citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.
Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.
Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.
Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.
Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.
eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.
o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.
de facto não sei quanto tempo esteve no campo de visao dele, nem sei se ele olhou ou nao, mas é um facto inegavel que um veiculo só se torna "invisivel" se vier de tal forma rapido que os outros, dentro de um intervalo de tempo aceitavel, não é capaz de o ver.
entre o olhar para o espelho, por pisca, olhar de novo e efectuar a manobra decorrem, para um condutor habilitado, até 5s.
se ele efectuou a manobra desta forma, ha um intervalo bem pequeno entre a 2ª vez que ele olha para o espelho (não vê carro) e inicia a manobra! 1 ou 2s...ok, va la, os tais 5s. qual a velocidade a que o outro teria que circular para, em 5s, passar de "invisivel" aos olhos do teu conhecido a estar lado a lado com ele?
os carros que conheço que fazem isso, ao utilizar performances desse gabarito, fazem barulho suficiente para serem bem audiveis.
se dizes que ele se assustou, so ha mesmo 3 hipoteses:
- olhou e o carro não estava lá
- olhou, estava lá, e ele não reparou
- não olhou
qualquer outra hipotese não está ligada a uma situaçao de susto.
só a 1ª é que implica responsabilidade para o outro condutor, embora seja dificil de provar.
não assisti ao acidente, tu ja confessaste que tb nao, por isso estamos a jogar no desconhecido. eu tenho o habito de deixar TODAS as hipoteses em aberto e "pensar" um pouco sobre todas elas,
sem preconceitos</u>. sao hipoteses, foi uma delas, como pode ser outra que nenhum de nós está a "ver".
uma investigaçao SERIA E ISENTA ao acidente permite, na maioria dos casos, chegar a uma conclusao sobre QUASE TODOS os factos (rails, eficiencia dos sistemas de protecçao do veiculo, falha tecnica de algum veiculo, etc). Portugal ja tem meios para fazer essa investigaçao. foi feita? foi MESMO isenta?
é do interesse dos teus conhecidos EXIGIR que ela seja feita, apesar de agora ja ser bastante tarde.
a A2 está toda (ou quase) protegida por rails. sao novos. se um carro mesmo assim passou para o lado contrario e chocou de frente com outro, alguem será responsavel por isso...e não é nenhum dos condutores.