até isso chegar ainda tens que comer muita sopa. Lembra-te que até no Tesla também tens individuos que o controlam. E depois ser motorista não é só conduzir, requer diversas coisas, abrir lonas, preencher documentação, etc, muitos nem imaginam o que se faz para a comida chegar ás vossas casas.
Mas num mundo perfeito isto seria viável, mas há diversas situações, para já a própria navegação, há inumeras ruas que são proibidas a pesados (isto não é como meter no Meo Drive e ele leva-me até lá), encostar ao cais.
Concluindo, não temos infraestruturas, pois se até os comboios fazem um percurso do Ponto A ao B sobre carris, e ainda tens o maquinista, quando na teoria seria mais facil aplicar a automação nos comboios
Editado pela última vez por jogador89; 05 August 2017, 23:35.
Boas, gostava de começar a tirar a carta de pesados, alguém sabe se ainda existe "futuro" nesta profissão?
Acredito que tão cedo nenhuma maquina vá substituir o que quer que seja, até porque ser motorista profissional não é só conduzir, mas mais importante do que isso é saberes se é algo que realmente queres, pois não é uma vida fácil e o investimento ainda é grande.
Se tiveres "amor aos bichos" fica mais fácil de gostares da profissão e de gramares alguns inconvenientes que existem, se for só pelo dinheiro, recomendo mais tirar carta D tendo em vista fazer internacional, é o melhor mas para isso tens de ter conhecimentos.
Também é importante ter em conta, que apesar de não ser exclusivo da profissão noto que cada vez os salários e as condições laborais pioram apesar de haver agora mais procura por motoristas, infelizmente é algo transversal no nosso país.
Passando novamente aos camiões, se ponderares nacional, ganhas mal para as muitas horas que fazes só tens a coisa boa que vais dormir a casa.
Internacional ganhas mais mas muitas vezes estas a trabalhar fora nas piores alturas, aquelas que geralmente estas com a família, poderás estar fora.
Provavelmente o melhor aqui será o Ibérico, ganhas mais uns cobres, geralmente tens menos trabalho/horas e geralmente vais dormir a casa.
Dito isto, a minha experiência é algo limitada, ainda não sou motorista, falta me tirar a carta dos reboques, mas trabalho numa empresa que lida diariamente com muitos transportadores, nacionais e internacionais e conheço de perto a realidade de muitos motoristas. Espero ter ajudado.
Acredito que tão cedo nenhuma maquina vá substituir o que quer que seja, até porque ser motorista profissional não é só conduzir, mas mais importante do que isso é saberes se é algo que realmente queres, pois não é uma vida fácil e o investimento ainda é grande.
Se tiveres "amor aos bichos" fica mais fácil de gostares da profissão e de gramares alguns inconvenientes que existem, se for só pelo dinheiro, recomendo mais tirar carta D tendo em vista fazer internacional, é o melhor mas para isso tens de ter conhecimentos.
Também é importante ter em conta, que apesar de não ser exclusivo da profissão noto que cada vez os salários e as condições laborais pioram apesar de haver agora mais procura por motoristas, infelizmente é algo transversal no nosso país.
Quem lixa este sistema dos transportes, são os transitários, é um mal necessário. O transitario pede-te 1000€ e paga 300/400€ ao transportador, pois isto é sete cães a um osso. Depois isto para o "carro" (camião) faturar pelo menos 1000 diários (bem esticados) tem de andar ai num corre, corre. Na empresa que estou agora fazem muita grupagem de transitários, para nós motoristas não compensa (lixas horário, andas aí feito maluco para trás e para frente), mas é a unica maneira de muita empresa (as pequenas principalmente) tirar bom rendimentos dos carros. Porque por nós motoristas era cargas diretas.
Nós á pouco tempo trabalhava-mos com a Luis Simões (eles também dão cargas) mas era sempre para supermercados e cash carry, deixamos de fazer porque para uma empresa pequena, ter um carro parado horas á espera para descarregar é perder dinheiro, e conhecendo a Luis Simões o pagamento nem dava para o gasto.
A unica coisa que falha nesta empresa (pelo menos na delegaçao do Porto) seria um mini-tir (2/3 eixos) pois temos 2 semi-reboques, 4 carrinhas ligeiros (1, master de lona, 1 master caixa rigida, 2 trafic), com o mini-tir sempre dava para "folgar"tanto os semi-reboques (eu e meu colega) e as 4 carrinhas, isto sim, quando há carga mais pesada e pouca quantidade (pois ás vezes a master de lona vai com 4/5T), e o mini tir sempre passa onde o semi reboque ás vezes não passa.
Obrigado pelas vossas opiniões, eu estou a pensar em tirar primeiro apenas a C para me ir habituando a esta nova profissão e depois com o tempo e experiência lá tiro a C+E.
Sabem que salários é que ronda um condutor de pesados? Tenho andado a pesquisar mas não encontrei nada assim em concreto
Não tenho a certeza, mas ACHO que tens que tirar sempre o CAM.
Pelo que percebi, a carta apenas te permite a condução e não o transporte de mercadorias.
Mas volto a reforçar o ACHO, porque não tenho a certeza, eu como estou a tirar a C+E vou tirar também o CAM.
A nível de estudo para mecánica aconselho-te os seguintes links:
Para PC:
- http://www.bomcondutor.pt/teste
- https://www.testesdecodigogratis.com...s/categoria/c/
Eu pessoalmente estudei apenas pela APP para smartphone (devido ao trabalho), só fui uma vez á escola para fazer o psicotécnico.
As perguntas são iguais ás da Segurança Rodoviária, e dos links acima indicados.
Fui a exame de mecânica em Braga, no fim de julho, e passei com 0 erradas, e condução C em agosto (ínicio do mÊs), e nada de anormal (só falta a E).
A nível de CAM, não posso aconselhar nada porque também não tenho ainda material de estudo, e na net não se arranja nada gratuíto.
Não tenho a certeza, mas ACHO que tens que tirar sempre o CAM.
Pelo que percebi, a carta apenas te permite a condução e não o transporte de mercadorias.
Mas volto a reforçar o ACHO, porque não tenho a certeza, eu como estou a tirar a C+E vou tirar também o CAM.
A nível de estudo para mecánica aconselho-te os seguintes links:
Para PC:
- http://www.bomcondutor.pt/teste
- https://www.testesdecodigogratis.com...s/categoria/c/
Eu pessoalmente estudei apenas pela APP para smartphone (devido ao trabalho), só fui uma vez á escola para fazer o psicotécnico.
As perguntas são iguais ás da Segurança Rodoviária, e dos links acima indicados.
Fui a exame de mecânica em Braga, no fim de julho, e passei com 0 erradas, e condução C em agosto (ínicio do mÊs), e nada de anormal (só falta a E).
A nível de CAM, não posso aconselhar nada porque também não tenho ainda material de estudo, e na net não se arranja nada gratuíto.
Cumprimentos,
Não há nada gratuito para já, porque isso é pago(CAM), que é a formação numa escola de condução como tal é pago na escola. Não por culpa das escolas de condução, pois é o estado que faz a tabela de preços. Eu só tenho em pdf o manual de 35 horas(formação contínua). Tanto o CAM para mercadorias como o de passageiros são completamente iguais. Apenas é mais uma maneira de dinheiro para o estado por ordens europeias, do que utilidade própriamente dita.
Tirei a C+E, vou a exame de cam esta semana, Tenho estudado para o exame de cam por uma pen que me deram na escola.
Visto ser 60 Perguntas e poderem errar 20 e ainda passa, não parece difícil.
Se ainda não mudou, podes errar 40% das 60 perguntas, ou seja, 24.
Faz-se bem, com algum estudo e treino. Saem perguntas que são quase de cultura geral, e outras que consegues eliminar as opções até chegares à certa. Claro que também saem algumas mais específicas, mas nada demais.
Duas horas é bastante tempo, eu não precisei de uma hora (e fiz com calma), e errei 9 perguntas.
Boas pessoal na zona do porto escolas de condução em conta para tirar a C e a C+E mais o CAM, sem ser grupo artdrive, alguem conhece?
Até agora o mais barato que encontrei foi 600€ pela C 500 pela C+E e 630€ pelo CAM.
Boas pessoal na zona do porto escolas de condução em conta para tirar a C e a C+E mais o CAM, sem ser grupo artdrive, alguem conhece?
Até agora o mais barato que encontrei foi 600€ pela C 500 pela C+E e 630€ pelo CAM.
Moutinho, Oliveira, Desportiva, Bastos, França, Império,
Se perguntarem se compensa. Só anda nisto quem gosta, já foi chão que deu uvas, não esperes ordenados milionários, tens dias que dás mesmo cabo do corpo. Mas há serviços bons e outros de m€rd@.
Editado pela última vez por jogador89; 25 September 2017, 17:51.
Moutinho, Oliveira, Desportiva, Bastos, França, Império,
Se perguntarem se compensa. Só anda nisto quem gosta, já foi chão que deu uvas, não esperes ordenados milionários, tens dias que dás mesmo cabo do corpo. Mas há serviços bons e outros de m€rd@.
A minha ideia é tirar as cartas e o cam e ir para Inglaterra tentar arranjar alguma coisa por lá.
Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk
Estou a tirar a carta C, depois vou tirar a E e CAM.
Neste momento esta fácil arranjar trabalho ? quais as melhores empresas na zona norte?
Acham que devo começar no nacional ? ou ibérico ? ou internacional?
Estou a tirar a carta C, depois vou tirar a E e CAM.
Neste momento esta fácil arranjar trabalho ? quais as melhores empresas na zona norte?
Acham que devo começar no nacional ? ou ibérico ? ou internacional?
Comprimentos.
Consegues arranjar trabalho facilmente, agora prepara te para fazeres muitas horas, mas até lá tens muito ainda que fazer. Tenta falar com vários motoristas para teres uma ideia do que é o trabalho e os seus pros e cons.
Só tu é que podes responder a essa questão, vai depender do que queres e do que estas disposto a abdicar para ganhar mais.
Estou a tirar a carta C, depois vou tirar a E e CAM.
Neste momento esta fácil arranjar trabalho ? quais as melhores empresas na zona norte?
Acham que devo começar no nacional ? ou ibérico ? ou internacional?
Comprimentos.
Zona norte, depende da zona. Tens aí muita empresa a precisar, mas também tens muito patrão de má fé.
Quanto aos serviços, só tu sabes o que queres , e se tiveres disposto a passar noites fora, semana fora.
Nacional, tens serviços que podes ir a casa, outros já dormes fora, mas que é compansado.
Ibérico ou nacional a dormir fora, é igual. Ganhas mais um bocadinho, eu gosto de andar em Espanha, no meu anterior pratao, pediram para fazer uma carga a Corunha, e trocar reboque em burgos com um colega, tirando ser feriado(1 dezembro) até fiz bem, e deu-me a rota de como ir a Corunha a burgos sem portagens.
Internacional, 1, 2, 3 semanas fora, claro que sem experiência poucos metem. já não é tão bem pago como antigamente, os mais velhos estão todos a voltar para aqui.
Ja fiz internacional a 2, e agora faço nacional todos os dias em casa. Para começar e ires entrando dentro do sistema, seria nacional a dormir fora, pois se quiseres ir para o ibérico já tens noção da coisa. Também podes começar a fazer supermercados, todos os dias em casa, e aprendes a fazer manobras
Zona norte, depende da zona. Tens aí muita empresa a precisar, mas também tens muito patrão de má fé.
Quanto aos serviços, só tu sabes o que queres , e se tiveres disposto a passar noites fora, semana fora.
Nacional, tens serviços que podes ir a casa, outros já dormes fora, mas que é compansado.
Ibérico ou nacional a dormir fora, é igual. Ganhas mais um bocadinho, eu gosto de andar em Espanha, no meu anterior pratao, pediram para fazer uma carga a Corunha, e trocar reboque em burgos com um colega, tirando ser feriado(1 dezembro) até fiz bem, e deu-me a rota de como ir a Corunha a burgos sem portagens.
Internacional, 1, 2, 3 semanas fora, claro que sem experiência poucos metem. já não é tão bem pago como antigamente, os mais velhos estão todos a voltar para aqui.
Ja fiz internacional a 2, e agora faço nacional todos os dias em casa. Para começar e ires entrando dentro do sistema, seria nacional a dormir fora, pois se quiseres ir para o ibérico já tens noção da coisa. Também podes começar a fazer supermercados, todos os dias em casa, e aprendes a fazer manobras
Aqui está um trabalho dificil e que não queria para mim...
Depende de onde fores tirar. Eu paguei €550 (promoção de aniversário) pela C+E numa escola em Moscavide. Noutra a poucos quilómetros de Lisboa pediram-me €900.
Se queres só a C, deve rondar os €500, sem certezas. Não de esqueças que também terás de tirar o CAM.
Depende de onde fores tirar. Eu paguei €550 (promoção de aniversário) pela C+E numa escola em Moscavide. Noutra a poucos quilómetros de Lisboa pediram-me €900.
Se queres só a C, deve rondar os €500, sem certezas. Não de esqueças que também terás de tirar o CAM.
E tudo completo com CAM , arrondará quantos euros ?
Comentário