Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Hoje meti-me dentro do carro, fui levar os putos à escola, saí daqui da localidade e na 1ª curva pensei... "Que m€rd@ vais tu fazer para o escritório hoje? Nada!!". Meia volta e casa!! 😎
    Ainda foste a tempo hehe.

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

      A ideia n era essa , falo de muitos casos , nao de todos.
      Até pk depois há 1001 razoes , nao só o comodismo.
      E este tb é legitimo, a pessoa paga e bem para isso.
      Mas vejamos, nem sempre acaba por ser comodo.
      Dou te o meu caso, não pago carro nem a deslocação, nem tenho possibilidade (imposição da entidade) de fazer teletrabalho.

      Se calhar os 15min que demoro a mais a chegar, com estacionamento à porta, valem a pena ao andar em sardinha em lata em TP e ter que fazer uma caminhada de 10min para chegar ao trabalho.

      Por isso digo, são generalizações que não se devem fazer, cada caso tem a sua especificidade.

      Comentário


        Rasec nao é a isso que em refiro.
        Refiro-me a quem stressa por vezes sem razão visto ter alternativa de TP.

        Mal é de muita gente que nao os tem e queria ter.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Rasec nao é a isso que em refiro.
          Refiro-me a quem stressa por vezes sem razão visto ter alternativa de TP.

          Mal é de muita gente que nao os tem e queria ter.
          Falaste de "malta que pode fazer teletrabalho"

          Comentário


            Originalmente Colocado por jolopes Ver Post

            Dou te o meu caso, não pago carro nem a deslocação, nem tenho possibilidade (imposição da entidade) de fazer teletrabalho.

            Se calhar os 15min que demoro a mais a chegar, com estacionamento à porta, valem a pena ao andar em sardinha em lata em TP e ter que fazer uma caminhada de 10min para chegar ao trabalho.

            Por isso digo, são generalizações que não se devem fazer, cada caso tem a sua especificidade.
            apre, eu n tou a fazer generalização nenhuma.
            Que o interpretres assim tudo bem, um gajo tem que meter o disclaimer a avisar, ja sei.
            Mas tb ja esclareci isso ne.

            Mas nao pagares carro nem combustivel ajuda mt.

            E estacionamento a porta tb.
            Eu tinha isso ( estacionamento a porta de borla ) mas prefiro desta forma pk os minutos de caminhada mais as escadas das estações de comboio e metro ja me ajudam a perder mais uns KG hehe.

            Pa ti n ligas pk andas mt de bicla e n deves ter kcal pa perder mas eu tudo o que puder aproveitar é fixe pa complementar o treino em casa .

            Mas ja agora sardinha em lata onde? Eu ando em linhas urbanas de comboio e metro e as vezes vai 1 pouco cheio mas nd de mais.

            É mais chato pas senhoras de sapatis pipi que n se conseguem sentar e ficam de pé a sofrer haha.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Hoje meti-me dentro do carro, fui levar os putos à escola, saí daqui da localidade e na 1ª curva pensei... "Que m€rd@ vais tu fazer para o escritório hoje? Nada!!". Meia volta e casa!! 😎
              Por iniciativa própria, depois de deixar os miúdos na escola, vou para o escritório, porque:
              - fica mais perto que voltar a casa (facilita para os ir buscar)
              - tenho AC no escritório
              - tenho café de borla no escritório
              - gosto de estar com os poucos que estão por lá

              Comentário


                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Por iniciativa própria, depois de deixar os miúdos na escola, vou para o escritório, porque:
                - fica mais perto que voltar a casa (facilita para os ir buscar)
                - tenho AC no escritório
                - tenho café de borla no escritório
                - gosto de estar com os poucos que estão por lá
                - O escritório fica a 80 km das escolas dos putos, que ficam a 100/400m da minha casa.;
                - Tenho AC em casa;
                - O custo do café que beberei ao almoço (em casa) é inferior ao valor da portagem;
                - Há lá malta fixe, mas não estou há tanto tempo longe deles que já tenha saudades.

                Comentário


                  Por acaso agora com estes aumentos de energia ainda sabe melhor trabalhar no escritorio.
                  Uma vez que até o passe me pagam.

                  Tambem nao tenho putos, ajuda mt , porque nao tenho o tempo tão contado ao mm.

                  Comentário


                    BTW Rasec sim tens razao.
                    Mas refazendo a frase, queria mais era dizer que o transito é em boa parte causado por quem tem possibilidade financeira de estoirar carro e combustivel em pára-arranca.
                    A malta mais remediada, que quase nao pode teletrabalhar, vai de transportes.
                    E não raras vezes implica uma maior qualidade de vida.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      O problema de estudar em linha é quando vem o comboio...
                      Pode estar a estudar para maquinista, aí nao há problema

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post

                        Pode estar a estudar para maquinista, aí nao há problema
                        Ou costureira...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post

                          Pode estar a estudar para maquinista, aí nao há problema
                          Tomara eu.
                          Mas é mt caro o curso , e o salario nao é nd de especial.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                            Tomara eu.
                            Mas é mt caro o curso , e o salario nao é nd de especial.
                            Ha uns tempos deu uma reportagem sobre isso. Penso que ronda os 20k€ o curso. Os salarios estao acima dos 2000€.
                            20k€ gastam muitos pais numa licenciatura para os filhos e depois vao ganhar menos que isso.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post

                              Ha uns tempos deu uma reportagem sobre isso. Penso que ronda os 20k€ o curso. Os salarios estao acima dos 2000€.
                              20k€ gastam muitos pais numa licenciatura para os filhos e depois vao ganhar menos que isso.
                              Agora anda pelos 12 / 13 mil.
                              Mas os salarios brutos começam em 950 / 1150 nos primeiros anos.
                              Evidente que depois têm os extras de turnos e fins de semana e horas nocturnas além de trabalhar folgas e fins de semana que acontece mtas vezes.

                              2000 brutos base só ao fim de 15 / 20 anos.
                              Ou inicio de carreira , em frança.

                              Mas gastar-se X ou Y num curso, nada tem a ver com os que se ganha como sabemos.
                              Há muitas outras variáveis e os canudos sejam superiore sou nao, nao implicam que se ganhe isto ou aquilo e ainda bem.

                              Mas isto é offtopic já que maquinista não dá pa ser teletrabalho hehe.

                              Só quando 1 dia for automatizado, que ainda vai sendo pouco.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post


                                Mas isto é offtopic já que maquinista não dá pa ser teletrabalho hehe.
                                podia dar, também se pilota drones e aviões à distância


                                falando agora de teletrabalho eu vou manter o meu regime misto em 2023, vou estar em casa nas próximas 3 semanas

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                  podia dar, também se pilota drones e aviões à distância


                                  falando agora de teletrabalho eu vou manter o meu regime misto em 2023, vou estar em casa nas próximas 3 semanas
                                  Sim mas n tem existido interesse por aí alem na automatização.
                                  Tem sido mais em linhas urbanas / metro.

                                  Comentário


                                    https://jornaleconomico.pt/noticias/...teiroes-983815

                                    Teletrabalho: criámos um mundo de solteirões

                                    ​☺

                                    Comentário


                                      A questão do teletrabalho tem de ser visto, e estudada os efeitos na sociedade de uma forma global, esse artigo é péssimo, porque se foca num grupo de pessoas, que poderá existir, que se isola em casa e desliga do mundo exterior, mas daí a criar um mundo de solteiros vai uma grande distancia, estamos a falar de quantas pessoas? Se calhar uma % pequena. Que em nada fica atrás das pessoas que não têm amigos e as conversas futeis no trabalho é tudo o que têm. Tem de ser visto de forma global.

                                      De qualquer maneira, o modelo hibrido de 2 a 3 vezes no escritório veio para ficar, e a % de trabalhos remotos aumentou, isso já não volta atrás, os 5 dias no escritório já está acabado, a sexta então é para esquecer . Mas o remoto a 100% também é para esquecer, apenas em empresas muito especificas ou posições especificas, não é de todo a regra.

                                      O meu caso especifico o que critico, mas isto é defeito de ser uma multi nacional com regras bem definidas, é a inflexibilidade, por exemplo por vezes tenho o dia cheio de reuniões com equipas no estrangeiro, ou são dias de planeamento global, e andamos todos feitos parvos no escritório à procura de um sitio para se ter as reuniões online em sossego.




                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                        A questão do teletrabalho tem de ser visto, e estudada os efeitos na sociedade de uma forma global, esse artigo é péssimo, porque se foca num grupo de pessoas, que poderá existir, que se isola em casa e desliga do mundo exterior, mas daí a criar um mundo de solteiros vai uma grande distancia, estamos a falar de quantas pessoas? Se calhar uma % pequena. Que em nada fica atrás das pessoas que não têm amigos e as conversas futeis no trabalho é tudo o que têm. Tem de ser visto de forma global.

                                        De qualquer maneira, o modelo hibrido de 2 a 3 vezes no escritório veio para ficar, e a % de trabalhos remotos aumentou, isso já não volta atrás, os 5 dias no escritório já está acabado, a sexta então é para esquecer . Mas o remoto a 100% também é para esquecer, apenas em empresas muito especificas ou posições especificas, não é de todo a regra.

                                        O meu caso especifico o que critico, mas isto é defeito de ser uma multi nacional com regras bem definidas, é a inflexibilidade, por exemplo por vezes tenho o dia cheio de reuniões com equipas no estrangeiro, ou são dias de planeamento global, e andamos todos feitos parvos no escritório à procura de um sitio para se ter as reuniões online em sossego.



                                        (A Bold) Cuidado com as certezas absolutas. Pode ser que sim mas também pode ser que não. Como já salientei por diversas vezes, acho que uma maior certeza de como as coisas realmente estarão é 2 (dois) anos depois do FIM (decretado oficialmente pela OMS) da pandemia. Portanto, se a pandemia acabar durante este ano - o que é um cenário provável -, em 2025 é que veremos, de facto, em que pé estamos.

                                        É certo que se pode argumentar que hoje vivemos como se a pandemia já tivesse acabado - e de certa forma é verdade, uma vez que já fazemos praticamente a vida pré Covid. Mas no entanto, com o fim oficialmente decretado pelo organismo de saúde, quando tal acontecer, aí é que se começará verdadeiramente a proceder com essa bitola, ou seja, num mundo sem nenhuma emergência sanitária. Provavelmente cairão definitivamente as máscaras nos hospitais, clínicas e lares; bem como uma ainda maior flexibilização do teletrabalho no sentido de ser ainda mais presencial... é uma realidade em que todos devem estar preparados para isso, goste-se ou não!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Juventino Ver Post

                                          (A Bold) Cuidado com as certezas absolutas. Pode ser que sim mas também pode ser que não. Como já salientei por diversas vezes, acho que uma maior certeza de como as coisas realmente estarão é 2 (dois) anos depois do FIM (decretado oficialmente pela OMS) da pandemia. Portanto, se a pandemia acabar durante este ano - o que é um cenário provável -, em 2025 é que veremos, de facto, em que pé estamos.

                                          É certo que se pode argumentar que hoje vivemos como se a pandemia já tivesse acabado - e de certa forma é verdade, uma vez que já fazemos praticamente a vida pré Covid. Mas no entanto, com o fim oficialmente decretado pelo organismo de saúde, quando tal acontecer, aí é que se começará verdadeiramente a proceder com essa bitola, ou seja, num mundo sem nenhuma emergência sanitária. Provavelmente cairão definitivamente as máscaras nos hospitais, clínicas e lares; bem como uma ainda maior flexibilização do teletrabalho no sentido de ser ainda mais presencial... é uma realidade em que todos devem estar preparados para isso, goste-se ou não!
                                          O teletrabalho, sobretudo em modelo híbrido, veio para ficar, e será o próprio mercado a fazer com que isso aconteça.

                                          Empresas que possibilitem um regime híbrido ao invés de um 100% presencial serão mais atractivas para a maioria das pessoas, e por conseguinte as que conseguirão atrair o pessoal mais qualificado.

                                          Eu neste momento não trabalharia para uma empresa em regime 100% presencial nem que me fosse oferecido um vencimento bastante superior.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post

                                            O teletrabalho, sobretudo em modelo híbrido, veio para ficar, e será o próprio mercado a fazer com que isso aconteça.

                                            Empresas que possibilitem um regime híbrido ao invés de um 100% presencial serão mais atractivas para a maioria das pessoas, e por conseguinte as que conseguirão atrair o pessoal mais qualificado.

                                            Eu neste momento não trabalharia para uma empresa em regime 100% presencial nem que me fosse oferecido um vencimento bastante superior.
                                            Não digo que não, mas imagine-se um cenário de recessão em que o pleno emprego cai abruptamente (esperemos que não) e as empresas, na sua generalidade, adoptam o modelo presencial 100%. O que se faz aí? As pessoas preferem passar fome só para não ter que ir todos os dias à empresa? Quem pode garantir peremptoriamente que tal não aconteça (queda do pleno emprego)?

                                            Se há lição que aprendi com esta malfadada pandemia é não tomar nada como garantido e que as certezas absolutas acabam por ser relativas😔

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Juventino Ver Post

                                              (A Bold) Cuidado com as certezas absolutas. Pode ser que sim mas também pode ser que não. Como já salientei por diversas vezes, acho que uma maior certeza de como as coisas realmente estarão é 2 (dois) anos depois do FIM (decretado oficialmente pela OMS) da pandemia. Portanto, se a pandemia acabar durante este ano - o que é um cenário provável -, em 2025 é que veremos, de facto, em que pé estamos.

                                              É certo que se pode argumentar que hoje vivemos como se a pandemia já tivesse acabado - e de certa forma é verdade, uma vez que já fazemos praticamente a vida pré Covid. Mas no entanto, com o fim oficialmente decretado pelo organismo de saúde, quando tal acontecer, aí é que se começará verdadeiramente a proceder com essa bitola, ou seja, num mundo sem nenhuma emergência sanitária. Provavelmente cairão definitivamente as máscaras nos hospitais, clínicas e lares; bem como uma ainda maior flexibilização do teletrabalho no sentido de ser ainda mais presencial... é uma realidade em que todos devem estar preparados para isso, goste-se ou não!
                                              Claro, o pó tem de assentar, para mim acho que isso já está a acontecer, certamente até 2025 ficará mais consolidado e teremos uma melhor ideia do que vai realmente ser.


                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                Por iniciativa própria, depois de deixar os miúdos na escola, vou para o escritório, porque:
                                                - fica mais perto que voltar a casa (facilita para os ir buscar)
                                                - tenho AC no escritório
                                                - tenho café de borla no escritório
                                                - gosto de estar com os poucos que estão por lá
                                                Há pouco passei lá perto e lembrei-me deste post. Se não tivesse com tempo algo contado tinha parado para verificar a qualidade desse café.

                                                Comentário


                                                • ZylmhuinVII
                                                  ZylmhuinVII commented
                                                  Editing a comment
                                                  Não disse que era bom, disse que era de borla :D

                                                Noto que no sector da construção, mesmo na área de projectos ainda há um grande atraso. O teletrabalho é uma raridade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                  Noto que no sector da construção, mesmo na área de projectos ainda há um grande atraso. O teletrabalho é uma raridade.
                                                  Mas n ter teletrabalho = atraso?

                                                  Comentário


                                                    Vou um breve rumar a um modelo 100% presencial e só vou, porque o aumento de salário é 50% superior ao que tenho agora.

                                                    Mesmo assim, o full presencial é claramente o ponto mais negativo do novo package.

                                                    E pior, nem é problema ou política da empresa: a empresa deixa ao critério de cada área, e para onde vou já entendi que é para estar lá diariamente.

                                                    Em consultoria agora estou num projeto para vários clientes, mas sem estar presencialmente em nenhum. Esta semana fui ao office um dia e top xuxa.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post

                                                      O teletrabalho, sobretudo em modelo híbrido, veio para ficar, e será o próprio mercado a fazer com que isso aconteça.

                                                      Empresas que possibilitem um regime híbrido ao invés de um 100% presencial serão mais atractivas para a maioria das pessoas, e por conseguinte as que conseguirão atrair o pessoal mais qualificado.

                                                      Eu neste momento não trabalharia para uma empresa em regime 100% presencial nem que me fosse oferecido um vencimento bastante superior.
                                                      Estou como tu. Já tinha teletrabalho antes da pandemia e não me via a trabalhar 5 dias na empresa. Gosto muito de la ir, mas dois dias são suficientes.

                                                      Comentário


                                                        Eu confesso que tenho alguma inveja quando saio todos os dias de casa cedo de manhã

                                                        se por acaso vou a casa a meio da manhã ou consigo ir almoçar ou estou lá depois de ter trabalhado à noite, dou com eles na varanda ao computador com um ar tranquilo, depois de terem ido passear o cão quando o têm.

                                                        é como os meus amigos a dizerem que na próxima semana vão ter que ir ao escritório no dia tal, tipo, como quando dizemos que temos que ir fazer análises, um incómodo suportável mas um incómodo.

                                                        sinto um bocado que falhei na vida e sou o trabalhador
                                                        braçal moderno

                                                        A única coisa que me dá alguma paz (mesmo que ilusória) é que da forma como tenho bicho carpinteiro em casa, vou assumir que aquela não seria vida para mim

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          Eu confesso que tenho alguma inveja quando saio todos os dias de casa cedo de manhã

                                                          se por acaso vou a casa a meio da manhã ou consigo ir almoçar ou estou lá depois de ter trabalhado à noite, dou com eles na varanda ao computador com um ar tranquilo, depois de terem ido passear o cão quando o têm.

                                                          é como os meus amigos a dizerem que na próxima semana vão ter que ir ao escritório no dia tal, tipo, como quando dizemos que temos que ir fazer análises, um incómodo suportável mas um incómodo.

                                                          sinto um bocado que falhei na vida e sou o trabalhador
                                                          braçal moderno

                                                          A única coisa que me dá alguma paz (mesmo que ilusória) é que da forma como tenho bicho carpinteiro em casa, vou assumir que aquela não seria vida para mim
                                                          Como tudo na vida, é um hábito...

                                                          1) Panic
                                                          2) Adapt
                                                          3) New Normal
                                                          4) Wouldn't go back

                                                          A ideia de 1h de commute para ir para um escritório ouvir música nos fones para não ouvir outros em vídeo conferência o dia inteiro (e vice versa) dá-me náuseas, há uns anos era o normal.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                            Eu confesso que tenho alguma inveja quando saio todos os dias de casa cedo de manhã

                                                            se por acaso vou a casa a meio da manhã ou consigo ir almoçar ou estou lá depois de ter trabalhado à noite, dou com eles na varanda ao computador com um ar tranquilo, depois de terem ido passear o cão quando o têm.

                                                            é como os meus amigos a dizerem que na próxima semana vão ter que ir ao escritório no dia tal, tipo, como quando dizemos que temos que ir fazer análises, um incómodo suportável mas um incómodo.

                                                            sinto um bocado que falhei na vida e sou o trabalhador
                                                            braçal moderno

                                                            A única coisa que me dá alguma paz (mesmo que ilusória) é que da forma como tenho bicho carpinteiro em casa, vou assumir que aquela não seria vida para mim

                                                            eu acho que sou o único no meu prédio que está em teletrabalho, vejo os meus vizinhos saírem todos os dias

                                                            devem achar estranho verem-me todos os dias em casa, e às vezes na varanda porque fumo

                                                            a próxima semana é presencial

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X