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    Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
    Comparando diretamente os comissários de bordo da TAP vs Ryanair ... Digo estas pois são os postos e companhias que tenho conhecidos. Enquanto um viaja 2/3 vezes p/ dia (por vezes 1) fica hospedado nesses países e ainda tem tempo para visitar esse mesmo país, por vezes a estadia nesse país é superior a 24h com tudo pago, a outra rapariga faz o dobro das viagens por dia, e no final do dia ainda faz 1h de viagem até casa.
    E isso é bom?

    Comentário


      Isso é prática comum na aviação. Acontece na maioria, se não em todas, as companhias. É feito por causa do "hidden cities ticketing", onde as pessoas reservam por exemplo LIS-FRA-BUD, porque fica mais barato que LIS-FRA, mas saem em Frankfurt e não embarcam no voo para Budapeste. Se tiveres regresso na mesma reserva essa vai ao ar. Pode ter direito a reembolso, isso não sei como é, mas se quer voar tem de reservar outro voo, que assim que falta ao primeiro voo o resto é cancelado e o lugar volta a ficar disponível para outros reservarem.

      Tens abaixo alguns exemplos de companhias. Boa sorte ao departamento jurídico da DECO.

      Das condições de transporte da Lufthansa:

      6.3. Temos o direito de cancelar a sua reserva se não comparecer na gate/porta de embarque a horas.
      British Airways:
      Política de falta de comparência
      A tarifa que pagou é para os voos, rotas e datas específicas, conforme apresentado no recibo do seu bilhete eletrónico.

      É importante lembrar que estes voos apresentados no seu recibo do bilhete eletrónico não podem ser utilizados fora da sequência: isto significa que se não nos informar antecipadamente sobre a mudança de que necessita e optar por não viajar num dos seus (ação conhecida como 'falta de comparência'), 'invalidará' todos os voos não utilizados na sua viagem Where a Ticket is booked, held, purchased and/or used in violation of the law, these rules or any fare rule (including Hidden Cities Ticketing, Point Beyond Ticketing, Throwaway Ticketing, or Back-to-Back Ticketing), UA, without notice to the passenger, has the right in its sole discretion to take all actions permitted by law, including but not limited to, the following:
      1. Invalidate the Ticket(s);
      2. Cancel any remaining portion of the Passenger’s itinerary;
      Do outro lado do Atlântico, United:
      Where a Ticket is booked, held, purchased and/or used in violation of the law, these rules or any fare rule (including Hidden Cities Ticketing, Point Beyond Ticketing, Throwaway Ticketing, or Back-to-Back Ticketing), UA, without notice to the passenger, has the right in its sole discretion to take all actions permitted by law, including but not limited to, the following:
      Invalidate the Ticket(s);
      Cancel any remaining portion of the Passenger’s itinerary;​
      Um pouco mais a sul, no Brasil, LATAM:
      1.3.4. O passageiro que não realizar o seu o “Check-in” dentro dos horários acima definidos, que não se apresentar para embarque dentro do horário definido em seu bilhete e/ou que não portar os documentos de viagem necessários terá sua reserva cancelada e a consequente impossibilidade de embarque.
      1.3.4.1 Caso o passageiro não utilize o trecho de ida, nos bilhetes de ida e volta, o transportador poderá cancelar o trecho de volta (“no show”).
      Se quisermos ir para o Médio Oriente, Qatar:
      3.7 Caso você não compareça para embarque em algum voo sem avisar-nos antecipadamente, poderemos cancelar seu retorno ou as reserva dos voos seguintes. No entanto, caso nos avise com antecedência, não cancelaremos suas reservas dos voos subsequentes.
      Singapore Airlines:
      Para. 3. Sequential use of flight sectors in Ticket; No Show.

      (a) All the flight sectors in a Passenger’s Ticket must be used in sequence from the initial place of departure as shown on the Ticket.​

      (b) The Passenger must give prior notification to Carrier if he intends not to use any one or more of the flight sectors, or not to use the flight sectors in sequence. (...) If the Passenger does not give such prior notification, Carrier is entitled to cancel any unused flight sector(s) in the Ticket.
      Até na África isto existe. RwandAir:

      3.3 Flight Coupon Sequence
      3.3.1 Carrier will honour flight coupons only in sequence from the place of departure as shown on the ticket.
      3.3.2 The ticket may not be valid and Carrier may not honour the passenger’s ticket if the first flight coupon for international travel has not been used and the passenger commences his or her journey at any stopover or agreed stopping place.​

      Comentário


        Li cuidadosamente o teu post, e não é assim tão claro em nenhuma dessas companhias que nos bilhetes comprados de ida e volta a reserva de volta seja cancelada.

        Em comum a todos, é cancelada a reserva (a de ida, obviamente) se o passageiro não avisar ou confirmar à companhia que pretende regressar na reserva, ou com o bilhete comprado para o regresso (este caso)

        Seja como for a TAP disponibilizou depois da pressão da DECO o reembolso ou em opção um voucher de igual valor a utilizar ate 31 dezembro 2023.


        Comentário


          TAP cada vez mais surreal:

          No Domingo passado foi-me negado o embarque, por que a TAP decidiu pedir um teste PCR, que o meu destino nao precisava. Resultado: 3 dias de trabalho perdido, despesas adicionais, etc.

          Reclamei pelo telefone no dia do acontecimento, onde pedi a TAP uma declaracao para entregar na empresa. Ate hoje nada. Entretanto seguiu reclamacao por escrito, mas o resultado pratico deve ser o mesmo.

          No balcao do Costumer Premium Service, nao recebem reclamacoes: so vendem bilhetes...

          Reclamar na TAP sempre foi dificil e frustrante, mas estao a elevar a fasquia com o desprezo a quem lhes paga os salarios.

          Fechar ontem era tarde

          Comentário


            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
            "Porque não precisamos da TAP uma história por dentro"

            Este podia ser o ponto de partida para procurar entender o que é uma empresa ineficiente e inútil, porque não voltada para o seu core busines que é trasnsportar passageiros e garantir a sua satisfação

            Na primeira semana de Dezembro o meu filho mais velho comprou uma passagem para Londres (ida e volta). No dia havia greve de transportes e perdeu o voo. No balcão da TAP não conseguiu encontrar um voo alternativo para o dia, (mas acabou por ir nas duas horas seguintes numa low-cost) e tratou de assegurar a confirmação que no regresso voltasse na TAP com o mesmo bilhete. "Não é possivel, tem que que adquirir um novo bilhete de regresso" dizem-lhe no balcão. Depois de uma longa troca de argumentos percebeu que a regra da TAP é esta: Quando se perde o voo de ida, o de regresso fica automáticamente anulado (!)

            E assim foi "perdeu 210€

            Quando regressou fez uma reclamação à TAP por escrito que lhe responderam a semana passada afirmando que é assim e não há direito a reeembolso. No dia seguinte seguiu reclamação formal para a DECO C/c da TAP. Ontem chegou a resposta da DECO, "A TAP deve reembolsar o cliente"
            Ontem na sequência de um telefonema a expor a decisão da DECO, a TAP aceitou reembolsar os 210€ ou em opção enviar um Voucher com validade de 1 ano, explicando que a lógica que suporta esta regra é a de que a TAP parte do principio que quem "não parte, também não regressa" (!)

            F0d@-se!!!

            Que bando inuteis e incompetentes, o passageiro até podia ir a nado, à boleia de barco ou de bicicleta, o regresso estava comprado e pago, logo devia estar garantido. Na TAP não...

            Isto não se passa em mais nenhuma companhia de aviação


            Isso é normal em todas as companhias aéreas 330i.

            Se a TAP reembolsou foi mesmo pelo argumento das greve, de outro modo certamente não o fazia.


            Depois vi a resposta do outro user, é mesmo isso.

            Da mesma maneira que um hotel te pode perfeitamente lixar uma reserva de x dias se não fizeres check in no dia indicado.... Também já me aconteceu e estavam cheios 🤦🏻.

            Aprendi a avisar sempre que não chego no dia do check in.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Hanhart Ver Post
              TAP cada vez mais surreal:

              No Domingo passado foi-me negado o embarque, por que a TAP decidiu pedir um teste PCR, que o meu destino nao precisava. Resultado: 3 dias de trabalho perdido, despesas adicionais, etc.

              Reclamei pelo telefone no dia do acontecimento, onde pedi a TAP uma declaracao para entregar na empresa. Ate hoje nada. Entretanto seguiu reclamacao por escrito, mas o resultado pratico deve ser o mesmo.

              No balcao do Costumer Premium Service, nao recebem reclamacoes: so vendem bilhetes...

              Reclamar na TAP sempre foi dificil e frustrante, mas estao a elevar a fasquia com o desprezo a quem lhes paga os salarios.

              Fechar ontem era tarde


              é isto - o pior da TAP nem é o serviço miserável que praticam hoje em dia.

              é que depois o customer service é praticamente impossível de contactar. Desde que se tornou pública está-se completamente a c***r para os clientes.

              qualidade zero, acontabilidade zero. É o que dá não poder ir à falência e ter acesso a dinheiro ilimitado dos contribuintes.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Isso é normal em todas as companhias aéreas 330i.

                Se a TAP reembolsou foi mesmo pelo argumento das greve, de outro modo certamente não o fazia.


                Depois vi a resposta do outro user, é mesmo isso.

                Da mesma maneira que um hotel te pode perfeitamente lixar uma reserva de x dias se não fizeres check in no dia indicado.... Também já me aconteceu e estavam cheios 🤦🏻.

                Aprendi a avisar sempre que não chego no dia do check in.
                Sim, eu percebo o teu argumento e o do Andre3567. A questão é que 10 minutos depois de perder o voo de ida, a TAP estava a ser informada de que o passageiro iria viajar noutra companhia para Londres, e apenas queria confirmar o voo de regresso, pois o voo de ida estava dada como perdida. Algo que lhe foi negado

                E é isto que a DECO diz ser ilegal, pois o voo de regresso estava pagao e o passgeiro estava a confirmá-lo. Por alguma razão a TAP aceitou reembolsá-lo.

                No hotel é algo diferente, é óbvio que se não fazes o check-in, não há check-out. Aqui compraste um bilhete de ida e volta, não utilizaste o de ida, porque raio o de regresso fica cancelado?
                Editado pela última vez por 330i; 15 January 2023, 17:46.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                  Sim, eu percebo o teu argumento e o do Andre3567. A questão é que 10 minutos depois de perder o voo de ida, a TAP estava a ser informada de que o passageiro iria viajar noutra companhia para Londres, e apenas queria confirmar o voo de regresso, pois o voo de ida estava dada como perdida. Algo que lhe foi negado

                  E é isto que a DECO diz ser ilegal, pois o voo de regresso estava pagao e o passgeiro estava a confirmá-lo. Por alguma razão a TAP aceitou reembolsá-lo.

                  No hotel é algo diferente, é óbvio que se não fazes o check-in, não há check-out. Aqui compraste um bilhete de ida e volta, não utilizaste o de ida, porque raio o de regresso fica cancelado?
                  Porque faz parte dos termos e condições do voo que compras, pelo motivo que o André indicou.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Porque faz parte dos termos e condições do voo que compras, pelo motivo que o André indicou.
                    Pode fazer

                    Mas no dia em que me acontecer uma coisa dessas seja com que companhia for, vão ter-me à perna até reaver o meu dinheirinho.

                    Tal como o meu rapaz fez (bom, foi a mãe )

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                      Sim, eu percebo o teu argumento e o do Andre3567. A questão é que 10 minutos depois de perder o voo de ida, a TAP estava a ser informada de que o passageiro iria viajar noutra companhia para Londres, e apenas queria confirmar o voo de regresso, pois o voo de ida estava dada como perdida. Algo que lhe foi negado

                      Aqui compraste um bilhete de ida e volta, não utilizaste o de ida, porque raio o de regresso fica cancelado?
                      Boas tardes.

                      Por causa disto mesmo é que compro sempre os meus voos separados, fazendo reservas diferentes entre a ida e o regresso, mesmo que possa ficar ligeiramente mais caro. Já tive situacoes em que tive que modificar voo de ida, e pode usar o de regresso por ter reservas separadas.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        Normalmente as regras são muito explicitas que os avisos de no show, ou até trocas de bilhetes, tem de ser antes do voo ocorrer, e nunca depois. Tiveste um pouco de sorte aí, porque a TAP e outras empresas do gênero com o ou sem razão não têm problemas em deixar casos desses ir a tribunal, não lhes custa muito e estás numa zona cinzenta da lei. Se até em casos claros não tem problemas em arrastar o caso, nesse seria fácil.

                        Eu também compro sempre separado dentro do possível.

                        Agora tive que comprar bilhetes pela TAP, que comédia, realmente o processo deixa muito a desejar, tive vários erros durante a compra que obrigaram a repetir tudo, incluindo o escrever os nomes do passageiros, a área de login não deixa propriamente modificar as informações, tive erros de reserva a expirar quando literalmente demorei menos de 5 minutos. Toda a experiencia de reservar um voo na TAP, é simplesmente mau, e nem quero pensar ainda que depois vou levar com o aeroporto de Lisboa congestionado, sem respeitar regras de acessibilidade, e com os voos atrasados.

                        Tive erros de login que foram resolvido ao tentar novamente até funcionar. (auto complete, nao estava a escrever manualmente passwords)


                        está a anos luz de uma Ryanair ou Easyjet onde podemos ter toda a infomação pre-configurada, de vários passageiros, e podemos muito rapidamente com Apple Pay ter um bilhete comprado para 3 em 30 segundos. Isso não é simplesmente possível na TAP. Nem falo dos erros entre mudanças de écran, mas mesmo da informação.

                        Eu não sou contra existir uma empresa portuguesa de aviação, mas não pode ser esta típica empresa publica, sugadora de recursos e não entrega ao cliente nada.
                        Editado pela última vez por Hecho; 16 January 2023, 11:37.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                          Normalmente as regras são muito explicitas que os avisos de no show, ou até trocas de bilhetes, tem de ser antes do voo ocorrer, e nunca depois. Tiveste um pouco de sorte aí, porque a TAP e outras empresas do gênero com o ou sem razão não têm problemas em deixar casos desses ir a tribunal, não lhes custa muito e estás numa zona cinzenta da lei. Se até em casos claros não tem problemas em arrastar o caso, nesse seria fácil.

                          Eu também compro sempre separado dentro do possível.

                          Agora tive que comprar bilhetes pela TAP, que comédia, realmente o processo deixa muito a desejar, tive vários erros durante a compra que obrigaram a repetir tudo, incluindo o escrever os nomes do passageiros, a área de login não deixa propriamente modificar as informações, tive erros de reserva a expirar quando literalmente demorei menos de 5 minutos. Toda a experiencia de reservar um voo na TAP, é simplesmente mau, e nem quero pensar ainda que depois vou levar com o aeroporto de Lisboa congestionado, sem respeitar regras de acessibilidade, e com os voos atrasados.

                          Tive erros de login que foram resolvido ao tentar novamente até funcionar. (auto complete, nao estava a escrever manualmente passwords)


                          está a anos luz de uma Ryanair ou Easyjet onde podemos ter toda a infomação pre-configurada, de vários passageiros, e podemos muito rapidamente com Apple Pay ter um bilhete comprado para 3 em 30 segundos. Isso não é simplesmente possível na TAP. Nem falo dos erros entre mudanças de écran, mas mesmo da informação.

                          Eu não sou contra existir uma empresa portuguesa de aviação, mas não pode ser esta típica empresa publica, sugadora de recursos e não entrega ao cliente nada.
                          O site é das piores experiências imaginárias, está cheio de atrito, tudo aquilo que não deve ser! Parece que quem desenvolveu p site foi pago pelos "passos desnecessários" implementados....

                          Comentário


                            O site sempre foi lento e confuso. Dá muitos erros.
                            Também não entendo.

                            Comentário


                              Quanto aos bilhetes e no show... Já se sabe a política das companhias.

                              Mas entendo o 330i, aqui o "no show" foi causado pela companhia.
                              Claro que se desculpam que iam arranjar solução mas o cliente não quis.
                              Por isso é parvo e só serve para ambos gastarem tempo.

                              Para quem faz sempre as mesmas viagens ir ao domingo, vir à sexta. O que se pode fazer é cruzar reservas, para baixar o preço.
                              Marcar a ida hoje e o regresso daqui a 2 meses. E depois comprar outro bilhete de regresso para a semana e ida daqui a 2 meses. E assim cruzam-se os bilhetes e não há no show.

                              Comentário


                                CEO da TAP a ser ouvida na comissão parlamentar ... sendo que temos de levar com tradução em simultâneo

                                Comentário


                                  Pumba, finalmente admite

                                  "O deputado da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, começa por lembrar à CEO da TAP que nunca uma empresa não financeira recebeu tanto dinheiro público. E questiona Christine sobre a contratação de Isabel Nicolau para diretora da companhia para a sustentabilidade e imobiliário.

                                  Christine Ourmières-Widener admite que sugeriu o nome de Isabel Nicolau à pessoa que estava à procura de um perfil adequado para o cargo. Isto porque considerou que tinha as competências adequadas para a função, mas assegura que não teve envolvimento direto na sua contratação. E refere que o salário pago é o adequado à função. Esta contratação tem sido questionada devido às relações pessoais existentes com a presidente da TAP.

                                  Sobre a legalidade da solução encontrada para a saída de Alexandra Reis, a gestora justifica. “Não sou advogada, estou a gerir uma organização complexa e por isso contrato advogados”.
                                  ​"

                                  há 3 meses foi dito isto pela TAP:

                                  A TAP confirmou à TVI a veracidade da contratação, mas esclareceu que a decisão foi da direção de recursos humanos, que optou pela candidata “mais adequada às funções”. A empresa realçou ainda que “também não seria justo que a mesma fosse desconsiderada para o lugar apenas por existir esse conhecimento”. A companhia desmente ainda o valor de um ordenado de 15 mil euros, avançado pelo sindicato, porém não revela o valor."

                                  Ou seja, nao era apenas conhecida; foi mesmo sugerida pela CEO, como quem diz, ordenado.


                                  que chafurdice!

                                  Comentário


                                    Vocês querem ver que se a TAP der raia a culpa ainda vai ser "Nossa"?
                                      • A CEO da TAP lamentou os “ataques diários” a que a empresa é sujeita, revelando que “há pessoas que entram a chorar” no seu gabinete por verem o seu nome nas notícias.

                                        “Não é fácil ver a nossa empresa sempre nas notícias. Temos de assegurar que a TAP é sustentável e rentável, porque se não assegurarmos isso, tudo o que estamos a conquistar não vai ter um resultado positivo”, declarou, em resposta à terceira ronda de questões dos deputados.

                                        “Os ataques não estão a ajudar. Este não é um trabalho fácil. Há quem diga que é o emprego mais difícil deste país, porque estamos todos os dias na notícias. Parece que tudo o que estamos a fazer pela empresa é esquecido. Não é fácil, mas mantemos a motivação. É possível tornar esta empresa sustentável. Todos os dias tomamos decisões, nem todas não certas ou perfeitas. É um ambiente complexo”.
                                      • Há 2h13:04

                                    Comentário


                                      Tou cheio de pena...

                                      Comentário


                                        São mais umas vitimas.

                                        Como a mulher do merdina.

                                        O a PT que agora , afinal, já foi sugerida pela PT para Directora.

                                        E pareceu-me ouvir que os €45K que a CEO aufere já tiveram, ab initio, o corte de 35% no vencimento; por isso não haviam mais cortes a fazer.

                                        Se verdade, gozam e não é pouco.

                                        Esta CEO estava muito bem preparada por Advogados, por mim dava boa politica; após massacre pelos deputados, resistiu a tudo e encolheu os ombros

                                        Comentário


                                          Parece-me que a CEO tem sido inteligente nas decisões que tem tomado nestes últimos meses.
                                          Contrata pessoal especialista em várias áreas para fazer as cartas despedimento, o texto para CMVM, tem escrito o OK do ministério da Infra-estruturas, negociar os BMW, dá conhecimento ao chairman das decisões, etc...
                                          Do pouco que vi, sai bem da audição e aparentou estar "por cima" dos factos. Claro que os últimos resultados ajudam !

                                          (não consegui no entanto ouvir 1 explicação para compra dos tais 100 aviões acima do preço de mercado 20%)

                                          Comentário


                                            Eu acho a CEO da TAP uma pessoa bastante competente e bem escolhida, e se a TAP não fosse o buraco politico e economico que é, até faria um bom trabalho, infelizmente é uma empresa na esfera do estado, que tal como o ministro Silva disse "o estado é mau acionista".

                                            Ela faz o que qualquer pessoa competente sabe fazer, fica acima destas intrigas politicas, tudo o que faz, ou foi alguem delegado por ela, e/ou validado por advogados, sempre legal e com bom suporte, se cria problemas politicos ou intrigas, não é problema dela nem quer saber. E se a quiserem despedir, é só pagar o devido valor, e ela vai na hora a seguir.

                                            Comentário


                                              Portanto, a privatização foi revertida, mais uns quantos mil milhões injectados para recuperar a empresa de um empresario Brasileiro, que usava a TAP como porta da europa para o Brasil, e os seus contactos nos USA para expandir a TAP.

                                              Actualmente so' 3 empresas na europa podem realisticamente comprar a TAP:
                                              Lufthanca : Que ja deu a entender que esta entretida com a compra da ITA Airways (italia) e não vai comprar outra em paralelo.
                                              Air France / KLM : Oferecido talvez aceitem, não tem saido noticias de interesse.
                                              IAG: Com anuncios do ministro em Madrid, não acredito em coincidencias, vamos caminhar a passos largo a compra pela IAG.

                                              Se isto se confirmar e' mesmo gozar com os portugueses, tanto dinheiro, num projecto que ao menos tinha algum sentido, ate estrategico, para se ser absorvido por uma empresa que compete diretamente com a TAP e Lisboa, e que vai querer desviar as rotas do Brasil e dos USA para Madrid, genial!

                                              Pagar por uma tapezinha!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                Portanto, a privatização foi revertida, mais uns quantos mil milhões injectados para recuperar a empresa de um empresario Brasileiro, que usava a TAP como porta da europa para o Brasil, e os seus contactos nos USA para expandir a TAP.

                                                Actualmente so' 3 empresas na europa podem realisticamente comprar a TAP:
                                                Lufthanca : Que ja deu a entender que esta entretida com a compra da ITA Airways (italia) e não vai comprar outra em paralelo.
                                                Air France / KLM : Oferecido talvez aceitem, não tem saido noticias de interesse.
                                                IAG: Com anuncios do ministro em Madrid, não acredito em coincidencias, vamos caminhar a passos largo a compra pela IAG.

                                                Se isto se confirmar e' mesmo gozar com os portugueses, tanto dinheiro, num projecto que ao menos tinha algum sentido, ate estrategico, para se ser absorvido por uma empresa que compete diretamente com a TAP e Lisboa, e que vai querer desviar as rotas do Brasil e dos USA para Madrid, genial!

                                                Pagar por uma tapezinha!
                                                Optimo, resolvem-se 2 problemas de uma só cajadada, livramo-nos da TAP, e nem precisamos de um novo Aeroporto, porque vamos passar a ir apanhar o avião a Madrid. 😂

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                                                  Se houver algum pensamento estratégico mais vale dá-la aos alemães ou franceses que vender aos espanhóis e ingleses. Aí desaparece obviamente.

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                                                    Tudo brilhantes gestores.

                                                    Justiça. Onde andas? Gestão danosa Fdx

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                                                      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                      Pumba, finalmente admite

                                                      "O deputado da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, começa por lembrar à CEO da TAP que nunca uma empresa não financeira recebeu tanto dinheiro público. E questiona Christine sobre a contratação de Isabel Nicolau para diretora da companhia para a sustentabilidade e imobiliário.

                                                      Christine Ourmières-Widener admite que sugeriu o nome de Isabel Nicolau à pessoa que estava à procura de um perfil adequado para o cargo. Isto porque considerou que tinha as competências adequadas para a função, mas assegura que não teve envolvimento direto na sua contratação. E refere que o salário pago é o adequado à função. Esta contratação tem sido questionada devido às relações pessoais existentes com a presidente da TAP.

                                                      Sobre a legalidade da solução encontrada para a saída de Alexandra Reis, a gestora justifica. “Não sou advogada, estou a gerir uma organização complexa e por isso contrato advogados”.
                                                      ​"

                                                      há 3 meses foi dito isto pela TAP:

                                                      A TAP confirmou à TVI a veracidade da contratação, mas esclareceu que a decisão foi da direção de recursos humanos, que optou pela candidata “mais adequada às funções”. A empresa realçou ainda que “também não seria justo que a mesma fosse desconsiderada para o lugar apenas por existir esse conhecimento”. A companhia desmente ainda o valor de um ordenado de 15 mil euros, avançado pelo sindicato, porém não revela o valor."

                                                      Ou seja, nao era apenas conhecida; foi mesmo sugerida pela CEO, como quem diz, ordenado.


                                                      que chafurdice!
                                                      Novamente, topico altamente emocional, e a TAP fez mta mta asneira, mas:

                                                      1- O que é dito em ambas as situacoes nao se desmente, é literalmente o mesmo
                                                      2- A afirmacao no fim é bem verdade, assumindo que falamos de alguem competente para o trabalho “também não seria justo que a mesma fosse desconsiderada para o lugar apenas por existir esse conhecimento”

                                                      Comentário


                                                        Se a TAP fosse privada não havia cá esses problemas de que escolheu o amigo ou o primo ou a amante, isso seria problema dos acionistas.
                                                        Sendo do estado, quem gere empresas ou organismos estatais devia logo à partida evitar contratar familiares e conhecidos. é uma boa regra em qualquer organização, mas no estado ainda mais.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Se a TAP fosse privada não havia cá esses problemas de que escolheu o amigo ou o primo ou a amante, isso seria problema dos acionistas.
                                                          Sendo do estado, quem gere empresas ou organismos estatais devia logo à partida evitar contratar familiares e conhecidos. é uma boa regra em qualquer organização, mas no estado ainda mais.
                                                          Discordo completamente, é até bastante normal cargos superiores trazerem colaboradores de confiança de antigas empresas. Por algum motivo muitas empresas dão prémios a quem recomendar um novo candidato que acabe por ser contratado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post

                                                            Discordo completamente, é até bastante normal cargos superiores trazerem colaboradores de confiança de antigas empresas. Por algum motivo muitas empresas dão prémios a quem recomendar um novo candidato que acabe por ser contratado.
                                                            O problema aqui é que essa pessoa, agora directora, nao era pessoa da confiança

                                                            Era PT dela ou algo do género

                                                            zero experiencia na aviaçao. e nao fazia parte da "equipa" dela.

                                                            Logo as premissas utilizadas nas exposiçoes supra nao se aplicam; e mais, a CEO disse efectivamente duas coisas diferentes, em momentos diferentes.

                                                            A TAP é dos portugueses, pelo que deve ser escrutinada atá ao tutano; a CEO já sabia ao que vinha, daí o contrato que foi feito da forma como foi feito.

                                                            Deixenm-se de desculpas e devolvam os €€ aos Tugas; mas isso não acontecerá.

                                                            Até a porcaria do plano da reestruturação está em "segredo de estado".

                                                            PQP

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Kijk Ver Post

                                                              Discordo completamente, é até bastante normal cargos superiores trazerem colaboradores de confiança de antigas empresas. Por algum motivo muitas empresas dão prémios a quem recomendar um novo candidato que acabe por ser contratado.
                                                              Recomendar é completamente diferente, pois quem escolhe não é quem recomenda, e quem escolhe não conhecia, não era amigo ou familiar do recomendado.
                                                              Quanto a trazer pessoas de confiança pode ser bom ou mau, se traz alguém de confiança porque é competente é bom, se for só por ser amigo é mau para a organização.
                                                              Há até grandes empresas que têm como politica rodar os gestores de certo em certo tempo para não criarem vicios aonde estão.

                                                              Comentário

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