Subaru Legacy 2.0R BiFuel 165cv - GPL em Portugal

citação:Originalmente colocada por mundano

Já, já vi... Oh pá.. Os gajos podem ser muito profissionais, mas não gosto de alterações.. Como se costuma dizer, cada maluco suas pancas.

É como os alarmes de origem, ou os instalados depois. Por muito bem que montem aquilo nunca é igual. Tens os sensores metidos à pressão, em vez de peças feitas especificamente para ter os sensores.. Desmancham os plasticos e depois ficam com barulhos.. etc.. etc...

E com estas trasnformações é a mesma coisa.

O teu carro não foi feito para ter GPL, e o equipamento que levas, a botija, etc. .etc.. não foi feito especificamente para o teu carro. Por isso ficas com um torpedo na mala, ficas com tubos pelo motor, ficas com um bocal para encher num sitio que não dá jeito nenhum, etc.. etc..

É certo! Mas também te garanto que não é tanto assim. No meu carro a coisa que mais chama a atenção é o autocolante. Depois, só se abrir a mala é que vês o depósito (porque na altura em que instalei no meu, não havia ainda, depósitos para pneu suplente). Para abastecer, tenho de ir ao local de abastecimento da gasolina e, ali no cantinho, tenho o local de abastecimento do GPL. No motor? Tens fios, tens tubos, claro, mas que se disfarçam bem no meio dos outros. O que vês a mais no motor? Duas caixinhas (uma com a centralina e a outra que penso ser um relé para a passagem Gasolina/Gpl) e um vapirizador que está tão bem situado que, uma vez, o meu carro já foi a um mecânico e ele nem se apercebeu que o carro estava a GPL...[}:)]

Mas isto, é o que estamos habituados a ver, pois as "nossas" viaturas a GPL têm o sistema instalado à posteriori. Acredito (pois também ainda não vi nenhum) que se visses um Volvo V70 Bi-Fuel, por exemplo, nem saberias dizer se ele era híbrido ou de um só combutível...;)

No entanto, acho as transformações actuais, de muito boa qualidade, mesmo!!

citação:Originalmente colocada por Braz

Mas isto, é o que estamos habituados a ver, pois as "nossas" viaturas a GPL têm o sistema instalado à posteriori. Acredito (pois também ainda não vi nenhum) que se visses um Volvo V70 Bi-Fuel, por exemplo, nem saberias dizer se ele era híbrido ou de um só combutível...;)

Mas isso é o que eu digo... Se fossem sistemas de fabrica, desenvolvidos pela marca para o meu carro, passaria a ser a opção de eleição para mim...

Alterações não gosto.. Nem de autoradios montados à posteriori gosto muito, porque são sempre uma fonte de ruidos prazitas..

E depois mesmo que feito pelas representações locais das marcas isso não garante nada.. Quem não se lembra da barraca que eram os Toyotas com power box, feitos pela salvador caetano?

E por isso mesmo perguntei como era a transformação do Subaru.. O facto de ser com o apoio da Galp energia já indicia que é feito em Portugal e não na fabrica.. Ou seja, más noticias..

Já, já vi... Oh pá.. Os gajos podem ser muito profissionais, mas não gosto de alterações.. Como se costuma dizer, cada maluco suas pancas.

É como os alarmes de origem, ou os instalados depois. Por muito bem que montem aquilo nunca é igual. Tens os sensores metidos à pressão, em vez de peças feitas especificamente para ter os sensores.. Desmancham os plasticos e depois ficam com barulhos.. etc.. etc...

E com estas trasnformações é a mesma coisa.

O teu carro não foi feito para ter GPL, e o equipamento que levas, a botija, etc. .etc.. não foi feito especificamente para o teu carro. Por isso ficas com um torpedo na mala, ficas com tubos pelo motor, ficas com um bocal para encher num sitio que não dá jeito nenhum, etc.. etc..

Ai ai mundano, já não tens cura tu [}:)][}:)][}:)] Vais ficar velho do restelo para sempre! [}:)]

Repara, nenhuma marca tem capacidade para criar um carro de raiz com todas as peças necessárias a serem projectadas e fabricadas pela marca. É o mesmo que o teu carro a gasolina/gasóleo. Deves pensar que a bomba injectora e a tubagem foi desenvolvida de propósito para o teu carro, era o que mais faltava. Será que isso quer dizer que o sistema de alimentação do teu carro é artesanal? É que foram profissionais que montaram esse material, tal como acontece numa instalação de GPL, tal como acontece se fores a uma oficina fazer uma reparação!

Se as próprias marcas colocam no mercado carros a funcionar a GPL sobre as instrucções dos fabricantes dos kits de GPL como podes tu dizer que é artesanal?

Depois admiram-se que neste fórum nascem mitos a torto e a direito :D

Tipico do Entreposto. E se forem lá perguntar alguma coisa o mais certo é saberem mais do que eles mas enfim...

O que gosto do site é os preços eh eh!

Acho uma excelente alternativa a monotonia germanica. Pena é de facto a escassez de concessionários (Entreposto em LX, Auto Geiza em Aveiro e Rótor no Porto e mais um em Braga, "mai nada").

Vamos ver as vendas, mas para já o preço tá * * * * * ![8D]

citação:Originalmente colocada por Scoobypt_MC

Tipico do Entreposto. E se forem lá perguntar alguma coisa o mais certo é saberem mais do que eles mas enfim...

Nós melhor que ninguém sabemos como funcionam [8][8][8][8][8][8][8][8]

panpipe mas isso já está aplicado na Touran EcoFuel, assim como tiveste cá à venda no Fiat Multipla e Punto, assim como no Golf Variant.

Só existe um problema, só tens 3 postos de abastecimento de CNG em Portugal, e está um 4º para ser construído! Vale mais as marcas apostarem no GPL para o cidadão comum, e o CNG ficar para frotas e transportes públicos como está actualmente a ser usado.

Vê aqui quantos carros a gás natural existem por cá! Não sei se ria se chore! http://www.apvgn.pt/estatisticas.htm

Mas isso é o que eu digo... Se fossem sistemas de fabrica, desenvolvidos pela marca para o meu carro, passaria a ser a opção de eleição para mim...
(...)

Mundano já me estive a informar e o sistema vem instalado de fábrica, Subaru Itália ;)

Pá... Velho do restelo ou não, a verdade é que gosto das coisas de origem.

Por exemplo, o meu carro é um comercial, tem 8 anos e 180 mil kms. Ainda anda em paralelo sem fazer barulhos, excepto num sitio que os faz À força toda.. Precisamente a divisória central..

Ora, precisamente naquilo que não é de origem. Uma vez que aquelas divisorias eram montadas em Portugal..

As viaturas Subaru BiFuel estão naturalmente equipadas com um depósito de gasolina e também um depósito de GPL (no alojamento da roda sobressalente), um sistema de injecção nos cilindros e um vaporizador para produzir uma mistura de gases combustível que torna o veículo bivalente, ou seja, pode ser operado tanto a gasolina como a GPL. Esta bivalência é automática estando no entanto disponível um interruptor através do qual o condutor pode mudar - durante a condução – da operação a gasolina para operação a gás, e vice-versa.

citação:Originalmente colocada por PsySTI

As viaturas Subaru BiFuel estão naturalmente equipadas com um depósito de gasolina e também um depósito de GPL (no alojamento da roda sobressalente), um sistema de injecção nos cilindros e um vaporizador para produzir uma mistura de gases combustível que torna o veículo bivalente, ou seja, pode ser operado tanto a gasolina como a GPL. Esta bivalência é automática estando no entanto disponível um interruptor através do qual o condutor pode mudar - durante a condução – da operação a gasolina para operação a gás, e vice-versa.

Exacto. Li isso na concorrencia.
O Depósito é tórico e está no local da roda suplente. Não retira espaço à mala. Tem um interruptor para passar de gasolina-GPL ou vice-versa. E tem um modo automático. Segundo li, no modo auto, o motor arranca em gasolina até atingir 45º (estes não sei se será a temperatura da água.!?! não disseram) e passa para GPL. O sistema passa de automaticamente de GPL para gasolina quando detecta o depósito de GPL vazio. Já agora o depósito leva 63 litros de GPL.

Bom carro, ainda bem que cada vez mais marcas começam a vender os seus carros bifuel.

Um abraço, by Filas

Um bom carro, bonito por fora e por dentro, e com um preço [:0] [:0] muito competitivo.
Uma boa aposta da Subaru, espero que estas iniciativas se multipliquem, só temos a ganhar com isso :)

Essas características do sistema são as que equipam qualquer carro de injecção sequencial, já agora dá para saber qual o sistema?

citação:Originalmente colocada por cloterico

citação:Originalmente colocada por PsySTI

Exacto. Li isso na concorrencia.
O Depósito é tórico e está no local da roda suplente. Não retira espaço à mala. Tem um interruptor para passar de gasolina-GPL ou vice-versa. E tem um modo automático. Segundo li, no modo auto, o motor arranca em gasolina até atingir 45º (estes não sei se será a temperatura da água.!?! não disseram) e passa para GPL. O sistema passa de automaticamente de GPL para gasolina quando detecta o depósito de GPL vazio. Já agora o depósito leva 63 litros de GPL.

E a partir de uma certa rotação passa também para gasolina automaticamente.;) (O meu passa automaticamente para GPL a partir das 5.000rpm)

citação:Originalmente colocada por LM

Essas características do sistema são as que equipam qualquer carro de injecção sequencial, já agora dá para saber qual o sistema?

Exacto, qualquer carro com um sistema de injecção sequencial funciona dessa forma ;)

Back