Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piloto linha aérea - E depois da formação (ATPL(A)) como é que é?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Piloto linha aérea - E depois da formação (ATPL(A)) como é que é?

    Boas. Tenho pesquisado e de facto a informação é contraditória.

    Por um lado consta que há falta de pilotos. Por outro lado fica-se com a ideia que para quem tirar a formação é muito complicado arranjar o primeiros emprego.

    Têm quase de se prostituir para ir acumulando horas de voo em aeroclubes de modo a poder aceder mais facilmento á profissão.

    Alguém por aqui com conhecimento de causa que elucide sobre este processo?

    #2
    tiraste o curso ?

    eu já ouvi dizer que muitos sujeitam-se a prestar serviços de combate a incêndios para ganhar horas de voo, coisas assim, e outros vão para companhias no estrangeiro menos exigentes

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
      tiraste o curso ?

      eu já ouvi dizer que muitos sujeitam-se a prestar serviços de combate a incêndios para ganhar horas de voo, coisas assim, e outros vão para companhias no estrangeiro menos exigentes
      O puto é que quer tirar.

      Comentário


        #4
        Vais mandar o puto pa Ponte de Sor ?

        Bem, mas para isso é a formação de piloto comercial e não piloto particular ne?

        Porque ao que sei o de piloto particular não permite efectuar serviço de linha aérea seja das grandes ou das pequenas transportadoras.

        De qq forma para as pequenas ou incendios ou assim , são precisas mt menos horas pa recrutarem, digo eu.
        Tb tou algo curioso.

        Comentário


          #5
          Em Évora também há uma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
            Boas. Tenho pesquisado e de facto a informação é contraditória.

            Por um lado consta que há falta de pilotos. Por outro lado fica-se com a ideia que para quem tirar a formação é muito complicado arranjar o primeiros emprego.

            Têm quase de se prostituir para ir acumulando horas de voo em aeroclubes de modo a poder aceder mais facilmento á profissão.

            Alguém por aqui com conhecimento de causa que elucide sobre este processo?
            Dependendo da época e da companhia, além do curso terá que ter horas de voo, sim. Além disso, muitas companhias exigem que o piloto pague o type rating (a formação para voar um dado tipo de avião) do seu próprio bolso (depende do avião, mas costuma rondar os 25k€). Algumas reembolsam o type rating, muita poucas oferecem-no (normalmente, só as legacy, tipo TAP, Lufthansa, British, etc.). Para fazer horas, há quem alugue aviões à hora em aeroclubes, há quem vá trabalhar naqueles aviões de publicidade, combate a incêndios, há quem vá trabalhar de borla ou praticamente para longe daqui e, assim que tem um número competitivo de horas, começa agressivamente a procurar emprego em companhias legacy na Europa.
            Se ele quer e é um sonho, é uma profissão muito gira e muito interessante. Se ele está apenas pelo dinheiro, cuidado com os riscos. Entre o "tirar a carta", fazer horas e pagar o type rating, há um investimento financeiro muito considerável, além de que te podem cortar as asas de dois em dois anos. Uma recomendação: ele que vá a uma clínica com a especialidade de medicina aeronáutica fazer a bateria de exames que um piloto faz antes de começar a gastar dinheiro. Tenho um amigo que fez tudo o que disse anteriormente, foi admitido na TAP e, mesmo antes de começar a voar, chumbou os testes médicos devido a um problema no ouvido. Ele andou mesmo muitos anos com graves problemas de dinheiro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post

              Dependendo da época e da companhia, além do curso terá que ter horas de voo, sim. Além disso, muitas companhias exigem que o piloto pague o type rating (a formação para voar um dado tipo de avião) do seu próprio bolso (depende do avião, mas costuma rondar os 25k€). Algumas reembolsam o type rating, muita poucas oferecem-no (normalmente, só as legacy, tipo TAP, Lufthansa, British, etc.). Para fazer horas, há quem alugue aviões à hora em aeroclubes, há quem vá trabalhar naqueles aviões de publicidade, combate a incêndios, há quem vá trabalhar de borla ou praticamente para longe daqui e, assim que tem um número competitivo de horas, começa agressivamente a procurar emprego em companhias legacy na Europa.
              Se ele quer e é um sonho, é uma profissão muito gira e muito interessante. Se ele está apenas pelo dinheiro, cuidado com os riscos. Entre o "tirar a carta", fazer horas e pagar o type rating, há um investimento financeiro muito considerável, além de que te podem cortar as asas de dois em dois anos. Uma recomendação: ele que vá a uma clínica com a especialidade de medicina aeronáutica fazer a bateria de exames que um piloto faz antes de começar a gastar dinheiro. Tenho um amigo que fez tudo o que disse anteriormente, foi admitido na TAP e, mesmo antes de começar a voar, chumbou os testes médicos devido a um problema no ouvido. Ele andou mesmo muitos anos com graves problemas de dinheiro.
              Ok. Obrigado.

              Pois. Provavelmente vamos já tratar dos exames, mesmo sabendo que têm um prazo limitado. A formaçãp começa nos 67.000€. É muito dinheiro para arriscar.

              Mas o puto é meso por gosto. Não é pelo dinheiro.

              Comentário


              • LuisMiguel
                LuisMiguel commented
                Editing a comment
                A ideia dos exames nem é só a questão da validade, é mesmo prevenir empatares dinheiro que quase dá para uma casa e ir tudo para o boneco. Tens aqui a lista de centros com medicina aeronáutica: https://www.anac.pt/VPT/GENERICO/MED...ronautica.aspx

                Atenção, explica que queres a versão "profunda" e não apenas os mínimos para o ATPL. O problema do meu amigo era no ouvido, que não foi visto quando ele fez o ATPL. Era um problema que, com constantes pressurizações e despressurizações, ia causar lesões, desequilíbrio, vertigens, etc. Ele até já foi operado duas vezes na sequência desse exame.

              • Topolino
                Topolino commented
                Editing a comment
                O mais rigoroso é o exame classe 1. Se fosse para piloto particular bastava o classe 2 que é menos exigente.

              #8
              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

              Ok. Obrigado.

              Pois. Provavelmente vamos já tratar dos exames, mesmo sabendo que têm um prazo limitado. A formaçãp começa nos 67.000€. É muito dinheiro para arriscar.

              Mas o puto é meso por gosto. Não é pelo dinheiro.

              não sei como isto está agora, mas muitos pilotos comerciais começaram na força aérea e tiveram lá formação e horas de voo

              como isso sai caro ao estado acho que têm um período de fidelização

              Comentário


              • LuisMiguel
                LuisMiguel commented
                Editing a comment
                A maior parte dos pilotos já não vem da FA.

              #9
              Originalmente Colocado por Altar Ver Post


              não sei como isto está agora, mas muitos pilotos comerciais começaram na força aérea e tiveram lá formação e horas de voo

              como isso sai caro ao estado acho que têm um período de fidelização
              Dantes era. Mas como o período de fidelização agora é mais longo, quem quer ir para piloto de linha aérea evita seguir essa via.
              Também consta que com as restrições de custos na FA os pilotos voam cada vez menos. não sei se é verdade.

              Comentário


                #10
                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                Ok. Obrigado.

                Pois. Provavelmente vamos já tratar dos exames, mesmo sabendo que têm um prazo limitado. A formaçãp começa nos 67.000€. É muito dinheiro para arriscar.

                Mas o puto é meso por gosto. Não é pelo dinheiro.
                Se o "puto" tem gosto por isso, se o "puto" tem capacidade para estudar, e se os Pais lhe puderem proporcionar o curso, então força nisso!

                Que ele passe muita vez aqui por cima de casa se for "aprender" para Ponte-de-Sor !

                Comentário


                  #11
                  Porra ainda eu me queixo da carta de maquinista ferroviário a 13 mil paus.

                  Se for pa ponte de sor, ele e os colegas que n me encham a Confeitaria D'avenida ok ? 😂

                  Comentário


                    #12
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Porra ainda eu me queixo da carta de maquinista ferroviário a 13 mil paus.

                    Se for pa ponte de sor, ele e os colegas que n me encham a Confeitaria D'avenida ok ? 😂
                    Vais ao Ti Pereira.

                    Comentário


                      #13
                      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post

                      Se o "puto" tem gosto por isso, se o "puto" tem capacidade para estudar, e se os Pais lhe puderem proporcionar o curso, então força nisso!

                      Que ele passe muita vez aqui por cima de casa se for "aprender" para Ponte-de-Sor !
                      O puto vai tirar, mas em regime pós -laboral, e vai trabuquir entretanto, que o pai também tirou o curso como trabalhador estudante.
                      E vai ser na escola de Évora porque fica mais barato e tem algumas aulas online.

                      Comentário


                        #14
                        https://youtu.be/_XhAvXJnoS0

                        Se quando eu era puto, existisse algo deste género, tinha oferecido 3 rins para poder entrar...

                        Comentário


                          #15
                          Como em muitas indústrias é por ciclos, ora há muitos pilotos ora há escassez.

                          É um investimento grande e, dependendo do que se queira/consiga fazer depois, pode custar mais uns milhares para obter o type rating.

                          Como já disseram, começa pelos testes médicos, foi o que eu fiz para evitar surpresas desagradáveis.

                          Antes disso, caso ainda não o tenha feito, ele que faça um baptismo de voo, quando tiver os comandos do avião vai certamente perceber se é aquilo que quer ou não. Não há dúvidas possíveis quando se sente o que é pilotar um avião.


                          É uma profissão que já foi mais glamorosa, com ordenados mais aliciantes e regalias de outro mundo. Neste momento, apesar de se ganhar bem e de se continuar, em certas companhias/contratos a ter imensas regalias, tem mesmo que se gostar do que se faz e não avançar somente pelo dinheiro, porque senão ao fim de um tempo é um problema continuar no ritmo.

                          Há certas companhias, que em determinadas alturas têm programas para cadetes, onde o curso é financiado pelas mesmas, ou um crédito é concedido e pago depois.
                          A Air France, por exemplo, abriu o programa antes do COVID, tiveram que suspender e abriram novamente no final de 2022. Neste momento não está aberto, mas provavelmente abrirá para o final do ano.

                          Boa sorte

                          De qualquer maneira, caso não avance, que pense em fazer um PPL, nada paga nos dias livres pegar no avião e ir dar umas voltas.

                          Comentário


                            #16
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Porra ainda eu me queixo da carta de maquinista ferroviário a 13 mil paus.

                            Se for pa ponte de sor, ele e os colegas que n me encham a Confeitaria D'avenida ok ? 😂
                            Estou a ver que há aqui users que conhecem bem Ponte de Sor, entretanto aqui estava um rapaz que pilotava um dos dois aviões de combate à incêndios estacionados no aeródromo que foi à umas semanas fazer testes para a Portugália.

                            Comentário


                              #17
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                              O puto vai tirar, mas em regime pós -laboral, e vai trabuquir entretanto, que o pai também tirou o curso como trabalhador estudante.
                              E vai ser na escola de Évora porque fica mais barato e tem algumas aulas online.
                              Só posso desejar muita sorte e muitas felicidades!

                              Força nisso!

                              Comentário


                                #18
                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                Como em muitas indústrias é por ciclos, ora há muitos pilotos ora há escassez.

                                É um investimento grande e, dependendo do que se queira/consiga fazer depois, pode custar mais uns milhares para obter o type rating.

                                Como já disseram, começa pelos testes médicos, foi o que eu fiz para evitar surpresas desagradáveis.

                                Antes disso, caso ainda não o tenha feito, ele que faça um baptismo de voo, quando tiver os comandos do avião vai certamente perceber se é aquilo que quer ou não. Não há dúvidas possíveis quando se sente o que é pilotar um avião.


                                É uma profissão que já foi mais glamorosa, com ordenados mais aliciantes e regalias de outro mundo. Neste momento, apesar de se ganhar bem e de se continuar, em certas companhias/contratos a ter imensas regalias, tem mesmo que se gostar do que se faz e não avançar somente pelo dinheiro, porque senão ao fim de um tempo é um problema continuar no ritmo.

                                Há certas companhias, que em determinadas alturas têm programas para cadetes, onde o curso é financiado pelas mesmas, ou um crédito é concedido e pago depois.
                                A Air France, por exemplo, abriu o programa antes do COVID, tiveram que suspender e abriram novamente no final de 2022. Neste momento não está aberto, mas provavelmente abrirá para o final do ano.

                                Boa sorte

                                De qualquer maneira, caso não avance, que pense em fazer um PPL, nada paga nos dias livres pegar no avião e ir dar umas voltas.
                                Obrigado.

                                Ele já voou e até o deixaram pilotar um pouco um Land África e também já andou de planador (inclusive fizeram um looping com o planador) e ainda ficou mais agradado com a aviação.

                                Comentário


                                  #19
                                  Em termos de Ar eu gostava era do brevet de Heli.

                                  Já viram o preço daquela mrd ? 😑

                                  Comentário


                                    #20
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Em termos de Ar eu gostava era do brevet de Heli.

                                    Já viram o preço daquela mrd ? 😑
                                    Não. Quantos milhares?

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X