Subaru Legacy 2.0R BiFuel 165cv - GPL em Portugal

Veio uma noticia sobre esta versão no Autofoco. O reservatório é no sitio do pneu. Li tb q a pasagem de combustivel tem a ver com a temperatura estar a 45 graus. Suponho q seja a temp do motor. Preferencialmente usa o GPL. Usa gasolina qdo n há GPL ou a tem é baixa.

A razão do preço ultra competitivo prende-se com os 40% de desconto no IA.

A razão porque começa a trabalhar a gasolina e depois de atingir a temperatura pré-determinada passa para GPL, é originada com a necessidade que o vaporizador tem de ser aquecido pela água do motor, para evitar que o gás congele.

Assim, primeiro o carro atinge a temperatura ideal e quando passa para GPL não se nota nada. Se mudar antes de tempo o vaporizaddor ainda está frio e o que acontece é o carro ficar com o ralenti instável e a soluçar.

Isto implica um consumo de gasolina, que acho negligenciável, deve dar aí um 0.5 litro aos cem. Por outro lado tem a vantagem de fazer funcionar com frequência o sistema de gasolina, para não criar teias de aranha, como acontecia nos kits aspirados.

citação:Originalmente colocada por LM

A razão porque começa a trabalhar a gasolina e depois de atingir a temperatura pré-determinada passa para GPL, é originada com a necessidade que o vaporizador tem de ser aquecido pela água do motor, para evitar que o gás congele.

Assim, primeiro o carro atinge a temperatura ideal e quando passa para GPL não se nota nada. Se mudar antes de tempo o vaporizaddor ainda está frio e o que acontece é o carro ficar com o ralenti instável e a soluçar.

Isto implica um consumo de gasolina, que acho negligenciável, deve dar aí um 0.5 litro aos cem. Por outro lado tem a vantagem de fazer funcionar com frequência o sistema de gasolina, para não criar teias de aranha, como acontecia nos kits aspirados.

Há para ai um user que diz fazer uma média de 0,2litros aos 100km.;)

citação:Originalmente colocada por LM

Boa explicação!

citação:Originalmente colocada por mcabral

citação:Originalmente colocada por cloterico

citação:Originalmente colocada por PsySTI

As viaturas Subaru BiFuel estão naturalmente equipadas com um depósito de gasolina e também um depósito de GPL (no alojamento da roda sobressalente), um sistema de injecção nos cilindros e um vaporizador para produzir uma mistura de gases combustível que torna o veículo bivalente, ou seja, pode ser operado tanto a gasolina como a GPL. Esta bivalência é automática estando no entanto disponível um interruptor através do qual o condutor pode mudar - durante a condução #8211; da operação a gasolina para operação a gás, e vice-versa.

Exacto. Li isso na concorrencia.
O Depósito é tórico e está no local da roda suplente. Não retira espaço à mala. Tem um interruptor para passar de gasolina-GPL ou vice-versa. E tem um modo automático. Segundo li, no modo auto, o motor arranca em gasolina até atingir 45º (estes não sei se será a temperatura da água.!?! não disseram) e passa para GPL. O sistema passa de automaticamente de GPL para gasolina quando detecta o depósito de GPL vazio. Já agora o depósito leva 63 litros de GPL.

E a partir de uma certa rotação passa também para gasolina automaticamente.;) (O meu passa automaticamente para GPL a partir das 5.000rpm)

Só a partir das 5000? Então uma pessoa que ande 90% nas 3000/4000 que acho que é o normal para quem não anda a esgalhar nunca utiliza o GPL!
E alguém explica porque só entra em acção após uma determinada rotação?

Vamos ver é se + marcas seguem o exemplo!
Mas duvido, porque o tipico tuga liga mto ao status, coisa k o cracha tira.
Logo tá condenado ao insucesso!

A AH de ontem testou o modelo e os consumos em GPL são apenas ligeiramente mais altos que a gasolina o que atesta que a transformação está muito boa. Também as perfomances são quase iguais.

Infelizmente não falam muito sobre o sistema.

No meu caso, passa para GPL antes dos 30º e às 1500 rpm, sem solavancos ou engasgos.
Tem um consumo de gasolina inferior a 0,2 lt e a gás na casa dos 8,5 (+- 5 euros)
Em termos de autonomia, com 48 lt de gás faço 560 kms.
Estou satisfeito com o carro :)

Segundo o site da Subaru Itália que vende alem do Legacy, também o Forester e o Outback a gpl o kit é o Sequente Fastness da BRC, uma marca que é muito comercializada entre nós.
O facto de vir de origem não significa que é melhor que as adaptações, porque em termos de instalação e funcionamento são exactamente iguais, podem é ter uma afinação melhor adequada e mais eficiente, mas nada que também não possa ser feita por instaladores de gpl.
Aliás não conheço sistemas de injecção a gasolina Renault, Bmw, Mercedes, Volvo, Ford, conheço Bosch, Siemens.

As virtudes apontadas a este kit como já foram referidas por alguns posts são as virtudes de qualquer kit sequencial que se comercializa à mais de 3 anos em Portugal.

Parabens ao importador da Subaru, pela coragem porque ao contrario de outras marcas como Fiat, Renault, Ford, Chevrolet, Citroen que vendem em Italia veiculos novos já com gpl, e cá dizem que não e que os seus modelos não se dão bem com o gpl "deve ser só em Portugal claro"

parece sem duvida a melhor proposta :( :( :(

2 litros “boxer” DOHC de 165 CV [B)]
4WD [B)]
menos de 96% de NOx [^]
1000 € de gaz [:I]

32.900 euros :(

Acho que estamos a andar em frente para um futuron próximo nas energias alternativas, Ja agora ficam a saber que o tócolante do GPL vai passar a distíco como o selo e seguro acreditem pq é verdade.

FLP

As temperaturas de comutação variam de sistema para sistema e de carro para carro. O consumo de 0.2 ou 0.5 litros de asolina é muito subjectivo.

Se um indivíduo ligar o carro, andar 500m a gasolina, e fazer 100km de seguida, o consumo é muito baixo. Se nesses 100Km parar 5 vezes, concerteza que esse consumo aumenta.

Estes tópicos são lidos por muita gente que está a começar a interessar-se pelo GPL, convém assim que os factos sejam apresentados o mais correctamente possível.

Neste caso, como as transformações normalmente são feitas em carros usados, muitas vezes carros iguais originam situações bem diferentes e convém que fique bem explícito as possíveis variações.

Com isto não quero dizer que o seu consumo não é real, convém é ficar esclarecido que é difícil de atingir.

A ver se as pessoas começam a repara mais na marca e menos no Impreza.
Eu adoro o meu impreza (e todas as versões GT/WRX/STI/Prodrive), mas acho que só temos a ganhar em ter uma marca que faz carros tão bons a ter algum destaque em Portugal. De certeza que se o Legacy tivesse um bom diesel, venderia muito mais porque o carro tem muita qualidade.
Pena em Portugal ser tão penalizado pela cilindrada...o 3.0R deve ser fabuloso!!!

Muito interessante sem dúvida.

Ora = 10 lts/ 100 kms = 0,59€ x 10 = 5,9€ por 100 kms

Diesel = 7 lts/ 100 kms = 1,00€ x 7 = 7,00€ por 100 kms

Possibilita uma economia de aproximadamente 1,00 € por cada 100 kms em relação a um turbo-diesel equivalente (isto considerando que existe sequer um diesel com 160 cv a consumir 7)...

1€ por 100 kms, para quem, como eu faz 50.000 kms por ano significaria 500 € de poupança !

Para não falar no preço atractivo para um carro do segmento, e o que contribui para a melhoria do ambiente...

EDIT: E um Imprezazito com este sistema, não ?!

citação:Originalmente colocada por hpventura

Muito interessante sem dúvida.

Ora = 10 lts/ 100 kms = 0,59€ x 10 = 5,9€ por 100 kms

Diesel = 7 lts/ 100 kms = 1,00€ x 7 = 7,00€ por 100 kms

Possibilita uma economia de aproximadamente 1,00 € por cada 100 kms em relação a um turbo-diesel equivalente (isto considerando que existe sequer um diesel com 160 cv a consumir 7)...

1€ por 100 kms, para quem, como eu faz 50.000 kms por ano significaria 500 € de poupança !

Para não falar no preço atractivo para um carro do segmento, e o que contribui para a melhoria do ambiente...

EDIT: E um Imprezazito com este sistema, não ?!

estava a pensar no mesmo isso ia ser um sucesso de vendas... se fosse pros mesmo valores entao...

ps: se oferecem 1000€ de gaz o carro fica em 31 000 €..deve ser dos unicos carros que deve custar o mesmo que la fora- entenda-se a diferença nao deev ser tão significativa porque o nosso iva nao deve perdoar [8)]

A proposta parece-me excelente, se já gostava muito do carro pelas suas características (motor boxer, Awd...) fiquei ainda mais convencido com a adopção do sistema GPL, porque não sou grande apologista de motores diesel. Enfim junta-se o útil ao agradável, se fosse comprar um carro deste segmento não tinha dúvidas.[B)]

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

A proposta parece-me excelente, se já gostava muito do carro pelas suas características (motor boxer, Awd...) fiquei ainda mais convencido com a adopção do sistema GPL, porque não sou grande apologista de motores diesel. Enfim junta-se o útil ao agradável, se fosse comprar um carro deste segmento não tinha dúvidas.[B)]

manutenção de um carro destes..e dispendiosa?

Voltar
Superior