Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Movimentos cívicos para travar minas de lítio - contra os atentados ao meio ambiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Quark Ver Post
    A diferença é que todos esse países têm marcas industriais de prestígio e alcance mundial e Portugal não.....

    Se alguém encontrar alguma coisa parecida com a Nestlé em Portugal que avise.....
    Temos a marca CR7

    Comentário


      Originalmente Colocado por Quark Ver Post
      A diferença é que todos esse países têm marcas industriais de prestígio e alcance mundial e Portugal não.....

      Se alguém encontrar alguma coisa parecida com a Nestlé em Portugal que avise.....
      Verdade, no caso o nosso amigo diz que esses países também vivem do turismo...

      Mas porque é que será que não temos em Portugal algo parecido com a Nestlé? Será porque quando há algum tipo de investimento ou benefício para que empresas se estabeleçam ou sejam criadas o tuguinha vem a correr criticar e dizer que os empresários são o bicho papão que está milionário sem fazer nenhum?

      Ou, no caso de empresas se estabelecerem, dizem logo que andam a trabalhar para eles? Pois...

      Comentário


        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
        Detesto esse pensamento .
        Alias tenho vergonha desse pensamento.
        EU nao quero a ajuda de ninguem , nos temos de ser capazes de gerar riqueza para nos sustentar .
        EU na quero ajuda quero produzir e comercializar de igaul para igual

        Sinceramente não consigo entender, mas qual o problema de termos multinacionais?? vergonha de quê?

        as multinacionais não são novidades atuais , sempre houveram, nunca foram motivo de vergonha porque razão passaram a ser agora?

        vou dar um exemplo, na primeira metade do seculo XX na Alemanha houve uma figura que ficou conhecida pelos piores motivos , criou um regime apelidado de "ultra-nacionalista" , superamacista etc e tal onde os alemães eram a coisa mais inteligente e poderosa do mundo do mundo e arredores, e mesmo nesse regime não faltavam multinacionais estrangeiras poderosas ,como a Ford, General motors, a criação da Opel e por aí fora.

        As multinacionais sempre existiram até nos sitemas mais radicais que acabei de falar, só cá pelos vistos são uma vergonha, o mesmo acontece com o turismo é bom para mundo todo mas é é coisa de sub desenvolvidos.

        A autoeuropa que é a empresa mais exportadora nacional pelos vistos está a prazo, e até está desde que foi feita há mais de 30anos tudo está a prazo, até nós estamos a prazo

        Só o litio não tem prazo... é eterno sao como os diamantes

        e os portugueses venderem o châo que pisam a troco de uns dinheiros com a fatura de poluir e estragar tudo é que é o futuro da nação, vender o chão!!! que eu saiba vender o chão não é produzir nada, é destruir e chão e vende.lo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
          Resultado, salários baixos e trabalhores pobres na generalidade.

          Mas o que tem os salarios baixos a ver com esta conversa? antes de Portugal ser um país turisticos já os salários eram baixos, depois passou a ser turistico e os salários continuam baixos, portanto salários baixos nada tem a ver com o turismo, nem com o litio, porque os mineiros sempre ganharam pessimamente mal, alem de terem uma vida miserável e sujeitos a doenças.


          Os salários baixos culpa o governo que transformou quase 3 terços do pais em funcionarios publicos e afins, e claro não pode aumentar o salário minimo muito senão não tem dinheiro a pagar a essa xulice toda, digo xulice porque muitos nem trabalham estão de baixa psicológica a vida toda , ou de greve e é preciso 3 funcionarios para fazer o trabalho de 1...

          Comentário


            Condeassis,

            Portugal alocar recursos (humanos, capital, etc) na indústria do turismo é garantir que vamos continuar a ser do a países mais atrasados e pobres da UE e da OCDE.
            Esta foi a direção política e económica porque é o caminho mais fácil, o retorno rápido e a utilização de capital humano intensivo (emprego) tornam o sector apeticivel para governos e alguns empresários.

            É muito mais fácil fazer um hotel no Algarve do que construir uma empresa produza produtos / serviços para o mercado global

            Turismo = país pobre

            Comentário


              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
              Sinceramente não consigo entender, mas qual o problema de termos multinacionais?? vergonha de quê?

              as multinacionais não são novidades atuais , sempre houveram, nunca foram motivo de vergonha porque razão passaram a ser agora?

              vou dar um exemplo, na primeira metade do seculo XX na Alemanha houve uma figura que ficou conhecida pelos piores motivos , criou um regime apelidado de "ultra-nacionalista" , superamacista etc e tal onde os alemães eram a coisa mais inteligente e poderosa do mundo do mundo e arredores, e mesmo nesse regime não faltavam multinacionais estrangeiras poderosas ,como a Ford, General motors, a criação da Opel e por aí fora.

              As multinacionais sempre existiram até nos sitemas mais radicais que acabei de falar, só cá pelos vistos são uma vergonha, o mesmo acontece com o turismo é bom para mundo todo mas é é coisa de sub desenvolvidos.

              A autoeuropa que é a empresa mais exportadora nacional pelos vistos está a prazo, e até está desde que foi feita há mais de 30anos tudo está a prazo, até nós estamos a prazo

              Só o litio não tem prazo... é eterno sao como os diamantes

              e os portugueses venderem o châo que pisam a troco de uns dinheiros com a fatura de poluir e estragar tudo é que é o futuro da nação, vender o chão!!! que eu saiba vender o chão não é produzir nada, é destruir e chão e vende.lo.
              Nao percebeste
              Nas não dependemos de multinacionais isso era um mal menor.
              Nós dependemos da ajuda directa dos países do norte há quase 30 anos
              Andamos há 3 décadas a receber dinheiro da CEE e isso evergonha-me

              Comentário


                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                Nao percebeste
                Nas não dependemos de multinacionais isso era um mal menor.
                Nós dependemos da ajuda directa dos países do norte há quase 30 anos
                Andamos há 3 décadas a receber dinheiro da CEE e isso evergonha-me
                Não sei se andamos... na verdade ninguem dá nada a niguem, a UE é de todos e todos contribuem e pagam, essa ideia que andamos só a receber há 30anos , colocaria outra questão...será que são todos burros a darem-nos dinheiro a vida toda sem nada em troca? seria sim uma vergonha para eles...obviamente que não... eles pagam porque tem interesses variados , e esses interesses vão ao pormenor, desde criar estabilidade de investimentos, desde obrigações de circulação de bens, por exemplo grande parte do material da europa importado e exportado passa por Portugal, se houver problemas são os portugueses que tem de resolver isso tem custos, ou achas que ir buscar um doente num navio alemão a 560klm da costa portuguesa não tem um custo? obvio, umas das contrapartidas é o policiamento do mar, entre muitas outras coisas.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                  Não sei se andamos... na verdade ninguem dá nada a niguem, a UE é de todos e todos contribuem e pagam, essa ideia que andamos só a receber há 30anos , colocaria outra questão...será que são todos burros a darem-nos dinheiro a vida toda sem nada em troca? seria sim uma vergonha para eles...obviamente que não... eles pagam porque tem interesses variados , e esses interesses vão ao pormenor, desde criar estabilidade de investimentos, desde obrigações de circulação de bens, por exemplo grande parte do material da europa importado e exportado passa por Portugal, se houver problemas são os portugueses que tem de resolver isso tem custos, ou achas que ir buscar um doente num navio alemão a 560klm da costa portuguesa não tem um custo? obvio, umas das contrapartidas é o policiamento do mar, entre muitas outras coisas.
                  Portugal não contribui para o orçamento da EU, que saiba nunca o fez, isto porque o que recebe em apoios e investimentos em projectos financiados pela EU é muito mais do que aquilo que paga de membership.
                  A ideia disto é que países mais ricos/com crescimento maior paguem mais, para financiar estes projectos nos países que ainda não são contribuidores até que estes passem ao nível seguinte e paguem mais do que aquilo que recebem.
                  Não é o único, é verdade e se a EU não muda, vai continuar assim, é tipo o filho já velho que vive em casa dos pais, que trabalha meia dúzia de horas por semana, dá o salário aos pais e os pais financiam tudo o que ele quer / precisa.

                  Se está política da EU muda, que não é uma questão de se, mas sim quando, Portugal está entregue a bicharada e não tem muito mais onde se ir financiar, passando a ser algo tipo os países pobres de leste, tipo Moldávia e similares.

                  O ganho da EU, países mais ricos, tipo Alemanha, França e o ex da EU uk, são altamente industrializados e precisam de alguém que compre aquilo que eles produzem, isso e claro, de países para poder meter as auto europeas destas vidas, onde os salários são baixos, onde os desesperados (Portugal) fazem acordos para impostos baixos e mesmo isso, não produzem muito, tem uma linha de montagem que são cosas distintas.

                  Nada contra, mas essas dão migalhas, dão emprego claro, mas no plano geral, migalhas comparado com aquilo que teriam caso fosse tudo feito em Portugal.

                  O lithium que é o que estávamos a falar, é um recurso natural, o país não pagou nada por ele, apenas parece que temos sorte, agora ou o aproveitamos enquanto ele está na moda, a ser necessário ou então agarramos a ele com unhas e dentes, não o usamos, não o vendemos, não o extraímos, não o fazemos render... Entretanto deixa de ser necessário ou se descobre que há mais em outro lado qualquer e quem é que leva os €€€ ? Os outros.

                  É sempre assim não é?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                    Bom gráfico.

                    Bons argumentos contra são

                    - a composição química do nosso lítio é difícil de processar comparativamente à do Chile

                    - Dificuldade de mineração (Chile é de fácil extracção)




                    Já agora alguém sabe onde extraímos lítio atualmente.



                    A maioria dos outros argumentos é o habitual dos velhos do restelo. Querem um país rico, mas sem risco.


                    É bom discutir, mas a não prospecção de petróleo ficou-me atravessada, tal a estupidez colectiva.

                    Prospecção diferente de produção já agora.



                    Faz-me também recordar o querermos aumentar a zona económica exclusiva marítima, mas é para ir investigar os peixes no fundo do mar nos novos 1,8 milhões de quilómetros quadrados de mar. Dá muito peixe para investigar.


                    Nós queremos tudo, sol na eira e chuva no nabal.

                    Comentário




                      Já não é de agora…

                      Comentário


                        Pelo que se consegue apurarar no Google o lítio em PT está sobe a forma de pegmatito mais usado em cerâmicas e já é explorado há mais de 60 anos.
                        A percentagem que se encontra é no máximo 1% do volume.

                        Para se retirar o lítio com a finalidade de fazer baterias de se moído até 500micrometros em pó e depois é separado facilmente.

                        O lítio chileno é muito mais fácil de obter e nós só exploramos lítio por causa da indústria cerâmica que admite % baixas, segundo parece e até ver. Não consta que seja para baterias. Ainda que possa eventualmente ser depois moído noutros países para onde exportamos a pegmatitite em bruto.
                        É um assunto algo obscuro...
                        Editado pela última vez por ; 22 December 2021, 07:41.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Pelo que se consegue apurarar no Google o lítio em PT está sobe a forma de pegmatito mais usado em cerâmicas e já é explorado há mais de 60 anos.
                          A percentagem que se encontra é no máximo 1% do volume.

                          Para se retirar o lítio com a finalidade de fazer baterias de se moído até 500micrometros em pó e depois é separado facilmente.

                          O lítio chileno é muito mais fácil de obter e nós só exploramos lítio por causa da indústria cerâmica que admite % baixas, segundo parece e até ver. Não consta que seja para baterias. Ainda que possa eventualmente ser depois moído noutros países para onde exportamos a pegmatitite em bruto.
                          É um assunto algo obscuro...
                          Se é um material que só tem essa percentagem de litio, e é usada sem retirar o litio, então acho que nem deveria aparecer naquele gráfico como produção de litio, porque é enganador.

                          Comentário


                            Quero ser rico, sem ter de trabalhar, investir (e a investir só se for em coisas garantidas)

                            Como haverei de fazer?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                              Portugal não contribui para o orçamento da EU, que saiba nunca o fez, isto porque o que recebe em apoios e investimentos em projectos financiados pela EU é muito mais do que aquilo que paga de membership.
                              A ideia disto é que países mais ricos/com crescimento maior paguem mais, para financiar estes projectos nos países que ainda não são contribuidores até que estes passem ao nível seguinte e paguem mais do que aquilo que recebem.
                              Não é o único, é verdade e se a EU não muda, vai continuar assim, é tipo o filho já velho que vive em casa dos pais, que trabalha meia dúzia de horas por semana, dá o salário aos pais e os pais financiam tudo o que ele quer / precisa.


                              Nada contra, mas essas dão migalhas, dão emprego claro, mas no plano geral, migalhas comparado com aquilo que teriam caso fosse tudo feito em Portugal.

                              Eu continuo a achar que contribui sim, pode ser menos mas contribui de outras formas de pagar e contribuir, não penses que são todos burros e andam a sustentar Portugal a vida toda a troco de nada.

                              Seja como foi a situação que Portugal se encontra pode se agradecer as politicas esquerdistas e comunistas que tem vindo a destruir Portugal ha decadas, lembras o discurso que mostraste do Marcelo Caetano, pois é o que tu acabaste de afirmar, foram os comunistas que destruiram/e continuam a Portugal que destruiram as ex colonias e que destroem tudo tal como destruiram a Venezuela , Cuba etc.





                              O lithium que é o que estávamos a falar, é um recurso natural, o país não pagou nada por ele, apenas parece que temos sorte, agora ou o aproveitamos enquanto ele está na moda, a ser necessário ou então agarramos a ele com unhas e dentes, não o usamos, não o vendemos, não o extraímos, não o fazemos render... Entretanto deixa de ser necessário ou se descobre que há mais em outro lado qualquer e quem é que leva os €€€ ? Os outros.

                              É sempre assim não é?
                              O litio implica fazer minas gigantes e destruir uma boa parte do pais com conseguencias gravissimas como a ficar com terrenos aridos e estéreis , rios poluidos , solos e agua para beber dos lencóis freáticos contaminada, ganhar uns trocos a troco de se ficar numa paisagem tipo lunar radioactiva e contaminada, NÃO OBRIGADO!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                Não sei se andamos... na verdade ninguem dá nada a niguem, a UE é de todos e todos contribuem e pagam, essa ideia que andamos só a receber há 30anos , colocaria outra questão...será que são todos burros a darem-nos dinheiro a vida toda sem nada em troca? seria sim uma vergonha para eles...obviamente que não... eles pagam porque tem interesses variados , e esses interesses vão ao pormenor, desde criar estabilidade de investimentos, desde obrigações de circulação de bens, por exemplo grande parte do material da europa importado e exportado passa por Portugal, se houver problemas são os portugueses que tem de resolver isso tem custos, ou achas que ir buscar um doente num navio alemão a 560klm da costa portuguesa não tem um custo? obvio, umas das contrapartidas é o policiamento do mar, entre muitas outras coisas.
                                NAo é nao sabemos tu na sabes que é outra coisa bem diferente .
                                ALias essa foi uma das fundamentaçoes do brexit ( com ou sem merito isso agora pouco importa).
                                MAs fazendo o serviço publico aqui fica a ,lista de quem paga e quem recebe pre brexit.





                                de qualquer maneira empurrar as exploraçoes poluentes para os paises de terceiro mundo onde a condiçoes de trabalho sao miseraveis, a exploraçao infantil o pao nosso de cada dia, e os cuidados ambientais durante a exploraçao sao inexistentes é de uma hipocrisia terrivel, sobretudo porque nos somos avido consumidores dos mesmos.
                                MAs e como eu digo todos querem andar de carro, e ter smartphone mas ninguem quer ter um mina a porta.
                                O que é so das posiçoes mais hipocritas que se pade ter

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                  Quero ser rico, sem ter de trabalhar, investir (e a investir só se for em coisas garantidas)

                                  Como haverei de fazer?
                                  Crypto.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Se é um material que só tem essa percentagem de litio, e é usada sem retirar o litio, então acho que nem deveria aparecer naquele gráfico como produção de litio, porque é enganador.

                                    Isto deve ter um critério qualquer mas talvez até esteja bem.
                                    Por exemplo qd se fala de minério de ferro falamos de óxidos com uma elevada % de elemento ferro , nunca de ferro puro. Com o lítio o principio é provavelmente o mesmo.

                                    A % será naturalmente variável conforme o local de extracção e o preço de venda tb diferente mas importa referir que nas bateria não se usa tb o Litio puro.

                                    Na nova unidade de transformação do minério de lítio tuga em Litio para baterias (apresentada esta semana) o produto final será o Hidróxido de Lítio. E para produzir o hidróxido Li não é necessário ter litio puro.

                                    Daquilo que percebi, tem bastante impacto ambientais, um consumo de água doce brutal e liberta bastantes poluentes. Mas isso é comum a qualquer matéria prima que utilizemos no dia-a-dia...
                                    Tenho é duvidas que sejam criados 1500 empregos nessa fabrica. Não estamos propriamente a falar de linhas de montagem.
                                    A não ser que querem produzir baterias tb.

                                    Comentário


                                      E depois é preciso ainda que o o mercado das cerâmicas pague menos pelo minério do que o mercado das baterias. Não sei se alguém se lembrou disso ou não... É que se o litio permite baixar o ponto de fusão, com o aumento do preço da energia a industria ceramica estar disposta a pagar mais. Isto parecendo que não está tudo interligado.


                                      o lítio é hoje extraído em Portugal “em associação com o quartzo e feldspato e é apenas utilizado no processo fundente das pastas cerâmicas, para baixar o ponto de fusão, diminuindo assim o consumo energético”

                                      Esta situação acontece em minas como Alvarrões, na Guarda, Formigoso, Porto Vieiro e Seixalvo, em Ponte de Lima (Braga), e Gondiães e Lousas, em Boticas

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                        NAo é nao sabemos tu na sabes que é outra coisa bem diferente .
                                        ALias essa foi uma das fundamentaçoes do brexit ( com ou sem merito isso agora pouco importa).
                                        MAs fazendo o serviço publico aqui fica a ,lista de quem paga e quem recebe pre brexit.
                                        Ok tens razão na lista, mas há outras variáveis e formas de contribuir não só na UE mas noutras alianças, lembro-me há uns anos a China queria pagar a divida toda de Portugal , há interesses. Ao longo da história Portugal sempre teve apoios que o fizeram crescer e manter-se entre os tubarões, começou com o apoio dos cruzados, depois os ingleses, depois forças coloniais, e por fim união europeia , China etc...e nada é novidade, mas na verdade nunca ninguem apoiou Portugal sem nada em troca...



                                        de qualquer maneira empurrar as exploraçoes poluentes para os paises de terceiro mundo onde a condiçoes de trabalho sao miseraveis, a exploraçao infantil o pao nosso de cada dia, e os cuidados ambientais durante a exploraçao sao inexistentes é de uma hipocrisia terrivel, sobretudo porque nos somos avido consumidores dos mesmos.
                                        Essa ideia é um pouco redutora para certos povos, não lhes damos trabalho porque são miseráveis, eu não defendo isso.

                                        Na verdade a criação do local não é empurrar nada, mas um país grande com desertos é melhor e tem menos impato uma mina que num país pequeno como Portugal onde se teria de destruir uma "serra do Buçaco" para fazer uma mina...

                                        Por outro lado eu não defendo que se explore ninguem, nunca defendi isso, sou contra dominios e trabalho escravo ou desumano, tenho como exemplo o meu pai (e muitos outros portugueses )em Africa sempre teve uma boa relação com os empregados que teve, portanto não defendo as coisas de outra forma, colocar uma empresa em Africa é para ajudar a crescer e não oprimir seja quem for. E pagar salários justos claro.

                                        Comentário


                                          Como aquelas fábricas têxteis que pagam salários justos aos miúdos do Bangladesch ?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                            Como aquelas fábricas têxteis que pagam salários justos aos miúdos do Bangladesch ?
                                            O mundo não evolui todo ao mesmo tempo há povos mais atrasados que outros, mas esse do Bangladesch existiu cá no passado os meus avós começaram a trabalhar com 10anos... portanto o que acontece no Bangladesch é normal o que é normal é ser nos dias de hoje, é basicamente um problema mais cronológico.

                                            Falou-se da Mauritânia é outro exemplo a a Mauritânia foi um país que aboliu a escravatura só nos anos 80 do seculo XX , e só acabou porque muitos países europeus criticaram isso, e fizeram pressão para esse fim, senão ainda hoje havia escravos legalizados.

                                            Povos africanos , do médio oriente , asia e america do sul, tem tendência a se escravisarem e explorarem uns aos outros deste sempre, compete aos europeus servirem de exemplo para lhes proporcionar a evolução e a civilização para eles trabalharem de forma mais "humanizada"

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                              Eu continuo a achar que contribui sim, pode ser menos mas contribui de outras formas de pagar e contribuir, não penses que são todos burros e andam a sustentar Portugal a vida toda a troco de nada.

                                              Seja como foi a situação que Portugal se encontra pode se agradecer as politicas esquerdistas e comunistas que tem vindo a destruir Portugal ha decadas, lembras o discurso que mostraste do Marcelo Caetano, pois é o que tu acabaste de afirmar, foram os comunistas que destruiram/e continuam a Portugal que destruiram as ex colonias e que destroem tudo tal como destruiram a Venezuela , Cuba etc.
                                              O que tu achas só mostra o quao és desinformado, no entanto ao invés de ires procurar informacao correcta, continuas a insistir no "eu acho", "nao sao burros" e por aí fora, factos, absolutamente nenhuns, apenas achismos e isso é com tudo, daí que muitas vezes já nem me dou ao trabalho de tentar discutir contigo, pois é tudo na base do achómetro e das falácias que vais inventando para tentar fazer backup a esses achismos.

                                              O que o Marcelo Caetano disse, foi que sem as colónias Portugal estava desgracado, tinha razao, a riqueza do país estava ali, era ali que iam buscar o ouro para encher os cofres, ouro esse que serve como que uma espécie de moeda de garantia para quando o país se ia e vai financiar nos mercados externos (era no passado mais verdade do que é hoje).
                                              No entanto tu insistes na história de que Portugal nao roubou nada as ex-colónias, ficou lá tudo... nao vinha nda para Portugal, um pouco contraditório quando agora dizes que ele tinha razao nao?
                                              Ninguém destruiu nada, o que aconteceu foi que Salazar se agarrou as colonias porque sabia que sem elas estava desgracado, no entanto ele próprio sabia que tinha de lhes dar a independencia... daí a guerra do ultramar para onde ele mandou milhares de Portugueses para uma morte quase certa em nome de defender o "império".

                                              As ex-colonias estao agora destruidas, porque o povo, os "donos" daquela terra, fizeram escolhas erradas... foram no conto do vigário do populista... basta ver o nome do partido que tu falas aqui MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) libertacao... a libertacao dos colonos que os roubaram durante seculos, podes negar a tua vontade, os factos nao estao do teu lado, portanto só estarás a tentar enganar-te a ti próprio.


                                              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                              O litio implica fazer minas gigantes e destruir uma boa parte do pais com conseguencias gravissimas como a ficar com terrenos aridos e estéreis , rios poluidos , solos e agua para beber dos lencóis freáticos contaminada, ganhar uns trocos a troco de se ficar numa paisagem tipo lunar radioactiva e contaminada, NÃO OBRIGADO!!!
                                              Totalmente errado e mais uma vez, estás na base dos achismos e naquilo que os adivinhadores do apocalipse acham.
                                              Nao te vou explicar, porque seja o que for que eu diga, tu vais mais uma vez negar com os teus achismos e enfiar a cabeca debaixo da areia enquanto tapas as orelhas e choras e gritas "nao nao nao".
                                              Pesquisa mais sobre o assunto...

                                              No entanto também é bom ver a hipocrisia... Se isso fosse totalmente verdade, nao queres em Portugal mas querias que Portugal fosse explorar para outros países lolol
                                              Editado pela última vez por turboyoda; 22 December 2021, 12:27.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                Crypto.
                                                Nem isso é garantido, já ganhei muito com Crypto que fez com que o meu risco de perder seja quase nulo, mas...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                  Ok tens razão na lista, mas há outras variáveis e formas de contribuir não só na UE mas noutras alianças, lembro-me há uns anos a China queria pagar a divida toda de Portugal , há interesses. Ao longo da história Portugal sempre teve apoios que o fizeram crescer e manter-se entre os tubarões, começou com o apoio dos cruzados, depois os ingleses, depois forças coloniais, e por fim união europeia , China etc...e nada é novidade, mas na verdade nunca ninguem apoiou Portugal sem nada em troca...
                                                  Claro que queriam, pagam a divida e Portugal passa a pagar a dever a eles ao invés de outros... é uma espécie de crédito consolidado...
                                                  Imagina que deves 10 milhoes, divididos por 10 credores, 1 milhao a cada um...
                                                  Em outro cenário deves 10 milhoes apenas a um credor.

                                                  O que acontece se deixares de pagar?
                                                  Em qual das situacoes estás em piores lencois?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                    O mundo não evolui todo ao mesmo tempo há povos mais atrasados que outros, mas esse do Bangladesch existiu cá no passado os meus avós começaram a trabalhar com 10anos... portanto o que acontece no Bangladesch é normal o que é normal é ser nos dias de hoje, é basicamente um problema mais cronológico.

                                                    Falou-se da Mauritânia é outro exemplo a a Mauritânia foi um país que aboliu a escravatura só nos anos 80 do seculo XX , e só acabou porque muitos países europeus criticaram isso, e fizeram pressão para esse fim, senão ainda hoje havia escravos legalizados.

                                                    Povos africanos , do médio oriente , asia e america do sul, tem tendência a se escravisarem e explorarem uns aos outros deste sempre, compete aos europeus servirem de exemplo para lhes proporcionar a evolução e a civilização para eles trabalharem de forma mais "humanizada"
                                                    Engracado ler isto... vindo de ti...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                      O que tu achas só mostra o quao és desinformado, no entanto ao invés de ires procurar informacao correcta, continuas a insistir no "eu acho", "nao sao burros" e por aí fora, factos, absolutamente nenhuns, apenas achismos e isso é com tudo, daí que muitas vezes já nem me dou ao trabalho de tentar discutir contigo, pois é tudo na base do achómetro e das falácias que vais inventando para tentar fazer backup a esses achismos.

                                                      O que o Marcelo Caetano disse, foi que sem as colónias Portugal estava desgracado, tinha razao, a riqueza do país estava ali, era ali que iam buscar o ouro para encher os cofres, ouro esse que serve como que uma espécie de moeda de garantia para quando o país se ia e vai financiar nos mercados externos (era no passado mais verdade do que é hoje).
                                                      No entanto tu insistes na história de que Portugal nao roubou nada as ex-colónias, ficou lá tudo... nao vinha nda para Portugal, um pouco contraditório quando agora dizes que ele tinha razao nao?
                                                      Ninguém destruiu nada, o que aconteceu foi que Salazar se agarrou as colonias porque sabia que sem elas estava desgracado, no entanto ele próprio sabia que tinha de lhes dar a independencia... daí a guerra do ultramar para onde ele mandou milhares de Portugueses para uma morte quase certa em nome de defender o "império".

                                                      As ex-colonias estao agora destruidas, porque o povo, os "donos" daquela terra, fizeram escolhas erradas... foram no conto do vigário do populista... basta ver o nome do partido que tu falas aqui MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) libertacao... a libertacao dos colonos que os roubaram durante seculos, podes negar a tua vontade, os factos nao estao do teu lado, portanto só estarás a tentar enganar-te a ti próprio.

                                                      Mas será dificil entender que o que é hoje Portugal é uma migalha de terra do que foi??? Portugal no seu todo era o ultramar, e era o ultramar que fazia dinheiro e esse dinheiro era investido no ultramar, ou achas que as pessoas que viviam em Angola era burras? de Angola saia , café, algodão, acuçar e outros produtos alimentares, mas ia para lá vinho, bacalhau, azeite etc... Angola era um dois maiores exportadores mundiais de algumas materias primas. Hoje Angola seria uma super potência.

                                                      Alias em certa altura houve uma proposta para a capital de Portugal passar a ser em Luanda, essa proposta não foi para a frente mas nem seria novidade antes antes o Rio de Janeiro no Brasil chegou a ser a capital de todo o imperio português.

                                                      E as outras colónias iguais tinham desenvolvimento sustentável , olha Macau pequeno e sem recursos hoje é a 2ªregião mais rica do mundo, claro quiseram continuar administrados por Portugal até 1999.


                                                      Olha Lourenço Marques em Moçambique onde nasceu um amigo meu, era uma das cidades que dava 10-0 a muita cidade europeia. Repara no investimento, nas infraestruturas no património, e deixa de dizer disparates terceiro mundistas como essa que roubou...









                                                      Totalmente errado e mais uma vez, estás na base dos achismos e naquilo que os adivinhadores do apocalipse acham.
                                                      Nao te vou explicar, porque seja o que for que eu diga, tu vais mais uma vez negar com os teus achismos e enfiar a cabeca debaixo da areia enquanto tapas as orelhas e choras e gritas "nao nao nao".
                                                      Pesquisa mais sobre o assunto...

                                                      No entanto também é bom ver a hipocrisia... Se isso fosse totalmente verdade, nao queres em Portugal mas querias que Portugal fosse explorar para outros países lolol

                                                      Tu deves ter um problema qualquer em interpretar as coisas , ir montar um negócio noutro país legalizado e dentro da lei e regras é mau, mas é mau porquê?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post

                                                        O que acontece se deixares de pagar?
                                                        Em qual das situacoes estás em piores lencois?
                                                        Pergunta aos politicos de esquerda tivemos um que resolvia bem o problema da divida. outro é fora troika e por aí fora, e depois ha os de direita não fazem dividas...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                          Ninguém destruiu nada, o que aconteceu foi que Salazar se agarrou as colonias porque sabia que sem elas estava desgracado, no entanto ele próprio sabia que tinha de lhes dar a independencia... daí a guerra do ultramar para onde ele mandou milhares de Portugueses para uma morte quase certa em nome de defender o "império".
                                                          as coisas que eu leio aqui uma morte quase certa...já morreu mais gente em Portugal de covid que em toda a guerra colonial durante os 13anos.

                                                          O meu pai foi combatente em Angola, em toda a guerra moreram no batalhão dele uns 4, ...1 foi afogado na prais durante as férias, 1 de acidente de carro, outro de doença e outro pronto morreu em combate... ou seja 1 morto em milhares, corres mais risco de vida hoje a ires á cova da moura ou a um bairro cigano, ou á porta de uma discoteca que ires para a guerra do ultramar


                                                          As ex-colonias estao agora destruidas, porque o povo, os "donos" daquela terra, fizeram escolhas erradas... foram no conto do vigário do populista...
                                                          Os donos da terra como eu sairam de lá, os que lá ficaram era mercanários que vieram do Congo e outro lugares ao abrigo dos comunistas, até o Fidel lá teve com os russos.




                                                          basta ver o nome do partido que tu falas aqui MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) libertacao... a libertacao dos colonos que os roubaram durante seculos, podes negar a tua vontade, os factos nao estao do teu lado, portanto só estarás a tentar enganar-te a ti próprio.


                                                          l
                                                          Tu desconheces tudo, esse MPLA é que são ladrões e colonos, vai ser o que eles fazem no enclave de Cabinda.
                                                          Quase toda a riqueza de Angola vem de Cabinda que está fora de Angola e continua terceiro mundo , nem um hospital decente tem, e nem região autonoma é, ou seja é uma colónia de Angola pela força e opressão.

                                                          https://observador.pt/2020/09/21/ind...ocesso-de-paz/

                                                          Portanto tu um adepto de defender o vitimismo anti ocidente, e os pseudo oprimidos não podes falar bem dos ladrões do MPLA
                                                          Editado pela última vez por CondedeAssis; 22 December 2021, 13:57.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                            Mas será dificil entender que o que é hoje Portugal é uma migalha de terra do que foi??? Portugal no seu todo era o ultramar, e era o ultramar que fazia dinheiro e esse dinheiro era investido no ultramar, ou achas que as pessoas que viviam em Angola era burras? de Angola saia , café, algodão, acuçar e outros produtos alimentares, mas ia para lá vinho, bacalhau, azeite etc... Angola era um dois maiores exportadores mundiais de algumas materias primas. Hoje Angola seria uma super potência.

                                                            Alias em certa altura houve uma proposta para a capital de Portugal passar a ser em Luanda, essa proposta não foi para a frente mas nem seria novidade antes antes o Rio de Janeiro no Brasil chegou a ser a capital de todo o imperio português.

                                                            E as outras colónias iguais tinham desenvolvimento sustentável , olha Macau pequeno e sem recursos hoje é a 2ªregião mais rica do mundo, claro quiseram continuar administrados por Portugal até 1999.


                                                            Olha Lourenço Marques em Moçambique onde nasceu um amigo meu, era uma das cidades que dava 10-0 a muita cidade europeia. Repara no investimento, nas infraestruturas no património, e deixa de dizer disparates terceiro mundistas como essa que roubou...










                                                            Tu deves ter um problema qualquer em interpretar as coisas , ir montar um negócio noutro país legalizado e dentro da lei e regras é mau, mas é mau porquê?
                                                            Realmente é mesmo triste o que dizes...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                              Pergunta aos politicos de esquerda tivemos um que resolvia bem o problema da divida. outro é fora troika e por aí fora, e depois ha os de direita não fazem dividas...

                                                              Por mais ladrão que ele seja e também não concorde com as políticas dele, ele nisso tem razão, a dívida é para ser gerida não necessariamente paga.

                                                              Qualquer pessoa que saiba o mínimo de gestão financeira te dirá o mesmo, fazer dinheiro com o dinheiro dos outros não o teu, mas eu percebo que tu não saibas disso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X