Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estrangeiros a trabalhar em Portugal pagam 20% de IRS, portugueses pagam até 50%??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por pmct Ver Post

    Eu entendo-te , mas nao sao essas as permissas deste programa.
    as permissao deste ptrograma sao :
    Seres nao residente, vires trabalhar PARA portugal numa das profissoes selecionadas e teres uma flat tax de 20%

    Basicamente um engenherio portugeus a ganhar 5k paga 50% de impostos e o coelga da cadeira ao lado é espanhol paga 20%
    pelo menos é o que deprendo do programa https://portaldascomunidades.mne.gov...o_Habitual.pdf
    Correcto, mas por norma nao e o caso.

    Quem e que vem para portugal trabalhar numa empresa portuguesa a ganhar salarios muito mais baixos do que ganham no seu pais de origem?
    Neste caso deve haver algumas exepcoes (ex directores, administradores). Conheco alguns casos, e caso nao tivesse este beneficio nem sequer consideravam a hipotese de vir para PT, e sao sem duvida uma grande mais valia para as empresas em questao.
    Ate pq sejamos honestos, PT nao prima pela qualidade dos seus gestores de topo em especifico em algumas areas de engenharia.

    Mas a grande maioria continua a trabalhar para a sua empresa-mae no pais de origem, muda e a residencia fiscal para portugal e vive em PT e paga impostos em PT e neste caso e um win-win situation.
    Se nao quiseremos nao tem problema, vao para Espanha, Grecia, Malta e ficamos sem as o capital e as receitas fiscais.
    Nada de novo, tomar decisoes politicas que apenas empobrecem o pais devido a uma opiniao publica com pouco descernimento.
    Portugal precisa de capital e de bons RH como do pao para a boca, para minimizar a trajectoria de contante empobrecimento das ultimas 2 decadas.
    Editado pela última vez por Prelude; 16 January 2023, 15:55.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
      Correcto, mas por norma nao e o caso.

      Quem e que vem para portugal trabalhar numa empresa portuguesa a ganhar salarios muito mais baixos do que ganham no seu pais de origem?
      Neste caso deve haver algumas exepcoes (ex directores, administradores). Conheco alguns casos, e caso nao tivesse este beneficio nem sequer consideravam a hipotese de vir para PT, e sao sem duvida uma grande mais valia para as empresas em questao.
      Ate pq sejamos honestos, PT nao prima pela qualidade dos seus gestores de topo em especifico em algumas areas de engenharia.

      Mas a grande maioria continua a trabalhar para a sua empresa-mae no pais de origem, muda e a residencia fiscal para portugal e vive em PT e paga impostos em PT e neste caso e um win-win situation.
      Se nao quiseremos nao tem problema, vao para Espanha, Grecia, Malta e ficamos sem as o capital e as receitas fiscais.
      Nada de novo, tomar decisoes politicas que apenas empobrecem o pais devido a uma opiniao publica com pouco descernimento.
      Portugal precisa de capital e de bons RH como do pao para a boca, para minimizar a trajectoria de contante empobrecimento das ultimas 2 decadas.
      Mas este programa é especifico para quem vem trabalhar para portugal.
      Isto é tao parvo que um dos objectivos do governo é trazder de volta os emigrantes jovens portugueses
      Este IRS de 20% aplica-se a: O Estatuto de Residente Não Habitual (RNH) é um regime fiscal especial que oferece redução de imposto das pessoas singulares (IRS) a novos residentes estrangeiros, ou cidadãos portugueses que tenham estado emigrados mais de 5 anos, sobre rendimentos provenientes de trabalho qualificado, passivos e pensões.

      Ou seja nada é feito para reter talentos tudo é feito para remediar a saida de talentos , sinceramente nao entendo

      Comentário


        #33
        Ve as coisas desta forma, quem foi para fora foi em muito melhores condicoes dos que as que tinha em PT, adquiriu competencias que concerteza em Portugal (outra estrutura, outra realidade, experiencias) nao teria adquirido e que podera ser uma mais valia para uma organizacao em PT.
        A considerar voltar concerteza seria em posicao/remuneracao que em Portugal e altamente taxada, poucos jovens profissionais em PT chegam a esses escaloes.

        Neste caso no meu entender faz todo o sentido, o regresso de profissiones que tragam uma lufada de ar fresco a esta "parvonia".

        Nem com este esquema fiscal estamos no top 25 na atraccao de skilled workers, e uma "guerra" ente paises a luta e atraccao pelos melhores profissinais.

        1- Suica
        2- Singapura
        3-UK
        4-USA
        5- Suecia

        So num pais com uma mentalidade medieval e que atrair os melhores e visto como uma heresia, mas se for para um jogador da bola tudo ok, pq a nosso clube pode contratar melhores jogadores e fica mais forte.


        https://www.visualcapitalist.com/whi...s-from-abroad/

        https://www.oecd.org/els/mig/migrati...debates-19.pdf
        Editado pela última vez por Prelude; 16 January 2023, 17:05.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
          Ve as coisas desta forma, quem foi para fora foi em muito melhores condicoes dos que as que tinha em PT, adquiriu competencias que concerteza em Portugal (outra estrutura, outra realidade, experiencias) nao teria adquirido e que podera ser uma mais valia para uma organizacao em PT.
          A considerar voltar concerteza seria em posicao/remuneracao que em Portugal e altamente taxada, poucos jovens profissionais em PT chegam a esses escaloes.

          Neste caso no meu entender faz todo o sentido, o regresso de profissiones que tragam uma lufada de ar fresco a esta "parvonia".

          Nem com este esquema fiscal estamos no top 25 na atraccao de skilled workers, e uma "guerra" ente paises a luta e atraccao pelos melhores profissinais.

          1- Suica
          2- Singapura
          3-UK
          4-USA
          5- Suecia

          So num pais com uma mentalidade medieval e que atrair os melhores e visto como uma heresia, mas se for para um jogador da bola tudo ok, pq a nosso clube pode contratar melhores jogadores e fica mais forte.


          https://www.visualcapitalist.com/whi...s-from-abroad/

          https://www.oecd.org/els/mig/migrati...debates-19.pdf
          Bolas , mas nao achas que primeiro deves criar condiçoes para que os mesmos nao vao embora?
          é que recupera 10 mil com este programa, vao embora 60 mil
          flat para toda a gente nao era melhor entao?

          Comentário


            #35
            Quando leio estas coisas pergunto-me se não estarei a ser um bocado parvo.

            Trabalho para uma empresa espanhola (já há 12 anos). Como não tenho uma morada em Espanha, não me podem fazer contrato (que era o desejo das chefias). Passo "recibo verde", estou assim há 12 anos. Facturo à volta de 40 mil euros anuais. É dinheiro que entra no país e que é taxado, a meu ver, de forma absolutamente exagerada, até porque vai acumular com um Alojamento Local que tenho e a soma do salário mais esse rendimento coloca-me num escalão muito alto.

            Se calhar mais valia arranjar uma morada noutro país e facturar lá o meu trabalho, não?

            Sinceramente, é o que merecem. Reparem que tanto do meu trabalho com do AL, é praticamente tudo dinheiro que vem do estrangeiro para Portugal. E vem um estrangeiro para Portugal trabalhar, e paga 20% de impostos?

            Se 10% dos portugueses trouxessem para o país o mesmo valor que eu trago todos os anos, eram 50 mil milhões de euros de mais valias a entrar no país (e que tão importante seria para as contas), até porque mais de 95% do que gasto, gasto em Portugal (pagando IVA e mais taxas e taxinhas sobre tudo e mais alguma coisa). Se não se sabe dar valor a situações como a minha, absolutamente desejáveis para as finanças do país, mas depois se dá valor a pessoal que não é de cá, se calhar o justo é arranjar uma morada em Espanha ou noutro país qualquer e passar a facturar e descontar lá...

            -

            Comentário


              #36


              Originalmente Colocado por pmct Ver Post

              Bolas , mas nao achas que primeiro deves criar condiçoes para que os mesmos nao vao embora?
              é que recupera 10 mil com este programa, vao embora 60 mil
              flat para toda a gente nao era melhor entao?
              Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas sim, tens toda a razão, 20% para todos era tão melhor!

              Mas com isso não havia xuxalismo.... E este país não sabe viver sem xuxalismo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                o pa sinceramente

                que tal dar uma flat tax a estes desgraçados nao ?

                epa.... mas desde quando é que sair do país é mau???

                não estejam tristes por mim, que eu só fico triste por não ter saído mais cedo !!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                  Bolas , mas nao achas que primeiro deves criar condiçoes para que os mesmos nao vao embora?
                  é que recupera 10 mil com este programa, vao embora 60 mil
                  flat para toda a gente nao era melhor entao?


                  mas lá estás tu a fazer contas. Fazer contas não abre telejornais e não ganha votos.

                  já isto é o programa "Regressar" para ir buscar toda a gente que o PPC expulsou do país

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                    Bolas , mas nao achas que primeiro deves criar condiçoes para que os mesmos nao vao embora?
                    é que recupera 10 mil com este programa, vao embora 60 mil
                    flat para toda a gente nao era melhor entao?
                    No meu entender esse nao e o problema, as pessoas vao-se embora pq as empresas pagam miseravelmente mal em especial para quem esta em inicio de carreira. Alias grande parte nem deve chegar aos 20% de IRS.
                    Quanto ganha um engenheiro ou arquitecto nos primeiros 5 anos de carreira? 1500/2000 euros/mes? (16% /20% de IRS nao saem beneficiados)

                    As pessoas saem porque sao muito mal pagas e/ou porque procuram desafios/carreiras mais atractivas.
                    Alem do mais um individuo com uma carreira internacional que viveu outras experiencias noutras sociedades/organizacoes devera uma mais valia superior em especial em determinado tipo de organizacoes.

                    Temos de colocar a questao, pq e que os salarios sao tao baixos, pq e que nao consguimos subir na cadeia de valor, pq e que temos uma baixa produtividade pq e que as nossas organizacoes nao crescem.
                    Nao e tudo culpa do estado Portugues apesar de ter a sua quota parte de responsabilidade.
                    Digo-te por experiencia propria e troca de impressoes com outros profissionais, as organizacoes portuguesas por norma nao sao bem geridas e o resultado esta a vista.


                    Nota : concordo coma proposta da IL de flat tax ou no máximo 2/3 escalões, uma forma de pôr o país a mexer, devolver rendimento as pessoas e atrair os melhores.
                    Editado pela última vez por Prelude; 16 January 2023, 17:30.

                    Comentário


                      #40
                      Atrair "os melhores"?

                      Mas vocês têm vindo a portugal, ao menos?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                        Atrair "os melhores"?

                        Mas vocês têm vindo a portugal, ao menos?
                        😂😂

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                          No meu entender esse nao e o problema, as pessoas vao-se embora pq as empresas pagam miseravelmente mal em especial para quem esta em inicio de carreira. Alias grande parte nem deve chegar aos 20% de IRS.
                          Quanto ganha um engenheiro ou arquitecto nos primeiros 5 anos de carreira? 1500/2000 euros/mes? (16% /20% de IRS nao saem beneficiados)

                          As pessoas saem porque sao muito mal pagas e/ou porque procuram desafios/carreiras mais atractivas.
                          Alem do mais um individuo com uma carreira internacional que viveu outras experiencias noutras sociedades/organizacoes devera uma mais valia superior em especial em determinado tipo de organizacoes.

                          Temos de colocar a questao, pq e que os salarios sao tao baixos, pq e que nao consguimos subir na cadeia de valor, pq e que temos uma baixa produtividade pq e que as nossas organizacoes nao crescem.
                          Nao e tudo culpa do estado Portugues apesar de ter a sua quota parte de responsabilidade.
                          Digo-te por experiencia propria e troca de impressoes com outros profissionais, as organizacoes portuguesas por norma nao sao bem geridas e o resultado esta a vista.


                          Nota : concordo coma proposta da IL de flat tax ou no máximo 2/3 escalões, uma forma de pôr o país a mexer, devolver rendimento as pessoas e atrair os melhores.
                          Normalmente estamos de acordo
                          MAs destas vez pemite-me cordialmemte discordar .
                          Portugal precisa de trabalhadores qualificados e motivados ponto.
                          NAo é justo é ate desmotivador que duas pessoas na mesma empresa colegas de trabalho com o mesmo ordenado tenham fiscalidade tão diferente.
                          ja que a flat tax e para um conjunto de profissoes, para estrangeiros entao apliquem a todos os trabalhadores dessas profissoes ora bola

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                            Normalmente estamos de acordo
                            MAs destas vez pemite-me cordialmemte discordar .
                            Portugal precisa de trabalhadores qualificados e motivados ponto.
                            NAo é justo é ate desmotivador que duas pessoas na mesma empresa colegas de trabalho com o mesmo ordenado tenham fiscalidade tão diferente.
                            ja que a flat tax e para um conjunto de profissoes, para estrangeiros entao apliquem a todos os trabalhadores dessas profissoes ora bola
                            Concordo a 100%!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                              Ve o impacto que muitos centros das grandes cidades tiveram, passaram de centros decripitos, abandonados, habitacao abandonada, pouca actividade economica, criminilidade para o que e hoje.
                              Fazendo umas contas rapidas:

                              200 000 individuos com gasto medio de 3000 euros mes na economia nacional sao 7.2 mil milhoes de euros a circular na economia nacional todos os anos. Tem impacto no imobiliario, restauracao, transportes, activiadades culturais, turismo etc

                              As receitas fiscais desses 7.2 mil milhoes serao no minimo 2mil milhoes nos cofres do estado extra. (IRA + IVA)


                              A outra questao, uma boa parte da populcao portuguese teve um enorme aumento do seu activo patrimonial (ficaram amis ricos) com este aumento do imobiliario. Grande parte do stock de habitacao foi comprada antes de 2010. Ficaram muito mais ricos sem fazer nada.
                              Esta questao apenas afecta quem esta a entrar pela primeira vez no mercado de habitacao.
                              Exacto, afecta a população jovem que está a emigrar e que não se consegue fixar em Portugal. Excelente números a curto prazo, mas como será a longo prazo?

                              Comentário


                                #45


                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post



                                NAo é justo é ate desmotivador que duas pessoas na mesma empresa colegas de trabalho com o mesmo ordenado tenham fiscalidade tão diferente.
                                Desconto todos os meses 17% para cima derivado ao meu status (solteiro e sem filhos) a trabalhar dois 2 fins de semana por mês, enquanto um outro colega a fazer o mesmo com o mesmo ordenado, em que eu apenas levo vantagem em 60€(media mensal, derivado a antiguidade) ele desconta 13%, em que o estatuto dele apenas é casado com um filho.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por quiksilver89 Ver Post



                                  Desconto todos os meses 17% para cima derivado ao meu status (solteiro e sem filhos) a trabalhar dois 2 fins de semana por mês, enquanto um outro colega a fazer o mesmo com o mesmo ordenado, em que eu apenas levo vantagem em 60€(media mensal, derivado a antiguidade) ele desconta 13%, em que o estatuto dele apenas é casado com um filho.
                                  Esquece a tabela de retenção mensal, o que conta verdadeiramente é o valor do bolo de IRS reajustado com a declaração anual.
                                  Esses 60€ "a mais" não o são, é uma retenção menor de dinheiro para fazer face às despesas correntes de ter um filho, serve de incentivo fiscal à natalidade. E bem fraquinho é esse incentivo como irás perceber no dia em que tiveres a primeira criança.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X