Alemães investem 108 milhões em Vila do Conde

Superfast

New member
Alemães investem 108 milhões em Vila do Conde
O grupo alemão Qimonda vai investir um total de 108,3 milhões de euros na sua unidade de Vila Conde, especializada no fabrico de semicondutores, soube o Jornal de Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------

Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt

Celso Filipe
cfilipe@mediafin.pt

O grupo alemão Qimonda vai investir um total de 108,3 milhões de euros na sua unidade de Vila Conde, especializada no fabrico de semicondutores, soube o Jornal de Negócios.

A parte de "leão" deste montante, 100 milhões de euros, destina-se à introdução e desenvolvimento de tecnologias inovadoras nesta área industrial, sendo que os restantes 8,3 milhões de euros serão aplicados num centro de investigação e desenvolvimento (I&D) onde se realizarão testes aos circuitos de memória.

Este investimento da Qimonda Portugal (ex-Infineon), que beneficiará de incentivos fiscais, é hoje anunciado em Vila do Conde pelo grupo alemão e pela API (Agência Portuguesa para o Investimento), na presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, e do secretário de Estado Adjunto, da Indústria e Inovação, Castro Guerra. A assinatura do contrato está programada para Outubro

Numa primeira fase, que terá lugar entre 2006 e 2008, a Qimonda Portugal irá investir 70 milhões de euros, possibilitando a criação de 140 novos postos de trabalho.

Essa coisa é curiosa, dado que foi inauguradas há bastante tempo como unidade da Siemens com todo o apoio que o Estado poderia dar.
Depois foi inaugurada como Infineon, sempre com os mesmos políticos, governantes e directores de institutos de apoio e fomento ao emprego e modernização.
Agora é a vez da Quimoda.

É altura para perguntar, quanto é que isso nos custou... [8)]

Edit: a corrigir erros de ortografia...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Essa coisa é curiosa, dado que foi inauguradas há bastante tempo como unidade da Siemens com todo o apoio que o Estado poderia dar.
Depois foi inaugurada como Infeneon, sempre com os mesmos políticos, governantes e directores de institudos de apoio e fomento ao emprego e modernização.
Agora é a vez da Quimoda.

É altura para perguntar, quento é que isso nos custou... [8)]

Errado! ;)

Nunca foi inaugurado com qimonda nem como Infineon. Nem houve investimento por parte do estado. O que se passou foi somente uma alteração da designação social. Até hoje o investimento feito na empresa desde o seu inicio foi de 500 milhoes de euros... tornando-a a empresa com maior tecnologia de ponta em portugal. Agora vai-se investir mais 100 milhoes em que parte o estado vai suportar. Este investimento é para um departamento de desenvolvimento e investigação de produto. Neste momento a empresa tem 1500 colaboradores directos (foram externos e afins) e irá ser aumentado para 1700 devido às alterações que vai sofrer até setembro do ano que vem.
Neste momento a QPT é a segunda empresa a exportar mais em portugal, com menos investimento por parte do estado que a autoeuropa que está em terceiro. Se a autoeuropa deu tres vezes o investimento aplicado pelo estado, a QPT estará proximo, portanto, o estado não saiu a perder.
Que mais querem saber (tenho algum conhecimento de causa) ;)?

São spin offs. O mesmo que fez agora a Philips com a sua unidade de microprocessadores (vendeu por 700 milhoes).

Não custa muito dinheiro porque empregam pessoas e dão impostos sendo o segundo maior exportador.

Inicialmente há um custo claro. As ajudas para as instalacoes etc. Agora falta saber quanto é os impostos que ja pagaram desde 97 ate agora.

E os spin offs nao tem custos. É interno.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Estão a inovar na "introdução e desenvolvimento de tecnologias inovadoras nesta área industrial" e criam mais emprego????

Fixe[:I].

Vai ser criado um laboratório para a investigação e desenvolvimento de produtos relacionados com as conhecidas memorias de PC's (memorias gráficas neste caso).
Portugal costuma ser muito criticado, mas quantos de voces tem uma Xbox? E um PS2? E a futura Ps3? Será preciso dizer mais?

Taveirada,

Eu sou a favor do investimento, seja ele qual for... :)

Mas é natural que queira saber os incentivos que o Estado Português dá a essas empresas.

Outra que me desperta a curiosidade é a Blaupunkt em Braga.

Porque por vezes os nossos políticos perdem a cabecinha...

Apesar da Infineo e Blaupunkt serem centros de tecnologia, o que permite vislumbrar capacidade tecnológica aplicável para outros empreendimentos, para além de uma eventual deslocalização...

Ouvi dizer que o núcleo de I&D da Infineon iria para a Maia. Confirmas?

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Estão a inovar na "introdução e desenvolvimento de tecnologias inovadoras nesta área industrial" e criam mais emprego????

Vai ser criado um laboratório para a investigação e desenvolvimento de produtos relacionados com as conhecidas memorias de PC's (memorias gráficas neste caso).
Portugal costuma ser muito criticado, mas quantos de voces tem uma Xbox? E um PS2? E a futura Ps3? Será preciso dizer mais?
Taveirada.

Eu acho piada a estas notícias.
Vão investir 108 milhões....
Mas entre 2006 e 2008 serão só 70 milhões.

Depois 100 seriam para as novas tecnologias e processos e etc...
Só 8 seriam para o tal Lab...
E criam 140 postos de trabalho[8D];).

Acho optimo.
Muito fixe.
Esqueceram-se, provavelmente, de dizer qtos Postos de trabalho seriam criados na segunda fase.
Mas acho optimo;).

Por mim... à vontadex.

Taveirada,

Eu sou a favor do investimento, seja ele qual for... :)

Mas é natural que queira saber os incentivos que o Estado Português dá a essas empresas.

Outra que me desperta a curiosidade é a Blaupunkt em Braga.

Porque por vezes os nossos políticos perdem a cabecinha...

Apesar da Infineo e Blaupunkt serem centros de tecnologia, o que permite vislumbrar capacidade tecnológica aplicável para outros empreendimentos, para além de uma eventual deslocalização...

Ouvi dizer que o núcleo de I&D da Infineon iria para a Maia. Confirmas?

Que eu saiba não. Será dentro do nucleo no mindelo. Só se houver razões económicas, tais como não haver dinheiro para construir um lab de raiz e usarem outro ao inicio.
Já agora, para adicionar uma coisinha para compreenderem a grandiosidade desta empresa.
A empresa em vila do conde-mindelo é um backend. é onde se faz toda a assemblagem final das memórias. Mas também há os front-ends, que são estruturas de ponta. Se portugal tivesse uma estrutura dessas, a nivel de tecnologia ficava ao nivel da França!
Neste momento a QPT tem frontends nos EUA e alemanha (falta-me um, mas nao me lembro). Bem como algumas parcerias com outras empresas, passando pela italia, etc...

Curioso, pois cheguei a ver a planta das instalações...

Mas como o assunto não é público, ficamos por aqui. :)

Já agora, num parque tecnológico com vizinhos como uma empresa Indiana que comprou à pouco tempo um empresa Portuguesa que era do grupo Sonae... Ups, já falei de mais. ;)

Taveirada.

Eu acho piada a estas notícias.
Vão investir 108 milhões....
Mas entre 2006 e 2008 serão só 70 milhões.

Depois 100 seriam para as novas tecnologias e processos e etc...
Só 8 seriam para o tal Lab...
E criam 140 postos de trabalho[8D];).

Acho optimo.
Muito fixe.
Esqueceram-se, provavelmente, de dizer qtos Postos de trabalho seriam criados na segunda fase.
Mas acho optimo;).

Por mim... à vontadex.

Nao sei onde viste isso... deve ser na noticia, correcto?

O investimento faz parte da seguinte estratégia. O Porto ficou classificado como o site de produtos de alta qualidade (neste momento são as memórias para consolas e placas gráficas que sai tudo daqui!). Outros sites ficaram com outro tipos de produtos, como os módulos de memorias ram que foi para a malasia. O que se passa, é que o porto tem, produção de modulos, e é preciso passar essa produção para a malasia, e a produção de componentes da malasia para cá. Isto vai diminuir a complexidade de produtos, mas o investimento é muito maior, porque as infrastruturas sao muito mais relevantes a nivel de euros! ;)
Então, a QPT vai crescer devagar, porque as memórias, e o seu mercado não é muito facil, e uma falha implica muitos milhoes perdidos!
Em dois anos, a QPT vai investir metade do lucro que tem...
Para o laboratório não é preciso muito dinheiro! Mas para as maquinas de fabrico de componentes, se te disser que cada uma custa 4 milhoes... ;) e não vêm duas nem tres! ;) Estao a chegar uma duas por semana, e vai ser assim pelo menos até março!

Curioso, pois cheguei a ver a planta das instalações...

Mas como o assunto não é público, ficamos por aqui. :)

Já agora, num parque tecnológico com vizinhos como uma empresa Indiana que comprou à pouco tempo um empresa Portuguesa que era do grupo Sonae... Ups, já falei de mais. ;)

Essa planta chegou a existir... mas não era para este lab... mas para um laboratório de Informática... era para o tecmaia correcto? é que se não é disso... nao tenho qualquer conhecimento! ;)

É mais uma empresa que vem para cá explorar o pessoal e depois mudam de instalações e fica tudo no desemprego[:I]

É o vira o disco e toca o mesmo...num país de trabalhadores na sua maioria descartaveis

citação:Originalmente colocada por Nephilim

É mais uma empresa que vem para cá explorar o pessoal e depois mudam de instalações e fica tudo no desemprego[:I]

É o vira o disco e toca o mesmo...num país de trabalhadores na sua maioria descartaveis

Concordo em parte. Porque?

Eles não estariam aqui se não fosse bom para eles! É negocio! E é assim ou devia ser assim com todas as empresas.
O que é certo é que desde 97 que a empresa está cá. Agora passou a ser o site de produçao de produtos de alto nivel... vão aumentar o investimento... logo acho que não é assim tão má! ;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Concordo em parte. Porque?

Eles não estariam aqui se não fosse bom para eles! É negocio! E é assim ou devia ser assim com todas as empresas.
O que é certo é que desde 97 que a empresa está cá. Agora passou a ser o site de produçao de produtos de alto nivel... vão aumentar o investimento... logo acho que não é assim tão má! ;)

<Espero que tenhas razão.

Devia haver leis duras para as multinacionais que montam cá estaminé, para no caso de irem embora terem de pagar multas astronómica.

Infelizmente é a vergonha que se vê...e em tudo nessas empresas.
Por exemplo na autoeuropa o almoço é 20minutos na ford electronica era de 30:(...30 e os trabalhadores tinham que tar 10minutos na bicha para o levantar...[xx(]
Alia o que interessa é a produção e nada mais, e depois ainda se queixam que os custos de produção são altos etc.:( mas o pessoal trabalha em situações desumanas

Nephilm,

A parte do almoço... vamos lá pensar bem... é que a historia quando é contada não é na totalidade.
1- Isso como é natural só acontece para o pessoal da produção. Na QPT são 1500 pessoas, das quais 1000 são produção e 500 gestão.
2- O pessoal da gestão tem um horário normal de 8horas com uma hora para almoçar
3- O pessoal da produção tem vários horários, dos quais um pode ser mau aos olhos de outras pessoas, mas o que é certo é que é o horário das 12horas laborais. Basicamente estas 12horas por dia na empresa. Tens 60m de intervalos que podes repartir pelas 12h. É mau? Talvez. trabalhas 4 dias por semana... para começar... tens uma sala de descanso com TV, net, sofas, acompanhamento psicologico, etc etc...
Estou a falar mas sei da missa a metade... há outras regalias! ;)
4- Quem trabalha em turnos de 8 horas é exactamente a mesma coisa... tem 60m de descanso durante as 8 horas.

Nephilm,

A parte do almoço... vamos lá pensar bem... é que a historia quando é contada não é na totalidade.
1- Isso como é natural só acontece para o pessoal da produção. Na QPT são 1500 pessoas, das quais 1000 são produção e 500 gestão.
2- O pessoal da gestão tem um horário normal de 8horas com uma hora para almoçar
3- O pessoal da produção tem vários horários, dos quais um pode ser mau aos olhos de outras pessoas, mas o que é certo é que é o horário das 12horas laborais. Basicamente estas 12horas por dia na empresa. Tens 60m de intervalos que podes repartir pelas 12h. É mau? Talvez. trabalhas 4 dias por semana... para começar... tens uma sala de descanso com TV, net, sofas, acompanhamento psicologico, etc etc...
Estou a falar mas sei da missa a metade... há outras regalias! ;)
4- Quem trabalha em turnos de 8 horas é exactamente a mesma coisa... tem 60m de descanso durante as 8 horas.

:(:( já agora que fabrica é esse com salas de descanço tb e net onde se trabalha 4 dias por semana?

as fabricas que entrei como a ford de palmela os trabalhadores entravam as 7 da manha e saiam as 16h e tinha 30m de almoço controlados ao cronómetro.
saiam as 16 mas os autocarros da empressa eram as 16.30 e como tavam uma valente volta havia pessoal que chegava a casa ás 18h para acordarem no dia seguinte as 4.30 para apanharem um autocarro as 5.40 da manhã.[:I]

depois mudaram o horario para as 8...ficou um pouco melhor mas os 30m de almoço continuaram...[xx(] apoio psicologico nem aos inumeros casos de doenças profissinais como tendinites cronicas devido a excesso de trabalho.

E isto é apenas uma parte de um prob...um amigo meu na altura trabalhava num sindicato e tinha uma lista indeterminada de situações lamentaveis e desumanas de exploração[xx(]

Essa planta chegou a existir... mas não era para este lab... mas para um laboratório de Informática... era para o tecmaia correcto? é que se não é disso... nao tenho qualquer conhecimento! ;)
Correcto.

Foi assim que me tentaram aliciar. :);)

Olhe, vai ter como vizinhos a empresa A,B, C.... [8D]

Voltar
Superior