Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma espécie de Consultório de Saúde....mas à borla !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pensei que isso já estivesse mais que debatido por aqui. Mas pronto, volto a indicar aquilo que pretendia que, no mínimo, fosse feito.

    Para chegar à conclusão que levianamente chegam, o protocolo a seguir é este:



    E/ou aquilo que aparece explicado neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gQdrzcCTApQ

    No entanto, os médicos que me têm calhado, para não perderem mais que 5 ou 10 minutos com a situação, chegam à conclusão final de diagnóstico (globus faríngeo) saltando a grande maioria desses passos que são de protocolo até se poder chegar ao diagnóstico.

    Mais, pelas características do diagnóstico, é também de protocolo que nestes casos, o passo mais importante para a recuperação do doente é demonstrar ao doente com um grau de clareza tão elevado quanto possível que todas as outras possibilidades de diagnóstico estão afastadas, por forma a que o tratamento do globus faríngeo do ponto de vista da parte psíquica possa ser eficaz.

    Portanto, o que quero é, no mínimo, isto. Não que se defendam no facto de RM e Tac não apresentarem algo que possa explicar os sintomas e que, com base nisso, concluam directamente que está tudo bem e que se trata de um problema exclusivamente de origem psíquica.

    De resto, não ando obcecado com nada. Apenas vivo com sintomas de um grau de desconforto que me reduziram a qualidade de vida para 20 ou 30% daquilo que era e estranho que isto para os médicos seja visto como normal. E considero que, como ser humano, na primeira vez na vida em que realmente preciso de algum apoio médico, mereço mais. Sempre pensei que a saúde em Portugal teria os seus problemas mas que num caso destes houvesse outro tipo de atenção.

    Recordo que não houve nunca em nenhuma das visitas que fiz a otorrinos disponibilidade sequer para me escutar por mais de 2 minutos de seguida. Concluem aquilo que lhes parece que é mais provável e fecham o assunto, sem sequer explicar nada ao doente. Se me deram uma teoria de diagnóstico, a outro médico que não esteja de acordo pede-se algo mais que simplesmente dizer que não está de acordo. Pede-se que explique porque não está. Se calhar até tem razão e consegue explicar, mas não o fazem. Claro que desconfio que é apenas palpite, para despachar.

    A título de exemplo, copio para aqui o texto que escrevi a um amigo por email a relatar a minha última tentativa, desta vez num otorrino do público:

    "Pensei que ia demorar a ser chamado, mas até foi rápido. Pareceu-me bem lá ir até para ver o que faziam. E só não digo que foi uma desilusão completa, porque as minhas expectativas já são demasiado baixas para me desiludir. Foram literalmente 4 minutos de consulta.

    Mal entrei no gabinete deu-me todas as indicações de que era para despachar o mais rápido possível, ainda antes de eu sequer começar a falar. Deixou-me falar uns 20 segundos, se tanto. Depois de falar esses 20 segundos perguntou se estou nervoso. Ao que respondi que não, que só estou a falar depressa para não a fazer perder tempo (pudera, com a pressão que me colocou...). Ao que me respondeu, que se referia a se estou nervoso com o problema de saúde.


    Só que apesar de ela perguntar, aquilo não era uma pergunta, ela já tinha concluído, fosse qual fosse a minha resposta. Pelo que ainda tentei depois responder mas não me deixou. A vontade que me dava era ter respondido algo como "o problema em si não me deixa nervoso, o que deixa nervoso é a vergonhosa falta de atenção que tenho tido por parte dos otorrinos que consultei".


    Atabalhoadamente ainda acho que disse algo tipo que já lá vão 18 meses e que já estive nervoso em temporadas, mas que noutras temporadas já passei sem nervosismo e não é por isso que os sintomas melhoram. E que nos últimos 9 meses, já desde Setembro, que estou a lidar com o problema do ponto de vista psiquiátrico, como se fosse um problema psicossomático, com psicoterapia e medicação, que me fazem não estar nada nervoso com o problema e que, mesmo assim, não houve melhorias.


    Mas isto para ela foi como se eu não dissesse nada. O diagnóstico para ela, estava feito, era o diagnóstico mais comodista e a forma de me despachar rapidinho. A conclusão dela (sem me observar nem olhar para nenhum exame dos que levei) foi que se fiz TAC e RM e não se encontrou nada, é porque estou bom. Mas não haverá nenhum problema na garganta que não aparece em TAC e RM? Pensarão que sou assim tão burro?


    Bom, admito que fui lá para ver o que vale uma referenciação da medicina familiar para um otorrino do público perante um caso de diagnóstico mais difícil. Vale zero. Serviu para aferir disto. Ainda bem que lá fui, senão ficava a pensar que se lá fosse se calhar era ali que finalmente alguém se ia preocupar em encontrar respostas ou demonstrar-me com evidência que ao nível físico não sofri qualquer alteração. Assim já sei que não."

    Mais ou menos pela mesma altura, gastei (muito bem gastos) 300 dólares por uma tele-consulta com um otorrino de topo dos USA. A abordagem foi completamente diferente. Foi assim, tal como descrevo neste texto copiado do mesmo email que enviei para o mesmo amigo:

    "A consulta (online) foi ao encontro das minhas melhores expectativas. Por um lado pelo apoio que senti, mesmo ao nível psicológico, por se tratar de alguém que já atendeu muitos outros doentes com queixas semelhantes. Por outro lado porque me deixou recomendação de uma tentativa de tratamento/diagnóstico. Que terei que fazer com o apoio de algum médico daqui, uma vez que uma das limitações desta consulta online (que eu já conhecia desde que marquei a consulta) é que ele não tem poder para prescrever exames ou receitas médicas.

    Ele diz que eu devia descartar a possibilidade de espasmo cricofaríngeo, ou seja, a possibilidade de os sintomas terem origem em elevada tensão muscular no esfíncter esofágico superior ou zonas próximas. Portanto, para descartar problema muscular. Diz que tenho que fazer um teste com Valium (Diazepam).


    Ir um dia mais cedo para o quarto antes de dormir, avaliar o nível dos sintomas nesse momento, tomar o comprimido e umas 2 horas depois comparar o nível dos sintomas com o nível inicial. Diz que para ter mesmo a certeza, devo repetir isto umas 3 vezes, mas sem ser em dias seguidos. Em dias isolados. Se por acaso sentisse um grande alívio nos sintomas, poderia ser que o diagnóstico fosse mesmo esse de espasmo do cricofaríngeo, ou algo parecido, de ordem muscular.


    Se isso não der em nada, ele acha que também devia descartar algum problema neurológico. Com Amitriptilina 10mg no primeiro dia, 20mg no segundo dia e 30mg no terceiro dia, para ver se sinto alguma melhoria. Se isto tampouco tiver resultado, tentar o mesmo com Gabapentina. Acho que é algo que posso comentar com o psiquiatra a ver se ele concorda em passar-me receita para estes medicamentos com esta finalidade.


    O médico este disse também que o meu caso é muito diferente do que ele está habituado. Depois de eu relatar tudo bem relatado e ele colocar algumas questões, disse que tenho um caso muito difícil. E olha que o que ele está habituado é precisamente casos de globus faríngeo ou seja, sensação de corpo estranho na garganta sem haver corpo estranho nem qualquer dano.


    Disse também, tal como eu já sabia, que me garantia que este meu problema não me vai nunca provocar outro problema ou evoluir para outro problema grave qualquer. Sei disso e como sabes nunca foi esse o meu medo, mas é sempre bom escutar isso de parte de um especialista de renome.


    E acabou por dizer que se nada disto resultar e eu continuar sem respostas da parte dos médicos de cá, que tenho que me tentar convencer que vou ter que me habituar aos sintomas. Disse-me que há pessoas com tubos na traqueia, que causam grande desconforto, mas que as pessoas geralmente acabam por se adaptar e sentir essas sensações como "normais". Como colocar lentes de contacto, em que nas primeiras vezes a pessoa está consciente do desconforto, até que se habitua e, como ele diz, "atira a sensação para trás das costas".


    E eu nos dias em que isto está mais suave, até me consigo convencer de que é possível chegar lá, mas depois vem um dia com os sintomas mais exacerbados e vai-se-me todo o optimismo. Ainda ando assim, é aqui que espero que o novo psicólogo que estou a consultar me ajude. A manter-me forte e convicto mesmo nos dias menos bons.


    Também lhe perguntei a opinião dele acerca da teoria do dano permanente. Ele diz que não lhe parece possível. Diz que já viu dezenas de milhar de epiglotes e que há de todos os tipos, sendo que viu certamente centenas delas com o grau de assimetria que eu tenho, sem sintomas associados. Diz também que para a minha assimetria ser resultado de um dano na cartilagem da epiglote, teria que ter estado internado no hospital com febres altas e dores fortes.


    É mais uma opinião, especialmente relevante por ser da parte de quem é, a apontar no mesmo sentido, de que se eu tivesse um exame anterior que mostrasse esta parte da garganta, se comprovaria que já antes era assim. Mas pronto, o facto é que algo pode estar danificado, mesmo que não seja visível e nada tenha a ver com a assimetria, deve haver ali algo que ficou de alguma forma afectado e dá estes sintomas.


    Até pode ser uma "fagulha" que se espetou numa cartilagem ou junto a un nervo e que por ser de tamanho diminuto não aparece nos exames mas pela localização causa os sintomas. Enfim, é algo que para se conseguir chegar a uma conclusão, é preciso encontrar um otorrino que compreenda a situação e esteja disposto a investigar e a acompanhar-me quase como se de um acompanhamento psicológico se tratasse."
    É que repara, o médico americano perante a mesma situação, seguiu um protocolo específico e deu-me um plano de tratamento. Aqui o que me dizem é tipo "não esteja nervoso". Eu sinceramente nervoso já não estou, isso foi nos primeiros meses. Se por vezes estou nervoso, é mesmo com este sentimento de que uma vez que na vida preciso de apoio médico, levo com sucessivas demonstrações de falta de vontade e profissionalismo.

    Em situações em que se suspeita de globus faríngeo, que foi a suspeita (demonstrada como convicção) da médica do hospital, há um protocolo a seguir. Que é mais ou menos o que se explica nesse video do link que deixei acima, ou na imagem. Não é de forma alguma um "não esteja nervoso que isso passa". É um processo que implica afastar diferentes possibilidades e uma vez afastadas, ter várias especialidades a trabalhar com o doente para lhe demonstrar que toda a evidência aponta no sentido do problema psicossomático.

    Aquilo que eu tenho apanhado por parte dos otorrinos, é uma caricatura desse método, uma autêntica vergonha. Não se preocupam em investigar nem em demonstrar com mínima evidência o motivo pelo qual chegam ao diagnóstico que chegam.

    De resto, Avant, eu tento sempre não generalizar. Se às vezes parece que estou a generalizar, não é esse o intuito dos meus posts. Gostava que não te sentisse aludido, como se os meus comentários fossem para todos os médicos por igual e estivesse a colocar tudo no mesmo saco. Até porque nem fui observado/atendido por ti, logo de forma alguma te deves sentir visado pelas minhas críticas.

    Por exemplo, em Janeiro fui a uma endocrinologista que, se fosse otorrinolaringologista, afirmo já aqui com toda a honestidade que teria encontrado aquilo que preciso. Alguém com empatia, tempo para o doente, capaz de reconhecer que está perante um caso de diagnóstico e solução menos rápido e directo que o normal e capaz de fazer um esforço extra por causa disso mesmo.

    Se tu chegas a uma conclusão, por exemplo se a um doente alguém disse que tem um dano algures no corpo e tu chegaste à conclusão que não tem, custa muito demonstrar ao doente o que te levou a essa conclusão? Se a conclusão é genuína (e não inventada para despachar), não custa nada explicar ao doente que "por ter visto que aqui os tecidos estão intactos, tal como se comprova neste exame, concluo que não há qualquer dano". Só isso.

    Como costumo dizer, no ano passado tive 10 sessões de psicoterapia. Se levarmos em conta o tempo que o psicólogo me dedicou, se um otorrino me tivesse dedicado metade desse tempo, se calhar já tinha o problema resolvido ou, no mínimo, identificado. E sinceramente não percebo que nem pagando se consiga ter um mínimo de atenção.

    Portanto, a minha opinião é esta e sou livre de a expressar. Se há quem não concorde, tudo bem, respeito outros pontos de vista. O meu é este. Estou absolutamente desiludido pela forma como tenho sido tratado pela classe médica. Terei tido azar até aqui, sem dúvida, nisso até acredito. Agora que me a amostra que me tem calhado é criticável, isso sem dúvida. Eu também chego às consultas e não tenho jeito para me fazer de coitadinho e estar com lamentos. Será que é isso que tenho que fazer? Apertar com eles?

    Basta ver a diferença entre a abordagem do médico americano e aqueles que consultei por cá. Se o outro, mesmo não fazendo ideia do que se passa, segue um protocolo e aconselha experimentação medicamentosa para tirar conclusões, porque é que eu vou a um médico da mesma especialidade num hospital português e só por ver que Tac e RM descartam a presença de corpo estranho me despacham em 5 minutos por acharem que ando nervoso?

    Ainda para mais, numa fase em que de nervoso, muito pouco. A muito custo tenho-me acostumado a esta mísera qualidade de vida. Ando conformado. Podes lançar rótulos como esse de "obcecado" para marcar o teu ponto de vista, mas de forma alguma tal corresponde à realidade. Aliás, apenas voltei a postar neste tópico porque houve outro user que me pareceu estar a passar por situação em parte semelhante. E fingir que aquilo que eu escrevi no meu anterior post não é verdade na maioria dos casos, a meu ver, não é honesto.

    Qualquer situação que fuja da normalidade e implique investir mais tempo que aquele a que estão habituados e há exames que descartam situações de maior gravidade ou risco de vida, em mais de 90% dos casos, é despachada desta forma (isso é dos nervos) ou de forma semelhante. Tanta, mas tanta gente, que no contexto desta situação, em conversas informais, me tem comunicado estórias que lhes são próximas de pessoas com problemas que só foram diagnosticados após mais de 10 consultas com mais de 10 médicos.

    E depois, eu até sempre fui aberto a isto poder ser de origem puramente psíquica. E fiz essa abordagem. Apesar de sentir que algo está mal, com sintomas que me dão um grau de certeza quase absoluto, mesmo assim aceitei e ainda aceito que posso não ter nenhum problema nem dano e isto estar tudo igual ao que estava há 2 anos atrás. Estranho muito que tal possa ser possível, mas sou incapaz de dizer que é impossível.

    -

    Comentário


      Só por curiosidade, os otorrinos a que foste, foi por algum subsistema ou seguro?

      Eu já aqui te chamei a atenção para uma possível nevralgia do glossofaríngeo que se poderia tratar com os medicamentos que mencionas (amitriptilina, gabapentina) mas nessa altura descartaste um bocado essa possibilidade.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Só por curiosidade, os otorrinos a que foste, foi por algum subsistema ou seguro?
        1º otorrino, aquele que me acompanhou nos primeiros 2 meses (4 consultas) e levou a cabo as acções necessárias para afastar a hipótese de corpo estranho -> Hospital privado, seguro de saúde Advancecare, 15 euros a consulta.

        2º otorrino, aquele que consultei no início de Março de 2021 e que teorizou o diagnóstico do dano permanente na cartilagem por reacção alérgica adversa (ou condrite bacteriana) -> Hospital privado mas a consulta foi paga na íntegra pois não tinha acordo com a Advancecare, 70 euros a consulta.

        3º otorrino, aquele que consultei a 15 de Março e 25 de Abril de 2021, o que procedeu no sentido de descartar problemas de refluxo ou corrimento nasal interno e que, uma vez descartado, não teve tempo para mais, tendo culminado naquela consulta de Domingo dia 25 de Abril, feriado, em que passou todos os doentes que tinha marcados na quinta-feira para esse Domingo, acumulando com os que já tinham consulta nesse dia, em que de quinze em quinze minutos vinha a assistente ao corredor avisar quem esperava que tínhamos que estar atentos e entrar rápido assim que chamassem o nosso nome, tendo a consulta durado 8 minutos e sem hipótese de esclarecer dúvidas -> Clinica privada, pago com desconto do cartão continente (pois não tinha acordo com Advancecare), 37,50€ a consulta.

        4º otorrino, Dr. Robert Bastian, dos Estados Unidos -> teleconsulta, tal como relatado no quote do post anterior, paguei na íntegra, 295 euros.

        5º otorrino, referenciado pela médica de família -> hospital central da região em que resido tal como relatado no quote do post anterior, isento de pagamento.

        Ainda não fui a nenhum otorrino com "cunha". Não me importo de pagar consultas ao dobro do preço (tipo a 150 euros), mesmo que seja uma vez por mês, desde que haja disponibilidade para um pouco de investigação e acompanhamento com medicação com vista a diagnóstico. Aliás, tenho até uma promessa pessoal (que obviamente não comunico aos médicos) em que se um dia houvesse um profissional de saúde responsável pela minha total recuperação deste problema, daria a essa pessoa uma gratificação significativa.


        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
        Eu já aqui te chamei a atenção para uma possível nevralgia do glossofaríngeo que se poderia tratar com os medicamentos que mencionas (amitriptilina, gabapentina) mas nessa altura descartaste um bocado essa possibilidade.
        Sim, foi o que falámos na altura. Os sintomas descritos para esse distúrbio não são compatíveis com os meus sintomas. Tal como falámos, até posso não ter exactamente uma nevralgia do glossofaríngeo mas algo que esteja a afectar esse nervo e, por conseguinte, a medicação podia ajudar.

        Como bem dizes, descartei um bocado essa possibilidade, mas não por completo. Não sou de certezas absolutas e como tal admito tal possibilidade, como tantas outras. Como terás lido no meu post, à partida vamos poder tirar algumas conclusões com amitriptilina ou gabapentina, pois arranjarei algum médico que concorde com o Dr. Bastian e me passe receita para experimentarmos.

        Nevralgia do glossofaríngeo seria diagnosticado numa ecografia ao pescoço?

        Poucas vezes refiro, pois não é um problema para mim, apenas pode dar pistas, que tenho uma dor que aparentemente é muscular (mas também pode ser num tendão ou nervo), do mesmo lado onde tenho os sintomas, que vai desde a zona da maçã de adão, na sua lateral esquerda, até quase à clavícula e que se faz sentir como uma tendinite ou dano em músculo quando faço o gesto de engolir.

        Mas isto até admito que pudesse ser do foco exagerado nessa zona e por engolir mais vezes que o normal. Só que lá está, podia ser do lado direito, mas é do esquerdo também e sinto isto desde o primeiro dia.

        Também ainda acredito que isto pode ser uma farpa minúscula que por casualidade se alojou numa cartilagem ou nervo e que é demasiado pequeno para aparecer nas imagens, mas suficiente (pelo tipo e local) para causar os sintomas.

        Ou posso ter tido uma pericondrite laríngea. É raro, mas existe e é compatível tanto com os sintomas como com o episódio que os originou.

        Um otorrino também me disse que tenho hipertrofia da amígdala lingual. E sensação de corpo estranho é um dos sintomas associados. Mas os outros otorrinos nem isso viram, ou se viram, desvalorizaram ao ponto de nem referir.

        E ninguém é capaz de me responder à seguinte pergunta:

        - Uma cartilagem danificada, que sofreu condrite, deixa vestigios do dano que possam ser identificados através de uma biópsia e respectivo estudo histológico?

        Se a única forma de tal acontecer é deixando necrose, fibrose ou calcificação, então é possível estudar a minha cartilagem laríngea com vista a afastar a hipótese de pericondrite. Mas como isto são situações muito raras, eles não querem considerar esta opção. Também é raríssimo ganhar o euromilhões e tenho um vizinho que mora aqui a 20 metros, mesmo em frente a mim, que ganhou 60 milhões.

        Também não vou estar aqui a mentir, com honestidade digo que hoje parece que algo está melhor que há 6-12 meses atrás. Não sei se é o corpo a conseguir fazer a adaptação possível ou se é algo mais que isso, mas quero acreditar que estou um pouco melhor.

        Mas é pouco e o problema persiste. Continua a estragar-me a vida. Estou com mais 8kg do que devia, ainda não é grave pois estava com bom peso antes disto, mas nos meus 171cm nunca passei dos 65kg e estou com 73kg. Em termos estéticos não me preocupa, mas é um sinal do desleixe que levo ao nível de alimentação, conjugado com sedentarismo, que a continuar assim me coloca em risco alto de sofrer outra doença do curto ou médio prazo. Antes disto andava já há uns 5 anos com colesterol e ácido úrico altos, com isto nem quero analisar, deve estar bonito...

        Portanto, ainda é um grande problema, ao ponto de ainda considerar que entre perder uma perna ou um braço ou ter que viver com isto para o resto da vida, a escolha é óbvia, preferia a amputação. Lamento a dureza do paralelismo, mas é a forma que tenho de transmitir o nível de transtorno que isto me causa.

        Isto das doenças raras tem muito que se lhe diga. Tudo quem que são raras, mas há tantas, que ter 1 delas é tudo menos raro.

        -

        Comentário


          Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
          Assim se vê o estado da medicina em PT pelo menos, médicos a receitar Reiki...
          ...
          Não é «a receitar Reiki»!
          Há médicos que fazem formação em Reiki e utilizam-no como terapêutica complementar á terapêutica farmacológica.
          Acima de tudo, o importante é tornar melhor a Vida dos doentes....

          Comentário


            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            Não é «a receitar Reiki»!
            Há médicos que fazem formação em Reiki e utilizam-no como terapêutica complementar á terapêutica farmacológica.
            Acima de tudo, o importante é tornar melhor a Vida dos doentes....
            Nem que seja a enganá-los com passes de mágica… tenho a certeza que o código deontológico diz alguma coisa sobre isso.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
              Nem que seja a enganá-los com passes de mágica… tenho a certeza que o código deontológico diz alguma coisa sobre isso.
              Até pode dizer, mas o que é facto, e já o aqui postei há uns tempos, é a própria Ordem dos Médicos que patrocina essa Formação em Reiki.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Não é «a receitar Reiki»!
                Há médicos que fazem formação em Reiki e utilizam-no como terapêutica complementar á terapêutica farmacológica.
                Acima de tudo, o importante é tornar melhor a Vida dos doentes....
                Essas pessoas não são médicos e deviam ser proibidos de exercer.
                É inconcebível que supostos profissionais do ramo da medicina/ciência acreditem em forças do oculto e magia.
                Choca-me que pessoas que devido ao seu percurso académico até deviam ser mais inteligentes se deixem levar por essas patranhadas.
                Daqui a uns dias vais-me dizer que também fazem formação em cristais para melhorar a vida dos clientes.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                  Nem que seja a enganá-los com passes de mágica… tenho a certeza que o código deontológico diz alguma coisa sobre isso.
                  Não acreditas nos beneficios do efeito placebo a nível psicológico?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                    Não acreditas nos beneficios do efeito placebo a nível psicológico?
                    Claro que acredito, agora não é ético fazer deliberadamente algo que se sabe que é um placebo (Reiki, comprimidos de farinha ou essas coisas) sem o doente saber que aquilo nada faz e ainda cobrarem dinheiro por cima.

                    Comentário


                      Problemas da tiróide alguem tem? Níveis muito elevados de anti tg é sinal de sindrome de hashimoto nao é?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        Claro que acredito, agora não é ético fazer deliberadamente algo que se sabe que é um placebo (Reiki, comprimidos de farinha ou essas coisas) sem o doente saber que aquilo nada faz e ainda cobrarem dinheiro por cima.
                        Mas se o doente souber que aquilo nada faz, perde-se o efeito placebo.

                        Comentário


                          É só mais uma maneira de cobrar.

                          Nas farmácias é o mesmo com a homeopatia. Se me pedem conselho, digo que no meu entender, não faz nada. Se me pedem um produto homeopático então é vender que o que queremos é utentes satisfeitos.

                          Comentário


                            Hehehe, o debate do Reiki, já um clássico por aqui

                            E acupunctura, o que opinam? Exactamente o mesmo que para o Reiki ou já há particularidades que marcam a diferença?

                            Eu como normalmente não gosto de falar daquilo que não domino, abstenho-me de opinar. Mas como dizia aqui numa das minhas anteriores participações, não sou pessoa de certezas absolutas.

                            Tenho a humildade de assumir que a complexidade da vida é de uma ordem de grandeza tal que o nosso cérebro "de macaco", por muito desenvolvido que esteja a todos os níveis, não alcança provavelmente nem um dízimo de todo o conhecimento disponível e, ainda menos, daquele que em função da nossa condição humana nos é ininteligível.

                            Pode soar um bocado a "não negue à partida uma ciência que desconhece", mas não é exactamente isso pois acaba por funcionar para ambos lados, ou seja, tampouco "confie piamente numa ciência que conhece".

                            Pouco ou nada há que me mereça uma confiança de 100%. No campo religioso, sou agnóstico. Ser-se ateu é ser-se tanto ou mais crente que uma pessoa religiosa que acredita num deus. Um está convencido que existe algo "divino" além daquilo que nos é inteligível. Outro está convencido de que nada de "divino" existe.

                            No contexto da condição humana, nenhum dos dois pode fazer prova de que está correcto na sua convicção. Apesar de isto ser factual e de senso comum, em todos os âmbitos da vida há cada vez mais indivíduos a dizer-se muito certos e convictos daquilo que, por muito correcto e respaldado que aparente ser, é meramente uma opinião.

                            Muito levianamente se confunde um grau de certeza de 99% com um de 100%. A diferença parece ser pequena, mas na realidade é abismal.

                            -

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                              Hehehe, o debate do Reiki, já um clássico por aqui

                              E acupunctura, o que opinam? Exactamente o mesmo que para o Reiki ou já há particularidades que marcam a diferença?

                              Eu como normalmente não gosto de falar daquilo que não domino, abstenho-me de opinar. Mas como dizia aqui numa das minhas anteriores participações, não sou pessoa de certezas absolutas.

                              Tenho a humildade de assumir que a complexidade da vida é de uma ordem de grandeza tal que o nosso cérebro "de macaco", por muito desenvolvido que esteja a todos os níveis, não alcança provavelmente nem um dízimo de todo o conhecimento disponível e, ainda menos, daquele que em função da nossa condição humana nos é ininteligível.

                              Pode soar um bocado a "não negue à partida uma ciência que desconhece", mas não é exactamente isso pois acaba por funcionar para ambos lados, ou seja, tampouco "confie piamente numa ciência que conhece".

                              Pouco ou nada há que me mereça uma confiança de 100%. No campo religioso, sou agnóstico. Ser-se ateu é ser-se tanto ou mais crente que uma pessoa religiosa que acredita num deus. Um está convencido que existe algo "divino" além daquilo que nos é inteligível. Outro está convencido de que nada de "divino" existe.

                              No contexto da condição humana, nenhum dos dois pode fazer prova de que está correcto na sua convicção. Apesar de isto ser factual e de senso comum, em todos os âmbitos da vida há cada vez mais indivíduos a dizer-se muito certos e convictos daquilo que, por muito correcto e respaldado que aparente ser, é meramente uma opinião.

                              Muito levianamente se confunde um grau de certeza de 99% com um de 100%. A diferença parece ser pequena, mas na realidade é abismal.

                              -
                              O mesmo que o Reiki, com o acrescento que é muito difícil fazer estudos comparativamente com o placebo. Ou espetas agulhas ou não espetas.
                              O conceito de "meridianos" que está subjacente a essa coisa da acupuntura não tem qualquer tradução anatómica no corpo humano.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                O mesmo que o Reiki, com o acrescento que é muito difícil fazer estudos comparativamente com o placebo. Ou espetas agulhas ou não espetas.
                                O conceito de "meridianos" que está subjacente a essa coisa da acupuntura não tem qualquer tradução anatómica no corpo humano.
                                Estás a querer dizer que não se deve dar qualquer credibilidade a médicos com competência em acupunctura pela OM?

                                https://ordemdosmedicos.pt/competenc...nctura-medica/

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Estás a querer dizer que não se deve dar qualquer credibilidade a médicos com competência em acupunctura pela OM?

                                  https://ordemdosmedicos.pt/competenc...nctura-medica/
                                  Estou.

                                  Comentário


                                    Estou com um problema na mão esquerda. Não é recente, começou há uns 8 anos talvez mais. Estou a perder a preensão do polegar. Antes a sensação era como ter dado um "mau jeito" mas um dia ou dois depois passava. Agora é recorrente. O movimento que se faz a contar pelos dedos já só consigo a partir do dedo médio; ou seja, não consigo encostar o polegar ao mindinho nem ao dedo anelar. Eu conseguia facilmente dobrar caricas entre o polegar e o indicador. Agora dói-me fazer um décimo dessa pressão. Estou um bocado preocupado com isto e só tenho consulta com a médica de família em novembro.

                                    Comentário


                                      Boa noite a todos,

                                      Tenho um familiar que tem os valores de mioglobina a 500 e tal e a creatina quinase total a 1000 e qualquer coisa. Ja e a segunda vez que repete os exames em menos de uma semana e eles continuam a subir. Alguem tem uma ideia do que pode causar isto?

                                      A pessoa em questao e aparentemente saudavel e ja ha cerca de um mes que tem andado a fazer dieta rigorosa de legumes e carnes brancas.
                                      Tem cerca de 60 anos.

                                      Obrigado pela ajuda a todos desde ja.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        Estou.
                                        Pareces ser uma pessoa muito racional, uma pessoa quando não se sabe mais para onde se virar e tem a mente aberta agarra-se a qualquer coisa, seja Reiki, seja acumpultura, seja Deus, seja yoga, seja meditação.

                                        A mente tem muita força, e quando uma pessoa agarra-se ao tal placebo que falam por vezes conseguem ultrapassar o problema

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por edPI Ver Post
                                          Problemas da tiróide alguem tem? Níveis muito elevados de anti tg é sinal de sindrome de hashimoto nao é?
                                          Confirmar isso com um médico. Mas daquilo que vi, o mais que a medicina sabe fazer é receitar levotiroxina para as análises saírem com os valores correctos dos indicadores.

                                          Daí a isso corrigir os problemas do hipotiroidismo devido a sindroma de Hashimoto, é outra história.

                                          Claro que esta impotência gera uma mini-indústria de livros/etc. com mézinhas e conselhos sobre o assunto, tanto quanto percebo ainda mais ineficazes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por darkpsycho Ver Post
                                            Pareces ser uma pessoa muito racional, uma pessoa quando não se sabe mais para onde se virar e tem a mente aberta agarra-se a qualquer coisa, seja Reiki, seja acumpultura, seja Deus, seja yoga, seja meditação.

                                            A mente tem muita força, e quando uma pessoa agarra-se ao tal placebo que falam por vezes conseguem ultrapassar o problema
                                            De acordo.

                                            Agora eticamente não posso, em boa consciência, levar uma pessoa a fazer uma coisa que sei que não tem eficácia.

                                            Comentário


                                              Que mal andaríamos se cada um de nós se considerasse dono do Saber.....

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                                Estou com um problema na mão esquerda. Não é recente, começou há uns 8 anos talvez mais. Estou a perder a preensão do polegar. Antes a sensação era como ter dado um "mau jeito" mas um dia ou dois depois passava. Agora é recorrente. O movimento que se faz a contar pelos dedos já só consigo a partir do dedo médio; ou seja, não consigo encostar o polegar ao mindinho nem ao dedo anelar. Eu conseguia facilmente dobrar caricas entre o polegar e o indicador. Agora dói-me fazer um décimo dessa pressão. Estou um bocado preocupado com isto e só tenho consulta com a médica de família em novembro.
                                                Pode advir da coluna, tendões, muscular... daí, não será boa ideia consultar um fisioterapeuta/fisiatra?
                                                Óbvio que pode ser isso ou pode ter outra causa. Mas, ainda assim, porque mal não faz, que tal tentar fazer algum movimento que seja potenciador da elasticidade dos dedos? Movimento tipo tocar piano em cima de uma mesa durante alguns minutos, ir tentando fazer repetidas vezes o movimento com o dedo. Por exemplo, desde que parti o perónio fiquei com muitas limitações no movimento do tornozelo. Para subir o pé, é menos de metade do outro. Ainda há dias tive um colega meu que trabalha com terapias alternativas a fazer-me uma massagem e conforme ia encostando o pé para trás, levemente, mas constante, ia sempre conseguindo ganhar uns milímetros de mobilidade. Claro que isto tem de ser repetido todos os dias... Como também duvido que faça mal, porque não tentar aplicar uma pomada antiinflamatória ao nível do braço, pulso, mão, e ir tentando fazer estes exercícios.
                                                De qualquer forma, eu consultava uma alternativa o quanto antes... e ter deixado andar esses sintomas durante 8 anos, não terá sido a melhor opção.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                  Que mal andaríamos se cada um de nós se considerasse dono do Saber.....
                                                  Quem se considera dono do saber é quem diz que as coisas são porque sim. Porque leram num livro de um guru ou num blog da internet.

                                                  Precisamente por não me considerar dono do saber é que me guio pelo melhor que temos até hoje - evidência científica actualizada. Como dizia o Churchill, é o pior sistema à excepção de todos os outros.

                                                  Comentário


                                                    Eu nem leio livros de gurus nem sou mestre de Reiki.
                                                    A minha opinião baseia-se na minha experiência enquanto utilizador e em testemunhos de outras pessoas «tratadas».
                                                    Prefiro opinar em função de experiências/resultados de utilizadores, do que em ideias pré concebidas, essas sim, «só porque sim».

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                      Eu nem leio livros de gurus nem sou mestre de Reiki.
                                                      A minha opinião baseia-se na minha experiência enquanto utilizador e em testemunhos de outras pessoas «tratadas».
                                                      Prefiro opinar em função de experiências/resultados de utilizadores, do que em ideias pré concebidas, essas sim, «só porque sim».
                                                      Lá está o problema dessa abordagem. Baseia-se em relatos, experiências unipessoais, tecnicamente chama-se evidência anedótica.

                                                      Já saímos dessa forma de ciência há para aí 200 anos. Mas compreendo porque é que continua a ser tão atractiva e popular.

                                                      Comentário


                                                        Vá, é uma espécie de religião.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jammer Ver Post
                                                          Boa noite, já há uns anos que não escrevo aqui mas venho hoje pedir ajuda. Há 10 anos que comecei a sentir ligeiras perdas de memória mas achei que era dos 30 anos (tenho 41). A memória foi piorando lentamente e há 6 anos surgiram perturbações intestinais e tonturas. Fui a vários médicos sem chegar a nenhuma conclusão. A memória sempre a piorar e depois surgiu a confusão mental. Acabei por ir a um psiquiatra que concluiu ser ansiedade. Já tomei vários medicamentos que não resolveram o problema. Actualmente a minha memória quase não é suficiente para as tarefas do dia-a-dia, a confusão mental é imensa e não consigo aprender nada. Agradeço ajuda com opiniões ou com sugestões de médicos. Talvez um bom neurologista (ou o melhor) na região de Lisboa. Obrigado.
                                                          estava aqui a ver o telejornal na SIC ( dia 27-05 às 20:42 )

                                                          quando deu uma reportagem sobre como prevenir perdas de memória e demência

                                                          e lembrei-me do teu caso

                                                          um médico falou uma coisa curiosa e que faz todo o sentido

                                                          quando passamos todos os dias sentados, os nossos músculos vão atrofiar-se

                                                          se nós dissermos poucas palavras por dia, interagirmos com poucas pessoas, colocarmos poucos desafios ao cérebro, uma pessoa pode cair num desuso mental

                                                          programa MIND implementado em Matosinhos

                                                          agora vendo esta reportagem a ansiedade, ataques de pânico, e depressão, tudo factores que promovem o isolamento social pode provocar mesmo isto

                                                          espero ter ajudado

                                                          Comentário


                                                            agora estava a ver um filme, e não é que falaram que a essência de Alecrim melhora a memória ?
                                                            vou falar desse filme no tópico certo, é o Moonfall

                                                            lembrei-me novamente de alguns de vós com falhas de memória e numa pesquisa no google encontrei isto :

                                                            https://www.bbc.com/portuguese/notic...ria_duvidas_fn


                                                            façam vocês o mesmo

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por edPI Ver Post
                                                              Problemas da tiróide alguem tem? Níveis muito elevados de anti tg é sinal de sindrome de hashimoto nao é?
                                                              Eu descobri recentemente que estou com hipertireodismo e estava pesquisando sobre a doença e li que essa sindrome aí é causadora de hipotireodismo. Então deduzo o óbvio a pessoa tem que estar com hipo mais os anticorpos nos níveis que confirmem a doença. Só uma suposição. Eu estou me sentindo muito mal e perdi 6 kg do nada, estou irritada e com os olhos fundos. E pedi para o medico do centro de saúde publica me passar exames. O primeiro acusou a doença e ele pediu pra fazer em outro laboratório. E deu o mesmo resultado. E o TPO e TRAB muito altos. E de acordo com que pesquisei posso estar com doença de Graves. Vou ter que ir ao endocrinologista.
                                                              Editado pela última vez por katsura; 29 May 2022, 01:22.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X