar de não estar muito a par do mercado especifico, tudo o que GMigas disse é verdade, eu tenho um primo a tirar gestão na católica e ele estes dias disse que apesar de estar a terminar o curso, não sabe se tem trabalho cá nessa área, vai ter de agarrar ao que aparecer, hoje muitas empresas aproveitam dos incentivos que estado dá, que não passa de um mero estágio, que ao fim de 1 ano se vem embora. Na empresa onde trabalho(uma grande nacional) têm muito hábito de meter pessoas internas(eu sou externo) com apoios do estado, para ao fim de 1 ano virem embora(alegando fim de contrato, para depois irem buscar mais uns quantos).

                      Licenciatura e boa guita já foi chão que deu uvas(pelo menos aqui) e aqueles que vês com muitos anos de carreira a ganhar aos 2000/5000, como disse muitos anos de carreira, é impensável ir um recem licenciado ganhar o mesmo que os mais antigos que queimaram as pestanas muitos anos.

                      Mas quanto á medicina, muito especial enfermagem, o UK costumam recrutar para lá, com ofertas muito atraentes, e penso que ao fim de poucos anos se está no topo, ao contrário de PT que parecemos que estamos a fazer a maratona, mas isto é em todos os ramos de trabalho

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por balao Ver Post

                        Licenciatura e boa guita já foi chão que deu uvas(pelo menos aqui) e aqueles que vês com muitos anos de carreira a ganhar aos 2000/5000, como disse muitos anos de carreira, é impensável ir um recem licenciado ganhar o mesmo que os mais antigos que queimaram as pestanas muitos anos.
                        Não é só por isso.

                        Um recém licenciado não tem qualidades necessárias para ser colocado na linha da frente. Ou seja, salários mais elevados exigem quase sempre comunicação permanente com o exterior da empresa. ( genericamente falando)

                        A senioridade tb tem o seu valor que não pode ser nem negligenciado nem sob-valorizado.

                        Posto isso, recém mestrados (antigamente licenciados) com a minha formação engenharia na minha empresa estão com cerca de 1000€ líquidos. Acho justo para o país que temos e para o retorno que dão à empresa que é baixo ( como é lógico).

                        Como já disse aqui n vezes: as carreiras constroem-se. Não se ganham de mão beijada.

                        Lá fora ganha-se mais como sempre ganhou mas não é de todo impossível fazer carreira em Portugal, havendo empenho e resiliência.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Lá fora ganha-se mais como sempre ganhou mas não é de todo impossível fazer carreira em Portugal, havendo empenho e resiliência.
                          Lá fora ganha-se mais sem duvida, e em alguns paises chega-se ao topo com esforço e dedicação em curto espaço de tempo, aqui em PT é parece que estamos a fazer a maratona, tenho convivido com certas pessoas no ramo da logistica, que poderiam estar como chefia, e ainda continuam como meros funcionários, da minha chefia apenas 1 subiu a pulso, todos restantes deviam ser paraquedistas, caíram lá de paraquedas, apenas porque têm uma formação de em gestão de equipas.

                          Mas não é impossivel fazer carreira em PT, mas se ideia do user é ganhar muita guita logo de imediato, aqui é para esquecer.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X