Tópico dos empresários portugueses...

Só agora é que reparei...eles são burros ao ponto de de calcular o PIB per capita com a população empregada...
Enfim...O PIB per capita é o PIB/populaçao total...
O produto sobre a pop. empregada é uma medida da eficiencia do trabalho...

citação:Originalmente colocada por AceleraDemais

(...)
O produto sobre a pop. empregada é uma medida da eficiencia do trabalho...
Mas é disso mesmo que se está a falar de Produtividade/eficiência do trabalho, ou queres calcular a produtividade dos desempregados?

Espera, eu ponho maior para se ver bem:

clipoe0uo0.jpg

Continuas a não ter com que te preocupar...
As variações no emprego são ciclicas...o mais certo é no final do verão baixar esse numero e a produtividade voltar a aumentar...

A unica coisa que realmente pode interessar nesse artigo é como ja disse o PIB ter crescido e também o Investimento bruto ter caido (mas essa queda pode muito ser devida á variação de existencias...por culpa dos produtos petroliferos)

PS: Fica como trabalho de casa apresentares esses numeros para o 3º trimestre!

citação:Originalmente colocada por Nthor

A minha mente será muita coisa, curiosa, inquisidora, preocupada talvez, agora inquieta, não tem razão para ser, ainda mais pq pago os meus impostos a tempo e horas e não devo nada à sociedade.
Bom, isso é o que a maioria afirma. :)

Continuas a não ter com que te preocupar...
As variações no emprego são ciclicas...o mais certo é no final do verão baixar esse numero e a produtividade voltar a aumentar...

A unica coisa que realmente pode interessar nesse artigo é como ja disse o PIB ter crescido e também o Investimento bruto ter caido (mas essa queda pode muito ser devida á variação de existencias...por culpa dos produtos petroliferos)

PS: Fica como trabalho de casa apresentares esses numeros para o 3º trimestre!

Estamos a falar de números não de demagogia, pq se o valor baixar no final do verão, fica a dever-se a quebra do emprego sazonal habitual nesta época.

O crescimento do PIB deve-se (entre outros factores) mas neste caso especifico ao aumento do nº de trabalhadores no turismo, causado pelo desvio das rotas habituais de turismo que tem estado a deslocar-se para o sul da Europa e nomeadamente para Portugal (este ano devemos ter um aumento substancial nos números dos turistas que nos visitam).

Mas mais uma vez reafirmo; diminuição da produtividade esta-se a falar de produtividade/eficiência do trabalho e da sua diminuição motivada pelo decréscimo do investimento mesmo com um numero maior de trabalhadores

Ou vai-me dizer que a causa é o custo do trabalho que impede as empresas de investirem e de se modernizarem?

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A minha mente será muita coisa, curiosa, inquisidora, preocupada talvez, agora inquieta, não tem razão para ser, ainda mais pq pago os meus impostos a tempo e horas e não devo nada à sociedade.
Bom, isso é o que a maioria afirma. :)
Sou trabalhador por conta de outrem, neste caso especifico, o estado, o que tem como consequência que, antes de ver o recibo do vencimento já os meus impostos foram descontados automaticamente.

Mas não era disso que estavamos a falar, pois não?

Ou vai-me dizer que a causa é o custo do trabalho que impede as empresas de investirem e de se modernizarem?

No que toca a este ponto que é realmente o que te incomoda...
A resposta ao investimento por parte das empresas, passa pela taxa de juro...
As taxas de juro sobem, o preço a pagar pelo credito é mais alto, logo o investimento vai-se retrair...ai tens uma resposta sem demagogia!

PS: As empresas só vão investir se o retorno do investimento der para cobrir o preço pago pelo financiamento!

No que toca a este ponto que é realmente o que te incomoda...
A resposta ao investimento por parte das empresas, passa pela taxa de juro...
As taxas de juro sobem, o preço a pagar pelo credito é mais alto, logo o investimento vai-se retrair...ai tens uma resposta sem demagogia!
O problema é que as taxas de juro já andavam a ameaçar subir há mais de dois anos e só no inicio deste ano os laboriosos empresários Portugueses se deram conta de que a taxa de juro tinha...

...subido.

Ainda que as taxas de juro possam justificar um certa retracção do mercado, o anuncio do PM de que se iriam manter os subsídios por parte da U.E. devia ter acentuado a diferença entre estes valores e impulsionado o investimento das empresas antes da subida das taxas de juro como forma de fazerem frente a este decrescimo esperado nos lucros após esta subida.

De qql maneira e como as empresas Portuguesas tem uma posição privilegiada devido a:
20069232405_clipoe0.jpg

O que na pratica significa que a subida das taxas de juro não é um problema tão grande para as empresas nacionais (ainda que seja castrador para o desenvolvimento económico nacional, principalmente das familias) como seria para o resto da U.E. onde as empresas tem menos espaço de manobra.

Sou trabalhador por conta de outrem, neste caso especifico, o estado, o que tem como consequência que, antes de ver o recibo do vencimento já os meus impostos foram descontados automaticamente.

Mas não era disso que estavamos a falar,pois não?
QUalquer trabalhador por conta de outrém tem o mesmo processo de retenção. Mesmo os de regime de profissão liberal (vulgo Recibos Verdes) têm uma retenção obrigatória na fonte.

Mas como são mais de 3,000,000 de processos de incumprimento fiscal, como é que fazes diferente dos outros?

Já agora:

citação:25-08-2006

Inês Bação, aluna premiada pela Ordem dos Economistas, afirma
Subida das taxas de juro penaliza famílias e empresas

Na década de 90, sobretudo durante a segunda metade, o endividamento das famílias portuguesas registou um forte aumento.
«Algumas passaram a consumir mais do que o seu rendimento disponível, levantando a questão do sobreendividamento, ou seja, da sustentabilidade ou não do serviço da dívida a prazo», escreve Inês Bação, licenciada e aluna do Mestrado em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, num dos textos vencedores do Segundo Ciclo de Temas de Economia, promovido pela Ordem dos Economistas.
«O consumo privado tornara-se então o motor principal de crescimento da economia portuguesa. Hoje, o contexto é diferente e o modelo de crescimento português, assente na procura interna, evidencia sinais de esgotamento», refere.
Em Dezembro de 2005, pela primeira vez em cinco anos, o BCE aumentou a taxa de juro de referência na zona euro de 2% para 2,5%, abrindo caminho a um ciclo de novas subidas. «Tendo em atenção que a maioria dos empréstimos no nosso país, sobretudo para habitação, são contratados a taxa de juro variável, a sensibilidade das famílias portuguesas a eventuais aumentos dos juros é particularmente elevada.»
«Uma subida das taxas de juro irá arrefecer o consumo privado e agravar as prestações do crédito à habitação. Com uma maior fatia do rendimento das famílias a ser afecta ao serviço da dívida, tanto o consumo como a poupança saem penalizados», afirma Inês Bação.
Por outro lado, «prevê-se que a ameaça real do desemprego e o indispensável reequilíbrio financeiro das famílias face ao excessivo endividamento irão acentuar a tendência de abrandamento do consumo privado. Não se afigura possível, desta forma, que o consumo privado continue a ser o dinamizador principal da economia nacional.»
«O elevado endividamento das famílias e a reduzida confiança fazem rever em baixa as expectativas das empresas quanto à evolução futura da procura, constituindo um desincentivo ao investimento.»
«Uma solução para ajudar a resolver o problema do excessivo endividamento das famílias portuguesas poderá ser a melhoria salarial sustentada pelo acréscimo da produtividade», conclui.

Fonte

Como a produtividade, os aumentos salariais e o investimento empresarial andam de mão dada (imaginem uma pirâmide em que no topo está o investimento empresarial em novas tecnologias e melhores meios de produção, que dá origem a uma maior produtividade que por sua vez dá origem a melhores salários), quando um destes princípios falha, os outros falham por arrasto e depois temos um problema chamado deficit.

Basicamente, agora</u>, as empresas não investem pq sabem que pagam mal aos seus empregados e estes não podem comprar (especialmente nesta altura) o que elas vendem, logo investir agora só terá resultados daqui por quatro ou cinco anos quando as pessoas tiverem de novo poder de compra e antes disso nos próximos um/dois anos as empresas terão de fazer novos investimentos para se manterem actuais (detesto isto, mas eu já tinha avisado que isto estava para acontecer).

Como as empresas tem usado estratégias de não investimento todos estes anos nunca conquistaram mercado no estrangeiro e agora não tem para quem se voltar, o que vai afundar ainda mais a economia.

PS: isto esta explicado de uma maneira simples propositadamente, é que nem todos os empresários tem formação universitária recente e poderiam ter problemas em entender o conceito, para os mais novos e com a mente mais aberta é obvio que sabem qual é a solução (é cara eu sei) e podem explicar aos mais antigos que só tem duas opções.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Mas o ónus da prova não está em quem perdeu o livro?
Vocês fazem cada romance com as coisas. Parece que estamos numa eterna guerra entre o bem e o mal.

Perdeu o livro das Facturas e depois?

A Administração Fiscal não é um bicho de 7 cabeças. Há meios de justificar o que se passou (afinal as Facturas não anuladas foram registadas e as anuladas foram devolvidas e estão em alguma parte, ou não constam em lado nenhum...) e com um pouco de ajuda de parte a parte reconstitue-se as coisas.

O problema é que para a maioria das pessoas, a AF é algo que se deve sempre vigarizar o máximo possível e como a prática é essa, perante qualquer problema o conselho é sempre o mesmo. É melhor não lhes dar pretextos para virem cá fiscalizar.

Que porra de País é este.

A regra que escrevi é uma regra jurídica, definida no Código Civil, em vigor desde 1966.

Como a produtividade, os aumentos salariais e o investimento empresarial andam de mão dada (imaginem uma pirâmide em que no topo está o investimento empresarial em novas tecnologias e melhores meios de produção, que dá origem a uma maior produtividade que por sua vez dá origem a melhores salários), quando um destes princípios falha, os outros falham por arrasto e depois temos um problema chamado deficit.

Basicamente, agora</u>, as empresas não investem pq sabem que pagam mal aos seus empregados e estes não podem comprar (especialmente nesta altura) o que elas vendem, logo investir agora só terá resultados daqui por quatro ou cinco anos quando as pessoas tiverem de novo poder de compra e antes disso nos próximos um/dois anos as empresas terão de fazer novos investimentos para se manterem actuais (detesto isto, mas eu já tinha avisado que isto estava para acontecer).

Como as empresas tem usado estratégias de não investimento todos estes anos nunca conquistaram mercado no estrangeiro e agora não tem para quem se voltar, o que vai afundar ainda mais a economia.

PS: isto esta explicado de uma maneira simples propositadamente, é que nem todos os empresários tem formação universitária recente e poderiam ter problemas em entender o conceito, para os mais novos e com a mente mais aberta é obvio que sabem qual é a solução (é cara eu sei) e podem explicar aos mais antigos que só tem duas opções.

Coisas com as quais não posso concordar...o investimento nunca tem retorno imediato, por isso, não é por não terem retorno que não investem...logo, não vás por ai!

Depois as coisas não são tão simples como tu as delimitas...para ti basta que os empresarios gastem em novas tecnologias, e as coisas melhoram...e gente com formação para trabalhar com elas??? E as indemnizações que se tem de pagar aos trabalhadores que terão de ser dispensados, pq vão ser subsituidos por máquinas??? E a extensão do mercado??? É só modernizar e produzir cada vez mais, mesmo sabendo que o mercado nunca irá absorver a produção???
O investimento, não é por natureza altruista...ninguem investe sabendo que não vai obter retorno positivo...os trabalhadores não trabalham mais, para ganhar o mesmo, pois não?

Em certas alturas o investimento retrai-se, pq simplesmente não é tão atrativo...o investimento em Portugal é grande parte em construção...o grande motor da economia desde os inicios da decada de 90 foi a construção...a construção chegou a um ponto em que não dá para alargar muito mais...como está a deixar de ser atrativo o investimento está a fugir deste sector.

A diminuição do investimento na construção associada á variação de existencias nos produtos petroliferos, pode explicar essa queda apresentada...o investimento noutros sectores não tão grandes até pode ser positivo, mas os numeros escondem esses valores. Por exemplo a venda de veiculos pesados aumentou neste segundo trimestre e isto é investimento...mas quem olha para os numeros, não vai adivinhar isto!

Não podes culpar só a falta de vontade dos empresarios. O problema nesta altura vai para além disso...

Como a produtividade, os aumentos salariais e o investimento empresarial ...
Agora sim, começo a entender porque este País está no pântano.

citação:PS: isto esta explicado de uma maneira simples propositadamente, é que nem todos os empresários tem formação universitária recente e poderiam ter problemas em entender o conceito, para os mais novos e com a mente mais aberta é obvio que sabem qual é a solução (é cara eu sei) e podem explicar aos mais antigos que só tem duas opções.
Pois, pois. O problema é tu perceberes algo sobre como as coisas funcionam. :)

E como tal, entretém-te pr'aí. [:I]

Coisas com as quais não posso concordar...o investimento nunca tem retorno imediato, por isso, não é por não terem retorno que não investem...logo, não vás por ai!
Eu sei disso, tu sabes disso, e as empresas tb sabem disso, por isso mesmo é que estamos na cauda da Europa, pq ao contrario do que se faz lá fora onde se investe a pensar no futuro, cá só se gasta dinheiro em bolotas se ao fim de dois dias tiverem um porco já gordo ;)

Depois as coisas não são tão simples como tu as delimitas...para ti basta que os empresarios gastem em novas tecnologias, e as coisas melhoram...e gente com formação para trabalhar com elas??? E as indemnizações que se tem de pagar aos trabalhadores que terão de ser dispensados, pq vão ser subsituidos por máquinas??? E a extensão do mercado??? É só modernizar e produzir cada vez mais, mesmo sabendo que o mercado nunca irá absorver a produção???
O investimento, não é por natureza altruista...ninguem investe sabendo que não vai obter retorno positivo...os trabalhadores não trabalham mais, para ganhar o mesmo, pois não?
Bem, não foi nada disso que eu disse, quando digo investir em novas tecnologias e novos meios de produção é obvio que tb se tem de dar formação às pessoas (de novo aquela palavra investir) para poderem trabalhar com os novos meios.

Mas investir não é só comprar pc's e dar cursos de office e xp, ou maquinas de fazer caricas e ensinar a trabalhar com ela é tb criar e procurar novos mercados, expandir alem fronteiras e procurar novos clientes que, seja na Papuasia ou na América do Sul, comprem aquilo que produzimos e a publicidade é um exemplo de um investimento que se pode fazer, redes de distribuição de produtos, outro.

Em certas alturas o investimento retrai-se, pq simplesmente não é tão atrativo...o investimento em Portugal é grande parte em construção...o grande motor da economia desde os inicios da decada de 90 foi a construção...a construção chegou a um ponto em que não dá para alargar muito mais...como está a deixar de ser atrativo o investimento está a fugir deste sector.
Leste o artigo? Procura a legenda da imagem.

(...)Não podes culpar só a falta de vontade dos empresarios. O problema nesta altura vai para além disso...
Nem é isso que estou a fazer, como já expliquei:
citação:Como a produtividade, os aumentos salariais e o investimento empresarial andam de mão dada (imaginem uma pirâmide em que no topo está o investimento empresarial em novas tecnologias e melhores meios de produção, que dá origem a uma maior produtividade que por sua vez dá origem a melhores salários), quando um destes princípios falha, os outros falham por arrasto
Mas é claro que o peso do estado nomeadamente na justiça pouco célere e nos impostos algo pesados tb tem a sua influencia, mas os empresários nacionais aparentemente não se preocupam com isso, e preferem que o estado dê aumentos baixos do que reforme a justiça.

E é isto que é estranho

Mas é claro que o peso do estado nomeadamente na justiça pouco célere e nos impostos algo pesados tb tem a sua influencia, mas os empresários nacionais aparentemente não se preocupam com isso, e preferem que o estado dê aumentos baixos do que reforme a justiça.

E é isto que é estranho
Mas tu passas-te ou quê?

Repara numa coisa, um bom empresário não tem medo dos impostos. Tem que enfrentar a situação e no seu plano de negócios tem que entrar em linha de conta que tem que dar para pagar a muita gente, a começar pelo Estado.

Sinceramente e agora não estamos com as nossas coisas, essa coisa dos impostos e dos empresários que se queixam..., olha que se f*dam. Desculpa lá o meu francês.

Um empresário a sério está preocupado com muitas outras coisas. Uma delas é a justiça. Porque a coisa é assim, caso não saibas, mas neste País usa-se muito o expediente de não repeitar os compromissos. Seja pagar, cumprir contratos e por aí fora.

Claro que um País onde tu para recorreres aos Tribunais tens de adicionar o termo 'sorte' 'e se tudo correr bem', vais ver quem é que vai querer investir por aqui. Só mesmo maluquinhos como eu e outos 5 ou 6... :)

Como a produtividade, os aumentos salariais e o investimento empresarial ...
Agora sim, começo a entender porque este País está no pântano.
Finalmente...

Pois, pois. O problema é tu perceberes algo sobre como as coisas funcionam. :)

E como tal, entretém-te pr'aí. [:I]
...ou talvez não

Pronto eu não entendo nada disto, mas os empresarios e politicos deste país que entendem deixaram isto chegar a este ponto e pelos visto ainda vai piorar.

Voltar
Superior