Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jbranco, eu nasci e vivi os primeiros 30 e poucos anos sempre em Lisboa cidade e agora na Grande Lisboa.

    Sou mais novo do que tu e mais velho um bocado que o André e concordo com a visão dele. Lisboa está melhor do que nunca, desde que me lembro.

    Comentário


      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Jbranco, eu nasci e vivi os primeiros 30 e poucos anos sempre em Lisboa cidade e agora na Grande Lisboa.

      Sou mais novo do que tu e mais velho um bocado que o André e concordo com a visão dele. Lisboa está melhor do que nunca, desde que me lembro.
      Os dois lados têm razão e vou fundamentar, sendo que vim para Lx (Picoas) apenas em 1990.

      Nestes mais de 30 anos (como o tempo passa) a cidade mudou imenso, para o bom e para o mau!

      Quando cá cheguei era uma cidade bastante "provinciana", longe do cosmopolismo atual. Basta pensar, se a memória não me trai, que o 1.ª Mc Donald's foi inaugurado em 91 no Saldanha e praticamente o único shopping que havia era o das Amoreiras. A própria rede do metro era minúscula!

      Porém, uma pessoa quase se sentia em casa porque não existia a Babel Linguística, não havia parquímetros e os custos (de habitação, da restauração...) eram francamente suportáveis, face aos rendimentos.

      Mais tarde fui viver para Telheiras que era ainda "quase" rural, sendo que até o Estádio do Sporting era muito diferente e a região da Expo um degredo...

      Já neste milénio fui para os subúrbios, essencialmente porque queríamos uma casa, apesar de continuar a trabalhar em Lisboa, mas as acessibilidades foram melhorando (VDG, A8, Eixo NS...),o que não invalida que lx até tenha mais oferta, nomeadamente cultural, mas está bastante confusa e não é apenas na baixa pombalina, na Expo ou em Belém. É geral!

      Pessoalmente, podendo ou não, não está nos meus planos voltar a viver em lx. Mais ainda, sou daqueles que quando se reformar se vai embora de vez! A bem da verdade, por mim até ia antes! Sem querer ser "velho do Restelo" a verdade é que o modelo urbano atual pode ser melhor, mas diz-me cada vez menos e o aumento medonho dos custos está a empurrar as pessoas para fora!

      Daqui a pouco é como outras grandes capitais europeias em que o centro é apenas hotéis, alguma oferta cultural, escritórios e restauração!

      Comentário


        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

        Eu até concordo, mas pegando no exemplo que dei atrás em que em 6 meses a prestação passou de 900 para 1.450.

        Se no momento inicial a prestação fosse 1/3 ou seja rendimentos 2.700, actualmente já passa os 50%
        Certo, mas agora estou como tu - quando se quer algo estuda-se a melhor maneira, elabora-se um plano e avança.

        Tambem temos de ver que provavelmente esta será uma altura que não vai ser a norma, durante os 30 ou 40 anos do empréstimo a Euribor deve estar mais baixa.

        Mas ainda que não esteja podes perfeitamente trancar a situação optando por taxa fixa e não pensas mais nisso.

        Ou ter uma poupança equivalente a 1 ano de despesas e aguentares os eventuais aumentos com parte da poupança até a Euribor descer.

        Podes continuar a poupar uma parte dos 66% e fazer amortizações, etc

        Ha tanta coisa que podes fazer…

        Daí ter referido com as devidas seguranças.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
          Jbranco, eu nasci e vivi os primeiros 30 e poucos anos sempre em Lisboa cidade e agora na Grande Lisboa.

          Sou mais novo do que tu e mais velho um bocado que o André e concordo com a visão dele. Lisboa está melhor do que nunca, desde que me lembro.

          Estudei em Lisboa de 98 a 2003, Lisboa era um antro nessa altura, não sei como podem sequer comparar... a zona da Intendente não se podia andar a pé sozinho, a zona do Cais do Sodré era só mitras de seringa a fazerem assaltos, a zona do Casal Ventoso era uma favela a céu aberto ao nível do pior que há no Brasil... O Chiado/Baixa Pombalina estava tudo decrépito a cair de podre...


          Só mesmo o romantismo da coisa pode alegar que a situação de hoje não é infinitamente melhor do que há 20 anos atrás!

          Comentário


            Originalmente Colocado por petrus Ver Post

            Os dois lados têm razão e vou fundamentar, sendo que vim para Lx (Picoas) apenas em 1990.

            Nestes mais de 30 anos (como o tempo passa) a cidade mudou imenso, para o bom e para o mau!

            Quando cá cheguei era uma cidade bastante "provinciana", longe do cosmopolismo atual. Basta pensar, se a memória não me trai, que o 1.ª Mc Donald's foi inaugurado em 91 no Saldanha e praticamente o único shopping que havia era o das Amoreiras. A própria rede do metro era minúscula!

            Porém, uma pessoa quase se sentia em casa porque não existia a Babel Linguística, não havia parquímetros e os custos (de habitação, da restauração...) eram francamente suportáveis, face aos rendimentos.

            Mais tarde fui viver para Telheiras que era ainda "quase" rural, sendo que até o Estádio do Sporting era muito diferente e a região da Expo um degredo...

            Já neste milénio fui para os subúrbios, essencialmente porque queríamos uma casa, apesar de continuar a trabalhar em Lisboa, mas as acessibilidades foram melhorando (VDG, A8, Eixo NS...),o que não invalida que lx até tenha mais oferta, nomeadamente cultural, mas está bastante confusa e não é apenas na baixa pombalina, na Expo ou em Belém. É geral!

            Pessoalmente, podendo ou não, não está nos meus planos voltar a viver em lx. Mais ainda, sou daqueles que quando se reformar se vai embora de vez! A bem da verdade, por mim até ia antes! Sem querer ser "velho do Restelo" a verdade é que o modelo urbano atual pode ser melhor, mas diz-me cada vez menos e o aumento medonho dos custos está a empurrar as pessoas para fora!

            Daqui a pouco é como outras grandes capitais europeias em que o centro é apenas hotéis, alguma oferta cultural, escritórios e restauração!
            O problema é que vamos todos concluir que Lisboa era melhor porque:
            - não pagávamos parquímetro
            - estacionavas em qualquer lado sem grande controlo
            - velocidade idem, nem radares havia
            - menos carros porque o automóvel era um bem inacessível
            - e, bem, eu era novo.

            E é isto.

            Isso, para mim, com o devido respeito não são argumentos para dizer que uma cidade está melhor ou pior mesmo que traduzam aspectos de conforto para quem tem/tinha o privilégio de poder usufruir deles numa época que já lá vai de um mundo que já não existe em lado nenhum e que só resultava do nosso atraso ancestral e periferia.

            Outra coisa é discutirmos se há uma perda de identidade com a diversificação de pessoas ou se hoje financeiramente é atractivo viver na cidade com o aumento de custos. Tudo aspectos onde, de facto, há muita coisa a discutir.

            Agora, ignorar a alteração drástica na melhoria dos espaços urbanos, verdes, culturais e na dinâmica e vida de uma cidade muito mais cosmopolita e "do mundo" para justificar que está pior porque agora a vida do dia-a-dia para quem não usufrui do que a cidade pode oferecer é pior porque é cara e "descaracterizada" é confundir que o mundo mudou. Em Lisboa. E em todo o lado.

            O mesmo se aplica ao Porto que sofreu transformação muito semelhante.

            Que saudades da ribeira a cair e do bulhão podre. Ai tão genuíno que aquilo era. Que nacionalidade ímpar. :D

            É como a Alfama do "lá vai balde" de mijo na rua.

            Que saudades.

            E o Terreiro do Paço lote de estacionamento? Um mimo.

            Sem esquecer a bela sala de chuto a céu aberto na avenida de Ceuta.

            E, esperem, não podemos esquecer a avenida da liberdade de lojas abandonadas e edifícios desocupados e sem gente no passeio porque ninguém tinha interesse em lá passar que não fosse de carro para chegar à maravilhosa zona comercial da baixa, de uma praça do rossio podre, um centro comercial fabuloso na estação, do melhor.

            Mas o melhor era mesmo toda aquela baixa toda podre das lojas de tecidos e aquele belo comércio tradicional onde ninguém comprava nada.

            Onde às 16h de um domingo não se via vivalma.

            E depois a aventura de subir a almirante reis? Uma experiência maravilhosa.

            Melhor era só ir treinar o olfacto na zona oriental da cidade. Experiência sensorial ímpar também.

            Temos todos umas saudades dessa Lisboa do catano, não temos? :D

            p.s. eu não sou muito velho e tudo isso eu vi in loco em Lisboa, ninguém me contou. A diferença nestes últimos sobretudo 20 anos é brutal. Para MUITO melhor no global, não concebo como se pode negar isto.
            Editado pela última vez por Andre; 27 January 2023, 14:17.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              E o teu argumento é qual? é que não o percebemos que não seja que és mais velho.

              Lisboa até há muito pouco tempo tinha uma zona ribeirinha mal cuidada (ainda tem em várias zonas), os espaços verdes estavam em fim de linha, não tinhas metade da oferta cultural que tens agora e a quantidade de prédios devolutos era incomparavelmente superior.

              basta pensar no que eram as avenidas novas, o terreiro do paço, até a zona dos bairros populares junto ao castelo

              basta pensar como estavam os poucos jardins da cidade

              isto são factos objectiváveis. Hoje em 2023 tens mais eventos culturais, tens muito maior oferta de restauração para todos os gostos e bolsas, tens várias zonas públicas que estao muito melhor conservadas, outras que sofreram uma transformação urbana enorme, nomeadamente a oriente.

              É uma diferença substancial para a cidade decrépita que o incêndio do chiado foi o pináculo, até psicológico, da degradação que se encontrava.


              Sinceramente não me consigo explicar melhor.

              Restaurantes tínhamos os suficientes e tanto assim era que não precisávamos de marcar.

              Eventos culturais? Caramba, tivemos o maior em 1998. O Bairro Alto já existia. Os hábitos eram diferentes e ia-se muito para os cafés que existiam em grande quantidade. Música clássica ouvia-se onde ainda se hoje se ouve, essencialmente Gulbenkian e São Carlos. Nesse tempo era costume ir-se ao cinema e tínhamos muitos.

              O metropolitano não chegava à Graça nem a Campo de Ourique, da mesma maneira que ainda hoje não chega. Alfama, Costa do Castelo, etc. ainda eram zonas habitadas e não entregues a alojamento local como hoje.

              Voltando à música, concertos de música moderna nos anos 70, 80 e 90 foram mais do que muitos: Pink Floyd Genesis, Police, Tina Turner, Roxy Music, etc. Uns no estádio do Belenenses, outros no do Sporting, no Dramático de Cascais e até no Estádio Nacional.

              A cidade era mais sossegada à noite do que hoje? Sim, era, porque nesse tempo a noite também se fazia noutros locais próximos, Cascais (2001, Van Gogo, etc.), Costa da Caparica( Strobe, Pinky, etc.), Setubal (Seagull),... Mas Lisboa também tinha o Bananas (inaugurada em 1981), Twins (mais antiga) e muitas outras de que não me lembro do nome agora, na Av de Roma; Av. EUA; Maques de Pombal; Joaquim Augusto de Aguiar (Skylab), etc.

              Zonas verdes não sei a que te referes. O Jardim da Estrela ou o Parque Eduardo Sétimo já existem há muito tempo. Árvores? O que mais se fez nestes últimas décadas foi derruba-las. Alvalade já nos anos 60 era verdejante (mais do que hoje), o Campo Grande existia com barquinhos e tudo, O jardim da Gulbenkian já existe desde os anos 60. E também se ia ao Jardim zoológico ou à Feira Popular.

              Lisboa não era como descreves, tão simples quanto isso. Hoje é mais moderna? Claro que é, o tempo tem esse efeito nas coisas. Mas Lisboa não melhorou como por exemplo NY que nos anos 70 era um pardieiro. Mesmo cá, o Porto melhorou muito mais do que Lisboa.

              edit: Ah! Quase me esquecia do mais importante, Lisboa tinha mais habitantes, e os seus habitantes eram das mais variadas classes sociais (atente-se no exemplo de Alvalade) e isso era uma coisa que me agradava. Esta gradual transformação da cidade numa zona exclusiva para ricos e turistas não é algo que eu aprecie.

              Mas tu e outros parecem apreciar mais esta Lisboa artificial e elitista, por mim tudo bem, não temos de gostar todos do mesmo.
              Editado pela última vez por Jbranco; 27 January 2023, 14:29.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                Estudei em Lisboa de 98 a 2003, Lisboa era um antro nessa altura, não sei como podem sequer comparar... a zona da Intendente não se podia andar a pé sozinho, a zona do Cais do Sodré era só mitras de seringa a fazerem assaltos, a zona do Casal Ventoso era uma favela a céu aberto ao nível do pior que há no Brasil... O Chiado/Baixa Pombalina estava tudo decrépito a cair de podre...


                Só mesmo o romantismo da coisa pode alegar que a situação de hoje não é infinitamente melhor do que há 20 anos atrás!
                Tranquilo, eu não disse que era melhor antes do que agora.
                Só digo que gostava mais de antigamente.
                Não do casal ventoso obviamente, mas do transito mais calmo e da baixa mais engraçada.
                Aquilo agora pa mim n tem piada nenhuma.

                Anyway, é evidente que o que se quer é a lisboa moderna. Com turistas e economia a mexer.
                Perde um pouco da sua " identidade " ? Talvez, mas isso faz parte.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                  Sinceramente não me consigo explicar melhor.

                  Restaurantes tínhamos os suficientes e tanto assim era que não precisávamos de marcar.

                  Eventos culturais? Caramba, tivemos o maior em 1998. O Bairro Alto já existia. Os hábitos eram diferentes e ia-se muito para os cafés que existiam em grande quantidade. Música clássica ouvia-se onde ainda se hoje se ouve, essencialmente Gulbenkian e São Carlos. Nesse tempo era costume ir-se ao cinema e tínhamos muitos.

                  O metropolitano não chegava à Graça nem a Campo de Ourique, da mesma maneira que ainda hoje não chega. Alfama, Costa do Castelo, etc. ainda eram zonas habitadas e não entregues a alojamento local como hoje.

                  Voltando à música, concertos de música moderna nos anos 70, 80 e 90 foram mais do que muitos: Pink Floyd Genesis, Police, Tina Turner, Roxy Music, etc. Uns no estádio do Belenenses, outros no do Sporting, no Dramático de Cascais e até no Estádio Nacional.

                  A cidade era mais sossegada à noite do que hoje? Sim, era, porque nesse tempo a noite também se fazia noutros locais próximos, Cascais (2001, Van Gogo, etc.), Costa da Caparica( Strobe, Pinky, etc.), Setubal (Seagull),... Mas Lisboa também tinha o Bananas (inaugurada em 1981), Twins (mais antiga) e muitas outras de que não me lembro do nome agora, na Av de Roma; Av. EUA; Maques de Pombal; Joaquim Augusto de Aguiar (Skylab), etc.

                  Zonas verdes não sei a que te referes. O Jardim da Estrela ou o Parque Eduardo Sétimo já existem há muito tempo. Árvores? O que mais se fez nestes últimas décadas foi derruba-las. Alvalade já nos anos 60 era verdejante (mais do que hoje), o Campo Grande existia com barquinhos e tudo, O jardim da Gulbenkian já existe desde os anos 60. E também se ia ao Jardim zoológico ou à Feira Popular.

                  Lisboa não era como descreves, tão simples quanto isso. Hoje é mais moderna? Claro que é, o tempo tem esse efeito nas coisas. Mas Lisboa não melhorou como por exemplo NY que nos anos 70 era um pardieiro. Mesmo cá, o Porto melhorou muito mais do que Lisboa.

                  edit: Ah! Quase me esquecia do mais importante, Lisboa tinha mais habitantes, e os seus habitantes eram das mais variadas classes sociais (atente-se no exemplo de Alvalade) e isso era uma coisa que me agradava. Esta gradual transformação da cidade numa zona exclusiva para ricos e turistas não é algo que eu aprecie.

                  Mas tu e outros parecem apreciar mais esta Lisboa artificial e elitista, por mim tudo bem, não temos de gostar todos do mesmo.
                  Concordo, apesar de eu ser exactamente da mesma idade que o andre e conheci a mesma lisboa que ele.
                  Ah, e dava pa andar de electrico tranquilo haha.

                  Mas essa tua ultima frase: " elitista e artificial " é essa a imagem que tenho das grandes cidades.
                  Analise justa ou nao.

                  Comentário


                    JBranco, o skylab era na Rua Artilharia 1

                    Lisboa era muito mais perigosa e insegura, zonas como as referidas Almirante Reis, particularmente no Intendente, Casal Ventoso, Cais do Sodré, Bairro Alto, mas também baixa que estava ao abandono, etc. tinham mau ambiente. A segurança hoje é incomparavelmente melhor.

                    Depois eu gosto da multiculturalidade aqui respeito os que não gostam. Mas além de inúmeros turistas e residentes estranjeiros, temos hoje uma enorme e diversificada oferta de cozinha do mundo, para todas as bolsas.

                    É também verdade que a cidade está muito mais recuperada em termos de edifícios e prédios, espaços verdes, ciclovias, etc.

                    Comentário


                      Ja agora devo dizer que me irrita as trotinetes, as pistas verdes, e tudo isso !!!

                      ok, agora fui, que os coletes balisticos estão caros !

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                        JBranco, o skylab era na Rua Artilharia 1

                        Lisboa era muito mais perigosa e insegura, zonas como as referidas Almirante Reis, particularmente no Intendente, Casal Ventoso, Cais do Sodré, Bairro Alto, mas também baixa que estava ao abandono, etc. tinham mau ambiente. A segurança hoje é incomparavelmente melhor.

                        Depois eu gosto da multiculturalidade aqui respeito os que não gostam. Mas além de inúmeros turistas e residentes estranjeiros, temos hoje uma enorme e diversificada oferta de cozinha do mundo, para todas as bolsas.

                        É também verdade que a cidade está muito mais recuperada em termos de edifícios e prédios, espaços verdes, ciclovias, etc.
                        Sim há sempre coisas que outras pessoas apreciam, nao podemos ser todos iguais.
                        Mas, o bairro alto era mais seguro nos anos 70.

                        Pelo menos diz a minha mãe, que lá morava e era filha de um Chulo, sim, chulo, daqueles que n brincava em serviço. Acham que alguém lhe tocava ? 😎😅

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                          JBranco, o skylab era na Rua Artilharia 1

                          Lisboa era muito mais perigosa e insegura, zonas como as referidas Almirante Reis, particularmente no Intendente, Casal Ventoso, Cais do Sodré, Bairro Alto, mas também baixa que estava ao abandono, etc. tinham mau ambiente. A segurança hoje é incomparavelmente melhor.

                          Depois eu gosto da multiculturalidade aqui respeito os que não gostam. Mas além de inúmeros turistas e residentes estranjeiros, temos hoje uma enorme e diversificada oferta de cozinha do mundo, para todas as bolsas.

                          É também verdade que a cidade está muito mais recuperada em termos de edifícios e prédios, espaços verdes, ciclovias, etc.
                          Eu às vezes tinha de ir estudar à biblioteca do Técnico e tinha medo de passar naquela zona e descer até ao metro... quando escurecia parecia filme de zombies... nem pensar andar pelo Intendente / Martin Moniz à noite... Cais do Sodré só com companhia!

                          A sensação de segurança não tem mesmo nada a ver!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                            JBranco, o skylab era na Rua Artilharia 1

                            Lisboa era muito mais perigosa e insegura, zonas como as referidas Almirante Reis, particularmente no Intendente, Casal Ventoso, Cais do Sodré, Bairro Alto, mas também baixa que estava ao abandono, etc. tinham mau ambiente. A segurança hoje é incomparavelmente melhor.

                            Depois eu gosto da multiculturalidade aqui respeito os que não gostam. Mas além de inúmeros turistas e residentes estranjeiros, temos hoje uma enorme e diversificada oferta de cozinha do mundo, para todas as bolsas.

                            É também verdade que a cidade está muito mais recuperada em termos de edifícios e prédios, espaços verdes, ciclovias, etc.
                            Sim, eu queria dizer Joaquim António de Aguiar e escrevi Autrónio Augusto de Aguiar. Mas sim, era na artilharia 1, num prédio próximo do local onde hoje está a PSP.

                            Em relação aos locais perigosos ninguém era obrigado a frequenta-los. NY de antigamente, isso sim era assustador.

                            O Bairro Alto inseguro? O local onde estavam vários restaurantes de luxo, várias redações de jornais, e o mítico Frágil era inseguro?

                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                            Eu às vezes tinha de ir estudar à biblioteca do Técnico e tinha medo de passar naquela zona e descer até ao metro... quando escurecia parecia filme de zombies... nem pensar andar pelo Intendente / Martin Moniz à noite... Cais do Sodré só com companhia!

                            A sensação de segurança não tem mesmo nada a ver!
                            ​Tu desculpa lá, mas olha que também és um bocado demasiado dado a medos.

                            Comentário


                            • Rasec
                              Rasec commented
                              Editing a comment
                              Se a memória não me falha, no início dos anos 2000 (terá sido nos anos 90?) houve vários problemas de racismo no Bairro, polícias a bater em negros, violência entre neonazis e negros, etc.

                              Não era um sítio perigoso, mas quando havia confusão, havia confusão a sério!

                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                            Sim há sempre coisas que outras pessoas apreciam, nao podemos ser todos iguais.
                            Mas, o bairro alto era mais seguro nos anos 70.

                            Pelo menos diz a minha mãe, que lá morava e era filha de um Chulo, sim, chulo, daqueles que n brincava em serviço. Acham que alguém lhe tocava ? 😎😅
                            A tua mãe tem ido ao Bairro Alto ? É que eu dos anos 70 não tenho grandes recordações, mas dos anos 80 lembro-me e esquece lá isso de que era mais seguro.

                            Comentário


                              1995

                              https://www.dn.pt/dossiers/sociedade...o-1007002.html

                              Armados de ferros, paus, soqueiras e muita raiva, cerca de 50 jovens, muitos deles de cabeças-rapadas, sondavam já o Bairro Alto pelas 23 horas, em noite de sábado, de “Festas da Cidade” e de uma vitória histórica do Sporting. Pela 1.30 da manhã, chegavam ao cimo da Rua Diário de Notícias, à Travessa da Cara e Rua Teixeira. Ali concentrava-se muita gente que, às portas dos bares, “bebia uns copos”.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                1995

                                https://www.dn.pt/dossiers/sociedade...o-1007002.html

                                Armados de ferros, paus, soqueiras e muita raiva, cerca de 50 jovens, muitos deles de cabeças-rapadas, sondavam já o Bairro Alto pelas 23 horas, em noite de sábado, de “Festas da Cidade” e de uma vitória histórica do Sporting. Pela 1.30 da manhã, chegavam ao cimo da Rua Diário de Notícias, à Travessa da Cara e Rua Teixeira. Ali concentrava-se muita gente que, às portas dos bares, “bebia uns copos”.
                                Bom, se vamos para casos isolados então estamos bem lixados. Olha, perto do estádio de Alvalade ou do Benfica são frequentes. E aqui nas Amoreiras há uns anos houve uns tipos que entraram pelo CC adentro aos tiros para assaltar uma ourivesaria. No Colombo também já ocorreram muitas cenas de violência. Penso que delinquência desse tipo há por todo o lado, nem sequer só por Lisboa. Há pouco tempo ocorreram vários episódios de grande violência junto a praias da linha do Estoril, incluindo Cascais, algumas delas em pleno dia.

                                Já para não referir os comboios da linha de Cascais que, esses sim, metem medo.

                                Comentário


                                • Rasec
                                  Rasec commented
                                  Editing a comment
                                  Não foi um caso isolado, acontecia com frequência. Mas fica com a tua, eu fico com a minha.

                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                                Sinceramente não me consigo explicar melhor.

                                Restaurantes tínhamos os suficientes e tanto assim era que não precisávamos de marcar.

                                Eventos culturais? Caramba, tivemos o maior em 1998. O Bairro Alto já existia. Os hábitos eram diferentes e ia-se muito para os cafés que existiam em grande quantidade. Música clássica ouvia-se onde ainda se hoje se ouve, essencialmente Gulbenkian e São Carlos. Nesse tempo era costume ir-se ao cinema e tínhamos muitos.

                                O metropolitano não chegava à Graça nem a Campo de Ourique, da mesma maneira que ainda hoje não chega. Alfama, Costa do Castelo, etc. ainda eram zonas habitadas e não entregues a alojamento local como hoje.

                                Voltando à música, concertos de música moderna nos anos 70, 80 e 90 foram mais do que muitos: Pink Floyd Genesis, Police, Tina Turner, Roxy Music, etc. Uns no estádio do Belenenses, outros no do Sporting, no Dramático de Cascais e até no Estádio Nacional.

                                A cidade era mais sossegada à noite do que hoje? Sim, era, porque nesse tempo a noite também se fazia noutros locais próximos, Cascais (2001, Van Gogo, etc.), Costa da Caparica( Strobe, Pinky, etc.), Setubal (Seagull),... Mas Lisboa também tinha o Bananas (inaugurada em 1981), Twins (mais antiga) e muitas outras de que não me lembro do nome agora, na Av de Roma; Av. EUA; Maques de Pombal; Joaquim Augusto de Aguiar (Skylab), etc.

                                Zonas verdes não sei a que te referes. O Jardim da Estrela ou o Parque Eduardo Sétimo já existem há muito tempo. Árvores? O que mais se fez nestes últimas décadas foi derruba-las. Alvalade já nos anos 60 era verdejante (mais do que hoje), o Campo Grande existia com barquinhos e tudo, O jardim da Gulbenkian já existe desde os anos 60. E também se ia ao Jardim zoológico ou à Feira Popular.

                                Lisboa não era como descreves, tão simples quanto isso. Hoje é mais moderna? Claro que é, o tempo tem esse efeito nas coisas. Mas Lisboa não melhorou como por exemplo NY que nos anos 70 era um pardieiro. Mesmo cá, o Porto melhorou muito mais do que Lisboa.

                                edit: Ah! Quase me esquecia do mais importante, Lisboa tinha mais habitantes, e os seus habitantes eram das mais variadas classes sociais (atente-se no exemplo de Alvalade) e isso era uma coisa que me agradava. Esta gradual transformação da cidade numa zona exclusiva para ricos e turistas não é algo que eu aprecie.

                                Mas tu e outros parecem apreciar mais esta Lisboa artificial e elitista, por mim tudo bem, não temos de gostar todos do mesmo.
                                Não tinhas que marcar restaurante porque quem podia frequentá-los era uma meia dúzia, queres mais elitismo que isso? 😉 Hoje tens estrangeiros mas também mais nacionais em competição pelo lugar.

                                Lisboa pode estar mais artificial -sobretudo nas zonas turísticas com aquele comércio e restauração para incautos e "tourist trap"- mas certamente não está mais elitista quando muito mais pessoas que nela habitam ou habitam fora ocupam os espaços urbanos da cidade, ao final do dia e aos fins de semana. Hoje vive-se mais a cidade: tens muito mais gente junto ao Tejo, nas zonas de diversão, nas pequenas praças reabilitadas, nos quiosques, e não são todos turistas.

                                Quem me dera que no início da minha faculdade (2006) houvesse a dinâmica que há hoje. Muito mais opções, para todos os gostos.

                                Seja locais. Seja pessoas. 😏

                                Comentário


                                  Vamos lá a ver (como diria o Costa ).

                                  O aproveitamento das docas vem dos anos 90. Nesse tempo já eu ia habitualmente, quando o tempo estava bom, ao final do dia de trabalho beber um copo numa qualquer esplanada junto ao rio. E também muitas vezes almoçar. Ou à noite ir ao Clube T, Docks (que na altura tinha um belo restaurante), etc.

                                  Portanto vamos lá a ver se falamos todos da mesma época, é que eu só comei a apreciar menos lisboa de há 10 anos a esta parte. Esta coisa do turismo, do alojamento local, etc. são fenómenos relativamente recentes.

                                  Ter os restaurantes cheios é bom para a cidade, não digo que não seja, mas isso não impede que seja uma grande chatice para quem cá mora.

                                  Agora também reconheço que há locais da cidade que efetivamente melhoraram imenso nos últimos 10 anos. Por exemplo, toda aquela zona em torno da Av. da Republica e Fontes pereira de Melo melhorou brutalmente. Até aqui a zona das amoreiras melhorou significativamente com o túnel. Portanto claro que nem tudo é mau. Aliás de outro modo eu não teria cá casa.
                                  Editado pela última vez por Jbranco; 27 January 2023, 15:31.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                    A tua mãe tem ido ao Bairro Alto ? É que eu dos anos 70 não tenho grandes recordações, mas dos anos 80 lembro-me e esquece lá isso de que era mais seguro.
                                    80 ja n sei bem.
                                    Tb foi na altura do boom da droga, nao ( ? ) que n sei se afectava ali a zona?

                                    Mas antes disso era diferente.
                                    Muitos pintas do bairro controlavam aquilo, e quem se atrevesse a fazer mal as " meninas " estava tramado.

                                    Comentário


                                      Aquela zona entre a Av. da Republica e o Corte Inglês melhorou tanto que ainda há umas semanas eu dizia à minha mulher que se calhar não era disparatado começar a procurar uma casa nessa zona. Mais para os lados do Saldanha. Há muitos bons restaurantes, vias clicáveis para as minhas voltinhas, tá uma zona porreira.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Aquela zona entre a Av. da Republica e o Corte Inglês melhorou tanto que ainda há umas semanas eu dizia à minha mulher que se calhar não era disparatado começar a procurar uma casa nessa zona. Mais para os lados do Saldanha. Há muitos bons restaurantes, vias clicáveis para as minhas voltinhas, tá uma zona porreira.
                                        Tens é de preparar pelo menos 7 dígitos 🤣

                                        Comentário


                                          Lisboa apesar de estar mais cara, está melhor do que nunca. Antigamente queria fugir do centro da cidade, parcialmente degradada e abandonada, mas neste momento tenho vontade de comprar um apartamento no centro, nas zonas de Santo António, Avenidas Novas, Amoreiras, etc.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post

                                            Tens é de preparar pelo menos 7 dígitos 🤣
                                            Sim, isso é certo.

                                            Comentário


                                              Não reconheço esse extremo da enorme oferta cultural de lisboa

                                              Temos o piquenique do continente, é facto, mas aparte os festivais nos últimos 20 anos não aconteceu grande coisa.

                                              E as alternativas na noite estão liofilizadas ou desinteressantes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post


                                                Adorava ser afoito como vocês e falar tão abertamente de taxas de esforço de 50%.

                                                Como disse aqui há poucos dias, eu e a minha chavala ganhamos ligeiramente mais que isso em conjunto, e eu continuo a sonhar com uma prestação que ande entre os 10 e os 15% disso.

                                                Andar com a casa ao colo a partir do dia 15 de cada mês não é para mim.
                                                Espero que tenhas excelente ambiente em casa, e que os teus pais gostem muito de ti, porque não acredito que vás comprar casa na situação atual, e a melhor altura é sempre ontem.

                                                Eu a mulher, casal, estamos com taxa de esforço de 28%, mas os novos amigos que se atravessaram a comprar, estão nos 35-40%.


                                                Estou agora a ver a possibilidade de comprar com cedência de posição, com apartamentos a terminar em abril 2024. Prejevo valor de venda 260k, valor agora 190k.

                                                Confio no construtor e que continuará a haver zuca no mercado alto/novo a vir p Braga

                                                Alguém conhece casos onde tenha corrido mal? Alguém tem conselhos face ao que devo ter cuidado?

                                                Fiz isto com dinheiro de outros há 4 anos atrás e tirei a minha margem limpa, correu tudo bem...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post




                                                  Estou agora a ver a possibilidade de comprar com cedência de posição, com apartamentos a terminar em abril 2024. Prejevo valor de venda 260k, valor agora 190k.

                                                  Confio no construtor e que continuará a haver zuca no mercado alto/novo a vir p Braga

                                                  Alguém conhece casos onde tenha corrido mal? Alguém tem conselhos face ao que devo ter cuidado?
                                                  Nos últimos tempos é difícil haver relatos de ter corrido mal pois tudo se vende ...

                                                  Se fores 15 anos para trás, não faltavam relatos de correr mal.

                                                  Estás a comprar "ar", uma posição de compra dum apartamento que se não houver apartamento concluído e com licença habitação não tens direito a nada.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                    Não reconheço esse extremo da enorme oferta cultural de lisboa

                                                    Temos o piquenique do continente, é facto, mas aparte os festivais nos últimos 20 anos não aconteceu grande coisa.

                                                    E as alternativas na noite estão liofilizadas ou desinteressantes.
                                                    Nao é enorme

                                                    Comentário


                                                      Lisboa continua a ter problemas sociais e bairros problemáticos e zonas decadentes, não foi só no passado. Assim de repente, bairro do rego, murtas, casalinho da ajuda, boa vista, padre cruz, cruz vermelha. Muitos destes bairros sociais com abundância de tráfico e venda de droga nas ruas destes, se for preciso durante o dia para quem quiser ver e claro uma carrada de viciados.

                                                      Martim Moniz muito mal frequentado, sem-abrigo por todo o lado nomeadamente chiado, Av. Liberdade, Almirante reis, prostitutas no parque Eduardo VII. Etc etc
                                                      Basicamente onde se está bem é nos sítios turísticos e reabilitados...pena é a confusão. ​
                                                      Editado pela última vez por ELVTMB; 28 January 2023, 02:48.

                                                      Comentário


                                                        E já agora, para quem procura segurança não é de todo aconselhável Lx. Já teve pior mas continua a haver muitos assaltos. Então a carros ui

                                                        Comentário


                                                          Os bairros sociais de Lisboa comparados com os bairros dos subúrbios de Paris são bairros de luxo, já para não entrar nos ghettos dos EUA.

                                                          Lisboa é literalmente um paraíso.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X