Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Por Alcântara





    Comentário


      Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
      Foi isso. Não entendo como um atropelamento sem vítimas mortais causa um atraso de 4h...
      Havia pessoal que ia para apanhar avião em Lisboa e lixou-se.
      Deve ter sido a GNR, esteve a tirar as medidas às faixas... o comboio na volta podia ter-se desviado.

      Humor negro, peço desculpa.


      Edd

      Comentário


        Metalking essa composição estava parada ? E se sim, à espera de uma 1400 nao?

        Porque essa loco aí n pode andar com essa catenária.

        Comentário


          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Metalking essa composição estava parada ? E se sim, à espera de uma 1400 nao?

          Porque essa loco aí n pode andar com essa catenária.
          É uma exposição que ta aberta até domingo. Podes visitar as carruagens.

          Sim foi uma 1400 que lá foi levar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Metalking essa composição estava parada ? E se sim, à espera de uma 1400 nao?

            Porque essa loco aí n pode andar com essa catenária.
            O nmyguel já respondeu.

            Comentário


              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
              Por Alcântara





              Na passagem por Coimbra



              Comentário


                Isso do PTG em Coimbra não é a mesma coisa dessa composição que tá em Alcântara.

                Comentário


                  Então estive a ver em alguns sites, os salários dos maquinistas começam nos 860 / 900 brutos e os dos revisores 830/860 ??

                  Só ao fim de 20 anos um maquinista ( actualmente com 20 anos serviço ) chega aos 2000 euros brutos?

                  Whaaaat....

                  Comentário


                    Alguem faz ideia se os 1000 e tal CV das 3150 / 3250 são um problema para atingir os 90 km/h especialmente no sentido Lisboa-Cascais?

                    Dá ideia que nas ligeiras subidas a velocidade começa a descer mas sem se ouvir o motor a retirar força.
                    É como os carros, mantem-se com 1 barulho que se nota que a carga de pedal se mantem mas vai ficando mais fraco.

                    Comentário


                      Não sei porquê mas vamos ter aqui mais uma discussão por décadas

                      Plano Ferroviário chumbado: "A nossa indústria exportadora ficará em risco" | Watch (msn.com)

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                        Não sei porquê mas vamos ter aqui mais uma discussão por décadas

                        Plano Ferroviário chumbado: "A nossa indústria exportadora ficará em risco" | Watch (msn.com)
                        A solução foi durante décadas criar só alcatrão e camiões.
                        O resultado está à vista.

                        Comentário


                          Finalmente vão suprimir a passagem de nível no Sabugo.




                          Comentário


                            CP: Comboios Parados - a greve “contra os trabalhadores” numa empresa que é uma “vergonha nacional”

                            Comentário


                              Ja passei aí algumas vezes e deu calafrios 🙂

                              Comentário


                                Ja agora, ontem vi mais uns quantos a atravessar a linha de comboio a pé, fora da estação inclusive.

                                Ora bom, o limite ali é 220 km/h e por mim, epah, se eles se querem arriscar por deliberadamente correr..... riscos, por mim tudo bem.

                                Agora o stress é mesmo o trauma que causam aos maquinistas e os atrasos na circulação, para os passageiros.

                                Comentário


                                  Pensei que o tópico estava cá em cima por causa do acidente na linha de Vendas Novas, felizmente sem vítimas mortais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                    Pensei que o tópico estava cá em cima por causa do acidente na linha de Vendas Novas, felizmente sem vítimas mortais.
                                    Ainda ficou bem torta a 5600, a moto4 era forte.

                                    Comentário


                                      Comentário


                                        Estas greves foram decretadas por uma plataforma de sindicatos composta pela ASCEF - Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária; o SINFB - Sindicato Nacional dos Ferroviários Braçais e Afins; o SINFA - Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins; o FENTECOP - Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Publicas; o SIOFA - Sindicato Independente dos Operários Ferroviários e afins; a ASSIFECO - Associação Sindical Independente dos Ferroviários de Carreira Comercial e os STF - Serviços Técnicos Ferroviários.

                                        Também o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) está em greve durante todo o mês de abril, face à "atitude de desconsideração" de que acusa a empresa.
                                        Suprimidos 60 comboios até às 8h devido à greve na CP

                                        ​Não á unicidade sindical , porra que bordel corporativista obsoleto a cheirar a PREC, é para derreter a ferrovia, no mínimo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

                                          Suprimidos 60 comboios até às 8h devido à greve na CP

                                          ​Não á unicidade sindical , porra que bordel corporativista obsoleto a cheirar a PREC, é para derreter a ferrovia, no mínimo.
                                          Perfeitamente expectáveis as greves na CP.

                                          Comentário


                                            Oh, o governo também não abre espaço ao diálogo...

                                            É certo que já sabemos ao que os 500 sindicatos da CP/IP andam, mas a verdade é que se não forem os próprios trabalhadores a protestar, ng quer saber.

                                            O que importa é que quando há algum acidente, a IP reponha logo a linha em funcionamento e a CP o material, e que nunca haja atrasos, etc, com a devida responsabilidade MAS ng se lembra deles, a malta quer é sentar-se no comboio e chegar ao destino, pouco importa se quem lá trabalha tem a vida cada vez mais dificil.

                                            Comentário


                                            • TURBO
                                              TURBO commented
                                              Editing a comment
                                              Andas a soldo?, que post bafiento e parcial, a ironia é que os ditos lobbies estiveram calados aquando da gerigonça, coincidencias sociais do arco d' velha.

                                            image.png
                                            image.png
                                            Capa do @Publico de 6 de Julho de 1999 e a capa 7779 dias depois.

                                            vs


                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                                              "Estamos ao nível da Roménia e da Bulgária, que é um nível baixíssimo", rematou.

                                              De quem é a responsabilidade do desinvestimento na ferrovia? "Dos sucessivos governos", respondeu Nogueira, que lamentou as sucessivas mudanças na companhia. "Não se pode andar no faz e desfaz. A CP não é uma empresa, é uma organização indefinida. Porque tem um acionista que muda de acordo com o ciclo político, o que é bom, porque estamos em democracia, mas esses ciclos políticos alteram profundamente a estratégia da CP", considerou.
                                              Ex-presidente da CP: “Na ferrovia estamos ao nível da Roménia e da Bulgária"

                                              Comentário


                                                Ouvir o último episódio do podcast "Sobre Carris" com o vice-presidente do Conselho de Administração da IP é um grande "abre-olhos" sobre a enorme complexidade que qualquer projecto na Ferrovia implica...

                                                Impressionante a quantidade de procedimentos e de entidades envolvidas...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                  Ouvir o último episódio do podcast "Sobre Carris" com o vice-presidente do Conselho de Administração da IP é um grande "abre-olhos" sobre a enorme complexidade que qualquer projecto na Ferrovia implica...

                                                  Impressionante a quantidade de procedimentos e de entidades envolvidas...
                                                  E um dos problemas começa logo na IP...

                                                  Quando há meses e anos que estações têm paineis informativos avariados, como podemos ter esperança em novas linhas?
                                                  Que as há, mas caraças.

                                                  E depois a IP gere demasiada coisa.

                                                  A CP é que devia ter mantido a gestão da infra, mas decidiu-se criar a refer...pois...depois IP, enfim, que até gere estradas.

                                                  Mudam-se nomes e tachos mas convinha era tudo funcionar bem e na mesma direcção..

                                                  Comentário


                                                    4 DIAS DE PARALISAÇÃO TOTAL

                                                    Os comboios estiveram totalmente parados, por quatro vezes este ano, a 4 e 5 de janeiro, a 9 de fevereiro e a 6 de abril, ainda que com serviços mínimos (exceto a 9 de fevereiro, dia em que não foram decretados serviços mínimos). Mas houve largos períodos com greve ao trabalho suplementar que levaram à supressão de vários comboios por dia.

                                                    No total este ano houve greve ao trabalho suplementar na CP entre os dias 3 e 8 de janeiro, com paralisação total nos dias 4 e 5 desse mês; entre 8 e 21 de fevereiro na CP, com paralisação total a 9 desse mês (nesse dia, aos trabalhadores da CP juntaram-se os da IP); nos dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2023 (na CP); no dia 28 de fevereiro e 2 de março de 2023 (na CP e na IP); entre 9 e 18 de março na CP; e entre 1 e 30 de abril na CP, com paralisação total a 6 de abril (nesse dia os trabalhadores da IP juntaram-se aos trabalhadores da CP).
                                                    Já houve 64 dias com comboios parados em 2023. E as greves podem voltar em maio

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                      A CP é que devia ter mantido a gestão da infra, mas decidiu-se criar a refer...pois...depois IP, enfim, que até gere estradas.
                                                      Engano teu. A estrtura deveria ser sempre do Estado, tal como a REN nunca deveria ter saído do Estado ou a rede de telecomunicações que caiu na mão da PT.

                                                      Depois era só alugar a quem oferecesse melhores condições ao público ou a quem quisesse operar.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                                        Engano teu. A estrtura deveria ser sempre do Estado, tal como a REN nunca deveria ter saído do Estado ou a rede de telecomunicações que caiu na mão da PT.

                                                        Depois era só alugar a quem oferecesse melhores condições ao público ou a quem quisesse operar.
                                                        Certo mas n tou a dizer o contrário.
                                                        Só digo é que dentro do estado a gestão e politica podia ser mt melhor.

                                                        Sabemos bem qual a intenção sempre que se cria 1 entidade nova....

                                                        Comentário


                                                          Gente ignara, a armar-se em nórdica, quer transformar a ferrovia num modo de transporte. Grande erro que desdenha a tradição lusa e o valor acrescentado daquilo a que se chamam hoje “experiências”.

                                                          Agora que as greves fazem sumir os comboios, sem fazerem sumir os passageiros, vem-me à memória a reflexão de uma reputada especialista em transportes:

                                                          “A CP é uma empresa fantástica, só não gosta de transportar passageiros. Sem passageiros a CP seria ainda melhor.” Esta sábia observação vale para a CP do presente e temo que valha para a do futuro, considerando a capacidade dos comboios portugueses para circularem hoje (quando circulam…) à mesma velocidade praticada nos anos sessenta do século passado.

                                                          Em Portugal, onde não há TGV, o acrónimo deve corresponder, para efeitos de transporte, a Two Guys & a Van.

                                                          Não havendo comboio resta-nos a memória do que houve. Recordo com saudade uma instituição já desaparecida, o comboio correio, na versão sulista. Pluralista no modo de transporte começava de barco, largando amarras da estação Sul e Sueste, navegando sem pressas o cachão do Tejo. Partia do Barreiro uma composição com ambulância postal e umas três carruagens de passageiros, sempre depois das 22.40, se possível muito depois, porque o horário era lido pela CP como os semáforos em Nápoles, uma sugestão, nunca uma prescrição.

                                                          E chegava a Faro com o sol bem nascido, puxado pela velha e pesada locomotiva da série 1500, seguindo o comboio, gabando-se de ser “nocturno”, até Vila Real de Santo António, abrandando ao aproximar-se de certas estações e cuspindo uma saca de correio.

                                                          O “correio” aventurava-se pelo país real por linhas entretanto dadas ao pasto. Os passageiros tinham uma oportunidade cinematográfica, infelizmente nunca mostrada a Sergio Leone: deslizando pela planura alentejana o comboio parava, de madrugada, no meio de sítio nenhum, encostado a um alpendre, um depósito de água e um aerogerador, como então existiam, castanhos de ferrugem e rangendo, a chamar um tema de Enio Morricone.

                                                          O revisor, conhecedor do sono solto dos passageiros com ligação para Évora e que poderiam só acordar em Beja, berrava pelos corredores, abrindo a gritos cada um dos compartimentos: “CASA BRANCA!” Vitimizado, ainda hoje as 3 primeiras associações que faço quando ouço o topónimo “Casa Branca” obrigam a um enterrar da cabeça entre os ombros, para me proteger dos decibéis recordados.

                                                          Para os mais corajosos havia o comboio azul, entre Campanhã e Vila Real de Santo António, com a vantagem clubística inexcedível de não passar por Lisboa, atravessando o Tejo em Setil, tomando a linha de Vendas Novas (“CASA BRANCA” revisited) e seguindo pela linha do Alentejo até à Funcheira.

                                                          Os comboios de então mitigavam, tant bien que mal, alguns efeitos das alterações climáticas. A falta de ar condicionado era sublinhada pelas janelas avariadas e que se recusavam a abrir. Por vezes outras avarias, agora no aquecimento, permitiam, com o mesmo bloqueado no máximo, uma sauna portuguesa, numa carruagem da Sorefame de aço inox canelado, em Julho, circulando por Ermidas-Sado, pelas 3 da tarde.

                                                          Antes da inclusão da restauração lusitana no Guia Michelin o “bar” do comboio Sotavento era por vezes improvisado num dos compartimentos da 2ª classe, com um alguidar com gelo e sandes embrulhadas na hora, tudo na cauda da composição para fugir à tosse negra da locomotiva da série 1800.

                                                          À sexta-feira os militares, praticantes das relações MFA-povo e conhecedores da sobrelotação do comboio, entravam pela janela, primeiro a mochila e depois o corpo. Um militar escondia sempre meio pelotão. Era uma versão grandiosa, em cinemascope 3D, do concurso “quantos cabem dentro de um Mini” do Passeio dos Alegres.
                                                          O comboio, de memória

                                                          ​Muito bem retratado.

                                                          Comentário


                                                            Entretanto no outro lado da Europa..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X