Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
    não existe distinção entre "passar e ultrapassar" a não ser na tua cabeça
    o que fazes é ilegal e é ilegal porque é PERIGOSO.


    Já vêm há muito tempo de série em TODOS os carros.

    Sabes para que servem?

    Vá lá, eu dou uma ajuda: não é para comporem o penteado.

    Comentário


      #92
      Este assunto é tipo pescadinha de rabo na boca, ou seja, se algum condutor estiver a cometer uma infracção, por má localização na faixa de rodagem ideal, os outros condutores vão ter quase de certeza de prevaricar para o ultrapassar.

      No caso de ir um "empata" a 80km/h na faixa da esquerda e quem vem da faixa da direita não o puder ultrapassar para não transgredir. Se todos os condutores respeitassem escrupulosamente o código neste aspecto nunca existiriam dúvidas, pois nenhum condutor levava outro a cometer uma infracção.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Otto Ver Post
        Este assunto é tipo pescadinha de rabo na boca, ou seja, se algum condutor estiver a cometer uma infracção, por má localização na faixa de rodagem ideal, os outros condutores vão ter quase de certeza de prevaricar para o ultrapassar.

        No caso de ir um "empata" a 80km/h na faixa da esquerda e quem vem da faixa da direita não o puder ultrapassar para não transgredir. Se todos os condutores respeitassem escrupulosamente o código neste aspecto nunca existiriam dúvidas, pois nenhum condutor levava outro a cometer uma infracção.
        ca esta alguem que consegue ver para alem das 2 paginas famosas do codigo da estrada.

        Comentário


          #94
          Já agora a lei não diz que podemos mandar uma bazoocada aos gajos que vão na faixa do meio?
          Detesto quando vão kilometros no meio, sem ninguém atrás nem á frente, depois chego junto a eles e tenho de ir tudo para a esquerda para os passar e lá continuam todos contentes.
          O que podemos fazer? Bazookada? Deixa-los ir, e voltar para a direita? Fazer razantes para os obrigar a ir para direita? Sinais obescenos? Apitar a apontar para irem para a direita?
          Editado pela última vez por Gugavfx; 05 May 2007, 12:51. Razão: o português

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            ca esta alguem que consegue ver para alem das 2 paginas famosas do codigo da estrada.

            Já tinha dito o mesmo anteriormente...

            O Codigo da Estrada é claro, mas as situações so sucedem, porque alguem esta a circular incorrectamente, o que vai na faixa do meio em primeiro lugar...
            Nestes casos acabam por ter que ser multados os dois!

            Infelizmente há quem não perceba o que se quer dizer...

            Comentário


              #96
              A definição de ultrapassagem no código é clara.
              E se n fosse a que é, n sei como circulava na 2ª circular ou no IC19.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                A definição de ultrapassagem no código é clara.
                E se n fosse a que é, n sei como circulava na 2ª circular ou no IC19.
                Aí o trânsito é tanto, nas horas de ponta, que na maior parte dos casos não é considerado ultrapassagem...

                Comentário


                  #98
                  Nestes casos acabam por ter que ser multados os dois!
                  la esta, nalgumas destas situacoes nao deveriam ser os dois, apenas quem se esforca para nao cumprir a lei (circula na faixa do meio/esquerda)

                  um pouco da tal coisa do demonio (bom senso) ajuda a definir quais sao para multar quais nao sao. tb faz parte do codigo

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    A definição de ultrapassagem no código é clara.
                    E se n fosse a que é, n sei como circulava na 2ª circular ou no IC19.

                    O codigo é claro sim senhor...

                    Tão claro que abre excepções para vias urbanas, e vias em que o trânsito está compacto, como por exemplo, na 2ª circular e IC19

                    Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
                    Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de
                    uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado
                    ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.
                    ....o nº2 do artigo 14

                    2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
                    conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
                    depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
                    ultrapassar, parar ou estacionar.
                    ...e o 15!

                    Artigo 15.º
                    Trânsito em filas paralelas
                    1 Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os
                    veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de
                    rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um
                    dependente da marcha dos que o precedem,
                    os condutores não podem sair da
                    respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou
                    estacionar.

                    Transito e vias urbanas, são as 2 excepções do código
                    Editado pela última vez por RicardoFig; 05 May 2007, 20:28.

                    Comentário


                      Excelente explicação!

                      Guardei este tópico nos meus favoritos para mostrar a todos quando surgir esta dúvida!

                      Uma coisa... escreveste mesmo às autoridades com o nome "Dark_Sorcerer"?!?!!? E responderam-te assim?

                      Presumo que tenhas usado o teu nome verdadeiro... se não, admiro a tua coragem!

                      Comentário


                        Eh pá, mas tanta tinta gasta para uma vez mais "castigar" os que PASSAM pela direita.

                        ENTÃO MALTA, COM TANTA MENTE BRILHANTE NÃO SURGE UMA IDEIAZINHA PARA CONVENCER UM CONDUTOR MAIS INCAUTO QUE CIRCULA A 90KM/H NA FILA DO MEIO, QUE DEVE CIRCULAR PELA DIREITA?

                        Vá lá, vamos lá "atacar o boi de frente": o problema não é quem passa pela direita, é quem vai a dormir na fila do meio, OU NÃO É?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          Excelente explicação!

                          Guardei este tópico nos meus favoritos para mostrar a todos quando surgir esta dúvida!

                          Uma coisa... escreveste mesmo às autoridades com o nome "Dark_Sorcerer"?!?!!? E responderam-te assim?

                          Presumo que tenhas usado o teu nome verdadeiro... se não, admiro a tua coragem!
                          Não, escrevi o meu nome verdadeiro - fiz foi um replace ao nome ao passar para aqui! Senão acho que eles iam mas era fazer-me um "iptrace", procurar o meu carro e ver quem era este gajo com um nome tão esquisito! E com o meu Yaris era complicado fugir-lhes!

                          Comentário


                            Um aparte:

                            De: Dark_Sorcerer
                            Enviada: sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008 13:10
                            Para: dgtt@dgtt.pt; guardarepublicana@gnr.pt
                            Assunto: Ultrapassagem ou não?

                            Bom dia

                            Tenho uma dúvida muito simples:

                            Situação: Auto-estrada com duas ou três faixas

                            Sigo na via da direita com um veículo a circular na da via da esquerda/do meio a velocidade mais reduzida. Se eu continuar na minha faixa, e consequentemente o passar, corro o risco de ser multado? Ou isto não é considerada ultrapassagem?
                            Pode-me responder apontando os artigos do CE a que se refere a resposta?

                            Obrigado pela atenção.

                            Melhores cumprimentos
                            Dark_Sorcerer
                            RESPOSTA

                            Exmº. (a) Sr. (a) Exmº (a) Sr. (a)
                            Dark_Sorcerer
                            Assunto :Esclarecimento
                            Refª. S/E-mail datado de 15FEV08
                            Procº. 040.01.02/08/3ª Rep.

                            Acusamos a recepção do documento em referência, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

                            Sobre o assunto tratado no seu e-mail em referência, encarrega-me o Exmº. Tenente - General Comandante - Geral de informar V. Exª. que nos termos do artº 36º do Código da Estrada a ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda. As excepções a esta regra encontram-se vertidas no artº 37º, mas ao caso em concreto não é aplicável este artigo.

                            Com os melhores cumprimentos,
                            Luís Branco, Major
                            Sei que, mesmo assim, não vai ficar resolvido. Mas dá mais achega para a discussão, não dá?

                            P.S. Também publicado aqui.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                              Eh pá, mas tanta tinta gasta para uma vez mais "castigar" os que PASSAM pela direita.

                              ENTÃO MALTA, COM TANTA MENTE BRILHANTE NÃO SURGE UMA IDEIAZINHA PARA CONVENCER UM CONDUTOR MAIS INCAUTO QUE CIRCULA A 90KM/H NA FILA DO MEIO, QUE DEVE CIRCULAR PELA DIREITA?

                              Vá lá, vamos lá "atacar o boi de frente": o problema não é quem passa pela direita, é quem vai a dormir na fila do meio, OU NÃO É?
                              Não... o problema é quem circula pelo meio E quem "passa/ultrapassa/circula com mais velocidade/deixa os outros para trás/whatever" pela faixa da direita.

                              AMBOS estão errados.

                              Circular é pela direita e não pelo meio
                              Ultrapassar é pela esquerda, excepto com trânsito compacto ou quando quem vai na fila da esquerda vai mudar de direcção, e aí podemos ultrapassar pela direita.

                              Comentário


                                Vou na faixa da Dt, vejo um carro na faixa do meio, mudo de faixa do meio, mando uns sinais de luzes, mudo para a faixa da esquerda, começo a ultrapassar, e olho para o condutor q vai na faixa do meio e faço a cara de mau e abanar a cara como se dizesse TSH! TSH!, acabo de ultrapassar, mudo para a faixa do meio e dp par a faixa da dt. Olho para o espelho retrovisor e normalmente o condutor la muda para a faixa da dt.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                  Um aparte:



                                  RESPOSTA



                                  Sei que, mesmo assim, não vai ficar resolvido. Mas dá mais achega para a discussão, não dá?

                                  P.S. Também publicado aqui.
                                  Os homens já não devem poder aturar-te...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Não... o problema é quem circula pelo meio E quem "passa/ultrapassa/circula com mais velocidade/deixa os outros para trás/whatever" pela faixa da direita.

                                    AMBOS estão errados.

                                    Circular é pela direita e não pelo meio
                                    Ultrapassar é pela esquerda, excepto com trânsito compacto ou quando quem vai na fila da esquerda vai mudar de direcção, e aí podemos ultrapassar pela direita.


                                    Não pá:
                                    1- Já estamos todos convencidos que não se passa pela direita.

                                    2- Agora como é que:

                                    CONVENCER UM CONDUTOR MAIS INCAUTO QUE CIRCULA A 90KM/H NA FILA DO MEIO (ou da esquerda que também aparecem quando há 3 faixas, normalmente têm A4, 320d, C), QUE DEVE CIRCULAR PELA DIREITA?

                                    Ou não é este o problema?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Os homens já não devem poder aturar-te...

                                      Sabes como é.. Acho que passei de vez para a "shitlist". Ou isso ou ainda me procuram e me perguntam de caras: "Diga-me uma coisa... Tem carta?!"

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                        Não pá:
                                        1- Já estamos todos convencidos que não se passa pela direita.

                                        2- Agora como é que:

                                        CONVENCER UM CONDUTOR MAIS INCAUTO QUE CIRCULA A 90KM/H NA FILA DO MEIO (ou da esquerda que também aparecem quando há 3 faixas, normalmente têm A4, 320d, C), QUE DEVE CIRCULAR PELA DIREITA?

                                        Ou não é este o problema?
                                        Não... Isso é um problema das autoridades. O máximo que podes fazer é convencer quem conheces de que o comportamento correcto é passar pela esquerda!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                          Sabes como é.. Acho que passei de vez para a "shitlist". Ou isso ou ainda me procuram e me perguntam de caras: "Diga-me uma coisa... Tem carta?!"
                                          Se começares a apanhar muitas brigadas e sempre a encostar, não te admires...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                            Não... Isso é um problema das autoridades. O máximo que podes fazer é convencer quem conheces de que o comportamento correcto é passar pela esquerda!
                                            PALMAS para este user!!!

                                            Mas é que é MESMO (x1000) isso!!!!

                                            Comentário


                                              Pois, se toda a gente cumprisse o código ninguém precisava de passar pela direita!!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                Pois, se toda a gente cumprisse o código ninguém precisava de passar pela direita!!
                                                Como seria isto se todos cumpríssimos o código? É uma boa questão..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                  Como seria isto se todos cumpríssimos o código? É uma boa questão..
                                                  O Estado tinha que aumentar mais os impostos... não digam nada...

                                                  Comentário


                                                    Se nos mantivermos na mesma faixa não é ultrapassagem. Agora se depois passarmos para afrente dele já o é.
                                                    Basta pegar em qualquer dicionario e procurar o que diz.

                                                    Retirado da infopedia:


                                                    ultrapassagemsubstantivo feminino1.acto de ultrapassar; 2.passagem de um veículo para diante de outro veículo que marche no mesmo sentido ou para diante de qualquer obstáculo que surja na sua frente; (De ultrapassar+-agem)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por paulo.dias Ver Post
                                                      Se nos mantivermos na mesma faixa não é ultrapassagem. Agora se depois passarmos para afrente dele já o é.
                                                      Basta pegar em qualquer dicionario e procurar o que diz.

                                                      Retirado da infopedia:


                                                      ultrapassagemsubstantivo feminino1.acto de ultrapassar; 2.passagem de um veículo para diante de outro veículo que marche no mesmo sentido ou para diante de qualquer obstáculo que surja na sua frente; (De ultrapassar+-agem)


                                                      Onde é que isso diz que precisas de mudar de faixa para ultrapassar? (E já nem pego pelo CE, pego pela definição que aí deixas)

                                                      Comentário


                                                        bem eu nao vou pegar no codigo da estrada pk ele é explicito mas injusto ao mm tempo e vou falar de uma situação que me aconteceu a dias...Portanto entrei naquela via rapida que há no barreiro em dicecção a autoestrada...Eu circulava a 90 na faixa da esquerda e lá ao longe vejo um imbecil na faixa da esquerda a andar mt mais devagar que eu...(Pensei logo...vou-me rir uma beka...). Lá me aproximei mais um bocado...Não muito para minha segurança LOL...E lá começaram a aparecer carros com mais pressa que eu e que o tal imbecil...Uns nem sinal de luzes fizeram...perceberam logo que ia um imbecil na estrada e passaram pela direita...Até que vieram outros dois mais pacientes...e mantiveram-me a uns 70/80 km/h na faixa da esquerda atras do imbecil...com a faixa da direita livre...Lá eles fizeram uns 2/3 km(haja paciencia) sempre a fazer sinais de luzes colados ao rabo do imbecil...E claro ao fim de 2/3km fartaram-se ultrapassaram pela direita...Entretanto eu sai da via rapida para entrar na autoestrada que dá para a ponte...e ele continuou na via rapida na faixa da esquerda a 70/80 LOL até que deve ter entrado no Ic32 mas ai já nao estava la para me rir...

                                                        Que fazemos neste caso??Manter a velocidade atras dele a 70/80 durante no minimo 2/3 km?Imaginemos se todos tivessem ficado a espera que ele encostasse para a direita...Acho que tavam lá todos ainda na beirma a fazer uma lanxarada (tambem ilegal na beirma lol)

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post


                                                          Onde é que isso diz que precisas de mudar de faixa para ultrapassar? (E já nem pego pelo CE, pego pela definição que aí deixas)

                                                          Não sou nenhum Prof. Dr. de português mas penso que é o que aqui está escrito

                                                          passagem de um veículo para diante de outro veículo que marche no mesmo sentido ou para diante de qualquer obstáculo que surja na sua frente

                                                          Se me mantiver na mesma faixa não lhe passo para diante.
                                                          Para diante quer dizer por me a frente. Como não me vou por a frente dele logo não é ultrapassagem.

                                                          Comentário


                                                            tá bem tá então nas corridas de atletismo ganham todos porque não vão à frente uns dos outros, é cada um em sua pista

                                                            o código é claro na sua definição de que isto é de facto proibido. se não consegues perceber isso... epá temos pena. não me vou por a explicar outra vez. lê o código (com olhos de ver) e vê se aprendes alguma coisa.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                              tá bem tá então nas corridas de atletismo ganham todos porque não vão à frente uns dos outros, é cada um em sua pista

                                                              o código é claro na sua definição de que isto é de facto proibido. se não consegues perceber isso... epá temos pena. não me vou por a explicar outra vez. lê o código (com olhos de ver) e vê se aprendes alguma coisa.
                                                              Por acaso, também me lembrei dessa!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X