Vários despistes hoje, e eu ia sendo um deles.

citação:Originalmente colocada por OrDoS

Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão.

a meu ver o infeliz erro que tu cometeste foi mesmo desacelerar...

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

pq sera q o portugues nao sabe conduzir com chuva? sera assim tao dificil? basta vir uma chuvinha e é filas de meia-noite, acidentes, despistes.

e o meu carro n tem esp, tcs, asr nem nada disso...

Por acaso já há anos que ando a reparar nisto...

Nas primeiras chuvas a seguir ao Verão é ver acidentes a "dar com pau" e logo a seguir, assim que as chuvas se tornam diárias, os condutores reduzem tão dramaticamente a velocidade que se formam filas enormes em tudo o que é lugar e a qualquer hora.

Somos uns condutores muito fraquinhos...

Falando do tópico concretamente:

Estas chuvas são efectivamente perigosas, e zonas com forte apoio (curvas e rotundas) exponenciam estes perigos... vai daí é perfeitamente normal tais sustos acontecerem.

Ainda no inicio deste mês vi um carro que ia bem atrás de mim espetar-se exactamente numa situação semelhante...

Para quem conhece a saída para a CRIL na descida de Miraflores (sentido cascais/Lx) existe uma primeira curva à direita e depois uma à esquerda. Bem no meio temos uma intrigante junta de dilatação... POis bem, tinha chuvido de madrugada e ás 08:30 da manhã o SOl ainda não tinha sido suficiente para secar a zona... Eu passo na faixa da esquerda e apesar de vir relativamente depressa começo a sentir o carro sobre manteiga... O carro desliza suavemente sobre as 4 rodas e eu apenas me deixei ir... nada de travão e a direcção ficou exactamente na mesma posição... Imediatamente atrás de mim (à dsitância de 3 ou 4 carros) vem um VW polo que começou aos S´s até parar espetado no separador da berma.

Estas primeiras chuvas são do pior... Cheias de gordura e sujidades... AS outras que vem a seguir são bem menos nefastas.

PS- Ó Tub tu vê lá se te acalmas... é que com esse "jeitinho" mais vale pedires para entrar numa sociedade qualquer com um bate-chapas! Não ganhas para os arranjos! :D

PSII- Tb se pode dar a hipótese de te começares a habituar ao que é bom... e depois pegas no velhinho Astra e o ritmo tem que ser necessariamente mais lento para evitar estas esperiências... ;)

citação:Originalmente colocada por Movyk

citação:Originalmente colocada por OrDoS

Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão.

a meu ver o infeliz erro que tu cometeste foi mesmo desacelerar...

Só quando meti o pé no travão é que ele fugiu [:p]

Só conduzo ao domingo se a continuidade da raça humana depender disso, e mesmo assim penso duas vezes...

Ainda por cima em tempo de chuva! Vai lá vai.

TB, sorte tivestes que estava devagar. O caso parecido comigo, como relatei por PM, por aquaplanagem em AE a 100 kmh (chovia no momento), quando na reta perdi totalmente a traseira de meu Astra G e após rodar 4 x, bati violentamente a traseira no guard-rail.
A sensação de impotência, mesmo com as inúmeras correções ao volante, é terrível.

citação:Originalmente colocada por Vrumm

PSII- Tb se pode dar a hipótese de te começares a habituar ao que é bom... e depois pegas no velhinho Astra e o ritmo tem que ser necessariamente mais lento para evitar estas esperiências... ;)

Olha, isso é que é uma grande realidade, um gajo habitua-se muito rápido ao que é bom, e depois...
Ontem de manhã andei com ele, e em certas zonas, e certas curvas, antes, tinha algum receio de as fazer a determinadas velocidades, e ontem notei que as fazia com mais confiança, como se fosse como o Vectra. Claro que depois um gajo lembra-se que são dimensões diferentes, e adapta-se à máquina.

jts por acaso contam-se pelos dedos os dias que saio de carro ao Domingo, e com um dia destes, deve ter sido hoje a primeira vez. Foi apenas porque tinha mesmo que ser.

jjaguar são situações complicadas, muito complicadas. Ainda por cima o carro é pesado, sente-se a inércia que ele ganha, parece que nunca mais vai parar.

Ainda por cima, era para ter ido no vectra precisamente por uma questão de segurança, mas o Astra tem andado tão pouco, mas tão pouco, que decidi ir com ele...

ontem cheguei á madeira.............e aqui é igual!!!!!! já vi uns poucos espetados...e nao há chuva por enquanto!!!!

cuidado ai tubullar!!!!

o astra já sofreu que chegue!!!!!ehehe

e o raio das passadeiras novas......e traços novos.....
é cada susto quando travamos!!!:(:(:([:0]
hoje vi um LEON dos novos, parado na Seat em Anadia,(em frente a CMS) parece que também se tinha despistado, pois tinha o avental, e a protecção toda " escramocada" e cheia de terra, parecia recente!:(
mesmo a andar devagar, há sempre coisas que acontecem sem explicação.[8] Hoje aproveitei o mau tempo para ir até ao luso, mas aquelas estradas:([xx(]:([xx(]!!!!

na altura de trocar de pneus:

Oh chefe, arranje la uns pneus baratos e que durem muitoooooooo

Isto aliado á falta de cuidado [8] Basta uma chuvinha para existir logo acidentes

pois... o meu foi mesmo kd tava a xegar a casa do encontro nacional do clube VW no caramulo e passou o dia na serra e passados 350km feitos, dos quais 60 em serra (mais coisa menos coisa) e sempre 5* em termos de comportamento mesmo com piso molhado... so mesmo uma poça de oleo para fazer aquela traseira deslizar assim de repente.

Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)

exprimentem andar de jipe nestas alturas com pneu 265 e com a traccao as 2... e tipo polo g40...curvar é mentira..seja a 40..60 a traseira foge sempre...

com a traccao as 4 safa um pouco..mas pneu desta grossura fax muita poça debaixo deles e é com cada susto

Acabei de ver dois agora mesmo.

Um deles foi um Opel Corsa B que fugiu de traseira e foi embater com o "rabo" no separador central e outro foi um E36 que fugiu de traseira e foi bater de frente no rail mais à direita.
É tipico de quem desconhece os tracção traseira.

Este pessoal conduz da mesma maneira tanto estando da chover como seco.

citação:Originalmente colocada por Nafs

Se o carro te fugiu de traseira, o que tens a fazer é contra-brecar e acelerar progressivamente numa mudança baixa (se for um FWD)
exactamente...e foi o k eu fiz á uns tempos,quando tive a béla ideia de "atacar"uma rotunda k conheço bem,o k eu não esperava é k estivesse cheia de areia solta[8],faltou pouco para ficar atravessado e se toco com alguma roda no passeio...tchau.[xx(]
mas lá consegui segurar o bicho e o facto de ter entrado em 2ª,tanbem ajudou pois o motor estava bem seguro e cheio de força,mas fica o conselho para os mais novos,nunca mas nunca me entrem em mudanças altas numa rotunda,é sempre preferivel reduzir e entrar em 3ª ou mesmo em 2ª.;)

Pelos "sintomas" descritos, o Tubular parece ter sido vitima de mais uma de muitas rotundas com aquele belo piso polido, e que com chuva, ainda para mais sendo as 1ªs chuvas, se transforma em rigues de patinagem.

O que parece ter acontecido, foi que o Astra pisou uma zona fora da trajectoria polida, neste caso no interior, conseguindo mais tracção na roda da frente esquerda, deixando a traseira direita no tal ringue de patinagem, e depois voilá, lá vai a traseira.

Para sairmos destas situações, convem ter a sensibilidade e prática. Mas isso... para já é um opcional de quem investe em cursos de condução, ou aproveita essas rotundas de madrugada sem movimento, para uns "treinos", claro está arriscando-se a ser linxado por um qq bebado que veja o espetaculo de rally que n se deve fazer numa via publica.

Acho que é esse o mesmo problema... andam da mesma maneira faça chuva ou faça sol!!!
Eu cá é... Gato escaldado de água fria tem medo... Infelizmente.
Hoje em dia, quando chove, é a mesma coisa que o Tubullar, sentidos quadriplicados.
Mas Tubullar essa ideia de conhecer o carro na escola de condução, testando os seus limites, não achas que é praticamente impracticavel? Eu acho que era boa ideia, mas já ficava contente se o ensino fosse reformulado, para que a tristeza que se vê nestas alturas não acontecesse com a frequência que acontece...
Mas imagina que as escolas de condução o podiam fazer:

1º O automovel não é das pessoas que estão a tirar a carta, o desgaste no auto seria mais acentuado.
2º Como o desgaste é mais acentuado, quem pagaria ,certamente, a fava seriam os alunos, que pagariam bem mais, mas mesmo bem mais, para tirar a carta.
3º Qual era o instrutor que se metia dentro de um carro? Nem com subsidio de risco... lol.

Mesmo existindo uma opção para que tal acontecesse, existiria então, aulas suplementares aos alunos que as pagassem... Mas para o mesmo efeito quem pagaria mais?
Eu acho que muito poucos!!!

Cumps

Hoje o meu também me fugiu de traseira numa curva à esquerda a descer, mas consegui equilibrar o carro virando para o lado contrário ao estilo rally.

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

citação:Originalmente colocada por Nafs

exactamente...e foi o k eu fiz á uns tempos,quando tive a béla ideia de "atacar"uma rotunda k conheço bem,o k eu não esperava é k estivesse cheia de areia solta[8],faltou pouco para ficar atravessado e se toco com alguma roda no passeio...tchau.[xx(]
mas lá consegui segurar o bicho e o facto de ter entrado em 2ª,tanbem ajudou pois o motor estava bem seguro e cheio de força,mas fica o conselho para os mais novos,nunca mas nunca me entrem em mudanças altas numa rotunda,é sempre preferivel reduzir e entrar em 3ª ou mesmo em 2ª.;)
Acha que alguém no seu perfeito juizo entra numa rotunda com o carro solto ?
Isso é muito nabiça, é desafiar o acidente.

Back