Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem fez um Doutoramento - Vale a Pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Também não entendo para que serve um Doutoramento fora do meio académico, ninguém quer saber. Nas empresas, ou fazes, ou não fazes. Ou geras valor, ou não.

    Mesmo os MBAs, cada vez menos são relevantes.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Também não entendo para que serve um Doutoramento fora do meio académico, ninguém quer saber. Nas empresas, ou fazes, ou não fazes. Ou geras valor, ou não.

      Mesmo os MBAs, cada vez menos são relevantes.
      Se trabalhar numa empresa que investe em investigação, faz todo o sentido.

      Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Também não entendo para que serve um Doutoramento fora do meio académico, ninguém quer saber. Nas empresas, ou fazes, ou não fazes. Ou geras valor, ou não.

        Mesmo os MBAs, cada vez menos são relevantes.


        há empresas de nicho que precisam de pessoas altamente especializadas em áreas bastantes específicas que fazem investigação científica ao mesmo tempo em que criam produto (e publicam papers, vão a conferências, etc) onde o PhD é importante.

        em tudo o resto concordo contigo - PhD só para meio académico ou se tens a certeza absoluta que vale a pena o investimento para o emprego que tens de momento.

        e atenção que aqui o investimento não é só financeiro, é sobretudo de tempo, de stress, de cansaço, etc. São 4 ou 5 anos disso.

        por exemplo: eu conheço gajos que se mataram a fazer PhDs ou MBAs para conseguirem promoções e subir na carreira. Mas por um décimo desse esforço, tinham feito umas horas extra de trabalho normal aqui e ali, tinham aceite outros projectos, outras responsabilidades, e tinham chegado ao mesmo patamar, com muito menos trabalho.


        as pessoas têm é que se focar no objectivo final, porque há sempre muitas maneiras de esfolar um gato.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post



          há empresas de nicho que precisam de pessoas altamente especializadas em áreas bastantes específicas que fazem investigação científica ao mesmo tempo em que criam produto (e publicam papers, vão a conferências, etc) onde o PhD é importante.

          em tudo o resto concordo contigo - PhD só para meio académico ou se tens a certeza absoluta que vale a pena o investimento para o emprego que tens de momento.

          e atenção que aqui o investimento não é só financeiro, é sobretudo de tempo, de stress, de cansaço, etc. São 4 ou 5 anos disso.

          por exemplo: eu conheço gajos que se mataram a fazer PhDs ou MBAs para conseguirem promoções e subir na carreira. Mas por um décimo desse esforço, tinham feito umas horas extra de trabalho normal aqui e ali, tinham aceite outros projectos, outras responsabilidades, e tinham chegado ao mesmo patamar, com muito menos trabalho.


          as pessoas têm é que se focar no objectivo final, porque há sempre muitas maneiras de esfolar um gato.
          Eu sou grande defensor do conhecimento, da formação académica e também da experiência.

          É claro que uma pessoa que faz uma licenciatura tem uma forma de pensar e de se posicionar em relação ao trabalho e às questões por ele geradas, diferente de quem não tem e acredito que um mestrado e mais ainda um doutoramento significam outros patamares.

          Claro que todos nós conhecemos exemplos de sucesso de empresários ou simplesmente trabalhadores por conta de outrém sem grande formação, mas isso não significa que a formação não seja genericamente muito importante.

          Volto a referir que a dificuldade e exigência de um doutoramento é quase incomparável com a de um mestrado, seja MBA ou outro. Não podemos por tudo no mesmo saco.

          Uma licenciatura e um MBA estão ao alcance de quase todos, um doutoramento não.

          Comentário


            #95
            O mais importante é que se faça com vocação e com gosto.
            Se é só pa canudos mais vale poupar tempo e dinheiro.

            E acho que é preciso mesmo gosto.

            E pachorra, deus me livre, haha.

            Comentário


              #96
              IMHO, o Doutoramento é util para quem segue a via ensino ou a investigação, no mercado de trabalho não o acho tão relevante como um Mestrado ou um MBA especifico.

              Acho que estes têm mais utilidade nomeadamente se forem feitos com o objectivo de desenvolver competências especificas

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                O mais importante é que se faça com vocação e com gosto.
                Se é só pa canudos mais vale poupar tempo e dinheiro.

                E acho que é preciso mesmo gosto.

                E pachorra, deus me livre, haha.
                Não sou propriamente una pessoa conhecida por ter muita pachorra 😅… sim, é preciso ter gosto. Se tiveres bolsa, pelo contrário ainda podes poupar algum. Quase no fim, ainda deu para ter +\- 20% para o depósito do meu 1 apartamento

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post



                  há empresas de nicho que precisam de pessoas altamente especializadas em áreas bastantes específicas que fazem investigação científica ao mesmo tempo em que criam produto (e publicam papers, vão a conferências, etc) onde o PhD é importante.

                  em tudo o resto concordo contigo - PhD só para meio académico ou se tens a certeza absoluta que vale a pena o investimento para o emprego que tens de momento.

                  e atenção que aqui o investimento não é só financeiro, é sobretudo de tempo, de stress, de cansaço, etc. São 4 ou 5 anos disso.

                  por exemplo: eu conheço gajos que se mataram a fazer PhDs ou MBAs para conseguirem promoções e subir na carreira. Mas por um décimo desse esforço, tinham feito umas horas extra de trabalho normal aqui e ali, tinham aceite outros projectos, outras responsabilidades, e tinham chegado ao mesmo patamar, com muito menos trabalho.


                  as pessoas têm é que se focar no objectivo final, porque há sempre muitas maneiras de esfolar um gato.
                  São uma ninharia, conheço alguns, em química, biotech, finance, IA, etc mas são mesmo uma ninharia. Até em Psicologia.

                  Ao mesmo tempo, conheço os seus peers que fazem o mesmo, sem o PHD... fizeram a investigação e a aprendizagem na empresa/indústria só não têm o papel.

                  Lá está, no meio académica tem um fim (progressão de carreira, reconhecimento), fora do meio académico, ou sabes, ou não sabes, o papel é pouco relevante.

                  Atenção que não estou a dizer que não o devem fazer, pelo contrário. Mas se o objectivo é carreira na indústria, pode não valer assim tanto.

                  Comentário


                    #99
                    Oh rasec tu é que eras bom pa ouvir a conversa que ouvi quando ia a flutuar no comboio ali ao lado da tua casa ou perto disso:
                    " que importa se sabes ou nao? importa é que tenhas o titulo"

                    Portanto olha, àquela terias de a tratar por Mestre ou Drª se fosse bulir pa tua empresa

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                      São uma ninharia, conheço alguns, em química, biotech, finance, IA, etc mas são mesmo uma ninharia. Até em Psicologia.

                      Ao mesmo tempo, conheço os seus peers que fazem o mesmo, sem o PHD... fizeram a investigação e a aprendizagem na empresa/indústria só não têm o papel.

                      Lá está, no meio académica tem um fim (progressão de carreira, reconhecimento), fora do meio académico, ou sabes, ou não sabes, o papel é pouco relevante.

                      Atenção que não estou a dizer que não o devem fazer, pelo contrário. Mas se o objectivo é carreira na indústria, pode não valer assim tanto.
                      Tirando provavelmente os directores de HR ou de marketing (esses últimos muito mas muito bem pagos), em Biotech, Pharma, não conheço muitos managers, team leaders ou directores sem PhD…

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                        A meu ver, um doutoramento só tem valor mesmo para quem quer seguir o meio académico ou trabalho no sector público...

                        No meio empresarial privado, nunca vi ninguém ser valorizado por isso... Já com MBA, a conversa é outra.

                        Eu tirei doutoramento e trabalho setor empresarial privado (em Portugal). E trabalho em R&D.

                        Foi a melhor coisa que fiz na vida. Ao fim de 2 anos de ter concluido o doutoramento, já estava a ganhar mais que um professor catedrático. Mas eu tirei doutoramento em informática, que ainda vai tendo alguma saída no setor privado.

                        Acredito que doutoramento na área da saúde (p.e. em farmácia) também terá boas saídas no privado (p.e. numa Bia).

                        PhD em gestão tenho a certeza de que terá boas saídas, numa consultora como uma McKinsey p.e., Acredito que seja tão valorizado como um MBA, com a diferença de que o PhD custa apenas 10% do que custaria um MBA.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Eluland Ver Post

                          Tirando provavelmente os directores de HR ou de marketing (esses últimos muito mas muito bem pagos), em Biotech, Pharma, não conheço muitos managers, team leaders ou directores sem PhD…
                          A maioria dos users deste forum é malta de 50 anos para cima que julgam que o mundo continua igual há 20 anos atrás.

                          Existem, felizmente, cada vez mais emprego no setor privado a pedir PhD.

                          Boa sorte a fazer carreira em data science no setor privado sem PhD.

                          Comentário


                            No estrangeiro, tipo europa central, eu vejo quem tira phd a ter empregos muitos especializados ou outros cargos que provavelmente sem phd não estavam lá, para quem tem capacidade e gosto por tirar um phd, existe uma boa ligação entre o meio acadêmico e empresarial para lhes proporcionar uma boa carreira.

                            Em Portugal, sempre tive duvidas, porque sempre vi muitos phd a acabarem ou sem emprego, ou relegados a empregos onde uma licenciatura chegava, e acabam por não dar grande uso os seus conhecimentos.

                            Até porque os poucos phd que conheço, quando pensam em voltar a Portugal, encontram um deserto de opções ou cargos mais elevados de vendas e gestão mas que os conhecimentos do phd de pouco servem.

                            Quem anda realmente a usar os conhecimentos do Phd, seja numa Airbus, BMW, Roche, Google, Max Planck Institute, etc, pode conseguir se tiver outras softskills e/ou outras formações (tipo MBA etc) bom cargos em Portugal, mas a investigação (bem paga ou não) existe muito pouco em Portugal.
                            Editado pela última vez por Hecho; 29 May 2023, 10:34.

                            Comentário


                              Eu não devia escrever isto, mas tem que ser:

                              Cheguei a inscrever-me, mas antes de começar, e de pagar o quer que fosse, desisti!

                              Em boa medida porque mudaram os pressupostos que existiam quando fui desafiado nesse sentido, mas objetivamente também creio que foi por preguiça!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Também não entendo para que serve um Doutoramento fora do meio académico, ninguém quer saber. Nas empresas, ou fazes, ou não fazes. Ou geras valor, ou não.

                                Mesmo os MBAs, cada vez menos são relevantes.
                                Não é bem assim, dando o exemplo da google, tem muitas equipas, por exemplo em areas de machine learning, computer vision, advance algoriths, artificial inteligente, etc, em que é tudo malta maioritariamente com phd que fizeram os phd nesta area e possuem grande conhecimento especifico, cujo trabalho não é implementar coisas com as ferramentas existentes mas puxar os limites do conhecimento existente.

                                E não é um cromo qualquer que entra nestas equipas, porque o conhecimento especifico é bastante elevado que muito poucos sem phd e afins na area conseguem ter.

                                Além que inclui criar papers, e principalmente ler papers, mas ler com olhos de ver, desconstruir o conteúdo, e tentar aplicar aos projectos, de preferencia com melhorias. Não são tarefas que pessoas sem phd consigam fazer.

                                A malta dos ultimos 2 anos com phds na area de Computer vision a sairem da universidade de Munique, tem sido um duelo de titans entre a google e a Apple para os irem buscar . E eu sei isto porque participei em entrevistas quando estava numa startup a competir com estes 2 pelo mesmo talento.
                                Os salarios para estes "juniores" começava nos 120 mil euros anuais.
                                Editado pela última vez por Hecho; 29 May 2023, 12:02.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X