Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma espécie de Consultório de Saúde....mas à borla !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Lentes multifocais.

    Alguém tem/usa?

    Já ando fartinho de ter de andar a tirar e pôr óculos ora para ver de perto, ora para ver ao longe e ter de andar com um estojo sempre atrás.
    Já marquei a consulta no Oftalmologista e já adivinho o tombo que vai ser.
    Ouvi falar que requerem habituação, é mesmo assim ou é exagero?

    Já fui à consulta de oftalmologia ontem e já fui à ótica encomendar a armação e as lentes.
    Carl Zeiss.

    Que tombo que foi

    Comentário


      Estou a precisar de oculos para ver (ler) ao perto

      Num lado recomendam para ver ao perto, e tiro e ponho quando for preciso
      Noutro lado recomendam ums de conforto/ ocupacionais /trabalho,( tem varios nomes), para ver ao perto, mas pode ser usado na secretária durante o dia, pois tem um alcance até 2m de visão/distância, mas custa 3x ou 4x mais, pois tambem deve ser com filtro azul + antii reflexo + etc
      Mas depois fui à consulta ecosaude e recomendaram oculos de 9,99eur daqueles que se vende me qualuqer supermercado

      Algum feedback, opinião ou sugestão? Experiências ?
      Obrigado

      Comentário


        Já respondi no outro tópico

        Comentário


          Ocasionalmente tenho problemas em dormir devido à almofada e vinha pedir ajuda a ver se já alguém passou pelo mesmo.

          Comprei a mesma há uns 3 anos atrás porque não dormia bem nas almofadas baixas, esta agora é de viscogel, consigo ter o pescoço mais nivelado e na maior parte dos dias durmo mesmo bem, no entanto às vezes acordo a meio da noite com dores de cabeça mais ao nível do pescoço, não é bem dor mas sinto que esteve algo a pressionar...isto acaba por me estragar o dia porque não dormi bem e tenho mesmo de ir à procura de outro tipo de almofada porque já começo a achar que as noites vão ser uma incógnita

          As de viscogel parecem ótimas mas desta forma não vale a pena.

          Comentário


            Fui operado a uma hérnia inguinal na passada segunda-feira. Ontem, andei +/-, hoje de manhã melhor que ontem, mas a tarde comecei a ficar com bastantes dores, principalmente ao levantar-me da cama. Agora a noite, fui medir a febre e estava com 36.9°c. o meu normal é pouco acima de 36. epa, tomei um mitozelan, não sei se é este o nome, aliviou um pouco as dores mas a temperatura não mexeu.

            Será melhor ir às urgências ou tento deixar passar a noite? Amanhã vou ao CS mudar o penso e ver como isto está...


            Outra cena, a minha pulsação tem estado perto dos 130bpm. A bocado estava perto dos 140...

            Comentário


              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
              Fui operado a uma hérnia inguinal na passada segunda-feira. Ontem, andei +/-, hoje de manhã melhor que ontem, mas a tarde comecei a ficar com bastantes dores, principalmente ao levantar-me da cama. Agora a noite, fui medir a febre e estava com 36.9°c. o meu normal é pouco acima de 36. epa, tomei um mitozelan, não sei se é este o nome, aliviou um pouco as dores mas a temperatura não mexeu.

              Será melhor ir às urgências ou tento deixar passar a noite? Amanhã vou ao CS mudar o penso e ver como isto está...


              Outra cena, a minha pulsação tem estado perto dos 130bpm. A bocado estava perto dos 140...
              Febre é apenas apartir de 38, essa temperatura é perfeitamente normal

              Comentário


                hoje um pouco antes das 15h fui mordida/picada por qualquer coisa preta..a dor foi muito forte e eu so tive tempo de enxutar o insecto mas só sei que era preto e parecia ser uma aranha ou uma formiga mas vi tudo de relance...isto nao está inchado mas eu por natureza costumo fazer reacçao alergica a insectos..é normal passado 5 horas ainda estar a sentir dor no sitio da picada? estou um bocado preocupada com isto =(

                Comentário


                  hoje um pouco antes das 15h fui mordida/picada por qualquer coisa preta..a dor foi muito forte e eu so tive tempo de enxutar o insecto mas só sei que era preto e parecia ser uma aranha ou uma formiga mas vi tudo de relance...isto nao está inchado mas eu por natureza costumo fazer reacçao alergica a insectos..é normal passado 5 horas ainda estar a sentir dor no sitio da picada? estou um bocado preocupada com isto =(

                  Comentário


                    Após quase um dia isto está assim.😢😢
                    Se isto tem algum ferrão ou assim a libertar veneno eu não o estou a ver...😩

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 2Fast4You Ver Post
                      Ocasionalmente tenho problemas em dormir devido à almofada e vinha pedir ajuda a ver se já alguém passou pelo mesmo.

                      Comprei a mesma há uns 3 anos atrás porque não dormia bem nas almofadas baixas, esta agora é de viscogel, consigo ter o pescoço mais nivelado e na maior parte dos dias durmo mesmo bem, no entanto às vezes acordo a meio da noite com dores de cabeça mais ao nível do pescoço, não é bem dor mas sinto que esteve algo a pressionar...isto acaba por me estragar o dia porque não dormi bem e tenho mesmo de ir à procura de outro tipo de almofada porque já começo a achar que as noites vão ser uma incógnita

                      As de viscogel parecem ótimas mas desta forma não vale a pena.
                      tenho um amigo que é doido por almofadas e acabou de comprar a perfeita segundo ele...

                      Comentário


                      • Phillipric
                        Phillipric commented
                        Editing a comment
                        Tenho exactamente o mesmo problema. Ontem tive de marcar com um fisioterapeuta de urgência que já não sabia mais que fazer. Estou há 3 noites praticamente sem dormir. Não tenho energia, estou completamente desligado, não consigo fazer nada. Não sei se é almofada, a verdade é que ando completamente à rasca da cervical, ombros, omoplatas, dores de cabeça em "impulsos".
                        No desespero, na noite de terça para quarta tomei um Adalgur (relaxante muscular), de manhã Voltaren em cápsulas, passado 4 horas benuron, o fisioterapeuta arranjou-me Diazepam para tomar à noite 2 dias. Ontem deitei-me por volta das 22h, não aguentava mais, mas adormecer é que foi o cabo dos trabalhos. Lá acabei por adormecer para acordar por volta das 03h50 com mais dores de cabeça do que as que me deitei. O pescoço continua a doer-me, embora menos do que ontem.

                        Nunca fui de dormir muito e sempre tive alguma dificuldade em adormecer, mas estes dias têm sido por demais. Já não tenho posição na cama, já tentei mudar almofada, não consigo dormir virado para o lado direito porque me magoa o ombro, já mudei de cama, já dormi no sofá... hoje quando acordei só me apetecia correr para o hospital e pedir para me injetarem qualquer coisa.

                        O fisioterapeuta disse que uma tendinitezita, mas que a maior parte é tensão acumulada, que a nível de amplitude de movimentos parece tudo normal.

                        Nunca na vida consegui acertar com uma almofada que dissesse "é esta mesmo". Há algumas que vão safando. Devia ser possível fazer um test-drive.

                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                      Boas.

                      Alguém recomenda um bom champô anticaspa?

                      Lavo normalmente com champô anticaspa como head shoulders, mas a caspa continua.
                      A minha solução antiga era o Selenix. Aquilo cheirava mal, mas era muito eficaz.

                      Mas há alguns anos que isso deixou de existir. Desde que foi descontinuado, experimentei alguns, de que me lembre o Nizoral, o Tarmed (também cheirava mal) e Selsun. Destes, o Selsun era o menos mau, mas nada satisfazia como o Selenix.

                      Depois, comecei a usar o Tedol que tem resultados satisfatórios. Uma vez por semana para manutenção é suficiente. Por vezes, tenho de fazer mais frequentemente, até dia sim/dia não, quando começam a aparecer sinais (rasto branco nas camisolas escuras). Isso acontece quando há mais stress, barba mais comprida (que é muito coçada enquanto estou à secretária) ou desleixo na manutenção semanal.

                      Comentário


                        recomendam algum urologista em lisboa que faça circuncisões?? (já fui a vários e eles simplesmente recusam-se a fazer)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por lx442 Ver Post
                          recomendam algum urologista em lisboa que faça circuncisões?? (já fui a vários e eles simplesmente recusam-se a fazer)
                          Queres portanto arranjar um médico da especialidade que te faça uma circuncisão por encomenda e só porque tu queres ? é isso?
                          Se fosse uma questão de saúde não se recusavam a fazer, mas como deve ser estética só estou a ver uma solução: Cirurgião Plástico.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por combozip Ver Post

                            Queres portanto arranjar um médico da especialidade que te faça uma circuncisão por encomenda e só porque tu queres ? é isso?
                            Se fosse uma questão de saúde não se recusavam a fazer, mas como deve ser estética só estou a ver uma solução: Cirurgião Plástico.
                            Nada disso, tenho freio curto e alguma dificuldade em puxar a pele pa tras quando estou duro, fui a várias consultas e os médicos dizem que recusam-se a fazer porque tem mais ricos que beneficios etc... recomendaram me usar lubrificante apenas, mas como é obvio não funciona, e não estou para gastar logo 90 paus em consultas para o médico me dizer a mesma coisa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por lx442 Ver Post

                              Nada disso, tenho freio curto e alguma dificuldade em puxar a pele pa tras quando estou duro, fui a várias consultas e os médicos dizem que recusam-se a fazer porque tem mais ricos que beneficios etc... recomendaram me usar lubrificante apenas, mas como é obvio não funciona, e não estou para gastar logo 90 paus em consultas para o médico me dizer a mesma coisa.
                              não sou médico

                              mas isso não é fimose ?!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                não sou médico

                                mas isso não é fimose ?!
                                fimose seria a pele apertada no topo e nao é capaz de ir para baixo

                                Comentário


                                  Vais a bruta até o freio rebentar, e depois já desce bem.

                                  Por acaso, a mim foi o que aconteceu, sangrou um pouco e depois passou.

                                  Mas agora mais a sério, ou tens aí mais algum problema, senão a partida, cortar o freio seria algo relativamente simples.

                                  Comentário


                                    Ocasionalmente tenho ataques de pânico e permanentes crises de ansiedade generalizada que se evidenciaram mais numa fase recente de luto. Há aqui alguém com experiências semelhantes? Partilhem o que sentem, a duração dos sintomas e o que fazem para ultrapassar.

                                    Comentário


                                      Deve ser dos problemas mais recorrentes hoje em dia.

                                      Recomendo vivamente a ida um psiquiatra numa fase inicial, para receitar medicação se for o caso, e provavelmente és reencaminhado para a psicologia se as causas puderem ser trabalhadas por um psicólogo.

                                      O que fazer muitas vezes vai dar ao mesmo, exercício físico, boa alimentação e coisas que ajudem a relaxar. Como é obvio tudo isto muda de pessoa para pessoa.

                                      Tudo a correr pelo melhor e que consigas ultrapassar isso rápido

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                        Vais a bruta até o freio rebentar, e depois já desce bem.

                                        Por acaso, a mim foi o que aconteceu, sangrou um pouco e depois passou.

                                        Mas agora mais a sério, ou tens aí mais algum problema, senão a partida, cortar o freio seria algo relativamente simples.

                                        Neste caso seria o freio e o prepúcio,

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RCarlos Ver Post
                                          Ocasionalmente tenho ataques de pânico e permanentes crises de ansiedade generalizada que se evidenciaram mais numa fase recente de luto. Há aqui alguém com experiências semelhantes? Partilhem o que sentem, a duração dos sintomas e o que fazem para ultrapassar.
                                          Acho que isso é o novo normal...
                                          Em maior ou menor grau, parece-me que toda a gente que conheço queixa-se disto.

                                          Comentário


                                            O ciclo bola de neve começa quando tens esse problema (muito derivado da condição financeira instável, por exemplo) e o que tens de fazer é... gastar dinheiro em consultas, medicação, psicólogos... etc.... O exercício, apanhar ar, sol, sair de casa, tentar relaxar, é tudo muito bonito, mas chega a fase "buraco" em que nem vontade há de sair da cama.

                                            Comentário


                                              lá fiz a colonoscopia e endoscopia

                                              tinha um pólipo que retiraram

                                              mas acho que tenho um esófago de barret derivado dos refluzos gástricos, são lesões que podem causar cancro, fizeram biópsias a essas lesões e ao estômago

                                              a preparação para este exame é bem lixada porque só podemos comer certas coisas

                                              mas salva vidas, e como tenho já 53 anos e nunca tinha feito e como tenho historial na família, decidi fazer

                                              um colega meu de 50 e tais tem cancro nos intestinos

                                              Comentário


                                                Fizeste bem em fazer já isso, assim ficas descansado e agora só terás que repetir dentro de 5-10 anos, consoante aquilo que o gastroenterologista considerar.

                                                Foi com sedação "total"?

                                                Sem dúvida que a preparação é o mais complicado. Estar 1-2 dias quase sem comer e depois ter que beber toda aquela quantidade do preparado para limpar tudo bem limpinho, é um desafio. Ajuda é a perder peso, tem essa vantagem para quem isso é importante.

                                                Eu tenho 42 anos e fiz aos 39 pois tenho um historial de problemas gástricos e naquela altura estava com crises complicadas ao nível intestinal há uns 2 anos. Também se confirmou que não tenho nada de alarmante, ainda assim tenho diverticulose sigmoide, que o gastroenterologista desvalorizou pois não coloca perigos de maior, mas pode causar transtornos como aqueles que eu estava a ter na altura.

                                                Terem encontrado um pólipo e terem logo resolvido é um bom sinal, significa que fizeste bem em fazer o exame, assim por um lado ficas descansado e por outro tiraram já isso, que com azar podia evoluir para algo mais complicado.

                                                Então ainda estás à espera do resultado das biópsias, é isso?

                                                -

                                                Comentário


                                                  sim, foi com anestesia geral, fiquei a dormir

                                                  o exame em si não custa nada, agora a preparação sim, é bem dura

                                                  então pessoas que estão habituadas a comer muito,

                                                  ou aqueles que têm prisão de ventre e que convém preparar-se com dias de antecedência

                                                  segunda-feira de manhã cedo é um bom dia para fazer o exame porque assim temos Sábado e Domingo

                                                  um gajo fica farto com tantos líquidos, 1 litro e meia no mínimo durante o dia, depois mais meio litro com a dose 1 do preparado, a seguir mais meio litro de bebidas simples, e horas depois mais meio litro da dose 2 do preparado, mais meio litro de líquidos simples a seguir

                                                  é duro

                                                  no fim literalmente estava a mijar pelo cu

                                                  sim, estou à espera das biopsias, aquela inflamação no esófago além dos refluxos gástricos deve ter sido também causado pelo álcool, eu gostava muito de beber whisky e água ardentes e além disso sou fumador, portanto são comportamentos de risco, eu tenho que deixar de beber essas bebidas brancas

                                                  tenho uma consulta dia 13, já com os resultados das biópsias, a ver o que o médico diz
                                                  Editado pela última vez por Altar; 03 January 2023, 07:05.

                                                  Comentário


                                                    Caros amigos...

                                                    Aparte este último post que deixei ao Altar há poucos dias, já há uns meses que não dizia nada neste tópico. Concretamente do problema que me aflige já há mais de meio ano que não postava, pelo que venho dar notícias.

                                                    Até para que não se diga que só aqui passo quando é para dar noticias carregadas de negativismo, esta vez há algo de positivo que seria injusto não partilhar convosco. Pois sei que há pelo menos 4 ou 5 de vocês que acompanharam a minha situação ao longo dos últimos 25 meses. E até pode servir para dar esperança a alguém que esteja em situação semelhante e me leia.


                                                    Para aqueles que não estão ao corrente e estão interessados em se contextualizar, deixo link para 3 posts meus onde é possível perceber os contornos do problema de forma bastante completa:

                                                    - https://forum.motorguia.net/forum/mo...7#post13028797

                                                    - https://forum.motorguia.net/forum/mo...7#post13028797 (e página seguinte)

                                                    - https://forum.motorguia.net/forum/mo...0#post13143860



                                                    Portanto, hoje a boa notícia é que, finalmente, encontrei um otorrino à altura do problema, com as qualidades (ao nível pessoal, humano e profissional) que eu procurava. Tenho a agradecer ao Vocsa, aqui do fórum, pois foi-me muito bem recomendado por ele e na consulta confirmou-se tudo aquilo que o Vocsa me tinha dito acerca deste otorrino. Por uma questão de privacidade (uma vez que vou relatar parte da consulta), não vou revelar o nome do otorrino, mas se alguém precisar de um otorrino estarei disponível para o indicar por mensagem privada. Dá consultas na região centro.

                                                    É certo que outros amigos aqui do fórum também me deixaram recomendações de otorrinos, um pouco por todo o país, mas inevitavelmente tive que filtrar. Ainda assim tenho todos os nomes apontados e até poderei vir a marcar consulta com alguns dos que me foram recomendados, pois não me posso dar ao luxo de desistir. Mesmo que quisesse, não é possível. A tortura constante não me deixa esquecer o assunto e estar indiferente aos sintomas, infelizmente.

                                                    Ora, como a meados de Novembro fui ao norte do país em trabalho, aproveitei e consegui marcar consulta na segunda-feira, que era o dia em que vinha de volta para o sul. Reparem que, no Algarve, para ir a um otorrino dos que têm fama de bons, por dar um exemplo, marquei consulta a 31 de Outubro, pedindo marcação para a data mais próxima possível, ficou marcada para 16 de Fevereiro. 3 meses e meio. Com este da região centro (dá consultas na zona de Coimbra - Figueira da Foz), telefonei numa quarta-feira e tinha disponibilidade logo na segunda-feira seguinte. E isto porque na clínica onde fui só dá consultas às segundas.

                                                    Ou seja, a diferença entre uma consulta "já" ou "daqui a mais de 3 meses", para médicos provavelmente de estatuto semelhante (em termos teóricos) sendo que um despacha os doentes em não mais de 15 minutos de consulta e o outro, tal como vos vou contar aqui, dedicou-me 100-110 minutos. Um excelente profissional. Pessoa já com alguma idade, muito experiente e com um currículo relevante.

                                                    Só os primeiros 20 minutos da consulta foram exclusivamente dedicados a mim como pessoa e aos meus problemas de saúde que não aquele que lá me levou. Para estabelecer um perfil. Fez-me dezenas de perguntas. Ficou com uma ficha de saúde minha bem mais completa que qualquer outro médico a que eu já tenha ido. Nem a minha médica de família tem uma ficha tão completa. Mesmo em relação a um otorrino a que fui a 5 consultas, este numa só consulta tem 5x mais informação sobre mim e sobre o meu problema.

                                                    Doenças que já tive, que alergias tenho, que medicações já tomei, que medicação tomo a nível crónico, até mesmo detalhes aparentemente insignificantes mas que para ele podem ser importantes.

                                                    Depois, aos 25 minutos de consulta, começámos a falar do problema em concreto. Recordo que todas as outras consultas a que fui, duraram entre 4 e 20 minutos. Creio que nenhuma passou dos 20 e, se passou, terá ido no máximo aos 25 minutos e foi porque a execução de videolaringoscopia (e respectiva preparação) ainda pode levar 5-10 minutos. Este quis saber até a data com precisão ao dia em que o problema ocorreu. Quanto tempo passou até procurar ajuda médica pela primeira vez. O que aconteceu nessa consulta. Que exames fiz, que resultados obtive, bem como de todo o demais trajecto desde aí.

                                                    Enfim, ficou a saber de tudo. Ou vá, para aí de 90-95% de tudo aquilo que é relevante.

                                                    Em seguida, digamos que entre o minuto 40 e o minuto 65 da consulta, foi a etapa da observação. Entre videolaringoscopia (a olhar mesmo para onde se situam os sintomas e para as zonas onde pode haver algo de errado), apalpação exterior e interior, apalpação das amigdalas, do processo estilóide, enfim, até a epiglote ele apalpou para verificar se tinha alguma zona mais endurecida. E até para os ouvidos espreitou, apesar de não haver nenhuma queixa a esse nível. Fui examinado de forma completa e pormenorizada.

                                                    Depois, chegou o momento de me pedir para lhe mostrar os exames que já fiz. Envergonhadamente levava os 3-4 exames mais importantes (a meu ver) para lhe mostrar, pois apesar de lá ir já sabendo que a tendência seria ter mais atenção ali que nas outras consultas, tampouco queria sobrecarregar muito o médico. Mas acabou por ver tudo, pois ele assim fez questão de. Quando percebeu que eu não lhe estava a dar todos os exames para o "poupar", disse-me logo que prefere ficar com tudo.

                                                    Então, tirou fotocópia de tudo. Depois com as fotocópias de relatórios, pediu-me para que eu me sentasse ao lado dele e leu em voz alta tudo o que está escrito nos relatórios, sublinhando as partes mais importantes enquanto me explicava por outras palavras o que aquilo significava e o que poderia indicar ou descartar.

                                                    Em seguida visualizou o cd da TAC e o cd da RM. Mais uma vez, imagem a imagem, explicando-me pormenorizadamente aquilo que via em cada imagem, com maior atenção ao que ele via que não estava bem ou que poderia não estar bem.

                                                    Com tudo isto, já íamos com aproximadamente uma hora e meia de consulta. Sendo que os últimos 15 minutos foram para me dar o veredicto. Não o veredicto final, pois esse se chegar será numa das próximas consultas. Infelizmente não ocorreu um milagre. Não fiquei curado nem sequer saí de lá com um diagnóstico. Nem esperava isso. Era bom, e uma pessoa pode sempre sonhar, mas a expectativa não era essa.

                                                    O que interessa é que saí de lá com algumas respostas importantes e, mais importante ainda, com a clara noção de que aquele médico fará tudo o que puder por mim. Enquanto eu me queixar e houver algo que se possa fazer (exames, experimentação medicamentosa, até mesmo intervenções cirúrgicas), ele vai estar lá para assegurar que nada de pertinente fica por fazer.

                                                    Se os outros não mereciam nem metade do que paguei pelas consultas, este merecia o triplo ou se calhar até mais.


                                                    Então, concretizando, isto foi o que ele me disse:

                                                    - Tenho marcada assimetria, com o lado esquerdo diferente do lado direito a vários níveis, sendo a epiglote o mais evidente, pois é (ou ficou) mais pequena do lado esquerdo. Algo que eu já sabia, mas que ele enfatizou. Havia-me mostrado nas imagens da RM que mesmo outras zonas mais "dentro da carne" estavam com uma estrutura diferente do lado esquerdo quando comparado com o lado direito;

                                                    - Diz que estou com uma faringite. Perguntei "mas poderia estar com uma faringite já há 2 anos?". Ele respondeu que tem doentes que o consultam com faringites que duram 5 ou 6 anos;

                                                    - O quisto que tenho no lado esquerdo junto à epiglote, entendo que na perspectiva dele não está na origem dos sintomas com um grau de certeza da ordem dos 99%;

                                                    - Já uma zona esbranquiçada (que aparece numa foto que em tempos partilhei aqui) intrigou-o muito mais. Depois de ver essa foto ele até quis voltar a espreitar para analisar ao pormenor essa zona onde estava essa parte esbranquiçada. Não conseguiu chegar a uma conclusão definitiva (poderá vir a chegar noutra consulta). Disse-me que até pode ser só muco ou saliva, mas não o vi muito convicto disto;

                                                    - Ora, o que acontece quando digo que ele poderá verificar melhor essa zona esbranquiçada, é que, não tendo ficado nada combinado, ele numa fase posterior colocou a coisa nuns termos que me dão a entender que se não chegarmos a nenhuma conclusão até lá, podemos considerar uma observação em bloco operatório com anestesia geral. Ele perguntou-me se eu já o tinha feito ou se algum otorrino tinha sugerido isso, disse-lhe que não. Por outro lado, também falou na possibilidade de se fazer uma biópsia, provavelmente dessa zona esbranquiçada, para estudo histológico, mas para já a abordagem foi outra, para começarmos;

                                                    - Então para já receitou-me medicação para experimentar a ver o que acontece. Maxilase como anti-inflamatório, dizendo ele que ajudaria na faringite e também na sinusite. E isto não disse mas suponho eu que, a ideia dele seria, com sorte, que a faringite ou a sinusite pudessem estar a contribuir para o exacerbar dos sintomas e o Maxilase me ajudasse a sentir-me melhor;

                                                    - O outro medicamento que receitou foi o Nexium, este para descartar em definitivo a possibilidade de haver refluxo gastroesofágico na origem do problema ou como elemento potenciador dos sintomas;

                                                    - O terceiro medicamento foi o Neurobion. Complexo de vitaminas, B1, B6 e B12. Segundo ele, um medicamento que se usa muito nas nevralgias do trigémio, nevralgias do glossofaríngeo... Enfim, em linha com aquilo que o Avant chegou a sugerir um par de vezes aqui no tópico. Lá está, o que eu disse na altura (e que continuo a pensar neste momento) é que uma nevralgia do glossofaríngeo propriamente dita eu sei que não tenho, pois a sintomatologia é muito diferente. Agora que o nervo glossofaríngeo possa estar afectado e na origem dos sintomas, não por nevralgia mas por algum tipo de dano ou manifestação patológica, isso acabo por admitir que possa ser possível. Já o admitia na altura e agora continuo a admitir, faltava-me era um médico como este para me acompanhar neste sentido;

                                                    - Fiquei de lhe telefonar quando terminar o curso da medicação. Vou telefonar a 16 de Janeiro. Até aqui, para já, prefiro não dar notícia aqui no tópico acerca dos efeitos da medicação, até porque ainda não a terminei e só quando terminar é que farei o ponto de situação.


                                                    Portanto, ele sabendo que estou a 450km de distância, em jeito de desabafo no final da consulta deixou um "como é que vamos fazer isto, se você está tão longe?".

                                                    Para não lhe colocar demasiada pressão em cima, para ele não sentir que estou a fazer tamanha deslocação (900km no total) exclusivamente para a consulta dele, optei por dizer que se dentro de 2 ou 3 meses der jeito eu lá voltar, que voltarei sem qualquer inconveniente até porque às vezes vou para aqueles lados em trabalho e é uma questão de coordenar a marcação da consulta para uma dessas ocasiões. O que não é necessariamente mentira, pois até pode suceder, apesar de ser pouco provável. Deverá acabar por acontecer eu ir lá mesmo de propósito à consulta, o que é um esforço menor no meio de todo este sofrimento.

                                                    De resto, outras coisas importantes que ele me tenha dito... Quando eu questionei se não seria possível analizar-se de alguma forma a cartilagem da epiglote na zona onde lhe "falta" um bocado para que fosse (mais) simétrica em busca de sinais de degradação (por necrose, fibrose...), bem como quando lhe perguntei se na opinião dele para ter sido uma deformação da cartilagm não teria que ter tido dores extremamente fortes, ele disse-me que, francamente, é da opinião de que isto já estava assim. Ou seja, que a assimetria, apesar de óbvia, não terá sido resultado deste episódio. Ou sempre foi assim (de nascença, sem nunca ter suposto um problema) ou foi resultado de outra coisa qualquer (alguma infecção de infância, por exemplo, isto ele não disse, mas é o que eu presumo das palavras dele).

                                                    Mas também não concorda com o diagnóstico de psicossomático. Lá está, eu não tenho os sintomas clássicos de globus faríngeo (esse sim, um problema muitas vezes de índole psicossomática). Não sinto um corpo volumoso na garganta, não sinto uma pressão na garganta, não é nada disso. E este otorrino soube avaliar a coisa nesse sentido e entende que as minhas queixas indiciam que algo efectivamente não estará bem, ainda para mais por surgirem na sequência de um episódio tão específico, após um corpo duro e afiado me ter furado a língua. Ele diz que não possa ser psicossomático, mas não concorda de forma alguma com esse diagnóstico, pelo menos para já, com tão pouca investigação.

                                                    Uma pessoa está bem, leva com um piercing a sangue frio na língua, e fica com sintomas extremamente incómodos na garganta logo no minuto seguinte. Querermos pensar que não há uma correlação com uma probabilidade de 90 e tais %, não é muito razoável, pelo menos até tudo estar melhor investigado.

                                                    Num pequeno aparte, aqui há tempos finalmente consegui perceber (em informação que encontrei online) que a língua tem efectivamente ligações directas com esta zona da garganta, até ao nível vascular. E tenho-me perguntado se não poderá ser um dano numa artéria, tendão, nervo ou músculo.

                                                    Infelizmente o que me aconteceu pode mesmo ter sido algo rarissimo (pouco ou nunca visto) e não ter solução, acabando por ficar assim para sempre. Mas pode ser que pelo menos consiga ficar um dia a saber o que se passa em concreto. Não resolve o problema, mas teria a sua importância.

                                                    Deverei lá voltar dentro de uns 2 ou 3 meses. Entretanto vou tentar não me esquecer de dizer algo por aqui em relação ao resultado da medicação e da próxima chamada telefónica. Seja como for acho que na próxima chamada telefónica, dentro de uma semana, vou-lhe dizer desde logo que daqui a 1 - 3 meses vou lá voltar para falar melhor com ele. Senão arrisco-me a seguirmos a coisa por telefone e quer queiramos quer não, há várias limitações intrínsecas a essa via.

                                                    Queria agradecer a vários nomes que me acompanharam neste tópico, mas não o vou fazer para não correr o risco de me esquecer de algum. De qualquer forma, vocês sabem a quem me refiro, a todos aqueles que aqui no tópico e/ou por privado me deram conselhos e apoio. Obrigado!

                                                    -

                                                    Comentário


                                                      É de facto um "atendimento" diferente.
                                                      Espero e desejo que seja agora que consigas respostas e soluções como é claro.
                                                      As melhoras.

                                                      Comentário


                                                        Jack, fico contente que te sintas agora bem acompanhado. Desejo-te (novamente) sorte para o teu caso.
                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                                          É de facto um "atendimento" diferente.
                                                          Espero e desejo que seja agora que consigas respostas e soluções como é claro.
                                                          As melhoras.


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Jack, fico contente que te sintas agora bem acompanhado. Desejo-te (novamente) sorte para o teu caso.
                                                          Abraço
                                                          Ora aí estão dois que teria nomeado Obrigado por me lerem e pelas vossas mensagens.

                                                          Pois, vamos ver se há um mínimo de sorte e chegamos a alguma conclusão.

                                                          No meu post anterior esqueci-me de dizer que ele também disse algo mais acerca da possibilidade de a cartilagem ter sido "comida" por bactérias. Disse que é muito raro mas viu casos desses e que a cartilagem fica como que "ratada", ou seja, com recortes irregulares. O que não é o caso da minha, que está (ou é) mais "curta" do lado esquerdo, mas sem essas irregularidades. Por acaso a minha médica de família também me tinha dito isto.

                                                          Além disso, eu não sendo médico não tenho bem noção, mas acho que se os sintomas fossem resultado da degradação de cartilagem por ataque de bactérias, a sensação de corpo estranho não se teria instalado instantâneamente (em menos de 5 minutos), pois entre o momento em que a língua é perfurada e termino a refeição para começar a sentir o incómodo, passou-se muito pouco tempo. Uma bactéria, mesmo que presente em grande quantidade, não deve ter esta capacidade de automaticamente migrar para um determinado local e dar sintomas instantâneos.

                                                          Isto até pode ser algo directamente ligado ao traumatismo na língua. Ter-me afectado algum nervo ou artéria que tenha ligação directa ou indirecta entre a língua e a garganta.

                                                          Ele também me perguntou se no inicio sentia o picar, ou seja, como se fosse o picar da casca de marisco, como um picar de espinha na garganta. Não é de resposta fácil. Eu sentia mais um raspar que um picar, mas aquilo que se suspeita que pudesse ali ter ficado alojado, seria algo muitíssimo estreito e afiado, pelo que podia até nem causar esse sintoma de "picar", como por exemplo uma agulha de acupunctura.

                                                          Mas pronto, respondi que não sentia "picar", e se calhar devia ter respondido ao contrário. Fico na dúvida acerca de qual seria a dúvida dele para me perguntar isto. Será que considera que, ainda que muito remota, haja a possibilidade de eu ter um corpo estranho ali alojado? E que pelo seu tamanho diminuto e/ou o local onde está alojado (pode até estar incrustado numa zona cartilaginosa), não seja visível nos exames de imagiologia e muito menos na observação directa.

                                                          Só que se assim for, pode nunca chegar a conseguir-se confirmar, nem resolver. Mesmo em bloco com anestesia geral, deveria ser baixa a probabilidade de se encontrar isso. Mas enfim, não deve ser, eu tenho sintomas aqui tanto mais acima, como mais abaixo, não é só num único ponto. A menos que sejam dores "reflexo" ou que seja um irradiar através de um músculo ou tendão.

                                                          Bom, já vos darei notícias dos próximos episódios. Obrigado mais uma vez.

                                                          -

                                                          Comentário


                                                            Boa Jack, ainda bem que 2023 começa bem para ti. Fico contente por ver alguma melhoria nessa tua luta com a $#&/()= da lagosta.
                                                            Encontraste um médico 6 estrelas mesmo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X