Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Se as taxas de juros continuarem a subir durante mais alguns meses prevejo o surgimento de propostas políticas para limitar as taxas máximas a aplicar pelos bancos, ou mesmo coisas mais criativas como por exemplo começar a fixar taxas com integração do valor do CAP no próprio capital em dívida, etc.

    Comentário


      Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
      Tendo em conta que a média de janeiro da Euribor 12m foi de 3.3 se se mantiver este ritmo de subida é provável que o máximo de 5.4 seja batido ainda este ano de 2023.

      E pelos vistos é a que está em maior % de uso

      "Segundo o Banco de Portugal, a Euribor a 12 meses já representa 43% do 'stock' de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável, enquanto a Euribor a seis meses representa 32%."

      https://www.jornaldenegocios.pt/merc...ara-o-vermelho

      Comentário


        Este fim de semana andei a ver o Pinhal Novo e zonas mais afastadas, como Quinta do Anjo e afins.

        Pinhal Novo está com um nível de construções espetacular, é super calmo e tranquilo, ciclovias, escolas próximas , etc.

        T2 a 200k ou pouco mais, em planta claro. O andar modelo era uma casa já com dono Ridículo mas ok.

        Mas epa comecei a pensar , comboio no pinhal novo tem de ser o Fertagus para Setúbal. Se perco um em hora de ponta, fico meia hora à seca. Depois mais 45min de viagem até Lisboa.

        A zona é apelativa, mas depois tenho todo o meu núcleo no Seixal, ir à praia passa de 5 min a quase uma hora de distância. Jantarada e bar na Costa, ficam a 1h e tal.

        Isto a somar ao tempo gasto em deslocações diárias para trabalhar , torna uma zona interessante e com boa oferta de construção, numa zona sem grande interesse prático.

        Ou me viro para a zona Norte de Lisboa (que odeio, Loures, SAC, Frielas, etc) ou tenho de abrir a carteira para o Seixal e largar perto de 300 mil por um T2 - que, neste momento, em nova construção não há.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Este fim de semana andei a ver o Pinhal Novo e zonas mais afastadas, como Quinta do Anjo e afins.

          Pinhal Novo está com um nível de construções espetacular, é super calmo e tranquilo, ciclovias, escolas próximas , etc.

          T2 a 200k ou pouco mais, em planta claro. O andar modelo era uma casa já com dono Ridículo mas ok.

          Mas epa comecei a pensar , comboio no pinhal novo tem de ser o Fertagus para Setúbal. Se perco um em hora de ponta, fico meia hora à seca. Depois mais 45min de viagem até Lisboa.

          A zona é apelativa, mas depois tenho todo o meu núcleo no Seixal, ir à praia passa de 5 min a quase uma hora de distância. Jantarada e bar na Costa, ficam a 1h e tal.

          Isto a somar ao tempo gasto em deslocações diárias para trabalhar , torna uma zona interessante e com boa oferta de construção, numa zona sem grande interesse prático.

          Ou me viro para a zona Norte de Lisboa (que odeio, Loures, SAC, Frielas, etc) ou tenho de abrir a carteira para o Seixal e largar perto de 300 mil por um T2 - que, neste momento, em nova construção não há.
          Mas no Pinhal novo não tens comboio fertagus directo pa LX ?

          De qq forma eu margem sul só equacionaria se fosse junto a transportes, seja comboio, autocarros ou barco.

          Zonas tipo Almada, barreiro, não gosto devido a....não gostar, tal como loures, santa iria ou linha de sintra em geral.
          Demasiado asfixiantes.

          O que é curioso para um pelintra como eu, armado em esquisito hahahaa.
          Apesar de ja ter um maior à vontade financeiro face há 2 anos atrás.

          Já agora no tempo da crise profunda, 2011, 2012, havia apartamentos T2 por volta da Quinta do Conde, a 65K....usados, com uns 10 anos talvez, ou 15 na altura. Mas....65 K....

          Devo ganhar +/- o mm que tu , se fosse agora pagava aquilo num instante !!

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

            Mas no Pinhal novo não tens comboio fertagus directo pa LX ?

            De qq forma eu margem sul só equacionaria se fosse junto a transportes, seja comboio, autocarros ou barco.

            Zonas tipo Almada, barreiro, não gosto devido a....não gostar, tal como loures, santa iria ou linha de sintra em geral.
            Demasiado asfixiantes.

            O que é curioso para um pelintra como eu, armado em esquisito hahahaa.
            Apesar de ja ter um maior à vontade financeiro face há 2 anos atrás.

            Já agora no tempo da crise profunda, 2011, 2012, havia apartamentos T2 por volta da Quinta do Conde, a 65K....usados, com uns 10 anos talvez, ou 15 na altura. Mas....65 K....

            Devo ganhar +/- o mm que tu , se fosse agora pagava aquilo num instante !!
            Há comboio direto, mas era o que eu estava a dizer. Ou seja, de Lisboa até Coina tens Fertagus de 10 em 10 minutos.

            O comboio que passa em Pinhal Novo já tem de ser da linha Lisboa - Setúbal , que em hora de ponta são 30 em 30 minutos. Sendo que, no caso de Pinhal Novo, a viagem para Lisboa dura cerca de 45min

            Para mim é muita fruta. E isso a somar ao facto de ficar deslocado de tudo. Ok, não é emigrar, mas qualquer jantar ou copo requer uma logística desgraçada.

            E estamos a falar de um T2 a 200k. Para os dias de hoje pode ser abaixo da média, mas continuam a ser 40.000 contos , que eram valores que permitiam uma boa moradia sem ir para o c* de Judas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

              Não homem, demorava 1h05 mas tinha de sair de casa as 6h30 MAX.
              Se saísse as 6h45 demorava.....cerca de 2h sim.
              Nunca o fazia, evidente.

              Ao final do dia, seja sair as 17 ou 18 era sempre 1h20/1h30 com 70 centimos de AE, se nao, com AE só até Alverca, era coisa pa quase 1h50, ou mais.

              Tás a ver a cena né.
              No ano de 2022 a coisa piorou pa estes patamares.

              Haveria hipotese de demorar 45 min mas...eram 300 euros de portagem por mês 🤣
              Ja trabalhei a 150km de casa e durante meio ano ia e vinha no mesmo dia, mas fi-lo porque foi 1/2 ano, caso contrário teria alugado la uma casa ou 1 quarto (que foi o que fiz no outro meio ano).
              Mesmo aqui demorava 1h30m para cada lado 3h no total.

              No teu caso, por muito que gostes de comboio, 1h45m é surreal.
              São 3h30m por dia.
              Alternativas que eu vejo:
              1 - perguntar se podes começar uma hora mais cedo e terminar uma hora mais cedo (dessa forma daria para ires de carro sem teres de ficar a secar).
              2 - Se possível ajudas de custo para a deslocação.
              3 - Mudar de emprego para um mais perto
              4 - Mudar de casa para uma mais perto.

              Este tempo de deslocação não é exequível a longo prazo, podes aproveitar para ti, para vocês (casal), etc

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                Não homem, demorava 1h05 mas tinha de sair de casa as 6h30 MAX.
                Se saísse as 6h45 demorava.....cerca de 2h sim.
                Nunca o fazia, evidente.

                Ao final do dia, seja sair as 17 ou 18 era sempre 1h20/1h30 com 70 centimos de AE, se nao, com AE só até Alverca, era coisa pa quase 1h50, ou mais.

                Tás a ver a cena né.
                No ano de 2022 a coisa piorou pa estes patamares.

                Haveria hipótese de demorar 45 min mas...eram 300 euros de portagem por mês 🤣
                Fazemos um percurso semelhante mas ao contrário... para combustível+portagens vai uma renda!

                E a única maneira de usar transportes seria levar o carro á 2a para a estação mais próxima e trazê-lo à 6a feira. Durante a semana ficaria sem carro, o que é impraticável.

                Felizmente entro e saio cedo e não apanho trânsito, sendo cerca de 45-50min sempre a andar.

                Mas Portugal está em entrar por caminhos demasiado complicados para que consiga justificar a minha permanência aqui, tanto em vida profissional como pessoal. É um país que só anda para trás🤦‍♂️

                Comentário


                  Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                  Ja trabalhei a 150km de casa e durante meio ano ia e vinha no mesmo dia, mas fi-lo porque foi 1/2 ano, caso contrário teria alugado la uma casa ou 1 quarto (que foi o que fiz no outro meio ano).
                  Mesmo aqui demorava 1h30m para cada lado 3h no total.

                  No teu caso, por muito que gostes de comboio, 1h45m é surreal.
                  São 3h30m por dia.
                  Alternativas que eu vejo:
                  1 - perguntar se podes começar uma hora mais cedo e terminar uma hora mais cedo (dessa forma daria para ires de carro sem teres de ficar a secar).
                  2 - Se possível ajudas de custo para a deslocação.
                  3 - Mudar de emprego para um mais perto
                  4 - Mudar de casa para uma mais perto.

                  Este tempo de deslocação não é exequível a longo prazo, podes aproveitar para ti, para vocês (casal), etc

                  Ja morei a 10/15 min do trabalho no passado. E nao me faz confusão.
                  Há dias que de facto me sabia bem ter 1 pouco mais de tempo mas basicamente o essencial é ter uma mt boa organização do mesmo.
                  Que nao fazendo milagres, ajuda mt.
                  Não pode haver aqueles tempos mortos de 30 min a ver porcarias no telemovel ou ir ao ginasio ( faço treino em casa ) , etc.
                  A questão é que aqui pagam-me acima da média e gosto do trajecto, e especialmente da zona onde vivo. Que é ao lado do campo, literalmente.
                  Atenção que é 1h45 total.
                  Em termos técnicos, comboio+metro+comboio é menos.
                  Se trabalhasse em LX, menos seria ainda.
                  Podia procurar emprego lá , que há mta coisa mas n tou interessado nem pela carreira nem pelos valores.

                  Ajudas de custo para andar de carro está fora de questão.
                  Eles pagam o passe, não vou pedir mais nada, era o que faltava.
                  Mudar de casa pa mais perto tb está fora de hipotese porque além dos preços ridiculos, nao gosto da zona.

                  Deus me livre de voltar a morar a 8 KM mas estar nos suburbios de LX, matem-me já e deixem-me lá ser 1 pouco esquisito HAHAHA.


                  E depois repara, o preço de compra foram praí 85 mil paus....
                  estou efectuvamente a poupar mt.

                  Comentário


                    não percebo o argumento de morar ao pé do campo ou da praia mas depois o suposto tempo para usufruto é perdido em commut casa-trabalho-casa.
                    não deve ser à noite/madrugada que se usufrui, e aos FDS qualquer um usufrui de passeios pelo campo ou praia.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                      não percebo o argumento de morar ao pé do campo ou da praia mas depois o suposto tempo para usufruto é perdido em commut casa-trabalho-casa.
                      não deve ser à noite/madrugada que se usufrui, e aos FDS qualquer um usufrui de passeios pelo campo ou praia.
                      Bom ponto!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                        não percebo o argumento de morar ao pé do campo ou da praia mas depois o suposto tempo para usufruto é perdido em commut casa-trabalho-casa.
                        não deve ser à noite/madrugada que se usufrui, e aos FDS qualquer um usufrui de passeios pelo campo ou praia.
                        Se te referes ao meu post, não foi nada disso que disse.

                        O que eu disse foi que no Pinhal Novo, face ao Seixal, demoro muito mais tempo em commute e fico muito mais longe de tudo o resto.

                        Do Seixal a Lisboa são 25 minutos de comboio, é o que tenho agora e é brutal. E ainda tem praias perto, os meus familiares (muito bom quando vier o primeiro filho, nem que seja para o irem buscar à escola, etc).

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                          O
                          O ritmo de subida nao vai se manter porque ja estas a combater a doença (inflação).
                          Não podes comparar com o início...
                          por isso esquece esses teus 5.4
                          Os analistas dizem 4.0 no máximo...
                          Espero que tenhas razão. 👍

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post

                            Fazemos um percurso semelhante mas ao contrário... para combustível+portagens vai uma renda!

                            E a única maneira de usar transportes seria levar o carro á 2a para a estação mais próxima e trazê-lo à 6a feira. Durante a semana ficaria sem carro, o que é impraticável.

                            Felizmente entro e saio cedo e não apanho trânsito, sendo cerca de 45-50min sempre a andar.

                            Mas Portugal está em entrar por caminhos demasiado complicados para que consiga justificar a minha permanência aqui, tanto em vida profissional como pessoal. É um país que só anda para trás🤦‍♂️
                            É isto, sem entrar em loucuras de comprar casa (devido ao preço) só mesmo tendo horário desfasado da maioria para em vez de perder 1h45 passar a perder “apenas” 45 min.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post


                              Ja morei a 10/15 min do trabalho no passado. E nao me faz confusão.
                              Há dias que de facto me sabia bem ter 1 pouco mais de tempo mas basicamente o essencial é ter uma mt boa organização do mesmo.
                              Que nao fazendo milagres, ajuda mt.
                              Não pode haver aqueles tempos mortos de 30 min a ver porcarias no telemovel ou ir ao ginasio ( faço treino em casa ) , etc.
                              A questão é que aqui pagam-me acima da média e gosto do trajecto, e especialmente da zona onde vivo. Que é ao lado do campo, literalmente.
                              Atenção que é 1h45 total.
                              Em termos técnicos, comboio+metro+comboio é menos.
                              Se trabalhasse em LX, menos seria ainda.
                              Podia procurar emprego lá , que há mta coisa mas n tou interessado nem pela carreira nem pelos valores.

                              Ajudas de custo para andar de carro está fora de questão.
                              Eles pagam o passe, não vou pedir mais nada, era o que faltava.
                              Mudar de casa pa mais perto tb está fora de hipotese porque além dos preços ridiculos, nao gosto da zona.

                              Deus me livre de voltar a morar a 8 KM mas estar nos suburbios de LX, matem-me já e deixem-me lá ser 1 pouco esquisito HAHAHA.


                              E depois repara, o preço de compra foram praí 85 mil paus....
                              estou efectuvamente a poupar mt.
                              Tendo em conta tudo o que dizes para reduzir só mesmo pedindo para entrar mais cedo.
                              Continuo a dizer que é um exagero perder 3h30m


                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post

                                Se te referes ao meu post, não foi nada disso que disse.

                                O que eu disse foi que no Pinhal Novo, face ao Seixal, demoro muito mais tempo em commute e fico muito mais longe de tudo o resto.

                                Do Seixal a Lisboa são 25 minutos de comboio, é o que tenho agora e é brutal. E ainda tem praias perto, os meus familiares (muito bom quando vier o primeiro filho, nem que seja para o irem buscar à escola, etc).
                                Nao me parece que tenha sido para ti

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  não percebo o argumento de morar ao pé do campo ou da praia mas depois o suposto tempo para usufruto é perdido em commut casa-trabalho-casa.
                                  não deve ser à noite/madrugada que se usufrui, e aos FDS qualquer um usufrui de passeios pelo campo ou praia.
                                  Durante 6 meses do ano podes ir no fim do dia de trabalho, e aos fins de semana a logística para isso é muito mais facilitada.

                                  Mas como já disse várias vezes, nada disto é linear... Eu trabalho longe de casa e nos dias em que vou ao escritório, às 18h15 já estou a entrar em casa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                    não percebo o argumento de morar ao pé do campo ou da praia mas depois o suposto tempo para usufruto é perdido em commut casa-trabalho-casa.
                                    não deve ser à noite/madrugada que se usufrui, e aos FDS qualquer um usufrui de passeios pelo campo ou praia.
                                    É o que tu achas, não eu.
                                    Pf compreendam que cada pessoa é 1 pessoa.
                                    Até podia demorar 5 min pa casa. O facto de estar num sitio que nao gosto, nao me interessa e aí, seria de noite, de dia, ou de fim de semana.

                                    Chego a casa as 19h e qq coisa, ainda tnh tempo pa usufruir, no inverno nem por isso mas no verão ainda dá pa 1 boa corrida ao ar livre.
                                    Ar livre a sério, não o da lisboa toxica disfarçada por monsantos e marginal :P

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                      Durante 6 meses do ano podes ir no fim do dia de trabalho, e aos fins de semana a logística para isso é muito mais facilitada.

                                      Mas como já disse várias vezes, nada disto é linear... Eu trabalho longe de casa e nos dias em que vou ao escritório, às 18h15 já estou a entrar em casa.
                                      É isso, eu acho.
                                      Mas eu percebo a aversão a commutes grandes, no entanto mesmo à noite gosto de ir à varanda e sentir que estou no campo.
                                      Nao ligava mt até ter isto que tnh agora.

                                      Eu tenho aversão à cidade e barulho, nao podemos ser todos iguais e ainda bem.,

                                      BTW tu moras numa zona +/- campestre e recuperaste uma casa ne?
                                      Eu gostava de fazer isso 1 dia, mas no Alentejo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                                        Tendo em conta tudo o que dizes para reduzir só mesmo pedindo para entrar mais cedo.
                                        Continuo a dizer que é um exagero perder 3h30m

                                        Eu entro à hora que quiser.
                                        Mas até também pelos custos.
                                        São uns quantos milhares ao fim do ano.
                                        E como gosto mais assim, é juntar util ao agradavel.
                                        Também mesmo que quisesse outra casa, n ia conseguir pra já.

                                        3h30 pode parecer mt , e é, claro, mas, nao tenho filhos e todo o tempo que eu e a minha maria temos é exclusivamente para nós, sempre ajuda .
                                        Com putos seria complicado imagino.
                                        É a realidade de muita gente e nao consta que adorem.

                                        E ela ainda tem um negocio proprio dela alem do emprego normal, portanto temos 1 dia a dia agitado por vezes hehe.

                                        Mas 3h30 é mt mas comparando com teletrabalho.
                                        Porque commutes de 1h45 podem nao ser mt, mas de 1h são mm muito comuns ( desde sair de casa até entrar no emprego ) , e aí nao sao 3h30 mas são 2h.
                                        É 1 diferença considerável sim, mas nao é 0.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                                          É isto, sem entrar em loucuras de comprar casa (devido ao preço) só mesmo tendo horário desfasado da maioria para em vez de perder 1h45 passar a perder “apenas” 45 min.
                                          Eu pensava assim.
                                          Tive de ir pa sitios mt mais baratos não por opção, nao tive escolha.
                                          Mas há males que vêm por bem.
                                          Na altura a minha ideia era comprar casa na linha de sintra.
                                          Abençoada a hora que tal n foi possivel.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                            É isso, eu acho.
                                            Mas eu percebo a aversão a commutes grandes, no entanto mesmo à noite gosto de ir à varanda e sentir que estou no campo.
                                            Nao ligava mt até ter isto que tnh agora.

                                            Eu tenho aversão à cidade e barulho, nao podemos ser todos iguais e ainda bem.,

                                            BTW tu moras numa zona +/- campestre e recuperaste uma casa ne?
                                            Eu gostava de fazer isso 1 dia, mas no Alentejo.
                                            Moro no centro de uma vila, numa casa que mandei recuperar, sim...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                              Moro no centro de uma vila, numa casa que mandei recuperar, sim...
                                              Vila, é fixe sim snr.
                                              E essa a minha ideia pa futuro, apesar de ja tar numa urbanização que fica colada à vila.
                                              Mas depois queria assim 1 mais castiça la po alentejo, ou beiras.

                                              Comentário


                                                ja agr n percebi mt bem essa coisa do " demorar mt tempo casa-trabalho-casa " e depois " nao usufruir ".
                                                Entao mas e o acordar de manhã com o nascer do sol sob o rio e o campo?
                                                O mesmo se aplica a quem gosta de casas na praia.
                                                etc etc.
                                                Nao é o mesmo que ao fim de semana sair do campo e voltar de carro para o suburbio barulhento, ou centro da cidade, mais barulhento ainda.
                                                Mas sao gostos, nada a criticar.

                                                Comentário


                                                  Uma pergunta sobre obras! Tenho uma casa antiga (último andar de um prédio dos anos 50) que em princípio vai levar umas obras para entrar no mercado de arrendamento. Está impecável de tudo menos das loiças de casa de banho e dos tectos, cujo estuque está rachado em 3 divisões e tenho medo que aquilo caia. Se não estou em erro, o telhado está assente numa estrutura toda feita de barrotes de madeira. Não faço ideia aonde está o estuque agarrado... Estas coisas reparam-se, ou a úninca maneira é arrancar o estuque todo e colocar de novo?
                                                  Obrigado.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                    Uma pergunta sobre obras! Tenho uma casa antiga (último andar de um prédio dos anos 50) que em princípio vai levar umas obras para entrar no mercado de arrendamento. Está impecável de tudo menos das loiças de casa de banho e dos tectos, cujo estuque está rachado em 3 divisões e tenho medo que aquilo caia. Se não estou em erro, o telhado está assente numa estrutura toda feita de barrotes de madeira. Não faço ideia aonde está o estuque agarrado... Estas coisas reparam-se, ou a úninca maneira é arrancar o estuque todo e colocar de novo?
                                                    Obrigado.
                                                    Dissecando a coisa e assumindo que não existe laje de tecto em betão, deverás ter algo similar a isto...

                                                    Buraco em teto com fasquiado à vista - IC (up.pt)

                                                    Na minha casa, quem remodelou antes de mim (foi remodelada 2x), optou por remover os tectos danificados, deixando apenas a estrutura de madeira "principal". Nesta estrutura de madeira colocou os pontos de apoio do tecto falso em pladur.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                                                      Dissecando a coisa e assumindo que não existe laje de tecto em betão, deverás ter algo similar a isto...

                                                      Buraco em teto com fasquiado à vista - IC (up.pt)

                                                      Na minha casa, quem remodelou antes de mim (foi remodelada 2x), optou por remover os tectos danificados, deixando apenas a estrutura de madeira "principal". Nesta estrutura de madeira colocou os pontos de apoio do tecto falso em pladur.
                                                      Ou seja, será recomendável retirar o estuque e instalar um teto falso em pladur? Ou manter o estuque colocando o tecto falso em pladur na mesma?

                                                      Comentário


                                                      • eu
                                                        eu commented
                                                        Editing a comment
                                                        Se não existirem infiltrações, retira as partes soltas apenas.

                                                      Estuque decides!

                                                      Comentário


                                                        Porra... tá tudo maluque...

                                                        https://www.idealista.pt/imovel/32442960/

                                                        meio milhão de euros, por uma casa nos arredores de Aveiro, sem nada de especial....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                          Ou seja, será recomendável retirar o estuque e instalar um teto falso em pladur? Ou manter o estuque colocando o tecto falso em pladur na mesma?
                                                          Se está a fissurar e pode cair, mais vale tirar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                            É isso, eu acho.
                                                            Mas eu percebo a aversão a commutes grandes, no entanto mesmo à noite gosto de ir à varanda e sentir que estou no campo.
                                                            Nao ligava mt até ter isto que tnh agora.

                                                            Eu tenho aversão à cidade e barulho, nao podemos ser todos iguais e ainda bem.,
                                                            percebo-te perfeitamente

                                                            a única coisa que posso acrescentar é que tens locais nos subúrbios próximos a Lisboa onde consegues estar no campo e ter essa experiência. Não é preciso estares a essa distância.

                                                            e não são zonas necessariamente caras, são até muitas vezes os locais mais baratos porque o acesso de transportes é mais complicado, a implicar um autocarro de frequência menos regular e/ou precisares do carro até à estação.

                                                            incluindo na linha de Sintra onde viveste ​ ali a zona de Belas / Idanha é um exemplo bom para demonstrar isto, o que não faltam são bairros pequenos espalhados onde à volta não há nada e onde não tens confusão. Mesmo que estejas a 5 min das muralhas de betão e da confusão se pegares no carro.

                                                            p.s. pessoal sem costela/família fora de Lisboa pode não te perceber, essa importância do silêncio e de não estar rodeado de gente. Esse ir à varanda e não haver gente em redor, ouvir o barulho do vento a roçar na vegetação, pouca iluminação, etc.
                                                            Eu cresci a passar boa parte dos fins de semana fora de Lisboa, a visitar os avós, em zonas rurais e ficou-me completamente o bichinho de precisar de desligar.
                                                            Do chegar a sexta-feira e não querer ver a cidade à frente e só voltar, mal disposto, no domingo à noite.

                                                            Entendo perfeitamente quem o queira fazer diariamente, regressar a casa e não estar rodeado de gente.

                                                            Há aliás muita gente por toda a zona Oeste que faz commutes +/- longos todos os dias para ter esse estilo de vida. Mas implica carro e gastos de combustíveis e portagens que não são pequenos.
                                                            Editado pela última vez por Andre; 06 February 2023, 17:45.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X