Filtro de ar

Flying BJ

New member
Boas pessoal, estou a pensar pôr um filtro de ar K&N no meu bj73 mas tenho algumas dúvidas sobre a melhor maneira de o fazer, porque também quero montar um snorkel. Sendo o snorkel para evitar que entre água no motor tenho que manter um filtro com ''caixa'' no compartimento do motor , sei que a K&N tem filtros daqueles circulares para caixa, mas será que compensa o rendimento como usando um filtro cónico? Também já vi montado um filtro cónico na entrada de ar do snorkel, mas como deixo o jipe à noite na rua duvido que fique lá muito tempo. O que acham que deva fazer? Já agora, o meu bj tem o motor de uma 3.0 de uma dyna com um turbo a 0.5 bar , estava a pensar montar um intercooler, o que acham?

K&N para estrada e TT sem pó, de resto o original serve muito bem: Quanto ao snorkel, pode e deve ser montado à mesma com o filtro original e mais um (ciclónico) se necessário em zonas que existam muito pó, caso contrário não se justifica.

citação:Originalmente colocada por Flying BJ

Boas pessoal, estou a pensar pôr um filtro de ar K&N no meu bj73 mas tenho algumas dúvidas sobre a melhor maneira de o fazer, porque também quero montar um snorkel. Sendo o snorkel para evitar que entre água no motor tenho que manter um filtro com ''caixa'' no compartimento do motor , sei que a K&N tem filtros daqueles circulares para caixa, mas será que compensa o rendimento como usando um filtro cónico? Também já vi montado um filtro cónico na entrada de ar do snorkel, mas como deixo o jipe à noite na rua duvido que fique lá muito tempo. O que acham que deva fazer? Já agora, o meu bj tem o motor de uma 3.0 de uma dyna com um turbo a 0.5 bar , estava a pensar montar um intercooler, o que acham?

Antes de mais bem vindo.

O motor que o teu é um B ou 3B sabes? Ou é outro qq? O turbo é de origem, ou foi adaptado?

Qt ao filtro KN se for para TT eu n gosto nada. Com mto po entopem e 3 tempos.

Obrigado pelas dicas, assim já não me preocupo com o filtro de ar. Não sei qual é a especificação do motor porque era de um a toyota dyna (de origem o jipe tinha motor VM, o anterior dono montou este e adaptou-lhe um turbo), mas noto que se AE mantiver +- 100km/h ao fim de 20 min. aquece mais que o normal, por isso queria montar o intercooler. Um mecânico disse-me que não valia a pena montar o intercooler, mas também já me disseram que se o montar não só é mais saudável pro motor como também ganho potência. Para quem quiser ver a máquina tenho fotos neste site

O mecanico diz que nao vale a pena montar um IC, que raio de mecanico é esse??
Vale sempre a pena montar um IC.

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Aliás não montar é que não tem razão de ser. Devem ser como marido e mulher, sempre juntos :D

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Os motores B (3000 cc) Toyota segundo consta n se dão mto bem nem com turbos nem com IC... não sei se é o caso, mas o mecanico ate pode n ser assim tão burro.....

De qq maneira regista-te em www.forumlandcruiser.com, ha la malta ke percebe disto a rodos e podem-te ajudar.

Atençao ao tamanho do cooler.o tamanho tem de ser de acordo com o turbo que tens e com a preçao que esta a fazer.
se o cooler for "grande" de mais perdes potencia!
colaca-o num sitio onde nao leve com muita lama!
quanto ao filtro...deixa estar o de origem devido ao pó,e ao colocares um bom snorkel, vais apanhar mais ar fresco...logo mais rendimento.

Boas,

Também acho que deves montar o IC e manter o filtro original.
Quanto ao snorkel tb aconselho pois já me apareceu água na caixa do filtro a passar umas valas com pouca água.

Abrço

Back