Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão" - Motorguia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    tenho e aversão aos fundamentalistas dos EV , que é são um grupo irritante como os vegan
    Por norma, todos os fundamentalistas (principalmente os que querem impor as suas ideias aos outros) são irritantes.

    Eu também sou favorável à liberdade de escolha, defendo os BEV ligeiros por razões técnicas e económicas, e não como imposição.

    Aliás, mesmo quando os novos ICE forem proibidos, não vai haver falta de gasolina e diesel à venda. Os ICE vão continuar a rodar nas estradas durante muitas décadas após a proibição de venda de novos ICE.

    E mesmo quando os combustíveis fósseis forem proibidos, não vai faltar e-fuel, para aqueles que não se importarem de pagar mais para ouvir o maravilhoso som do motor a combustão.

    Comentário


    • TURBO
      TURBO commented
      Editing a comment
      São uns idiotas, só.

    #62
    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
    O problema do motor a combustão, é que as dicussões inquinam todas quando esbarram neste marasmo da técnica que é o motor a combustão baseado na biela-manivela.

    É uma tecnologia que fazia sentido HÁ MAIS DE 200 ANOS ATRÁS, nas máquinas a vapor. o seu rendimento é insignificantemente baixo.

    Além disso queimar uma matéria prima como o petróleo para obter movimento ou calor é uma IMENSA ESTUPIDEZ

    Apesar dos desenvolvimentos e da incorporação da eletrónica neste tipo de tecnologia, não se conseguiu nada de significativo em termos de rendimento, portanto
    sensatamente haveria que PROGREDIR para outras soluções.

    É o elétrico ? É o amoniaco? É o H2 ? Serão os sintéticos ?

    Penso que temos HOJE conhecimentos e recursos suficientes para MELHORAR E MUITO.

    Portanto a malta ou evolui para algo mais evoluido ou então não me venham com a conversa que gostam muito dos vossos filhos, porque o legado que lhes vamos deixar é UMA ENORME MISÉRIA.

    Concluindo: motores a combustão tal como os conhecemos HOJE, para mim não são futuro nenhum.....são é tacanhez de ficar agarrado a um passado ! Olha se ainda andássemos todos de burro ???
    São este tipo de exageros que inquinan estes temas.

    Motor de combustão só fazia sentido há 200 anos atrás ?

    Utilizar petróleo é uma estupidez?

    Onde estaríamos sem petróleo e sem o motor de combustão?

    Comentário


    • guisas
      guisas commented
      Editing a comment
      Em tempos idos, alguém disse que os comboios nunca substituiriam os cavalos no que ao transporte diz respeito.
      Muito provavelmente alguém que também pensava, onde estaria se não fossem os cavalos !!!!

    • guisas
      guisas commented
      Editing a comment
      Oh Topolino, sabes ler, imagino ?

      Eu escrevi "utilizar" ou "queimar" ?

      É que é completamente diferente, se é que percebes....mas lê melhor o que escrevi.....se....

    #63
    Originalmente Colocado por eu Ver Post

    Por norma, todos os fundamentalistas (principalmente os que querem impor as suas ideias aos outros) são irritantes.

    Eu também sou favorável à liberdade de escolha, defendo os BEV ligeiros por razões técnicas e económicas, e não como imposição.

    Aliás, mesmo quando os novos ICE forem proibidos, não vai haver falta de gasolina e diesel à venda. Os ICE vão continuar a rodar nas estradas durante muitas décadas após a proibição de venda de novos ICE.

    E mesmo quando os combustíveis fósseis forem proibidos, não vai faltar e-fuel, para aqueles que não se importarem de pagar mais para ouvir o maravilhoso som do motor a combustão.
    Pronto case closed

    Comentário


      #64
      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

      São este tipo de exageros que inquinan estes temas.

      Motor de combustão só fazia sentido há 200 anos atrás ?

      Utilizar petróleo é uma estupidez?

      Onde estaríamos sem petróleo e sem o motor de combustão?
      Não foi bem isso que ele disse...

      Comentário


        #65
        A malta te de pensar em deixar de:
        "ter um carro",
        para passar a considerar:
        "eu preciso de ir daqui para ali" e sim poderei ir de diferentes formas conforme me apetecer e estiver disponível.

        Ter um carro de 5 ou 7 lugares que passa 90% a 95% do tempo parado é uma asneira de todo o tamanho.

        Felizmente já existem muitas pessoas a pensarem assim. E também sempre houve, a oferta é que era muito menor.

        Em termos de mobilidade, sim, existirão diferentes formas que terão de se adpatar à utilização e não o contrário, como até aqui.

        O transporte de mercadorias e pessoas tem de ser totalmente otimizado e recorrendo a soluções mais vantajosas.

        Conheço cá em PT mais do que um transportador -falei com eles- que está pronto para comprar camiões a H2 já amanhã, assim eles estejam disponíveis e sim, podem ser mais caros que os diesel....

        Comentário


          #66
          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
          ...
          Ter um carro de 5 ou 7 lugares que passa 90% a 95% do tempo parado é uma asneira de todo o tamanho.
          ...
          Em termos de mobilidade, sim, existirão diferentes formas que terão de se adpatar à utilização e não o contrário, como até aqui.
          ...
          Pois é sim senhor, mas naqueles 5% do tempo que preciso de ir tratar de assuntos à sede de concelho ou capital de distrito ou tenho e ir trabalhar para ganhar dinheiro para subsidiar os transportes publicos da capital, e eu e não os tenho em condições satisfatórias para as minhas necessidades?

          Vou a cavalo num burro???

          É muito bonito falar quando se vive num local onde há acesso rápido a tudo ...

          Comentário


            #67
            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
            A malta te de pensar em deixar de:
            "ter um carro",
            para passar a considerar:
            "eu preciso de ir daqui para ali" e sim poderei ir de diferentes formas conforme me apetecer e estiver disponível.

            Ter um carro de 5 ou 7 lugares que passa 90% a 95% do tempo parado é uma asneira de todo o tamanho.

            Felizmente já existem muitas pessoas a pensarem assim. E também sempre houve, a oferta é que era muito menor.

            Em termos de mobilidade, sim, existirão diferentes formas que terão de se adpatar à utilização e não o contrário, como até aqui.

            O transporte de mercadorias e pessoas tem de ser totalmente otimizado e recorrendo a soluções mais vantajosas.

            Conheço cá em PT mais do que um transportador -falei com eles- que está pronto para comprar camiões a H2 já amanhã, assim eles estejam disponíveis e sim, podem ser mais caros que os diesel....
            Acredito que para ti isso seja auficiente
            para mim é muito importante poder soltar os cavalos do flat six so pelo prazer
            e a menos que a vida me faça alguma partida quando completar meio século quero dar largas ao V10 ou v12 só pelo prazer que isso me da.
            e se existir efuel tanto meljor caso contrário pode ser gasolina mesmo
            Consegues compreender e respeitar isso ou não?
            e sim c em casa somos 4 temos 1 familiar e três desportivos em um quarto desportivo a caminho no mês que vem espero eu , e mais um daqui a poucos anos
            posso ?
            Editado pela última vez por pmct; 31 March 2023, 21:44.

            Comentário


              #68
              Originalmente Colocado por pmct Ver Post

              Acredito que para ti isso seja auficiente
              para mim é muito importante poder soltar os cavalos do flat six so pelo prazer
              e a menos que a vida me faça alguma partida quando completar meio século quero dar largas ao V10 ou v12 só pelo prazer que isso me da.
              e se editor efuel tanto meljor caso contrário pode ser gasolina mesmo
              Consegues compreender e respeitar isso ou não?
              e sim c em casa somos 4 temos 1 familiar e três desportivos em um quarto desportivo a caminho no mês que vem espero eu , e mais um daqui a poucos anos
              posso ?
              Como te percebo. A idade impõe esses vicios
              Vivo sozinho, 2 carros semi novos ( o mais velho tem 5 anos) e estou a espera de outro

              Comentário


                #69
                Uma manobra de política local alemã

                Eles que se preocupem mais em recuperar o tempo perdido noutras áreas.

                Esta discussão já vem 10 anos atrasada.
                Editado pela última vez por bg2; 31 March 2023, 21:15.

                Comentário


                  #70
                  Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post

                  Como te percebo. A idade impõe esses vicios
                  Vivo sozinho, 2 carros semi novos ( o mais velho tem 5 anos) e estou a espera de outro
                  Isso é uma claramente um sinal exterior de riqueza. 😅

                  Sent from my SM-A526B using Tapatalk

                  Comentário


                    #71
                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                    A malta te de pensar em deixar de:
                    "ter um carro",
                    para passar a considerar:
                    "eu preciso de ir daqui para ali" e sim poderei ir de diferentes formas conforme me apetecer e estiver disponível.

                    Ter um carro de 5 ou 7 lugares que passa 90% a 95% do tempo parado é uma asneira de todo o tamanho.

                    Felizmente já existem muitas pessoas a pensarem assim. E também sempre houve, a oferta é que era muito menor.

                    Em termos de mobilidade, sim, existirão diferentes formas que terão de se adpatar à utilização e não o contrário, como até aqui.

                    O transporte de mercadorias e pessoas tem de ser totalmente otimizado e recorrendo a soluções mais vantajosas.

                    Conheço cá em PT mais do que um transportador -falei com eles- que está pronto para comprar camiões a H2 já amanhã, assim eles estejam disponíveis e sim, podem ser mais caros que os diesel....
                    Isso são conversas de café dos transportadores. Porque enquanto os camiões H2 tiverem custos de amortização e operacionais superiores aos outros, esse custos terão de ser repassados aos clientes e esses tranportadores ficarão em desvantagem perante a concorrência. É facil de perceber o que aconteceria.

                    Quanto à eliminação do transporte individual isso é a eterna utopia. Nem nas maiores urbes tugas isso está perto de acontecer, quanto mais no Portugal interior onde há carência de transporte público.

                    Comentário


                    • guisas
                      guisas commented
                      Editing a comment
                      Desculpa dizer-te mas estás longe da realidade e também não ta vou explicar aqui quanto às intenções e operações dos transportadores.....é malta que trabalha todo os dias nisto pela Europa fora !!!!! Não andam aqui no fórum....

                    #72
                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                    Isso são conversas de café dos transportadores. Porque enquanto os camiões H2 tiverem custos de amortização e operacionais superiores aos outros, esse custos terão de ser repassados aos clientes e esses tranportadores ficarão em desvantagem perante a concorrência. É facil de perceber o que aconteceria.

                    Quanto à eliminação do transporte individual isso é a eterna utopia. Nem nas maiores urbes tugas isso está perto de acontecer, quanto mais no Portugal interior onde há carência de transporte público.
                    Logo em Portugal com o nível de serviço que as greves dias proporcionam só anda de transportes quem tem obrigatoriamente de andar

                    Comentário


                      #73
                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                      Logo em Portugal com o nível de serviço que as greves dias proporcionam só anda de transportes quem tem obrigatoriamente de andar
                      Só para teres uma ideia, se eu quiser ir de comboio para a capital tenho de andar 25 km de carro e pagar 15 euros pelo bilhete de ida e volta. Se for de carro fica-me em 17€. Isto é um exemplo de como os transportes publicos são concorrenciais fora das grandes urbes.

                      Comentário


                      • TURBO
                        TURBO commented
                        Editing a comment
                        Desde quando são concorrenciais na cidade, e nos subúrbios?, Só sucata importada, concursos de aquisição de material minados, incompatibilidade de horários, sujidade e pontos de interface decrépitos, etc, etc.

                      #74
                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                      Isso são conversas de café dos transportadores. Porque enquanto os camiões H2 tiverem custos de amortização e operacionais superiores aos outros, esse custos terão de ser repassados aos clientes e esses tranportadores ficarão em desvantagem perante a concorrência. É facil de perceber o que aconteceria.

                      Quanto à eliminação do transporte individual isso é a eterna utopia. Nem nas maiores urbes tugas isso está perto de acontecer, quanto mais no Portugal interior onde há carência de transporte público.
                      É aí que vai entrar a ferrovia. Por cada tonelada transportada divide por 7 a conta da energia. E depois, pra fazer a ligação last mile até ao destino da mercadoria o camião eléctrico serve muito bem, com custos de funcionamento a dividir por 3 ou por 4 em relação ao gasóleo.
                      O problema da ferrovia não está na física, o do H2 está. O H2 é um processo de perdas, a ferrovia é a maneira mais eficiente de converter energia em movimento.
                      O problema da ferrovia é estar na mão de e a ser gerida por autênticos mafiosos da política, de uma cor ou de outra, que acedem ao tacho sem perceber a ponta de um corno daquilo e estão positivamente a defecar-se pra a utilidade e pra o serviço daquilo.

                      Comentário


                        #75
                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post

                        Acredito que para ti isso seja auficiente
                        para mim é muito importante poder soltar os cavalos do flat six so pelo prazer
                        e a menos que a vida me faça alguma partida quando completar meio século quero dar largas ao V10 ou v12 só pelo prazer que isso me da.
                        e se existir efuel tanto meljor caso contrário pode ser gasolina mesmo
                        Consegues compreender e respeitar isso ou não?
                        e sim c em casa somos 4 temos 1 familiar e três desportivos em um quarto desportivo a caminho no mês que vem espero eu , e mais um daqui a poucos anos
                        posso ?
                        Eh pah, podes fazer o que quiseres !

                        Mas também cada um dos restantes 6 ou 7 biliões de individuos que vivem neste planeta TEM O DIREITO de fazer o que querem.....ou não ?

                        É que se cada um desse 6 ou 7 biliões de cidadãos desatarem a fazer o que querem....estás a ver o resultado.

                        É aqui que a mentalidade tem de mudar.....ou melhor ajustar-se à realidade.

                        Penso que será qualquer coisa como : vai doer, mas vai ser para viver muito melhor !

                        ...agora se a malta prefer manter o "status quo" de uma visão muito limitada e até centrada da realidade....eh pah o resultado está à vista nos ultimos anos.

                        Alguém visitou o rio Tejo ou o Zêzere este verão ? Eu visitei e não gostei do que vi.

                        Comentário


                          #76
                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                          Isso são conversas de café dos transportadores. Porque enquanto os camiões H2 tiverem custos de amortização e operacionais superiores aos outros, esse custos terão de ser repassados aos clientes e esses tranportadores ficarão em desvantagem perante a concorrência. É facil de perceber o que aconteceria.

                          Quanto à eliminação do transporte individual isso é a eterna utopia. Nem nas maiores urbes tugas isso está perto de acontecer, quanto mais no Portugal interior onde há carência de transporte público.
                          Mas eu falei em ELIMINAR o transporte próprio ????? Sabes ler ????

                          Misturas geografia (interior vs urbes) com mobilidade.

                          Vou.te dar esta de borla: É evidente que em regiões isoladas -como é hoje já o interior do nosso país- será uma idiotice ter transportes publicos. O que não quer dizer que não possa haver um transporte comunitário.....

                          agora faz-me um favor: Lê isto bem......e medita !!!!

                          Comentário


                            #77
                            O que eu noto aqui nas discussões a que vou assistindo no fórum (e que procuro não participar) é que nitidamente não é a questão do combustível A ou B ou C ou se é esta tecnologia ou aquela.

                            A maior dificuldade mesmo é a mentalidade. Somos tugas.

                            Para o tuga é muito mais importante "mostrar" do que "fazer contas".....felizmente a malta nova, ou muita da malta nova está com uma mentalidade muito diferente daquela que nasceu no século passado.

                            Contudo tenho receio, pois a matemática e os números são coisa que o pessoal cada vez sabe menos usar....

                            Conheço um estagiário por exemplo, que prefere muito mais otimizar boleias, transportes publicos e algum exercício fisico, do que ter um carro ! Já lhe disse que lhe dou valor. Acredito que quando tiver filhos mude....ou se adapte !!!! acredito que se vai adaptar !

                            Comentário


                              #78
                              Não tem nada que saber.
                              Um português médio que encoste o carro pra ir todos os dias trabalhar de bici (normal, se for dinâmico, eléctrica se for trengo) ao fim de um ano meteu ao bolso 1 a 2 meses de ordenado.
                              E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, inspecções, estacionamento, portagens, quota do ACP e as outras m3rdas todas, é mais de meio ano de ordenado que mete ao bolso. É como se ganhasse num ano aquilo que ganha em dois.
                              Os dinamarqueses e holandeses, que têm QI muito acima do nosso, já perceberam isso há séculos. Mas até a crónica parolice dos tugas pelos carros já não é o que era.

                              Comentário


                                #79
                                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                Não tem nada que saber.
                                Um português médio que encoste o carro pra ir todos os dias trabalhar de bici (normal, se for dinâmico, eléctrica se for trengo) ao fim de um ano meteu ao bolso 1 a 2 meses de ordenado.
                                E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, inspecções, estacionamento, portagens, quota do ACP e as outras m3rdas todas, é mais de meio ano de ordenado que mete ao bolso. É como se ganhasse num ano aquilo que ganha em dois.
                                Os dinamarqueses e holandeses, que têm QI muito acima do nosso, já perceberam isso há séculos. Mas até a crónica parolice dos tugas pelos carros já não é o que era.
                                Eu até defendo que os comunas deviam ser proibidos de comprar qualquer meio de transporte excepto bicicletas. Deviam praticar aquilo que pregam.

                                Comentário


                                • DoktorHans
                                  DoktorHans commented
                                  Editing a comment
                                  Não me digas que os teus amigos sem vergonhas do lobby automóvel decidiram agora só esfolar e sugar os bolsos dos correlegionários fachos. Se for isso, acho 100% justo.

                                #80
                                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                Não tem nada que saber.
                                Um português médio que encoste o carro pra ir todos os dias trabalhar de bici (normal, se for dinâmico, eléctrica se for trengo) ao fim de um ano meteu ao bolso 1 a 2 meses de ordenado.
                                E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, inspecções, estacionamento, portagens, quota do ACP e as outras m3rdas todas, é mais de meio ano de ordenado que mete ao bolso. É como se ganhasse num ano aquilo que ganha em dois.
                                Os dinamarqueses e holandeses, que têm QI muito acima do nosso, já perceberam isso há séculos. Mas até a crónica parolice dos tugas pelos carros já não é o que era.
                                Estás conversas são engraçadas.. se trabalhar ao lado de casa até faz sentido.. se tiver que fazer 10/20km.. para ir trabalhar..

                                Pimenta no cu dos outros é refresco?? Pois deve ser

                                Comentário


                                  #81
                                  Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                  Não tem nada que saber.
                                  Um português médio que encoste o carro pra ir todos os dias trabalhar de bici (normal, se for dinâmico, eléctrica se for trengo) ao fim de um ano meteu ao bolso 1 a 2 meses de ordenado.
                                  E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, seguro, revisões, inspecções, estacionamento, portagens, quota do ACP e as outras m3rdas todas, é mais de meio ano de ordenado que mete ao bolso. É como se ganhasse num ano aquilo que ganha em dois.
                                  Os dinamarqueses e holandeses, que têm QI muito acima do nosso, já perceberam isso há séculos. Mas até a crónica parolice dos tugas pelos carros já não é o que era.
                                  Bem amigo isso é tudo muito bonito, mas em Portugal essa sugestão só funcionaria em cidades grandes como Lisboa e Porto que tem uma enorme rede de transportes, já no restante país as coisas são completamente diferentes, depende-se do carro para tudo, ir a pé ou bicicleta não é viável pois ninguém mora perto do trabalho...

                                  Disto isto, os outros são os outros, nós a coisa não é igual nem vai ser, pois isso essas comparações acabam por ser ridículas...

                                  Comentário


                                    #82
                                    Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                    Estás conversas são engraçadas.. se trabalhar ao lado de casa até faz sentido.. se tiver que fazer 10/20km.. para ir trabalhar..

                                    Pimenta no cu dos outros é refresco?? Pois deve ser
                                    10 kms de bicicleta são 30 minutos, e se for da periferia pra o centro do Porto fazem-se muito mais rápido que de carro. É só ver como está a VCI às 9 da manhã.

                                    Comentário


                                      #83
                                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post

                                      Bem amigo isso é tudo muito bonito, mas em Portugal essa sugestão só funcionaria em cidades grandes como Lisboa e Porto que tem uma enorme rede de transportes, já no restante país as coisas são completamente diferentes, depende-se do carro para tudo, ir a pé ou bicicleta não é viável pois ninguém mora perto do trabalho...

                                      Disto isto, os outros são os outros, nós a coisa não é igual nem vai ser, pois isso essas comparações acabam por ser ridículas...
                                      Metade dos tugas está em Lisboa e Porto. E no resto do país são mais os que trabalham a menos de 10/15 kms de casa que os outros.

                                      Comentário


                                        #84
                                        Tecnologia

                                        Toyota experimenta gasolina verde 75% mais limpa. Não é sintética nem tem hidrogénio

                                        A compatibilidade com os atuais motores a gasolina está garantida. No entanto, esta nova gasolina verde ainda tem mais desafios pela frente.

                                        A menos que algo mude, o futuro da mobilidade na Europa passa pela eletrificação total. Porém, noutras geografias, o processo de redução de emissões ainda não é compatível com esta ambição europeia.

                                        É por isso que a Exxon Mobil Corp. e a Toyota Motor Corp. estabeleceram uma parceria para testar combustíveis com baixo teor de carbono em motores a gasolina, oferecendo, potencialmente, uma solução para reduzir as emissões dos automóveis com motor a combustão. Uma espécie de gasolina verde, totalmente independente dos tradicionais combustíveis fósseis.

                                        Esta nova gasolina verde, que não é sintética nem feita à base de hidrogénio, é produzida a partir de matérias-primas mais limpas e, num futuro próximo, poderá reduzir as emissões de gases de efeito de estufa dos motores de combustão interna até 75%, afirma Andrew Madden, vice-presidente de estratégia e planeamento da Exxon, com base nos resultados iniciais dos testes.

                                        Gasolina verde totalmente compatível
                                        Esta nova gasolina verde mostrou-se totalmente compatível com os motores atuais da Toyota, sem necessidade de alterações mecânicas ou electrónicas, aumentando a possibilidade de vir a ser uma solução complementar aos veículos elétricos a bateria, principalmente em geografias onde a eletrificação enfrenta desafios maiores do que na Europa. Nomeadamente, a falta de rede de abastecimento ou a baixa produção de energia verde.

                                        De acordo com Andrew Madden, responsável da Exxon, esta nova gasolina verde ainda está “numa fase de teste”. Para entrar em produção e ser comercialmente viável necessitará do apoio de políticas governamentais, afirmou em entrevista à AutoNews.

                                        Biomassa e etanol são os ingredientes
                                        Tanto a Exxon como a Toyota têm um longo historial de testes de tecnologias alternativas para reduzir as emissões nos transportes, porém, nem sempre com os resultados esperados.

                                        A Exxon promoveu as algas como uma alternativa sustentável ao Diesel durante anos, antes de abandonar a ideia, enquanto a Toyota tem investido fortemente nos elétricos movidos a hidrogénio, para já sem grande aceitação por parte dos consumidores.

                                        Quanto a esta nova gasolina, que é até 75% mais limpa do que a gasolina fóssil, resulta da mistura de matérias-primas já existentes, como biomassa renovável e etanol produzidos através de processos sustentáveis.

                                        ...​
                                        Fonte

                                        Comentário


                                          #85
                                          Se é para usar biomassa ou etanol, sinceramente, mais vale continuar a usar petróleo.

                                          Comentário


                                          • TURBO
                                            TURBO commented
                                            Editing a comment
                                            No mercado interno não utilizas nada, porque nunca houve essa alternativa dada ao consumidor. Onde pára o CNG, Bioetanol de última geração?

                                          #86
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Se é para usar biomassa ou etanol, sinceramente, mais vale continuar a usar petróleo.
                                          Sim, faz sentido... Mas talvez este seja, ou possa ser, também, um combustível de transição para os completamente sintéticos, mantendo os motores CI vivos... Já aqui se disse, como também eu defendo, a opção sintética deve ser apenas mais uma das opções energéticas, como devem ser os EV. Muito mau seria se, "de um momento para o outro", apenas se pudesse usar energia eléctrica sem qualquer outra opção!

                                          Comentário


                                            #87
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Se é para usar biomassa ou etanol, sinceramente, mais vale continuar a usar petróleo.
                                            Porquê, já agora??

                                            Comentário


                                              #88
                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              Uma manobra de política local alemã

                                              Eles que se preocupem mais em recuperar o tempo perdido noutras áreas.

                                              Esta discussão já vem 10 anos atrasada.
                                              image.png

                                              NB: Carrega na fiscalidade verde portugal, avant-garde bacoca,

                                              Comentário


                                                #89
                                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                Tenho a certeza que com o poder económico dos tugas e o sucessivo aumento da idade média do parque automóvel português, ainda vamos ter a grande maioria dos veículos a combustão, durante muitos anos. No limiar seremos a Cuba da Europa com os seus chassos rolantes.
                                                Nem a Bulgária, com a sua importação maciça e fraudulenta, de sucata alemã irá nos bater.

                                                Comentário


                                                  #90
                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

                                                  image.png

                                                  NB: Carrega na fiscalidade verde portugal, avant-garde bacoca,
                                                  O que faz aí mesmo o “boneco” do UK (ou GB)? Para quem usou 1% ou pouco mais em carvão…

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X