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"O cantinho das motos"-

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    Originalmente Colocado por tiagovale2 Ver Post

    Mudar o filtro do ar e mesmo as velas é facil, o problema é desmontar a mota toda.

    Há motas em que é consideravelmente mais fácil, mas na minha isto é o aspeto só para chegar lá:



    Estamos a falar de cerca de meia hora de um mecânico experiente a dar-lhe bem só para desmontar tudo, e depois outro tanto (mais uns trocos porque encaixar algumas peças é uma dor de cabeça) para montar.
    Não que seja particularmente difícil desmontar as carenagens, faróis e afins, mas é tanto parafuso, tanto rebite e tanto encaixe que prefiro deixar isso para quem tem mais prática do que eu. E para alguém que se calhar de partir uma carenagem de centenas de euros, assume essa responsabilidade.

    No meio disto tudo, mudar filtro e velas demora nem 10 minutos

    E claro que a questão monetária importa muito: Se esta intervenção de velas e filtro me custasse 500€ pensaria duas vezes e era bem capaz de fazer eu em casa, mas neste caso paguei 250€ por muda de óleo (Motul 7100, filtro, velas, filtro do ar, muda de óleo dos travões de trás, mão de obra e ligação ao software para diagnóstico e afins). Não acho que valha pela chatice no meu caso.
    eia pois é, essas motas é preciso desmontar muita coisa... meu deus

    Comentário


      Originalmente Colocado por sat Ver Post


      Se soubesse desse trabalho numa mota que estivesse para comprar, não comprava!
      A questão é que grande parte das motos dá este trabalho

      Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.

      Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.

      Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa

      Cump.

      Comentário


        Originalmente Colocado por ice Ver Post

        A questão é que grande parte das motos dá este trabalho

        Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.

        Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.

        Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa

        Cump.
        sim está por baixo do depósito, mas quando as coisas são bem pensadas, não há necessidade de ser complicado

        image.png



        Nas Ducati como a minha nem é preciso chaves, tem um clip, e levantas o depósito

        image.png


        Ou então é mesmo a teorida da conspiração, que as marcas fazem os veículos propositadamente complicados de fazer a revsião, para obrigar as pessoas a levar à marca.​​

        Comentário


          Também não é fácil para os construtores alterarem algumas coisas. As velas, por exemplo, não há como.

          O filtro de ar, com as cada vez mais sofisticadas admissões dinâmicas e o diabo a sete, também não devem dar grande margem.

          Claro que quem paga tudo isto é o utilizador, mas não sei se é fácil fazer de outra forma

          Isto para motos mais dinâmicas/tecnologicas. Para ferros e chamussas, acede-se a (quase) tudo pela lateral

          Cump.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

            sim está por baixo do depósito, mas quando as coisas são bem pensadas, não há necessidade de ser complicado

            image.png



            Nas Ducati como a minha nem é preciso chaves, tem um clip, e levantas o depósito

            image.png


            Ou então é mesmo a teorida da conspiração, que as marcas fazem os veículos propositadamente complicados de fazer a revsião, para obrigar as pessoas a levar à marca.​​
            Cuspi-me a rir com esse pormenor de levantar o depósito na tua Ducati, ainda deve ser do tempo que os italianos com a mania de complicar projetavam as motas, é que agora que passaram para as mãos dos alemães e decidiram fazer a Desert X, esqueceram-se desse pormenor e têm de desmontar a mota toda para aceder ao filtro do ar. Numa mota de aventura onde esse acesso até deve ser facilitado, faz sentido

            Comentário


              Originalmente Colocado por sat Ver Post


              Se soubesse desse trabalho numa mota que estivesse para comprar, não comprava!
              Não considero isso "deal breaker", mas é um ponto negativo em caso de decisão.
              depende também do uso, da periodicidade da desmontagem, e do que isso vai custar em termos de tempo e €.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ice Ver Post

                A questão é que grande parte das motos dá este trabalho

                Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.

                Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.

                Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa

                Cump.
                A minha para trocar o filtro de ar são 2min, o mesmo para a vela..mas também não tem plástico por todo lado


                ​​acho que cada vez se complica mais, o mesmo se passa nos carros

                Comentário


                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                  Cuspi-me a rir com esse pormenor de levantar o depósito na tua Ducati, ainda deve ser do tempo que os italianos com a mania de complicar projetavam as motas, é que agora que passaram para as mãos dos alemães e decidiram fazer a Desert X, esqueceram-se desse pormenor e têm de desmontar a mota toda para aceder ao filtro do ar. Numa mota de aventura onde esse acesso até deve ser facilitado, faz sentido
                  Não são caso isolado! Até nas japonesas!

                  A Africa Twin é um bom/mau exemplo!

                  É pelas laterais, mas implica desmontar uma série de peças plásticas... e em dobro! Isto numa moto de aventura!!!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                    Não são caso isolado! Até nas japonesas!

                    A Africa Twin é um bom/mau exemplo!

                    É pelas laterais, mas implica desmontar uma série de peças plásticas... e em dobro! Isto numa moto de aventura!!!
                    Pois, é mais comum do que possa parecer. Mas achei piada numa Monster pensarem nesse detalhe, e num modelo onde ainda é mais relevante, nem por isso, e que está longe de ser só tirar o depósito...

                    a minha nesse aspecto tem uma solução mais simples, é debaixo do banco e desapertar 4 parafusos.
                    Inclusive há outras soluções aftermarket.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                      Cuspi-me a rir com esse pormenor de levantar o depósito na tua Ducati, ainda deve ser do tempo que os italianos com a mania de complicar projetavam as motas, é que agora que passaram para as mãos dos alemães e decidiram fazer a Desert X, esqueceram-se desse pormenor e têm de desmontar a mota toda para aceder ao filtro do ar. Numa mota de aventura onde esse acesso até deve ser facilitado, faz sentido
                      as ktm adventure tambem são (eram) pincel, só as 790/890 é que passaram a usar debaixo do banco, a tua norden deve ser igual.
                      as nc750x também se tem de desmontar bastante comparativamente às cb500x mas por outro lado tem das válvulas mais acessíveis e simples de afinar.

                      Comentário


                        não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo

                        foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim

                        a história :

                        a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá

                        lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )

                        desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto

                        guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente

                        saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada

                        depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado

                        eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos

                        já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina

                        ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria

                        já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria

                        como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou

                        298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava

                        vim tranquilo para casa

                        eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros

                        vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                          não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo

                          foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim

                          a história :

                          a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá

                          lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )

                          desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto

                          guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente

                          saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada

                          depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado

                          eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos

                          já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina

                          ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria

                          já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria

                          como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou

                          298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava

                          vim tranquilo para casa

                          eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros

                          vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?
                          Do mal o menos

                          Depende quanto queres gastar, se queres uma coisa melhor, com encaixe mais simples para ser mais fácil ligar à corrente, e aí gastas esses 80€ ou mais, ou se queres algo para desenrasque.


                          ​​​​​​Eu safo-me com o desenrasque, praticamente todas as semanas anda, por isso só volta e meia é que coloco a carregar, por isso tenho o do Lidl.
                          ainda há poucos dias tiveram isso: 15€, por isso nos próximos tempos não deve haver outra vez, mas é questão de esperar e estar atento.
                          Ou então ver se ainda sobrou algum!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                            não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo

                            foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim

                            a história :

                            a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá

                            lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )

                            desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto

                            guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente

                            saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada

                            depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado

                            eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos

                            já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina

                            ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria

                            já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria

                            como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou

                            298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava

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                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                              não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo

                              foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim

                              a história :

                              a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá

                              lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )

                              desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto

                              guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente

                              saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada

                              depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado

                              eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos

                              já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina

                              ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria

                              já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria

                              como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou

                              298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava

                              vim tranquilo para casa

                              eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros

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                              Os mais conhecidos são CTEK e Optimate, começam por volta desses preços na Amazon.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                Do mal o menos
                                e depois só me lembrava do que me disseste, só pensava no pior, que tinha o motor gripado, ou a embraiagem toda danificada, que ia gastar uma fortuna e ficar sem mota durante dias

                                passei ali uns momentos que me estava a sentir mesmo mal, com uma carga de nervos e ansiedade tremendos

                                tenho mesmo que comprar um aparelho desses, prefiro o regenerador, já é a segunda vez que me acontece chamar o reboque por causa da bateria

                                ela fica parada durante semanas seguidas

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post

                                  Usei um parecido num carro, funciona bem, não sei da durabilidade….

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                                  Este é só carregador, não faz manutenção. Porventura será suficiente, mas duvido.

                                  Comentário


                                    Se decidires investir num, recomendo vivamente os CTEK. Tenho 3, dois em Portugal (um onde tenho a mota ligada 350 dias por ano, e o outro no carro que é usado por familiares com mais regularidade mas também fica parado grandes temporadas) e um na Holanda, que vou trocando entre as duas motas durante o inverno para manter as duas carregadas.

                                    Sobretudo o CTEK em Portugal para a mota é uma maravilha, a minha XSR esteve 7 anos ligada e a bateria esteve sempre impecável até vender a mota. E o aparelho passou esse tempo todo ligado à corrente a funcionar e nunca deu qualquer problema, já o tenho há uns 10 anos e continua perfeito.

                                    Comentário


                                      Julgo que a norauto tinha um em promo a rondar os 45€ e trazia como acessório os olhais para fixar ligação rápida à bateria das motas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                        Se decidires investir num, recomendo vivamente os CTEK. Tenho 3, dois em Portugal (um onde tenho a mota ligada 350 dias por ano, e o outro no carro que é usado por familiares com mais regularidade mas também fica parado grandes temporadas) e um na Holanda, que vou trocando entre as duas motas durante o inverno para manter as duas carregadas.

                                        Sobretudo o CTEK em Portugal para a mota é uma maravilha, a minha XSR esteve 7 anos ligada e a bateria esteve sempre impecável até vender a mota. E o aparelho passou esse tempo todo ligado à corrente a funcionar e nunca deu qualquer problema, já o tenho há uns 10 anos e continua perfeito.

                                        é isto em baixo ?

                                        ou é modelo diferente por ser mota ?

                                        https://www.norauto.pt/p/carregador-...v-2039298.html
                                        Ficheiros anexados

                                        Comentário


                                          Com jeito arranja-se o Optimate 4 abaixo dos 70€, vale bem a pena.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post

                                            Este é só carregador, não faz manutenção. Porventura será suficiente, mas duvido.
                                            mas existem tantos modelos

                                            seria de facto para fazer manutenção, é que a mota passa semanas parada

                                            e isto aconteceu hoje porque precisamente esteve 3 semanas sem andar, estava em teletrabalho

                                            por andar muito menos com ela do que antes da pandemia é que fui adiando e adiando a revisão

                                            é constrangedor ter que chamar o reboque e essas cenas, e já é pela segunda vez

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                                              Tenho um do Aldi, que deve ser igual ao do Lidl e aquilo depois de estar carregado fica apenas a manter a carga

                                              Por acaso já tive a mota mais de um mês parada e não chateou nada para trabalhar.
                                              No caso do altar, aquilo já não ia com recargas, se numa simples paragem nunca mais pegou.. já tinha os minutos contados

                                              Comentário


                                                E eu que pensava que a minha era chata, meses parada, abrir tampa lateral e ligar cabo da bateria (sem qualquer ferramenta), abrir torneira gasolina, abanar para chegar ao carburador e dar ao starter. Já passou os 31 anos, nem imagino a escáfia que já apanhou antes de me chegar às mãos..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                                                  E eu que pensava que a minha era chata, meses parada, abrir tampa lateral e ligar cabo da bateria (sem qualquer ferramenta), abrir torneira gasolina, abanar para chegar ao carburador e dar ao starter. Já passou os 31 anos, nem imagino a escáfia que já apanhou antes de me chegar às mãos..
                                                  o brunomeleiro conhecia o meu sogro

                                                  ele tinha uma mota, nunca fez revisões, nunca mudou baterias, nunca mudou praticamente nada, andava lá com ela para Santa Cruz em Urrós, ou para algumas terras de terra batida, e mais nada, de resto quase sempre parada

                                                  aquelas antigas Famel, Casal, andavam de qualquer maneira

                                                  e eu....com esta tão moderna, não aguentou o meu teletrabalho

                                                  e tenho que comprar um aparelho para a manter parada

                                                  dass
                                                  Editado pela última vez por Altar; 06 February 2023, 21:29.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                    o brunomeleiro conhecia o meu sogro

                                                    ele tinha uma mota, nunca fez revisões, nunca mudou baterias, nunca mudou praticamente nada, andava lá com ela para Santa Cruz em Urrós, ou para algumas terras de terra batida, e mais nada, de resto quase sempre parada

                                                    aquelas antigas Famel, Casal, andavam de qualquer maneira

                                                    e eu....com esta tão moderna, não aguentou o meu teletrabalho

                                                    e tenho que comprar um aparelho para a manter parada

                                                    dass
                                                    Não me lembro de ele ter motorizada, mas a verdade é que quase toda a gente tinha.

                                                    Eram tão boas que acabaram quase todas encostadas nas garagens mal as pessoas tinham dinheiro para comprar um carro, jipe, carrinha ou trator para se deslocar

                                                    O meu pai ainda tem uma encostada na garagem, já não anda há mais de 20 anos, e assim deve continuar xD

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Kijk Ver Post

                                                      Este é só carregador, não faz manutenção. Porventura será suficiente, mas duvido.
                                                      Qual a diferença entre manutenção e manter a carga? Pergunta honesta.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                        não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo

                                                        foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim

                                                        a história :

                                                        a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá

                                                        lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )

                                                        desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto

                                                        guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente

                                                        saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada

                                                        depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado

                                                        eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos

                                                        já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina

                                                        ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria

                                                        já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria

                                                        como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou

                                                        298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava

                                                        vim tranquilo para casa

                                                        eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros

                                                        vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?
                                                        Olha aqui a solução para os teus problemas. É preciso é ter força nas canetas:

                                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pm9wJ.html

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                                                          Olha aqui a solução para os teus problemas. É preciso é ter força nas canetas:

                                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pm9wJ.html
                                                          Estás enganado! Pega com imensa facilidade, se estiver tudo ok!
                                                          Tem um descompressor automático e basta um "kikada" para colocar em funcionamento!

                                                          Procuras o PMS (ponto morto superior) com o calçado, deixas o pedal subir até acima e nem precisas de fazer muita força!

                                                          Motos vetustas (essa é uma réplica) como as 600/650 cc monocilíndricas antigas é que era complicado!

                                                          PS: claro que o "botão maravilha" é outra coisa...

                                                          PS2: a pensar no Altar, vê lá se isto te serve: https://www.custojusto.pt/lisboa/vei...ate-1-35474095

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                                            Do mal o menos

                                                            Depende quanto queres gastar, se queres uma coisa melhor, com encaixe mais simples para ser mais fácil ligar à corrente, e aí gastas esses 80€ ou mais, ou se queres algo para desenrasque.


                                                            ​​​​​​Eu safo-me com o desenrasque, praticamente todas as semanas anda, por isso só volta e meia é que coloco a carregar, por isso tenho o do Lidl.
                                                            ainda há poucos dias tiveram isso: 15€, por isso nos próximos tempos não deve haver outra vez, mas é questão de esperar e estar atento.
                                                            Ou então ver se ainda sobrou algum!
                                                            Tenho mais que uma mota, e depois ainda tenho o carro, por isso ao fim de semana a rodar entre todos, a juntar com mau tempo, a Monster fica muitas vezes sem andar várias semanas, e até já aconteceu 3-4 meses parada. Depois como é um Vtwin de cilindraga alta e alta compressão, precisa de um motor de arranque com vida para rodar... A minha garagem não tem eletricidade, e era sempre aquela coisa "será que ela vai pegar"...

                                                            Eventualmente não pegava ao fim de 2 ou 3 semanas de muito frio que descarregava a bateria de chumbo, e por aquela mota a pegar de empurrão é um filme. Tem de ser em 3ª velocidade senão bloqueia a roda de trás, mesmo a dar impulso contra o assento com o rabo...

                                                            Se não andas muito com a mota, só de vez em quando, bateria de lítio. Foi o que fiz com a minha, maravilha. posso deixar 3 ou 4 meses parada sem lhe tocar... A vantagem da bateria de lítio é que mesmo com 10% de bateria, a bateria entrega a praticamente a mesma potencia do que se tivesse 100%. As de chumbo vão perdendo força à medida que perdem carga.

                                                            E depois aquilo pesa tipo 200 ou 300gr, também poupas peso na mota.

                                                            Editado pela última vez por Oliveiraz33; 07 February 2023, 10:03.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                                              Estás enganado! Pega com imensa facilidade, se estiver tudo ok!
                                                              Tem um descompressor automático e basta um "kikada" para colocar em funcionamento!

                                                              Procuras o PMS (ponto morto superior) com o calçado, deixas o pedal subir até acima e nem precisas de fazer muita força!

                                                              Motos vetustas (essa é uma réplica) como as 600/650 cc monocilíndricas antigas é que era complicado!

                                                              PS: claro que o "botão maravilha" é outra coisa...

                                                              PS2: a pensar no Altar, vê lá se isto te serve: https://www.custojusto.pt/lisboa/vei...ate-1-35474095
                                                              Tive uma TTR 600 a pedal.
                                                              Aquilo era complicado e por a trabalhar.

                                                              Às vezes de manhã quando ela finalmente acordava já eu estava a transpirar pot todos os cantos. O aquecimento esatava feito.
                                                              Era igual a esta.

                                                              Comentário

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