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"Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão" - Motorguia

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    "Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão" - Motorguia

    Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão

    Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão

    ​A União Europeia poderá permitir que os motores a combustão continuem a ser vendidos além de 2035, desde que sejam destinados à utilização de combustíveis sintéticos.

    Esta abertura tem muito a ver com a rejeição da Alemanha, e também da Itália, em alinhar com a decisão europeia de proibir a venda de modelos novos com motores a gasolina ou gasóleo a partir do ano de 2035.

    A União Europeia abre assim uma porta para um acordo dos 27 membros em que é possível a continuação de comercialização de motores a combustão que utilizem combustíveis sintéticos, mas mantendo a proibição da comercialização de modelos novos com motores a gasóleo ou gasolina.
    Fonte


    O FUTURO DO MOTORES A COMBUSTÃO PODE TER GANHO UMA NOVA VIDA.


    A União Europeia concordou em abrir uma excepção para os combustíveis sintéticos na sua proposta de proibição de venda de novos carros com motores a combustão interna em 2035. Segundo a Associated Press, a UE chegou a um acordo com a Alemanha no sábado, para permitir que os fabricantes de automóveis, possam vender novos carros com motor de combustão interna depois de 2035, desde que, estes veículos funcionem apenas com combustíveis neutros. em carbono.

    O acordo pôs fim a uma disputa que ameaçava prejudicar a política de combate às alterações climáticas da UE. No início de março, o Parlamento Europeu adiou uma votação que teria codificado a proposta de proibição depois de a Alemanha, com o apoio dos fabricantes de automóveis, ter dito que não apoiaria o mandato sem uma excepção para os combustíveis sintéticos.

    “No que se refere ao futuro uso de combustíveis sintéticos em carros, chegámos a um acordo com a Alemanha”, escreveu Frans Timmermans, vice-presidente executivo do Pacto Ecológico Europeu, no Twitter no sábado. “Agora vamos trabalhar para que a regulamentação das normas de CO2 para carros seja adoptada o mais rapidamente possível”. O grupo ambientalista Greenpeace criticou o acordo. “Este compromisso preguiçoso mina a proteção climática no transporte e prejudica a Europa”, escreveu a organização num comunicado.​

    Para já e com a tecnologia embrionária desenvolvida pela Porsche e pelo governo alemão, a produção de combustíveis sintéticos é extremamente intensiva em energia. Além disso, sem tecnologia de captura direta de ar, os carros movidos a combustíveis sintéticos, produzem quase tantas emissões de gases de efeito estufa como os seus homólogos convencionais com motores de combustão interna.

    De acordo com uma estimativa publicada antes do anúncio de sábado, uma excepção para os combustíveis sintéticos poderia resultar em até 46 milhões de vendas cumulativas de veículos elétricos a menos na Europa até 2050. O que mostra que mais uma vez, uma mudança radical para uma mobilidade totalmente eléctrica, não era consensual entre os consumidores europeus.

    Também vale a pena notar que para já, não existe nenhuma empresa está a produzir combustíveis sintéticos em grande escala. Caso não exista investimento de forma acelerar a produção de e-fuels, é improvável que os combustíveis sintéticos economizem dinheiro aos condutores europeus. Pois até 2030, a Transport & Environment estima que o condutor médio da UE irá pagar mais €782 por ano para encher o depósito do seu carro com combustível sintético, face ao que gastaria com gasolina convencional.

    Devido às características necessárias para a produção deste tipo de combustíveis, Portugal com a excelente capacidade para a produção de energias renováveis, poderá ser um dos players na produção de e-fuels, agora resta saber se o nosso governo irá apanhar a onda, ou se irá apenas ficar a ver navios.
    ​​
    Fonte


    #2
    Como já perceberam, esta abordagem pretende-se mais técnica, pela viabilidade futura e sendo mais uma alternativa energética, e não pela perspectiva política que a viabilizará, ou não...:

    COMBUSTÍVEIS SINTÉTICOS

    Combustíveis sintéticos podem ser sintetizados a partir de gás de síntese, que pode ser obtido do CO2 e do CH4. Esta sequência de passos processuais é a base do NET4CO2 para valorização do CO2.

    Os combustíveis sintéticos produzidos de uma forma contínua a partir de gás de síntese (CO ou CO2 e H2), proporcionam uma combustão significativamente mais limpa que aquela obtida a partir dos combustíveis atuais, minimizando a emissão de compostos nocivos como NOX, SOX e material particulado. Adicionalmente, ao reutilizarmos o carbono (sob a forma de CO ou CO2) estamos também a fazer com que as viaturas atuais atinjam a neutralidade em carbono, o que contribuirá de uma forma significativa para travar o aquecimento global.




    O processo de Fischer-Tropsch (FT) é um processo de Gás para Líquido (GtL do inglês Gas-to-Liquid) no qual o gás de síntese é convertido em hidrocarbonetos líquidos, i.e. combustível sintético. O processo de Fischer-Tropsch foi desenvolvido em 1925 por Franz Fischer e Hans Tropsch, mas desafios associados à sua eficiência energética e viabilidade económica ainda persistem. A reação liberta uma grande quantidade de energia e a qualidade do produto de uma reação de FT é bastante sensível à performance catalítica e ao controlo de temperatura.

    A produção de gás de síntese enfrenta desafios semelhantes. Embora a produção através de processos de reforma seja um processo bem conhecido que providencia um caminho interessante para a valorização do CH4 e do CO2, as grandes necessidades energéticas para a reação e para manter a temperatura de operação acima dos 700°C, levam a eficiências que rondam os 60%, tornando a sua implementação menos atrativa.

    O NET4CO2 pretende desenvolver desenhos de reator para produção de gás de síntese e processos de FT que sejam viáveis a pequena escala e economicamente competitivos com as unidades de grande escala existentes, que usam reatores de leito fixo ou leito fluidizado de grandes dimensões. A eficiência energética e a performance de novos catalisadores serão dois vetores importantes para o desenvolvimento destas tecnologias.

    As soluções tecnológicas encontradas serão validadas à escala laboratorial e piloto.
    Fonte

    Comentário


      #3
      Quase de certeza que qualquer processo desses ficará mais caro do que carros elétricos a baterias.

      Quanto muito poderá ser usado em aviões, mas duvido muito que a indústria da aviação alguma vez irá aceitar ter que usar um combustivel sintético se for mais caro que o combustivel extraido do petróleo.
      Só se forem mesmo obrigados por lei.

      Comentário


        #4
        Que tipos de biocombustíveis, e-combustíveis ou combustíveis sintéticos provavelmente reduzirão a dependência dos carros a gasolina na Europa? Como esses combustíveis diferem entre si?
        ​...

        É importante ressaltar que combustíveis sintéticos e e-fuels não devem ser confundidos com biocombustíveis . Embora todos os três sejam considerados combustíveis verdes , os combustíveis sintéticos e os e-combustíveis não são produzidos a partir de culturas alimentares , o que é uma grande vantagem sobre os biocombustíveis. No entanto, sua produção requer energia renovável, o que pode limitar sua disponibilidade e lucratividade.

        Diferenças entre e-combustíveis e biocombustíveis


        Fonte: Repsol

        ...
        Fonte

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Quase de certeza que qualquer processo desses ficará mais caro do que carros elétricos a baterias.

          Quanto muito poderá ser usado em aviões, mas duvido muito que a indústria da aviação alguma vez irá aceitar ter que usar um combustivel sintético se for mais caro que o combustivel extraido do petróleo.
          Só se forem mesmo obrigados por lei.
          É, espera-se, nessa fase que os e-combustíveis (...) se encontram. A partir daqui a tendência poderá ser a mesma dos anteriores combustíveis / energia...


          Os combustíveis sintéticos, também conhecidos como e-combustíveis, são combustíveis líquidos que se assemelham à gasolina e ao diesel tradicionais. No entanto, eles não vêm de fontes de combustíveis fósseis, mas são produzidos com eletricidade renovável e CO₂ capturados do ar ou de uma instalação industrial. O processo de produção desses combustíveis envolve o uso de hidrogênio renovável , produzido a partir de uma fonte de energia renovável por meio da eletrólise da água .

          Ao contrário dos combustíveis fósseis, a produção de combustíveis sintéticos praticamente não gera emissões de gases de efeito estufa. Os combustíveis sintéticos têm propriedades físico-químicas semelhantes aos combustíveis tradicionais e, portanto, podem ser usados ​​em motores térmicos existentes sem a necessidade de grandes modificações. A cadeia de distribuição e armazenamento de combustíveis também é a mesma dos combustíveis fósseis, o que facilita a transição para os combustíveis sintéticos.

          Os combustíveis sintéticos são considerados uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis porque podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir as metas de redução de emissões. Combustíveis sintéticos podem ser produzidos em larga escala usando eletricidade renovável e hidrogênio renovável, reduzindo a dependência de fontes de energia fósseis e contribuindo para a segurança energética. Os combustíveis sintéticos também podem contribuir para a descarbonização da indústria de transportes , pois podem ser usados ​​em todos os tipos de motores térmicos, incluindo carros, caminhões e aviões.

          Finalmente, os combustíveis sintéticos podem ajudar a resolver o problema da energia intermitente de fontes renováveis . Ao usar eletricidade renovável para produzir hidrogênio, que é armazenado e depois usado para produzir combustíveis sintéticos, a energia pode ser armazenada e usada conforme necessário, ajudando a atender às flutuações na produção de energia renovável. Também pode ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados e aumentar a segurança energética dos países.

          Os combustíveis sintéticos, também conhecidos como e-fuels, não representam uma grande revolução para os consumidores como os veículos elétricos . No entanto, sua alta densidade de energia significa que eles podem ser usados ​​em aviões, navios e veículos utilitários, tornando-os mais convenientes e seguros para transportar do que o hidrogênio. Além disso, os carros movidos a combustível eletrônico podem ter as mesmas emissões de CO₂ que um carro elétrico, tornando-os uma alternativa atraente tanto para os consumidores quanto para as regulamentações ambientais.

          No entanto, há um outro lado da moeda. A produção de combustíveis sintéticos é um processo complexo que requer muitas etapas intermediárias, e depende de energias renováveis ​​para ser verdadeiramente benéfica ao meio ambiente. Embora a produção de energia renovável esteja em ascensão, é improvável que todos os países consigam produzir em massa sem depender de outros, colocando desafios para o abastecimento e segurança energética.

          Em resumo, os combustíveis sintéticos têm vantagens atraentes em termos de transporte, emissões de CO₂ e regulamentação ambiental. No entanto, a sua produção é um processo complexo que depende de energias renováveis ​​e pode apresentar desafios em termos de abastecimento. Resta saber se os combustíveis sintéticos serão adotados como uma alternativa prática e sustentável aos combustíveis fósseis ou se continuarão sendo um nicho no setor de energia.

          Uma alternativa cada vez mais real aos veículos elétricos.
          ...​​​
          Fonte

          Comentário


            #6
            Uma alternativa cada vez mais real aos veículos elétricos



            Os biocombustíveis são uma alternativa potencial aos e-combustíveis e aos combustíveis sintéticos, produzidos a partir de materiais orgânicos, como plantas, animais ou resíduos de alimentos. Os biocombustíveis podem ser produzidos de várias maneiras, incluindo processos mecânicos, termoquímicos e biológicos . Dependendo de sua origem e método de produção, os biocombustíveis são classificados em diferentes gerações.

            Os biocombustíveis de primeira geração são produzidos a partir de culturas agrícolas, como os biocombustíveis à base de óleos vegetais , como o biodiesel e o bioetanol . Os biocombustíveis de segunda geração são obtidos a partir de resíduos não alimentares, como os resíduos das indústrias agroalimentar e florestal, os óleos alimentares usados ​​e a fração orgânica dos resíduos urbanos. Os biocombustíveis de terceira geração são produzidos a partir de algas e plantas aquáticas ricas em óleos naturais. Biocombustíveis de quarta geração, ainda em desenvolvimento, envolvem a modificação genética de microrganismos para melhorar a eficiência de captura e armazenamento de CO₂.

            Os biocombustíveis têm benefícios semelhantes aos e-combustíveis, incluindo a capacidade de serem usados ​​em motores térmicos sem a necessidade de modificações e a capacidade de usar a infraestrutura de armazenamento e distribuição existente. No entanto, o desenvolvimento de biocombustíveis não é tão avançado quanto o de e-combustíveis.

            Embora os biocombustíveis de segunda geração sejam considerados mais sustentáveis ​​do que os biocombustíveis de primeira geração, eles não são totalmente sustentáveis. As culturas necessárias para produzir biocombustíveis de primeira geração podem resultar na conversão de terras agrícolas significativas, enquanto a produção de biocombustíveis de segunda geração pode exigir o uso intensivo de pesticidas e fertilizantes. Os biocombustíveis de terceira geração, produzidos a partir de algas e plantas aquáticas, podem ser mais sustentáveis ​​a longo prazo, mas sua produção em larga escala ainda não foi alcançada.

            Apesar dos desafios associados à produção de biocombustíveis, eles representam uma opção atraente para a transição energética, especialmente em regiões onde as culturas agrícolas são abundantes e onde alimentos e resíduos florestais estão disponíveis em quantidades significativas. Os biocombustíveis podem oferecer uma solução de curto prazo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos setores de transporte e aviação, até que alternativas mais sustentáveis ​​e eficientes sejam desenvolvidas.
            Fonte

            Comentário


              #7
              Será a solução para os milhares de postos de trabalho que vivem do combustível fóssil em PT manterem o seu trabalho

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sat Ver Post
                Será a solução para os milhares de postos de trabalho que vivem do combustível fóssil em PT manterem o seu trabalho
                Sim, também e por exemplo!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sat Ver Post
                  Será a solução para os milhares de postos de trabalho que vivem do combustível fóssil em PT manterem o seu trabalho
                  Acabam uns empregos, surgem outros, por isso acho que não será por aí.

                  Além disso a transição nunca será drástica e aposto que daqui por 50 anos ainda poderão existir bastantes automóveis a circular com combustíveis fósseis. Basta pensar que daqui a 2035 são mais de 10 anos, e os automóveis vendidos nessa data poderão ainda uma boa parte circular uns bons 20 ou 30 anos, e da maneira que as coisas correm, isso será mais previsível do que voltarmos a ter um parque automóvel abaixo da média de 10 anos.

                  Temos que ver que os combustíveis fosseis são neste momento o "combustível dos pobres", passo a expressão. Os eléctricos são muito caros, nem toda a gente meios para os carregar em casa, e se até os edifícios novos estão escassamente preparados para veículos eléctricos, fará os mais antigos, e que assim vão continuar.

                  Vamos ver até onde "as forças" nos vão levar, e neste momento temos muitas: os lobby'stas dos carros eléctricos, os lobby'stas dos ICE (negacionistas dos eléctricos), e a gente normal, que faz as contas se será viável comprar já um eléctrico, e se para uns já compensa, para muitos outros ainda não.
                  Por isso acho que serão as infraestruturas, o dinheiro disponível para a compra, e a viabilidade a decidir o rumo deste tema na Europa.

                  Por isso acho um pouco parvo a definição destas metas para o fim de alguma coisa tão importante. É preciso deixar as marcas desenvolver, colocar no mercado, e a partir daí quem sabe se o desinteresse pelos ICE se dá mais cedo, ou se é um erro/coisa passageira?

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                      Acabam uns empregos, surgem outros, por isso acho que não será por aí.

                      Além disso a transição nunca será drástica e aposto que daqui por 50 anos ainda poderão existir bastantes automóveis a circular com combustíveis fósseis. Basta pensar que daqui a 2035 são mais de 10 anos, e os automóveis vendidos nessa data poderão ainda uma boa parte circular uns bons 20 ou 30 anos, e da maneira que as coisas correm, isso será mais previsível do que voltarmos a ter um parque automóvel abaixo da média de 10 anos.

                      Temos que ver que os combustíveis fosseis são neste momento o "combustível dos pobres", passo a expressão. Os eléctricos são muito caros, nem toda a gente meios para os carregar em casa, e se até os edifícios novos estão escassamente preparados para veículos eléctricos, fará os mais antigos, e que assim vão continuar.

                      Vamos ver até onde "as forças" nos vão levar, e neste momento temos muitas: os lobby'stas dos carros eléctricos, os lobby'stas dos ICE (negacionistas dos eléctricos), e a gente normal, que faz as contas se será viável comprar já um eléctrico, e se para uns já compensa, para muitos outros ainda não.
                      Por isso acho que serão as infraestruturas, o dinheiro disponível para a compra, e a viabilidade a decidir o rumo deste tema na Europa.

                      Por isso acho um pouco parvo a definição destas metas para o fim de alguma coisa tão importante. É preciso deixar as marcas desenvolver, colocar no mercado, e a partir daí quem sabe se o desinteresse pelos ICE se dá mais cedo, ou se é um erro/coisa passageira?
                      Eu acho que estás bem enganado.. daqui a 50anos duvido que haja algum veículo a combustível fóssil

                      Os combustíveis sintéticos em 20 anos serão muito mais económicos e de melhores prestações que os fósseis actuais.. basta ver a evolução dos últimos 50anos

                      Mas isto são tudo previsões.. logo veremos

                      Comentário


                        #12
                        Na minha opinião, para o setor automóvel, os combustíveis sintéticos são uma alternativa ainda pior que o hidrogénio.

                        Para quê complicar o que é simples? As baterias são uma solução simples, extremamente eficiente, e com custos de utilização imbatíveis. Para quê arranjar uma alternativa menos ecológica, mais complexa e muito menos eficiente?

                        Comentário


                          #13
                          https://www.razaoautomovel.com/opini...arro-eletrico/

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Vamos ver o que o futuro reserva, não sou especialista na área para fazer apostas, e muito menos de onde por o dinheiro em forma de investimento.

                            Dito isto, os eléctricos vao ter muitos argumentos a seu favor. As redes de carregamento vão aumentar praticamente de forma exponencial todos os anos, os carros elétricos vão ser cada vez mais acessíveis, e principalmente as baterias vão ter evoluções significativas em performance e durabilidade (pesquisar as baterias sólidas que já estão quase a entrar em produção ). Além que a tecnologia de carregamento sem fios também vai chegar aos carros, e muitas estradas, como auto estradas vão carregar o carro enquanto ele passa.

                            para o consumidor comum, é muito improvável que qualquer coisa tecnologia consiga fazer melhor.

                            para os consumidores mais intensivos, eléctricos com motores a hidrogénio para carregar o motor eléctrico. Com o empurrão que está a existir no hidrogénio verde, apesar de agora com a crise energética isto parecer um futuro distance, quando a Europa voltar a ter abundância de energia, e vai acontecer, hidrogénio verde pode ser efectivamente barato.

                            os e-fuel e afins parece apenas uma tentativa da indústria em manter o status quo.

                            Comentário


                              #15
                              Qd a UE despejar subsídios para os países tesos poderem comprar carros elétricos para alcançar a meta, vamos todos ter um

                              Comentário


                                #16
                                Em breve vou ser especialista em combustíveis sintéticos!
                                em guerra da Ucrânia já há muitos...

                                Comentário


                                  #17
                                  O futuro já chegou e é eléctrico, não percebo aonde está a dúvida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                    Eu acho que estás bem enganado.. daqui a 50anos duvido que haja algum veículo a combustível fóssil

                                    Os combustíveis sintéticos em 20 anos serão muito mais económicos e de melhores prestações que os fósseis actuais.. basta ver a evolução dos últimos 50anos

                                    Mas isto são tudo previsões.. logo veremos
                                    20 anos parece-me muito pouco tempo para uma mudança tão drástica para algo que ainda agora está a começar.
                                    e não falo nos carros de valor histórico como clássicos ou super carros que deverão manter as suas características de funcionamento originais, seja a que preço for.
                                    Falo mesmo é do povo, cuja uma boa parte mal tem dinheiro para comprar um carro com 10 anos, e a tendência é piorar.

                                    A menos que os preços dos fósseis sejam carregados de impostos até dizer chega que torne incomportável as pessoas comuns terem carro, não estou a ver outra hipótese de desaparecer em menos de 50 anos.

                                    E temos de ver também uma coisa importante, uma coisa são os automóveis onde as alternativas já estão mais avançadas, no entanto a nível de economia há setores onde ainda não há nada viável. Camiões? Máquinas agrícolas? Máquinas industriais pesadas? Ainda não conheço nada que esteja massificado ou em vias de, e isto tem um peso enorme no consumo de combustíveis fósseis. Já para não falar a nível industrial.

                                    Por incrível que parece, em 2023 onde as agulhas já deveriam estar todas apontadas para a electricidade, ainda há coisas do arco da velha!
                                    A nível de edifícios, que se prevê sejam para durar várias décadas, ainda obrigam a construir instalação de gás, mesmo que não faças intenção de usar

                                    São apenas alguns exemplo onde dá para perceber que isto não muda assim tão fácil em 10, 20, ou mesmo 50 anos. Era fácil se fosse economicamente mais vantajoso e não houvesse dificuldades de percurso, o que não é o caso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      O futuro já chegou e é eléctrico, não percebo aonde está a dúvida.
                                      Existe lugar para todos, e ter escolha nunca fez mal a ninguém.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                        Existe lugar para todos, e ter escolha nunca fez mal a ninguém.
                                        Não sou contra isso, mas não quero escolhas financiadas com os meus impostos, que é o que já se está a ver com o hidrogénio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

                                          Não sou contra isso, mas não quero escolhas financiadas com os meus impostos, que é o que já se está a ver com o hidrogénio...
                                          Mas, afinal, não é isso que tem sido feito com os EV? Sim, os "incentivos" à aquisição de veículos electricos saem de que bolsos?...

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                                            #22
                                            Estou disposto a pagar mais pelo combustivel sintetico para poder disfrutar diariamente dos motores grandes barulhentos a gasolina .
                                            Alem disso é um drop-in, ninguem no ser perfeito juizo pensa que va trocar 1,3 mil milhoes de motores a combustao por esse mundo fora assim de repente .
                                            Pessoalmente existindo e-fuel jao nao quero mais saber de hibridos, hidrogenio eletricos a pedais o que for , ja vivo descansado

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                                            • eu
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                                              Editing a comment
                                              Nota 1: ninguém defende que os carros com motores ICE sejam substituídos de repente. As metas políticas com datas anunciadas são para proibir a venda de carros novos ICE, os existentes vão continuar a rolar durante muito tempo após essas datas.

                                              Nota 2: não há qualquer hipótese de o preço do e-fuel ser competitivo com a energia elétrica. Tal como acontece já com o hidrogénio, que é muito mais simples de gerar que o e-fuel.

                                            #23
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

                                            Não sou contra isso, mas não quero escolhas financiadas com os meus impostos, que é o que já se está a ver com o hidrogénio...
                                            entao retira o impostos sobre veiculso ao ICE e o ISP ao combustivel
                                            A vais ver o que acontece aos eltricos
                                            e retiras os subsidios aos EVS

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                                              #24
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                              Mas, afinal, não é isso que tem sido feito com os EV? Sim, os "incentivos" à aquisição de veículos electricos saem de que bolsos?...
                                              E a greta que paga nao sabias?

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                                                #25
                                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                                E a greta que paga nao sabias?

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                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                  Estou disposto a pagar mais pelo combustivel sintetico para poder disfrutar diariamente dos motores grandes barulhentos a gasolina .
                                                  Alem disso é um drop-in, ninguem no ser perfeito juizo pensa que va trocar 1,3 mil milhoes de motores a combustao por esse mundo fora assim de repente .
                                                  Pessoalmente existindo e-fuel jao nao quero mais saber de hibridos, hidrogenio eletricos a pedais o que for , ja vivo descansado
                                                  Que chegue depressa!...

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                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                                    olha aqui

                                                    "The global electric vehicle (EV) market is reeling from one of the most dramatic collapses in monthly sales to date, with Rystad Energy research showing that only 672,000 units were sold in January, almost half of December 2022 sales and a mere 3% year-on-year increase over January 2022. The EV market share among all passenger car sales also tumbled to 14% in January, well down on the 23% seen in December.

                                                    EV sales have been on a relatively consistent upward trajectory in recent years – aside from periods impacted by Covid-19 pandemic-related supply chain issues – and a significant collapse in sales is worrying news for the industry. Tax credits and government subsidies have propped up the EV market to date as countries identify passenger car fleet electrification as a core tactic for meeting net-zero emissions goals, but the reduction or removal of these subsidies this year has dampened consumer sentiment. Automakers are now scrambling to reverse the downward spiral and salvage the market in 2023.

                                                    The automotive market is usually cyclical, with sales taking a hit after new subsidy rules come into effect at the start of each year, followed by a gradual recovery. However, the cuts in January this year hit harder than normal, triggering this dramatic collapse. The ramifications of this will be long-lasting and will impact sales through the first quarter of the year and potentially the rest of 2023.

                                                    EV subsidies in many European countries and mainland China were sliced at the start of the year, and a return of any significance is highly unlikely in the immediate future. One ray of hope for the global outlook is the US market, which is just beginning its electrification journey and rolling out tax credits thanks to the Inflation Reduction Act. The US was the only major market that saw an increase in both EV sales and market share year-on-year, although its contribution to the global total is still relatively minimal.
                                                    ​"
                                                    image.png

                                                    O contribuinte pobre paga uma paret do carro eltrico de rico , porque o pobre nem com subsidio la vai
                                                    Atençao eu acho bem esta moda, as minhas acçoes da Rio Tinto nunca pagaram tantos dividendos como nos ultimos anos por isso força nisso, que a malta esburaca tudo a procura dos metais.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                                                      olha aqui

                                                      "The global electric vehicle (EV) market is reeling from one of the most dramatic collapses in monthly sales to date, with Rystad Energy research showing that only 672,000 units were sold in January, almost half of December 2022 sales and a mere 3% year-on-year increase over January 2022. The EV market share among all passenger car sales also tumbled to 14% in January, well down on the 23% seen in December.

                                                      EV sales have been on a relatively consistent upward trajectory in recent years – aside from periods impacted by Covid-19 pandemic-related supply chain issues – and a significant collapse in sales is worrying news for the industry. Tax credits and government subsidies have propped up the EV market to date as countries identify passenger car fleet electrification as a core tactic for meeting net-zero emissions goals, but the reduction or removal of these subsidies this year has dampened consumer sentiment. Automakers are now scrambling to reverse the downward spiral and salvage the market in 2023.

                                                      The automotive market is usually cyclical, with sales taking a hit after new subsidy rules come into effect at the start of each year, followed by a gradual recovery. However, the cuts in January this year hit harder than normal, triggering this dramatic collapse. The ramifications of this will be long-lasting and will impact sales through the first quarter of the year and potentially the rest of 2023.

                                                      EV subsidies in many European countries and mainland China were sliced at the start of the year, and a return of any significance is highly unlikely in the immediate future. One ray of hope for the global outlook is the US market, which is just beginning its electrification journey and rolling out tax credits thanks to the Inflation Reduction Act. The US was the only major market that saw an increase in both EV sales and market share year-on-year, although its contribution to the global total is still relatively minimal.
                                                      ​"
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                                                      Atençao eu acho bem esta moda, as minhas acçoes da Rio Tinto nunca pagaram tantos dividendos como nos ultimos anos por isso força nisso, que a malta esburaca tudo a procura dos metais.
                                                      Lá está! E a procissão ainda vai no adro... Assim que removerem a rede a coisa não parece ter sustentação per si...

                                                      E, sim, é quem não chega lá que tem, maioritariamente, pago a factura!

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

                                                        Não sou contra isso, mas não quero escolhas financiadas com os meus impostos, que é o que já se está a ver com o hidrogénio...

                                                        O êxito dos eléctricos é precisamente esse por exemplo durante quantos anos foram grátis os carregamentos ?
                                                        Aqui na Suíça continuam a ser nas grandes superfícies e quem paga isso no fim...

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por zx300 Ver Post


                                                          O êxito dos eléctricos é precisamente esse por exemplo durante quantos anos foram grátis os carregamentos ?
                                                          Aqui na Suíça continuam a ser nas grandes superfícies e quem paga isso no fim...
                                                          Eu quero e que o XlPower me devolva os meus impostos que foram canalizados para os elétricos.
                                                          assim eu o dispenso de pagar impostos nos efuel

                                                          Comentário

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