Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A ajuda?

    Fdc, vocês têm cada pancada com a localização

    Já eu prefiro pagar mais pelos subúrbios.

    Tinham de me pagar bem para viver num T5 na Lapa ou na Graça.

    Há uns dias tive um jantar na casa de uns amigos na Ajuda, durante a semana ao final do dia. Dei uma volta ao quarteirão, dei 2, dei 3… e não havia lugar para o carro. Tive de ir deixar o carro dois quarteirões ao lado e ir a pé.

    Um gajo sai do trabalho já cansado e chega a casa tendo de andar a dar voltas para fazer uma coisa tão simples como estacionar? Ainda por cima tudo prédios velhos sem garagem.

    Eu não tinha pachorra. Minha rica margem sul com lugar à porta todas as horas do dia.

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Se quiserem manter uma de carros da moda, férias em sitios caros ou consumismo constante, então boa sorte.
      Pensam que a prestação vai ser sempre aquela e depois lixam-se.
      Não faço ideia nem gosto desse tipo de julgamento dos outros.

      Uma coisa é certa convém haver algum equilíbrio.

      Mas num caso destes admitindo um rendimento liquido de 3.000/3.500 Euros, passar de 900 para 1.450 é brutal.

      Comentário


        Até Miraflores é um antro.

        Aquilo tem zero infraestruturas.

        Eu trabalhei la durante 5 anos (rotunda de Linda a velha) e tive o maior pesadelo da minha vida quando ia de transportes. Do Marquês até lá, a oferta resume-se ao 748 ou o 751, sendo que este último parte de Campolide e para em dezenas de paragens.

        E de carro é igual. Tiveram a linda ideia de meter uma saída da CRIL (a única) a terminar numa rotunda. Já para quem la trabalhava aquilo estava a ficar caótico, imagino morar lá, agora com o aumento da quantidade de casas, sem que a rede de TP e rodoviária acompanhe a evolução.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

          Não faço ideia nem gosto desse tipo de julgamento dos outros.

          Uma coisa é certa convém haver algum equilíbrio.

          Mas num caso destes admitindo um rendimento liquido de 3.000/3.500 Euros, passar de 900 para 1.450 é brutal.
          A malta pica-se logo.
          Ouve, e deixem lá as inseguranças de parte, eu nao tou a inventar roda nenhuma.
          Acho mt bem que haja equilibrio como dizes e bem.

          Só tou a dizer é que, quem paga 900, tem de ter em mente que hoje é 900 e amanhã pode ser 1500.

          Quem paga 200, tem de ter em conta que pode amanhã ser 300 ou 350 ou mais até.

          Etc etc.

          Ora, se muitos nao poupam pk ganham pouco e mal dá para despesas ( infelizmente a realidade muita gente ) outros não o fazem, apesar das simulações e avisos constantes.
          Quando fiz o crédito tava lá tudo escrito.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
            A ajuda?

            Fdc, vocês têm cada pancada com a localização

            Já eu prefiro pagar mais pelos subúrbios.

            Tinham de me pagar bem para viver num T5 na Lapa ou na Graça.

            Há uns dias tive um jantar na casa de uns amigos na Ajuda, durante a semana ao final do dia. Dei uma volta ao quarteirão, dei 2, dei 3… e não havia lugar para o carro. Tive de ir deixar o carro dois quarteirões ao lado e ir a pé.

            Um gajo sai do trabalho já cansado e chega a casa tendo de andar a dar voltas para fazer uma coisa tão simples como estacionar? Ainda por cima tudo prédios velhos sem garagem.

            Eu não tinha pachorra. Minha rica margem sul com lugar à porta todas as horas do dia.
            Eu tb n gosto, mas nem falava por mim.
            Sei que há malta que gosta.
            Olha desde logo não têm carro.
            E para LX centro ( ou proximo disso vá ) , ter carro pode mesmo ser 1 empecilho.

            A malta que conheço que mora em centro centro, incluindo saldanha, nao tem carro, pudera :P

            Comentário


              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

              Estás no habitual papel do Obtuso

              Obtuso que está mais moderado.

              Uma curiosidade soube de uma pessoa que fez um empréstimo recente creio que há 7 meses !? 300 mil euros, pelos quais pagava +/- 900 euros e que agora na primeira revisão (crédito indexado à Euribor 6M) foi actualizado para mais 550 euros, ou seja 1.450 Euros.

              Confesso que achei brutal
              Já o disse várias vezes. Mais importante que a taxa e por decorrência a tan, é o valor em divida.

              Apanhar uma taxa alta no inicio é uma chatice (qdo não se tenha cash para amortizar o que normalmente sucede) - Essa pessoa com uma tan de 0,5 pagava €125 de juros por mês o q era surrealmente baixo para tanto $. Com as tan indexadas à Eur6m como estão, pode levar com tan de 3,5 e já pagará €875 por mês só de juros!

              Já quem não tenha grande divida (até pode ter pedido 300k há mto tempo ou então aproveitado o ambiente de taxas baixas para canalizar a "poupança" para amortizar) e deva 100k (mero exemplo) já "só" vai pagar €290 por mês de juros mesmo com aquela tan alta.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                Até Miraflores é um antro.

                Aquilo tem zero infraestruturas.

                Eu trabalhei la durante 5 anos (rotunda de Linda a velha) e tive o maior pesadelo da minha vida quando ia de transportes. Do Marquês até lá, a oferta resume-se ao 748 ou o 751, sendo que este último parte de Campolide e para em dezenas de paragens.

                E de carro é igual. Tiveram a linda ideia de meter uma saída da CRIL (a única) a terminar numa rotunda. Já para quem la trabalhava aquilo estava a ficar caótico, imagino morar lá, agora com o aumento da quantidade de casas, sem que a rede de TP e rodoviária acompanhe a evolução.
                Pois, essas zonas têm esse problema.
                E pelos vistos vai piorar.
                Eu tinha de ir muitas vezes ao central park e era 1 31 .

                Tudo o que só é servido por autocarros fica seriamente limitado.
                Agora imaginem que o metro chegava a carnaxide e linda a velha.
                Jasus, nem sei quanto iria custar um T2.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                  Não faço ideia nem gosto desse tipo de julgamento dos outros.

                  Uma coisa é certa convém haver algum equilíbrio.

                  Mas num caso destes admitindo um rendimento liquido de 3.000/3.500 Euros, passar de 900 para 1.450 é brutal.
                  Para a minha realidade, essa primeira diferença de valores já me deixava desconfortável, quanto mais a segunda...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                    A ajuda?

                    Fdc, vocês têm cada pancada com a localização

                    Já eu prefiro pagar mais pelos subúrbios.

                    Tinham de me pagar bem para viver num T5 na Lapa ou na Graça.

                    Há uns dias tive um jantar na casa de uns amigos na Ajuda, durante a semana ao final do dia. Dei uma volta ao quarteirão, dei 2, dei 3… e não havia lugar para o carro. Tive de ir deixar o carro dois quarteirões ao lado e ir a pé.

                    Um gajo sai do trabalho já cansado e chega a casa tendo de andar a dar voltas para fazer uma coisa tão simples como estacionar? Ainda por cima tudo prédios velhos sem garagem.

                    Eu não tinha pachorra. Minha rica margem sul com lugar à porta todas as horas do dia.
                    A localização e o seu valor é mais "objectiva" do que às vezes se pensa.

                    Zonas centrais ou mais antigas têm também algumas desvantagens, mas atenção a esses julgamentos tão sumários.

                    Uma zona em que não se tenha que pegar no carro numa base diária é sempre valorizável.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                      Já o disse várias vezes. Mais importante que a taxa e por decorrência a tan, é o valor em divida.

                      Apanhar uma taxa alta no inicio é uma chatice (qdo não se tenha cash para amortizar o que normalmente sucede) - Essa pessoa com uma tan de 0,5 pagava €125 de juros por mês o q era surrealmente baixo para tanto $. Com as tan indexadas à Eur6m como estão, pode levar com tan de 3,5 e já pagará €875 por mês só de juros!

                      Já quem não tenha grande divida (até pode ter pedido 300k há mto tempo ou então aproveitado o ambiente de taxas baixas para canalizar a "poupança" para amortizar) e deva 100k (mero exemplo) já "só" vai pagar €290 por mês de juros mesmo com aquela tan alta.
                      o meu caso.

                      passei de 78€ juros mês para um valor 6x superior, faz mossa, nem que seja psicológica.

                      felizmente tem dado para amortizar mas mesmo assim ainda fiquei com juros 4x mais…e já (após a actualização) pago menos na mensalidade do que no início do empréstimo em que tinha a tan negativa.

                      A subida da componente juros é desta ordem. O capital passou a reduzir uns ridículos 2xx/mês.

                      Isto apenas me motiva a terminar rapidamente o empréstimo. Neste momento queremos estar a chegar a 2024 com isto praticamente a zero.

                      descapitalizacao brutal, mas tem que ser!

                      no final do dia não há maior rendimento que deslocar toda a poupança para isto.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                        A localização e o seu valor é mais "objectiva" do que às vezes se pensa.

                        Zonas centrais ou mais antigas têm também algumas desvantagens, mas atenção a esses julgamentos tão sumários.

                        Uma zona em que não se tenha que pegar no carro numa base diária é sempre valorizável.
                        Isso é verdade para Alvalade/Entrecampos ou para o Chiado.

                        Não tens estacionamento, mas também não precisas de carro porque tens transportes à balda e o metro à porta.

                        Na Ajuda não tens nenhuma de ambas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                          Há quem adore a Ajuda.
                          Mas dizem que tá mt mal servida de transportes
                          Ajuda é diferente de Belém e Restelo, sempre foi um bairro pobre, desde há uns tempos revitalizou, e já há apartamentos a 2M

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                            Pois tudo bem, eu a isso chamo apenas centro historico que são meia duzia de avenidas e ruas.
                            Tambem teriamos de incluir alfama, etc.

                            Bom, Santa apolonia é o quê?

                            mas tudo bem eu percebo isso do parque das nações, só que a estação oriente já está mt mais encostada a LX centro.
                            E pronto a linha que vai do oriente pa entrecampos chama-se de Cintura. Se calhar por alguma razão.

                            Eu de qq forma nao me referia a PN como a zona por baixo da ponte ou para norte disso até à foz do trancão.
                            mas estás a ligar o complicómetro para quê?

                            Lisboa não tem muito que saber, é uma cidade pequena à escala europeia.

                            Contudo, o centro da cidade não é discutível. Toda a gente sabe onde fica. Não quer dizer que tenha sido sempre na mesma zona. Mas no que referes...não foi nunca de certeza.

                            Nos tempos medievais e praticamente até 1755 era em torno Castelo e bairros limítrofes. Pequenas ruelas, zona urbana conglomerada como era típico das cidades medievais europeias.

                            Após 1755 e até praticamente a WW2 passou a ser a zona da Baixa.

                            Depois disso, todo o eixo a partir daí até às avenidas novas que corresponde, actualmente ao centro da cidade "moderna".

                            PdN nem sequer era Lisboa até há meia dúzia de anos quando administrativamente foi integrado em toda a sua extensão na cidade.

                            Ainda hoje o PdN é uma zona periférica na cidade, até com uma vida muito própria e desligada do resto.

                            Santa Apolónia nunca foi a estação central mas antes a que ligava a cidade às províncias a Norte do Tejo e ao Porto, portanto num papel de médio-longo curso para o Centro/Norte do país.

                            Esse papel de estação central (que Lisboa verdadeiramente nunca teve como vês tipicamente nas cidades do centro da Europa de dimensão semelhante), em relação aos subúrbios começou por se fazer no Rossio, depois também no Cais Sodré quando a linha de Cascais foi inaugurada, e mais recentemente, com as alterações significativas na cidade nos anos 80-90 é feito pelo combo SeteRios/Entrecampos que traduzem o ponto nevrálgico multimodal da cidade.

                            A estação do Oriente substituiu, na prática, Santa Apolónia ao permitir a ligação a Entrecampos pela dita linha de cintura que falas, portanto reunindo teoricamente a zona oeste à zona leste da cidade com bypass à mesma.

                            Não vamos inventar.

                            O centro da cidade está bem explícito no esquema que te fez o Rasec, caso ainda não consigas visualizar.
                            Editado pela última vez por Andre; 25 January 2023, 19:41.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                              Lisboa não tem muito que saber, é uma cidade pequena à escala europeia.
                              Não sei se formalmente é assim, mas não a percepciono dessa forma. Mas não conheço um monte de cidades da Europa.


                              Editado pela última vez por SalvadorP; 25 January 2023, 20:48.

                              Comentário


                                Atravessas Lisboa de uma ponta à outra em pouquíssimo tempo, isto é mesmo pequeno (até) à escala europeia.

                                Vais da zona Leste à Ocidental pela 2ª circular ou Norte a Sul pelo eixo do mesmo nome, em metade desse tempo sem trânsito, é esta a dimensão da grandeza das coisas, para um contexto de "capital" europeia é mesmo pequeno.

                                Não o fazes certamente em Atenas, pensando num país de dimensão populacional semelhante e periférico como nós.

                                Lisboa é a 48ª cidade europeia em população (dentro dos seus limites administrativos) pois não chega a 600k.

                                Quando comparamos áreas metropolitanas já fica num 11º lugar (2.7 milhões).

                                Para se ter uma noção relativa, a área metropolitana de não capitais como Roterdão ou Nápoles tem mais população e Lisboa não tem assim muito mais gente que capitais como Budapeste ou Bruxelas.

                                Comentário


                                  Lisboa é um conjunto de aldeias todas juntas
                                  Não é bem uma cidade

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                    Estás no habitual papel do Obtuso

                                    Obtuso que está mais moderado.

                                    Uma curiosidade soube de uma pessoa que fez um empréstimo recente creio que há 7 meses !? 300 mil euros, pelos quais pagava +/- 900 euros e que agora na primeira revisão (crédito indexado à Euribor 6M) foi actualizado para mais 550 euros, ou seja 1.450 Euros.

                                    Confesso que achei brutal
                                    O caso do meu irmão é muito semelhante em valor de empréstimo e aumento de prestação. confesso que custa digerir um aumentos destes na prestação, Felizmente no caso dele e da esposa dá para manter as coisas equilibradas, mas quantos não serão esticados para lá do limite?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                                      o meu caso.

                                      passei de 78€ juros mês para um valor 6x superior, faz mossa, nem que seja psicológica.

                                      felizmente tem dado para amortizar mas mesmo assim ainda fiquei com juros 4x mais…e já (após a actualização) pago menos na mensalidade do que no início do empréstimo em que tinha a tan negativa.

                                      A subida da componente juros é desta ordem. O capital passou a reduzir uns ridículos 2xx/mês.

                                      Isto apenas me motiva a terminar rapidamente o empréstimo. Neste momento queremos estar a chegar a 2024 com isto praticamente a zero.

                                      descapitalizacao brutal, mas tem que ser!

                                      no final do dia não há maior rendimento que deslocar toda a poupança para isto.
                                      e depois sem o `lastro` do crédito podes aventurar-te noutro tipo de investimentos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                        Para a minha realidade, essa primeira diferença de valores já me deixava desconfortável, quanto mais a segunda...
                                        Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                          Estás no habitual papel do Obtuso

                                          Obtuso que está mais moderado.

                                          Uma curiosidade soube de uma pessoa que fez um empréstimo recente creio que há 7 meses !? 300 mil euros, pelos quais pagava +/- 900 euros e que agora na primeira revisão (crédito indexado à Euribor 6M) foi actualizado para mais 550 euros, ou seja 1.450 Euros.

                                          Confesso que achei brutal
                                          O escape tem razão. Na verdade todos se referem ao centro do centro de Lisboa, quando na verdade ele se refere apenas ao centro de Lisboa.

                                          Tomando como referência capitais aqui ao lado como Madrid ou Paris, qualquer uma delas tem um centro quase do tamanho do concelho inteiro de Lisboa.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por swap Ver Post

                                            Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.
                                            Compreendo e é um assunto já várias vezes discutido por aqui. Mais uma vez, atendendo ao rendimento líquido referido e ao valor mensal da prestação com Euribor negativa, not for me. Se não tivesse 2 filhos para criar, ou pretensões de os vir a ter, talvez, mas...

                                            Nestas questões das prestações tenho uma aversão enorme ao risco.
                                            Editado pela última vez por Ruie34; 26 January 2023, 10:03.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por swap Ver Post

                                              Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.
                                              Eu a parte dos 3/3.500 presumi, mas não sei.

                                              Mas acaba por ser comum para quem está a comprar ficar ali próximo dos 30% do seu rendimento líquido.

                                              Agora num cenário como o que vivemos esses 30% facilmente se podem converter em 50, ou mais …..

                                              Sim, porque está prestação que referi, com mais 6 meses, facilmente aumenta mais 200 ou 300 euros.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por swap Ver Post

                                                Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.
                                                Nem é a mera questão de não suportar. Pagar mais 500/600/700 euros de juros por mês, mesmo que viável, "dói" sempre mesmo que psicologicamente.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                                                  o meu caso.

                                                  passei de 78€ juros mês para um valor 6x superior, faz mossa, nem que seja psicológica.

                                                  felizmente tem dado para amortizar mas mesmo assim ainda fiquei com juros 4x mais…e já (após a actualização) pago menos na mensalidade do que no início do empréstimo em que tinha a tan negativa.

                                                  A subida da componente juros é desta ordem. O capital passou a reduzir uns ridículos 2xx/mês.

                                                  Isto apenas me motiva a terminar rapidamente o empréstimo. Neste momento queremos estar a chegar a 2024 com isto praticamente a zero.

                                                  descapitalizacao brutal, mas tem que ser!

                                                  no final do dia não há maior rendimento que deslocar toda a poupança para isto.
                                                  Epah nem tanto ao mar nem tanto à terra.

                                                  Creio que há uma forma mais equilibrada de ver as coisas.

                                                  Em primeiro lugar nem sempre alocar todos os recursos a diminuir uma divida é a melhor opção. Podes ter uma bomba relógio na garagem que precise de ser substituída , proporem-te sociedade e precisares de 50 ou 100k, simplesmente querer ter uma boa almofada etc etc. Há N boas razões para evitar uma descapitalização para valores desconfortáveis.

                                                  Bem ou mal ao nivel de crédito, o ch é o que oferece, de longe, melhores taxas. Se ficares sem cash e tiveres necessidade premente, a taxa do crédito automóvel deve ser o dobro ou mais e a do pessoal o triplo ou mais. A do CC tb é para esquecer.

                                                  Por outro lado o montante simplesmente poupado já é suscetível de render uma taxa interssante. Com capital garantido consegue-se facilmente em Fevereiro taxas liquidas de 2,4%. Nesse caso a poupança q se obtem numa amortização já não serão os 3,8 da tan do ch, mas apenas 1,4%.

                                                  A métrica da proporção de capital/juros em cada prestação é gira e tal mas pouco conta para a visão global. Essa proporção vai ser igual caso devas 1 milhão ou 100 mil.

                                                  Mto mais importante que isso é a taxa de esforço. Se a tua nem sequer piorou e se te permite ires fazendo amortizações razoáveis sem ficar "descalço", não há motivo nenhum para "stresses" quanto a essa matéria.

                                                  Não há ng que defenda mais a amortização das dividas pessoais em todas as condições de mercado do que eu, mas deve ser feita de forma prudente e equilibrada, na minha opinião claro.




                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                                                    Epah nem tanto ao mar nem tanto à terra.

                                                    Creio que há uma forma mais equilibrada de ver as coisas.

                                                    Em primeiro lugar nem sempre alocar todos os recursos a diminuir uma divida é a melhor opção. Podes ter uma bomba relógio na garagem que precise de ser substituída , proporem-te sociedade e precisares de 50 ou 100k, simplesmente querer ter uma boa almofada etc etc. Há N boas razões para evitar uma descapitalização para valores desconfortáveis.

                                                    Bem ou mal ao nivel de crédito, o ch é o que oferece, de longe, melhores taxas. Se ficares sem cash e tiveres necessidade premente, a taxa do crédito automóvel deve ser o dobro ou mais e a do pessoal o triplo ou mais. A do CC tb é para esquecer.

                                                    Por outro lado o montante simplesmente poupado já é suscetível de render uma taxa interssante. Com capital garantido consegue-se facilmente em Fevereiro taxas liquidas de 2,4%. Nesse caso a poupança q se obtem numa amortização já não serão os 3,8 da tan do ch, mas apenas 1,4%.

                                                    A métrica da proporção de capital/juros em cada prestação é gira e tal mas pouco conta para a visão global. Essa proporção vai ser igual caso devas 1 milhão ou 100 mil.

                                                    Mto mais importante que isso é a taxa de esforço. Se a tua nem sequer piorou e se te permite ires fazendo amortizações razoáveis sem ficar "descalço", não há motivo nenhum para "stresses" quanto a essa matéria.

                                                    Não há ng que defenda mais a amortização das dividas pessoais em todas as condições de mercado do que eu, mas deve ser feita de forma prudente e equilibrada, na minha opinião claro.
                                                    Em tempo de guerra não se limpam armas.

                                                    Sabes porquê ? Porque se utilizam.

                                                    Essa tua opinião anda próxima da minha e não é só por as taxas estarem a aumentar é sempre. O ideal é não ter dividas e a ter que não sejam da casa em que vivemos.

                                                    Quando as Euribor 6M chegarem aos 5% (estão agora a chegar aos 3%) falamos. Desejo que não cheguem lá, mas ninguém verdadeiramente sabe, o conforto de estar pouco exposto a essas variações é enorme.

                                                    Descapitalizar completamente não, mas passar as poupanças de 150 para 50, ou de 50 para 20, ou de 20 para 7 é esta a altura.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                      Pois, essas zonas têm esse problema.
                                                      E pelos vistos vai piorar.
                                                      Eu tinha de ir muitas vezes ao central park e era 1 31 .

                                                      Tudo o que só é servido por autocarros fica seriamente limitado.
                                                      Agora imaginem que o metro chegava a carnaxide e linda a velha.
                                                      Jasus, nem sei quanto iria custar um T2.
                                                      E vai chegar...

                                                      O LIOS.

                                                      image.png

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                        Eu a parte dos 3/3.500 presumi, mas não sei.

                                                        Mas acaba por ser comum para quem está a comprar ficar ali próximo dos 30% do seu rendimento líquido.

                                                        Agora num cenário como o que vivemos esses 30% facilmente se podem converter em 50, ou mais …..

                                                        Sim, porque está prestação que referi, com mais 6 meses, facilmente aumenta mais 200 ou 300 euros.
                                                        Quem nao quer correr esse risco ( que é o melhor que tem a fazer ) é comprar casas cuja prestação fique a 200 ou 300 em vez de 800.
                                                        Há sempre risco de aumentar mas a folga é mt maior.
                                                        Só pa ng baralhar que a malta trigga-se logo: eu n tou a criticar.
                                                        Tou é a dizer que a matemática pode ser nossa amiga ou inimiga, conforme a saibamos usar ou não.

                                                        Lembras-te de há uns anos teres dito que tinhas alguns carros mas um pouco antigos, para os poderes usar à vontade em vez de ter novos que apertem mais o orçamento?

                                                        É um pouco isso.

                                                        Se actualmente se compra já no limite da taxa de esforço, vão andar constantemente a tremer porque ao minimo abanão passa logo os 33 % !!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                          Em tempo de guerra não se limpam armas.

                                                          Sabes porquê ? Porque se utilizam.

                                                          Essa tua opinião anda próxima da minha e não é só por as taxas estarem a aumentar é sempre. O ideal é não ter dividas e a ter que não sejam da casa em que vivemos.

                                                          Quando as Euribor 6M chegarem aos 5% (estão agora a chegar aos 3%) falamos. Desejo que não cheguem lá, mas ninguém verdadeiramente sabe, o conforto de estar pouco exposto a essas variações é enorme.

                                                          Descapitalizar completamente não, mas passar as poupanças de 150 para 50, ou de 50 para 20, ou de 20 para 7 é esta a altura.
                                                          Mas quem ganha minimamente bem, tem sempre diversas hipoteses.
                                                          Nao compra a 200K compra a 90K e poupa mt.

                                                          Quem ganha bue pouco é que se quina.
                                                          É tipo os gordos, f*dem-se sempre.

                                                          Ou seja por muito que queiram, nunca conseguem estar consideravelmente abaixo dos 33% de esforço mesmo em casas baratas

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                            Mas quem ganha minimamente bem, tem sempre diversas hipoteses.
                                                            Nao compra a 200K compra a 90K e poupa mt.

                                                            Quem ganha bue pouco é que se quina.
                                                            É tipo os gordos, f*dem-se sempre.

                                                            Ou seja por muito que queiram, nunca conseguem estar consideravelmente abaixo dos 33% de esforço mesmo em casas baratas
                                                            O caso que referi e que é real, impressiona-me um bocado, porque foi alguém que comprou há sensivelmente 7 meses, estavam ainda as taxas negativas.

                                                            Se já se prespectivava uma subida ? Provavelmente, mas nem todos estão muito atentos a estas coisas.

                                                            No caso é uma pessoa nova (a história foi-me contada pelo pai, com uns 55/60 anos) e comprou uma pequena moradia, próxima de Cascais, se calhar podia ter comprado um apartamento e mais barato, mas as pessoas tendem a ir sempre um pouco mais além (aqui dou-te razão).

                                                            Agora os rendimentos deles de facto não sei tanto podem ser os 3.000 como 4.000 ou 5.000 limpos, acredito que se fossem mais teriam ido para uma casa melhor.

                                                            Se foram 3.000 passar os próximos 6 meses a pagar 1.450 e os 6 a seguir 1.700 ou mais é brutal.

                                                            Claro que piora tudo para quem ganha metade e tem metade so encargo com crédito, porque aí a flexibilidade ainda é mais pequena.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                              O caso que referi e que é real, impressiona-me um bocado, porque foi alguém que comprou há sensivelmente 7 meses, estavam ainda as taxas negativas.

                                                              Se já se prespectivava uma subida ? Provavelmente, mas nem todos estão muito atentos a estas coisas.

                                                              No caso é uma pessoa nova (a história foi-me contada pelo pai, com uns 55/60 anos) e comprou uma pequena moradia, próxima de Cascais, se calhar podia ter comprado um apartamento e mais barato, mas as pessoas tendem a ir sempre um pouco mais além (aqui dou-te razão).

                                                              Agora os rendimentos deles de facto não sei tanto podem ser os 3.000 como 4.000 ou 5.000 limpos, acredito que se fossem mais teriam ido para uma casa melhor.

                                                              Se foram 3.000 passar os próximos 6 meses a pagar 1.450 e os 6 a seguir 1.700 ou mais é brutal.

                                                              Claro que piora tudo para quem ganha metade e tem metade so encargo com crédito, porque aí a flexibilidade ainda é mais pequena.
                                                              Com um ordenado de 3k limpos, não vai ser uma prestação de 1500 que vai fazer grande mossa

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X