Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
    Cada vez está mais difícil de poupar porque tudo aumenta menos os salários (pelo menos o meu).

    Sempre fui habituado a poupar e neste momento consigo poupar 30 a 40% do meu rendimento mensal.
    No meu caso tudo aumenta e os salários têm diminuido fortemente e quando digo fortemente é mesmo fortemente

    A minha mulher é funcionária pública e é o que se sabe, no meu caso a coisa ainda vai mais longe.....

    haja saúde e trabalho.

    Comentário


      Concordo em absoluto que poupança deve significar que em caso de termino imediato e total dos rendimentos se tenha um valor que permita manter o nível de vida durante 1/2 anos, eu diria no mínimo 2!

      Portanto valores absolutos não fazem qualquer sentido, conheço pessoas para quem 10.000 euros seria razoável tal como tenho familiares que para cumprir a permissa em cima 150.000 euros não seria suficiente.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
        exactamente, a namorada é que dá cabe do orçamento.lolol
        eu referi que tenho como poupanças 10.000, poupanças essas que surgem de invés de comprar roupa na levis compro na zara e pull bear( alem de mais barata gosto mais da roupa de lá), não janto fora todas as semanas, não pago 15€ para entrar numa discoteca, não fumo, não mudo de telemóvel todos os anos, um sem numero de coisas que me ajudam a poupar, mas que os gajos que estouram o dinheiro todo nas coisas que referi não percebem.
        eu ainda vou à C & A de vez em quando para o dia a dia, assim nos saldos. telemóveis andei com o último 4 anos e meio e foi porue fico na calha do banco do carro, não o vi, puxei o banco pra trás e prendi-o. ainda ligava, mas o ecrã tinha tipo óleo. nao fumo, não bebo, não vou a discos, janto fora muito pouco, nos últimos 2 anos tem sido assim, vou é buscar comida fora por vezes, mas mais por chegar tarde a casa, tipo 8 da noite e não ter nada descongelado. claro que não trago polvo, cabrito, leitao nem nada disso, mas mesmo em comidas normais vai logo algum dinheiro. na parte a azul estamo a ficar como os americanos, chapa ganha, chapa gasta. mesmo que não queiramos, estamos a ficar uma sociedade que ganha e consome (ou gasta o pouco que tem, se preferirem). não há forma de poupar nem que seja 25€ por mês.


        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
        Elas não percebem o conceito de poupar .

        Estou a brincar
        quando tiveres uma mulher ou namorada tu aí é que vais ver. ainda ontem a minha mulher ficou zangada comigo e estive a ouvi-la a "ralhar" na cama até quase às 2h por eu ter dito que ela gastava demasiado em coisas que não fazem muita falta. quem me mandou a mim abrir a boca!!!


        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
        Cada vez está mais difícil de poupar porque tudo aumenta menos os salários (pelo menos o meu).

        Sempre fui habituado a poupar e neste momento consigo poupar 30 a 40% do meu rendimento mensal.
        é a grande verdade. praticamente tudo aumentou e agora com o IVA a 23% na maior parte das coisas o pessoal que mete os preços em vez de aumentar em alguns cêntimos os produtos aumenta por vezes meio euro e 1euro. quem paga reclama, mas por vezes como é só 1 eurito acaba por largar esse valor, mas num mês são, por vezes, mais 15 ou 20€. ao final de um ano são mais 200€ ou mais ainda.

        Comentário


          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Dizem que uma boa poupança é ter um valor disponível que permita manter o nível de vida que se tem durante 3 anos, sem receber nenhum dinheiro.
          isto é num mundo perfeito!
          é completamente utópico para a esmagadora maioria

          Comentário


            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            No meu caso tudo aumenta e os salários têm diminuido fortemente e quando digo fortemente é mesmo fortemente

            A minha mulher é funcionária pública e é o que se sabe, no meu caso a coisa ainda vai mais longe.....

            haja saúde e trabalho.
            eu fiquei com praticamente 400€ a menos desde setembro. faz muita mossa, não são 100 ou 150 em que a gente faz um pequeno esforço e acaba por não comprar isto ou aquilo. a minha mulher tem uma loja de atendimento ao público e está a fazer preços SEM PROMOÇÃO mais baratos cerca de 25% para ir tendo clientes, pois do mesmo estilo de negócio abriram perto dela mais 2 lojas em novembro. na zona há já 9! já há quem tenha "reclamado" pela minha mulher ter baixado os preços e esteja a trabalhar ao preço de custo, já não incluem a mão-de-obra, só que trabalham é com produtos mais rascas. depois as pessoas vão lá, queixam-se e vêm à minha mulher para ela "tratar de arranjar o problema que criaram" na outra loja. ou seja, as pessoas acabam por gastar mais só porque foram ao baratinho. parece quase aqueles que vão comprar aos chineses e depois queixam-se que parte, que estraga, que fere e mais não sei o quê!

            Comentário


              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              (...)
              quando tiveres uma mulher ou namorada tu aí é que vais ver. ainda ontem a minha mulher ficou zangada comigo e estive a ouvi-la a "ralhar" na cama até quase às 2h por eu ter dito que ela gastava demasiado em coisas que não fazem muita falta. quem me mandou a mim abrir a boca!!! (...)
              Ei! Não metas tudo no mesmo saco!

              Comentário


                Faz-me imensa confusão como é que se generaliza esta questão.

                Poupar, ganhar, gastar são tudo conceitos integrados na felicidade de cada um, que é uma coisa totalmente subjectiva. 500 euros podem fazer de mim um gajo feliz, tal como 50000 podem não conseguir fazer o mesmo com o meu vizinho do lado. Posso ter prazer em gastar 500 euros num telemóvel, como há quem ache absurdo gastar mais do que 50.

                Há pessoas que acham absurdo fazer-se cortes apenas com o intuito de poupar, ao passo que outros não conseguem viver sem fazer grandes poupanças. São formas diferentes de ver as coisas e nenhuma delas é mais certa que a outra. O que interessa é que as pessoas sejam realmente felizes com aquele que têm e fazem.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Faz-me imensa confusão como é que se generaliza esta questão.

                  Poupar, ganhar, gastar são tudo conceitos integrados na felicidade de cada um, que é uma coisa totalmente subjectiva. 500 euros podem fazer de mim um gajo feliz, tal como 50000 podem não conseguir fazer o mesmo com o meu vizinho do lado. Posso ter prazer em gastar 500 euros num telemóvel, como há quem ache absurdo gastar mais do que 50.

                  Há pessoas que acham absurdo fazer-se cortes apenas com o intuito de poupar, ao passo que outros não conseguem viver sem fazer grandes poupanças. São formas diferentes de ver as coisas e nenhuma delas é mais certa que a outra. O que interessa é que as pessoas sejam realmente felizes com aquele que têm e fazem.
                  Deve ser por isso que estamos no estado actual e que há de novo uma "corrida" às poupanças. Realizar uma poupança em nada contradiz o que disseste.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Ei! Não metas tudo no mesmo saco!
                    tens razão, mas a maioria assim que apanha o cartão de crédito do marido...


                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Faz-me imensa confusão como é que se generaliza esta questão.

                    Poupar, ganhar, gastar são tudo conceitos integrados na felicidade de cada um, que é uma coisa totalmente subjectiva. 500 euros podem fazer de mim um gajo feliz, tal como 50000 podem não conseguir fazer o mesmo com o meu vizinho do lado. Posso ter prazer em gastar 500 euros num telemóvel, como há quem ache absurdo gastar mais do que 50.

                    Há pessoas que acham absurdo fazer-se cortes apenas com o intuito de poupar, ao passo que outros não conseguem viver sem fazer grandes poupanças. São formas diferentes de ver as coisas e nenhuma delas é mais certa que a outra. O que interessa é que as pessoas sejam realmente felizes com aquele que têm e fazem.
                    tens razão no que dizes, não deixas de a ter, no entanto, deve saber-se conseguir gastar numas e poupar noutras, de forma a equilibrar aquilo que temos e que dispomos no momento. cada um gasta como quer, mas atenção que na maior parte dos casos acaba por se gastar aquilo que se tem e aquilo QUE SE PENSA VIR A TER, ou seja, aquilo que se pode gastar e aquilo que não se tem, mas que portventura conseguirá amealhar para pagar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      tens razão, mas a maioria assim que apanha o cartão de crédito do marido... (...)
                      Lá estás tu a meter tudo no mesmo saco. Gosto tanto, mas tanto de generalizações!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        Ei! Não metas tudo no mesmo saco!
                        Concordo Cadito, cada uma é diferente

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          Faz-me imensa confusão como é que se generaliza esta questão.

                          Poupar, ganhar, gastar são tudo conceitos integrados na felicidade de cada um, que é uma coisa totalmente subjectiva. 500 euros podem fazer de mim um gajo feliz, tal como 50000 podem não conseguir fazer o mesmo com o meu vizinho do lado. Posso ter prazer em gastar 500 euros num telemóvel, como há quem ache absurdo gastar mais do que 50.

                          Há pessoas que acham absurdo fazer-se cortes apenas com o intuito de poupar, ao passo que outros não conseguem viver sem fazer grandes poupanças. São formas diferentes de ver as coisas e nenhuma delas é mais certa que a outra. O que interessa é que as pessoas sejam realmente felizes com aquele que têm e fazem.
                          Sem duvida, aliás para mim gastar 50€ num telemovel já me deixa triste!

                          Comentário


                            A teoria económica já se debruçou muito sobre este assunto, pelo que não vale a pena estar a inventar a roda. Sem entrar em grandes pormenores de poupança vs maximização da utilidade, etc, conceitos de Microeconomia que sinceramente já nem domino, eu proporia uma coisa simples:

                            O volume óptimo de poupança (S0) será o volume que permita cobrir os Gastos médios mensais (Gmm) durante um período de tempo, que pode ser a duração média do desemprego (Dmd), devidamente compensado pelo valor do subsídio de desemprego mensal (Smd). Eu acrescentaria ainda uma folga de 10% aos Gmm, para acautelar qualquer imprevisto (médico, reparações em casa, etc).

                            Assim,
                            (1+0,1)Gmm=S0/Dmd + Smd

                            Ou seja, S0 (Poupança óptima) = Dmd (1,1*Gmm - Smd)

                            Exemplo:
                            Gastos médios mensais (Gmm) = 1000
                            Duração média do desemprego (Dmd) em meses = 18
                            Subísido mensal do desemprego (Smd) = 700

                            Temos S0=7200 euros.

                            A duração média de desemprego deve ter em conta a idade e o sector de actividade da pessoa.
                            O subsídio de desemprego deve ser uma média mensal. Quer dizer, se o subsídio de desemprego for de 1000 euros, por hipótese, e a duração média de desemprego for de 24 meses, mas o subsídio cessar ao fim de 18 meses, então deve considerar-se um Smd= (1000*18/24) = 750€.

                            P.S. Os meus colegas economistas que eventualmente leiam isto que me desculpem a simplicidade, mas parece-me que este "modelo" é suficientemente simples para ser realmente útil para todos.
                            Editado pela última vez por Axxantis; 03 January 2012, 13:23.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              Deve ser por isso que estamos no estado actual e que há de novo uma "corrida" às poupanças. Realizar uma poupança em nada contradiz o que disseste.
                              Como em tudo, tem de haver um ponto de equilíbrio. Não falo em andar a gastar mais do que se ganha, nem andar a pedir créditos que não se pode pagar. Falo apenas em tentar que cada de nós tem formas diferentes de viver a vida.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                isto é num mundo perfeito!
                                é completamente utópico para a esmagadora maioria
                                Uma boa poupança será à volta desse valor, mas é uma boa poupança. Como tal, difícil de alcançar.

                                Comentário


                                  Axxantis,

                                  muito bonito, mas pouco aderente à realidade, as estatísticas são úteis mas perigosas, aliás os economistas são exímios a explicar os fenómenos económicos mas é à posterióri.

                                  Se não vejamos:

                                  Duração média do desemprego - o que é isto ? num cenário como o actual com o desemprego em forte cescimento este indicador tem algum sentido ? existe sequer por sector ? consegue aplicar-se ?

                                  Subsidio de Desemprego - Apesar de previsível também está em mutação não só no valor que representa (% do vencimento) como no período.

                                  Há ainda a ter em conta que para muitos pode não ser um dado adquirido o subsídio de desemprego, despedimentos por justa causa acontecem. Já agora não consideraste a indeminização ?

                                  Gastos médios mensais - manter-se-ão num cenário de desemprego ? não é natural que baixem ? não se despede a empregada ? poupa-se nas deslocações, etc. ?

                                  No fundo todo o modelo está preso por fios, permite ter uma ideia mas é muito generalista, demasiado !!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Uma boa poupança será à volta desse valor, mas é uma boa poupança. Como tal, difícil de alcançar.
                                    eu percebi, mas fora do alcance da maioria das famílias.
                                    eu nos últimos 6/7 anos poupei a um rácio superior ao que indicas, mas tive anos extraordinariamente favoráveis em termos de rendimento, o que não aconteceu tanto em 2011 e o que definitivamente NÃO vai acontecer em 2012, por isso sem grandes dramas estou a ajustar os gastos para manter os racios de poupança.
                                    A primeira medida foi adiar por tempo indeterminado a troca do carro da maria

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Isso na minha óptica é poupar, conheço algumas pessoas que são incapazes de comprar um carro a pronto, porque simplesmente consomem todos os seus rendimentos em gastos correntes.

                                      Muitas vezes nesses casos mesmo quando há um bom aumento de rendimentos (promoção ou mudança de emprego) o acréscimo, vamos supor 20 ou 30%, é totalmente gasto numa reformulação dos gastos em alta
                                      claro que é poupar, mas é poupar para gastar.
                                      o meu objectivo de poupança seria manter em paralelo uma poupança com saldo sempre em crescendo e receber juros anuais para pagar umas boas férias ou um iphone, ou complemento de reforma, ou etc., conforme a vontade de cada um, e não precisar de mexer nessa poupança salvo os casos de excepção (desemprego, doença) que falaram aqui. e eu, mesmo tendo um ordenado um pouco acima da média nacional, a verdade é que não consigo fazer isso, o que é muito desanimador.

                                      claro que nem conseguir fazer isto ainda é mais triste.. mas o que quero dizer é que nem mesmo as pessoas que ganham um pouco acima da média conseguem ter grandes ambições neste momento.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Axxantis,

                                        muito bonito, mas pouco aderente à realidade, as estatísticas são úteis mas perigosas, aliás os economistas são exímios a explicar os fenómenos económicos mas é à posterióri.

                                        Se não vejamos:

                                        Duração média do desemprego - o que é isto ? num cenário como o actual com o desemprego em forte cescimento este indicador tem algum sentido ? existe sequer por sector ? consegue aplicar-se ?

                                        Subsidio de Desemprego - Apesar de previsível também está em mutação não só no valor que representa (% do vencimento) como no período.

                                        Há ainda a ter em conta que para muitos pode não ser um dado adquirido o subsídio de desemprego, despedimentos por justa causa acontecem. Já agora não consideraste a indeminização ?

                                        Gastos médios mensais - manter-se-ão num cenário de desemprego ? não é natural que baixem ? não se despede a empregada ? poupa-se nas deslocações, etc. ?

                                        No fundo todo o modelo está preso por fios, permite ter uma ideia mas é muito generalista, demasiado !!
                                        o tópico do desemprego é interessante e concordo com o que referes, falar no desemprego na generalidade é apenas um indicador macro, teremos de considerar sector a sector, pois há ainda sectores (ou sub sectores) de pleno emprego, poucos mas há.

                                        Comentário


                                          Eu por acaso sou uma pessoa que tem de ter uma poupança. Não consigo olhar para a conta e ver a "zeros".

                                          De resto nunca consegui calcular a minha verdadeira poupança, porque passei 5 anos a RV e a receber quando calha (apesar de receber bem!) e agora com ordenado fixo continuo a ter a maioria dos meus rendimentos fruto dos RV.

                                          Quanto a gastos, quando pagava casa não pagava carro, agora pago carro e não pago casa!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Axxantis,

                                            muito bonito, mas pouco aderente à realidade, as estatísticas são úteis mas perigosas, aliás os economistas são exímios a explicar os fenómenos económicos mas é à posterióri.

                                            Se não vejamos:

                                            Duração média do desemprego - o que é isto ? num cenário como o actual com o desemprego em forte cescimento este indicador tem algum sentido ? existe sequer por sector ? consegue aplicar-se ?

                                            Subsidio de Desemprego - Apesar de previsível também está em mutação não só no valor que representa (% do vencimento) como no período.

                                            Há ainda a ter em conta que para muitos pode não ser um dado adquirido o subsídio de desemprego, despedimentos por justa causa acontecem. Já agora não consideraste a indeminização ?

                                            Gastos médios mensais - manter-se-ão num cenário de desemprego ? não é natural que baixem ? não se despede a empregada ? poupa-se nas deslocações, etc. ?

                                            No fundo todo o modelo está preso por fios, permite ter uma ideia mas é muito generalista, demasiado !!
                                            Um modelo é um modelo. É uma aproximação à realidade que sublinha as variáveis mais importantes e ignora, por dever se simplificação e praticabilidade de análise, as variáveis espúrias, as variáveis incontroláveis, as variáveis sem correlação com o fenómeno, etc.
                                            Mas, ainda assim, é uma abordagem sistematizada, centra atenção nos factores chave, e é sempre uma melhor abordagem ao fenómeno do que simplesmente tirar uns números da cartola sem sustentação teórica nenhuma.
                                            Não sendo perfeito, é uma ferramenta melhor do que não ter ferramenta nenhuma. Logo, discordo em absoluto da tua opinião.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                              A poupança deve permitir liquidez fácil a curto/médio prazo. O investimento é um meio natural de rentabilizar as poupanças.

                                              Os DP são formas de ter liquidez imediata, sem risco. Mas tendo 50k não necessita de ter tudo em DP. Poderá ter o correspondente a despesas de 1/2 anos em DP e o restante em aplicações mais "maduras" de 2 ou mais anos, que possam ser mais rentáveis. É uma questão de gestão.
                                              Caro,

                                              Não estou a par de quanto demorará a ser atendido o pedido de hipoteca duma habitação, mas creio que não invalidará essa permissa, nem tão pouco p.e. o investimento em bolsa, em que em menos de 5 dias úteis após a venda tem o dinheiro e respectivas mais-valias na conta pessoal.

                                              Não entendo é por que motivo, maioritariamente, não se leva também em conta o crédito bancário para optimizar essa dita rentabilidade.

                                              O risco é muito relativo, se investir num qualquer mercado com algumas, poucas, precauções o risco adjacente é reduzido a uma, quase, nulidade [salvo seja].

                                              Sou a favor de ter apenas uma pequeníssima parcela, ou nada, do total em depósitos a prazo ou semelhantes.

                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                              Uma boa poupança?

                                              Viver com o que se tem mas tendo dinheiro suficiente para o dia-a-dia e para aproveitar as coisas boas da vida!
                                              Ensinamento de vida imprescindivel no que á poupança e felicidade pessoal diz respeito e totalmente menosprezado pela maioria! ; )

                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Muitas vezes nesses casos mesmo quando há um bom aumento de rendimentos (promoção ou mudança de emprego) o acréscimo, vamos supor 20 ou 30%, é totalmente gasto numa reformulação dos gastos em alta
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Também conheço pessoas assim. Já mais do que duplicaram o primeiro salário e continuam a chegar ao final do mês lisas! Nestes casos, se querem ter algo tem de ser a crédito, pois não são capazes de poupar de outra maneira.
                                              Isso não é mais que a senda do borrego, nome dado, a tal atitude perante o dinheiro levada a cabo por muitos, no capítulo 4 de 'O que os ricos sabem e não contam'.
                                              Cumprimentos.
                                              Editado pela última vez por NMello; 03 January 2012, 15:02.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Não consigo olhar para a conta e ver a "zeros".
                                                Depende de que lado eles estejam [eu percebi a ideia].
                                                Cumprimentos.
                                                Editado pela última vez por NMello; 03 January 2012, 14:06.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                  Um modelo é um modelo. É uma aproximação à realidade que sublinha as variáveis mais importantes e ignora, por dever se simplificação e praticabilidade de análise, as variáveis espúrias, as variáveis incontroláveis, as variáveis sem correlação com o fenómeno, etc.
                                                  Mas, ainda assim, é uma abordagem sistematizada, centra atenção nos factores chave, e é sempre uma melhor abordagem ao fenómeno do que simplesmente tirar uns números da cartola sem sustentação teórica nenhuma.
                                                  Não sendo perfeito, é uma ferramenta melhor do que não ter ferramenta nenhuma. Logo, discordo em absoluto da tua opinião.
                                                  Podemos considerá-lo um ponto de partida, embora se leres o tópico percebas que o racional da generalidade em relação a uma boa poupança andava próximo, mas o modelo tem que ser muito adaptado para servir cada caso.

                                                  Como referi algumas das variáveis que entram no modelo não existem ou não estão facilmente disponíveis.

                                                  Qual é a duração média do desemprego de um Advogado de 50 anos por exemplo ? tem subsidio de desemprego ? pois é ...... responde lá

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Podemos considerá-lo um ponto de partida, embora se leres o tópico percebas que o racional da generalidade em relação a uma boa poupança andava próximo, mas tem que ser muito adaptado para servir cada caso.

                                                    Como referi algumas das variáveis que entram no modelo não existem ou não estão facilmente disponíveis.

                                                    Qual é a duração média do desemprego de um Advogado de 50 anos por exemplo ? tem subsidio de desemprego ? pois é ...... responde lá
                                                    Sinceramente, nem me devia dar a esse trabalho, porque se nota claramente que, ou não sabes ler e utilizar o modelo, ou não queres fazê-lo só porque estás no contra (inclino-me mais para a segunda).
                                                    A duração média do desemprego de um advogado de 50 anos é aquela que o advogado de 50 anos, que está no meio, calcula que seja. Suponho que deva recorrer aos dados disponíveis na Ordem, e tem sempre INE, BdP e Eurostat, se quiser.
                                                    Se não tiver subsídio de desemprego, a resposta é tão simples que nem me darei ao trabalho de a colocar.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      eu com 23 não, mas com 24 tinha 16 mil a ganhar um pouco mais que tu. como tu deste o exemplo, em despesas podemos poupar muito e não deixar de ter alguns luxos de vez em quando, comprar umas quantas roupas nos saldos ou fazer uma atividade que implique um pouco mais de dinheiro. se o gerirmos, ele dura e estica. o problema são mesmo as nossas namoradas/mulheres.
                                                      Não sei onde vocês vão buscar estas coisas, sinceramente...

                                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                      Elas não percebem o conceito de poupar .

                                                      Estou a brincar
                                                      Ah, acho bem!

                                                      Quanto ao tema do tópico, uma boa poupança depende de cada um, do estilo de vida, das responsabilidades, etc.
                                                      No meu caso, como me mudei agora para uma casa com o namorado, vamos ver o que se consegue poupar, mas ainda vamos conseguir poupar uns bons cobres.
                                                      Não nos vamos privar de fazer a nossa vida (nunca fomos grandes gastadores) com a saída habitual ao fim de semana, até porque é raríssimo gastarmos mais de €5 por noite.
                                                      Sessões de cinema semanais porque ganhamos muitos bilhetes para ante-estreias, aproveitar promoções, etc.

                                                      Considerando que num ano de trabalho, consegui poupar 66% do que recebi, acho que não está mau, mesmo considerando que estava em casa do pai, com despesas de transportes, férias no verão e equipar a casa nova.
                                                      Editado pela última vez por Ginie; 03 January 2012, 14:33.

                                                      Comentário


                                                        Não esquecer tb que em caso de desemprego, geralmente as pessoas reduzem tb as despesas fixas tais como almoços, lavandaria, roupa e outras despesas decorrentes da actividade profissional.
                                                        O problema é mais quando aparecem problemas de saude que significam quase sempre aumento de despesa. Aí sim o esquema do Axxantis deixa de valer.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Não esquecer tb que em caso de desemprego, geralmente as pessoas reduzem tb as despesas fixas tais como almoços, lavandaria, roupa e outras despesas decorrentes da actividade profissional.
                                                          O problema é mais quando aparecem problemas de saude que significam quase sempre aumento de despesa. Aí sim o esquema do Axxantis deixa de valer.
                                                          Aham, eu previ no modelo uma margem de segurança de 10% por mês para despesas imprevisíveis!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                            Sinceramente, nem me devia dar a esse trabalho, porque se nota claramente que, ou não sabes ler e utilizar o modelo, ou não queres fazê-lo só porque estás no contra (inclino-me mais para a segunda).
                                                            A duração média do desemprego de um advogado de 50 anos é aquela que o advogado de 50 anos, que está no meio, calcula que seja. Suponho que deva recorrer aos dados disponíveis na Ordem, e tem sempre INE, BdP e Eurostat, se quiser.
                                                            Se não tiver subsídio de desemprego, a resposta é tão simples que nem me darei ao trabalho de a colocar.
                                                            Quer dizer apresentas um modelo e quando alguém o desafia começas a amuar ? em vez de o defender ? desculpa qualquer coisinha, mas esse principio do "quem não concorda comigo está contra mim" é um bocadinho básico.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                              Quer dizer apresentas um modelo e quando alguém o desafia começas a amuar ? em vez de o defender ? desculpa qualquer coisinha, mas esse principio do "quem não concorda comigo está contra mim" é um bocadinho básico.
                                                              Mas eu não amuei, V7! Simplesmente não me parece que as tuas objecções necessitem de grande defesa, porque não atacam a consistência do modelo. Tu questionas, isso sim, os valores possíveis das variáveis. Mas isso não é um problema do modelo, mas sim de cada caso em concreto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X