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    O importante estejas satisfeito com carro, agora vais tratando de uma coisita ou outra conforme podes para ficar sempre 5 estrelas

    Comentário


      Então e de resto, estás contente com ela? Serve os teus propósitos? Ou estavas à espera de melhor?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
        O importante estejas satisfeito com carro, agora vais tratando de uma coisita ou outra conforme podes para ficar sempre 5 estrelas
        Exatamente, cada coisa a seu tempo


        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Então e de resto, estás contente com ela? Serve os teus propósitos? Ou estavas à espera de melhor?
        Sim, estou contente com ela :D Serve os meus propósitos, precisamente o que eu pretendia, seja para viagens, transportar as pessoas que eu mais quero, mercadorias, etc.. Eu antes de conduzir esta carrinha conduzia um carro ligeiro de passageiros, mas eu durante esses momentos senti alguns contrapontos que um ligeiro de passageiros não conseguia resolver, houve viagens que fiz em que pessoas ficavam em terra, em certas mercadorias estava limitado tal espaço curto, etc..
        Com esta já fico muito mais bem servido

        Ou estavas à espera de melhor?
        Não, aliás, no inicio cheguei ainda a esperar pior, estava eu habituado a conduzir um motor mais fraco e com menor potência e notei logo a diferença quando comecei a conduzir esta. Se bem que o motor só mostra a sua força a partir das 1750 rpm, abaixo disso só faz o suficiente. Penso que seja pela ativação do turbo a determinadas rpm.

        --------------------------------------

        Para a concorrência de veículos usados, com semelhante orçamento e deste tipo, é a minha escola. Não me agradou muito o design das Ford Transit de 199x, VW Transporter de 199x, Hyundai H1, Toyota Hiace ou Mitsubishi Space Gear.

        Melhor do que esta geração de Mercedes Vito? Em design, só mesmo mais modernas. Quanto à durabilidade e fiabilidade, na minha opinião tudo depende acima de tudo do trato que o dono der, e eu desejo dar sempre o melhor, evitando puxar demasiado e favorecendo uma boa conservação do mesmo.

        Comentário


          Ja fizeste uma revisão completa ao carro? Nao te fies o que antigo proprietário tenha dito. Se manteres as manutenções todos direitinhas terás muitas alegrias com carro

          Comentário


            A vantagem da Vito é que é um comercial que se aproxima bastante de um ligeiro de passageiros no que diz respeito à condução e conforto. Aliás, era a base da primeira geração da V, o monovolume da marca. Tem a vantagem de ser um tracção, o que a torna mais fácil de conduzir, para a maior parte dos condutores.

            Mas nota, a Vito dessa geração não é de uma qualidade de acordo com os padrões que se associam à marca. E o facto de ser montada rm Espanha, também não ajudou.

            Trabalhei bastante mais com a geração seguinte da Vito e essa sim, qualidade a rodos.

            Mas o importante mesmo é que o veículo corresponda às tuas necessidades e expectativas. Isso é o mais importante.

            Comentário


              Verdade! As primeiras Vito/Classe V não brilhavam pela qualidade. Não sabia que eram montadas em Espanha. Fez-me agora lembrar estes verdadeiros chassos:

              Comentário


                Montadas em Vitória no País Basco.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Verdade! As primeiras Vito/Classe V não brilhavam pela qualidade. Não sabia que eram montadas em Espanha. Fez-me agora lembrar estes verdadeiros chassos:

                  O primeiro tracção da MB foi este...

                  Tive a oportunidade de há tempos pegar numa, motor do W123 240D anémico até mais não (para o que estou habituado em comerciais, note-se) e uma alavanca de caixa de velocidades como as que conheci em MAN de há 20/30 anos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                    Ja fizeste uma revisão completa ao carro? Nao te fies o que antigo proprietário tenha dito. Se manteres as manutenções todos direitinhas terás muitas alegrias com carro

                    Revisão completa ainda não. Neste momento não estou muito preocupado com o que diz o antigo proprietário, o momento em que me relacionei com o mesmo sobre este veículo já passou, agora que é meu tenho de olhar por e simplesmente por ela. Portanto estar atento principalmente ao seu desempenho, funcionamento, barulho do motor, existência ou não de anormalidades ou anomalias, etc..

                    Como referi antes, estou a pensar em fazer a manutenção indispensável e de rotina que se faz em qualquer veículo automóvel a motor de combustão, como a mudança do óleo, filtro do óleo, filtro do gasóleo, filtro do ar, (filtro do combustível?) e acho que não me esqueci de referir mais algo.

                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    A vantagem da Vito é que é um comercial que se aproxima bastante de um ligeiro de passageiros no que diz respeito à condução e conforto. Aliás, era a base da primeira geração da V, o monovolume da marca. Tem a vantagem de ser um tracção, o que a torna mais fácil de conduzir, para a maior parte dos condutores.

                    Mas o importante mesmo é que o veículo corresponda às tuas necessidades e expectativas. Isso é o mais importante.
                    Estou de acordo. Eu noto mais conforto neste veículo do que no ligeiro de passageiros que conduzia anteriormente. Talvez por esta ser mais alta do que num carro normal. Sinto também menos os buracos na estrada do que no anterior veículo.
                    Pois é, a classe V tem por base a Vito, embora eu não queira investir muito em veículos dessa classe pois eu prefiro o essencial e fiabilidade.

                    Gosto de conduzir esta carrinha, tem os requisitos para me dar a sensação de uma condução de qualidade

                    Mas nota, a Vito dessa geração não é de uma qualidade de acordo com os padrões que se associam à marca. E o facto de ser montada rm Espanha, também não ajudou.
                    Acredito. Mas continuo a notar alguma boa qualidade e mesmo associada à marca. Talvez os interiores não tenham assim muita qualidade. Mas em termos de motor e mecânica, a meu ver a qualidade está lá. Quanto ao facto de ser montada em Espanha, então o local tem influência na qualidade da construção? Por exemplo, os carros da Volkswagen AG, por serem montados em Portugal perdem qualidade em relação ao seu país de origem?

                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Verdade! As primeiras Vito/Classe V não brilhavam pela qualidade. Não sabia que eram montadas em Espanha. Fez-me agora lembrar estes verdadeiros chassos:

                    Hoje em dia é incomum eu ver dessas carrinhas, isso para mim faz parte do passado da Mercedes-Benz. Presumo que uma carrinha destas dure ainda mais que as Vito modernas, talvez pelo sistema possuir pouca eletrónica, mas é a minha opinião.


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                    Esta semana fui ao mecânico,
                    mecânico esse que já tinha ido anteriormente e que foi sempre a pessoa escolhida para fazer as manutenções da carrinha, como a substituição da bomba central dos travões, por exemplo. Dou-me bem com o homem, parece-me ser uma pessoa fiável, explica detalhadamente como é que são as coisas quando elas acontecem. Fui substituir a bomba do limpa vidros, que não funcionava desde que adquiri a carrinha. O mecânico explicou que ainda teve alguns trabalhos para substituir tal peça, o espaço para mexer nas peças/cabos era curto, que ao contrário de outros veículos, estes cabos já tinham sido remexidos anteriormente, etc.. Acabou por colocar uma bomba usada, pois não conseguiu colocar a nova bomba. Mostrou a caixa da nova bomba com a peça e já havia algumas diferenças em relação à bomba original. Quando foi comprar, levou a defeituosa, para depois trazer uma igual. Enfim, vários acontecimentos, mas o mais importante é que o sistema ficou a funcionar no vidro dianteiro, apesar de ter recebido uma peça usada. O veículo também tem o mesmo sistema na parte traseira, que neste momento não funciona, mas a mim é irrelevante, eu queria mesmo era à frente, atrás poucas vezes olho, e poucas vezes o vidro traseiro fica sujo de mosquitos mortos. Na frente é que há a necessidade. Paguei 20€ para ter o sistema a funcionar no vidro dianteiro.

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                    Esta semana, vou ao especialista em chaves automóveis para verificar e consertar, possivelmente, o canhão da bagageira, pois não consigo abrir a porta com a chave, neste momento só abre por dentro. Aproveito e faço uma cópia das chaves, pois neste momento possuo chave e única e já tem alguma folga de tanto uso que já teve, inclusive com o antigo dono.

                    Obrigado a todos pela participação aqui :-)

                    Comentário


                      Boa tarde a todos.

                      Venho retocar o tópico para falar de alguns pontos importantes e algumas dúvidas que entretanto surgiram na utilização da Mercedes Vito com o motor de 122 cavalos, agora com estimativa em 380000 km (apesar de marcar 230000 no conta km.).

                      Começo por falar acerca da revisão indispensável ao veículo, que ainda não tinha sido feita desde que foi comprada em julho do ano passado, e que entretanto já tinha feito 5000km.
                      Finalmente chegou o tempo e disponibilidade em que me foi possível começar a revisão mais importante, como a mudança do óleo do motor, filtro do gasóleo, filtro do óleo e filtro do ar. O filtro do pólen não cheguei a comprar, embora não descarte a hipótese de o adquirir posteriormente.
                      Iniciei pela mudança do filtro do ar e de gasóleo. Deu certo, embora tivesse existido algumas dificuldades irrelevantes, como ter de desapertar o suporte do filtro do gasóleo, que exigia chave e localização precisas, pois o espaço era curto.
                      Quando cheguei ao filtro do óleo, reparei que era necessário uma chave de filtro específica para o desapertar, como não tinha, fui comprar, dei 8,14€ por ela. Consegui desapertar, mas não o cheguei a tirar, pois faltava o mais importante: tirar o óleo do motor. E foi aqui que a dificuldade começou a subir.

                      Ao tentar desapertar a porca que segura o óleo, no cárter, com uma chave de estrias 13", vejo que a porca estava mesmo muito apertada. Continuei a fazer bastante força, e nada. Continuava na mesma. Até que as arestas da porca começaram a desgastar e aqui parei, pois vi que insistir já não ia ajudar. Durante este processo lubrifiquei algumas vezes a porca com spray indicado para o efeito. Entretanto, naquele dia pausei esta etapa, voltei a apertar o filtro do óleo e ficou apenas com o filtro do ar e gasóleo substituídos.

                      Na semana seguinte, voltei a atacar a porca para ver se finalmente conseguia desapertá-la. Com uma lixa de metal, fui desgastando a cabeça da porca nas laterais, com as arestas feitas, até que uma chave de estria 12" coubesse. Tudo bem. Ao introduzir a chave, decidi aplicar uma técnica diferente para forçar que a porca se desaperte, que consistia em deixar a chave inserida dentro da porca com a menor folga, o mais apertado possível, e com a outra ponta da chave, dar uma "pancadinha" com o martelo, de maneira a poder desapertar a porca. Ainda assim, não resultou. A chave mexeu-se, a porca continuou no mesmo sitio. Ao fim de várias horas, desisti.

                      Atualmente, o automóvel circula apenas com o filtro do ar e gasóleo novos, o filtro do óleo e óleo ainda se mantém, tendo em conta o que se passou.

                      Que conselhos me podem dar para ajudar a resolver isto? Já sei que, em princípio, terei de a levar a um mecânico (a não ser que surja um método infalível para tirar a porca de vez). Ainda assim, ouvi dizer que o mecânico pode aplicar um outro método para tirar o óleo, acho que é de extração, que se utilizava antigamente e que hoje está em desuso, que consistia em tirar o óleo pela superfície, pela parte de cima. Assim, a maldita porca continuaria no mesmo sítio. O que poderei fazer para tentar desapertar de vez a porca, tendo em conta a vossa experiência na área?

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                      Entretanto, existe uma outra situação esporádica que por vezes acontece e que me começa a preocupar um pouco. Trata-se de, de vez em quando, estar a conduzir, acionar o pedal do acelerador e o motor não acelera. Isto é uma falha que acontece durante alguns segundos, podendo até chegar a um minuto. Durante este tempo, o motor trabalha como se estivesse no ralenti, não acelera com o acionamento do pedal próprio para o efeito. Passado esses segundos/1 minuto, tudo volta ao normal, o motor volta a acelerar com o pedal acionado. Mas estou com receio que este inconveniente se desenvolva e possa chegar até a falhar de vez, podendo ficar parado durante a viagem.
                      O que poderá ser esta falha? Peça necessária para resolver, alguma ideia de quanto teria de investir para a corrigir?

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                      Em suma, abordo dois inconvenientes neste post:

                      - Porca que segura o óleo no cárter demasiado apertada, com as arestas já a ficarem em mau estado;
                      - Falha em que, esporadicamente, aciono o pedal do acelerador e o motor não acelera, mantendo-se no ralenti, voltando ao normal passado alguns segundos/1 minuto.


                      Gratos pela vossa atenção
                      Editado pela última vez por tgfj555; 04 February 2020, 16:44.

                      Comentário


                        Curioso como essas carrinhas parecem que "aumentaram de preço".
                        Estou procurando algo parecido e acabei achando esse tópico..Em 2019 foi possível comprar uma Vito do ano 1999 por 2700. Hoje nao vejo uma carrinha dessas ou similar num estado aceitável..

                        Comentário

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