Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tens a Carsil, é o Tiago que dá as aulas de condução, 5***** mesmo.

    Para cisternas só com prática em C+E, caso contrário duvido.

    Local entras, mas com cunhas/conhecimentos, ou pode ser que calhe e tenhas sorte, numa altura que estejam mesmo a meter e é o primeiro que aparecer.

    Comentário


      Originalmente Colocado por hellotomorrow Ver Post
      Bom dia malta!!!

      Uma ajuda por favor:

      Escolas de condução em Rio Tinto / Gondomar para tirar a carta de condução de pesados que sejam de "confiança". Recomendam alguma em especifico?

      Já agora, trabalho na área das cisternas? Era uma cena que eu queria. Nada de dormir fora de casa e internacionais.

      Obrigado pela ajuda
      Gosto desta malta que tira a carta e já exige o que quer. Primeiro tiras o respectivo documento e o cam e depois vê se

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
        Tens a Carsil, é o Tiago que dá as aulas de condução, 5***** mesmo.

        Para cisternas só com prática em C+E, caso contrário duvido.

        Local entras, mas com cunhas/conhecimentos, ou pode ser que calhe e tenhas sorte, numa altura que estejam mesmo a meter e é o primeiro que aparecer.
        Se meterem o que aparecer primeiro é porque a empresa não vale o chavelho e já tá mais que falada (mal) no ramo ( principalmente pelos motorista)

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
          Tens a Carsil, é o Tiago que dá as aulas de condução, 5***** mesmo.

          Para cisternas só com prática em C+E, caso contrário duvido.

          Local entras, mas com cunhas/conhecimentos, ou pode ser que calhe e tenhas sorte, numa altura que estejam mesmo a meter e é o primeiro que aparecer.
          Muito obrigado pela dica. Vou lá a escola saber então...

          Comentário


            Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
            Gosto desta malta que tira a carta e já exige o que quer. Primeiro tiras o respectivo documento e o cam e depois vê se
            Então mas já não podemos escolher onde trabalhar e em que condições? Quando vais a uma entrevista de emprego só ouves o que tem para te oferecer? Comes tudo o que te dão? Nem toda a gente quer ganhar 2500 euros e ser escravo do internacional. Não sei qual o teu problema...

            Comentário


              Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
              Se meterem o que aparecer primeiro é porque a empresa não vale o chavelho e já tá mais que falada (mal) no ramo ( principalmente pelos motorista)
              Tenho exemplos e tu sabes, Paulo Duarte, CMTir, Figueiredo e Figueiredo, Patinter, etc, todas estas meteram gajos verdes, acabados de sairem da escola, precisaram e meteram, obviamente que é preciso sorte no timming, e as que mencionei, nem foi preciso cunhas e não foi só para entrepostos.

              Tudo dependerá da altura certa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por hellotomorrow Ver Post
                Então mas já não podemos escolher onde trabalhar e em que condições? Quando vais a uma entrevista de emprego só ouves o que tem para te oferecer? Comes tudo o que te dão? Nem toda a gente quer ganhar 2500 euros e ser escravo do internacional. Não sei qual o teu problema...
                As condições não devem variar, dependerá o que se transporta e as ferramentas à disposição, quanto aos valores, está tudo tabelado, mas os pagamentos têm se feito por baixo. Quantos aos 2500€ líquidos no internacional, não hã muitos a tirar isso todos os meses, hã que ter a noção, que isso é possível, mas não é a norma.

                Quanto à "escravidão", o que é bom para mim, poderá não ser bom para ti, hã quem se sinta escravizado trabalhando local e hã quem se sinta livre, fazendo internacional.

                Um motorista na Austrália, ou na América do Norte, estará mais tempo fora de casa, irá conduzir mais horas semanais, terá menos descanso, ganhará menos (se compararmos com o poder de compra), do que propriamente um motorista de pesados de longo curso na Europa, nós é que estamos mal habituados, muitas vezes só queremos ir a correr para casa, para nos pormos em frente à TV.

                Infelizmente andamos por esta Europa fora, fazendo o mesmo que muitos fazem de outros países e somos dos que menos ganhamos, fazendo o mesmo.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                  Tenho exemplos e tu sabes, Paulo Duarte, CMTir, Figueiredo e Figueiredo, Patinter, etc, todas estas meteram gajos verdes, acabados de sairem da escola, precisaram e meteram, obviamente que é preciso sorte no timming, e as que mencionei, nem foi preciso cunhas e não foi só para entrepostos.

                  Tudo dependerá da altura certa.
                  Exacto. Lei da oferta e procura a funcionar.
                  E a empresa que é má para um motorista pode ser excelente para outro, dependendo de muitos factores. O ser humano e o seu género de vida são muito heterogeneos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por hellotomorrow Ver Post
                    Então mas já não podemos escolher onde trabalhar e em que condições? Quando vais a uma entrevista de emprego só ouves o que tem para te oferecer? Comes tudo o que te dão? Nem toda a gente quer ganhar 2500 euros e ser escravo do internacional. Não sei qual o teu problema...
                    Falta-te uma coisa "bagagem" ou melhor experiência.
                    Não tens experiência de manobrar o carro, logo por aí é um entrave, por não "exigas" '
                    "Quero fazer tal serviço". Quando fui como tu, pensei assim " qualquer uma serve, lona ou frigorífico" logo que seja para começar a ganhar bagagem.

                    Comentário


                      Boas.

                      Eu tenho a minha carta de pesados com o prazo a terminar e não minha intenção manter a mesma...Posso continuar a conduzir ligeiros (cujo prazo é válido até 2046) sem precisar fazer nada,correto?
                      Ou terei que preceder a algum tipo de alteração junto do IMT?
                      Desde já o meu obrigado.

                      Comentário


                        Alguém que tenha ido renovar o CQM a algum balcão do IMT de Lisboa este ano?
                        Infelizmente tenho de lá ir, como não tenho a fotografia digitalizada no sistema do IMT não posso fazer o pedido on-line [emoji17]
                        Será que estão filas enormes? Qual será o melhor horário?

                        Comentário


                          Instala a App Siga e depois marcas o dia e hora que melhor te convém. Só tens de chegar uns minutos antes da marcação e despachas-te num instante.

                          Mas nota que por marcação, podes ter de aguardar vários dias ou semanas. Podes também ver em várias repartições do IMT. Eu cheguei a ver em Setúbal e Santarém, por exemplo.

                          Comentário


                            Um mês de espera, já não tenho CQM desde o mês passado… Não tenho precisado de usar, mas se precisar estou lixado.

                            Comentário


                              Acabei ontem de tirar a carta de pesados de mercadorias. Comecei em Fevereiro a tirar a C e ontem fiz o exame de C+E.
                              Foi uma experiencia engraçada..passados 11 anos de ter tirado ligeiros, voltar à escola foi giro. Felizmente não sou um gajo com grandes vícios nocivos e correu tudo bem, mas mesmo assim, voltar a andar de instrutor ao lado é engraçado
                              A C no inicio foi complicada, comecei todo confiante, já tinha conduzido carrinhas bem grandes e ia na mente que seria a mesma coisa...primeiros 15min de aula, grande abre olhos.
                              Tive 2 min de explicação e sentei-me ao comando..só aprender a usar a caixa devidamente (4+4, de pancada) já deu para suar..ora não entravam, ora arranhavam, enfim, deu luta.
                              Abre olhos imediatos: ruas que via como largas, agora eram estreitas; sinais à altura da cabine e metidos meio para dentro da estrada..; arvores não aparadas, etc.

                              As primeiras 2/3 aulas foram difíceis..literalmente suadas. Em 11 anos de carta nunca esmurrei uma jante num passeio..nessas três primeiras aulas devo ter tocado com o rodado traseiro nos passeios DEZENAS de vezes. Foi o tempo que precisei para me mentalizar que as linhas para um camião valem muito pouco..

                              Depois dessa mentalização tudo se alinhou..marquei logo exame na 3ª aula, e depois foi só afinar os pormenores, entenda-se, dominar aquela caixa

                              A C+E foi sempre a que me preocupou mais, nunca tinha conduzido nada com reboques..
                              Dado que já estava habituado ao camião, foi só habituar ao chico..o que foi mais fácil do que esperava. Engatar e desengatar sempre à primeira (mesmo quando estava a tirar a C, engatei sem querer ao estacionar no parque ), nunca tocou em passeios e até me habituei facilmente a fazer as manobras com aquilo.
                              Ontem, no exame, começou logo com o pé esquerdo..só o engatei à 3ª , já fiquei logo a suar, foi para estrada e nem 5min depois fui fazer o contorno do passeio..outro prego, só à 2ª , já estava a ver o caso mal parado e a carteira a chorar..lá fomos para a estrada..IC2 durante um bom bocado o que deu para arrefecer e voltar ao "normal", voltamos para trás e mandou-me estacionar o que correu belo logo à primeira..

                              As duas manobras que estava mais à vontade (engatar/desengatar e contorno do passeio) foram as que correram pior, mas mesmo assim deu para o gasto

                              Agora estou no 3º dia do CAM online...lá para meados de Agosto deve ficar tudo feito..

                              Custos até agora:

                              650€ a C (+30€ de emissão de carta)
                              600€ a C+E (+30€ de emissão de carta)
                              750€ o CAM (não sei se já está incluídos os 80€ do IMT para o exame..tenho de confirmar isso).

                              Até agora:2060€

                              É uma brincadeira cara mesmo sem reprovações...
                              Quanto tiver o CAM feito ainda quero fazer o ADR Base + Cisterna.

                              Fica aqui o testemunho para quem estiver a pensar nas mesma andanças

                              Comentário


                                Carta de conducao - Pesados

                                Já tens emprego em vista?
                                Uma coisa que se devia aprender e bem: atar/acondicionar cargas. Infelizmente são só umas teorias e está feito.

                                Comentário


                                  Mais ou menos. Tenho um amigo que trabalha numa das grandes aqui do distrito e vai dar um jeitinho quando tiver tudo tratado..nada é garantido mas sempre é uma ajuda.
                                  Relativamente à formação..é uma fantochada.

                                  Para mim pelo menos, as manobras que fazemos em exame não servem de grande coisa..vejam um exame feito no UK e é muito mais realista...eu ainda tive a sorte de ter o camião da escola no parque de uma das empresas de transportes e ao estaciona-lo era quase como se fosse um cais, mas acho muito mal não sermos ensinados isso.

                                  O mesmo para as cargas, conforme falaste. Até ao momento, tirando o que vinha na mecânica da C não tive mais nenhuma informação sobre isso..
                                  Informações sobre tacógrafos? Até agora só um passar de olhos na mecânica da C, nada mais..enfim, podia continuar, acho que a formação é fraca para o que é exigido no mercado de trabalho/estrada.
                                  É um facto que experiência ganha-se na execução, mas acho que o numero de aulas está desenhado para ensinar a passar o exame, nada mais.

                                  O CAM, vou no 4º dia e até agora não tem ponta por onde se lhe pegar...14h a falar sobre relações interpessoais e 7h sobre a mecânica do veiculo? Está MUITO mal desenhada a formação. Estamos no primeiro dia (de 3) de condução defensiva, económica e ambiental..até agora deu para aprender..0.

                                  Deu foi para esclarecer um colega que conseguiu chegar cá sem sequer saber ver a pressão nos pneus...ninguém nasce ensinado, mas chegar à "ultima etapa" antes de entrar no mercado de trabalho sem sequer saber ver/encher a pressão dos pneus? Acho que esclarece a qualidade da formação que se está a dar em Portugal.

                                  É um desabafo. Para os milhares de euros que se pagam, o que se tira é muito pouco.

                                  Comentário


                                    Mas alguém acha que vai aprender tudo na escola? Aprende-se o básico, o resto é no terreno, manhas etc

                                    Comentário


                                      Claro que ninguém acha que vai ganhar anos de experiencia na escola, mas há coisas que deviam ser ensinadas e não são.
                                      Ninguém aprende a manobrar o camião para um cais, por exemplo..depois é como me contaram, chegam a uma empresa para descarregar e não conseguem meter lá o camião..
                                      Custa muito um "simulador" de cais como fazem no UK? A meu ver não devia ficar "a cargo" das empresas darem essa formação...não depois de pagares milhares de euros por uma formação.

                                      Um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=JwiP...ckDriverHayley

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X