Ultrapassar pela direita em AE - Perigo !

citação:Originalmente colocada por jcpr

Já agora pessoal,

Que raio de rails temos, que cedem ao impacto e que não conseguem impedir que o veículo invada a outra faixa?

É normal isso acontecer nos rails?
as estradas sao boas, os espelhos até deveriam ser opçao ja que nao servem para nada, o problema é a ultrapassagem pela direita.

é uma prova em como ha ai muita gente a brincar com esta coisa da sinistralidade. um rail adequado, bem montado e mantido, tem capacidade para impedir que um veiculo a velocidade legal passe para a faixa contraria. mas disso é melhor não falar, dá azia a alguns[8)]

Carlos L., aposto que ele não foi a 120kmh contra o rail a um angulo proximo de 90º em relaçao ao rail;) nessa situaçao provavelmente nem as barreiras de cimento conseguem evitar.

talvez seja do interesse da familia determinar as causas da quebra do rail. uma morte e 3 feridos muito provavelmente teriam sido salvos caso o rail tivesse cumprido a sua funçao.
é um bocado incerto, porque poderiam ser abalroados por outro que vinha atras e morrido todos...da mesma forma que poderiam não bater em mais nada e sair do carro pelo proprio pé.
de qualquer das formas, ha que lutar para que acidentes destes não se repitam! seja pelas ultrapassagens pela direita, seja pela incapacidade de usar espelhos, seja pela ineficacia dos rails.

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Uma ultrapassagem é considerada como tal, qdo temos que fazer um desvio do carro que nos precede.
Um exemplo:
ultrapiy8.png

A situação A é considerada uma ultrapassagem, na situação B não.
Poderia ainda haver uma situação C, no caso de o condutor da viatura simbolizada com rectangulo verde fazer o desvio pela direita e regressar a esquerda, que tambem seria considerada uma ultrapassgem.

Mas, claro que como andamos centenas nas estrada e nem todos tem a mesma maneira de ver as coisas, o ideal é olhar sempre e varias vezes para os espelhos e jogar a defesa, é preferivel não mudar de faixa de rodagem do que arriscar um choque, o que é exactamente o contrario do que se vê por essas estradas fora.
Mtas vezes vamos perto do carro da frente em trafego compacto e mesmo assim de vez em quando aparece alguem que se mete, isso é arriscar uma batidela por trás.
o carro vermelho so vai a infringir se for a cima do limite de velocidade 120km/h logo se não for quem vai a infringir é o verde que deveria circular na faixa da direita, pois não está a ultrapassar ninguem, nem o transito está condicionado...

Elise, repara no post inicial. E na intenção do mesmo.

Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.

citação:Originalmente colocada por joao

Eu não me vou prenunciar mais sobre o facto do que é ultrapassagem ou não! Quem defende coisas como o que "xicos perto" ou o "jcpr" disseram, só pode ser fruto de muita imaginação[8)]

O que é triste é que a polícia não fiscalize as pessoas que não circulam encostadas à direita. Este é um excelente exemplo de como esse tipo de atitudes pode causar acidentes. E sim causar, porque se logo de início ele tivesse retomado a direita nada aconteceria muito provavelmente!

É pena é que continuem a haver pensamentos de que a faixa da direita é para carros lentos ou camiões, ou de que é perigoso fazer mudanças de fila.

Não é uma questão de imaginação, mas de interpretar a lei.;)

Se estiveres a circular numa estrada paralela a uma outra, e se fores mais rápido que os carros que circulam nessa segunda estrada, estás a ultrapassar alguém?

MAs queres dizer estradas ou faixas??

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Como é hábito por aqui, e podes ver ao longo destas 4 páginas, muita gente opina sem estar dentro do objectivo do tópico e muito menos do seu conteúdo mais próximo.

Não sei, nem faço a mínima idéia quanto tempo permaneceu na faixa da esquerda depois de ter feito a ultrapassagem. Não faço idéia, tu também não a não ser que tenhas outros dotes, se ele olhou pelos espelhos para se certificar se podia regressar à faixa de origem. Eu não sei se os rails estavam bons ou maus, ou sequer se existiam, ou se acertou no último bocadinho de rail que existe na A2 a separar as vias, ou porque não ficou dentro da vala.

Sei que uma pessoa morreu porque se assustou ao deparar-se com alguém que o estava a ultrapassar pela direita. Não sei se estava ao lado, à frente, atrás, muito atrás. As testemunhas, segundo a família, indicaram que o outro estava a praticar uma condução agressiva e como indício é suficiente.

Se vens falar de coisas que sabes, por mim tudo bem. É bom as pessoas aprenderem mais um pouco. Agora se estás a fazer as afirmações que fazes em suposições, já sabes o que penso sobre isso.

Portanto acabas de confesar que sabes tanto do sucedido como nós? Ou seja, acabas de dizer mal nem mais nem menos do que aquilo que tens dito e feito? É que pelos vistos tens "assumido" tanto ou mais como qualquer outro, e como o caso te é próximo e provavelmente estarás revoltado e negas-te a reconhecer que existe tantas probabilidades de o acidente ter tido origem no outro condutor como no teu amigo.

É que temos de ser sérios, estas coisas não são para brincadeiras, se:

- O teu amigo estava a acabar uma ultrapassagem e de repente vem um lançado a alta velocidade na faixa da direita.
- O teu amigo ía na boa na faixa da esquerda por ser mais cómodo e um impaciente lembrou-se de passar pela direita.

faças as contas que fizeres, as situações não são as mesmas, numa das situações o culpado é um, noutra das situações, o culpado é outro.

Na minha opinião, trânsito compacto é o estipulado pelo Artº 15 do código de estrada.

"1—Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito
no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade
da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem
destinada a esse sentido, estando a velocidade de
cada um dependente da marcha dos que o precedem"

Estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem...

Tomando como exemplo o caso da situação B no boneco do xicos perto

Temos duas hipóteses:

Hip 1 - Considera-se ultrapassagem.
Hip 2 - Não se considera ultrapassagem.

Se a Hip 2 fosse a correcta, não havia infracção.

Caso contrário, como se parte da hipótese de que o carro verde ultrapassa o vermelho, podemos afirmar que o carro verde vai mais rápido que o vermelho.

Pois bem, dado que a ultrapassagem pela direita é uma infracção, o carro verde teria que abrandar, vendo a sua velocidade dependente da marcha do veículo que o precede. Isto é a definição de trânsito compacto.

Em que te baseias para fazer essa afirmação?

eu nao ultrappasso pela direita,apenas circulo nessa via. se aparecer um carro àminha frente entao sim.agora ultrapassar nao. mas há muita gente que anda a passear e a fazer corridas pelos dois lados opostos das vias.

eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.

de facto não sei quanto tempo esteve no campo de visao dele, nem sei se ele olhou ou nao, mas é um facto inegavel que um veiculo só se torna "invisivel" se vier de tal forma rapido que os outros, dentro de um intervalo de tempo aceitavel, não é capaz de o ver.

entre o olhar para o espelho, por pisca, olhar de novo e efectuar a manobra decorrem, para um condutor habilitado, até 5s.
se ele efectuou a manobra desta forma, ha um intervalo bem pequeno entre a 2ª vez que ele olha para o espelho (não vê carro) e inicia a manobra! 1 ou 2s...ok, va la, os tais 5s. qual a velocidade a que o outro teria que circular para, em 5s, passar de "invisivel" aos olhos do teu conhecido a estar lado a lado com ele?

os carros que conheço que fazem isso, ao utilizar performances desse gabarito, fazem barulho suficiente para serem bem audiveis.

se dizes que ele se assustou, so ha mesmo 3 hipoteses:
- olhou e o carro não estava lá
- olhou, estava lá, e ele não reparou
- não olhou
qualquer outra hipotese não está ligada a uma situaçao de susto.

só a 1ª é que implica responsabilidade para o outro condutor, embora seja dificil de provar.

não assisti ao acidente, tu ja confessaste que tb nao, por isso estamos a jogar no desconhecido. eu tenho o habito de deixar TODAS as hipoteses em aberto e "pensar" um pouco sobre todas elas, sem preconceitos</u>. sao hipoteses, foi uma delas, como pode ser outra que nenhum de nós está a "ver".

uma investigaçao SERIA E ISENTA ao acidente permite, na maioria dos casos, chegar a uma conclusao sobre QUASE TODOS os factos (rails, eficiencia dos sistemas de protecçao do veiculo, falha tecnica de algum veiculo, etc). Portugal ja tem meios para fazer essa investigaçao. foi feita? foi MESMO isenta?

é do interesse dos teus conhecidos EXIGIR que ela seja feita, apesar de agora ja ser bastante tarde.

a A2 está toda (ou quase) protegida por rails. sao novos. se um carro mesmo assim passou para o lado contrario e chocou de frente com outro, alguem será responsavel por isso...e não é nenhum dos condutores.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

eu AFIRMO que ele não usou os espelhos ou, pelo menos, não lhes deu a devida atençao, pelo simples facto que os carros não sao objectos que se tornam subitamente visiveis.

o carro que o ultrapassou pela direita ja estava no seu campo de visao à bastante tempo.

nesta tenho de concordar com o elise. usar os espelhos correctamente nao é usar de vez em quando para fazer manobras ou mudar de faixa. quem usa os espelhos principalmente em AE esta sempre a olhar para os mesmos e a ver carros q se aproximam mesmo a varias centenas de metros para tentar prever algum imprevisto. costumo dizer q em AE quase olho mais para os tres espelhos q para o vidro da frente.

[8][8]Isso acontece muitas vezes e nunca vai acabar, depois coitado das pessoas k sofrem com isto, enfim é triste.[8][8][8][8][8]

[...]
nfh,

por favor lê o que eu escrevi. Eu falei em duas estradas, não duas faixas.;)

Duas estradas paralelas. Eu se for na A1 na zona de santa iria, estou a ultrapassar o pessoal todo da nacional 10?

Ooops, já percebi :). Bem, esse caso é completamente diferente, pois não faz sentido sequer falar em ultrapassagem quando são estradas diferentes.

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Este assunto já foi mais do que debatido num outro tópico onde constam recomendações da DGV, artigos do Código da Estrada e respectiva explicação é como seria de esperar não é permitido ultrapassar pela direita!

A teoria do " é passar, não ultrapassar", desculpem lá meus amigos, mas isso do passar simplesm,ente não existe no Código!!!

Infelizmente este caso demonstra perfeitamente porque é proibido ultrapassar pela direita. É claro que se originalmente o teu conhecido tivesse cumprido o Código e efectuasse uma correcta ultrapassagem possivelmente tal desgraça não teria acontecido, mas isso são suposições e não interessam...

Moral desta triste história.... Cumpram o Código!!!!!!!

1-Ultrapassar é pela esquerda!!

2- Circular sempre pela faixa mais à direita, usando apenas as faixas da esquerda para ultrapassar e retornar de imediato à faixa mais à direita!

Talvez assim se possam evitar este tipo de tragédias

Eu recordo-me desse tópico e coloquei lá uma questão que curiosamente ninguém me respodeu pelo que faço-o novamente aqui:

Porque é que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que uma ultrapassagem pela esquerda?

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Este assunto já foi mais do que debatido num outro tópico onde constam recomendações da DGV, artigos do Código da Estrada e respectiva explicação é como seria de esperar não é permitido ultrapassar pela direita!

A teoria do " é passar, não ultrapassar", desculpem lá meus amigos, mas isso do passar simplesm,ente não existe no Código!!!

Infelizmente este caso demonstra perfeitamente porque é proibido ultrapassar pela direita. É claro que se originalmente o teu conhecido tivesse cumprido o Código e efectuasse uma correcta ultrapassagem possivelmente tal desgraça não teria acontecido, mas isso são suposições e não interessam...

Moral desta triste história.... Cumpram o Código!!!!!!!

1-Ultrapassar é pela esquerda!!

2- Circular sempre pela faixa mais à direita, usando apenas as faixas da esquerda para ultrapassar e retornar de imediato à faixa mais à direita!

Talvez assim se possam evitar este tipo de tragédias

Eu recordo-me desse tópico e coloquei lá uma questão que curiosamente ninguém me respodeu pelo que faço-o novamente aqui:

Porque é que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que uma ultrapassagem pela esquerda?

:)

Essa questão não se coloca porque a legislação simplesmente proibe ultrapassagens pela direita, é taõ simples quanto isso.

Por esse ponto de vista acabariamos por questionar o Código todo, por exemplo, porque é que são os que se apresentam pela direita que têm prioridade e não os da esquerda?

É claro que se estabeleceram algumas excepções com destaque para a situação em que circulamos numa situação de trânsito compacto, que obviamente não é o que já aqui disseram que se seguires atrás de outro carro que circula mais devagar já é trânsito compacto....

Nuno, isso é resposta de político, falaste e não disseste nada.:D

A minha pergunta não é retórica, é apenas a procura de algum pormenor que me tenha escapado nas reflexões que faço sobre esta velha questão das ultrapassagens pela direita, espero (e reafirmo que estou a ser sincero, não é ironia de modo algum) que algum dia alguém me convença que uma ultrapassagem pela direita é mais perigosa do que pela esquerda, nesse dia mudo a minha forma de actuar nessas situações e em vez de seguir na minha vidinha na faixa da direita como manda o CE passo a fazer slalom de duas faixas para a esquerda e outras tantas para a direita.

Em relação ao questionar o CE, eu acho que se deve questionar, as leis devem mudar com a sociedade, leis que eram ajustadas há 20 anos são desajustadas agora e as de hoje que nos parecem boas estarão obsoletas daqui a 20 anos. É por isso que se fazem referendos sobre o aborto, a eutanásia, a pena de morte por esse mundo fora.

Há 20 ou 30 anos atrás ainda existiam muitos carros a circular sem retrovisor no lado direito, hoje como sabes isso já não é verdade, o que me leva precisamente a questionar o CE e a achar pertinente uma alteração dessa lei. Puna-se os infractores que não circulam pela direita e que quando mudam de faixa não usam os espelhos de forma a precaver uma situação de acidente. Como já foi dito por outros users neste tópico, a ultrapassagem pela direita é resultado de uma primeira infracção de quem vai no meio com a direita livre.

Se fosse permitido ultrapassar por qualquer um dos lados já imaginaste a confusão que não era?? Daí a ultrapassagem só ser permitida pela esquerda.

Além do que se todos cumprissem a regra de circular na faixa mais à esquerda a questão nem se colocava.

Infelizmente todos conhecemos aqueles chicos espertos que circulam pela faixa do meio ou agarrados à esquerda, mas isso não é desculpa para quebrar mais uma regra e ultrapassar pela direita, até porque muitas vezes esses condutores que circulam no meio vão apenas distraidos e depois o resultado pode ser o relatado neste tópico.

Além disso essa teoria de ser perigoso ultrapassar esses carros pela esquerda para mim não cola. Faço imensa vezes essa manobra e apesar de exigir atenção e cuidado não é necessariamente perigosa. Será tão perigosa como qualquer ultrapassagem normal em autoestrada.

Mas mais uma vez repito que tudo isto seria evitado se houvesse civismo e todos circulassem na faixa mais à direita possível.

Eu ontem vi este tópico e era pra responder, depois achei que nao e agora onde isto já vai....

Em primeiro lugar lamento as vitimas, quer tenham culpa ou nao pagam um preço demasiado alto por um erro. Mas a estrada é assim, implacável e sem margem para falhas.

Eu confesso-me praticante da ultrapassagem pela direita em certas circunstâncias, sei que nao será legal mas quando nao há outra alternativa.... como medida de segurança e talvez para apaziguar o meu próprio espírito ultrapasso com um diferencial de velocidade pequeno em relação aos outros automóveis para que no caso de por inspiração divina se lembrarem de mudar de faixa possam ver-me com antecedencia e nao serem de todo surpreendidos. Claro que se forem a dormir e a pensar na morte da bezerra, nem dao conta que estou ali mas pronto...

Admitindo que é errado esse tipo de manobra, numa AE com duas faixas, nao vou ficar a "pastar" na faixa da direita porque algum tipo se lembra de ir a 100 na esquerda durante 50 kms e abrandando para os 90 quando passa por um TIR. Mantenho-me na direita na minha velocidade estável e uso a da esquerda para passar por outros mais lentos, voltando à direita quando possível.

Quando fôr multado logo se vê como argumentarei a defesa. :D Ainda ontem fiz muito isto, já sabia que ia acontecer, é um problema crónico em certos sítios, todos juntinhos na esquerda e a direita completamente livre...

Agora respondendo a isto:

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

A ultrapassagem pela direita é mais perigosa porque muita gente quando muda de faixa da esquerda-direita nao olha para os espelhos e/ou por cima do ombro. Parte-se do princípio que nao está lá ninguém entao o único que fazem é girar o volante. Depois sao apanhados de surpresa e assustam-se.

No caso de mudar de faixa direita-esquerda todos (vá lá, quase todos [8]) olham pelos espelhos antes de iniciar a manobra e até colocam o pisca, sendo portanto mais fácil evitar acidentes nessa situação.

Portanto a ultrapassagem pela direita só é perigosa porque muita gente conduz por presunção e não sabe o que anda a fazer na estrada. No fundo, não é uma manobra mais perigosa do que a ultrapassagem pela esquerda, as estradas é que andam cheias de autistas que só usam o espelho esquerdo, quando o usam. Não me parece que o problema seja da manobra em si.

Já agora, ultrapassar pela esquerda um carro com volante á direita também será perigoso? [8)]

Back