Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassagem Pela Direita

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ultrapassagem Pela Direita

    Meus Caros tenho aqui uma dúvida...

    Imaginem uma situação "normalíssima", acontece muito frequentemente nos dias de hoje, vão numa auto-estrada praticamente vazia, e há um chico-espertismo de alguns que gostam de ir no meio, mesmo só porque sim. Torna-se chato fazer uma ultrapassagem legal e atravessar todas as faixas da AE para ultrapassar e voltar à direita.
    Nós que fazemos? Ou ultrapassamos pela direita ou fazemos zigue zague pa fazer à frente do dito carro que gosta de ser o meio das atenções e por vezes obriga gente a abrandar marcha porque o senhor ou senhora nao se quer desviar e nos temos um carro à frente mais lento que nós mas mais rapido que o que está à sua esquerda e ficamos ali empancados.

    A minha dúvida é... o outro condutor que está no meio comete uma infração por não ir à direita, eu cometeria uma infração também ao passar pela direita ou não? Supostamente sim porque se deve passar pela esquerda e tudo mais.. mas dada esta situação... estarei realmente a fazer alguma infração ou não?

    Cumprimentos meus Caros

    #2
    Usa a pesquisa!!!!!!

    Comentário


      #3
      Desimpedir a faixa da esquerda!

      Comentário


        #4
        eu continuo na direita e passo, faço um sinal de luz só para ver que estou lá. Qualquer dia é dia santo.

        Comentário


          #5
          Não cometes qualquer infracção ao ultrapassar pela direita porque não se trata uma ultrapassagem no verdadeiro sentido da expressão. Diz o código da estrada que nas auto-estradas, a circulação deve ser feita na via de trânsito mais à direita. Quem conduz constantemente na via do meio, sem estar a realizar uma ultrapassagem comete uma contra-ordenação (que penso ser muito grave).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mfpireS Ver Post
            Muito Obrigado...

            Se tiver a mais apaguem o post.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Usa a pesquisa!!!!!!
              Procurei e não encontrei. Se achasse não ia postar à mesma. Tem lá calma, se tou mal diz e esclarece-me porque tou mal como fez o utilizador a seguir a ti.

              Peço imensa desculpa por perguntar o mesmo que alguém perguntou.

              Quanto aos outros obrigado por esclarecerem a minha dúvida.
              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                Não se escreve "Ultra-Passagem".

                Já agora vou-te explicar o significado da palavra ultrapassagem:

                A manobra de ultrapassagem é aquela que permite passar para a frente do veículo ou animal que circula no mesmo sentido que nos, logo segundo a regra de transito em filas paralelas um condutor ao circular numa fila mais rápido do que outra não constitui ultrapassagem, desde que o mesmo condutor não saia da sua fila e passe para a frente do outro.

                Isto quer dizer que se fores a 120 na faixa da direita e se apanharem um condutor na faixa do meio a 100, podes sempre passar (não ultrapassar) pela faixa da direita, que é o que está correcto segundo o código da estrada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                  Não se escreve "Ultra-Passagem".

                  Já agora vou-te explicar o significado da palavra ultrapassagem:

                  A manobra de ultrapassagem é aquela que permite passar para a frente do veículo ou animal que circula no mesmo sentido que nos, logo segundo a regra de transito em filas paralelas um condutor ao circular numa fila mais rápido do que outra não constitui ultrapassagem, desde que o mesmo condutor não saia da sua fila e passe para a frente do outro.

                  Isto quer dizer que se fores a 120 na faixa da direita e se apanharem um condutor na faixa do meio a 100, podes sempre passar (não ultrapassar) pela faixa da direita, que é o que está correcto segundo o código da estrada.
                  Concordo e é assim que faço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                    Não se escreve "Ultra-Passagem".

                    Já agora vou-te explicar o significado da palavra ultrapassagem:

                    A manobra de ultrapassagem é aquela que permite passar para a frente do veículo ou animal que circula no mesmo sentido que nos, logo segundo a regra de transito em filas paralelas um condutor ao circular numa fila mais rápido do que outra não constitui ultrapassagem, desde que o mesmo condutor não saia da sua fila e passe para a frente do outro.

                    Isto quer dizer que se fores a 120 na faixa da direita e se apanharem um condutor na faixa do meio a 100, podes sempre passar (não ultrapassar) pela faixa da direita, que é o que está correcto segundo o código da estrada.
                    Continua assim...pode ser que um dia tenhas uma surpresa...

                    Mandei este Email ao IMTT a perguntar se poderia ultrapassar pela direita numa AE...para mim não existem duvidas, mas para tirar aqueles que continuam a achar que fazem bem ao ultrapassar pela direita e acham que não é ultrapassagem...

                    Respondemos ao seu e-mail para informar que nas vias situadas fora das localidades só é permitido que os veículos que circulam na via de trânsito da direita se desloquem a velocidade superior aos da esquerda, passando por estes, quando o trânsito se processa em filas paralelas, nas condições previstas no artº 15º do Código da Estrada. Na situação que descreve, deve realizar a ultrapassagem pela esquerda, ainda que o veículo que circula na via central o faça indevidamente, uma vez que devia utilizar a via de trânsito da direita.

                    Com os melhores cumprimentos

                    O Director de Serviços de Trânsito
                    Para que não vos falte nada...o atrigo 15...que é o unico que vos permite "passar" outro veiculo pela direita...

                    Artigo 15.º
                    Trânsito em filas paralelas
                    1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade
                    da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a
                    velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair
                    da respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar.
                    2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.
                    E pela milionésima vez...para ao código da estrada ultrapassar é simplesmente passar de trás de um veiculo para a frente dele...implicado ou não a mudança de via que tanta gente fala...é indiferente...é dito no CE a mudança de via na ultrapassagem pela esquerda porque se pressupõe que para voces fazerem a ultrapassagem pela esquerda têm de mudar de via...mesmo que não mudem de via...continua a ser considerado ultrapassagem...

                    venham ao dicionário online e coloquem a palavra passar...(só coloquei o resultado que nos interessa dos vários que lá estão)
                    passar - Conjugar
                    (latim vulgar *passare, de passus, -us, passo)
                    v. tr.
                    1. Atravessar, transpor.

                    depois coloquem transpor


                    transpor (ô) - Conjugar
                    v. tr.
                    1. Passar além de ou por cima de.
                    2. Ultrapassar; exceder.
                    3. Galgar.
                    4. Pôr uma coisa noutro lugar.
                    5. Fig. Sobreviver a uma certa idade.
                    6. Álg. Trocar o lugar que ocupam dois membros da equação.
                    v. pron.
                    7. Desaparecer; ocultar-se (o Sol).

                    chega?


                    Editado pela última vez por paulo27; 16 December 2010, 00:48.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                      Continua assim...pode ser que um dia tenhas uma surpresa...
                      Surpresa? Não, já percebi que para muitos condutores a faixa da direita tem o piso minado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                        Surpresa? Não, já percebi que para muitos condutores a faixa da direita tem o piso minado
                        As asneiras dos outros não tornam as tuas desculpáveis...se eles são caramelos o suficiente para andarem a esquerda, tb são caramelos o suficiente para de repente se lembrarem de voltar para a direita sem ver se vais a passar por eles...já presenciei muitas destas...uma delas acabou mal e ia acabando mal pra mim tb que ia atrás e por pouco não levei com os dois em cima

                        Comentário


                          #13
                          Tópico repetido!

                          QUE TAL FUNDIR?

                          Comentário


                            #14
                            Não podemos cometer uma ilegalidade porque outros cometem outras.
                            As únicas situações em que se pode ultrapassar pela direita já foram aqui colocadas nos posts anteriores.
                            Se a guarda se deparar com esta situação, o provável é que multe os 2.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                              Não podemos cometer uma ilegalidade porque outros cometem outras.
                              As únicas situações em que se pode ultrapassar pela direita já foram aqui colocadas nos posts anteriores.
                              Se a guarda se deparar com esta situação, o provável é que multe os 2.
                              Infelizmente a guarda só está atenta aos limites de velocidade, e não com estes "saloios" alérgicos a ligar as luzes, aos piscas e ás faixas mais à direita das AE'S

                              Comentário


                                #16
                                Em AE, quando não estou a ultrapassar/passar, circulo sempre na via mais à direita, nem que para isso tenha de ultrapassar/passar quem vai ao meio a pastar...

                                Claro que antes, vejo se há GNR nas proximidades, mas qualquer dia, é dia santo... Para mim, esta manobra é menos perigosa que atravessar não sei quantas vias, ultrapassar pela esquerda e regressar à direita...

                                De qualquer forma, há muitos tópicos por aí onde se discute isto..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Redondo Ver Post
                                  Meus Caros tenho aqui uma dúvida...

                                  Imaginem uma situação "normalíssima", acontece muito frequentemente nos dias de hoje, vão numa auto-estrada praticamente vazia, e há um chico-espertismo de alguns que gostam de ir no meio, mesmo só porque sim. Torna-se chato fazer uma ultrapassagem legal e atravessar todas as faixas da AE para ultrapassar e voltar à direita.
                                  Nós que fazemos? Ou ultrapassamos pela direita ou fazemos zigue zague pa fazer à frente do dito carro que gosta de ser o meio das atenções e por vezes obriga gente a abrandar marcha porque o senhor ou senhora nao se quer desviar e nos temos um carro à frente mais lento que nós mas mais rapido que o que está à sua esquerda e ficamos ali empancados.

                                  A minha dúvida é... o outro condutor que está no meio comete uma infração por não ir à direita, eu cometeria uma infração também ao passar pela direita ou não? Supostamente sim porque se deve passar pela esquerda e tudo mais.. mas dada esta situação... estarei realmente a fazer alguma infração ou não?

                                  Cumprimentos meus Caros
                                  Sim

                                  Também faço, mas se a polícia quiser...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então e os casos em que nós vamos a na esquerda, um vai no meio e vai outro na faixa da direita. Eu vou mais rápido que o do meio e este, por sua vez, vai mais rápido que o da direita. Neste caso estarão a haver duas ultrapassagens? Sendo que no código da estrada é proibido ultrapassar um carro que já esteja a ultrapassar um terceiro, como é vista esta situação? Como ultrapassagem ou simplesmente andar mais rápido que os carros à direita?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                      Então e os casos em que nós vamos a na esquerda, um vai no meio e vai outro na faixa da direita. Eu vou mais rápido que o do meio e este, por sua vez, vai mais rápido que o da direita. Neste caso estarão a haver duas ultrapassagens? Sendo que no código da estrada é proibido ultrapassar um carro que já esteja a ultrapassar um terceiro, como é vista esta situação? Como ultrapassagem ou simplesmente andar mais rápido que os carros à direita?
                                      Na AE (partindo do princípio que há faixas suficientes) não é proibido.



                                      EDIT:

                                      Ora

                                      Artigo 41.º - Ultrapassagens proibidas


                                      1 — É proibida a ultrapassagem:
                                      a) Nas lombas;
                                      b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
                                      c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
                                      d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
                                      e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
                                      f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente.
                                      2 — É proibida a ultrapassagem de um veículo que esteja a ultrapassar um terceiro.
                                      3 — Não é aplicável o disposto nas alíneas a) a c) e e) do n.º 1 e no n.º 2 sempre que na faixa de rodagem sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito no mesmo sentido, desde que a ultrapassagem se não faça pela parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido oposto.
                                      4 — Não é, igualmente, aplicável o disposto na alínea c) do n.º 1 sempre que:
                                      a) O condutor transite em via que lhe confira prioridade nos cruzamentos e entroncamentos e tal esteja devidamente assinalado;
                                      b) A ultrapassagem se faça pela direita nos termos do n.º 1 do artigo 37.º
                                      5 — Quem infringir o disposto nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 120 a € 600.
                                      Editado pela última vez por Torres; 16 December 2010, 14:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        uma ultrapassagem copmpreende uma mudança de faixa de circulação e retorno à faixa inicial.
                                        Se todos circulam numa única faixa, desde que livre à sua frente, nela devem continuar, apesar de levarem velocidades diferentes.

                                        Este é o meu ponto de vista...
                                        porque senão, se estiveres parado no trânsito com 2 filas e a fila da direita estiver a avançar mais rápido que a da esquerda, todos os que nela circulam deveriam ser autuados, não concordas?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                          uma ultrapassagem copmpreende uma mudança de faixa de circulação e retorno à faixa inicial.
                                          Se todos circulam numa única faixa, desde que livre à sua frente, nela devem continuar, apesar de levarem velocidades diferentes.

                                          Este é o meu ponto de vista...
                                          porque senão, se estiveres parado no trânsito com 2 filas e a fila da direita estiver a avançar mais rápido que a da esquerda, todos os que nela circulam deveriam ser autuados, não concordas?
                                          Há um artigo específico para essa situação, tornando-a diferente das outras situações. Mas eu não sei os artigos de cor.


                                          EDIT: Por acaso já está explicado ali em cima no post do Paulo.
                                          Editado pela última vez por Torres; 16 December 2010, 14:59.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                            Há um artigo específico para essa situação, tornando-a diferente das outras situações. Mas eu não sei os artigos de cor.


                                            EDIT: Por acaso já está explicado ali em cima no post do Paulo.
                                            é o artigo 15º, acho eu do CE...
                                            e também não tinha reparado naquele post

                                            Comentário


                                              #23
                                              isto é um flangelo que as nossas autoridades nada fazem ...
                                              já não é a primeira nem a segunda pessoa que eu sei que é multada por ter passado pela direita ...
                                              e as bestas que circulam pela direita riem à força toda ...
                                              e ao verem isto , ainda reforçam mais a condução na faixa do meu ...
                                              a condução nas nossas auto estradas é lamentavel , revolta ...
                                              eu ...
                                              revolta-me toda essa gentinha ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu ando sempre na faixa mais à direita.
                                                Nem que para isso ultrapasse quem vá à minha esquerda
                                                Mas como eu adopto velocidades legais (entre 90 e 110), nunca ultrapasso ninguém

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu sempre circulo pela direita na autoestrada, e não tenho nada a ver com quem anda a 80 kmh na faixa do meio, quem está a cometer uma infracção são eles, não vou por a minha vida em risco para passar 2 faixas e atravessar-me a 120 kmh na faixa da esquerda quando essa faixa circula-se minimo a 140 kmh por causa de alguem a pastar cabras na faixa do meio. Sigo sempre na dta.......Ainda no outro dia trazia a bt atras de mim na A2 e mandarom parar uma senhora que ia a 70 kmh na faixa do centro depois de eu a ter PASSADO pela direita. E eu segui a minha vida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                                    Eu sempre circulo pela direita na autoestrada, e não tenho nada a ver com quem anda a 80 kmh na faixa do meio, quem está a cometer uma infracção são eles, não vou por a minha vida em risco para passar 2 faixas e atravessar-me a 120 kmh na faixa da esquerda quando essa faixa circula-se minimo a 140 kmh por causa de alguem a pastar cabras na faixa do meio. Sigo sempre na dta.......Ainda no outro dia trazia a bt atras de mim na A2 e mandarom parar uma senhora que ia a 70 kmh na faixa do centro depois de eu a ter PASSADO pela direita. E eu segui a minha vida.
                                                    Concordo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                                      Eu sempre circulo pela direita na autoestrada, e não tenho nada a ver com quem anda a 80 kmh na faixa do meio, quem está a cometer uma infracção são eles, não vou por a minha vida em risco para passar 2 faixas e atravessar-me a 120 kmh na faixa da esquerda quando essa faixa circula-se minimo a 140 kmh por causa de alguem a pastar cabras na faixa do meio. Sigo sempre na dta.......Ainda no outro dia trazia a bt atras de mim na A2 e mandarom parar uma senhora que ia a 70 kmh na faixa do centro depois de eu a ter PASSADO pela direita. E eu segui a minha vida.
                                                      Eu também já me aconteceu, tipo, ia taco-a-taco com um senhor num Rover, eu na faixa mais à direita, o Rover no meio, e entretanto aparece a GNR na faixa mais à esquerda, primeiro apita depois deve ter feito sinalética para o Sr. dirigir-se para a faixa mais à direita, certo é que a GNR acelera, o Rover reduz e fica atrás de mim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                        Eu também já me aconteceu, tipo, ia taco-a-taco com um senhor num Rover, eu na faixa mais à direita, o Rover no meio, e entretanto aparece a GNR na faixa mais à esquerda, primeiro apita depois deve ter feito sinalética para o Sr. dirigir-se para a faixa mais à direita, certo é que a GNR acelera, o Rover reduz e fica atrás de mim...
                                                        Já me aconteceu parecido. Numa AE de 3 faixas, à noite, ia eu descansado na faixa da direita e um carro passa por mim. Mais à frente, uns 200 metros, tá um carro na faixa do meio. Ora, o tal que me ultrapassou, ao chegar ao pé dele, liga as suas luzinhas do tejadilho e o carro encostou logo à faixa da direita.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há uns dois meses apanhei a brigada de trânsito a passar um automóvel pela faixa da direita entre o Carregado e Aveiras.
                                                          Era de noite e existiam poucos carros na estrada. Eu vinha atrás deles e ainda hesitei em passar pela direita mas lá acabei por fazê-lo.

                                                          Mas o ideal é dar sempre um pulhinho à esquerda. Não custa muito e pelo caminho ainda damos uma buzinadela e um sinalzito de luzes ao gajo que estiver a dormir na faixa do meio

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JorgeD Ver Post
                                                            Há uns dois meses apanhei a brigada de trânsito a passar um automóvel pela faixa da direita entre o Carregado e Aveiras.
                                                            Era de noite e existiam poucos carros na estrada. Eu vinha atrás deles e ainda hesitei em passar pela direita mas lá acabei por fazê-lo.

                                                            Mas o ideal é dar sempre um pulhinho à esquerda. Não custa muito e pelo caminho ainda damos uma buzinadela e um sinalzito de luzes ao gajo que estiver a dormir na faixa do meio
                                                            Só o desgaste na direcção, nas luzes e nos meus nervos não compensa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X