Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículos antigos e parqueamento (box) em condomínio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Veículos antigos e parqueamento (box) em condomínio

    Boa tarde. Tenho uma viatura clássica e uma mota a 2 tempos e estão guardados dentro da minha garagem box. Fui abordado por um vizinho a dizer que não é legal e não posso colocá-los dentro da minha box porque fica muito fumo e cheiro na zona comum do prédio (piso -1 e -2).

    Venho perguntar se alguém já teve um problema semelhante? Poderei ser obrigado a não utilizar a minha box para estacionar a mota e carro?

    O fumo e cheiro existem porque a extração do prédio pode não ser a melhor, mas por outro lado o parque automóvel dos restantes condóminos é constituído maioritariamente por BMW's e todos recentes (a partir de 2010). Os meus veículos apenas são colocados a trabalhar umas 2x por mês e fico sempre uns 3mn com eles a trabalhar antes de subir as rampas. Quando entro tento sempre desligar assim que possível.
    Cumps.

    #2
    O problema é este: "fico sempre uns 3mn com eles a trabalhar antes de subir as rampas".

    Se eles são barulhentos e/ou fumarentos, deves pô-los cá fora imediatamente após os colocares em funcionamento.

    Comentário


      #3
      Sim, isso já eu disse que ia fazer, mas agora a questão é: Posso ser proibido legalmente? Se sim, qual é a lei?

      Comentário


        #4
        Podes também deixar o portão aberto durante uns tempos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por OpelCorsaB Ver Post
          Boa tarde. Tenho uma viatura clássica e uma mota a 2 tempos e estão guardados dentro da minha garagem box. Fui abordado por um vizinho a dizer que não é legal e não posso colocá-los dentro da minha box porque fica muito fumo e cheiro na zona comum do prédio (piso -1 e -2).

          Venho perguntar se alguém já teve um problema semelhante? Poderei ser obrigado a não utilizar a minha box para estacionar a mota e carro?

          O fumo e cheiro existem porque a extração do prédio pode não ser a melhor, mas por outro lado o parque automóvel dos restantes condóminos é constituído maioritariamente por BMW's e todos recentes (a partir de 2010). Os meus veículos apenas são colocados a trabalhar umas 2x por mês e fico sempre uns 3mn com eles a trabalhar antes de subir as rampas. Quando entro tento sempre desligar assim que possível.
          Cumps.
          Ele que te mostre o decreto lei.

          Comentário


            #6
            Não há pachorra para vizinhos... Posto isto, apesar de não viver em prédio a minha 750 de escape directo aquecia sempre fechada no seu compartimento para não acordar a vizinhança.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por OpelCorsaB Ver Post
              Sim, isso já eu disse que ia fazer, mas agora a questão é: Posso ser proibido legalmente? Se sim, qual é a lei?
              Obviamente que não, nem tal faz sentido. Se são teus e a garagem é tua ninguém tem nada a dizer, agora obviamente por uma questão de bom senso e respeito leva as máquinas para fora. Esse teu vizinho também te podia ter abordado de outra forma, foi logo falar de proibições e tretas. Pessoa fraquinha deve ser.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OpelCorsaB Ver Post
                Boa tarde. Tenho uma viatura clássica e uma mota a 2 tempos e estão guardados dentro da minha garagem box. Fui abordado por um vizinho a dizer que não é legal e não posso colocá-los dentro da minha box porque fica muito fumo e cheiro na zona comum do prédio (piso -1 e -2).

                Venho perguntar se alguém já teve um problema semelhante? Poderei ser obrigado a não utilizar a minha box para estacionar a mota e carro?

                O fumo e cheiro existem porque a extração do prédio pode não ser a melhor, mas por outro lado o parque automóvel dos restantes condóminos é constituído maioritariamente por BMW's e todos recentes (a partir de 2010). Os meus veículos apenas são colocados a trabalhar umas 2x por mês e fico sempre uns 3mn com eles a trabalhar antes de subir as rampas. Quando entro tento sempre desligar assim que possível.
                Cumps.
                Diz a ele para chamar a polícia e fazer queixa... 🤣

                Comentário


                  #9
                  O vizinho que chame a policia.

                  Comentário


                    #10
                    Eles até podiam ter só eletricos. Era melhor ter q deixar de fazer isso todos os meses só por causa do cheiro

                    Comigo estavam bem lixados, em vez de 3 eram 5 mnts.

                    Comentário


                      #11
                      Também não vejo a necessidade de estar 2min numa garagem a trabalhar antes de sair

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sat Ver Post
                        Também não vejo a necessidade de estar 2min numa garagem a trabalhar antes de sair
                        Também não, até pela própria saúde.

                        Porque não tirar o carro da garagem, sem grandes arranques, e deixar aquecer na rua?

                        PS: a atitude do vizinho é uma atitude de m****

                        Comentário


                          #13
                          A razão dos 2 minutos é para sair bem na rampa bastante inclinada e de acesso difícil. Carro e mota a carburador faz diferença e bem na subida

                          Comentário


                            #14
                            Os dois minutos que estás a respirar o fumo directo da combustão sem filtro nenhum também te fazem bem.aos pulmões

                            Podes até gostar, mas não tens que obrigar os restantes moradores.

                            A garagem não tem detectores de gases?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Não há pachorra para vizinhos...
                              alguns são mesmo difíceis

                              na minha primeira casa tinha umas vizinhas no andar de cima

                              e colocavam os lençóis a secar a todo o comprimento, sem os dobrar, o que tapava completamente a minha varanda, ainda para mais costumava ir lá a fumar

                              avisei uma, avisei duas...

                              uma vez estava eu a fumar e pumba, levei com um lençol na cabeça

                              arranquei-os à força, ainda ela estava a a estender coisas, e coloquei-os à porta dela

                              nunca mais fez o mesmo

                              Comentário


                                #16
                                e aqui, agora onde moro, tinha um vizinho de um prédio ao lado que vinha passear os cães aqui nos terrenos à volta do meu prédio, espaço até usado pelas crianças brincarem....

                                e os cães a mijarem e a caga*rem

                                um dia estava na varanda e passei-me, ameacei-o de colocar todos os dejectos e mais alguns à porta de entrada do prédio dele

                                também não voltou a fazer o mesmo

                                e vejo outras pessoas mais conscientes, passeiam os cães e trazem sempre um saquinho para apanhar os dejectos
                                Editado pela última vez por Altar; 05 February 2023, 12:28.

                                Comentário


                                  #17
                                  não queres estragar os brinquedos por isso manda fumo e braulho prá malta!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Perguntas ao ranhoso de serviço onde está o decreto-lei e dizes para fazer queixa às autoridades competentes.

                                    E até lá continuas a fazer o mesmo.

                                    Se houver bronca na reunião de condomínio, dizes que se proponha melhoramentos na ventilação das zonas comuns. Se disserem que não, continuas a fazer o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu continuava a aquecer os veiculos durante esses 2, 3 ou 4 minutos são máquinas mais antigas e convem aquecer antes de usar.
                                      Mesmo veiculos novos o conveniente é fazer fazer um pequeno aquecimento antes.
                                      Os vizinhos se não gostam usem mascaras os veiculos deles mesmo saindo a frio tambem faz fumo e os filtros a frio não funcionam bem nos veiculos modernos, portanto eles que se aguentem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        desde que o faça dentro da sua box com a porta fechada, nao existe (muito) motivo para reclamação dos vizinhos.
                                        se for na zona comum do prédio .... os carros (motas, bicicletas, etc) não podem estar parados nessa zona

                                        Comentário


                                        • OpelCorsaB
                                          OpelCorsaB commented
                                          Editing a comment
                                          eles não estão parados no sentido literal da palavra, coloco a trabalhar e vou andando para fora da box para irem aquecendo um pouco.

                                          já agora pode-me dizer qual é a lei que diz isso "se for na zona comum do prédio .... os carros (motas, bicicletas, etc) não podem estar parados nessa zona"?

                                          e em relação a ser dentro da box com a porta fechada?

                                        • Ccorreia
                                          Ccorreia commented
                                          Editing a comment
                                          A box ou zona de parqueamento atribuida é propriedade do "dono da casa", por isso pode "lá fazer o que quiser".
                                          Já as zonas de passagem, ou fora da box/parqueamento são zonas comuns do prédio, e por isso, as "regras" são diferentes da zona particular do condómino. E não pode usar à vontadinha essa zona.
                                          sei disso porque 1 vizinho tinha um tesla grande que não cabia na garagem (cabia, mas dava muito trabalho) e dava mais jeito para ele colocar fora da box . Não interferia "muito" na passagem dos restantes carros, mas foi obrigado a colocar dentro da garagem dele ou na rua !

                                        #21
                                        Apenas uma dica: https://www.honeywellanalytics.com/~...3-15.pdf?la=en

                                        Comentário


                                          #22
                                          Os teus veículos estão inspeccionados ?

                                          Se estão inspeccionados, cumprem as obrigações legais da mesma forma que os dos teus vizinhos.

                                          Em termos legais estão em igualdade de circunstâncias (excepto para circular em certas zonas da capital).

                                          Porque se alguém te apontar o dedo a ti, depois abre se uma caixa de Pandora. Onde começa e acaba? Carros com fap? Carros deste século? Só carros a gasolina? Só a pilhas?

                                          Isto não tem fim. Portanto, se estão inspeccionados... Cumprem a lei e são iguais aos demais.

                                          Comentário


                                            #23
                                            Tenho um vizinho que também fazia o mesmo na garagem, o cheiro a combustível era brutal. Lá por os carros estarem na lei não quer dizer que possas ter o carro ligado 24h no parque ao ponto de disparar os sensores de monóxido e impossibilitar as pessoas de respirar dentro do mesmo. Tinha um bebe com 6 meses na altura e o ar era praticamente não respirável... No meu caso falei com ele educadamente, não falei em proibições, não faz sentido, mas é preciso bom senso quando vivemos em comunidade. Ainda por cima que adoro carros antigos...

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Os teus veículos estão inspeccionados ?

                                              Se estão inspeccionados, cumprem as obrigações legais da mesma forma que os dos teus vizinhos.

                                              Em termos legais estão em igualdade de circunstâncias (excepto para circular em certas zonas da capital).

                                              Porque se alguém te apontar o dedo a ti, depois abre se uma caixa de Pandora. Onde começa e acaba? Carros com fap? Carros deste século? Só carros a gasolina? Só a pilhas?

                                              Isto não tem fim. Portanto, se estão inspeccionados... Cumprem a lei e são iguais aos demais.
                                              Tão bom se o mundo fosse tão linear e simples assim.

                                              Comentário


                                                #25
                                                A questão aqui é que o vizinho falou em legalidade.

                                                Não se pode ir por aí. Apenas isso.

                                                ​​​​​​Pode se apelar ao bom senso.

                                                Sou o único do meu prédio que desliga o carro para ir abrir o portão da minha box, já dentro da garagem. Sou bastante sensivel a este tema.

                                                Obviamente que não se deve ter nenhum carro a aquecer na garagem, seja ele novo ou velho.

                                                A questão é que não se pode invocar a legalidade por o carro ser mais velho porque não se pode estabelecer facilmente um limite.

                                                ​​​​​​Qualquer diesel da primeira década deste século deita um fumo horrível. Tive uma Megane de 07 que era demais, deixava um rasto muito mau na garagem e era carro de AE e de manutenção cuidada. Provavelmente essa Megane era capaz de fazer pior à saúde que um clássico. Mas essa é uma discussão que nem vale a pena ter aqui

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Não vás por aí! Então as normas "Euro" todas, umas mais exigentes que outras, não serviram para nada?

                                                  De resto, concordo totalmente que é uma questão de bom senso, e diria mesmo mais: de cidadania!

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Também tenho um carro antigo e garagem com saída numa rampa para a rua, circula uma vez por semana.
                                                    Sou incapaz de o deixar ligado no interior da garagem por causa dos gases.
                                                    No meu caso, o tempo para aquecer o motor, é já no exterior, nunca na garagem.
                                                    Mal ligo o carro, vai logo para a rua e aquece no exterior.
                                                    E mesmo quando chego a casa para guardar o carro, fica sempre cerca de meia hora no exterior, para arejar e só entra depois.

                                                    ​​​​​​​No caso do teu vizinho, se calhar está sem paciência para levar com os gases...
                                                    ​​​​​​​Há quanto tempo fazes isso com o carro?

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Não vou por aí?

                                                      Lino, as normas são bem vindas e necessárias. Mas há questões de base que ultrapassam a maioria das pessoas.

                                                      Basta um motor ser Diesel e outro Otto para ser incomparável o nocivo do fumo do escape.

                                                      Podes ter mil normal e dois mil filtros, mas não podes mudar a natureza do ciclo e do combustível em si.

                                                      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Diesel_exhaust
                                                      clica em chemical classes...

                                                      Os fumos dos motores de ciclo Otto não fazem bem a ninguém e podem matar, mas não se compara em nada a esta lista infindável.

                                                      Não há filtros para isto, nem muito a fazer.

                                                      Já tive esta discussão no passado aqui e, como é típico, a discussão bipolariza de imediato.

                                                      Logo eu que só num veículo a diesel meti 400 mil kms... Não tenho amores e ódios nestas coisas.

                                                      Se me disseres que um diesel de 2020 polui menos que um de 2005... Seguramente. Agora misturando combustiveis a coisa já se torna difícil de avaliar.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Mesmo sem qualquer base científica, é-me muito difícil (para não dizer impossível) acreditar que os gases de um carro com 40/50 anos a gasolina sejam globalmente menos perigosos ou nocivos que os de um a gasóleo com 10 anos. Mesmo sendo diferentes. Começando logo pela questão do catalisador... Ficara muito surpreendido se me pudessem demonstrar o contrário.

                                                        E também não tem nada a ver com amores ou ódios. Julgo que me conheces melhor que isso, pois disseste-o em resposta a um post meu.

                                                        Comentário


                                                        • Vocsa
                                                          Vocsa commented
                                                          Editing a comment
                                                          A única coisa que digo é que são tão diferentes que uma análise se torna complexa. Mas isto nem devia estar em discussão neste tópico. Fazem bastante mal, no contexto de uma garagem então... Pior.
                                                          A questão dos amores era para me situar a mim, para deixar claro que era imparcial nestas coisas. Conheço te melhor que isso, não andarias aí a defender fumos x ou y... Lol

                                                        #30
                                                        Há sempre uma diferença entre o que não se pode e o que não se deve fazer. Há muito coisa que se pode fazer, mas que não se deve fazer.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X