Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico dos autocarros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bom, estive aqui a pesquisar, e o O305 chegou realmente a ter um motor mais fraquito. Mas foram os pré-1974, porque a partir desse ano receberam um motor mais potente.
    Em todo o caso, o motor não é tudo; a caixa também conta e muito.

    Comentário


      Os primeiros O305 nem aos 180 cv de potência chegavam!

      E a maior parte dos que andou pela RL, rondavam os 190/200 cv.

      Depois veio o O405 com um pouco mais de potência mas só muito mais tarde finalmente adoptaram o turbo e lá começaram as potências a rondar os 250 cv ou mais.

      Olhem para a frota da Douro Acima, que utiliza o mesmo bloco que a Mercedes e tem apenas cerca de 220 cv (não tem turbo).

      Comentário


        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Os primeiros O305 nem aos 180 cv de potência chegavam!

        E a maior parte dos que andou pela RL, rondavam os 190/200 cv.

        Depois veio o O405 com um pouco mais de potência mas só muito mais tarde finalmente adoptaram o turbo e lá começaram as potências a rondar os 250 cv ou mais.

        Olhem para a frota da Douro Acima, que utiliza o mesmo bloco que a Mercedes e tem apenas cerca de 220 cv (não tem turbo).
        Sim, já nos anos 90.
        A propósito de O405, acho que infelizmente enganei-me. Ainda não são desta que os dois O405 restantes da BV (que por acaso são manuais) vão de vela. Pelo menos um deles. Fogo, já estão a dever 9 anos à sucata . Enquanto que os O405 que prestavam, esses já foram de vela.

        Comentário


          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Os primeiros O305 nem aos 180 cv de potência chegavam!

          E a maior parte dos que andou pela RL, rondavam os 190/200 cv.

          Depois veio o O405 com um pouco mais de potência mas só muito mais tarde finalmente adoptaram o turbo e lá começaram as potências a rondar os 250 cv ou mais.

          Olhem para a frota da Douro Acima, que utiliza o mesmo bloco que a Mercedes e tem apenas cerca de 220 cv (não tem turbo).
          Apesar de não ser eu a conduzir, notava-se um pouco mais de a vontade no 405, face ao 305, mas era nas sobidas que se notava isso.
          Ambos com caixa auto de 4, RL zona azul.

          E vi uns quantos O305G com turbo na RL zona verde.

          Comentário


            Não há O305/7 com turbo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Não há O305/7 com turbo.
              Não. De origem, não.
              No entanto, ouvi falar de um O305G da TST que chegou a levar um motor turbinado.
              Supostamente seria este em questão https://www.transportes-xxi.net/fotografia/foto/6032
              Editado pela última vez por Olives; 10 July 2022, 14:49.

              Comentário


                Ai havia havia que eu bem que o ouvi a assobiar no campo grande, um 305 lagarta, e na altura conhecia um aficcionado de autocarros que me confirmou isso.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Ai havia havia que eu bem que o ouvi a assobiar no campo grande, um 305 lagarta, e na altura conhecia um aficcionado de autocarros que me confirmou isso.
                  Não é que não pudesse haver, até por causa do tal da TST que me falaram, também dito por um entusiasta. Mas de certeza que não era de origem.
                  Editado pela última vez por Olives; 11 July 2022, 16:20.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                    Não é que não pudesse haver, até por causa do tal da TST que me falaram, também dito por um entusiasta. Mas de certeza que não era de origem.
                    Terão sido versões especiais ou algo assim?
                    Esse colega disse-me que chegou a haver uma versão do 305G com turbo mas pronto vale o que vale.

                    Comentário


                      pic hosting

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Terão sido versões especiais ou algo assim?
                        Esse colega disse-me que chegou a haver uma versão do 305G com turbo mas pronto vale o que vale.
                        Não, quase (repito, quase) de certeza absoluta que os motores desses O305G em particular não eram os de origem. Da mesma maneira que na Austrália chegaram a converter O305's em CNG, e ainda um O305G que levou uma caixa ZF de 5 velocidades. O305G esse que está no youtube.
                        Mas uma vez que a BV teve um MAN SL202 fora do normal, já não digo nada
                        Editado pela última vez por Olives; 11 July 2022, 19:42.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                          Não, quase (repito, quase) de certeza absoluta que os motores desses O305G em particular não eram os de origem. Da mesma maneira que na Austrália chegaram a converter O305's em CNG, e ainda um O305G que levou uma caixa ZF de 5 velocidades. O305G esse que está no youtube.
                          Mas uma vez que a BV teve um MAN SL202 fora do normal, já não digo nada
                          E alguns também ganharam um par de antenas:



                          https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_O305

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                            Até que enfim que a malta que usava a TST tem direito a material novo e moderno.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                              Não, quase (repito, quase) de certeza absoluta que os motores desses O305G em particular não eram os de origem. Da mesma maneira que na Austrália chegaram a converter O305's em CNG, e ainda um O305G que levou uma caixa ZF de 5 velocidades. O305G esse que está no youtube.
                              Mas uma vez que a BV teve um MAN SL202 fora do normal, já não digo nada
                              Pois, entao n sei , só se o que ouvi n era turbo e confundi o som, e esse meu colega poderia estar enganado.
                              Curioso que ele faou-me disso sem eu lhe referir o turbo do 305G por isso fiquei mm com a ideia que era mm coisa séria.
                              Vou tentar ver se encontro algo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Pois, entao n sei , só se o que ouvi n era turbo e confundi o som, e esse meu colega poderia estar enganado.
                                Curioso que ele faou-me disso sem eu lhe referir o turbo do 305G por isso fiquei mm com a ideia que era mm coisa séria.
                                Vou tentar ver se encontro algo.
                                Se por um lado nunca ouvi falar em O30x com motores turbinados de origem, por outro lado não serão casos únicos de retrofitting​.

                                Comentário


                                  The 30 MB O305Gs were delivered 1983-1984 (the prototype was delivered in 1981). The prototype originally had 3 doors, one at the front, one at the center and one at the rear and wasn't turbocharged (the other 29 were) until the prototype was brought up to standard with the other 29 by removing the rear door and turbocharging the engine (177 kW to 209 kW). Two out of the batch had receivedZF 5HP500 gearboxes and still have them.

                                  Comentário


                                    Se for assim tinha 284cv, ah bicho

                                    Comentário


                                      Isso foi na Austrália, certo?

                                      Comentário


                                        Chinesice...




                                        Comentário


                                          Tem um nome curto e fica muito bem cromado na traseira...NOT!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                                            Isso foi na Austrália, certo?
                                            Sim foi, creio. Agora perdi o link ja n o encontro

                                            Comentário


                                              Na volta o O305G com caixa ZF de 5 velocidades que está no youtube será um desses...

                                              Comentário


                                                Se calhar é...mas fonix, 280cv já deve andar bem !!

                                                Comentário


                                                  Aqui está, 280cv !

                                                  Manufacturer: Daimler-Benz AGChassis model: Mercedes-Benz O 305 GEngine: Mercedes-Benz OM 407 hA (206kW/280hp)Driveline: Mercedes-Benz W 4 A 110/3,5 R gearbox, 4.203:1 final driveBodybuilder: PMC Adelaide 'Commuter' AB66FCR

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=Dvfv...ATransitVideos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    A frota mais recebte é a da Carristur? Tenho sérias dúvidas que assim seja, até porque as velharias da Carriatur andam pelo Porto, Coimbra ou Funchal e não se vêm.

                                                    A Cityrama já mal usa os B7R de 2011. E abateram o B10R (ex-RN), as MAN ND de 1994 e as DAF de 1996, entre outros.

                                                    E oa carros da Douro Acima não andam por aí a fazer fumo, apesar da idade. Além disso, foram equipados com um sistema de despoluição adicional qie lhes permitem andar por Lisboa.
                                                    Não fazem fumo que se veja mas para quem tem os pulmões em bom estado nota bem o cheiro a gasóleo queimado.

                                                    Esses sistemas de despoluição são mais uma daquelas tretas inventadas para dar uma falsa ideia de ecologia.

                                                    Comentário


                                                      Hoje, estava a ver que o meu chaço ainda ia amparar esta sucata importada com 12 anos e agora com quase 25.

                                                      Subimos a 10 à hora, literalmente, eu ia em primeira, e estava a ver que não chegava lá acima.

                                                      Comentário


                                                        Ainda se fosse um O405G "a sério". Mas não. É dos "falsos". Que dos "verdadeiros" já são raros.
                                                        Já por aqui, a BV mandou para o lixo há 9 anos os SL202 manuais importados em 2006, que eram fixes. Mas os dois O405 manuais (dos "falsos", para não variar), que:
                                                        - Foram importados na mesma altura dos SL202 manuais;
                                                        - Vieram da mesma empresa dos SL202 manuais;
                                                        - São do mesmo ano dos SL202 manuais (1993);
                                                        Esses, ainda cá andam
                                                        Editado pela última vez por Olives; 01 August 2022, 20:43.

                                                        Comentário


                                                          Por aqui ainda há um ou outro O405 dos anos 80 (e mais umas dezenas dos anos 90) para os lados de Gaia. No entanto como estão estimados vão disfarçando os + de 30 anos de carreira.

                                                          Pelo Porto e arredores O405 articulados sempre foram algo raro, e os que me lembro tinham carroçaria espanhola.

                                                          O305G então eram uma miragem, contavam-se com os dedos de uma mão.

                                                          Com os concursos dos transportes muita desta charutada tem os dias contados, vamos ver o que vem aí. Alguns operadores estão a apostar em marcas chinesas.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                            Hoje, estava a ver que o meu chaço ainda ia amparar esta sucata importada com 12 anos e agora com quase 25.

                                                            Subimos a 10 à hora, literalmente, eu ia em primeira, e estava a ver que não chegava lá acima.

                                                            Quando me aproximo de um deles os gestos já estão mecanizados; fechar os vidros e a recirculação de ar.

                                                            Comentário


                                                              Há uns dias falava com um amigo, chefe de oficina num dos grandes grupos, que me dizia que as ordens são para colocar em condições de circulação material com 30 anos, que ja estava encostado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X