Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Viva, nto

Confirma aí, s.f.f., que para um

A4 1.9 TDi (110), de 1999, com 200.000 km,
estou a usar o melhor, que é o Shell Helix ULTRA 5W-40.
(ou se devo trocar por outro melhor)

Obrigado pela disponibilidade.

EDIT: mudo aos 15.000

citação:Originalmente colocada por ADF

Viva, nto

Confirma aí, s.f.f., que para um

A4 1.9 TDi (110), de 1999, com 200.000 km,
estou a usar o melhor, que é o Shell Helix ULTRA 5W-40.
(ou se devo trocar por outro melhor)

Obrigado pela disponibilidade.

EDIT: mudo aos 15.000

Eu trocaria o Shell ou pelo CEPSA STAR TDI SYNT 5w40 (mas é dificil de arranjar cá) porque respeita as especificações da VW:

VW 502.00 e VW 505.00 VW 505.01, ou então pelo

CASTROL TXT SOFTEC 5W40.

Quanto ao intervalo de mudança de óleo, os 15.000km estão perfeitos.

Abraços

Uma dúvida quanto há durabilidade dos óleos:os óleos minerais 15w-40 eram até há poucos anos aconselhados pela maioria das marcas a ser mudado de 10.000 em 10.000 Kms,ora actualmente a maioria dos utentes usa óleo semi-sintético ou sintético:um semi-sintético não dura 15.000 Kms e um sintético 20.000Kms?Quais são então os óleos que duram 30.000Kms, que algumas marcas aconselham aos seus carros a fazerem as revisões?.Obrigado.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por tulicreme

Viva jeff, antes de mais agradeço este serviço publico que estás a prestar.

E como sou um pouco abusadoiro, vou-te pedir 3 conselhos:

1 Clio I 1.2 de 1990 com 229kkm e faz 90% cidade, com uma condução calma. Tenho-lhe mudado o óleo anualmente e colocado um FINA (só sei a marca) 15W40. O carro não queima óleo, mas tem o retentor da cambota roto. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Megane 1.5 dCi80 com 12kkm (ainda óleo de origem que deverá ser trocado aos 15kkm) que faz sobretudo cidade. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Kangoo D65 de 2003 que faz cerca de 70kkm anuais sobretudo em AE
Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

Desde já obrigado pelas respostas, e continuação do bom serviço publico :)
Boas.
Clio - 15W40 das marcas que eu aconselho para 7500 kms, preferencialmente o Cepsa Tdi-Gti.

Megane- 5W40 para 25000 kms.

Kangoo- 15W40 para 6000 kms.

Um abraço.

Boas.. está a chegar a altura de mudar o óleo ao Clio. Tenho conhecidos que me dizem que devia por um semi-sintético 10W40 para baixar consumos e proteger mais o motor. A minha duvida é se o motor não se vai ressentir deste upgrade elevado(acho), pois sempre levou óleo mineral 15W40 e nunca se queixou.. Deverei colocar um semi-sintetico ou seguir o conselho do jeff?

citação:Originalmente colocada por jeff

Viva jeff, antes de mais agradeço este serviço publico que estás a prestar.

E como sou um pouco abusadoiro, vou-te pedir 3 conselhos:

1 Clio I 1.2 de 1990 com 229kkm e faz 90% cidade, com uma condução calma. Tenho-lhe mudado o óleo anualmente e colocado um FINA (só sei a marca) 15W40. O carro não queima óleo, mas tem o retentor da cambota roto. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Megane 1.5 dCi80 com 12kkm (ainda óleo de origem que deverá ser trocado aos 15kkm) que faz sobretudo cidade. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Kangoo D65 de 2003 que faz cerca de 70kkm anuais sobretudo em AE
Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

Desde já obrigado pelas respostas, e continuação do bom serviço publico :)
Boas.
Clio - 15W40 das marcas que eu aconselho para 7500 kms, preferencialmente o Cepsa Tdi-Gti.

Megane- 5W40 para 25000 kms.

Kangoo- 15W40 para 6000 kms.

Um abraço.

Boas.. está a chegar a altura de mudar o óleo ao Clio. Tenho conhecidos que me dizem que devia por um semi-sintético 10W40 para baixar consumos e proteger mais o motor. A minha duvida é se o motor não se vai ressentir deste upgrade elevado(acho), pois sempre levou óleo mineral 15W40 e nunca se queixou.. Deverei colocar um semi-sintetico ou seguir o conselho do jeff?

Segue o conselho do "JEFF" que é o melhor.

Abraços

--------------------------------------------------------------------------------

Sinto-me orgulhoso de pertencer a este fórum, meus caros amigos.
Me ajudem.
Possuo uma s10 4.3 v6 (87000 km)e um megane 2.0 8v (89000 km), sendo que pelo fato de trabalhar e sair constantemente com a s10 e com menos frequencia com o megane fui pesqisar acerca dos tipos de óleos mais apropriados e confesso sinto-me cada vez mais confuso e com certeza não estou sozinho, pois em muitos sites mostram as diferenças de categorias e classificação de diversos tipos de óleos só que em muitos sites li que alguns tipos de óleos semi sinteticos estão causando a tal borra, mais em fim , depois de muito pesquisar, vi que para as condições brasileiras mais especificamente do Rio de janeiro os melhores óleos seriam os de maior "temperatura" exemplo: o shell 15w 50, que estou utilizando, pois por ter maior resistencia em relação
ao grau de liquefação em altas temperaturas por exemplo num transito seria o mais apropriado, digamos por ser 50 na alta e na baixa representar uma condição de fluidez muito boa "15w" gostaria de saber se os caros colegas concordam com este óleo que coloquei nos carros e se não concordam me ajudem a entender como isso funcionas, muito obrigado pelas futuras respostas

Boas Jeff... Antes de mais gostaria de dar-lhe os parabéns pela forma como responde a todas as solicitacões (e nao sao poucas!), sempre com o intuito de informar, para que ninguém se sinta enganado! Muito bom, este topic!

Tenho 1 clio van 1.9d de 10/98, com 150000 km e viagens programadas durante os proximos 6 meses...
Nao gasta oleo, mas mudei sempre de 10k em 10k, nao fosse acontecer algum azar!
Agora, preciso mudar e fazer uma viagem de 2200km em 2 dias
Qual serà o oleo que recomenda?

Obrigado, desde pela sua ajuda

citação:Originalmente colocada por tiagolns

Boas Jeff... Antes de mais gostaria de dar-lhe os parabéns pela forma como responde a todas as solicitacões (e nao sao poucas!), sempre com o intuito de informar, para que ninguém se sinta enganado! Muito bom, este topic!

Tenho 1 clio van 1.9d de 10/98, com 150000 km e viagens programadas durante os proximos 6 meses...
Nao gasta oleo, mas mudei sempre de 10k em 10k, nao fosse acontecer algum azar!
Agora, preciso mudar e fazer uma viagem de 2200km em 2 dias
Qual serà o oleo que recomenda?

Obrigado, desde pela sua ajuda

Boas "tiagolns", o óleo indicado para esse motor é um 15W40.

Também poderias meter um 10W40, mas tendo em conta que já tem alguma quilometragem, se calhar não vale a pena porque poderá vir a consumir óleo.

Se o carro não te gasta óleo, o melhor é continuares a usar a graduação que tens de momento.

Abraços

óra boas jeff.
tanho um golf2 1.6TD com ic de 92,motor-SB norma vw505.00 com 290.000km,tenho posto o delfhi supreme diesel 15w40.
diseram-me que a afinação das valvulas é hidraulica mas ele anda um pouco barulhento,mas puxa bem e ñ faz fumarada.
tanho levado o delfhi porque tanho um amigo que tem uma casa de peças e os 5 litros para mim ficam a menos de 15 euros e tambem tem um IADA que é as marcas que representa.
qual o óleo que me aconcelham e para quantos km`s ?
cump

citação:Originalmente colocada por xanopit

óra boas jeff.
tanho um golf2 1.6TD com ic de 92,motor-SB norma vw505.00 com 290.000km,tenho posto o delfhi supreme diesel 15w40.
diseram-me que a afinação das valvulas é hidraulica mas ele anda um pouco barulhento,mas puxa bem e ñ faz fumarada.
tanho levado o delfhi porque tanho um amigo que tem uma casa de peças e os 5 litros para mim ficam a menos de 15 euros e tambem tem um IADA que é as marcas que representa.
qual o óleo que me aconcelham e para quantos km`s ?
cump

O óleo recomendado para esse motor é de graduação 15W40.

Quanto ao melhor óleo, sem querer influenciar e se vires ao longo do tópico, os recomendados serão:

CEPSA STAR TDI-GTI 15W40

CASTROL PROTECTION 15W40

BP VISCO 2000 15W40.

Os intervalos indicados, serão de 7500km.

Abraços

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Pessoal onde se encontra oleos cepsa a bom preço, ou simplesmente onde se encontra?

Eu até agora só vi nas estaçoes de serviço, de barato n teem nada!!;) No entanto tenho comprado a um vizinho que tem uma oficina a quase metade do preço.

Só para alertar o seguinte...

Coloquei na ultima revisão um óleo da Motul 5w40 505.01 num 1.9 tdi de 130cv 6v.

Passados 15.000km noto de facto que o carro consome mais (em média + 0,5 a 1,0 L aos 100km) e o óleo tb ele é "comido", com o antigo óleo, Cepsa Synt Star 5-40 não havia práticamente consumo de óleo e o carro consumia menos!! [8)]

(tal como o Jeff previu noutros post's)

Por isso cuidado com o óleo que usam, mesmo que "respeite" as normas dos construtores...

Voltar
Superior