Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Papa Palco, O palco das mais recentes intrigas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Papa Palco, O palco das mais recentes intrigas.

    O que acham da mais recente intriga? O suposto palco, que irá custar 5 milhões de euros para a realização das jornadas da juventude, aos bolsos dos contribuintes, e no qual juntando todo o bolo, será cerca de 30 milhões de euros os custos, por todos nós suportados.
    Qual a vossa opinião? É dinheiro bem empregue? trará muito retorno a cidade, aos cidadãos e ao país? Ou é mais uma polémica onde se gasta dinheiro que poderia ser usado para coisas mais práticas?

    #2
    Em termos do jardim, aproveitar um evento para melhor uma zona de uma cidade. Acho bem.
    Não estou dentro do projecto e os 30 milhões é muito dinheiro, mas a área também é grande.

    Em relação ao palco, acho um exagero, mas também acho que a malta não está a ver bem escala da coisa.
    Não é só um palco, é um anfiteatro enorme de 5.000m2 (mais de matade de um campo de futebol).
    Com equipamentos por baixo (pelo menos instalações sanitárias estão confirmadas, resta saber o resto do projecto).

    Agora tirando isso, acho que uma futura utilização vai ser muito pouco provável, dado o feitio e o projecto com as rampas e patamares.
    Por isso acho uma ideia absurda.

    E ainda ninguém explicou bem, quem vai pagar, se a igreja paga parte ou não. E de quem foram as exigências da obra deste tamanho. Pelo que ouvi a igreja pediu espaço para 2.000 pessoas sentadas. e que tem de ter cobertura para sombra. E supostamente alguns equipamentos por baixo... Se são exigências da igreja, tem de haver algum tipo de comparticipação diria eu.

    Comentário


      #3
      Se bem percebi, os 5 milhões são pagos em exclusivo pelos munícipes de Lisboa. Outras despesas é que serão pagas pelos contribuintes em geral.

      A contribuição de igreja não percebi sequer qual é.

      Comentário


        #4
        O palco dos bitaites, onde todos dão o seu.

        O evento que está a mostrar, mais uma vez, que todas as pessoas percebem de preços de construção.

        ​​​​​​A polémica onde todos tentam sacudir a água do capote no que a responsabilidade de decisões diz respeito.
        O Palco onde um dos principais beneficiados (igreja) estão caladinhos que nem ratos, enquanto o circo arde em lume brando.

        Agora até já o lunático do PR vem pedir contenção, e basicamente um projeto novo a meia dúzia de meses do evento


        Quanto ao dinheiro gasto, acho mal empregue, num evento destes, que devia ser financiado pelas entidades religiosas, e sendo incógnita os lucros que vai dar à cidade, e se os mesmo vai chegar de volta aos bolso de quem o vai investir.

        Comentário


          #5
          Papa-Palco está muito bom. Papa-Imóvel também seria bom, já que há o Papa-Móvel. 😂

          Comentário


            #6
            Está aqui um apanhado da contriuição de cada parte, mais de 80 milhões no total:

            https://eco.sapo.pt/2023/01/26/mais-...-sem-concurso/

            Dos mais de 80 milhões de euros orçamentados, a maior fatia é atribuída pelo próprio Governo português, que em outubro do ano passado reforçou o compromisso financeiro com o evento em 20 milhões, elevando para 36,5 milhões de euros, mais IVA, a estimativa dos gastos que planeia ter. Ainda assim, como referiu na altura o gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, essas contas não incluíam ainda os custos com segurança, mobilidade ou saúde, entre outras, cuja fatura dependerá do total de participantes. Despesas com Jornadas da Juventude não contam para dívida

            Ler Mais
            Já a Câmara de Lisboa estima gastar até 35 milhões de euros, nas contas de Carlos Moedas, tendo ainda na semana passada aprovado um empréstimo de médio e longo prazo, até 15,3 milhões, para financiar estes investimentos no âmbito da JMJ. E a autarquia de Loures planeia gastos de nove milhões de euros, com recurso igualmente a um empréstimo bancário que não contará para o endividamento do município. Finalmente, a Igreja, através da Fundação JMJ, tem uma previsão de gastos de 2,9 milhões de euros em 2022, financiados sobretudo por donativos e parcerias.

            Comentário


              #7
              Tinha colocado este texto no tópico da crise, mas só depois vi já havia um tópico próprio, por isso vou colocar aqui também:

              O Sá Fernandes mostrou um suposto projecto do tempo em que ele ainda estava na câmara e que tinha uma cobertura do palco muito mais pequena.
              O Sá Fernandes vem criticar a atual opção da câmara, mas o que é estranho é que ele é o coordenador das jornadas, nomeado pelo governo, e aparentemente não sabia do custo do projecto atual. Então para que serve um coordenador? Não deveria estar em todas as reuniões e acompanhar todas as decisões? Recebe o salário para quê?
              O governo também já devia ter vindo a terreiro averiguar porque o coordenador não sabir de algo tão importante. Mas acho que podemos esperar sentados...

              O Moedas continua sem conseguir justificar, agora diz que é o maior evento do país e tal, dando a entender que teria que ser algo grande e digno do evento. Anda a embrulhar-se completamente. Mais valia voltar atrás e dizer que tendo em vista a discussão na sociedade vai optar por algo temporário e bem mais barato para o evento, e mais tarde analisará melhor o que fará no espaço.
              A própria Igreja e o PR praticamente já lhe pediram isso. Quanto mais adia, pior para a imagem dele. O problema é que já deve haver contratos feitos.
              Mas havendo contratos feitos, a responsabilidade também tem que ser repartida pela Igreja e governo, não se podem pôr de fora e criticar agora, deveriam ter acompanhado o processo e criticado em tempo útil.​

              Comentário


                #8
                Resumidamente, nós os contribuintes que não conseguem "fugir" aos impostos , seremos os "Papa-grupos" ?

                Comentário


                  #9
                  Encontrei este comentário no Facebook que até achei pertinente:


                  "Esclarecimento

                  Leiam o seguinte artigo para não responderem a títulos sensacionalistas que visam unicamente atacar a igreja!

                  De José Seabra Duque

                  JMJ

                  Saiu mais uma notícia sobre os custos da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, desta vez sobre o preço do palco onde irá estar o altar na vigília de encerramento do evento. O artigo, mais escrito com o objectivo de ter cliques do que interesse jornalístico, compara estes custos com os do altar da visita do Papa Bento XVI em 2010.

                  Claro que a comparação é disparata e desonesta: em 2010 construiu-se um altar para uma única missa que depois foi posteriormente desmontado. Nas Jornadas está a construir-se uma estrutura fixa, um equipamento que poderá ser posteriormente utilizado para mega eventos ao ar-livre.

                  Infelizmente não é a primeira, nem será a última notícia, sobre o tema escrita de forma pouco informada e sensacionalista. Por isso escrevo uns pontos para esclarecer qualquer pessoa de boa vontade (aos outros os factos são indiferentes):

                  1. O que vai acontecer em Agosto não é a “visita” do Papa, mas a Jornada Mundial da Juventude. A JMJ é um dos maiores eventos do mundo e incomparável a qualquer outro evento que Lisboa tenha acolhido. Estamos a falar de 1 a 1.5 milhões de jovens que durante uma semana irão estar em Lisboa. Aos jovens, juntam-se milhares de bispos de todo o mundo, padres, jornalistas, etc. Não é por acaso que os hotéis de Lisboa e arredores estão todos esgotados para essa semana há meses. Vamos ter mais de um milhão de pessoas a dormir, a comer, a percorrer, a consumir em Lisboa.

                  2. Para além dos peregrinos que vão acorrer de todo o mundo a Lisboa, o evento irá ser acompanhado pelos media em todo o mundo. São centenas de milhões de católicos de olhos posto em Lisboa através da televisão, da rádio, das redes sociais, de streaming. Este evento garante que durante uma semana Lisboa é a cidade que todos os católicos do mundo vão ver.

                  3. Tanto quanto é publico a Jornada Mundial da Juventude terá um custo daté 80 milhões de euros. Uma parte desse custo será suportado pelo Estado, pela Câmara Municipal de Lisboa e ainda pela Câmara de Loures. O que leva a que se pergunte muitas vezes, porque é um Estado laico patrocina um encontro religioso? A resposta é simples, e nada tem a ver com boa vontade.

                  4. Parte dos custos que o poder púbico irá ter é o normal quando se recebe uma multidão de centenas de milhares de pessoas: reforço do policiamento, reforço dos transportes, reforço das equipas de emergência, etc. Para além disso existe o custo com o local central das Jornadas: o Parque Tejo, onde terrenos baldios e pantanosos ser irão transformar num parque junto ao Tejo, para ser utilizado por todos os cidadãos e equipado para receber mega eventos, como disse acima.

                  5. Até aqui temos, por um lado investimento naquilo que são as funções do Estado, por outro em equipamentos que vão ser para uso público. Mas claro que o investimento público neste evento supera estas questões. Mas mais uma vez, a razão para ser feito não é para fazer favores à Igreja.

                  6. O milhão e meio de pessoas que irão estar nessa semana em Lisboa irão gastar dinheiro na dormida (mesmo ficando muito locais cedidos gratuitamente), vão ter que comer e beber, vão gastar dinheiro em recordações, ou sejam, vão consumir em Lisboa e na região durante uma semana. Entre o que é injectado directamente na economia e o que é arrebatado em impostos, é fácil verificar que o investimento feito pelo erário público nas JMJ será recuperado várias vezes. Aliás, segundo o calculo do Governo o evento vai ter um retorno de 350 milhões de euros para Portugal.

                  7. A somar-se ao é valor que um e milhão e meio de pessoas a consumir trás (os tais 350 milhões de euros), temos ainda o valor publicitário de albergar um evento que será transmitido para todo o mundo. Basta pensar que ao organizar um evento católico a nível mundial estamos a falar de um “mercado” de mil e trezentos milhões de pessoas, espalhados pelos quatro cantos da terra. Imaginemos qual não é o valor publicitário para Lisboa de ser palco de um evento que durante uma semana é transmitido em todos os formatos para um mercado deste tamanho!

                  8. Por isso podem parar com o disparate de como o Estado laico vai gastar dinheiro para ajudar a viagem do Papa. As Jornadas Mundiais são um evento gigantesco, com repercussão a nível mundial. O que o Estado está a fazer é bastante simples e razoável: investir para que este evento seja um sucesso, de forma a ter o maior retorno possível. Não é um favor, é mesmo aproveitar uma oportunidade única"
                  Ainda assim, acho muita fruta termos que ser nós a açambarcar com as despesas todas. Este tipo de eventos deveriam de ser pagos por quem os idealiza/organiza. A igreja será a maior beneficiada disto tudo. E resta saber se realmente irá haver esse retorno todo para a cidade e país, ou se vai encher o tacho só a alguns
                  Editado pela última vez por Pittboxer; 26 January 2023, 14:57.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Finalmente, a Igreja, através da Fundação JMJ, tem uma previsão de gastos de 2,9 milhões de euros em 2022, financiados sobretudo por donativos e parcerias.
                    Ou seja, eles que tem cofres ilimitados e rendimentos não declarados e ou tributaveis dão uma pequenina migalha e são os reis da corte no topo do palco! Bravo!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Tinha colocado este texto no tópico da crise, mas só depois vi já havia um tópico próprio, por isso vou colocar aqui também:

                      O Sá Fernandes mostrou um suposto projecto do tempo em que ele ainda estava na câmara e que tinha uma cobertura do palco muito mais pequena.
                      O Sá Fernandes vem criticar a atual opção da câmara, mas o que é estranho é que ele é o coordenador das jornadas, nomeado pelo governo, e aparentemente não sabia do custo do projecto atual. Então para que serve um coordenador? Não deveria estar em todas as reuniões e acompanhar todas as decisões? Recebe o salário para quê?
                      O governo também já devia ter vindo a terreiro averiguar porque o coordenador não sabir de algo tão importante. Mas acho que podemos esperar sentados...

                      O Moedas continua sem conseguir justificar, agora diz que é o maior evento do país e tal, dando a entender que teria que ser algo grande e digno do evento. Anda a embrulhar-se completamente. Mais valia voltar atrás e dizer que tendo em vista a discussão na sociedade vai optar por algo temporário e bem mais barato para o evento, e mais tarde analisará melhor o que fará no espaço.
                      A própria Igreja e o PR praticamente já lhe pediram isso. Quanto mais adia, pior para a imagem dele. O problema é que já deve haver contratos feitos.
                      Mas havendo contratos feitos, a responsabilidade também tem que ser repartida pela Igreja e governo, não se podem pôr de fora e criticar agora, deveriam ter acompanhado o processo e criticado em tempo útil.​
                      Ontem vi o Sá Fernandes na TV e fiquei incrédulo.
                      Um suposto gestor do projecto advogado apontado sabe-se lá por quem a gerir projectos?
                      E depois mostra na TV umas imagens de outra opção que dizia custar menos 2 milhões. Depois fala em casas de banho e isto e aquilo, sem nunca explicar bem afinal o que é que está a fazer.

                      Já é como o outro que recebeu 100.000€ para gerir as obras de Lisboa.

                      É a nova moda, meter os amigos a gerir obras das autarquias.

                      Comentário


                        #12
                        Hoje houve um passarinho, que esteve metido neste processo, que me disse que isto cheira muito mal, e o Trancão não será o culpado.

                        Por outro lado, parece que o objectivo será a construção de um anfiteatro que fique para outros mega eventos, tipo RiR. Fará algum sentido, se sempre se avançar com a construção do Hospital de Todos os Santos.

                        Por fim, não deixa de me fazer alguma "espécie", como ateu num estado (supostamente) laico, andar a ajudar a pagar estas coisas. Ainda para mais quando a organização cobra inscrições.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Em termos do jardim, aproveitar um evento para melhor uma zona de uma cidade. Acho bem.
                          Não estou dentro do projecto e os 30 milhões é muito dinheiro, mas a área também é grande.

                          Em relação ao palco, acho um exagero, mas também acho que a malta não está a ver bem escala da coisa.
                          Não é só um palco, é um anfiteatro enorme de 5.000m2 (mais de matade de um campo de futebol).
                          Com equipamentos por baixo (pelo menos instalações sanitárias estão confirmadas, resta saber o resto do projecto).

                          Agora tirando isso, acho que uma futura utilização vai ser muito pouco provável, dado o feitio e o projecto com as rampas e patamares.
                          Por isso acho uma ideia absurda.

                          E ainda ninguém explicou bem, quem vai pagar, se a igreja paga parte ou não. E de quem foram as exigências da obra deste tamanho. Pelo que ouvi a igreja pediu espaço para 2.000 pessoas sentadas. e que tem de ter cobertura para sombra. E supostamente alguns equipamentos por baixo... Se são exigências da igreja, tem de haver algum tipo de comparticipação diria eu.
                          Exactamente o que penso.
                          o preço não me parece assim tão descabido para as características da construção em si.

                          Agora o tamanho da construção (5000m2) é que merecem explicação por quem as exigiu, que supostamente foi a igreja/Vaticano ou lá o que foi. Até agora ainda não ouvimos nada deles, nem sequer com quanto vão contribuir...(aposto que vai ser nada).

                          A questão do uso posterior também me parece dúbia, mas imagino que para quem decide dentro da câmara de Lisboa se tenham visto com o problema nas mãos: construir algo temporário com 5000m2 e exigências específicas, o investimento iria continuar a ser na ordem de milhões, certamente.

                          O que estou a achar mais piada é a quantidade de tiros nos pés e fuga de responsabilidade de quem as deve assumir, mostrando mais uma vez nos últimos tempos, que ou são completos incompetentes, e/ou estão a mentir

                          Comentário


                            #14
                            Para os Ateus, como eu, todo e qualquer investimento na religião, é uma mera propaganda religiosa onde o único objetivo será encher os bolsos de alguns, retirando de outros, que nada precisam ou pedem para que o façam.

                            Se o objetivo é única e exclusivamente aumentar a receita do turismo, que o façam - não sou contra esta forma de investimento. Mas quero ter a certeza que 1€ deste investimento se irá traduzir em 2€ num curto espaço de tempo.

                            Comentário


                              #15
                              É tão engraçado quando alguém publica um "esclarecimento", presunçosamente partido do princípio de que quem discorda apenas o faz por ser um cidadão "disparatado".

                              Comentário


                                #16
                                O palco que serviu o Papa Bento em 2010 custou 300000€

                                Isto de agora é só completamente estapafúrdio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                  Encontrei este comentário no Facebook que até achei pertinente:




                                  Ainda assim, acho muita fruta termos que ser nós a açambarcar com as despesas todas. Este tipo de eventos deveriam de ser pagos por quem os idealiza/organiza. A igreja será a maior beneficiada disto tudo. E resta saber se realmente irá haver esse retorno todo para a cidade e país, ou se vai encher o tacho só a alguns

                                  Crlh, só faltou dizer que vêm todos na TAP...

                                  Comentário


                                  • Topolino
                                    Topolino commented
                                    Editing a comment
                                    Não, porque a TAP vai estar certamente de greve.

                                  #18
                                  Mesmo assim, em obras, ainda fica muito mais barato para o contribuinte, do que termos cá uma corrida de F1 por exemplo... e existe muito boa gente que acha isso trás mais valias para a região... e ainda falta o custo a pagar pelo evento em si...

                                  Para o numero de pessoas que são esperadas, os valores em causa até nem são muito altos.


                                  Comentário


                                    #19
                                    1,5 milhões de visitantes vão deixar 350 milhões de euros?
                                    Hummmm.. isso da uma media de 233 euros por pessoa.
                                    Se a maioria são jovens ( JOVENS) com alojamento em casas particulares, tenho algumas duvidas nestes números ( mesmo com o pessoal da igreja nos melhores hotéis e a comer do melhor).
                                    Alguém sabe se houve algum estudo para estes números ou foram lançados para o ar para acalmar a coisa?

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post
                                      1,5 milhões de visitantes vão deixar 350 milhões de euros?
                                      Hummmm.. isso da uma media de 233 euros por pessoa.
                                      Se a maioria são jovens ( JOVENS) com alojamento em casas particulares, tenho algumas duvidas nestes números ( mesmo com o pessoal da igreja nos melhores hotéis e a comer do melhor).
                                      Alguém sabe se houve algum estudo para estes números ou foram lançados para o ar para acalmar a coisa?
                                      Atenção, é um comentário do Facebook! Pode ser alguém da organização, próximo do Papa ou do Moedas. Logo poderá não ser verdade 😅

                                      Comentário


                                        #21
                                        País de ricos e de luxo

                                        Tudo à grande

                                        E é falácia a tese do reaproveitamento, considerando que isto é costum-made... mas siga.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                          Atenção, é um comentário do Facebook! Pode ser alguém da organização, próximo do Papa ou do Moedas. Logo poderá não ser verdade 😅
                                          Os 350 milhões foi o Sá Fernandes que avançou.

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                            Atenção, é um comentário do Facebook! Pode ser alguém da organização, próximo do Papa ou do Moedas. Logo poderá não ser verdade 😅
                                            afinal o moedas diz que são 700 milhões

                                            https://cnnportugal.iol.pt/geral/o-r...f28f3e15c930ee

                                            " Moedas diz que Jornada Mundial da Juventude vai trazer retorno até 700 milhões de euros - não diz como mas pede para se "acreditar" nisso"

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post

                                              afinal o moedas diz que são 700 milhões

                                              https://cnnportugal.iol.pt/geral/o-r...f28f3e15c930ee

                                              " Moedas diz que Jornada Mundial da Juventude vai trazer retorno até 700 milhões de euros - não diz como mas pede para se "acreditar" nisso"

                                              Milagre da Multiplicação! Onde é que eu já vi isso???😆

                                              Comentário


                                                #25
                                                De acordo com a comunicação social:

                                                "o grupo de projeto do Governo para a JMJ avalia o retorno económico em cerca de 350 milhões de euros, um valor semelhante ao estimado para o mesmo evento realizado em Madrid."

                                                Os 350 milhões é um valor que os portugueses foram buscar ao que aconteceu nas Jornadas realizadas em Madrid em 2011:

                                                https://elpais.com/elpais/2011/11/30...33_850215.html
                                                Editado pela última vez por Ryta; 26 January 2023, 15:51.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Acho que faria mais sentido a igreja avançar com o guito, e conforme o retorno que fosse tendo no pós evento, a CML iria devolvendo oa 4M à igreja até que começasse a dar lucro.
                                                  Era justo, diria eu.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Do que vi da imagem do palco, pode-se virar a cruz ao contrário e ficar um palco para concertos de Black Metal.

                                                    Comentário


                                                    • Vocsa
                                                      Vocsa commented
                                                      Editing a comment
                                                      És capaz de ir para o inferno por causa dessa. Eu fartei-me de rir, portanto, vemo-nos por lá. De preferência daqui a muitos anos...

                                                    #28
                                                    Podia ser uma opção politca gastar mais para ter uma coisa mais bonita, mais vistosa, que pojectasse mais o nome de Lisboa e portugal, mas que tivessem assumido isso, que fosse um consenso entre todos os que participam da organização. Se tivessem feito com tempo, até poderia ter havido discussão pública, e agora já não havia surpresas.

                                                    Agora vir o Moedas dar explicações sem nexo, vir o coordenador criticar a opção, vir o PR todo surpreendido vir pedir explicações em público, isto parece mesmo a república das bananas...

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post
                                                      1,5 milhões de visitantes vão deixar 350 milhões de euros?
                                                      Hummmm.. isso da uma media de 233 euros por pessoa.
                                                      Se a maioria são jovens ( JOVENS) com alojamento em casas particulares, tenho algumas duvidas nestes números ( mesmo com o pessoal da igreja nos melhores hotéis e a comer do melhor).
                                                      Alguém sabe se houve algum estudo para estes números ou foram lançados para o ar para acalmar a coisa?
                                                      Uma pessoa gastar apenas 233 euros de numa semana para se sustentar fora de casa? É mesmo muito pouco dinheiro. Mesmo que pernoitem à borla em casas particulares, basta alimentação e transportes para vaporizar esse orçamento. Em média será muito mais.

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Tenham fé!
                                                        vaicorrertudobem

                                                        image.png

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X