Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    boas ..

    Segundo eu percebi você tirou a pouco a carta de pesados ...

    a parte da condução e complicado ?? se você tirou a C+E aquilo da para encaixar bem as manobras com o reboque ??

    como e la em exame ?? e como uma aula normal ou os examinadores não são la muitos simpáticos e fica tipo uma carga mais pesada nos ombros ??

    Comentário


      Originalmente Colocado por Lyma69 Ver Post
      Claro mas a quem se habitue outros que não. Também depende da empresa, do patrão etc.

      Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk



      "boas ..

      Segundo eu percebi você tirou a pouco a carta de pesados ...

      a parte da condução e complicado ?? se você tirou a C+E aquilo da para encaixar bem as manobras com o reboque ??

      como e la em exame ?? e como uma aula normal ou os examinadores não são la muitos simpáticos e fica tipo uma carga mais pesada nos ombros ??

      Comentário


        Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post

        Pessoal venho aqui perguntar um assunto que acho que deve interessar a muitos membros que queiram seguir a carreira de motorista de pesados de passageiros!!!

        P
        ois bem, eu ainda não iniciei as aulas... contudo possuo o material: livro mecânica automóvel + pen de exame + livro de exames testes CAM. O livro de exames testes CAM comprei na FNAC e no total tudo ficou me por 58€.

        Mas tal como disse ainda não iniciei porque a categoria de pesados C ou D é das mais caras pra se tirar!!! Só pra terem noção, a carta de condução de pesados de passageiros ronda os 640€ e isso varia de escolas para escolas, já tive escolas a fazerem-me preços de 710€. E a nível de aulas são: 20 aulas de mecânica automóvel (teoria) + 18 aulas de condução (prática)!!!

        Contudo o pior não são os 640€, porque alias a minha de ligeiros ficou-me por 660€ e isso no ano de 2011, o pior mesmo é que depois de termos o exame de condução concluído e aprovado, temos de frequentar um curso chamado CAM (Curso de Aptidão de Motorista) e o preço que me fazem mais baixo é de 680€. E é um curso de 140 horas para iniciantes e o que se aprende... é o que se aprende nas aulas teóricas!!!

        E relembro que a carta de pesados + CAM têm de ser renovada de 5 em 5 anos... ou seja vejam quanto mais iremos gastar!!! E no IMT por cada mudança de carta ou emissão são logo 30€!!! Fora os testes psicotécnicos que rondam os 40€ que todos os motoristas profissionais incluindo motoristas de pesados, veículos prioritários, taxistas, transporte colectivo crianças, etc são obrigados a fazer também de 5 em 5 anos!!!

        Mas pronto isto foi um resumo do que sei porque me informei... o que queria mesmo saber e esta pergunta serve para quem trabalha como motorista de Pesados de Passageiros, nota: quem tiver carta de Pesados de Mercadorias, também pode dar a sua opinião, contudo não é a categoria que eu pretendo exercer profissão!!!

        A pergunta é: depois de gastarmos o tempo e o dinheiro na carta de pesados + CAM, se no futuro iríamos ser reembolsados rapidamente, ou seja, é o mesmo que perguntar quanto ganha em média um Motorista de Pesados de Passageiros???

        Porque gastar perto de 1600€ é o mesmo que perdermos o ordenado de 3 meses!!!

        Cumprimentos
        Além disso tudo adicionar o CQM que ronda os 60eur, cartão tacografo digital (50) e convém ter também o TCC (transporte de crianças) que são cerca de 300 pois as empresas pedem também isto.

        Se for pra internacional, o que não é fácil numa primeira fase, são 1000 e poucos euros, no nacional entre 800 e 1000.

        Sim demora a pagar isso tudo.

        Comentário


          Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post

          Pessoal venho aqui perguntar um assunto que acho que deve interessar a muitos membros que queiram seguir a carreira de motorista de pesados de passageiros!!!

          P
          ois bem, eu ainda não iniciei as aulas... contudo possuo o material: livro mecânica automóvel + pen de exame + livro de exames testes CAM. O livro de exames testes CAM comprei na FNAC e no total tudo ficou me por 58€.

          Mas tal como disse ainda não iniciei porque a categoria de pesados C ou D é das mais caras pra se tirar!!! Só pra terem noção, a carta de condução de pesados de passageiros ronda os 640€ e isso varia de escolas para escolas, já tive escolas a fazerem-me preços de 710€. E a nível de aulas são: 20 aulas de mecânica automóvel (teoria) + 18 aulas de condução (prática)!!!

          Contudo o pior não são os 640€, porque alias a minha de ligeiros ficou-me por 660€ e isso no ano de 2011, o pior mesmo é que depois de termos o exame de condução concluído e aprovado, temos de frequentar um curso chamado CAM (Curso de Aptidão de Motorista) e o preço que me fazem mais baixo é de 680€. E é um curso de 140 horas para iniciantes e o que se aprende... é o que se aprende nas aulas teóricas!!!

          E relembro que a carta de pesados + CAM têm de ser renovada de 5 em 5 anos... ou seja vejam quanto mais iremos gastar!!! E no IMT por cada mudança de carta ou emissão são logo 30€!!! Fora os testes psicotécnicos que rondam os 40€ que todos os motoristas profissionais incluindo motoristas de pesados, veículos prioritários, taxistas, transporte colectivo crianças, etc são obrigados a fazer também de 5 em 5 anos!!!

          Mas pronto isto foi um resumo do que sei porque me informei... o que queria mesmo saber e esta pergunta serve para quem trabalha como motorista de Pesados de Passageiros, nota: quem tiver carta de Pesados de Mercadorias, também pode dar a sua opinião, contudo não é a categoria que eu pretendo exercer profissão!!!

          A pergunta é: depois de gastarmos o tempo e o dinheiro na carta de pesados + CAM, se no futuro iríamos ser reembolsados rapidamente, ou seja, é o mesmo que perguntar quanto ganha em média um Motorista de Pesados de Passageiros???

          Porque gastar perto de 1600€ é o mesmo que perdermos o ordenado de 3 meses!!!

          Cumprimentos


          se so gastares 1600 euros na carta de pesados ainda nao estas muito mal ...



          a minha vai ficar no mínimo por 2100 euros isto sem reprovar nenhuma vez ...


          para recuperares rápido o dinheiro investido terás de ir para o serviço internacional que e onde pagam melhor ( 1 , 2 meses no máximo e já recuperas mais do que aquilo que investes ) ...

          a profissão de camionista e das profissões que melhor ordenado se obtém neste momento para quem não e doutorado e por ai fora e claro ..


          o serviço de mercadorias internacional paga bem acima do serviço de mercadorias nacional mas internacional significa muitas " horas na estrada" e só vês a família ao fim de semana ( agora depende sempre e do numero de semanas que passares fora ) quanto mais semanas seguidas passares fora certamente melhor remunerado serás ..

          podes sempre optar por ir trabalhar para o estrangeiro e ainda bem mais recebes !

          Comentário


            Originalmente Colocado por moreirense Ver Post
            boas ..

            Segundo eu percebi você tirou a pouco a carta de pesados ...

            a parte da condução e complicado ?? se você tirou a C+E aquilo da para encaixar bem as manobras com o reboque ??

            como e la em exame ?? e como uma aula normal ou os examinadores não são la muitos simpáticos e fica tipo uma carga mais pesada nos ombros ??
            Presumo seres de Moreira de Cónegos pelo teu nick, por isso, meu vizinho.
            Aqui na zona, os exames de condução mais acessíveis são no IMT Braga, em Palmeira. Se te mandarem a Vila Verde como eu fui, vai bem preparado. E sim, o exame é como uma aula normal.

            Comentário


              Originalmente Colocado por NFangio Ver Post
              Presumo seres de Moreira de Cónegos pelo teu nick, por isso, meu vizinho.
              Aqui na zona, os exames de condução mais acessíveis são no IMT Braga, em Palmeira. Se te mandarem a Vila Verde como eu fui, vai bem preparado. E sim, o exame é como uma aula normal.
              a escola onde eu estou os exames são no imt de vila verde ... e eu já ouvi dizer por aqui que la em vila verde os exames para os pesados não são la muito famosos ( fáceis examinadores )

              Comentário


                Eu só tenho a carta C ainda, estou a tirar a C +E e é com reboque o que para fazer manobras é complicado. Mais fácil é com semi reboque mas a escola onde ando não tem infelizmente

                Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Lyma69 Ver Post
                  Eu só tenho a carta C ainda, estou a tirar a C +E e é com reboque o que para fazer manobras é complicado. Mais fácil é com semi reboque mas a escola onde ando não tem infelizmente

                  Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk
                  entao estas a tirar a carta como eu e as aulas da C+E também vão ser com reboque .. para estacionar o reboque anda ao contrario certo ?

                  para tirar a C foi fácil depois de te habituares ao camião e começares com as manobras ??

                  Comentário


                    Lá está é difícil porque não temos prática. Mas uma simples manobra como em linha reta tens que andar sempre a mexer o camião porque o reboque anda sempre sozinho para os lados. Porque conduzir conduzo bem, menos quando são curvas apertadas que temos que usar o espaço todo que temos até ao limite

                    Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                    Comentário


                      O TCC e o cartão já o tenho... porque eu trabalho actualmente como motorista de transportes colectivos de crianças, mas só em ligeiros até 9 lugares!!!

                      Queria aumentar a carreira e para isso andei a investigar e no qual também pedi aqui esclarecimentos de quem trabalha nessa área!!!

                      Comentário


                        A que eu tenho intenção de tirar é de Pesados de Passageiros... acho que se está a referir a Pesados de Mercadorias!!!

                        Comentário


                          Inscrevi-me na categoria C+E há cerca de um mês. Já fui a algumas aulas, mas visto não haver um plano/ordem de ensino, já foram algumas repetidas e acho que já chega. Quando quiser ir a Exame, que terei de esperar mais dois meses até completar o 21 anos, é só assinar as aulas todas de uma vez. Nos Exames, passo praticamente em todos com todas as respostas correctas.
                          A C+E ficou por €550 com tudo incluído, mais €30 pelo Atestado Médico, €40 pelos Psicotécnicos e €18 do Manual, tudo feito na Escola de Condução. Portanto, até agora está em €638. O veículo de instrução é uma Volvo FL240 de 2007, com caixa de velocidades 4+4, o que já é bom.

                          Agora é esperar que tudo corra bem. Gostava de ter as cartas prontas até ao fim do ano, mas mesmo que tenha, de pouco me servem porque mesmo para conduzir o camião cá de casa, registado em nome do meu pai, tenho que ter o CAM . E 140 horas não é pouco...
                          Editado pela última vez por JPSL14; 15 August 2015, 15:59.

                          Comentário


                            550€ pelas duas? Fogo muito barato. Mas o CAM acho que tem que frequentar as 280h posso estar enganado. As 140h é para idades superior a 21

                            Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                            Comentário


                              Pois isso do CAM é algo que não concordo, então as horas é um exagero... porque afinal de contas o que aprendes no CAM... aprendes na mecânica automóvel, ou seja, nas aulas teóricas da carta de pesados!!!

                              Mas por outro lado é bom, porque de 5 em 5 anos tens de renovar e parece que não estamos sempre aprender e muitas leis mudam... e até algumas matérias como não são usadas no uso da condução lá começamos esquecer-nos!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Lyma69 Ver Post
                                Lá está é difícil porque não temos prática. Mas uma simples manobra como em linha recta tens que andar sempre a mexer o camião porque o reboque anda sempre sozinho para os lados. Porque conduzir conduzo bem, menos quando são curvas apertadas que temos que usar o espaço todo que temos até ao limite

                                Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                                então para estacionar o reboque será sempre mais complicado do que um semi reboque ... enquanto que o camião anda para trás o reboque não anda tão bem assim e depois o reboque e preciso controlar ainda mais visto que para estacionar a maior parte dos cais de cargas e descargas entrei quase todos de marcha atrás !

                                só um aparte ( será que no dia do exame como uma pessoa já vai bem preparada e não quer reprovar , será que não da para fazer como nos exames de carro ? segundo me consta nos exames de carro houve muita gente a não querer reprovar e a ir ja com a certeza que passava ( tratar tudo com o instrutor da escola e a meter o dinheiro por " baixo do banco se e que me entendes " )

                                Comentário


                                  Sim podes falar ao instrutor e ele resolve a situação..

                                  Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                                  Comentário


                                    Eu tenho 26 anos e dizem que são 140 horas!!!

                                    Quanto ao preço também acho muito barato, tal como disse no meu post, em todas as escolas onde fui pedir esclarecimentos nenhuma faz preços a menos que 640€!!! E isso é só pra obtenção da carta, fora as emissões de cartões e testes psicotecnicos etc etc!!!

                                    Uma roubalheira... e quem ganha com isso é o IMT, porque só a quantidade de condutores que já existem em Portugal ui ui e a maior parte deles já com carta profissional que engloba renovação dos cartões das categorias e dos cursos do qual exercem profissão!!!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Lyma69 Ver Post
                                      550€ pelas duas? Fogo muito barato. Mas o CAM acho que tem que frequentar as 280h posso estar enganado. As 140h é para idades superior a 21

                                      Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk
                                      Se fosse só a categoria C, eram €350. Por mais €200 tiro a E e fico com as equivalências para B+E, etc; dá sempre jeito.
                                      As 280h são para a categoria D. Mas como só posso ir a Exame de Mecânica quando tiver 21 anos, exactamente de hoje a dois meses, depois de obter as aprovações é que me vou inscrever no CAM.
                                      Só que por agora só preciso da carta para desenrascar cá em casa quando for preciso, pois não estou a pensar fazer disto vida profissional. Mas, mesmo sendo filho do proprietário do camião, é como se estivesse a trabalhar para ele , logo tenho de ter o CAM também. E sendo eu Estudante, arranjar 140h para tirar o CAM não é fácil.

                                      EDIT.: estou a tirar a carta em Lisboa. Moscavide.
                                      Editado pela última vez por JPSL14; 15 August 2015, 15:12.

                                      Comentário


                                        Marco eu fiz a de 140h mas Ah CAM de 280h para condutores com idades até aos 21 anos

                                        Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                                        Comentário


                                          Isso o CAM fazes como eu. Falas na escola que não podes ir às aulas todas, e só vais lá quando puderes e assinas as folhas como se fosses na mesma.

                                          Sent from my Aquaris E5 HD using Tapatalk

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                            Inscrevi-me na categoria C+E há cerca de um mês. Já fui a algumas aulas, mas visto não haver um plano/ordem de ensino, já foram algumas repetidas e acho que já chega. Quando quiser ir a Exame, que terei de esperar mais dois meses até completar o 21 anos, é só assinar as aulas todas de uma vez. Nos Exames, passo praticamente em todos com todas as respostas correctas.
                                            A C+E ficou por €550 com tudo incluído, mais €30 pelo Atestado Médico e €40 pelos Psicotécnicos, tudo feito na Escola de Condução. Portanto, até agora está em €620. O veículo de instrução é uma Volvo FL240 de 2007, com caixa de velocidades 4+4, o que já é bom.

                                            Agora é esperar que tudo corra bem. Gostava de ter as cartas prontas até ao fim do ano, mas mesmo que tenha, de pouco me servem porque mesmo para conduzir o camião cá de casa, registado em nome do meu pai, tenho que ter o CAM . E 140 horas não é pouco...

                                            Quem me dera a mim que a carta de pesados de mercadorias ficasse por esse preço ... mais de 2100 euros que me vai ficar no fim de tudo estar feito ...

                                            para mim que vou tirar a carta agora a cam inicial e de 140 horas ... ou seja antes do 21 anos tens de fazer a cam de 280 horas apartir dos 21 fazes a cam de 140 horas ..

                                            Comentário


                                              quando eu fui a escola para me inscrever para tirar a carta C+E disseram-me que quando chegar as aulas do CAM que aquilo não são 140 horas em que se tem de estar la presente numa sala .. espero bem que seja assim porque isso do CAM e uma treta .. eu sozinho já consegui aprender mecânica e passar nos exames todos que faço e a CAM sem saber um corno ainda não reprovei um exame ... num exame de 60 perguntas poder errar 27 a margem de sucesso no exame e sempre alta ...

                                              isto e todo feito para alguém andar a mamar dinheiro a pala de quem tira a carta !

                                              Comentário


                                                Antes dos 21 anos, o CAM ser 280h, nunca tinha ouvido falar. Mas ainda bem que de qualquer das maneiras, só o vou fazer depois de ter os 21 anos.
                                                A percentagem de perguntas que se podem errar é de 40%, ou seja, podem errar 24 perguntas das 60.

                                                Já agora, onde se podem fazer uns testes de CAM? Saquei um programa de Exames, mas o CAM não vem.

                                                Comentário


                                                  Tal como disse quem fica a ganhar com isso é o IMT!!!

                                                  O CAM tal como tu disseste é o que se aprende na das aulas teóricas de obtenção de categoria pesada!!!

                                                  Contudo mal temos a carta na mão ir aprender novamente a mecânica, não têm jeito nenhum!!!

                                                  Agora a renovação de 5 em 5 anos concordo... porque conduzir um pesado engloba estarmos coincidentes de como vão as leis!!!

                                                  Comentário


                                                    Na FNAC comprei um livro de testes teóricos de exame de CAM... vem com 10 testes cada um com 60 perguntas!!! Ficou-me por 20€!!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                                      Antes dos 21 anos, o CAM ser 280h, nunca tinha ouvido falar. Mas ainda bem que de qualquer das maneiras, só o vou fazer depois de ter os 21 anos.
                                                      A percentagem de perguntas que se podem errar é de 40%, ou seja, podem errar 24 perguntas das 60.

                                                      Já agora, onde se podem fazer uns testes de CAM? Saquei um programa de Exames, mas o CAM não vem.
                                                      para fazeres os exames da CAM só no site da " segurança rodoviária " mas para poderes rever o teste tem de se pagar para isso ...

                                                      isso e o que podes fazer antes de começares a CAM .. depois de começares a CAM se for como onde eu ando vais ter um site propio que eles te dão onde tens uma senha para poderes fazer os exames da CAM a vontade .. mas e como disse antes e uma valente treta o CAM ..

                                                      para alem de se gastar muito mais dinheiro o que sai no exame e o que se aprende ao tirar a carta basicamente ...

                                                      na minha zona fazer o CAM e o mesmo preço que tirar a categoria C ..

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por marcolousada Ver Post
                                                        (...) mal temos a carta na mão ir aprender novamente a mecânica, não têm jeito nenhum!!!

                                                        Agora a renovação de 5 em 5 anos concordo... porque conduzir um pesado engloba estarmos coincidentes de como vão as leis!!!
                                                        Pois. É como digo: tirar as cartas de nada serve até termos aprovação no CAM.
                                                        Com isto não digo que o CAM seja uma treta, pois existem aspectos de relevância, mas outros que talvez já não.

                                                        Cuidado com as edições de testes Alves da Costa, pois existem questões em que a correcção está errada.

                                                        Comentário


                                                          ou como foi dito já noutro post tambem se pode comprar na fnac mas nem todas as lojas existe material para estudar para a CAM ...

                                                          Comentário


                                                            A serio??? Pois o livro pertence a essa editora!!!

                                                            Comentário


                                                              Sim é verdade eu moro em Matosinhos e fui a FNAC do Norteshopping, mas depois por curiosidade fui a FNAC do Marshopping, mas lá não tinha nada de CAM!!!

                                                              Só no Norteshopping é que tinha!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X