O importante estejas satisfeito com carro, agora vais tratando de uma coisita ou outra conforme podes para ficar sempre 5 estrelas
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostO importante estejas satisfeito com carro, agora vais tratando de uma coisita ou outra conforme podes para ficar sempre 5 estrelas
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostEntão e de resto, estás contente com ela? Serve os teus propósitos? Ou estavas à espera de melhor?
Com esta já fico muito mais bem servido
Ou estavas à espera de melhor?
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Para a concorrência de veículos usados, com semelhante orçamento e deste tipo, é a minha escola. Não me agradou muito o design das Ford Transit de 199x, VW Transporter de 199x, Hyundai H1, Toyota Hiace ou Mitsubishi Space Gear.
Melhor do que esta geração de Mercedes Vito? Em design, só mesmo mais modernas. Quanto à durabilidade e fiabilidade, na minha opinião tudo depende acima de tudo do trato que o dono der, e eu desejo dar sempre o melhor, evitando puxar demasiado e favorecendo uma boa conservação do mesmo.
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A vantagem da Vito é que é um comercial que se aproxima bastante de um ligeiro de passageiros no que diz respeito à condução e conforto. Aliás, era a base da primeira geração da V, o monovolume da marca. Tem a vantagem de ser um tracção, o que a torna mais fácil de conduzir, para a maior parte dos condutores.
Mas nota, a Vito dessa geração não é de uma qualidade de acordo com os padrões que se associam à marca. E o facto de ser montada rm Espanha, também não ajudou.
Trabalhei bastante mais com a geração seguinte da Vito e essa sim, qualidade a rodos.
Mas o importante mesmo é que o veículo corresponda às tuas necessidades e expectativas. Isso é o mais importante.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostVerdade! As primeiras Vito/Classe V não brilhavam pela qualidade. Não sabia que eram montadas em Espanha. Fez-me agora lembrar estes verdadeiros chassos:
Tive a oportunidade de há tempos pegar numa, motor do W123 240D anémico até mais não (para o que estou habituado em comerciais, note-se) e uma alavanca de caixa de velocidades como as que conheci em MAN de há 20/30 anos.
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostJa fizeste uma revisão completa ao carro? Nao te fies o que antigo proprietário tenha dito. Se manteres as manutenções todos direitinhas terás muitas alegrias com carro
Revisão completa ainda não. Neste momento não estou muito preocupado com o que diz o antigo proprietário, o momento em que me relacionei com o mesmo sobre este veículo já passou, agora que é meu tenho de olhar por e simplesmente por ela. Portanto estar atento principalmente ao seu desempenho, funcionamento, barulho do motor, existência ou não de anormalidades ou anomalias, etc..
Como referi antes, estou a pensar em fazer a manutenção indispensável e de rotina que se faz em qualquer veículo automóvel a motor de combustão, como a mudança do óleo, filtro do óleo, filtro do gasóleo, filtro do ar, (filtro do combustível?) e acho que não me esqueci de referir mais algo.
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostA vantagem da Vito é que é um comercial que se aproxima bastante de um ligeiro de passageiros no que diz respeito à condução e conforto. Aliás, era a base da primeira geração da V, o monovolume da marca. Tem a vantagem de ser um tracção, o que a torna mais fácil de conduzir, para a maior parte dos condutores.
Mas o importante mesmo é que o veículo corresponda às tuas necessidades e expectativas. Isso é o mais importante.
Pois é, a classe V tem por base a Vito, embora eu não queira investir muito em veículos dessa classe pois eu prefiro o essencial e fiabilidade.
Gosto de conduzir esta carrinha, tem os requisitos para me dar a sensação de uma condução de qualidade
Mas nota, a Vito dessa geração não é de uma qualidade de acordo com os padrões que se associam à marca. E o facto de ser montada rm Espanha, também não ajudou.
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostVerdade! As primeiras Vito/Classe V não brilhavam pela qualidade. Não sabia que eram montadas em Espanha. Fez-me agora lembrar estes verdadeiros chassos:
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Esta semana fui ao mecânico, mecânico esse que já tinha ido anteriormente e que foi sempre a pessoa escolhida para fazer as manutenções da carrinha, como a substituição da bomba central dos travões, por exemplo. Dou-me bem com o homem, parece-me ser uma pessoa fiável, explica detalhadamente como é que são as coisas quando elas acontecem. Fui substituir a bomba do limpa vidros, que não funcionava desde que adquiri a carrinha. O mecânico explicou que ainda teve alguns trabalhos para substituir tal peça, o espaço para mexer nas peças/cabos era curto, que ao contrário de outros veículos, estes cabos já tinham sido remexidos anteriormente, etc.. Acabou por colocar uma bomba usada, pois não conseguiu colocar a nova bomba. Mostrou a caixa da nova bomba com a peça e já havia algumas diferenças em relação à bomba original. Quando foi comprar, levou a defeituosa, para depois trazer uma igual. Enfim, vários acontecimentos, mas o mais importante é que o sistema ficou a funcionar no vidro dianteiro, apesar de ter recebido uma peça usada. O veículo também tem o mesmo sistema na parte traseira, que neste momento não funciona, mas a mim é irrelevante, eu queria mesmo era à frente, atrás poucas vezes olho, e poucas vezes o vidro traseiro fica sujo de mosquitos mortos. Na frente é que há a necessidade. Paguei 20€ para ter o sistema a funcionar no vidro dianteiro.
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Esta semana, vou ao especialista em chaves automóveis para verificar e consertar, possivelmente, o canhão da bagageira, pois não consigo abrir a porta com a chave, neste momento só abre por dentro. Aproveito e faço uma cópia das chaves, pois neste momento possuo chave e única e já tem alguma folga de tanto uso que já teve, inclusive com o antigo dono.
Obrigado a todos pela participação aqui :-)
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Boa tarde a todos.
Venho retocar o tópico para falar de alguns pontos importantes e algumas dúvidas que entretanto surgiram na utilização da Mercedes Vito com o motor de 122 cavalos, agora com estimativa em 380000 km (apesar de marcar 230000 no conta km.).
Começo por falar acerca da revisão indispensável ao veículo, que ainda não tinha sido feita desde que foi comprada em julho do ano passado, e que entretanto já tinha feito 5000km.
Finalmente chegou o tempo e disponibilidade em que me foi possível começar a revisão mais importante, como a mudança do óleo do motor, filtro do gasóleo, filtro do óleo e filtro do ar. O filtro do pólen não cheguei a comprar, embora não descarte a hipótese de o adquirir posteriormente.
Iniciei pela mudança do filtro do ar e de gasóleo. Deu certo, embora tivesse existido algumas dificuldades irrelevantes, como ter de desapertar o suporte do filtro do gasóleo, que exigia chave e localização precisas, pois o espaço era curto.
Quando cheguei ao filtro do óleo, reparei que era necessário uma chave de filtro específica para o desapertar, como não tinha, fui comprar, dei 8,14€ por ela. Consegui desapertar, mas não o cheguei a tirar, pois faltava o mais importante: tirar o óleo do motor. E foi aqui que a dificuldade começou a subir.
Ao tentar desapertar a porca que segura o óleo, no cárter, com uma chave de estrias 13", vejo que a porca estava mesmo muito apertada. Continuei a fazer bastante força, e nada. Continuava na mesma. Até que as arestas da porca começaram a desgastar e aqui parei, pois vi que insistir já não ia ajudar. Durante este processo lubrifiquei algumas vezes a porca com spray indicado para o efeito. Entretanto, naquele dia pausei esta etapa, voltei a apertar o filtro do óleo e ficou apenas com o filtro do ar e gasóleo substituídos.
Na semana seguinte, voltei a atacar a porca para ver se finalmente conseguia desapertá-la. Com uma lixa de metal, fui desgastando a cabeça da porca nas laterais, com as arestas feitas, até que uma chave de estria 12" coubesse. Tudo bem. Ao introduzir a chave, decidi aplicar uma técnica diferente para forçar que a porca se desaperte, que consistia em deixar a chave inserida dentro da porca com a menor folga, o mais apertado possível, e com a outra ponta da chave, dar uma "pancadinha" com o martelo, de maneira a poder desapertar a porca. Ainda assim, não resultou. A chave mexeu-se, a porca continuou no mesmo sitio. Ao fim de várias horas, desisti.
Atualmente, o automóvel circula apenas com o filtro do ar e gasóleo novos, o filtro do óleo e óleo ainda se mantém, tendo em conta o que se passou.
Que conselhos me podem dar para ajudar a resolver isto? Já sei que, em princípio, terei de a levar a um mecânico (a não ser que surja um método infalível para tirar a porca de vez). Ainda assim, ouvi dizer que o mecânico pode aplicar um outro método para tirar o óleo, acho que é de extração, que se utilizava antigamente e que hoje está em desuso, que consistia em tirar o óleo pela superfície, pela parte de cima. Assim, a maldita porca continuaria no mesmo sítio. O que poderei fazer para tentar desapertar de vez a porca, tendo em conta a vossa experiência na área?
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Entretanto, existe uma outra situação esporádica que por vezes acontece e que me começa a preocupar um pouco. Trata-se de, de vez em quando, estar a conduzir, acionar o pedal do acelerador e o motor não acelera. Isto é uma falha que acontece durante alguns segundos, podendo até chegar a um minuto. Durante este tempo, o motor trabalha como se estivesse no ralenti, não acelera com o acionamento do pedal próprio para o efeito. Passado esses segundos/1 minuto, tudo volta ao normal, o motor volta a acelerar com o pedal acionado. Mas estou com receio que este inconveniente se desenvolva e possa chegar até a falhar de vez, podendo ficar parado durante a viagem.
O que poderá ser esta falha? Peça necessária para resolver, alguma ideia de quanto teria de investir para a corrigir?
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Em suma, abordo dois inconvenientes neste post:
- Porca que segura o óleo no cárter demasiado apertada, com as arestas já a ficarem em mau estado;
- Falha em que, esporadicamente, aciono o pedal do acelerador e o motor não acelera, mantendo-se no ralenti, voltando ao normal passado alguns segundos/1 minuto.
Gratos pela vossa atençãoEditado pela última vez por tgfj555; 04 February 2020, 15:44.
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