Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem fez um Doutoramento - Vale a Pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por marcoaraujo Ver Post
    Economia é ciência (prémio nobel da economia). Já gestão não é ciência. Finanças é ciência, já marketing não é ciência. Basicamente, se tiver muita matemática é ciência. O engraçado é que matemática não é ciência (mas é a base de todas as ciências).
    Hã ?

    A Ciência é todo um conjunto de conhecimento que se adquire pela investigação racional e pelo método científico.

    Agora porque tem mais ou menos matemática deixa ou não de ser ciência ?

    EDIT: De qualquer das formas, quem te disse que o conhecimento científico existente em áreas como o marketing ou a liderança não se obtém através de validações empíricas com recurso a modelos matemáticos ?
    Editado pela última vez por hpventura; 07 July 2009, 14:43.

    Comentário


      #32
      Não há dinheiro para pagar a licenciados, quanto mais

      Não percas mazé tempo, e manda-te as feras

      Comentário


        #33
        Eu estou a tirar o doutoramento por razões académicas e , claro, ao investigarmos por conta própria acabamos por aprender muita coisa.

        Se não estivesse nesta área preferia fazer um bom curso de vendas e ganhar dinheiro.

        Em portugal até se valoriza o Doutoramento mas fora do meio académico não tem muitas aplicações práticas. No dia em que o acabar vou sentir-me bem comigo próprio porque é difícil cumprir este objectivo mas vou ter perfeita noção que não me dará emprego num banco ou noutra empresa.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Diz lá outra vez

          Não estarás a confundir com o facto de não haver prémio nobel da matemática?
          A matemática é uma linguagem

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
            A matemática é uma linguagem


            Pega lá, não tenhas o trabalho de pesquisar antes de dizer pérolas dessas

            matemática
            s. f.
            1. Ciência do cálculo. (Usado também no plural)
            Matemáticas aplicadas ou mistas: as que têm um fim prático.
            Matemáticas puras: aquelas em que só intervém o cálculo.

            in: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
              Não há dinheiro para pagar a licenciados, quanto mais

              Não percas mazé tempo, e manda-te as feras
              A capacidade de uma empresa inovar depende da qualidade dos seus recursos humanos e, quanto mais qualificados forem, melhor. Uma variável analisada no ranking das empresas é, por exemplo, o número de doutorados que emprega.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                Eu estou a tirar o doutoramento por razões académicas e , claro, ao investigarmos por conta própria acabamos por aprender muita coisa.

                Se não estivesse nesta área preferia fazer um bom curso de vendas e ganhar dinheiro.

                Em portugal até se valoriza o Doutoramento mas fora do meio académico não tem muitas aplicações práticas. No dia em que o acabar vou sentir-me bem comigo próprio porque é difícil cumprir este objectivo mas vou ter perfeita noção que não me dará emprego num banco ou noutra empresa.
                Só quando as empresas, de uma forma geral, tiverem uma cultura enraizada de R&D é que os Doutoramentos começarão a ser valorizados fora do meio académico.

                Eu já tive um convite para realizar um Doutoramento, e ainda pensei nisso. Mas para já ainda não me atrevo. Mas mais tarde quero fazer.

                Comentário


                  #38
                  Olha ela aqui: Word List: Definitions of Sciences and Studies

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post


                    Pega lá, não tenhas o trabalho de pesquisar antes de dizer pérolas dessas

                    matemática
                    s. f.
                    1. Ciência do cálculo. (Usado também no plural)
                    Matemáticas aplicadas ou mistas: as que têm um fim prático.
                    Matemáticas puras: aquelas em que só intervém o cálculo.

                    in: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
                    Mas é que é mesmo. E não precisei de ir ao dicionário para saber isso. Aprendi nos bancos da escola e pratico todos os dias.

                    Mas de onde esta pérola veio ainda há mais. Sabias que se pode estabelecer uma relação entre a linguagem matemática e a linguagem musical?

                    Esta é uma das tais coisas meio esotéricas a que só se acede, por exemplo, com um doutoramento.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                      Só quando as empresas, de uma forma geral, tiverem uma cultura enraizada de R&D é que os Doutoramentos começarão a ser valorizados fora do meio académico.

                      Eu já tive um convite para realizar um Doutoramento, e ainda pensei nisso. Mas para já ainda não me atrevo. Mas mais tarde quero fazer.
                      o que é exactamente uma cultura de R&D?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                        A capacidade de uma empresa inovar depende da qualidade dos seus recursos humanos e, quanto mais qualificados forem, melhor. Uma variável analisada no ranking das empresas é, por exemplo, o número de doutorados que emprega.
                        Não discordo, muito pelo contrário.

                        Mas para isso é necessário que um Doutorado se conforme com as propostas que as empresas lhe oferecem.

                        Isto para não falar da falta de oferta por parte do mercado de trabalho.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                          o que é exactamente uma cultura de R&D?
                          Reseach and Development. Uma área em que os americanos deixam os europeus a milhas. Os europeus do norte. Porque os europeus do sul [portugal principalmente] ficam a milhas dos do norte.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                            Mas é que é mesmo. E não precisei de ir ao dicionário para saber isso. Aprendi nos bancos da escola e pratico todos os dias.

                            Mas de onde esta pérola veio ainda há mais. Sabias que se pode estabelecer uma relação entre a linguagem matemática e a linguagem musical?

                            Esta é uma das tais coisas meio esotéricas a que só se acede, por exemplo, com um doutoramento.
                            E só por isso do esotérico é que Matemática deixa de ser uma ciência?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                              Não discordo, muito pelo contrário.

                              Mas para isso é necessário que um Doutorado se conforme com as propostas que as empresas lhe oferecem.

                              Isto para não falar da falta de oferta por parte do mercado de trabalho.
                              Eu, pelo contrário, acho que um doutorado não se deve conformar com propostas de trabalho que lhe ofereçam. Deve procurar a empresa que saiba tirar o maior partido das suas competências e o remunere em função do valor que ele crie para a empresa.

                              Os nossos "empresários" não sabem conviver com as opiniões divergentes e têm muito medo de empregar quem possa saber mais do que eles. É uma pobreza mas é assim mesmo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                E só por isso do esotérico é que Matemática deixa de ser uma ciência?
                                Eu disse que a matemática era uma linguagem. Não disse que não era uma ciência. E a lógica também se estuda em matemática, aliás na tradição dos grandes filósofos gregos, que souberam traduzir em linguagem matemática grandes enigmas do Universo como as Orbes Celestes.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                  Eu disse que a matemática era uma linguagem. Não disse que não era uma ciência. E a lógica também se estuda em matemática, aliás na tradição dos grandes filósofos gregos, que souberam traduzir em linguagem matemática grandes enigmas do Universo como as Orbes Celestes.
                                  Já vi o meu erro. Na mudança da página confudi-te com outro user, o que levou a esta "discussão"

                                  Concordo contigo quando dizer que "matemática é uma linguagem".

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Já vi o meu erro. Na mudança da página confudi-te com outro user, o que levou a esta "discussão"

                                    Concordo contigo quando dizer que "matemática é uma linguagem".
                                    Fazes bem

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                      Eu, pelo contrário, acho que um doutorado não se deve conformar com propostas de trabalho que lhe ofereçam. Deve procurar a empresa que saiba tirar o maior partido das suas competências e o remunere em função do valor que ele crie para a empresa.

                                      Os nossos "empresários" não sabem conviver com as opiniões divergentes e têm muito medo de empregar quem possa saber mais do que eles. É uma pobreza mas é assim mesmo.
                                      Desculpa, mas não percebes-te o que disse no post anterior...

                                      É lógico que um doutorado com as competências que adquiriu não trabalha pelas condições que lhe são impostas hoje pelo mercado de trabalho.

                                      O que quis dizer desde inicio é que não sei se vale a pena andar a perder tempo com doutoramento para depois não ser minimamente reconhecido, a não ser, é claro, que tenhas um cargo especifico a tua espera para poderes por em prática as tuas competências.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu pretendo tirar doutoramento, mas não tenciono deixar de trabalhar.
                                        Pelo que vi aqui, parece que fazem a distinção entre Doutoramento e Experiencia Profissional.
                                        Como senao pudessem andar de braço dado.
                                        Acredito que possa ser mais dificil, mas não é de todo impossível.
                                        Eu tirei licenciatura em 3 anos, mas já trabalho há 7 anos.
                                        Isso sim vale muito. Teres o teorico e o pratico. E verem que trabalhaste para pagar o teu curso, e não o fizeste no bem bom.
                                        As notas sofreram um pouco a influencia do trabalhar ao mesmo tempo, mas depois numa entrevista de emprego, eles nem olham para a nota final de curso, se do outro lado têem experiência profissional.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                          Desculpa, mas não percebes-te o que disse no post anterior...

                                          É lógico que um doutorado com as competências que adquiriu não trabalha pelas condições que lhe são impostas hoje pelo mercado de trabalho.

                                          O que quis dizer desde inicio é que não sei se vale a pena andar a perder tempo com doutoramento para depois não ser minimamente reconhecido, a não ser, é claro, que tenhas um cargo especifico a tua espera para poderes por em prática as tuas competências.
                                          Eu percebi o que quiseste dizer, mas acho que as qualificações são o nosso melhor investimento. Também sei que às vezes a compensação não é imediata nem vem quando nós mais precisamos dela.

                                          Mas vejo o problema assim: o nosso modelo de desenvolvimento não pode continuar a assentar na mão-de-obra barata. Temos de criar serviços e produtos com incorporação de valor através do design ou da tecnologia para nos tornarmos competitivos nos mercados desenvolvidos e, para isso, precisamos de conhecimento.

                                          Gradualmente as nossas empresas, para sobreviverem, vão ter de empregar gente mais qualificada que tenha a capacidade de acrescentar valor aos produtos, caso contrário tendem a desaparecer do mercado e a serem substituídas por outras mais dinâmicas e criativas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                            Eu pretendo tirar doutoramento, mas não tenciono deixar de trabalhar.
                                            Pelo que vi aqui, parece que fazem a distinção entre Doutoramento e Experiencia Profissional.
                                            Como senao pudessem andar de braço dado.
                                            Acredito que possa ser mais dificil, mas não é de todo impossível.
                                            Eu tirei licenciatura em 3 anos, mas já trabalho há 7 anos.
                                            Isso sim vale muito. Teres o teorico e o pratico. E verem que trabalhaste para pagar o teu curso, e não o fizeste no bem bom.
                                            As notas sofreram um pouco a influencia do trabalhar ao mesmo tempo, mas depois numa entrevista de emprego, eles nem olham para a nota final de curso, se do outro lado têem experiência profissional.
                                            Se realmente tens esse objectivo, não quero de forma alguma desmotivar, mas um doutoramento não é propriamente fácil ! Tens de falar numa tese, nunca antes falada ! Isso requer muito estudo e dedicação. Conheço pessoas que estão a um ano a trabalhar somente no seu doutoramento.

                                            Mas pronto, go ON

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                              Se realmente tens esse objectivo, não quero de forma alguma desmotivar, mas um doutoramento não é propriamente fácil ! Tens de falar numa tese, nunca antes falada ! Isso requer muito estudo e dedicação. Conheço pessoas que estão a um ano a trabalhar somente no seu doutoramento.

                                              Mas pronto, go ON
                                              Com Bolonha, os Doutoramentos também já não são o bicho de sete cabeças que eram dantes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                Com Bolonha, os Doutoramentos também já não são o bicho de sete cabeças que eram dantes.
                                                Já fizes-te algum?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                                  Já fizes-te algum?
                                                  Fiz mestrado com 2 anos de parte curricular e 3 para escrever a tese e, enquanto me lembrar disso não me abalanço ao doutoramento. Mas está na agenda.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Estas-te a contradizer?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Reseach and Development. Uma área em que os americanos deixam os europeus a milhas. Os europeus do norte. Porque os europeus do sul [portugal principalmente] ficam a milhas dos do norte.
                                                      Discordo completamente! Alias, basta olhar para a industria automóvel (mas há muitas outras...).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        O problema na Europa (excepção ao UK) é que quem tira um doutoramento praticamente só arranja emprego numa universidade.

                                                        Nos EUA e no UK 80% dos doutorados estão em empresas. Nos states, a maioria das pessoas que trabalham nas empresas de sillicon valley são doutorados e no UK há muitos doutorados em economia/matemáticas e outras áreas que fazer puxar pelo cranio a trabalhar em banca e em consultoria. No resto da Europa, os doutorados vivem dos subsidios do estado (exemplo da FCT em Portugal) e da UE.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                          Com Bolonha, os Doutoramentos também já não são o bicho de sete cabeças que eram dantes.
                                                          Então tu tens um mestrado de 2 anos mais 3 a escrever a tese e não sabes o que é R&D?!?!?

                                                          E bolonha não alterou nada nos doutoramentos. Criou uma licenciatura dívidida em dois (Licenciatura+mestrado)
                                                          Mas os mestrados científicos e os doutoramentos ficam na mesma.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Uma coisa que me preocupa seriamente é o facto de actualmente em Portugal estarem a formar-se 1000 doutorados por ano e prevê-se que sejam 1500/ano dentro de 10 anos. Tendo em conta que em Portugal há emprego para sensivelmente apenas 30 mil doutorados, este número preocupa-me... A não ser que as empresas começam a absorver doutorados, vai haver ai muito doutorado desempregado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                              Então tu tens um mestrado de 2 anos mais 3 a escrever a tese e não sabes o que é R&D?!?!?

                                                              E bolonha não alterou nada nos doutoramentos. Criou uma licenciatura dívidida em dois (Licenciatura+mestrado)
                                                              Mas os mestrados científicos e os doutoramentos ficam na mesma.
                                                              Na realidade alterou. Os doutoramentos passaram a ter 1 ano curricular, ou seja, 1 ano de cadeiras, o que os torna ainda mais complicados. Depois, pretende-se que o tempo médio para realizar um doutoramento seja 3 a 4 anos (1 para as cadeiras e 2 a 3 para a tese). A faculdade de ciências e tecnologia da universidade de Coimbra está para aprovar um regulamento que permite a expulsão da universidade a um aluno que ao fim de 4 anos não tenha submetido a tese de doutoramento.

                                                              Antigamente haviam individuos que demoravam 6, 7 ou mesmo 8 anos para acabar o doutoramento, pois como recebiam bolsa, podiam dar-se ao luxo de "deixar andar" e prolongar uma vida sem preocupações (sem chefes, sem horários de trabalho, sem pagamento de impostos).
                                                              Com Bolonha isso acabou.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X