Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes Vito 110D por 2500€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Eh lá, pareces já ter feito a escolha, senão não farias uma viagem enorme dessas só para ires ver a carrinha.

    Para além da vistoria estática e da conversa e à-vontade do vendedor, sem dúvida um teste dinâmico, de preferência numa subida bem inclinada e prolongada, precisamente para verificar como evolui a temperatura da água. Não deve ser difícil em Vila Real, talvez na A4 ou A24, ou então numa daquelas estradas nacionais cheias de curvas, mas sempre a subir, até para testar com ela se comporta e como o motor responde em situações de esforço/carga.
    Quase que sim, mas se encontrar algo que me desiluda prefiro gastar 30-40€ em viagens do que 2700€, mas a minha expetativa é que a carrinha se comporte o normal, ou nos mínimos.

    Sim, deverei fazer esse teste, numa subida com certeza. Aí, se tudo correr bem, ficarei mais descansado.

    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    É ir até à Regua por nacional e a seguir vir pela A24. Se tiver que aquecer, aquece logo aí.

    100-120 carregada, pensava que a 112cdi desse mais alguma coisinha, com uma 110d é isso que dá.
    O proprietário disse isso pelas palavras da boca do mesmo, mas não, 112CDI é diferente da 110D e mais potente, portanto se dizes que dá mais alguma coisinha é essa expetativa, pois a 112CDI é mais potente do que a 110D:



    Estamos a falar de 122 CV de uma 112CDI para 98 CV de uma 110D. O binário também deverá fazer a diferença.

    Mas se o motor estiver mais fraco isso já será outro assunto.

    O senhor pode ter dito isso para não me esticar muito, talvez porque a carrinha não esteja nas melhores condições para ir a 160 carregada, por exemplo. Também não é a minha intenção, raramente atinjo esses valores, só mesmo para tirar o (carvão) retido ou se estiver com muita pressa.

    Mas sim, é um bom teste para fazer com a carrinha, no que se refere ao aquecimento.

    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Dá até 160 sem grandes problemas, se a máquina estiver de boa saúde.
    Exatamente como dizes!

    Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
    Se o aquecimento não provocou outros danos só com o tempo o saberás se nada o indicar no teste que vais fazer.

    Dou um exemplo, um carro cá de casa rompeu por duas vezes um tubo de água, com consequentes aquecimentos que logo que se deu conta desligou-se o motor. Com a troca dos tubos parecia que o problema estava resolvido, no entanto cada vez que circulava mais tempo com ele nomeadamente em percursos de auto estrada consumia sempre água mas de forma lenta.

    Conclusão, só ficou resolvido com a troca da junta da colaça e faceamento da cabeça do motor, este é um dos possíveis danos do esquentamento que não são logo perceptíveis num pequeno teste de estrada.

    Boa sorte para o negócio.
    O homem disse-me que não, ficou apenas pelo radiador, isto devido à atitude atempada do proprietário, segundo palavras do mesmo.

    Essa questão da junta da colaça fez-me pensar um bocadinho, espero que nessa carrinha esteja boa, pois esse produto não é barato de substituir. Mas posso perguntar ao vendedor.

    Obrigado pelo desejo.

    ----------------------------------------

    Obrigado a todos pelas respostas

    Quanto à questão sobre o seguro, o senhor disse-me para eu tratar com antecedência, pois não quer que eu conduza no próprio dia ainda com o nome do vendedor. O que têm a dizer sobre isto?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post

      Quanto à questão sobre o seguro, o senhor disse-me para eu tratar com antecedência, pois não quer que eu conduza no próprio dia ainda com o nome do vendedor. O que têm a dizer sobre isto?
      Dá para fazer seguros de 1 dia. Mas, se o carro tivesse seguro válido e o vendedor me obrigasse a fazer outro em meu nome só para experimentar o carro, mandava-o dar uma curva. Isso é não querer vender.

      Comentário


        #93
        Pois, nunca se viu tal. Como é que vou pôr algo "em menu nome" que ainda não sei se vou comprar? Um bocado suspeito...

        A não ser que ele diga que é para a viagem de regresso a Lisboa no caso de se concretizar o negócio (e aí faz todo o sentido), mas nunca apenas para o test-drive.

        Comentário


          #94
          É daquelas coisas que... mas bom, em certa medida e por uma ocorrência há uns anos de um conhecido...

          Ora o caso, o mesmo tinha carro à venda... vieram experimentar o dito, com uma volta ao "quarteirão" (não foi com os ditos)... deram um toque num stop (bateram por trás)... os ditos pegaram e puseram-se a andar...

          Quem arcou com a responsabilidade foi conhecido...

          Mas bom, é daquelas coisas que ninguém está livre.




          Mas em todo o caso... pede para experimentar a viatura... nem que sujeito conduza ele uma parte do percurso e outra tu... agora estares a fazer seguro (nem que seja por um dia)... é aquela questão que irá acarretar custos... e se viatura já tem seguro, com pessoa a acompanhar-te...

          Mas se ele for inflexível... só se o negócio for mesmo atraente... porque caso contrário é seguir para outro.


          Isto claro, sem esquecer que o facto de ter dito que parou logo quando aqueceu... mas falta saber se os danos não estão lá e num uso intenso ou horas seguidas, não se venha a manifestar.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por drifit Ver Post
            Dá para fazer seguros de 1 dia. Mas, se o carro tivesse seguro válido e o vendedor me obrigasse a fazer outro em meu nome só para experimentar o carro, mandava-o dar uma curva. Isso é não querer vender.
            O vendedor não disse que me obrigava, mas aconselhou a fazer.

            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Pois, nunca se viu tal. Como é que vou pôr algo "em menu nome" que ainda não sei se vou comprar? Um bocado suspeito...

            A não ser que ele diga que é para a viagem de regresso a Lisboa no caso de se concretizar o negócio (e aí faz todo o sentido), mas nunca apenas para o test-drive.
            Não, o senhor está-se a referir caso se avance com o negócio. É certo que para o test-drive isso não aconteça. Nem eu iria querer caso fosse assim.

            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            É daquelas coisas que... mas bom, em certa medida e por uma ocorrência há uns anos de um conhecido...

            Ora o caso, o mesmo tinha carro à venda... vieram experimentar o dito, com uma volta ao "quarteirão" (não foi com os ditos)... deram um toque num stop (bateram por trás)... os ditos pegaram e puseram-se a andar...

            Quem arcou com a responsabilidade foi conhecido...

            Mas bom, é daquelas coisas que ninguém está livre.




            Mas em todo o caso... pede para experimentar a viatura... nem que sujeito conduza ele uma parte do percurso e outra tu... agora estares a fazer seguro (nem que seja por um dia)... é aquela questão que irá acarretar custos... e se viatura já tem seguro, com pessoa a acompanhar-te...

            Mas se ele for inflexível... só se o negócio for mesmo atraente... porque caso contrário é seguir para outro.


            Isto claro, sem esquecer que o facto de ter dito que parou logo quando aqueceu... mas falta saber se os danos não estão lá e num uso intenso ou horas seguidas, não se venha a manifestar.
            Sim, eu vou pedir para experimentar, é correto, o proprietário até me disse que nós iríamos dar uma volta na viatura. Aí eu vou pedir para testar as grandes subidas para verificar se não há aquecimentos anormais.

            E sim, estou a basear-me nas palavras do senhor. Se houver danos só se for em uso intenso, mas mesmo assim, eu próprio irei verificar no test-drive se irá surgir alguma anomalia, seja em temperatura e barulho, por exemplo.

            O facto de ter passado na inspeção sem quaisquer anotações já me deixa mais descansado. Apesar de que infelizmente na inspeção não verificam tudo ao pormenor, como no caso dos amortecedores, segundo ouvi dizer, apenas verificam o diferencial entre ambos os lados e não o estado dos mesmos.

            --------------------------------------------------------------------

            Obrigado a todos pela resposta.

            Estive a consultar uma empresa já conhecida (ou a ficar) que faz protocolos com várias seguradoras: estou a referir à vitorino seguros. Como a viatura é pré-clássica, pensei que conseguisse fazer o seguro por um preço a rondar os 50€. Mas parece que não. Tem alguma sugestão?

            Eu não quero fazer seguro antecipado, o melhor que posso fazer é fazer simulação, e caso se concretize o negócio, eu no momento contactaria a seguradora para avançar com o seguro, se for possível efetuar logo no momento. Fico com a ideia que sim, mas vocês mais experientes podem confirmar isto se eu posso fazer o seguro no momento em que compro a viatura ou não. Tem alguma sugestão de alguma seguradora fiável, bom feedback e preços económicos?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
              O vendedor não disse que me obrigava, mas aconselhou a fazer. Não, o senhor está-se a referir caso se avance com o negócio. É certo que para o test-drive isso não aconteça. Nem eu iria querer caso fosse assim. Sim, eu vou pedir para experimentar, é correto, o proprietário até me disse que nós iríamos dar uma volta na viatura. Aí eu vou pedir para testar as grandes subidas para verificar se não há aquecimentos anormais. E sim, estou a basear-me nas palavras do senhor. Se houver danos só se for em uso intenso, mas mesmo assim, eu próprio irei verificar no test-drive se irá surgir alguma anomalia, seja em temperatura e barulho, por exemplo. O facto de ter passado na inspeção sem quaisquer anotações já me deixa mais descansado. Apesar de que infelizmente na inspeção não verificam tudo ao pormenor, como no caso dos amortecedores, segundo ouvi dizer, apenas verificam o diferencial entre ambos os lados e não o estado dos mesmos. -------------------------------------------------------------------- Obrigado a todos pela resposta. Estive a consultar uma empresa já conhecida (ou a ficar) que faz protocolos com várias seguradoras: estou a referir à vitorino seguros. Como a viatura é pré-clássica, pensei que conseguisse fazer o seguro por um preço a rondar os 50€. Mas parece que não. Tem alguma sugestão? Eu não quero fazer seguro antecipado, o melhor que posso fazer é fazer simulação, e caso se concretize o negócio, eu no momento contactaria a seguradora para avançar com o seguro, se for possível efetuar logo no momento. Fico com a ideia que sim, mas vocês mais experientes podem confirmar isto se eu posso fazer o seguro no momento em que compro a viatura ou não. Tem alguma sugestão de alguma seguradora fiável, bom feedback e preços económicos?


              Pelo que tinhas referido acima, de facto tinha dado a ideia que para testares a viatura, seria preciso fazeres um seguro "teu"...


              Quanto ao que te indicaram relativamente às IPO e amortecedores, é mesmo isso... desde que a diferença entre cada eixo não seja por demais... irá passar sempre.


              Quanto ao seguro, espreita as seguradoras online... e sim, poderás fazer na hora a "compra" do seguro.



              A LOGO...

              A NSEGUROS...

              OK TELESEGUROS....

              A SEGUROS DIRECTO...
              Editado pela última vez por nto; 24 July 2019, 15:32.

              Comentário


                #97
                Sim uma 112cdi andará sempre mais que a 110d. Já foi em 2001 que andei na 110d por isso já não me lembro de tudo muito bem, mas tenho ideia que com 2 pessoas dava os 140 +- com facilidade, daí para a frente é que já custava mais.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Pelo que tinhas referido acima, de facto tinha dado a ideia que para testares a viatura, seria preciso fazeres um seguro "teu"...


                  Quanto ao que te indicaram relativamente às IPO e amortecedores, é mesmo isso... desde que a diferença entre cada eixo não seja por demais... irá passar sempre.


                  Quanto ao seguro, espreita as seguradoras online... e sim, poderás fazer na hora a "compra" do seguro.



                  A LOGO...

                  A NSEGUROS...

                  OK TELESEGUROS....

                  A SEGUROS DIRECTO...
                  Está bem, assim já fico mais descansado e até poderei entender-me melhor com o vendedor, caso não aceite mesmo em viajar com o seguro em nome do mesmo.

                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                  Sim uma 112cdi andará sempre mais que a 110d. Já foi em 2001 que andei na 110d por isso já não me lembro de tudo muito bem, mas tenho ideia que com 2 pessoas dava os 140 +- com facilidade, daí para a frente é que já custava mais.
                  Exato. Eu vou sempre tentar dar o melhor tratamento possível (até porque nem sou de grandes velocidades).

                  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                  Fiquei com estas dúvidas:
                  • Neste momento conduzo um carro a gasolina com motor a carburador. Tendo a trocar de mudanças de velocidade pelas 1500-1750 rpm. Nos motores CDI a gasóleo isso não convém certo, ou seja, terei que acelerar um pouco mais?
                  • Ao contrário dos motores a carburador (que quanto menos rpm menos gasta em combustível), nos motores CDI quanto menos tocar no acelerador menos irá gastar, não tem relação direta com as rpm mas sim com o acelerador?


                  Obrigado a todos pela resposta.

                  Comentário


                    #99
                    Se fores sozinho ate podes trocar mudanças às 1750rpm que acredito que o motor aguente, agora com 9 pessoas já não o faz.

                    Comentário


                      O seguro da viatura, ou seja o do vendedor caso o possua, fica válido até às 24:00 do dia da venda, sendo assim possível e legal que tragas a viatura até a tua casa com o seguro antigo até à hora limite (24:00).

                      Combina apenas como poderão trocar o registo no dia que lá fores pois se fores ao fim de semana corres o risco de não o conseguir fazer e o vendedor não te deixar trazer a viatura, isto aplica-se a como irás fazer o pagamento.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Se fores sozinho ate podes trocar mudanças às 1750rpm que acredito que o motor aguente, agora com 9 pessoas já não o faz.
                        Tudo bem, eu amanhã hei de ver o quanto o motor aguenta

                        Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                        O seguro da viatura, ou seja o do vendedor caso o possua, fica válido até às 24:00 do dia da venda, sendo assim possível e legal que tragas a viatura até a tua casa com o seguro antigo até à hora limite (24:00).

                        Combina apenas como poderão trocar o registo no dia que lá fores pois se fores ao fim de semana corres o risco de não o conseguir fazer e o vendedor não te deixar trazer a viatura, isto aplica-se a como irás fazer o pagamento.
                        Está bem, eu ainda não tratei do seguro, espero que o consiga fazer à tarde do próprio dia.

                        Sabem quanto ficará um seguro de um dia? 5€? Menos ou mais?

                        Quanto há troca da viatura, se o negócio se avançar será amanhã, quinta-feira, dia útil, os serviços estarão abertos.
                        Mas o que se passa aqui, é que não pretendo pagar mais pelo seguro por ser uma pessoa que tirou a carta recentemente, pretendia colocar, por exemplo, em nome da minha mãe. Assim pagava menos de seguro. É possível, mesmo não sendo feito no momento?

                        Obrigado a todos pela resposta.

                        Comentário


                          Depois acho que podes transferir. Ou, se só fazes de 1 dia, depois é um seguro novo e podes pôr no nome de outra pessoa.

                          Comentário


                            Boa tarde

                            O senhor diz que a carrinha não tranca, tem o fecho central avariado.
                            Cheira um pouco a gasóleo no motor, temperatura pelos 90-100 graus Celsius.

                            O que acham do negócio?

                            Comentário


                              90/100? Devia andar mais pelos 85/90. Começa a parecer-me que o barato neste caso pode sair caro. Eu não confiaria. As reparações nestes motores são muito mais caras que nos da geração mais antiga.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                90/100? Devia andar mais pelos 85/90. Começa a parecer-me que o barato neste caso pode sair caro. Eu não confiaria. As reparações nestes motores são muito mais caras que nos da geração mais antiga.
                                Obrigado pela resposta. A minha estimativa era parecida a essa, mas não tanto.

                                --------------------------------------------------------------------------------


                                Acabei por comprar a carrinha.

                                Assim, fiz uma longa viagem (para mim é longo pois não é costume) de 400 km, desde Vila Real, passando pelas curvas da Régua, aproveitando a paisagem belíssima, com bastante chuva em certos momentos e nevoeiro.

                                Observações:

                                - Gosto da carrinha em si, até mesmo pela cor, pelas jantes, etc.. Agrada-me este veículo.

                                - No dia em que fiz o negócio o homem falou-me que havia mais interessados e até que houve um senhor de Braga que tentou comprar a carrinha e, nesse tempo, o vendedor tinha dito que já a tinha vendido e o senhor de Braga reagiu (Ah que pena! Quanto é que vendeu?) e acho que até era capaz de entregar mais do que os 2700€ que eu entreguei;

                                - Foi uma carga de trabalhos para tratar do seguro. O vendedor disse que não queria que eu conduzisse a carrinha com o seguro em nome dele, pois apesar de estar válido até às 24h desse dia, caso tivesse um acidente com culpa, o sinistro seria agravado em nome do antigo proprietário, o que não é correto. Assim, consegui fazer um seguro de 3 meses por um valor a aproximar os 100€. Um pouco caro?

                                - Durante a viagem a temperatura do motor não passou dos 85ºC. Maravilha!;

                                - Como conduzia um carro a gasolina com carburador, o facto de ter conduzido um veículo a gasóleo, com turbo deu para notar algumas diferenças. Os tais 122cv deram o seu poder! Eu posso-vos dizer que, mesmo em subidas inclinadas, a conduzir na 5ª mudança às 2000 rpm o motor conseguia desenvolver e ainda aumentar a velocidade em plena subida, graças ao turbo que possui! É certo que ia sozinho a conduzir, se levasse a carrinha cheia não sei se o efeito seria o mesmo.

                                - Quanto a consumos, bem, foram aproximadamente 25 litros para 415 km, com uma média em torno dos 6 litros / 100 quilómetros. Não fui gulosa, mesmo com turbo! É certo que também estive o percurso quase todo sem passar as 2000 rpm, sem passar dos 80 km/h, com a 5ª mudança engrenada.

                                Desvantagens:

                                - Tem baixa pressão nos travões de pé, tanto que neste momento a carrinha apenas trava com o pedal do travão a fundo, e não é com muita intensidade, tanto que durante a viagem as rodas da frente chegaram a derrapar algumas vezes (pelo menos 2), pois tinha de clicar no pedal ao máximo para travar. Ainda antes de partir, em Vila Real, fui com o vendedor a uma oficina, o mecânico esteve a verificar rapidamente a pressão dos travões e em princípio não havia problema nenhum, mas a verdade é que na viagem deu ver que não era bem assim. Têm uma ideia quanto ficaria consertar a pressão dos travões para que a carrinha fique a travar bem?

                                - Talvez seja mau hábito meu, mas a terceira e quinta mudança parecem estar bastante juntas, tanto que às vezes a caixa assumia 5ª mudança em vez de 3ª mudança, e até chegou a desligar o motor uma vez. Mas como eu conduzia um veículo com uma caixa com maior diferencial entre as mudanças, possivelmente será uma questão de hábito meu, e não um problema, é normal.

                                - O fecho central está avariado, neste momento tenho que andar a trancar as portas uma a uma, se bem que a porta lateral de correr apenas abre por fora e a porta da bagageira apenas abre por dentro. Não é grave, o que interessa é que dá para abrir e fechar, mas o investimento para resolver isto passaria dos 100€ provavelmente.

                                Para finalizar, eis aqui uma foto da carrinha que tirei durante a viagem, perto de Castro Daire:




                                Obrigado a todos pela vossa ajuda na escolha da carrinha! Foi também graças à vossa opinião que me ajudaram a ponderar no processo de escolha da carrinha a comprar, não caí no erro de comprar uma 108D! Esta carrinha que comprei parece desenvolver bem, e isto foi também aconselhado por vocês

                                Comentário


                                  Parabéns pela aquisição.
                                  Quando puderes faz uma revisão geral ao carro para assegurares que esta tudo nos conformes.
                                  Boa sorte...

                                  Comentário


                                    Muito bem, parabéns pela compra e que corra tudo pelo melhor!

                                    Vê isso dos travões antes de tudo o resto, pois é um componente fundamental. As rodas não deviam derrapar completamente, pois penso que já era suposto esses carros terem ABS.

                                    De resto, gostaria de deixar um pedido: era se não te importavas de fazer um diário de bordo, pois é sempre interessante ver como se comportam estes carros com alguma idade e quilómetros em cima.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                      Parabéns pela aquisição.
                                      Quando puderes faz uma revisão geral ao carro para assegurares que esta tudo nos conformes.
                                      Boa sorte...
                                      Obrigado!

                                      Seria uma boa ideia, para me certificar que tudo está certo.

                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Muito bem, parabéns pela compra e que corra tudo pelo melhor!

                                      Vê isso dos travões antes de tudo o resto, pois é um componente fundamental. As rodas não deviam derrapar completamente, pois penso que já era suposto esses carros terem ABS.

                                      De resto, gostaria de deixar um pedido: era se não te importavas de fazer um diário de bordo, pois é sempre interessante ver como se comportam estes carros com alguma idade e quilómetros em cima.
                                      Obrigado!

                                      É, mais tarde ou mais cedo irei a um mecânico, pois o estado atual dos travões não me deixa completamente descansado. Apesar de travar, custa um pouco, tal baixa pressão.

                                      E sim, é uma ideia fazer um diário de bordo, irei pensar nisso, possivelmente até avançar!

                                      Comentário


                                        Boa sorte com a máquina!

                                        Comentário


                                          Boa sorte com a viatura.

                                          Agora é fazer a manutenção adequada, para colocar em "segurança".

                                          Quanto ao seguro... se de facto tivesses um acidente ainda na pendência do seguro dele... seria ele que arcaria com responsabilidade num futuro seguro. O seguro... portanto acaba por ser compreensivel.

                                          Comentário


                                            Estranho isso da baixa pressão de travagem. Não será o servo-freio estragado?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                              Estranho isso da baixa pressão de travagem. Não será o servo-freio estragado?
                                              Não me admiraria que pudesse ser de facto.

                                              Comentário


                                                Boas pessoal

                                                Venho desenterrar um pouco este tópico pois aconteceu uma situação que merece a vossa atenção para aue me possam ajudar a resolver.

                                                Antes de mais, sobre os travões, não era servo freio, mas sim bomba central, até agora ok. ✔️

                                                ———————————————————————-

                                                Há alguns dias que quando ligo o motor a frio que as rotações oscilavam um pouco no relantim, talvez com um intervalo de 200 rotações nessa oscilação. Não era 100% estável.

                                                Hoje, quando fui ligar a carrinha, não pegou à primeira. Na segunda tentativa, pegou, mas o ponteiro das rotações oscilou um pouco, na mesma situação descrita acima. Entretanto, passado um minuto, o motor desliga-se por si, sendo que eu voltei a tentar ligá-lo, mas sem sucesso.

                                                Um fator que desconfio é estar sem combustível, mas eu recordo do ponteiro estar ligeiramente acima do 0, na reserva.

                                                Amanhã coloco mais gasóleo para esclarecer se a causa vem da falta de combustível.

                                                Alguém tem uma ideia do que isto possa ser? Não estava nada à espera, fui apamhado de surpresa. Desde que a comprei já fiz uns 5000 km. Levei há uns dias a fazer check up na Midas e não me falaram em problemas no motor.

                                                Agradeço a vossa atenção

                                                Comentário


                                                  Se meteu ar no sistema de combustível por falta de gasóleo no tanque, agora tens ferrar circuito caso contrario o carro não pega de forma alguma. Isso de o ponteiro das rotações oscilar um pouco julgo que deve-se enquanto carro ainda não aqueceu e depois volta a normalidade
                                                  Editado pela última vez por Rools; 02 November 2019, 16:19.

                                                  Comentário


                                                    Pois, quando o depósito fica mesmo vazio, a bomba começa a puxar ar, podendo gerar essas oscilações na rotação. Já me aconteceu uma vez há muitos anos, felizmente sem consequências.

                                                    Comentário


                                                      Nunca se deve deixar um motor a gasóleo sem combustível. Pode ter consequências muito chatas.

                                                      Comentário


                                                        A única consequência de acabar o gasóleo é ter de ferrar o circuito, o que pode dar muito trabalhinho mas faz-se e não vem mal ao motor por isto. Isto caso se trate de casos pontuais.

                                                        Já que estás com a mão na massa, aproveita e muda o filtro de gasóleo. E coloca um aditivo para limpeza do circuito.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          A única consequência de acabar o gasóleo é ter de ferrar o circuito, o que pode dar muito trabalhinho mas faz-se e não vem mal ao motor por isto. Isto caso se trate de casos pontuais.

                                                          Já que estás com a mão na massa, aproveita e muda o filtro de gasóleo. E coloca um aditivo para limpeza do circuito.
                                                          Há mais possíveis consequências, como a aspersão de resíduos no fundo do depósito pela bomba, dando cabo de vários componentes. Isso é ainda mais sensível nos motores common rail, como é o caso dos CDI.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                            Se meteu ar no sistema de combustível por falta de gasóleo no tanque, agora tens ferrar circuito caso contrario o carro não pega de forma alguma. Isso de o ponteiro das rotações oscilar um pouco julgo que deve-se enquanto carro ainda não aqueceu e depois volta a normalidade
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Pois, quando o depósito fica mesmo vazio, a bomba começa a puxar ar, podendo gerar essas oscilações na rotação. Já me aconteceu uma vez há muitos anos, felizmente sem consequências.
                                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                            Nunca se deve deixar um motor a gasóleo sem combustível. Pode ter consequências muito chatas.
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            A única consequência de acabar o gasóleo é ter de ferrar o circuito, o que pode dar muito trabalhinho mas faz-se e não vem mal ao motor por isto. Isto caso se trate de casos pontuais.

                                                            Já que estás com a mão na massa, aproveita e muda o filtro de gasóleo. E coloca um aditivo para limpeza do circuito.
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Há mais possíveis consequências, como a aspersão de resíduos no fundo do depósito pela bomba, dando cabo de vários componentes. Isso é ainda mais sensível nos motores common rail, como é o caso dos CDI.
                                                            Pessoal, obrigado a todos pelo apoio que me deram. De facto, tudo apontava para o mesmo. Tanto vocês aqui como pessoal que eu perguntei apontaram todos para a hipótese de ter ficado sem combustível.

                                                            Bom, é certo que é uma lição que se aprende. Quanto tinha abastecido, coloquei 10€ de gasóleo com 7,5 litros de combustível, se bem que ainda teria alguns litros em reserva. Sei que a carrinha tem um gasto médio em torno dos 7 litros aos 100 km, mas desta vez excedi um pouco e já tinha feito uns 110 km. Comecei a olhar mais para o ponteiro ao invés da matemática das contas, pois reparei que o ponteiro ainda oscilava um pouco, o que me fazia indicar que ainda tivesse combustível. Foi este o erro. Não dei importância à margem de erro, pois pensava que o ponteiro era bem fiável, mas é mais para ter uma ideia, e não passar disso, pois não são fiáveis a 100%. Tanto que, há momentos em que, noutras circunstâncias, o ponteiro marca como se tivesse 1/4 do depósito, mas com o andamento oscilava para 1/8 do depósito. Aí ficava com a ideia, mas terá 1/4 ou 1/8 do depósito?

                                                            --------------------------------------------

                                                            Ora, lá fui eu colocar 4,5 litros de combustível, fui tentar arrancar o motor, e ao fim da 4ª/5ª tentativa consegui colocar a trabalhar, e problema tratado.

                                                            Não foi necessário efetuar algum sangramento de combustível (ainda bem).

                                                            --------------------------------------------

                                                            Vou começar a prevenir mais, porque prevenir é o melhor remédio, já os antigos o diziam. Sei que conduzir com pouco combustível não dá muita saúde a determinadas peças do automóvel.

                                                            Quanto à manutenção, sim, estou a pensar em fazer, nos próximos dias ou durante este mês a mudança de óleo, filtro de óleo, gasóleo, possivelmente também o filtro do ar.


                                                            --------------------------

                                                            Resumindo, foi um pequeno susto que ajudou a ser resolvido com a vossa ajuda.

                                                            Comentário


                                                              Entretanto, para terem uma ideia do que já fiz desde que adquiri esta carrinha, há 3 meses atrás:

                                                              • Substituição da bomba central dos travões e das pastilhas do eixo dianteiro. Foi um processo algo arriscado, pois a viatura ainda fez algumas centenas de km com a bomba central avariada e sem as pastilhas do eixo dianteiro. Todavia, os discos ainda parecem estar em bom estado.
                                                              • Troquei a lâmpada dos médios do lado esquerdo (H1). Reforcei a ponta da cablagem e ainda o mal contacto que por vezes acontecia.
                                                              • Pintura dos apoios de todos os bancos dos passageiros e do condutor, pois a ferrugem já se começava a notar.
                                                              • Há um cinto de um lugar do passageiro que não enrola, apesar de não o ter arranjado a 100%, fiz um acerto para se poder adaptar melhor ao ocupante desse lugar. Sei que não é solução definitiva, mas vai desenrascando, o essencial continua a funcionar;
                                                              • Lubrifiquei diversos componentes metálicos que estavam a ficar frágeis/com ferrugem;
                                                              • Reforcei alguns estofos no interior do automóvel com ajuda de super cola, pois devido ao calor, alguns estofos estavam já a descolar;
                                                              • Limpeza e verificação das colunas dianteiras do auto rádio, pois faziam mal contacto/não funcionavam devidamente, sendo que agora com reforço das pontas da cablagem e respetiva limpeza já funcionam corretamente;
                                                              • Colocação do simbolo da mercedes-benz na porta traseira do veículo, a anterior estava partida;
                                                              • Mais outros acertos genéricos fora de mecânica do veículo.


                                                              Reparações que pretendo que sejam feitas durante as próximas semanas:

                                                              • Substituição da bomba do limpa para vidros (a confirmar que o problema vem dessa peça). Sempre que pressiono o gatilho para a água ir para os vidros nada acontece. Levei a um check up na Midas e indicaram a peça "Bomba limpa vidros";
                                                              • Verificação ou substituição do canhão da porta da bagageira (a chave única que possuo não consegue abrir a porta traseira, neste momento apenas a consigo abrir por dentro);
                                                              • Verificação, e, a confirmar a necessidade, substituição dos foles de transmissão.


                                                              Reparações que poderei tratar a longo prazo:
                                                              • Manutenção do fecho central (neste momento está avariado, tranco as portas uma a uma);
                                                              • Pintura do exterior da carrinha;
                                                              • Possível colocação de vidros fumados em todos os vidros traseiros do automóvel
                                                              • (Ainda incerto) colocação de sistema de abertura/fecho de vidros laterais elétrico. Neste momento ainda tem o sistema manual (com manivela).



                                                              --------------------------------------------------

                                                              Eis aqui algumas fotos do veículo que vocês me ajudaram a escolher:








                                                              Sei que é um veículo que tem 20 anos, mas as da geração seguinte (W639) ainda estão bastante acima do preço, principalmente as de 9 lugares, talvez em torno dos 9000€. A que possuo foi por 2700€, ainda vai uma grande diferença. Uma boa vantagem das w639 são o pagamento de portagens em classe 1, mas a mim nem faz muita diferença, tendo a evitar as portagens. E como gosto do meu automóvel, é para manter .
                                                              Ficheiros anexados
                                                              Editado pela última vez por tgfj555; 03 November 2019, 17:14.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X