Tópico dos empresários portugueses...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Mas olha que isso de perder o livro de facturas poderia ter outro tratamento. Suponho que o meu advogado resolveria isso. Se ainda for a tempo, manda PM.
Já foi há uns anos. O conselho do contabilista foi - literalmente - pague para não ser mais importunado, senão fica marcado.

citação:Originalmente colocada por pmct

Por mim bastava-me justiça celere.

-Cobraça de dividas em não mais de 30 dias
-Providencia cautelar decidida em não mais de 4 horas

De resto tasse bem, não me queixo

Mas se as empresas cumprissem, se o Estado cumprisse, não haveria necessidade de recorrer à justiça.

Eu sei que é um exemplo díspar, mas vê o problema da Liga de Clubes e dos árbitros, vê os clubes como empresas... Já viste qual é a confusão. Se todos se limitasssem a jogar à bola, não haveria confusão... Se todas as empresas cumprissem, não haveria necessidade de justiça.

Na Holanda apenas uma mão cheia de casos chega a tribunal, porque os litigantes chegam a acordo (é regra).

Quanto a celeridade nas decisões das providências... Só te quero dizer que por experiência própria, quando tomas uma decisão precepitada ou rápida, passado um dia fazes de maneira diferente.
Não é fácil tomar decisões rápidas que implicam mudanças na vida das pessoas.

Mas creio que em matéria de execução de dívidas, foram criados os solicitadores de execução, que vieram dar uma lufada de ar fresco.

citação:Originalmente colocada por Y

O meu pai é desses da 4ª classe. Não é rico mas também não é pobre.
Trabalha na construção. É carpinteiro de 1ª. Já chegou a ter 50 empregados. Alguns trabalham com ele há 20 anos. Quando algum azar acontecia (acidente de trabalho) ficavam em minha casa a recuperar. Muitas das vezes, neste anos todos, eram os empregados que se sujeitavam aos acidentes - recusavam-se literalmente a usar capacete. O ordenado médio dos empregados é 1.500€. Alguns chegam a ganhar 2.500€. Concorreu muitas vezes a obras a perder dinheiro para não dispensar ninguém.

Tem neste momento uma dívida grande por causa desta prática.

Em tempos perdeu um livro de facturas (perdeu mesmo), pagou muito dinheiro às finanças porque não encontrou umas facturas anuladas. As finanças consideraram essas facturas anuladas como omitidas e vai de cobrar IVA e IRC sobre as mesmas (fizeram uma média pelas anteriores), além das respectivas coimas e juros de mora. Com esse dinheiro tinha comprado um bom carro novo.

Mais uma vez tem muito dinheiro a receber duma empresa em dificuldades. Essa empresa tinha uma obra para entregar num dado prazo. De forma a que pudesse receber o que lhe é devido, forçou um pouco alguns empregados em tempo de férias para que dessem um jeitinho e fossem trabalhar para entregar a obra no prazo previsto.

Ninguém apareceu.

Disse-me no outro dia: nunca mais me preocupo seja com quem fôr. Não há trabalho vão para a rua, acabou.

Chegou a esta conclusão um pouco depois dos 50.

Esta é a outra face dos exploradores (que também os há).

Claro que não se deve pôr todos os empresários no mesmo saco, mas eu só estou a dar o mesmo tratamento que dão a todos os FPs...;)

Quando aqueles que estiveram no Convento do Beato a dizer friamente que deve-se cortar em 200 mil...

As coisas estão melhores, mas ainda existem bastantes entraves ao empreendedorismo...

O primeiro, e mais importante, é que não existe essa cultura cá instalada, e devia haver um forcing maior a criar espíritos e competências empreendedoras...

A carga fiscal nem é, para mim, um problema grande... já foi bem pior, o IRC já foi bem mais elevado, e nesse capítulo até nos encontramos na média da UE.

O grande problema reside na burocracia e na falta de celeridade da justiça, como o pmct já afirmou.

Outra questão, que dava um impulso tremendo à nossa economia, era termos o Estado e os organismos a pagar a tempo e horas.

Eu acho engraçado o facto das empresas de telemóveis venderem e fazerem contratos de adesão por 12, 24 e 38 meses a qualquer um que aparece...

Depois os 2ºs contraentes não cumprem o contrato e as empresas de telemóveis, literalmente às dezenas, mandam os incumprimentos para os tribunais.

Mas o que interessa é vender...

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Eu acho engraçado o facto das empresas de telemóveis venderem e fazerem contratos de adesão por 12, 24 e 38 meses a qualquer um que aparece...

Depois os 2ºs contraentes não cumprem o contrato e as empresas de telemóveis, literalmente às dezenas, mandam os incumprimentos para os tribunais.

Mas o que interessa é vender...

Perdem uns, ganham outros. O balanço, no fim, é positivo. Problema deles.

Quando aqueles que estiveram no Convento do Beato a dizer friamente que deve-se cortar em 200 mil...
Esse nº dos 200,000 já não é novo. Não foi inventado nos claustros do Convento...

E um empresário (daqueles sérios) quando tem de afectar excessos de pessoal, vai à faca e... corta.

Digamos que temos um problema na FP para resolver. Não é chegar um dia e fazer uma lista de 200,000 e já está. Isso seria patético.

Mas como qualquer problema (e o peso da FP no Estado vs eficiência é um problema) ele tem que ser analisado, ponderado em todas as suas vertentes e executado com todas as cautelas, pois estamos a falar de pessoas.

Não acredito que a classe política tenha coragem de o fazer.

Nisso, o Sócrates está a ser tão demagogo como os anteriores Primeiros.

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por FGO

Os empresários querem criar actividades exclusivas só deles em monopólio, assim têm sucesso... Se puderem contratar apenas trabalhadores precários, é o ideal...

Objectivo dos empresários: Ganhar dinheiro e não criar riqueza.

Falso... essa é a teoria do Zé da esquina, do empresario da treta, do artista que se pira aos impostos! (O LUCRO FACIL)
Qualquer um que tenha uma empresa e se preocupe com a sua "saude" pensa assim:
"Quanto mais riqueza crie, mais dinheiro ganho!!"

O Sr. Ingvar Kamprad não tem nacionalidade portuguesa...

Pois pois....
Diga se souber se na administração do grupo VW há algum portugues?

A Autoeuropa e mais algumas são, felizmente a excepção.

"Objectivo dos empresários: Ganhar dinheiro e não criar riqueza."

Esta frase é sua... afinal em que ficamos?
Qualquer empresario que não crie riqueza está a cavar a sua propria cova! Qualquer empresa tem isto em conta!

citação:Originalmente colocada por Nthor

Já colocado num outro tópico mas relevante tb neste.

Este é tb um outro problema, que é consequência da burocracia e da bandalheira que reina no estado e tecido empresarial:

clipoe0.jpg

Fonte

Isto é que eu gostava de ver comentado

Este é tb um outro problema, que é consequência da burocracia e da bandalheira que reina no estado e tecido empresarial:

Acho que bem podes esperar sentadinho.

Não agrada. [8D]

Mas olha que isso de perder o livro de facturas poderia ter outro tratamento. Suponho que o meu advogado resolveria isso. Se ainda for a tempo, manda PM.
Já foi há uns anos. O conselho do contabilista foi - literalmente - pague para não ser mais importunado, senão fica marcado.

O Contabilista aconselhou, a meu ver, mal ....

citação:Originalmente colocada por Omega

O Contabilista aconselhou, a meu ver, mal ....

Mas o ónus da prova não está em quem perdeu o livro?

citação:Originalmente colocada por T4EC1

Acho que bem podes esperar sentadinho.

Não agrada. [8D]
E eis que é dada a palavra aos senhores empresários deste país!...

Pronunciem-se meus senhores!:)

Mas o ónus da prova não está em quem perdeu o livro?
Vocês fazem cada romance com as coisas. Parece que estamos numa eterna guerra entre o bem e o mal.

Perdeu o livro das Facturas e depois?

A Administração Fiscal não é um bicho de 7 cabeças. Há meios de justificar o que se passou (afinal as Facturas não anuladas foram registadas e as anuladas foram devolvidas e estão em alguma parte, ou não constam em lado nenhum...) e com um pouco de ajuda de parte a parte reconstitue-se as coisas.

O problema é que para a maioria das pessoas, a AF é algo que se deve sempre vigarizar o máximo possível e como a prática é essa, perante qualquer problema o conselho é sempre o mesmo. É melhor não lhes dar pretextos para virem cá fiscalizar.

Que porra de País é este.

citação:Originalmente colocada por pmct

Por mim bastava-me justiça celere.

-Cobraça de dividas em não mais de 30 dias
-Providencia cautelar decidida em não mais de 4 horas

De resto tasse bem, não me queixo

Por acaso ia jurar que já aqui vi um comentário seu que não via qual o problema de existirem pagamentos/cobrança das dividas superiores a 30 dias !!

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

epa... isso depende do lado para o qual é a divida, n achas? :D

(pmct não foi relacionado directamente contigo ehehe... no pun intended)

Acho que na altura ele fazia o comentário como fornecedor (normalmente o modo mais penalizante se o pagamento se fizer em periodos dilatados), numa dessas dezenas de tópicos sobre o "Estado da Nação versus Empresários".

Até agora vinham com o CM, agora é o Destak.
Até podiam vir no Borda D'agua :), não é especulativo, nem jornalismo do tipo do 24horas/Crime, etc, são numeros :).

Que é que pretendes comentar?
Não pretendo comentar nada, gostava é de ver comentados estes números :).

Produz lá uma linha de raciocínio saída dessa mente inquieta. :)
A minha mente será muita coisa, curiosa, inquisidora, preocupada talvez, agora inquieta, não tem razão para ser, ainda mais pq pago os meus impostos a tempo e horas e não devo nada à sociedade.

clipoe0.jpg

Fonte

Esses numeros podem muito bem ser desmistificados...O que realmente interessa é o crescimento do PIB...O valor que eles aí têm indica a eficiencia do país mas não está normalizada...em termos constantes estamos efectivamente melhor...se fizerem as contas ao PIB per capita (não confundir com o aqui apresentado produto por trabalhador) o mais certo é ter aumentado...

Enquanto o PIB cresceu 0.9% a população deve se ter mantido igual...logo verificou-se um cresciemnto do PIB per capita de 0,9%...

Pequeno á parte: Quanto aos valores do VAB só tenho a dizer uma coisa...na funcao publica o valor acrescentado é medido pelos salários pagos aos trabalhadortes...logo se aumentarem o numero de funcionarios da FP o contributo deste sector para o PIB aumenta, podendo ou não estes novos funcionarios trazem efectivamente algo de positivo á economia (o mais certo é não trazerem nada). Já no sector privado não é pelos salários pagos aos funcionarios que se mede o valor acrescentado...

Voltar
Superior