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"O cantinho das motos"-
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Se soubesse desse trabalho numa mota que estivesse para comprar, não comprava!
Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.
Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.
Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa
Cump.
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Originalmente Colocado por ice Ver Post
A questão é que grande parte das motos dá este trabalho
Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.
Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.
Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa
Cump.
image.png
Nas Ducati como a minha nem é preciso chaves, tem um clip, e levantas o depósito
image.png
Ou então é mesmo a teorida da conspiração, que as marcas fazem os veículos propositadamente complicados de fazer a revsião, para obrigar as pessoas a levar à marca.
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Também não é fácil para os construtores alterarem algumas coisas. As velas, por exemplo, não há como.
O filtro de ar, com as cada vez mais sofisticadas admissões dinâmicas e o diabo a sete, também não devem dar grande margem.
Claro que quem paga tudo isto é o utilizador, mas não sei se é fácil fazer de outra forma
Isto para motos mais dinâmicas/tecnologicas. Para ferros e chamussas, acede-se a (quase) tudo pela lateral
Cump.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
sim está por baixo do depósito, mas quando as coisas são bem pensadas, não há necessidade de ser complicado
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Nas Ducati como a minha nem é preciso chaves, tem um clip, e levantas o depósito
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Ou então é mesmo a teorida da conspiração, que as marcas fazem os veículos propositadamente complicados de fazer a revsião, para obrigar as pessoas a levar à marca.
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Se soubesse desse trabalho numa mota que estivesse para comprar, não comprava!
depende também do uso, da periodicidade da desmontagem, e do que isso vai custar em termos de tempo e €.
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Originalmente Colocado por ice Ver Post
A questão é que grande parte das motos dá este trabalho
Seja trail, desportiva, touring ou utilitária, por norma o filtro de ar está por debaixo do depósito, bem como as velas.
Há excepções, até tenho 2 lá em casa, mas a norma parece-me ir no sentido de ter de desmontar meia moto para trocar algo. As oficinas agradecem.
Por acaso levo muito em linha de conta a simplicidade mecânica e a acessibilidade na manutenção. Mas eu tendo a gostar de velharias vetustas cheias de ferrugem, pelo que simplifica muito a coisa
Cump.
acho que cada vez se complica mais, o mesmo se passa nos carros
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Cuspi-me a rir com esse pormenor de levantar o depósito na tua Ducati, ainda deve ser do tempo que os italianos com a mania de complicar projetavam as motas, é que agora que passaram para as mãos dos alemães e decidiram fazer a Desert X, esqueceram-se desse pormenor e têm de desmontar a mota toda para aceder ao filtro do ar. Numa mota de aventura onde esse acesso até deve ser facilitado, faz sentido
A Africa Twin é um bom/mau exemplo!
É pelas laterais, mas implica desmontar uma série de peças plásticas... e em dobro! Isto numa moto de aventura!!!
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Originalmente Colocado por petrus Ver Post
Não são caso isolado! Até nas japonesas!
A Africa Twin é um bom/mau exemplo!
É pelas laterais, mas implica desmontar uma série de peças plásticas... e em dobro! Isto numa moto de aventura!!!
a minha nesse aspecto tem uma solução mais simples, é debaixo do banco e desapertar 4 parafusos.
Inclusive há outras soluções aftermarket.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Cuspi-me a rir com esse pormenor de levantar o depósito na tua Ducati, ainda deve ser do tempo que os italianos com a mania de complicar projetavam as motas, é que agora que passaram para as mãos dos alemães e decidiram fazer a Desert X, esqueceram-se desse pormenor e têm de desmontar a mota toda para aceder ao filtro do ar. Numa mota de aventura onde esse acesso até deve ser facilitado, faz sentido
as nc750x também se tem de desmontar bastante comparativamente às cb500x mas por outro lado tem das válvulas mais acessíveis e simples de afinar.
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não sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo
foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim
a história :
a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá
lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )
desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto
guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente
saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada
depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado
eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos
já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina
ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria
já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria
como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou
298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava
vim tranquilo para casa
eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros
vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postnão sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo
foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim
a história :
a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá
lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )
desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto
guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente
saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada
depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado
eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos
já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina
ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria
já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria
como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou
298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava
vim tranquilo para casa
eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros
vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?
Depende quanto queres gastar, se queres uma coisa melhor, com encaixe mais simples para ser mais fácil ligar à corrente, e aí gastas esses 80€ ou mais, ou se queres algo para desenrasque.
Eu safo-me com o desenrasque, praticamente todas as semanas anda, por isso só volta e meia é que coloco a carregar, por isso tenho o do Lidl.
ainda há poucos dias tiveram isso: 15€, por isso nos próximos tempos não deve haver outra vez, mas é questão de esperar e estar atento.
Ou então ver se ainda sobrou algum!
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postnão sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo
foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim
a história :
a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá
lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )
desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto
guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente
saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada
depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado
eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos
já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina
ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria
já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria
como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou
298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava
vim tranquilo para casa
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NWOUIIAY Carregador de bateria, 6 A, 12 V https://amzn.eu/d/6dWpniE
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postnão sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo
foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim
a história :
a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá
lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )
desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto
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saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada
depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado
eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos
já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Do mal o menos
passei ali uns momentos que me estava a sentir mesmo mal, com uma carga de nervos e ansiedade tremendos
tenho mesmo que comprar um aparelho desses, prefiro o regenerador, já é a segunda vez que me acontece chamar o reboque por causa da bateria
ela fica parada durante semanas seguidas
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Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
Usei um parecido num carro, funciona bem, não sei da durabilidade….
NWOUIIAY Carregador de bateria, 6 A, 12 V https://amzn.eu/d/6dWpniE
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Se decidires investir num, recomendo vivamente os CTEK. Tenho 3, dois em Portugal (um onde tenho a mota ligada 350 dias por ano, e o outro no carro que é usado por familiares com mais regularidade mas também fica parado grandes temporadas) e um na Holanda, que vou trocando entre as duas motas durante o inverno para manter as duas carregadas.
Sobretudo o CTEK em Portugal para a mota é uma maravilha, a minha XSR esteve 7 anos ligada e a bateria esteve sempre impecável até vender a mota. E o aparelho passou esse tempo todo ligado à corrente a funcionar e nunca deu qualquer problema, já o tenho há uns 10 anos e continua perfeito.
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Originalmente Colocado por Kijk Ver PostSe decidires investir num, recomendo vivamente os CTEK. Tenho 3, dois em Portugal (um onde tenho a mota ligada 350 dias por ano, e o outro no carro que é usado por familiares com mais regularidade mas também fica parado grandes temporadas) e um na Holanda, que vou trocando entre as duas motas durante o inverno para manter as duas carregadas.
Sobretudo o CTEK em Portugal para a mota é uma maravilha, a minha XSR esteve 7 anos ligada e a bateria esteve sempre impecável até vender a mota. E o aparelho passou esse tempo todo ligado à corrente a funcionar e nunca deu qualquer problema, já o tenho há uns 10 anos e continua perfeito.
é isto em baixo ?
ou é modelo diferente por ser mota ?
https://www.norauto.pt/p/carregador-...v-2039298.htmlFicheiros anexados
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Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
Este é só carregador, não faz manutenção. Porventura será suficiente, mas duvido.
seria de facto para fazer manutenção, é que a mota passa semanas parada
e isto aconteceu hoje porque precisamente esteve 3 semanas sem andar, estava em teletrabalho
por andar muito menos com ela do que antes da pandemia é que fui adiando e adiando a revisão
é constrangedor ter que chamar o reboque e essas cenas, e já é pela segunda vez
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Tenho um do Aldi, que deve ser igual ao do Lidl e aquilo depois de estar carregado fica apenas a manter a carga
Por acaso já tive a mota mais de um mês parada e não chateou nada para trabalhar.
No caso do altar, aquilo já não ia com recargas, se numa simples paragem nunca mais pegou.. já tinha os minutos contados
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Originalmente Colocado por gabriel75 Ver PostE eu que pensava que a minha era chata, meses parada, abrir tampa lateral e ligar cabo da bateria (sem qualquer ferramenta), abrir torneira gasolina, abanar para chegar ao carburador e dar ao starter. Já passou os 31 anos, nem imagino a escáfia que já apanhou antes de me chegar às mãos..
ele tinha uma mota, nunca fez revisões, nunca mudou baterias, nunca mudou praticamente nada, andava lá com ela para Santa Cruz em Urrós, ou para algumas terras de terra batida, e mais nada, de resto quase sempre parada
aquelas antigas Famel, Casal, andavam de qualquer maneira
e eu....com esta tão moderna, não aguentou o meu teletrabalho
e tenho que comprar um aparelho para a manter parada
dassEditado pela última vez por Altar; 06 February 2023, 21:29.
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Originalmente Colocado por Altar Ver Post
o brunomeleiro conhecia o meu sogro
ele tinha uma mota, nunca fez revisões, nunca mudou baterias, nunca mudou praticamente nada, andava lá com ela para Santa Cruz em Urrós, ou para algumas terras de terra batida, e mais nada, de resto quase sempre parada
aquelas antigas Famel, Casal, andavam de qualquer maneira
e eu....com esta tão moderna, não aguentou o meu teletrabalho
e tenho que comprar um aparelho para a manter parada
dass
Eram tão boas que acabaram quase todas encostadas nas garagens mal as pessoas tinham dinheiro para comprar um carro, jipe, carrinha ou trator para se deslocar
O meu pai ainda tem uma encostada na garagem, já não anda há mais de 20 anos, e assim deve continuar xD
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Originalmente Colocado por Altar Ver Postnão sei se foi mesmo pontaria minha, se é a minha mota que tem sentimentos e resolveu zangar-se comigo por não a ter levado à revisão mais cedo
foi uma manhã aflitiva, porcaria de dia, mas acabou bem graças a Deus no fim
a história :
a oficina abre às 8, é em Campolide em Lisboa, por isso saí cedo de Alverca e fui directo para lá
lá perto do Saldanha parei no trânsito debaixo do viaduto, ia a arrancar e não metia as mudanças ( é caixa DCT )
desliguei e liguei e nada, comecei a ficar aflito e a fazer as contas à vida, fiquei ali apeado debaixo do viaduto
guardo os documentos debaixo do banco que abre com chave, fui à procura do seguro para assistência, fechei o banco e já não encontrava a chave, só pensava que tinha fechado o banco com a chave lá dentro, tive um ataque de pânico, sofro de ansiedade. Estava a sentir-me mal, e a procurar a chave, nos 40 bolsos, lá encontrei felizmente
saí do viaduto para telefonas, lá em baixo não se ouvia nada
depois a polícia que passou por ali no viaduto, parou, começou a dirigir o trânsito, eu corri para eles a pedir desculpa que tinha avariado
eles foram muito simpáticos, ajudaram-me a tirar a mota do viaduto, e houve outro companheiro que parou e também ajudou ( e outros também pararam a perguntar se precisava de ajuda), eu já estava meio desorientado e cheio de nervos
já só fazia contas à vida, depois lá chegou o reboque e fomos para a oficina
ligaram-me depois mais tarde, a causa: a bateria, a merd*a da beteria
já é a segunda vez que tenho que chamar o reboque por causa da merd*a da bateria
como tem estado parada, às vezes por longos períodos desde o inicio da pandemia, pifou
298 euros foi quanto custou a revisão + bateria nova, a outra já nem carregava
vim tranquilo para casa
eles aconselharam um aparelho regenerador para a bateria, mas ainda é caro, 80 e tal euros
vocês conhecem algum sítio onde comprar online a preços mais em conta ?
https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pm9wJ.html
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Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
Olha aqui a solução para os teus problemas. É preciso é ter força nas canetas:
https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pm9wJ.html
Tem um descompressor automático e basta um "kikada" para colocar em funcionamento!
Procuras o PMS (ponto morto superior) com o calçado, deixas o pedal subir até acima e nem precisas de fazer muita força!
Motos vetustas (essa é uma réplica) como as 600/650 cc monocilíndricas antigas é que era complicado!
PS: claro que o "botão maravilha" é outra coisa...
PS2: a pensar no Altar, vê lá se isto te serve: https://www.custojusto.pt/lisboa/vei...ate-1-35474095
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
Do mal o menos
Depende quanto queres gastar, se queres uma coisa melhor, com encaixe mais simples para ser mais fácil ligar à corrente, e aí gastas esses 80€ ou mais, ou se queres algo para desenrasque.
Eu safo-me com o desenrasque, praticamente todas as semanas anda, por isso só volta e meia é que coloco a carregar, por isso tenho o do Lidl.
ainda há poucos dias tiveram isso: 15€, por isso nos próximos tempos não deve haver outra vez, mas é questão de esperar e estar atento.
Ou então ver se ainda sobrou algum!
Eventualmente não pegava ao fim de 2 ou 3 semanas de muito frio que descarregava a bateria de chumbo, e por aquela mota a pegar de empurrão é um filme. Tem de ser em 3ª velocidade senão bloqueia a roda de trás, mesmo a dar impulso contra o assento com o rabo...
Se não andas muito com a mota, só de vez em quando, bateria de lítio. Foi o que fiz com a minha, maravilha. posso deixar 3 ou 4 meses parada sem lhe tocar... A vantagem da bateria de lítio é que mesmo com 10% de bateria, a bateria entrega a praticamente a mesma potencia do que se tivesse 100%. As de chumbo vão perdendo força à medida que perdem carga.
E depois aquilo pesa tipo 200 ou 300gr, também poupas peso na mota.
Editado pela última vez por Oliveiraz33; 07 February 2023, 10:03.
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Originalmente Colocado por petrus Ver Post
Estás enganado! Pega com imensa facilidade, se estiver tudo ok!
Tem um descompressor automático e basta um "kikada" para colocar em funcionamento!
Procuras o PMS (ponto morto superior) com o calçado, deixas o pedal subir até acima e nem precisas de fazer muita força!
Motos vetustas (essa é uma réplica) como as 600/650 cc monocilíndricas antigas é que era complicado!
PS: claro que o "botão maravilha" é outra coisa...
PS2: a pensar no Altar, vê lá se isto te serve: https://www.custojusto.pt/lisboa/vei...ate-1-35474095
Aquilo era complicado e por a trabalhar.
Às vezes de manhã quando ela finalmente acordava já eu estava a transpirar pot todos os cantos. O aquecimento esatava feito.
Era igual a esta.
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