Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Vou um breve rumar a um modelo 100% presencial e só vou, porque o aumento de salário é 50% superior ao que tenho agora.

    Mesmo assim, o full presencial é claramente o ponto mais negativo do novo package.

    E pior, nem é problema ou política da empresa: a empresa deixa ao critério de cada área, e para onde vou já entendi que é para estar lá diariamente.

    Em consultoria agora estou num projeto para vários clientes, mas sem estar presencialmente em nenhum. Esta semana fui ao office um dia e top xuxa.
    Desde que gostes do ambiente no presencial e o office tenha o minimo de condições fisicas e de ruido, nao é nd mau. Podes continuar a preferir remoto/hibrido mas mesmo assim...

    Mal está quem se sente mal no local de trabalho. Muito comum pelo que vou percebendo.
    Mesmo que fique em casa, tá smp naquela de quando voltar, n se vai sentir bem.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Como tudo na vida, é um hábito...

      1) Panic
      2) Adapt
      3) New Normal
      4) Wouldn't go back

      A ideia de 1h de commute para ir para um escritório ouvir música nos fones para não ouvir outros em vídeo conferência o dia inteiro (e vice versa) dá-me náuseas, há uns anos era o normal.
      Tão, mas pensei que gostavas de presencial.
      Até pela questão social à qual dás muita importância, as conversas criativas ( as quais tb gosto ), etc.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
        Eu confesso que tenho alguma inveja quando saio todos os dias de casa cedo de manhã

        se por acaso vou a casa a meio da manhã ou consigo ir almoçar ou estou lá depois de ter trabalhado à noite, dou com eles na varanda ao computador com um ar tranquilo, depois de terem ido passear o cão quando o têm.

        é como os meus amigos a dizerem que na próxima semana vão ter que ir ao escritório no dia tal, tipo, como quando dizemos que temos que ir fazer análises, um incómodo suportável mas um incómodo.

        sinto um bocado que falhei na vida e sou o trabalhador
        braçal moderno

        A única coisa que me dá alguma paz (mesmo que ilusória) é que da forma como tenho bicho carpinteiro em casa, vou assumir que aquela não seria vida para mim
        Pois, essa ultima frase !!

        Isto pode parecer parvo mas eu adoro o ritual de sair de manhã cedo, nao sei, parece que me sinto mais útil... ( ? )

        E gosto de chegar a casa e ter aquele prazer de dever cumprido e estar de volta ao ninho.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

          Tão, mas pensei que gostavas de presencial.
          Até pela questão social à qual dás muita importância, as conversas criativas ( as quais tb gosto ), etc.
          Gosto do presencial, mas é quando o escritório é a 10 mins a pé de casa.

          Hoje vim ao escritório na zona do Marquês... foi "rápido" e só demorei 45 mins door to door incluindo largar os putos na escola + 14€ para estacionar o carro, o que fiz foi video conferências o dia todo... mas pronto, como temos um team event, vim!

          Comentário


          • bg2
            bg2 commented
            Editing a comment
            Não tens garagem? :D

          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

          Pois, essa ultima frase !!

          Isto pode parecer parvo mas eu adoro o ritual de sair de manhã cedo, nao sei, parece que me sinto mais útil... ( ? )

          E gosto de chegar a casa e ter aquele prazer de dever cumprido e estar de volta ao ninho.
          Eu quando trabalho de casa saio de casa todos os dias de manhã. Levo os miúdos à escola e regresso, e uma caminhada para 20 a 30 mins. No final do dia a mesma coisa, e quase todos os dias vou ou ao ginásio ou levar os miúdos às atividades, portanto não estou preso em casa. Aquela ideia de acordar, ir trabalhar de pijama sem lavar sequer os dentes, e ao fim do dia comer uma pizza velha e voltar para a cama no mesmo pijama, não se aplica

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

            Eu quando trabalho de casa saio de casa todos os dias de manhã. Levo os miúdos à escola e regresso, e uma caminhada para 20 a 30 mins. No final do dia a mesma coisa, e quase todos os dias vou ou ao ginásio ou levar os miúdos às atividades, portanto não estou preso em casa. Aquela ideia de acordar, ir trabalhar de pijama sem lavar sequer os dentes, e ao fim do dia comer uma pizza velha e voltar para a cama no mesmo pijama, não se aplica
            Sim, nem a mim.
            Em 2021 ainda estive algum tempo em remoto e ia correr as 7 da manhã mais a maria, ali para o campo , abençoado.
            Mas nao sei, nao é a mm coisa que chegar a casa vindo de mais longe :D

            Mas sim isso de ficar enclausurado deus me livre.

            Comentário


              https://www.bloomberg.com/graphics/2...ork-from-home/

              Um artigo sobre o que está a acontecer em Nova Iorque (Manhattan), para quem não tem acesso um resumo, sobre os negocios no centro da cidade:
              - Segundas e Sextas são um deserto
              - Terças a Quinta, embora muito melhor, ainda abaixo dos niveis pre-covid.
              - Eventos corporativos, a taxa de participação é abaixo do previsto e do pre covid (dão exemplos de um evento de 300 pessoas, aparece 150).

              Eu consigo no meu mundo relacionar com alguns destes pontos, restaurantes que viviam em zonas de escritórios e muito dependentes dos trabalhadores e das cervejas pos trabalho, estão com muito menos trabalho. Já vi alguns fecharem.

              Comentário


                Uma ideia interresante que li, e parece que nos USA já existe escritórios a se reconverter, é o aluguer deixar de ser com exclusividade, e passar a ser exclusivo, mas com dias alocados, alugar um andar apenas à terça e Quinta, deixando os outros dias disponiveis. E claro, com opções de areas mais pequenas serem alugadas a 100% do tempo.

                Até nem é algo complicado, basta bom serviços de limpeza e bons sistemas infomaticos para gerir as salas e secretárias. Um pouco ao estilo WeWork mas à escala empresarial e não individual.

                Para muitas empresas. que só precisam de equipamento generico ( secretarias, salas de reunião, etc) a solução passa por aqui.

                Isto por enquanto ainda está tudo meio vazio e a meio gás, mas é pelo menos na maioria do mundo os contratos são a 10 anos, e quando as renovações de contrato começarem a bater, isto de ter escritórios vazios e a pagar, vai naturalmente ter que se alterar, e forçar as pessoas 5 dias não é a solução.

                Comentário


                  Boas malta,

                  Alguém com experiência no estrangeiro... Onde é que um gajo pode começar a procurar trabalhos lá fora que sejam em regime home office? Infelizmente não sou de IT

                  Comentário


                    Ultimamente nas IT é só despedimentos em massa e regresso ao escritório, parece que já há secretárias que cheguem para todos novamente

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                      https://www.bloomberg.com/graphics/2...ork-from-home/

                      Um artigo sobre o que está a acontecer em Nova Iorque (Manhattan), para quem não tem acesso um resumo, sobre os negocios no centro da cidade:
                      - Segundas e Sextas são um deserto
                      - Terças a Quinta, embora muito melhor, ainda abaixo dos niveis pre-covid.
                      - Eventos corporativos, a taxa de participação é abaixo do previsto e do pre covid (dão exemplos de um evento de 300 pessoas, aparece 150).

                      Eu consigo no meu mundo relacionar com alguns destes pontos, restaurantes que viviam em zonas de escritórios e muito dependentes dos trabalhadores e das cervejas pos trabalho, estão com muito menos trabalho. Já vi alguns fecharem.
                      Em portugal vê-se mais ou menos o mesmo.

                      Na empresa em que trabalho nas 6as não está ninguém. Sempre 5% ou menos de pessoas, face à workforce toda. Depois 2as são ligeiramente melhores mas também bastante baixas (na casa dos 10-15%) e depois 3a e 5a como os dias com mais pessoas ontem temos cerca de 50-60% em média.

                      Eventos não fica a 100% mas fica perto. As pessoas ainda vêm a necessidade de estar junta e de partilhar eventos o que é bom.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                        Ultimamente nas IT é só despedimentos em massa e regresso ao escritório, parece que já há secretárias que cheguem para todos novamente
                        Muitas empresas que não concordavam com o full remote não o podiam impor dado que não conseguiam recursos. Agora o caso mudou ligeiramente...

                        Comentário


                          É só para informar que é uma porcaria ir ao escritório.
                          Quarta e Quinta é obrigatório e depois o 3º dia é à escolha, até vou escolher o dia que ninguém escolhe assim não tenho de ver pessoas.
                          Mas pronto, nada de que não se faça. Podia ser pior.

                          Comentário


                            tenho que comprar uma boa cadeira para estar à frente do PC

                            tenho uma dura, de plástico

                            há dias tive uma inflamação no nero ciático, mal conseguia andar, umas dores terríveis,e deve ter sido provocado por esta cadeira

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TheProphecy Ver Post

                              Em portugal vê-se mais ou menos o mesmo.

                              Na empresa em que trabalho nas 6as não está ninguém. Sempre 5% ou menos de pessoas, face à workforce toda. Depois 2as são ligeiramente melhores mas também bastante baixas (na casa dos 10-15%) e depois 3a e 5a como os dias com mais pessoas ontem temos cerca de 50-60% em média.

                              Eventos não fica a 100% mas fica perto. As pessoas ainda vêm a necessidade de estar junta e de partilhar eventos o que é bom.
                              Pelo menos nas empreas americanas e filiais a coisa está a convergir neste momento para 3x no escritório.

                              Depois os detalhes (facilidade de trocar para remoto ou quão obrigatório é realmente ir ao escritório) variam muito de empresa para empresa e/ou departamento.

                              A maioria das empresas está a honrar os contratos remotos, mas por exemplo a Amazon revogou unilateralmente a maioria dos contratos remotos, ou vão para um escritório (Portugal tem escritório em Lisboa) ou mudam de trabalho.

                              São os chamados "quiet layoff", muitas empresas deixaram os colaboradores trabalhar de qualquer localização, mas com contratos que tinham sempre uma nota que a localizao ou regras de remoto podiam ser alteradas unilateralmente, e agora que têm que cortar custos, alteram as regras de remoto para forçar os colaboradores a se despedirem ou serem despedidos por justa causa.
                              Editado pela última vez por Hecho; 27 April 2023, 08:44.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                É só para informar que é uma porcaria ir ao escritório.
                                Quarta e Quinta é obrigatório e depois o 3º dia é à escolha, até vou escolher o dia que ninguém escolhe assim não tenho de ver pessoas.
                                Mas pronto, nada de que não se faça. Podia ser pior.
                                Se o problema de ir ao escritório não é o trânsito, ou os transportes. Mas sim "ver pessoas", então diria que o problema é teu e não do trabalho.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                  Se o problema de ir ao escritório não é o trânsito, ou os transportes. Mas sim "ver pessoas", então diria que o problema é teu e não do trabalho.
                                  😂 é um misto. Pessoas, distrações, transportes...

                                  Comentário


                                    Agora tou em hibrido, dá-me jeito para as corrida matinais as 7h00 e claro, tive que comprar 1 cadeira decente e 1 secretária tb.

                                    Mas venho no minimo 2 dias por semana ao office.
                                    São uns 60 KM de transportes publicos que se fazem mt bem apesar do metro por vezes ir cheio.

                                    Mas acho que é sempre bom manter isto, que mt tempo em casa e faz-me mal.

                                    Como não sou adepto de pessoas, faz-me bem, para nunca ficar mal habituado.
                                    E o office tem condições excelentes, além de me pagarem o passe.
                                    Que mais posso eu querer né.

                                    Comentário


                                      Por aqui continua home office com idas ao local de trabalho quando necessário, digamos que vai de 1 dia a 2 ou 3 por semana.

                                      Posso passar 2 ou 3 semanas só a ir um dia, e depois noutras ter de ir 2 ou 3 vezes ou até mais!

                                      Balanço: Não me posso queixar!

                                      Comentário


                                        Há sempre aquela malta que , mesmo que saia aos fins de semana, se ficar 100% em telebules, acaba por ficar com alguns receios/inseguranças depois quando tem de ir ao escritorio ou andar de transportes ou etc.

                                        Eu sou 1 desses e como nao tenho paciencia para as minhas pancas, evito-as hehe.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                          Estou como tu. Já tinha teletrabalho antes da pandemia e não me via a trabalhar 5 dias na empresa. Gosto muito de la ir, mas dois dias são suficientes.
                                          A minha empresa não obriga a nada, mas tb n paga equipamentos para quem prefere ficar em remoto.

                                          As empresas que obrigam a um hibrido, percebo perfeitamente.

                                          Mas obrigatório 100% presencial se calhar podemos considerar algo obsoleto.
                                          Dependendo dos casos.

                                          Comentário


                                            Há um ano, que por morar no Alentejo, procuro encontrar um emprego em regime hibrido na área de projecto de redes prediais hidraulicas. Tenho muitos anos de experiência e foi uma área em que gostei de trabalhar. Há procura, mas parece que o regime hibrido não faz parte do léxico das empresas portuguesas do sector.

                                            Assim vou-me ficando pela fiscalização de obra, mas sinto-me desaproveitado.

                                            A coisa parece estar a regredir. Não me surpreende.

                                            " O teletrabalho está a perder terreno um pouco por todo o país. No quarto trimestre de 2022 havia menos 121,2 mil profissionais a trabalhar fora do escritório do que no trimestre anterior, fixando-se o número total de trabalhadores neste regime em 880 mil. Apenas Lisboa mantém-se acima da média nacional (14,4%), com 28,9% dos empregados a trabalhar neste regime. Cerca de 30% dos profissionais portugueses com possibilidade de trabalhar fora do escritório praticam o modelo híbrido, sendo que o home office é mais frequente em colaboradores com alta qualificação e idades intermédias, conclui o estudo divulgado esta terça-feira pela Randstad e que incide sobre os últimos três meses do ano passado."

                                            https://eco.sapo.pt/2023/02/28/ha-me...letrabalho/​
                                            Editado pela última vez por Topolino; 27 April 2023, 10:02.

                                            Comentário


                                            • miths
                                              miths commented
                                              Editing a comment
                                              Pá, não falta procura de malta para fazer projeto como subcontratado. A empresa em que trabalho, que é focada numa área especifica da hidráulica, subcontrata em certos projetos. Mesmo arquitetos também o fazem. Agora, para estares sob contrato, dificilmente te pedem para só fazer isso. Cada vez mais se tem de ser o homem dos sete instrumentos.

                                            Sempre imaginei o Topolino de capacete amarelo e colete, com uns papéis na mão, no meio dos andaimes 😀

                                            brincadeirinha.

                                            Pois, a cena seria saber se os 100% presencial o são por alguma razão justificada, lógica. Ou se é só retrogadisse.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Sempre imaginei o Topolino de capacete amarelo e colete, com uns papéis na mão, no meio dos andaimes 😀

                                              brincadeirinha.

                                              Pois, a cena seria saber se os 100% presencial o são por alguma razão justificada, lógica. Ou se é só retrogadisse.
                                              Capacete branco fazfabôr! Amarelo é para visitantes.

                                              É retrogadisse. O trabalho de projecto implica algumas idas à obra e a reuniões de coordenação, mas a maioria do tempo é trabalhar sozinho em frente ao PC.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                                Capacete branco fazfabôr! Amarelo é para visitantes.

                                                É retrogadisse. O trabalho de projecto implica algumas idas à obra e a reuniões de coordenação, mas a maioria do tempo é trabalhar sozinho em frente ao PC.
                                                Voltamos sempre à teoria de que a generalidade das empresas em PT sofre de " retrogadisse aguda ".

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                  Há um ano, que por morar no Alentejo, procuro encontrar um emprego em regime hibrido na área de projecto de redes prediais hidraulicas. Tenho muitos anos de experiência e foi uma área em que gostei de trabalhar. Há procura, mas parece que o regime hibrido não faz parte do léxico das empresas portuguesas do sector.

                                                  Assim vou-me ficando pela fiscalização de obra, mas sinto-me desaproveitado.

                                                  A coisa parece estar a regredir. Não me surpreende.

                                                  " O teletrabalho está a perder terreno um pouco por todo o país. No quarto trimestre de 2022 havia menos 121,2 mil profissionais a trabalhar fora do escritório do que no trimestre anterior, fixando-se o número total de trabalhadores neste regime em 880 mil. Apenas Lisboa mantém-se acima da média nacional (14,4%), com 28,9% dos empregados a trabalhar neste regime. Cerca de 30% dos profissionais portugueses com possibilidade de trabalhar fora do escritório praticam o modelo híbrido, sendo que o home office é mais frequente em colaboradores com alta qualificação e idades intermédias, conclui o estudo divulgado esta terça-feira pela Randstad e que incide sobre os últimos três meses do ano passado."

                                                  https://eco.sapo.pt/2023/02/28/ha-me...letrabalho/​
                                                  Cá em casa estamos a fazer o movimento inverso de regresso ao teletrabalho quase em força. Com o "fim" da pandemia eu voltei a trabalhar no escritório em regime híbrido, geralmente 2 ou 3 dias por semana. A minha mulher voltou em full time 5 dias por semana.
                                                  Com o tempo fomos avaliando as coisas e eu neste momento já estou a fazer 1 semana com 2 dias no escritório, semana seguinte toda em casa, e assim sucessivamente. E a minha mulher vai regressar em Junho a um regime praticamente full-remote, com obrigação de ir à emrpesa apenas 1 dia em cada 10!

                                                  Comentário


                                                    Não sei se exemplos como este são muito comuns ou não. Mas se forem, percebo perfeitamente a obrigatoriedade de 1 hibrido e proibição de full remote.
                                                    Nem que seja 1x por semana no escritorio.

                                                    Então, algo assim:
                                                    - a tua máquina tá quinada, tens de vir ao office para vermos o que se passa. E se for o caso, entregar 1 nova para substituir.
                                                    - ah mas tem mm de ser ?
                                                    - .....sim.....
                                                    - ok...

                                                    Entretanto esse user, telefona para outro tecnico ( ! )
                                                    - Mas tem mm de ser ? tnh mm que ir ao office?

                                                    Quando ouvi isto ( que nao é novidade ) só pensei: há malta que entra mm em modo cavernil....

                                                    Comentário




                                                      Porquê as empresas precisam das pessoas de volta ao escritório.

                                                      Comentário


                                                        Além do que falaram aí há também o facto de grandes empresas tipo FAANG, terem beneficios fiscais das cidades para criarem lá escritórios (o que vi há uns tempos foi o da Amazon em seattle) .
                                                        Qq cidade quer ter uma mega office por toda a atividade que gera, por isso se as pessoas não vão a cidade não vê as vantagens prometidas. E o que o mayor vai fazer não é só pressionar, é lembrar-lhes que assinaram um contrato onde está que a empresa se compromete com xyz.

                                                        Também acho que há sempre o receio que cai a ficha e os Cs "descubram" que não são precisas tantas pessoas. E as chefias também têm cú
                                                        Editado pela última vez por AyrtonRose; 08 June 2023, 20:49.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X