Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bolsa e investimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    Vamos aos 100$ este mês?

    Em termos técnicos, o gráfico de velas mensais da TESLA mostra um padrão de Head & Shoulders cuja "neckline" foi quebrada em baixa em OUT2022.

    O target teórico da quebra dessa formação técnica (H&S) indica um price traget por volta dos $65.

    O sinal de venda de posições longas na TSLA foi dado em ABR 2022. Depois disso, o mercado ainda concedeu 3 boas hipóteses de venda, ou abertura de posições "short", na zona dos $300 em JUL, AGO e SET de 2022.
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 January 2023, 09:28.

    Comentário


      Eu entendo que em termos de AT haja uma janela para shortar a ação, mas eu tenho um receio muito grande, aka cagufa, de shortar activos tão voláteis.

      Uma coisa é faze-lo com dinheiro para "a palhaçada" ou quase como uma aposta. Outra coisa é shortar montantes grandes ... uma pessoa pode ficar empalada e os danos serem mesmo muito grandes.

      Comentário


        https://fintechbusinessweekly.substa...9221164&isFree

        While buyers paying with cash (no interchange) or debit (low interchange) pay the same price as those paying with a rewards credit card (higher interchange), the cash/debit shopper gets no reward on the backend, while the rewards card user does.

        Because cash/debit users skew lower income and rewards cards users skew higher income, lower-income shoppers are effectively subsidizing the rewards of higher-income consumers.


        Editado pela última vez por AyrtonRose; 29 January 2023, 19:49.

        Comentário


          Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.

          Comentário


            Reportagem interessante na Antena 1:

            https://www.rtp.pt/play/p309/e669305...rtagem-antena1

            Comentário


              Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
              Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.
              Podes partilhar quais? Obrigado

              Comentário


                Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.
                E numa perspetiva de longo prazo, também é boa altura para apostar em ETFs mistos, de ações e obrigações.

                Comentário


                  Olá Pessoal, podem explicar-me muito resumidamente como funciona o IRS nos investimentos em bolsa? Vou começar a colocar algum €€ em algumas coisas, mas tenho algum receio que o IRS possa ser muito confuso.

                  Basicamente, eu ganho o meu salário normal e recebo também dividendos da minha empresa anualmente. Neste caso, os dividendos das ações entram na mesma categoria dos dividendos da empresa? Por exemplo, imaginem que recebi X em dividendos da empresa e Y em dividendos de ações. Somo X+Y e englobo tudo na mesma categoria no IRS? E já agora, existe algum extrato de dividendos que os bancos / corretoras emitem todos os anos? Vamos imaginar que tenho 500 tipos de ações diferentes que pagam dividendos. Tenho de somar tudo manualmente, ou eles simplificam a tarefa?

                  Coloco a mesma dúvida em relação a mais valias. Imaginem que comprei ações a 10 e vendi a 20.... como pago o IRS disto? E aqui tenho ainda mais dúvidas em relação ao IRS, porque acredito que possa ser confuso. Imaginem que vendi muitas ações diferentes, que tinha comprado em épocas diferentes, algumas com lucro, outras com prejuízo. Tenho de fazer estas contas todas manualmente?

                  Obrigado.

                  Comentário


                    Para tua referência convém teres um registo das compras e vendas (eu tenho um excel actualizado e uso também o Portfolio Performance) mas os relatórios anuais das corretoras têm toda a informação. Tens de ter em atenção se a corretora é portuguesa ou não por causa da escolha do anexo. No caso dos dividendos podes agregar por país. Eu só recebo dividendos de acções US e basta colocar o total numa única linha. No caso das acções também podes agrupar por saldo global de todas as mais-valias e menos-valias. Depois é ver se a opção de englobamento compensa ou não, em função da tua taxa marginal de IRS ou se pretenderes diferir as menos-valias para os dois anos seguintes.
                    De referir que não faço daytrading....por isso os movimentos não são muitos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                      Podes partilhar quais? Obrigado
                      Da minha carteira: Greenvolt (2 emissões), José De Mello Saúde, Credit Agricole...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                        Olá Pessoal, podem explicar-me muito resumidamente como funciona o IRS nos investimentos em bolsa? Vou começar a colocar algum €€ em algumas coisas, mas tenho algum receio que o IRS possa ser muito confuso.

                        Basicamente, eu ganho o meu salário normal e recebo também dividendos da minha empresa anualmente. Neste caso, os dividendos das ações entram na mesma categoria dos dividendos da empresa? Por exemplo, imaginem que recebi X em dividendos da empresa e Y em dividendos de ações. Somo X+Y e englobo tudo na mesma categoria no IRS? E já agora, existe algum extrato de dividendos que os bancos / corretoras emitem todos os anos? Vamos imaginar que tenho 500 tipos de ações diferentes que pagam dividendos. Tenho de somar tudo manualmente, ou eles simplificam a tarefa?

                        Coloco a mesma dúvida em relação a mais valias. Imaginem que comprei ações a 10 e vendi a 20.... como pago o IRS disto? E aqui tenho ainda mais dúvidas em relação ao IRS, porque acredito que possa ser confuso. Imaginem que vendi muitas ações diferentes, que tinha comprado em épocas diferentes, algumas com lucro, outras com prejuízo. Tenho de fazer estas contas todas manualmente?

                        Obrigado.
                        Os dividendos, se pagaram a taxa liberatória no momento que os recebeste (28% no caso standard), estão resolvidos.

                        As mais valias, sim, tens de conjugar todas as compras com as vendas. Se tiveres todas as posições no mesmo banco, alguns bancos automaticamente produzam o mapa de mais valias automaticamente.

                        Comentário


                          Obrigado pelas explicações.

                          Isto parece relativamente simples para quem tem pouca coisa (não em volume, mas em tipos diferentes de ações e quantidade de transações), No entanto, para quem compra e vende com alguma regularidade, ainda que apenas umas 30 ou 40 transações por ano, parece algo complicado em termos de IRS, pelo menos se quiseres confirmar tudo manualmente.

                          Essa parte dos dividendos serem de ações estrangeiras eu sinceramente não percebi muito bem. Entendo que o anexo seja diferente das portuguesas, mas em termos de englobamento, como funciona?
                          Obrigado.

                          Comentário


                            Acho que há um video de um youtuber portugues que faz PUB à XTB que explica em detalhe isso. Tiago qualquer coisa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                              Obrigado pelas explicações.

                              Isto parece relativamente simples para quem tem pouca coisa (não em volume, mas em tipos diferentes de ações e quantidade de transações), No entanto, para quem compra e vende com alguma regularidade, ainda que apenas umas 30 ou 40 transações por ano, parece algo complicado em termos de IRS, pelo menos se quiseres confirmar tudo manualmente.

                              Essa parte dos dividendos serem de ações estrangeiras eu sinceramente não percebi muito bem. Entendo que o anexo seja diferente das portuguesas, mas em termos de englobamento, como funciona?
                              Obrigado.
                              Se a pessoa não for organizada é um caos, quem tiver centenas de transações ou tem tudo bem detalhado ou perde dezenas de horas no IRS.
                              Os ganhos (dividendos ou vendas) pagam à cabeça os 28% nas ações. (por acaso não sei se permite englobamento, tenho ideia que não)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                Se a pessoa não for organizada é um caos, quem tiver centenas de transações ou tem tudo bem detalhado ou perde dezenas de horas no IRS.
                                Os ganhos (dividendos ou vendas) pagam à cabeça os 28% nas ações. (por acaso não sei se permite englobamento, tenho ideia que não)
                                Pode-se fazer apenas englobamento das mais/menos valias. Tipicamente só tem interesse para quem teve menos valias, dado que ao englobar, permite-te olhar para os últimos 5 anos. Quando se tem mais valias sem menos valias de anos anteriores, ou se tem um rendimento muito baixo, ou não interessa.

                                Quanto ao englobamento de rendimentos, tipicamente não interessa exceto quem tem rendimentos muito baixos. O englobamento nos rendimentos é obrigatório para todos eles, sejam dividendos, juros de obrigações, juros de depósitos, etc.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por VTEC Ver Post

                                  Pode-se fazer apenas englobamento das mais/menos valias. Tipicamente só tem interesse para quem teve menos valias, dado que ao englobar, permite-te olhar para os últimos 5 anos. Quando se tem mais valias sem menos valias de anos anteriores, ou se tem um rendimento muito baixo, ou não interessa.

                                  Quanto ao englobamento de rendimentos, tipicamente não interessa exceto quem tem rendimentos muito baixos. O englobamento nos rendimentos é obrigatório para todos eles, sejam dividendos, juros de obrigações, juros de depósitos, etc.
                                  Eu já referi isto muitas vezes e passa ao lado de muita gente mesmo por aqui, que é pessoal mais informado.

                                  E como há muito português que poderia englobar para ganhar umas pesetas para os cafés eu gosto de me repetir mais uma vez...


                                  Exemplo


                                  Imagine-se um trabalhador dependente que, em 2023, aufira 14 600 euros de salários e 200 euros de juros.

                                  Por defeito, os juros são tributados pela aplicação de uma taxa liberatória de 28%, o que, no caso deste trabalhador, resulta no pagamento de 56 euros de imposto.

                                  No entanto, posteriormente, este trabalhador pode optar por englobar os juros. Nesse caso, os 200 euros de juros são adicionados aos 14 600 euros de salários. Somando ambos os rendimentos e retirando a dedução específica dos rendimentos do trabalho dependente (4 104 euros), obtém-se um rendimento coletável de 10 696 euros, que se enquadra no segundo escalão de IRS. Desta forma, os 200 euros de juros são tributados a uma taxa de 21%, totalizando 42 euros de imposto. São menos 14 euros, face aos 56 euros resultantes da tributação por taxa liberatória.
                                  Tirado daqui https://www.montepio.org/ei/pessoal/...gar-menos-irs/

                                  Diria que até 19000€ e tal de rendimento bruto em pessoa singular (não colectável atenção porque irá ter dedução à cabeça) deverá compensar englobar.

                                  Em caso de dúvida perto destes valores, testem no simulador do IRS das finanças.



                                  E no caso de casais, também poderá haver agradáveis surpresas para muita gente que não o sabe.

                                  É que parecendo que não o salário médio bruto é de 1300€, o que quer dizer que para uma grande parte da população deve compensar englobar.

                                  São trocos, mas são os vossos trocos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                    Se a pessoa não for organizada é um caos, quem tiver centenas de transações ou tem tudo bem detalhado ou perde dezenas de horas no IRS.
                                    Os ganhos (dividendos ou vendas) pagam à cabeça os 28% nas ações. (por acaso não sei se permite englobamento, tenho ideia que não)

                                    Mas isto se for igual aos dividendos das empresas, não interessa.

                                    Pagas 28% à cabeça mas podes ir buscá-los posteriormente. Por exemplo, retiras hoje 10.000 de dividendos da tua empresa. Ficas com 7200 e 2800 são retidos. No entanto, quando fizeres o IRS no ano seguinte, se optares por englobar, faz-se as contas sem considerar as retenções, e esses 2800 que pagaste são crédito usado para pagar o que deves. Se sobrar, recebes.

                                    Corrijam-me se estiver enganado.

                                    Daí eu ter perguntado sobre as ações, porque tenho ideia de ter visto em algum lado que podes englobar tudo na mesma conta (dividendos da tua empresa + ações), ainda que tenham retido esses 28% dos dividendos das ações.

                                    Comentário


                                      A carvana ainda tem guito para patrocinar o # 48 JJ na Nascar?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


                                        Mas isto se for igual aos dividendos das empresas, não interessa.

                                        Pagas 28% à cabeça mas podes ir buscá-los posteriormente. Por exemplo, retiras hoje 10.000 de dividendos da tua empresa. Ficas com 7200 e 2800 são retidos. No entanto, quando fizeres o IRS no ano seguinte, se optares por englobar, faz-se as contas sem considerar as retenções, e esses 2800 que pagaste são crédito usado para pagar o que deves. Se sobrar, recebes.

                                        Corrijam-me se estiver enganado.

                                        Daí eu ter perguntado sobre as ações, porque tenho ideia de ter visto em algum lado que podes englobar tudo na mesma conta (dividendos da tua empresa + ações), ainda que tenham retido esses 28% dos dividendos das ações.
                                        É um tema que não estou por dentro e que provavelmente já me fez perder alguns euros ao longo do tempo.
                                        Nunca englobei nada, mas provavelmente podê-lo-ia ter feito com juros bancários porque penso fico abaixo do limite nas taxas cobradas nos juros.
                                        Ando também a tentar saber/aprender mais porque agora tenho algum investimento em ações e podemos estar a falar de valores maiores no futuro.
                                        Este ano acho que tenho os juros dos 5mil euros do bankinter, não é muito, mas de meio ano penso que são 35€ em juros que o estado reteve com os seus 28% se der para ir buscar algum com englobamento, excelente. (embora poderão ser apenas meia dúzia de euros)
                                        Depois irei testar no IRS.

                                        Do montepio também um exemplo prático:
                                        https://www.montepio.org/ei/pessoal/...ar-e-declarar/
                                        "Exemplo

                                        Em 2022, no momento da entrega da declaração de IRS, a Filipa (do exemplo anterior) decidiu englobar os 100 euros de juros ilíquidos gerados pelo seu depósito a prazo aos salários que recebeu em 2021 no valor de 14 700 euros ilíquidos.

                                        Do englobamento dos juros, resultou um rendimento coletável de 10 696 euros, correspondente ao segundo escalão de rendimento coletável, com taxas até 23%, traduzindo-se numa coleta (imposto a pagar) de 1 855,54 euros. À coleta subtraíram-se as deduções à coleta (250 euros de despesas gerais familiares), obtendo-se uma coleta líquida de 1 605,54 euros, à qual foram deduzidas as retenções na fonte efetuadas no valor de 1 821 (1 793 euros dos salários e 28 euros dos juros). Feitas as contas, foi apurado um reembolso de 215,46 euros.

                                        Sem o englobamento dos juros, a Filipa teria direito a um reembolso de 210, 46 euros.

                                        Conclusão: com o englobamento dos juros, a Filipa recebe mais cinco euros de reembolso."
                                        Editado pela última vez por paulofer; 19 February 2023, 21:42.

                                        Comentário


                                          E não se esqueçam que também é possível englobar perdas financeiras, que podem ser deduzidos nos lucros financeiros dos 5 anos seguintes.

                                          Mas neste fórum ,são todos uns experts financeiros, onde ninguém perde dinheiro nos mercados , por isso, esta informação não deve ser importante...

                                          Comentário


                                          • bg2
                                            bg2 commented
                                            Editing a comment
                                            Esta informação é muito util para gestão de carteiras.

                                            eu diria que os experts não têm isto dentro do IRS ;)

                                          Acham boa opção começar a investir nos ETFs VUAA e EUNL, com uma estratégia DCA (uns 25 euros a cada 15 dias em cada um deles)?

                                          Comentário


                                          • eu
                                            eu commented
                                            Editing a comment
                                            Em ETF expostos à economia americana como o VUAA, não me parece que a estratégia DCA seja útil. Investe logo forte de uma vez e esquece durante uns anos.

                                            Aproveita que agora está em saldos.

                                          ETFs de acumulação, preferencialmente em euros, para constituir e esquecer durante uns 10 anos, o que recomendam?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                            ETFs de acumulação, preferencialmente em euros, para constituir e esquecer durante uns 10 anos, o que recomendam?
                                            Não é de todo uma recomendação, pois cada um sabe de si e não tenho nenhuma formação para promoção de investimentos. Um porfolio tradicional é, por exemplo, um ETF de acções mundiais (IWDA) e um de obrigações (EUNA) numa combinação. O que se recomenda é que quanto menor a idade, maior deve ser a percentagem alocada em acções).
                                            Vê aqui:
                                            Um fórum onde se discute investimento no mercado de capitais

                                            Comentário


                                              Alguém tem o dinheiro a render no estrangeiro ? Compensa ?

                                              Comentário


                                                Boa tarde,

                                                Coloquei a seguinte questão noutro tópico, mas talvez este seja o mais adequado.

                                                Tenho ações da antiga Cimpor, agora INTERCEMENT PT, que segundo informação do banco, não estão cotadas em bolsa.
                                                Como saber o seu valor e como fazer para as vender?

                                                Obrigado​

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                                  Boa tarde,

                                                  Coloquei a seguinte questão noutro tópico, mas talvez este seja o mais adequado.

                                                  Tenho ações da antiga Cimpor, agora INTERCEMENT PT, que segundo informação do banco, não estão cotadas em bolsa.
                                                  Como saber o seu valor e como fazer para as vender?

                                                  Obrigado​
                                                  Respondi-te no outro tópico

                                                  Comentário


                                                    https://www.reuters.com/markets/us/f...on-2023-03-07/

                                                    - Pode ser necessário que a FED suba mais que 0,25% em cada reunião;

                                                    - Não é de descartar que o valor máximo da taxa seja superior ao que era anteriormente expectável.

                                                    Comentário


                                                      Exacto.
                                                      E mar de vermelho após estas declarações.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                        Alguém tem o dinheiro a render no estrangeiro ? Compensa ?
                                                        Dificilmente compensa. Já tive conta no Barclays Wealth, com sede em Londres, mas também com possibilidade de domiciliar a conta na Ilha de Mann (menos impostos). Ao contrário do que o nome indica não é preciso ser rico para abrir conta lá. Bastam 25 mil libras para abrir conta. O que se ganha a mais em juros e menos taxas fiscais é largamente comido por comissões de gestão e outras. Em última análise, para o meu caso concreto, concluí que não valeu a pena o trabalho.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                          https://www.reuters.com/markets/us/f...on-2023-03-07/

                                                          - Pode ser necessário que a FED suba mais que 0,25% em cada reunião;

                                                          - Não é de descartar que o valor máximo da taxa seja superior ao que era anteriormente expectável.
                                                          O pessoal continua a gastar como se não houvesse amanhã, deduzo que o dinheiro oferecido durante a pandemia que acabou em poupança, pois nem havia onde gastar, está a fazer estragos bem maiores que aquilo que se previa.
                                                          Mesmo com cenário de créditos muito complicados o pessoal não parece preocupado, bem pleo contrário.
                                                          O que se discute ali ao lado dos preços dos hotéis é só um dos exemplos, estão a preços no mínimo ao dobro de tempos pré pandemia.

                                                          O que parece também é que FED e BCE deviam ter intervindo mais cedo.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X