Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PLADUR - "Faça você mesmo" ou nem por isso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    PLADUR - "Faça você mesmo" ou nem por isso?

    Tenho 2 áreas na minha casa, mais concretamente na cave (r/c), que estão desaproveitadas, e sendo ainda uma área considerável, estou a pensar seriamente na sua recuperação para fazer uma salinha tipo multimédia, e outra para a minha animalândia rastejante!

    Essas ditas salas, ou por enquanto apenas "espaços", estão literalmente em caboucos, ou seja, em tijolo/pedra e cimento. Como tal, necessito de fazer os acabamentos, e tinha pensado, em vez de rebocar as paredes, fazer com PLADUR. Gosto bastante do PLADUR, pois dá um excelente acabamento.
    Agora a minha dúvida é:

    Tenho na mesma de fazer o reboco com cimento?
    É fácil aplicar o PLADUR? Ou tem mesmo de ser um profissional?
    Alguém tem ideia dos custos por m2 do dito Pladur?

    Gracias

    Xuga

    #2
    Os meus pais em casa deles fizeram mais um quarto, meteram o pladur no meio e fizeram a divisão.

    Quem fez a obra foi o meu pai mais um amigo que tem mais experiência com o pladur.

    A armação foi com metal e apenas precisaram de 4 placares de pladur.

    Levaram uns 4 dias a fazer, nas calmas.

    Prepara-te é que isso faz uma poeirada pela casa toda, porque depois têm de meter massa e depois passar com uma lixa.

    Preços ao certo não sei, mas não foi caro.

    O pladur foi comprado na MaxMat, porque era onde era mais em conta.

    Mas ficou um trabalho impecável e nem se nota que aquela parede não existia ali.

    Comentário


      #3
      A poeirada para já não me vai incomodar, só irá quando forem as obras para abrir um buraco do 1º andar para o rés do chão

      Neste caso o Pladur seria para forrar as paredes, e não para fazer divisória

      Obrigado!

      Xuga

      Comentário


        #4
        O conceito é o mesmo penso eu..

        Leva uma barra metálica na parede de cima abaixo (não sei se queres isolar com alguma coisa.. tipo lá de rocha entre a parede e o pladur?) e depois é só chapar o pladur nessa barra e aparafusa-lo. Meter massa, fita (para evitar que comecem a aparecer rachas), lixar, pintar e pronto :D.

        Na parte do barramento com massa é que poderás ter mais dificuldade

        Comentário


          #5
          Então basicamente, se as paredes estiverem, e estão, em tijolo, por acabar portanto, posso na mesma colocar a lã de vidro, sempre isola qq coisa, embora não haja ali ponta de humidades nem vizinhos, colocar as tais barras e aplicar o pladur. É isso? Se for "só" isso, parece-me bastante fácil.
          Com os acabamentos não tenho problema, tenho felizmente umas mãozinhas santas para bricolages

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
            Então basicamente, se as paredes estiverem, e estão, em tijolo, por acabar portanto, posso na mesma colocar a lã de vidro, sempre isola qq coisa, embora não haja ali ponta de humidades nem vizinhos, colocar as tais barras e aplicar o pladur. É isso? Se for "só" isso, parece-me bastante fácil.
            Com os acabamentos não tenho problema, tenho felizmente umas mãozinhas santas para bricolages
            para forrar paredes metes calha directa ou entao estrutura metalica com cantoneira, raias ou montantes. se as paredes forem altas tens de meter reforço a meio senao fica tudo torto.

            tem muito mais que saber do que referiram aqui. digo isto porque ando com o meu pai que trabalha em pladur (há 22 anos) e mesmo assim ainda dá que coçar.

            mas acho que nao perdes nada em tentar....

            sabes emassar no final com as espatulas?

            não to a meter medo mas é mais complicado que pensam. o pessoal tem ideia que é meter dois ou tres coisos em chapa e meter placas e passar um bocado de massa e lixar e ta andar.

            posso dizer que tenho conhecimento e vi com os meus olhos, tectos e paredes feitos por "profissonais", vulgo trolhas, pedreiros e afins que se metem no pladur porque dá dinheiro e há trabalho e acontece a cairem ou ficarem passado poucos meses tudo as ondas.

            mas reforço a ideia que deves tentar nao perdes nada.

            Comentário


              #7
              Chama o Nephilin.

              Cá em casa tivemos de usar bastante o pladur (casa grande, antiga, muito antiga) e naturalmente que contratámos profissionais.

              Parece mais simples do que é, mas se queres tentar, força.

              Comentário


                #8
                Há dois anos coloquei pladur no tecto do escritório. Ou melhor, paguei para colocarem

                15€/m2 -> pladur, calhas, etc, colocação e massa nas juntas;
                Realmente é uma poeirada...
                Lixar e pintar foi à parte.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                  Chama o Nephilin


                  orion, 15€/m2 não é assim para o carote?

                  Texuga eu concordo com o gregorybm

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post


                    orion, 15€/m2 não é assim para o carote?

                    Texuga eu concordo com o gregorybm

                    é assim eu nao sei preços ainda menos ai em lisboa, mas tectos e paredes sao preços digerentes.

                    tectos se não me engano, sem ser hidrofugado, ou seja placa branca normal penso que andara a 12 ou 13€ o metro.

                    Comentário


                      #11
                      Fazer pladur bem feito é uma arte, pode um amador fazer e sair bem mas tem de ter conhecimento e habilidade e ser uma coisa simples.
                      Atenção que só hábilidade nao serve tem de ter conhecimento.

                      Mas fazer umas paredes até se pode fazer bem, nao usem é lãs de vidro e tretas isso mto mau se for inalado.
                      O pladur é barato cusca cerca de 2.5euros /m2 mas tem de levar calhas, e cada placa tem de ficar alinhada pelo eixo da calha, alem disso depois tem de ser barrado etc etc...implica marcar pontos e traçado , furar, barrar, etc... implica ter uma aparafusadora a nivel de ferramentas , um nivel de bolha, espatulas etc...

                      Mas é algo interessante de se fazer que poe ha prova os dotes artisticos Acho que deves ir em frente, Força Texuga tu consegues!
                      Editado pela última vez por Nephilim; 14 April 2009, 23:23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                        Os meus pais em casa deles fizeram mais um quarto, meteram o pladur no meio e fizeram a divisão.

                        Quem fez a obra foi o meu pai mais um amigo que tem mais experiência com o pladur.

                        A armação foi com metal e apenas precisaram de 4 placares de pladur.

                        Levaram uns 4 dias a fazer, nas calmas.

                        Prepara-te é que isso faz uma poeirada pela casa toda, porque depois têm de meter massa e depois passar com uma lixa.

                        Preços ao certo não sei, mas não foi caro.

                        O pladur foi comprado na MaxMat, porque era onde era mais em conta.

                        Mas ficou um trabalho impecável e nem se nota que aquela parede não existia ali.
                        Isso nao é bem assim, nesses locais por vezes ha boas promoções a bom preço e ás vezes compro lá coisas em quantidades pequenas, vi pladur a 2,45euros no IZI há dias no maxmat deve rondar isso e no Leroy tambem, mas onde é mais barato é ser comprado numa boa quantidade a quem vende isso aos "supermercados" (maxmat, izi , leroys e afins)

                        O problema do pladur ser comprado no "supermercado" nao é nas placas que até podem ser baratas mas sim os acessórios(calhas , parafusos e afins) que sao o que fazem gastar o dinheiro e no supermercado tem um preço mais elevado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

                          Tenho na mesma de fazer o reboco com cimento?
                          É fácil aplicar o PLADUR? Ou tem mesmo de ser um profissional?
                          Alguém tem ideia dos custos por m2 do dito Pladur?

                          Gracias

                          Xuga
                          Como tudo na vida só custa a 1ªvez... no caso do pladur depois de se fazer uma parede e um tecto e ficar bom, apartir daí tudo é possivel.

                          Nao é um trabalho pesado, nem demasiado sujo até se colocarem as placas e serem barradas.

                          Acho que devias fazer...experimentar, mede para se achar a area e fotografa a parede e coloca aqui para ver como é.
                          Se precisares de dicas e manuais com dicas e regras para a colocação de pladur tb tás á vontade, ha por aí uns PDF que podem ajudar bastante a se entender como aquilo funciona a nivel teorico

                          Comentário


                            #14
                            Já não estou dentro dos preços, mas além das placas são necessárias as calhas em cima, baixo e as intermédias a cada 60cm na horizontal (caso a largura da placa seja de 1.20m). Parafusos q.b. e uma aparafusadora, o isolante (lã de vidro ou poliestireno) a fita de papel para as juntas e a massa para o acabamento. Para ficar mais bonito a meia cana, ah e uma lixadora e a espátula.

                            Fazer a estrutura metálica e meter as placas não é dificil, o pior e se não tens experiência vai ser aplicar a massa nas juntas e no sítio dos parafusos. Mas com um pouco de prática isso faz-se bem, tentas num bocado até veres que sai bem. Quando fizeres a mistura, se não tens prática vai experimentando na placa até conseguires trabalhar bem com a espátula. Se meteres uma camada grande vais te ver tramada para lixar aquilo tudo no final.

                            Depois é aplicar as meias canas (se houver) e no fim de estar tudo seco e lixado é só pintar.

                            Se fores cá da zona por um bom preço e eu faço te isso

                            Bom trabalho

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                              Essas ditas salas, ou por enquanto apenas "espaços", estão literalmente em caboucos, ou seja, em tijolo/pedra e cimento. Como tal, necessito de fazer os acabamentos, e tinha pensado, em vez de rebocar as paredes, fazer com PLADUR. Gosto bastante do PLADUR, pois dá um excelente
                              E porque nao rebocar as paredes, fica mais barato...

                              rebocar é das coisas mais baratas na construção mas a mais complicada na minha opinião de se fazer, requer e pratica e metodo.
                              Mas mas dá gosto ver algumas pessoas a facilidade com que rebocam e alisam uma parede, mas requer pratica.
                              Já vi rebocar para paredes sem betoneira a fazerem massa no chão com uma pá, que feito com pratica é um trabalho digno de se ver, a dinamica com que é misturado sem entornar uma gota havendo a harmonia perfeita entre o trabalhador e a pá como se fosse um só corpo. até o som da pá a misturar a argamassa e a raspar no chão parece musica.
                              Mas rebocar uma parede já é um trabalho mais direccionado para um macho.
                              Editado pela última vez por Nephilim; 15 April 2009, 10:36.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                E porque nao rebocar as paredes, fica mais barato...

                                rebocar é das coisas mais baratas na construção mas a mais complicada na minha opinião de se fazer, requer e pratica e metodo.
                                Mas mas dá gosto ver algumas pessoas a facilidade com que rebocam e alisam uma parede, mas requer pratica.
                                Já vi rebocar para paredes sem betoneira a fazerem massa no chão com uma pá, que feito com pratica é um trabalho digno de se ver, a dinamica com que é misturado sem entornar uma gota havendo a harmonia perfeita entre o trabalhador e a pá como se fosse um só corpo. até o som da pá parece musica.
                                Mas rebocar uma parede já é um trabalho mais direccionado para um macho.


                                Ora cá vão umas actualizações dos meus planos...

                                Ontem fui lá abaixo às catacumbas ver com "olhos de ver" como eram os tectos e as paredes... por incrível que possa parecer, estou naquela casa há 2 anos e nunca me tinha dedicado a ir ver com olhos "de gente" as minhas catacumbas...

                                Nos 2 espaços que estão efectivamente em caboucos, vou mesmo ter de chamar alguém para fazer a obra, pelo menos no tecto, e digo isto por uma razão muito simples... os tectos são relativamente baixos, o da última sala é mesmo baixo, tem só 2 metros de pé direito, o outro tem 2.20m e o outro tem 2.50m. Nos espaços de 2m e de 2.10m, eu tenho vigas "fora" da parede, portanto mais abaixo que o tecto, e noutro tenho umas caixas em betão, deduzo que que de esgotos, pois têm canos largos que lá vão dar, e tudo isso vai ter de ser tapado e "contornado". Ou seja, não é só forrar um tecto a direito, há ali muito trabalho que vai muito além do amadorismo...

                                As paredes, essas sim são lineares, há apenas alguns pilares, mas nada demais.

                                Agora para já vou ver se faço obras na cozinha, mas logo a seguir, para não perder o balanço, irei tratar da cave...

                                Já agora, na zona de Lisboa alguém conhece um pedreiro/empreiteiro/um_eiro_qualquer que trabalhe bem e barato para me dar um orçamento para esburacar o meu chão e colocar uma escada de caracol o mais pequeno possível? E já agora (outra vez) alguém me pode elucidar sobre qual o espaço mínimo que é necessário ocupar para o dito buraco e a dita escada, de um piso para o outro, algo deste género:


                                Obrigado!



                                Edit: gostei de ler o "amor" com que descreveste um trabalho de rebocador, salvo seja

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Isso nao é bem assim, nesses locais por vezes ha boas promoções a bom preço e ás vezes compro lá coisas em quantidades pequenas, vi pladur a 2,45euros no IZI há dias no maxmat deve rondar isso e no Leroy tambem, mas onde é mais barato é ser comprado numa boa quantidade a quem vende isso aos "supermercados" (maxmat, izi , leroys e afins)

                                  O problema do pladur ser comprado no "supermercado" nao é nas placas que até podem ser baratas mas sim os acessórios(calhas , parafusos e afins) que sao o que fazem gastar o dinheiro e no supermercado tem um preço mais elevado.
                                  Tu és tipo a Menstruação nas mulheres, tardas mas não falhas.

                                  Nós não somos trolhas, não compramos coisas em doses indústriais.

                                  Compramos onde era mais barato na altura.

                                  Ah, e as calhas e o resto não foi comprado no mesmo sítio que o pladur, aliás eu só falei que o pladur tinha sido comprado na MaxMat, o resto não referi onde foi.

                                  Mas obviamente, tu tens de supor logo que sim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                    Tu és tipo a Menstruação nas mulheres, tardas mas não falhas.

                                    Nós não somos trolhas, não compramos coisas em doses indústriais.

                                    Compramos onde era mais barato na altura.

                                    Ah, e as calhas e o resto não foi comprado no mesmo sítio que o pladur, aliás eu só falei que o pladur tinha sido comprado na MaxMat, o resto não referi onde foi.

                                    Mas obviamente, tu tens de supor logo que sim.
                                    Epá não se chateiem por causa de coisinhas tão pequenas...

                                    Eu não sou trolha nem profissional na área da construção, mas faço muita bricolage... para terem uma noção, o último móvel lá de casa foi feito por mim, sozinha, e estou a falar de 4 módulos: um de [L*A*P] 1,5x1,3x0,4m, outro com 1,5x0,60x0,40m; outro com 0,95x0,90x0,40m e outro com 0,65x0,90x0,40m. todos com prateleiras, alguns com portas de correr outros com portas normais, o maior é com terrários com respiradouros, instalação eléctrica para aquecimentos e luzes, com temporizadores, termoestatos, portas de vidro, etc etc... Portanto não sou assim tão tonhó na bricolage, e concordo com o Nephilim quando ele diz que estas grandes superfícies são caras para material mesmo de bricolage. Muitas vezes recorro às mesmas, por facilidade em encontrar tudo o que posso, mas com muita facilidade deixamos lá 100€ em meia dúzia de parafusos, mais uma chave para qq coisa, mais umas anilhas, fios, tomadas, colas, silicones, etc etc...

                                    Desta vez para estas "obras", vou procurar casas da especialidade para que o material me saia mais em conta

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                      Epá não se chateiem por causa de coisinhas tão pequenas...

                                      Eu não sou trolha nem profissional na área da construção, mas faço muita bricolage... para terem uma noção, o último móvel lá de casa foi feito por mim, sozinha, e estou a falar de 4 módulos: um de [L*A*P] 1,5x1,3x0,4m, outro com 1,5x0,60x0,40m; outro com 0,95x0,90x0,40m e outro com 0,65x0,90x0,40m. todos com prateleiras, alguns com portas de correr outros com portas normais, o maior é com terrários com respiradouros, instalação eléctrica para aquecimentos e luzes, com temporizadores, termoestatos, portas de vidro, etc etc... Portanto não sou assim tão tonhó na bricolage, e concordo com o Nephilim quando ele diz que estas grandes superfícies são caras para material mesmo de bricolage. Muitas vezes recorro às mesmas, por facilidade em encontrar tudo o que posso, mas com muita facilidade deixamos lá 100€ em meia dúzia de parafusos, mais uma chave para qq coisa, mais umas anilhas, fios, tomadas, colas, silicones, etc etc...

                                      Desta vez para estas "obras", vou procurar casas da especialidade para que o material me saia mais em conta
                                      Só precisamos de 4 simples placares de pladur, não era preciso ir a uma fábrica ou assim só para isso.

                                      Não é por mais 0,1€ que se fica mais podre, e quem pode gastar, gasta.

                                      Ele é que tem algum fetiche por mim, que não posso dizer nada que ele vem logo dizer o contrário.

                                      Enfim...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                        Só precisamos de 4 simples placares de pladur, não era preciso ir a uma fábrica ou assim só para isso.

                                        Não é por mais 0,1€ que se fica mais podre, e quem pode gastar, gasta.

                                        Ele é que tem algum fetiche por mim, que não posso dizer nada que ele vem logo dizer o contrário.

                                        Enfim...

                                        Não se aborreçam

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                          Não se aborreçam
                                          Eu não, só que começa a chatear ter sempre uma sombra do contra.

                                          É que é sempre!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fazer um buraco na laje assim "do pé para a mão" não é muito aconselhado nem legal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Fazer um buraco na laje assim "do pé para a mão" não é muito aconselhado nem legal...

                                              Por isso mesmo é que vai ser feito por um profissional

                                              Legal é, desde que o senhorio aprove, e isso já está tratado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                Por isso mesmo é que vai ser feito por um profissional

                                                Legal é, desde que o senhorio aprove, e isso já está tratado!
                                                Não. Quando há alterações à estrutura de um prédio ou imóvel, tens de meter projecto na câmara.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Não. Quando há alterações à estrutura de um prédio ou imóvel, tens de meter projecto na câmara.

                                                  E quantas pessoas fazem isso quando são obras nos interiores das casas? Quantos milhares não têm sótãos aproveitados à "margem da lei"?...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                    E quantas pessoas fazem isso quando são obras nos interiores das casas? Quantos milhares não têm sótãos aproveitados à "margem da lei"?...
                                                    Várias... Mas eu disse que as pessoas não faziam? Eu disse que era ilegal!

                                                    Mas há muita casa com sotão que já tem a escada colocada, não está é aproveitado.

                                                    Tu queres partir uma laje para meter uma escada, e isso pode não ser assim tão linear...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                      Só precisamos de 4 simples placares de pladur, não era preciso ir a uma fábrica ou assim só para isso.

                                                      Não é por mais 0,1€ que se fica mais podre, e quem pode gastar, gasta.

                                                      Ele é que tem algum fetiche por mim, que não posso dizer nada que ele vem logo dizer o contrário.

                                                      Enfim...
                                                      xii que arrogancia...
                                                      Mas o que tu percebes de obras ou materiais para dizer
                                                      que sou do contra? tem piada, eu nao sou do contra sou do lado da razão e não é qualquer pessoa que me vai ensinar a mim a comprar material de construção civil, pois é umas da funções que tenho profissionalmente.
                                                      Os supermercados" nao tem nada de variedade, limitam-se a comprar e a vender a preços mais altos.
                                                      Pladur por mto pouco que se faça sao sempre varios m2

                                                      No entanto eu tb compro material nos supermercados, nomeadamente madeiras para coisasinhas que faço, saem um pouco mais caras mas veem cortadas e isso facilita-me a vida e o transporte, mas se forem quantidades maiores tem de vir de um grossista o mesmo se aplica ao pladur
                                                      Material basta um telf e tenho aqui um camião com o material que quiser á porta no dia seguinte.


                                                      e já agora eu nao critiquei a compra no maxmat , digo e com verdade é que se nao é nem nunca foi o sitio mais barato, entao se forem quantidades apartir dos 100m2 a diferença de preço é mta, entao em obras de milhares de m2 a diferença dá para comprar um carro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                        Tu queres partir uma laje para meter uma escada, e isso pode não ser assim tão linear...
                                                        Não é partida, mas sim cortada com uma maquina de cortar betão, e basta um circulo na laje para a escada em caracol.

                                                        Nao faz mal nenhum pois desde que nao se estrague nenhuma viga ou pilar, pode-se cortar um bocado da laje sem problemas , convem tambem nao se cortar o punçoamento da laje(se tiver)junto ao pilar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Não é partida, mas sim cortada com uma maquina de cortar betão, e basta um circulo na laje para a escada em caracol.

                                                          Nao faz mal nenhum pois desde que nao se estrague nenhuma viga ou pilar, pode-se cortar um bocado da laje sem problemas , convem tambem nao se cortar o punçoamento da laje(se tiver)junto ao pilar.
                                                          Sim aquele bocado de betão e ferro não está lá a fazer nada...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post

                                                            Já agora, na zona de Lisboa alguém conhece um pedreiro/empreiteiro/um_eiro_qualquer que trabalhe bem e barato para me dar um orçamento para esburacar o meu chão e colocar uma escada de caracol o mais pequeno possível? E já agora (outra vez) alguém me pode elucidar sobre qual o espaço mínimo que é necessário ocupar para o dito buraco e a dita escada, de um piso para o outro, algo deste género:
                                                            o espaço minimo da escada talvez un 80cm de diametro nem sei se havera mais pequeno ou se convem mais pequeno pois pode ficar mto estreita.
                                                            Mas as escadas sao prefabricadas e consoante o tamanho se tem de abrir o buraco.

                                                            Sobre o preço nao faço ideia do volume de coisas o ideal era teres varios orçamentos para comparação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X