Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Eu volto a tentar: :D

A quem me possa ajudar, precisava de saber quais os óleos recomendados para os seguintes modelos:

Toyota Land Cruiser HDJ80 de 1994 (motor 1HDT, injecção directa, 6 cilindros, 12 válvulas).
Land Rover Discovery MkII V8 4.0 de 2000 (V8 Rover)
Range Rover Classic V8 3.9 de 1994 (V8 Rover)
UMM Alter II de 1989 (motor XD3 e já agora XD3TE)
VW Golf mkIII 1.4 de 1997

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Eu volto a tentar: :D

A quem me possa ajudar, precisava de saber quais os óleos recomendados para os seguintes modelos:

Toyota Land Cruiser HDJ80 de 1994 (motor 1HDT, injecção directa, 6 cilindros, 12 válvulas).
Land Rover Discovery MkII V8 4.0 de 2000 (V8 Rover)
Range Rover Classic V8 3.9 de 1994 (V8 Rover)
UMM Alter II de 1989 (motor XD3 e já agora XD3TE)
VW Golf mkIII 1.4 de 1997

Toyota - 10W40 a mudar aos 7500km

Land Rover - 10W40 a mudar aos 20.000km ou ao fim de 12 meses

Range Rover - 10W40 a mudar aos 20.000km ou ao fim de 12 meses

UMM Alter XD3 e XD3TE - 15W40 a mudar aos 8.000km ou aos 6 meses

VW GOLF - 15W40 a mudar aos 15.000km ou ao fim de 12 meses

Abraços

Obrigado, nto. Presumo que a preferência seja por óleos sintéticos? Por exemplo, nos V8 Rover há muito boa gente que fala em usar minerais.

Confesso que no Toyota uso Mobil 1 0W40, devo andar a deitar dinheiro à rua?

Já agora, quais as marcas a reter? Castrol, Mobil, BP, Cepsa?

Obrigado, nto. Presumo que a preferência seja por óleos sintéticos? Por exemplo, nos V8 Rover há muito boa gente que fala em usar minerais.

Confesso que no Toyota uso Mobil 1 0W40, devo andar a deitar dinheiro à rua?

Já agora, quais as marcas a reter? Castrol, Mobil, BP, Cepsa?

As marcas seria Cepsa, Castrol e BP.

Relamente no Toyota a teres de meter mais de 9 litros, ainda é muita coisa.

Claro que estas são as viscosidades recomendadas.

Depois cada faz o que achar bem.

Abraços

Quais são as consequências de usar 0W40? para além do rombo na carteira, claro...

Tenho algum benefício?

Ao usares um 0W40, este será sempre 100% sintético.

Enquanto que o 10w40 será um sintético, ou seja, semi - sintético.

O senão que pode haver ao usares esse óleo muito mais fino, é não existir uma correcta lubrificação de alguns componentes.

Poderá não lubrificar convenientemente os "touches".

É claro que isto é tudo teoricamente.

Os efeitos do uso adequado ou não do óleo, poderão só se sentir a longo prazo.

Mas um efeito imediato que poderás sentir, será o consumo de óleo, que poderá ser superior ao usares o 0W40.

Eu explico porque uso o 0W40:

Há um problema mais ou menos reconhecido nestes motores que deriva das capas das bielas. Já tem acontecido em unidades com menos de 200 mil km...

Ficam neste estado:

bear5.jpg

Já mudei as do meu motor e até estavam bastante razoáveis mas "fiz bem em querer mudar", disseram-me. O meu tem 193 mil km. É também mais ou menos reconhecido que os motores que usam óleos sintéticos são menos propensos a este tipo de problemas.

Alguma leitura aqui (entre imagens aterradoras para alguns mais "defensores" da Toyota):
http://www.safari4x4.com.au/80scool/tech/td_bearings.html

Bom, por tudo isto uso o óleo mais fino para poder entrar em todo o lado. Se calhar a minha teoria é a da batata e não vale nada. O óleo é realmente caro e as capas de bielas mudam-se por 240 EUR. Se uma delas falha, a reparação é sempre para cima de 1200 EUR... ;)

será que alguem me pode dizer se o oleo DELPHI 10W-40 para gasolina se é bom,é que só se encontra em casas de venda de peças e o preço é bastante melhor que as outras marcas.

Tenho um ibiza 1.0 de 94, qual é o óleo mais indicado? E as marcas? Não queria gastar mt dinheiro, até pk faço poucos km.

Já agora, é necessário mudar o filtro? da última vez usei um óleo mt barato k devia ser fracote...

Antes de mais gostaria de dar os parabéns a todos quantos têm contribuído para que este seja o excelente tópico que é! Em especial é claro ao Mestre Jeff pelos seus preciosos comentários!
Se for possível gostaria que o caro amigo Jeff me ajudá-se quanto à escolha do óleo para as seguintes viaturas:
vw golf III 1.9 td de 94 importado com 281980 kms a usar cepsa gti tdi de 10 em 10000 kms;
vw polo 1.0 de 99 (mas é o modelo de 95) com cerca de 70000 kms;
peugeot 205 de 85 (é dos primeiros)com cerca de 160000kms (reparei que havia óleo no filtro de ar);
nissan micra 1.0 16 v troféu (k11)de 98 com cerca de 109000kms (já me falaram no galp formula 1 (10w40))embora não seja o que esteja a utilizar, que também não sei qual é. Obrigado pela atenção.

citação:Originalmente colocada por Chewbacca

Tenho um ibiza 1.0 de 94, qual é o óleo mais indicado? E as marcas? Não queria gastar mt dinheiro, até pk faço poucos km.

Já agora, é necessário mudar o filtro? da última vez usei um óleo mt barato k devia ser fracote...

O óleo aconselhável nesse motor, será um 10W40 a mudar no máximo aos 15.000km.

Abraços

o oleo perde qualidades se estiver 1 ou 2 anos na embalagem?pergunto isto porque ás x nas promoçoes de oleo levando mais que uma embalagem depois so passado para ai 1 ou 2 anos é que se utiliza uma delas,será que o oleo embalado perde qualidades?

citação:Originalmente colocada por NP

o oleo perde qualidades se estiver 1 ou 2 anos na embalagem?pergunto isto porque ás x nas promoçoes de oleo levando mais que uma embalagem depois so passado para ai 1 ou 2 anos é que se utiliza uma delas,será que o oleo embalado perde qualidades?

Se tiver lacrado, aguenta-se os 2 anos.

Boas sou novo aqui no forum e sei que ja falaram destes modelos nas paginas anteriores, mas sei que todos os dias estão a sair novos produtos e novas enovações, por isso poderiam-me ajudar em algumas questões?oleo a usar?

Numa BMW 320D de 2000 com 200MKM costumo usar castrol RS 0w40 boa aposta ou nem por isso? oleo recomendado?

Num Audi A3 1.9 TDI de 1998 com 84MKM? (Este não sei o que usava visto ter comprado à pouco tempo)

Desde ja agradeço a todos e em especial a quem me puder ajudar nestas minhas duvidas.

Cumprimentos
Biscato

citação:Originalmente colocada por mms

Antes de mais gostaria de dar os parabéns a todos quantos têm contribuído para que este seja o excelente tópico que é! Em especial é claro ao Mestre Jeff pelos seus preciosos comentários!
Se for possível gostaria que o caro amigo Jeff me ajudá-se quanto à escolha do óleo para as seguintes viaturas:
vw golf III 1.9 td de 94 importado com 281980 kms a usar cepsa gti tdi de 10 em 10000 kms;
vw polo 1.0 de 99 (mas é o modelo de 95) com cerca de 70000 kms;
peugeot 205 de 85 (é dos primeiros)com cerca de 160000kms (reparei que havia óleo no filtro de ar);
nissan micra 1.0 16 v troféu (k11)de 98 com cerca de 109000kms (já me falaram no galp formula 1 (10w40))embora não seja o que esteja a utilizar, que também não sei qual é. Obrigado pela atenção.

vw golf III 1.9 td - mantém o óleo que estás a usar.

vw polo 1.0 de 99 - seria de usar um 15w40 a mudar no máximo aos 10.000km

peugeot 205 de 85 - 15w40 a mudar no máximo aos 10.000km

nissan micra 1.0 16 v troféu - 10w40 a mudar no máximo aos 15.000km

citação:Originalmente colocada por biscato

Boas sou novo aqui no forum e sei que ja falaram destes modelos nas paginas anteriores, mas sei que todos os dias estão a sair novos produtos e novas enovações, por isso poderiam-me ajudar em algumas questões?oleo a usar?

Numa BMW 320D de 2000 com 200MKM costumo usar castrol RS 0w40 boa aposta ou nem por isso? oleo recomendado?

Num Audi A3 1.9 TDI de 1998 com 84MKM? (Este não sei o que usava visto ter comprado à pouco tempo)

Desde ja agradeço a todos e em especial a quem me puder ajudar nestas minhas duvidas.

Cumprimentos
Biscato

BMW 320D de 2000 - o aconselhado é um 5w40, mas se carro usa esse óleo à muito e não o consome, mantém.

Audi A3 1.9 TDI de 1998 - usa também um 5w40

boas
qual o óleo indicado para uma pegeout 206 sw 1.1 de set de 2002

5w/40 ou 10w40

já agora as marcas mais indicadas e os tempos de mudas

já agora no meu golf2 1.6td alé do filtro de óleo e ar troco sempre o filtro de combustivel, a pegeout tem 45.000km,tambem convem trocar ??

cmps

Desde ja agradeço a disponibilidade do nto para esclarecer as minhas duvidas, ja agora neste momento qual o 5W40 que aconselha? os mesmos de umas paginas atràs ( Visco 70000 sport, castrol txt softec, cepsa star mega synth, todos 5W40), ou tem algum especial para o audi( mais recente).?
Cumprimentos
Biscato

Voltar
Superior