Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

    Isso do credito pessoal não é legal, e o banco de portugal anda de olho nisso.
    O meu banco avisou-me logo.

    EXCEPTO, se a taxa de esforço do CH + CP for muito baixa, aí não costuma haver problema
    Nunca foi legal desde que alteraram as regras de concessão - mas como qualquer regra há quem se dedique a encontrar formas de a contornar.

    E não é por ter sido mais falado há uns tempos que isso desapareceu, simplesmente os juros do de habitação entraram na faixa habitual de prestação desses pessoais...

    Comentário


      Como eu não gosto que vos falte nada.

      Têm aqui a planta

      image.png

      Comentário


        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Como eu não gosto que vos falte nada.

        Têm aqui a planta

        image.png
        A planta do T4 do Martinha ? Sempre säo 4 casas de banho então.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

          A planta do T4 do Martinha ? Sempre säo 4 casas de banho então.
          Sim é o T4 do Martinhal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

            Voltando a isto.

            Renovou com o 2,629 e, de acordo com o mail do gerente, este valor mantém-se mesmo com a alteração do spread, que propuseram descida de 1,25 para 1,05.
            Não são incomuns informações contraditórias.

            Originalmente Colocado por TheProphecy Ver Post
            Entretanto estou aqui numa situação "caricata".
            O meu crédito está indexado à Euriobor a 12M e renovou em Setembro 2022, com a média de Agosto que foi de 1.249%.

            Entretanto falei com o Banco e pedi para amortizar parte do crédtio mas pedi também para reverem o prazo para o reduzir. Mandaram-me a proposta com a amortização e a taxa de 2.499% que corresponde a 1.25% de Spread e a 1.249% de indexante. Dei o OK mas pedi para confirmarem que o indexante é o do contrato original, renovável em Setembro com média de Agosto, e responderam-me agora que não. Que com esta alteração será aplicada a taxa média de Novembro (2.828%) e o crédito passará a renovar em Dezembro. Neste caso, a revisão do prazo torna-se um problema para os próximos 12 meses uma vez que a prestação volta a agravar-se com a taxa mais alta do ano (talvez a de Dezembro fique parecida.

            Pedi para fazerem só amortização sem revisão do prazo para esticar o indexante de 1.249% até ao máximo e entretanto vou voltar a fazer contas porque para renegociar o crédito prefiro que revejam também o spread e não só o prazo, e provavelmente esperar que a euribor desça nos próximos meses.

            Alguém com situações parecidas?
            No limite, e em bom modelo tuga, posso amortizar o valor exacto do que não gasto com a redução do prazo todos os meses. Provavelmente a minha gestora não irá gostar muito...
            Podes ver a discussão na página 1511.

            De resto como a tua taxa já é a 2,629 e eventual actualização da taxa se rápida vai buscar a taxa de novembro (2,828) na pior das hipoteses ficas com a mesma tan.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

              Não são incomuns informações contraditórias.


              Acredito, para prevenir vai no corpo do email que só avançamos com a manutenção da actual taxa de referência da Euribor, 2,686%.

              Obrigado pelos esclarecimentos

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                Acredito, para prevenir vai no corpo do email que só avançamos com a manutenção da actual taxa de referência da Euribor, 2,686%.*

                Obrigado pelos esclarecimentos
                * 2,629.

                Realmente tanto numero pode confundir.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                  * 2,629.

                  Realmente tanto numero pode confundir.
                  Ok, estava a ver o valor no 1º dia do mês e não a média. 🙄

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                    Falam muito que os bancos não emprestam agora os 100% mas isso não interessa muito.
                    Há 10 anos um T2 custava 120k e o banco emprestava até mais que os 100%.
                    Agora emprestam 90% mas o mesmo T2 custa 200k.

                    Quem é que está mais entalado?
                    O que fez um empréstimo de 120% dos 120k ou o que fez o empréstimo de 90% de 200k?
                    Não é a mesma coisa.

                    Se uma casa custava 120 e o banco dava 140k. Com a crise a casa ficou a valer 80k e devias 140k ou seja mais 75% do que a casa valia.

                    Se a casa custa 200 e o banco empresta 160. Mesmo que a casa desvalorize para 150, a dívida é apenas 6.6% a mais do que o valor da casa.

                    E essa é que é a Grande diferença.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                      Algum tempo atrás já foi partilhado aqui noticias sobre isso. O banco de Portugal só acordou para o assunto assim um pouco tarde.

                      O truque era bastante fácil, foi foi aqui falado uns meses atrás, os creditos não entram nos sistemas durante x tempo, então os pedidos de credito pessoal e de habitação tinham que ser sincronizados para juntamente com a demora dos sistema a actualizar a informação, quando aparecer no sistema, já estão ambos aprovados.

                      E digo era porque acho que acordou para o problema e já não é tão fácil, mas não sei que não ando dentro do meio.

                      Ok mas aí é " enganar " o sistema.

                      Não estou por dentro da lei mas do que percebi é que eles permitem oficialmente isso do credito pessoal para entrada, mas só quem implicar uma taxa de esforço muito baixa, emprego sem termo, etc.
                      Ou seja o banco n corre risco praticamente nenhum.

                      Comentário


                        Hoje apanhei dois ubers (curiosamente, ambos electricos)

                        Um conduzido por um brasileiro.

                        Outro por um Português; este era funcionário público, mas tinha de fazer estes biscates porque a prestação tinha subido mesmo muito. e o ordenado dele agora era todo para a prestação do CH (dantes era metade).

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                          Ok mas aí é " enganar " o sistema.

                          Não estou por dentro da lei mas do que percebi é que eles permitem oficialmente isso do credito pessoal para entrada, mas só quem implicar uma taxa de esforço muito baixa, emprego sem termo, etc.
                          Ou seja o banco n corre risco praticamente nenhum.
                          Na prática quando um pedido de crédito vai a aprovação, é pedido ao Banco de Portugal a situação actual em relação à banc (genericamente) do requerente.

                          Portanto se houver outros créditos, mesmo que noutros bancos, de carro, pessoais, etc. são levados em conta no cálculo da taxa de esforço.

                          O que houve quem fizesse (mas penso que poucos) foi depois do CH aprovado, pedir um desses créditos pessoais que se pagam num máximo de 7 anos (creio) e às vezes ficavam com tanta prestação de CH por 90% do valor do imóvel como de Crédito pessoal para ter os 10% restantes. Isto na altura das taxas baixas.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                            que raio de resposta.

                            isso nem é carne nem é peixe, ou estás ou não estás interessado
                            A ideia é essa mesma!

                            Só estou interessado se o preço me interessar minimamente!
                            Se o negócio avançar com a pessoa que sinalizou... nem penso mais nisso!
                            Se borregar e vier ter comigo... já será mais nas minhas condições, percebes agora a ideia?

                            Comentário


                              Eu quando pedi o meu primeiro CH em 1996 creio, pedi por excesso e até comprei um vw polo para a minha actual mulher.

                              Na altura custou 1.800 cts ou seja 9 mil euros, era realmente muito mais fácil do que actualmente em que há bastante mais controlo.

                              Outra coisa que era comum era não declarar o verdadeiro valor da transação para pagar menos IMT na altura Sisa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                Na prática quando um pedido de crédito vai a aprovação, é pedido ao Banco de Portugal a situação actual em relação à banc (genericamente) do requerente.

                                Portanto se houver outros créditos, mesmo que noutros bancos, de carro, pessoais, etc. são levados em conta no cálculo da taxa de esforço.

                                O que houve quem fizesse (mas penso que poucos) foi depois do CH aprovado, pedir um desses créditos pessoais que se pagam num máximo de 7 anos (creio) e às vezes ficavam com tanta prestação de CH por 90% do valor do imóvel como de Crédito pessoal para ter os 10% restantes. Isto na altura das taxas baixas.
                                Penso que eram contemporaneos, antes de o CH ser carregado (mas já depois de aprovado), lá se arranjava o CP para pagar a entrada e despesas da Escritura.

                                Na prática, fintar o sistema e defraudar o método de calculo da taxa de esforço.

                                Somas a isso com o eventual desemprego, aliado à inflação, e ainda fico algo supreendido quando alguns dizem que isto não é nada.... ou que relativizam.

                                Mas isso sou eu, que acredito no Diabo (isso e porque trabalho na área de CTC há uns "bons anos").

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                  A ideia é essa mesma!

                                  Só estou interessado se o preço me interessar minimamente!
                                  Se o negócio avançar com a pessoa que sinalizou... nem penso mais nisso!
                                  Se borregar e vier ter comigo... já será mais nas minhas condições, percebes agora a ideia?
                                  Acho que não estás interessado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                    Penso que eram contemporaneos, antes de o CH ser carregado (mas já depois de aprovado), lá se arranjava o CP para pagar a entrada e despesas da Escritura.

                                    Na prática, fintar o sistema e defraudar o método de calculo da taxa de esforço.

                                    Somas a isso com o eventual desemprego, aliado à inflação, e ainda fico algo supreendido quando alguns dizem que isto não é nada.... ou que relativizam.

                                    Mas isso sou eu, que acredito no Diabo (isso e porque trabalho na área de CTC há uns "bons anos").
                                    Actualmente há muito mais rigor na atribuição dos créditos e situações dessas creio que serão poucas.

                                    Porque quem o recomenda e quem o aceita fazer, sabem que é uma espécie de ilegalidade e implica riscos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                      Acho que não estás interessado.
                                      Lá por uma pessoa estar interessada, não quer dizer que vá a correr de notas na mão. O Petrus, pelo que parece, está interessado por determinado valor/condições...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                        Actualmente há muito mais rigor na atribuição dos créditos e situações dessas creio que serão poucas.

                                        Porque quem o recomenda e quem o aceita fazer, sabem que é uma espécie de ilegalidade e implica riscos.
                                        não é ilegal, é loophole

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                          Hoje apanhei dois ubers (curiosamente, ambos electricos)

                                          Um conduzido por um brasileiro.

                                          Outro por um Português; este era funcionário público, mas tinha de fazer estes biscates porque a prestação tinha subido mesmo muito. e o ordenado dele agora era todo para a prestação do CH (dantes era metade).
                                          A julgar verdade essa história, como é que alguém consegue contratar um CH que custa metade do seu ordenado!!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                            A julgar verdade essa história, como é que alguém consegue contratar um CH que custa metade do seu ordenado!!

                                            um casal com ambos a receber o mesmo. metade do vencimento dele é uma tx esforço de 25%
                                            duplica a prestação. leva o vencimento todo.​

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                              A julgar verdade essa história, como é que alguém consegue contratar um CH que custa metade do seu ordenado!!
                                              Nao é muito difícil.

                                              Alguem que ganhe 1500€ líquidos (em Portugal isto é o quê? 20 ou 30% da população, não?), não é preciso um grande casarão para a renda ao banco ser de 700€.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                                                A julgar verdade essa história, como é que alguém consegue contratar um CH que custa metade do seu ordenado!!
                                                Até pode ter tido uma situação de desemprego e ingressado posteriormente na FP, ou uma situação de divorcio que o tenha colocado nos 50%.

                                                Mas também me parece que foram uns números mandados ao ar pela pessoa (e não pelo JN1984)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                  Não é a mesma coisa.

                                                  Se uma casa custava 120 e o banco dava 140k. Com a crise a casa ficou a valer 80k e devias 140k ou seja mais 75% do que a casa valia.

                                                  Se a casa custa 200 e o banco empresta 160. Mesmo que a casa desvalorize para 150, a dívida é apenas 6.6% a mais do que o valor da casa.

                                                  E essa é que é a Grande diferença.
                                                  Não são 140k mas sim 144k e não são 160 mas 180k😉
                                                  A questão era quem estava em piores lençóis em termos de incumprimento - será o que tem o maior empréstimo ou não?
                                                  Independentemente de o empréstimo ser 120% o que é certo é que agora com mais restrições (empréstimos de 90%) o pessoal fica com empréstimos mais pesados porque as casas aumentaram estupidamente (a mesma casa, não tem de ser outra)…
                                                  Eu só digo é que muitas vezes dizem que os bancos tomaram precauções mas a verdade é que o consumidor final (nós) temos agora mais encargos para as mesmas casas.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                                                    Não são 140k mas sim 144k e não são 160 mas 180k😉
                                                    A questão era quem estava em piores lençóis em termos de incumprimento - será o que tem o maior empréstimo ou não?
                                                    Independentemente de o empréstimo ser 120% o que é certo é que agora com mais restrições (empréstimos de 90%) o pessoal fica com empréstimos mais pesados porque as casas aumentaram estupidamente (a mesma casa, não tem de ser outra)…
                                                    Eu só digo é que muitas vezes dizem que os bancos tomaram precauções mas a verdade é que o consumidor final (nós) temos agora mais encargos para as mesmas casas.
                                                    Depende se é 120 ou 130 ou 140 como chegou a ser.
                                                    E se é 90 ou 80.
                                                    Eram apenas exemplos.

                                                    A verdade é que um deve mais, mas a dívida versus o valor do bem é melhor. E isso é que interessa para os "problemas" dos bancos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                      Depende se é 120 ou 130 ou 140 como chegou a ser.
                                                      E se é 90 ou 80.
                                                      Eram apenas exemplos.

                                                      A verdade é que um deve mais, mas a dívida versus o valor do bem é melhor. E isso é que interessa para os "problemas" dos bancos.
                                                      Completamente de acordo

                                                      Para os bancos é melhor agora porque a relação é-lhes favorável

                                                      Mas para as pessoas é mais difícil agora porque o bem é consideravelmente mais caro.

                                                      Ou seja o que começou como uma medida para evitar insolvências pessoais acabou por favorecer foi os bancos porque as pessoas devido ao aumento brutal do bem endividam-se muito mais levando a que em situações de crise seja muito mais difícil cumprir com as obrigações.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Só para não chatear o rasec, não me vou pronunciar sobre essa casa
                                                        Lol, a mim não chateias nada, não tenho nada que ver com o assunto!

                                                        Podes falar mal ou bem à vontade que me dá igual.


                                                        PS - a olho nu eu diria que aquela casa vale 1/4 do que pedem por ela, portanto....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                                                          Completamente de acordo

                                                          Para os bancos é melhor agora porque a relação é-lhes favorável

                                                          Mas para as pessoas é mais difícil agora porque o bem é consideravelmente mais caro.

                                                          Ou seja o que começou como uma medida para evitar insolvências pessoais acabou por favorecer foi os bancos porque as pessoas devido ao aumento brutal do bem endividam-se muito mais levando a que em situações de crise seja muito mais difícil cumprir com as obrigações.
                                                          Não acho que estejas 100% certo. Porque ao só emprestar 80 ou 90% muita gente não tem o remanescente para comprar e não compram.
                                                          Se compram é porque têm essa margem.

                                                          E estava a dizer que isto nada tem a ver com a crise de 2010, porque ai os bancos implodiram. E agora a situação é bem diferente.

                                                          Comentário


                                                            Já agora, costumo seguir este gajo no youtube faz projetos bem interessantes.

                                                            https://www.youtube.com/watch?v=hxv9...b_channel=epsy

                                                            Comentário


                                                              Encosta da Parede

                                                              Previsões de valores para apartamentos aqui?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X