Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por FilipeAlmeida Ver Post
    Aí acidente é pão nosso de cada dia. Está para breve o início das obras da tão esperada rotunda


    Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
    Sim, já presenciei uma boa dúzia de acidentes nos últimos anos, e a qualquer hora estão vidros partidos e destroços no chão.

    Sabes para quando vão ser as obras?

    Comentário


      Originalmente Colocado por msantos Ver Post

      Boa sorte com a maquina nova!
      A num instante a pratica vai voltar.
      Só não lhe tinha posto uma marquise tão grande 😁
      A marquise dá jeito, a d'orige é desagradável de usar em AE, com 1,81m de altura, na posição mais alta não protege o capacete, a partir dos 100 km/h vou sempre com a cabeça a gingar.

      Não acho que fique nada mal para o tipo de moto que é, e parece-me uma solução melhor do que prender uma extensão em cima do original com 1 ou 2 molas.




      De qualquer das maneiras, voltar à original são 5 minutos, é desapertar 4 parafusos e voltar a apertar. Mas já não estou na fase de privilegiar a forma em detrimento da função.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Avant Ver Post

        A marquise dá jeito, a d'orige é desagradável de usar em AE, com 1,81m de altura, na posição mais alta não protege o capacete, a partir dos 100 km/h vou sempre com a cabeça a gingar.

        Não acho que fique nada mal para o tipo de moto que é, e parece-me uma solução melhor do que prender uma extensão em cima do original com 1 ou 2 molas.




        De qualquer das maneiras, voltar à original são 5 minutos, é desapertar 4 parafusos e voltar a apertar. Mas já não estou na fase de privilegiar a forma em detrimento da função.
        Eu como não ando muito em estrada/AE e as voltas do dia-a-dia são em regra curtas nem subi o ecrã de origem. Antes de pensar nisso ainda posso subir. Eu prefiro ver a estrada por cima do vidro. O vidro suja-se ou molha-se e depois dificulta a visão.

        Por falar em marquises... quando comprei a N-Max usada ela vinha com uma marquise das grandes. Ainda andou assim uns meses mas depois mudei para o de origem, bem mais contido.

        Quando está vento, uma marquise destas numa mota leve como é a N-Max instabiliza bastante a mota...
        You do not have permission to view this gallery.
        This gallery has 2 photos.
        Editado pela última vez por JCF; 23 May 2023, 10:38.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Avant Ver Post

          A marquise dá jeito, a d'orige é desagradável de usar em AE, com 1,81m de altura, na posição mais alta não protege o capacete, a partir dos 100 km/h vou sempre com a cabeça a gingar.

          Não acho que fique nada mal para o tipo de moto que é, e parece-me uma solução melhor do que prender uma extensão em cima do original com 1 ou 2 molas.




          De qualquer das maneiras, voltar à original são 5 minutos, é desapertar 4 parafusos e voltar a apertar. Mas já não estou na fase de privilegiar a forma em detrimento da função.

          No sábado ou domingo passado passei pelo "vermelhudo" na N16....vamos lá ver se encontro a "vermelhuda"

          Comentário


            Originalmente Colocado por TCC Ver Post


            No sábado ou domingo passado passei pelo "vermelhudo" na N16....vamos lá ver se encontro a "vermelhuda"
            Yep, também tem de andar de vez em quando...

            Comentário


              Originalmente Colocado por JCF Ver Post

              Eu como não ando muito em estrada/AE e as voltas do dia-a-dia são em regra curtas nem subi o ecrã de origem. Antes de pensar nisso ainda posso subir. Eu prefiro ver a estrada por cima do vidro. O vidro suja-se ou molha-se e depois dificulta a visão.

              Por falar em marquises... quando comprei a N-Max usada ela vinha com uma marquise das grandes. Ainda andou assim uns meses mas depois mudei para o de origem, bem mais contido.

              Quando está vento, uma marquise destas numa mota leve como é a N-Max instabiliza bastante a mota...
              Sentado direito, ainda consigo ver a estrada por cima do Givi.
              Hoje fui dar uma volta a chuviscar (que revivalismo levar com umas gotas de chuva e cheirar a terra molhada dentro do capacete )
              Não achei que aumentasse a sensibilidade ao vento, e apanhei um bastante forte na A25 de Viseu para Mangualde. Pelo menos não pior que com o de origem. A moto, provavelmente por ser mais alta, é que é bastante mais sensível ao vento lateral do que me lembro da ZZR 600 ser. Mas é mais o hábito que outra coisa, Aí 280 kg a moverem-se para a frente a 120 km/h não se mexem assim com tanta facilidade...

              Onde notei que provavelmente perde muito é em velocidade máxima, viu-se desgraçada para dar 145-150 em plano (foi de propósito para testar o pára-brisas), esta é menina para dar entre 160 a 170 sem grande demora.

              Mas não está nos meus planos andar a essa velocidade em AE, até por causa da top case relativamente volumosa. Mas verdade seja dita que não notei qualquer instabilidade de maior com a moto a essa velocidade.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Avant Ver Post

                Sentado direito, ainda consigo ver a estrada por cima do Givi.
                Hoje fui dar uma volta a chuviscar (que revivalismo levar com umas gotas de chuva e cheirar a terra molhada dentro do capacete )
                Não achei que aumentasse a sensibilidade ao vento, e apanhei um bastante forte na A25 de Viseu para Mangualde. Pelo menos não pior que com o de origem. A moto, provavelmente por ser mais alta, é que é bastante mais sensível ao vento lateral do que me lembro da ZZR 600 ser. Mas é mais o hábito que outra coisa, Aí 280 kg a moverem-se para a frente a 120 km/h não se mexem assim com tanta facilidade...

                Onde notei que provavelmente perde muito é em velocidade máxima, viu-se desgraçada para dar 145-150 em plano (foi de propósito para testar o pára-brisas), esta é menina para dar entre 160 a 170 sem grande demora.

                Mas não está nos meus planos andar a essa velocidade em AE, até por causa da top case relativamente volumosa. Mas verdade seja dita que não notei qualquer instabilidade de maior com a moto a essa velocidade.
                Todo o santo dia digo a mim mesmo quando saio de manhã que a gasolina está cara que tenho de andar devagar que eu não sou nehnhum vândalo.

                Todo o santo dia quando estou a chegar ao escritório já vou a tentar levantar a roda e a insultar metade das pessoas que vão pacatmente na sua vida mas que me estão a ocupar a trajetória ideal das curvas.

                É assim a vida...

                Comentário


                  Ao ver essa cb500x penso sempre na NC750, e no compartimento, parece-me uma vantagem muito grande ter o compartimento de carga, mas deve ter alguma desvantagem porque não há mais marcas a adotar isso.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
                    Ao ver essa cb500x penso sempre na NC750, e no compartimento, parece-me uma vantagem muito grande ter o compartimento de carga, mas deve ter alguma desvantagem porque não há mais marcas a adotar isso.
                    O problema é o evólocro que está à volta desse compartimento

                    Mas no geral concordo, não percebo como por exemplo a Honda não fez nada do género na NT, pois é um modelo com uma forte componente Touring mas também utilitária onde essa solução casava na perfeição. Ou melhor, até percebo, chama-se contenção de custos...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
                      Ao ver essa cb500x penso sempre na NC750, e no compartimento, parece-me uma vantagem muito grande ter o compartimento de carga, mas deve ter alguma desvantagem porque não há mais marcas a adotar isso.
                      O Motor na NC750 tem uma posição muito mais deitada, libertando mais espaço em cima.
                      image.png
                      image.png

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                        O Motor na NC750 tem uma posição muito mais deitada, libertando mais espaço em cima.
                        Ora nem mais! É essencialmente uma questão de física!
                        Como os cilindros estão muito inclinados (como no Honda Jazz) para a frente fica espaço disponível para usar o "falso depósito" como local de arrumação, sendo o tanque de combustível recuado e bocal de combustível (pouco prático) na traseira da moto.
                        O espaço do falso depósito ainda poderia ser maior se não fosse necessário "alojar" nessa zona outros componentes como a caixa do filtro de ar (complicado de retirar) e o sistema de injeção..
                        Já agora, não é à toa que o depósito de combustível é relativamente pequeno (perto de 15 litros), mas como os consumos são tão baixos...

                        Conclusão: é uma solução algo complexa em termos de engenharia e é por isso que, apesar de interessante, não tem vingado noutras marcas/modelos.

                        Comentário


                          Acabo de descobrir que na realidade a minha GT queria era ser uma NC

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
                            Ao ver essa cb500x penso sempre na NC750, e no compartimento, parece-me uma vantagem muito grande ter o compartimento de carga, mas deve ter alguma desvantagem porque não há mais marcas a adotar isso.
                            A NC750X é um conceito interessante, e quem as tem parece adorá-las.

                            Mas em relação à CB500X, é outro preço, outro peso, outro consumo, o triplo do IUC.

                            Não me parece que sejam concorrentes, mas se calhar uma evolução natural de quem sai da CB500X.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post

                              A NC750X é um conceito interessante, e quem as tem parece adorá-las.

                              Mas em relação à CB500X, é outro preço, outro peso, outro consumo, o triplo do IUC.

                              Não me parece que sejam concorrentes, mas se calhar uma evolução natural de quem sai da CB500X.
                              Não vejo a NC como evolução de uma CB500x, de todo.
                              Na minha opinião são mais concorrentes diretas do que evolução uma da outra.

                              Não consigo ver justificação para os 1350€ que a NC custa a mais do que a CB500x.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post

                                A NC750X é um conceito interessante, e quem as tem parece adorá-las.

                                Mas em relação à CB500X, é outro preço, outro peso, outro consumo, o triplo do IUC.

                                Não me parece que sejam concorrentes, mas se calhar uma evolução natural de quem sai da CB500X.
                                Diria que a NC se não for mais económica que a CB, gastará o mesmo. Chega a ser impressionante uma "750" consumir tão pouco.

                                No entanto o menor custo da CB aliado ao menor IUC, dão para muita gasolina na CB.

                                Comentário


                                  A NC é mais pesada mas em contrapartida tem um centro de massa mais baixo por causa do motor "deitado" e do deposito posicionado mais baixo. Na prática pode não se notar assim tanto esse aumento de peso. O banco creio que também é mais baixo o que pode facilitar numa situação em que seja preciso reendireitar a mota se ela inclinar.

                                  Não fora ser um bom bocado mais cara, eu teria preferido uma NC. Tinha dispensado a top case, pelo menos no dia-a-dia. Em termos de consumos creio que é muito idêntico.

                                  Ontem um vizinho do parqueamento onde estaciono a minha disse-me que estava a pensar vender a NC750X dele (2016 a 2018, não sei dizer e cerca de 20k km). Se me tem dito há uns meses atrás depois de tirar a carta e se o preço fosse interessante até a poderia ter comprado. Esta concretamente tem malas laterais e top case da GIVI (o que não me faz muita falta, diga-se) e mais alguns extras. Os Dunlop originais foram trocados por Michelin ao fim de uns k km.
                                  Editado pela última vez por JCF; 24 May 2023, 14:40. Razão: corrigir português e acrescentar informação

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tiagovale2 Ver Post

                                    Não vejo a NC como evolução de uma CB500x, de todo.
                                    Na minha opinião são mais concorrentes diretas do que evolução uma da outra.

                                    Não consigo ver justificação para os 1350€ que a NC custa a mais do que a CB500x.
                                    Também não vejo a NCx como evolução da CBx, vejo mais a AT como evolução da CBx pelo tipo de proposta, e agora também a Transalp.
                                    Já a NC, vejo-a mais como uma evolução para quem vem de uma scooter, pelo carácter utilitário e prático da coisa (e não é à toa o DCT, e por sua vez vejo a NT como a evolução natural da NCx.

                                    Mas como isto muitas vezes tem pouca lógica, a evolução natural é um bocado treta e os motociclistas fazem as tais "evoluções" ou "regressões" completamente imprevisíveis

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                      Acabo de descobrir que na realidade a minha GT queria era ser uma NC

                                      Essa é uma bela NC.

                                      Comentário


                                        A antiga BMW F650 CS não tinha o motor deitado

                                        Editado pela última vez por Poisen; 24 May 2023, 20:21.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Poisen Ver Post
                                          A antiga BMW F650 CS não tinha o motor deitado

                                          Muito feia essa, mas faz falta nos dias que correm marcas que arrisque soluções fora da caixa com a mesma abundância que se fazia no início do século.
                                          ​​​

                                          Comentário


                                            Crash bars para a CB500x, sim ou não?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Crash bars para a CB500x, sim ou não?
                                              Não é uma pergunta de resposta simples. Mais cá vai a minha posta:

                                              Se vais andar fora de estrada... sim!
                                              Se tens pouca experiência a andar de moto... sim!
                                              Não considerando estas duas premissas... talvez não!

                                              Se colocares, opta por algo discreto e não daquelas tipo "bunker integral"!!!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                                Crash bars para a CB500x, sim ou não?
                                                Depende da marca. Tenho ideia que as da Honda não são particularmente agradáveis.

                                                Comentário


                                                  Givi, pretas.

                                                  Mas lá está, não me parece que vá andar muito fora de estrada e estou enferrujado, mas não a ponto de deixar a moto cair, tenho 1,81m e chego bem ao chão.
                                                  Em 6-7 anos que tive a ZZR, nunca a deixei ir ao chão.

                                                  Provavelmente é dinheiro mal empregue e adicionar peso, não?

                                                  Comentário


                                                    Mostra fotos, é mais fácil.


                                                    Edd

                                                    Comentário


                                                      A minha tem as crash bars

                                                      Quando comprei a minha CB500X não me parecia ser importante. Entretanto por excesso de confiança e falta de experiência, estando parado num semáforo virei-me para trás para ver se a top case estava bem fixa. Sem me aperceber deixei inclinar a mota e não tinha o pé bem apoiado para contrariar. Ainda desloquei o pé para tentar contrariar mas a mota tem uma top case mais pesada, estava com o deposito cheio ou seja, o centro de massa estava relativamente alto e foi impossível segurar. Para proteger a mota que era nova tentei que a queda fosse o mais suave possível. E consegui, a mota ficou praticamente sem danos. Apenas o pedal das mudanças ligeiramente empenado e a proteção de mão ligeiramente torta e com uns riscos. Já a perna e o pé que não consegui tirar a tempo ficaram em pior estado.

                                                      A mota foi para a Honda que nem me levou nada para endireitar o pedal e a proteção de punho que ficou tb ligeiramente fora do sitio. Como não podia ir buscar a mota para aproveitar ela estar lá mandei montar as crash bars.

                                                      São duas, uma protege mais o motor e outra protege as carenagens. A montagem ficou em 400 euros. Se tinha evitado a contusão e a entorse com vários ligamentos lixados, não sei dizer. Mas fica ali com um espaço de alguns cm que é capaz de conferir uma proteção adicional.

                                                      Estas motas tipo trail são mais altas, o centro de gravidade é mais alto, o banco também está mais alto e o apoio do pé no chão pode ser menos firme. Se a mota inclinar mais do que um certo ângulo pode não ser fácil reverter a situação.

                                                      Fica o testemunho.



                                                      Editado pela última vez por JCF; 25 May 2023, 14:10.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                                        Não é uma pergunta de resposta simples. Mais cá vai a minha posta:

                                                        Se vais andar fora de estrada... sim!
                                                        Se tens pouca experiência a andar de moto... sim!
                                                        Não considerando estas duas premissas... talvez não!

                                                        Se colocares, opta por algo discreto e não daquelas tipo "bunker integral"!!!

                                                        Eu tenho a SW Motech na AT porque acho bastantes discretas. As da CB500 também me parecem bem.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Two Ver Post


                                                          Eu tenho a SW Motech na AT porque acho bastantes discretas. As da CB500 também me parecem bem.

                                                          Essas parecem interessantes, mas não são para proteger só o motor e radiador e não a carenagem?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                            A minha tem as crash bars

                                                            Quando comprei a minha CB500X não me parecia ser importante. Entretanto por excesso de confiança e falta de experiência, estando parado num semáforo virei-me para trás para ver se a top case estava bem fixa. Sem me aperceber deixei inclinar a mota e não tinha o pé bem apoiado para contrariar. Ainda desloquei o pé para tentar contrariar mas a mota tem uma top case mais pesada, estava com o deposito cheio ou seja, o centro de massa estava relativamente alto e foi impossível segurar. Para proteger a mota que era nova tentei que a queda fosse o mais suave possível. E consegui, a mota ficou praticamente sem danos. Apenas o pedal das mudanças ligeiramente empenado e a proteção de mão ligeiramente torta e com uns riscos. Já a perna e o pé que não consegui tirar a tempo ficaram em pior estado.

                                                            A mota foi para a Honda que nem me levou nada para endireitar o pedal e a proteção de punho que ficou tb ligeiramente fora do sitio. Como não podia ir buscar a mota para aproveitar ela estar lá mandei montar as crash bars.

                                                            São duas, uma protege mais o motor e outra protege as carenagens. A montagem ficou em 400 euros. Se tinha evitado a contusão e a entorse com vários ligamentos lixados, não sei dizer. Mas fica ali com um espaço de alguns cm que é capaz de conferir uma proteção adicional.

                                                            Estas motas tipo trail são mais altas, o centro de gravidade é mais alto, o banco também está mais alto e o apoio do pé no chão pode ser menos firme. Se a mota inclinar mais do que um certo ângulo pode não ser fácil reverter a situação.

                                                            Fica o testemunho.


                                                            Essas são as Givi?

                                                            Comentário


                                                              São.

                                                              Ontem fiz a experiencia de subir o defletor mas com estes protetores de mãos não dá. A partir de um certo angulo batem no defletor o que acontece cada vez que bloqueio a direção. Voltei a colocar na posição mais baixa onde dá uma margem de 1 dedo ou 2.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X