EDP/Facturação excessiva. Como apres. reclamação?

LinoMarques

Well-known member
Boas!

Os meus pais receberam este mês o acerto de contas relativo ao consumo de energia durante o período de um ano, e ficaram muito admirados ao verem que tinham que desembolsar ca. de 300 € a mais em relação ao que pagaram o ano passado.

Estivemos a fazer as contas ao consumo, e vimos que isso corresponde a um aumento de quase 38%, que os meus pais consideram totalmente excessivo, pois não houve nenhuma alteração nos hábitos de consumo, nem eles adquiriram qualquer aparelho que consuma grandes quantidades de energia eléctrica.

Daí a minha pergunta ser a seguinte: se se julgar que pode ter havido um erro na leitura por excesso, o que se pode fazer para reclamar essa situação? Será que se pode fazê-lo junto da EDP? Eles não irão alegar logo que o sistema é à prova de erros, bla, bla, bla?? Será necesário, por exemplo, recorrer á DECO? Já aluém passou por uma situação destas? Reclamaram? Valeu a pemna reclamar?

Obrigado pelas vossas ajudas! ;)

Cá em casa já aconteceu uma situação semelhante.

Erro de leitura no ano anterior, foi a justificação.

O que foi feito, foi apresentar uma carta à EDP. Eles depois justificam o porquê. Sugiro que faças o mesmo. Se não estiveres de acordo, aí recorre a outros meios.

eu ando a pagar quase 50euros de luz será normal?[:0][:0]

acho um balurdio e não gasto mta luz[xx(]

haverá alguma forma de contornar isto ou ver se existe engano?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

eu ando a pagar quase 50euros de luz será normal?[:0][:0]

acho um balurdio e não gasto mta luz[xx(]

haverá alguma forma de contornar isto ou ver se existe engano?

no site da edp está lá a formula de calculo.

Apontas os valores do contador e fazes as contas [:p]

Os contadores da EDP não costumam falhar... Para não terem surpresas, todos os meses liguem para um numero gratis que há e digam a vossa contagem.

Já agora, penso que o maximo que a EDP facilita é permitir pagar o acerto em prestações..

Verifica a leitura do contador e faz as continhas.

No meu caso, descobri que as estimativas da EDP andavam pelo dobro do que eu efectivamente consumia!

Ao chegar nova e absurda factura telefonei para a linha de atendimento gratuita, expus a situação, tomaram nota da leitura do contador (fiando-se na minha palavra), viram o excesso que já tinham recebido que deu para dar como paga a factura actual e ainda sobrou crédito para a conta seguinte.

Tudo isto em 10 minutos de telefone! ;)

E não haverá a possibilidade de os contadores estarem tipo "descalibrados", ou seja, a registar um consumo superior ao consumo real? Deve ser é uma carga de trabalhos (para não dizer impossível) verificar e eventualmente provar isso, não? [8)]

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

E não haverá a possibilidade de os contadores estarem tipo "descalibrados", </u>ou seja, a registar um consumo superior ao consumo real? Deve ser é uma carga de trabalhos (para não dizer impossível) verificar e eventualmente provar isso, não? [8)]

Lino Marques;), isso se acontecer só se for "obra malandra";) que penso não ser de modo algum o caso:)[8D], não posso precisar a % de fiabilidade do contador mas é altíssima;)

citação:Originalmente colocada por mundano

Os contadores da EDP não costumam falhar... Para não terem surpresas, todos os meses liguem para um numero gratis que há e digam a vossa contagem.

Já agora, penso que o maximo que a EDP facilita é permitir pagar o acerto em prestações..</u>

Penso estar correcto:) Mundano;)

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

Vejam lá se n tem um vizinho q andam a roubar a vossa eletricidade....

Acontece + vezes do que se pensa;), mas o reverso da medalha é do género "O crime não compensa" de modo algum, para bom entendedor;)

Se houver então obras(construções ou remodelações de habitações é sempre bom dar uma "espreitadela" aos cabos suas origens e seus destinos pode ser feito na via pública;) e mesmo se passa no que diz respeito ao consumo de água;)

Comigo acabaram as estimativas da EDP. Todos os meses dou a contagem e o recibo vem sempre certinho....até ao dia em que recebi uma conta de 240€ de luz relativo a 2 meses :([:0]
Antes de qualquer reclamação fui ver o contador e vi que tinha dado a contagem da...água...[}:)][}:)]

Expliquei isso a eles e logo a seguir enviaram outra factura com os valores correctos![:X]

Sim, a mensalidade tem sido fixa e eles acharam estranho, porque os hábitos de consumo não se alteraram significativamente, e o ano passado ainda receberam dinheiro de volta ao fim do ano e este ano têm de pagar quase 300 €!!! [8)][8)][8)]

Pode eventualmente acontecer que o contador esteja avariado. Podes, neste caso, solicitar uma aferição à EDP, penso.

Para teres a certeza que não estás a ser roubado, desliga tudo (mas mesmo TUDO) o que tenhas em casa - de preferência no quadro. Se o contador continuar a rodar é mau sinal.

Se passar o teste anterior, podes tu também fazer uma aferição (embora um pouco a olhómetro): desligas tudo e ligas um único aparelho de potência bem conhecida. Contas o número de rotações que o contador faz em 5 minutos, por exemplo, e com umas continhas chegas ao consumo acusado pelo contador que tem de bater certo com o consumo do aparelho.

Voltar
Superior