O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por J.R.

Eu acho incrivel 12 paginas a dizer o mesmo.

citação:O que eu acho mal é em Portugal todo o FP achar que é um herói.
Se perguntares o mesmo aos empresários, por exemplo, vais ver as respostas...

citação:Empregados para a vida, enfrentam adversidades e tudo com a 4 classe. Espectaculo....uns verdadeiros herois......
Mais uma generalização com base no desconhecimento... Típico!...[:p][:p][:p]

Quem é que te disse que na FP tem tudo a 4ª classe?...

citação:Enquanto for essa mentalidade estamos mal. Eu a ir para FP é para ser o melhor. Não e para ter o status de heroi na sociedade.
Bem, então vê lá se não faz sentido: Enquanto for essa mentalidade estamos mal. Eu a ir para privada, ou ser empresário, é para ser o melhor. Não é para ter o status de herói na sociedade. E acrescentaria, é para aplicar bem os subsídios, declarar ao fisco e tentar ser o melhor na minha área produtiva...[:p][:p][:p]

citação:Mas um dia a FP ha-de melhorar em Portugal e ter como objectivo servir os cidadãos e nao o bem estar próprio à custa da pobreza dos outros.

Cóf, cóf:D:D
Desculpa lá a sinceridade, mas é precisamente esse sentimento sobranceiro e quase monárquico sobre a plebe função pública que vos fica mal...

A função pública não tem lá escravos de ninguém e não "sub-serve" ninguém. A função pública tem funcionários servidores do Estado, do bem público, com responsabilidades acrescidas face aos demais funcionários, da privada, entenda-se, e com uma algo exagerada desproporcionalidade de deveres face aos direitos de que ainda usufrui!

De acordo com o princípio da igualdade os deveres, entre público e privado, deveriam ser idênticos, mas os direitos também. O que se assiste é a um ataque intelectual e socialmente "raivoso" à função pública, quiçá a roçar a cobiça, alguma inveja, que se reflecte nas palavras ostensivamente agressivas e numa vã tentativa de diminuição dos empregados do sector Estado, que, vê-se bem, mais parecem almejar o desiderato do transformismo da função pública em tapete, ou escarradouro público...

Errado e intelectualmente, digamos, menos claro...

Reitero, mas já sei que não vão "entender", que na função pública há três tipos de entradas:

- As de nomeação política;

- As dos "amigos" (...) por preenchimento do impresso de inscrição entregue ao nojento do senhor cunha, processo típico dos tempos da "outra senhora" e até há, digamos, 20, 15 anos a esta parte, e, finalmente;

- As dos que não conhecendo ninguém concorrem a concursos exigentes com muitos milhares de candidatos e onde são aprovados algumas dezenas, sendo escolhidos...

Muitos dos que chumbam nesses concursos vêm, depois, rassabiados, "morder na função pública". Outros, valorosos mas humildes, e entendendo que, afinal, só não entraram na "odiosa função pública" por mero, azar (que também conta nas coisas da vida), pois valor não lhes faltava, recordam com graça mais essa peripécia das suas vidas...

Meus caros, a função pública vale o que vale, mas não vale mais do que é, assim bem como a iniciativa privada, o conjunto dos nossos empresários, vale o que vale, nem mais nem menos! Embora devesse valer, no seu conjunto, note-se, muito, mas muito mais!...

Agora, conclusão após conclusão, relatório após relatório, constatação após constatação a verdade, que é como o azeite (...), sublinha a fraca qualidade da nossa classe empresarial e, não olvidemos, dos nossos políticos que, quando não estão no poleiro de "servidores públicos", trabalham para ela...

Daí muitas das conclusões e medidas enquanto são poder!...

No meio disto tudo, apanhando com a incompetência dos demais está, sabem quem?... A função pública, claro está...[8]
Este post meu citado foi uma resposta em tom de brincadeira a que um que o superFast fez aos EMPRESÁRIOS.

Aqui está ele:
Superfast
AH Membro Gold
Colocado - 27/09/2006 : 15:38:47
Eu acho incrivel 12 paginas a dizer o mesmo.
O que eu acho mal é em Portugal todo o empresario achar que é um herói.
Empregam pessoas, enfrentam adversidades e tudo com a 4 classe. Espectaculo....uns verdadeiros herois......
Enquanto for essa mentalidade estamos mal. Eu a abrir uma empresa e para ser o melhor. Não e para ter o status de heroi na sociedade.~
Mas um dia a iniciativa privada ha-de melhorar em Portugal e ter como objectivo a grandeza e nao o lucro de 1 e a pobreza de varios

LAMENTO MUITO MAS FALHASTE MAIS UMA VEZ.

Umas pastilhas para a digestão???????

Já agora solicito aos FPs deste tópico que LEIAM com ATENÇÃO as citações que voçês próprios FAZEM.
Os vossos textos são interessantíssimos mas são para serem lidos com calma tb por voçês.
É que isto começa a ser surreal.

Já agora para desanuviar:

Um monitor de uma acção de formação de direito no Funcionalês (PéLeve) perguntou a um dos seus alunos (Zerorpm):

- Zerorpm, se você quiser dar uma laranja a uma pessoa chamada J.R., o que deverá dizer?

O Zerorpm respondeu:

- Aqui está, J.R., uma laranja para si.

O professor (Pé Leve[:p])gritou, furioso:

- Não! Não! Pense como um Profissional da FP de Portugal!

O Zerorpm pensou um pouco e então respondeu:

- Está bem, eu refaço o que diria: Eu, ZERORPM, Advogado,
por meio desta dou e concedo a você, J.R., BI 1234567879, NIF
987654321, morador na Rua do Bom Sucesso, 32, A, do concelho de Vila Nova da Privada, casado, com três filhos, e somente a você, a propriedade plena e exclusiva, inclusive benefícios futuros, direitos,
reivindicações e outros títulos, obrigações e vantagens no que concerne à fruta denominada laranja, juntamente com sua casca, sumo, polpa e sementes transferindo-lhe todos os direitos e vantagens necessários para espremer, morder, cortar, congelar, triturar ou descascar com a utilização de quaisquer objectos ou de outra forma comer, tomar ou ingerir a referida laranja, ou cedê-la com ou sem casca, sumo, polpa ou sementes, e qualquer decisão contrária, passada ou futura, em qualquer petição, ou petições, ou em instrumentos de qualquer outra natureza ou tipo, fiscal ou comercial,fica assim sem nenhum efeito no mundo cítrico e jurídico, valendo este acto entre as partes, seus herdeiros e sucessores, com carácter irrevogável, declarando J.R. que o aceita em todos os seus termos e condições conhecendo perfeitamente o sabor da laranja, não se aplicando, neste caso, o disposto no Código do Consumidor, cláusula 28, alínea b, com a modificação dada pelo DL 342/08 de 1979.

E o PéLeve então comenta:

- MELHOROU BASTANTE, MAS NÃO SEJA TÃO SUCINTO.
O original não é meu;).

citação:Originalmente colocada por zerorpm

A frase correcta seria:
- Aqui está, J.R., uma laranja para si. São 0,50€!
Aqui está, J.R., uma laranja. Para si são 0,50€!

Tem que se explicar tudo[8)]:(... [8D].

Ena, ena, o que se tem produzido aqui hoje...:D:D:D

Continuam a fugir à simples interpretação dos conceitos, derivando para terrenos que vos interessam, com vista a "plantarem" o vosso discurso no acessório em vez de no essencial!

Mas está mais do que visto que nem "que vos enfiassem Lisboa pelos olhos adentro" vocês a veriam, por assim dizer!...

Percebo que defendam, ou tentem, tapar o sol com a peneira, defendendo a instabilidade no emprego, os baixos salários, a inferiorização dos profissionais da função pública, sem razão deve dizer-se, ou, melhor explicado, pelo simples facto de que "estão do outro lado"!

Na verdade a responsabilidade de Portugal estar como está, digam lá o que disserem, joguem com as palavras das mais variadas e eloquentes formas, acreditem no que quiserem, na verdade, dizia, o monstro, é a classe empresarial e política que tem gerido o país nos últimos 32 anos! Os primeiros sorveram milhões ao país para seu bebefício próprio (ou será que isto é mentira?) e os segundos deram cobertura...

Por isso, meus caros, saiam lá da vossa ilha de ilusão e isolamento da realidade, pois há mundo cá fora, e desdobrem lá essa vontade de percepção e de discurso, pois o que vocês têm tido já se esperava, o desafio é conseguirem ter outro...;)

PÉLEVE
Lê aquilo que voçês próprios colocam.
LEIAM O QUE COLOCAM.

Atingiste o surrealismo das 700 e tal carreiras na tua argumentação[:p].

citação:Originalmente colocada por zerorpm

A frase correcta em versão empresário:
- Aqui está, J.R., uma laranja para si. São 50,50€!
Em versão empresário???
Em versão empresário vou ao vizinho do lado.
Em versão FP é que estou preso à vossa repartiçãozinha.

Metam na cabeça que a culpa dos elevados gastos na FP não são dos funcionários, mas sim de quem os gere! Como explicam 4500 professores do quadro não colocados? Sabiam que esses professores continuam a ser pagos e a ocupar os seus lugares de direito estão professores contratados! Pois é...! É como eu ter uma empresa, mandar os meus funcionários para casa, contratar outros, mas continuo a pagar salário aos primeiros! Só mesmo em Portugal... [8)]

citação:Originalmente colocada por Jota17

Metam na cabeça que a culpa dos elevados gastos na FP não são dos funcionários, mas sim de quem os gere! Como explicam 4500 professores do quadro não colocados? Sabiam que esses professores continuam a ser pagos e a ocupar os seus lugares de direito estão professores contratados! Pois é...! É como eu ter uma empresa, mandar os meus funcionários para casa, contratar outros, mas continuo a pagar salário aos primeiros! Só mesmo em Portugal... [8)]
Só mesmo na FP.

Na versão Zero RPM, uma laranja custa 20€ a ser produzida, e oferecida a todos como sinal de fraternidade funcionalista.

Li já não sei aonde que há um País da CE onde estão colocados em funções sindicais cerca de 1,500 professores, não participando nas actividades lectivas, estando ali para proteger os direitos e garantias dos seus colegas, face ao despotismo do Poder Central.

Não consigo recordar-me do nome desse País, ou então o autor do artigo estava no gozo, ou então li sem querer o CM. :D

A questão é mesmo a falta de gestão! Não existe! Então não faz todo o sentido, em primeiro lugar, colocar os professores do quadro e só depois, se houver lugares de sobra, contratar professores e suprir essas faltas? Acho que sim... ! Mas o nosso governo, não fala desse tiro no pé!

Só mesmo na FP.

Só mesmo esta Ministra, porque o problema tinha sido resolvido no tempo do David Justino![:p]

Ontem fiquei sensibilizado com o drama pessoal e HUMANO de um agente da PSP que está há um ano com baixa psiquiátrica.
medium-smiley-027.gif

Os médicos, vendidos à hierarquia, disseram que a baixa ia acabar e que não o passavam à reforma e o homem... passou-se[:0].

E depois à uns Liberais que acham que o despedimento não pode ser... flexibilizado.

Liberais esses que até são citados, mas não LIDOS</u>:D[}:)], pelos nossos FP de serviço.

Este caso da Educação ilustra o restante cenário da FP! Falta de rigor e gestão! Porque em termos de pessoas, mais uma vez, é como em todo o lado! Há bons e outros menos bons...!

Ontem fiquei sensibilizado com o drama pessoal e HUMANO de um agente da PSP que está há um ano com baixa psiquiátrica.
medium-smiley-027.gif

Os médicos, vendidos à hierarquia, disseram que a baixa ia acabar e que não o passavam à reforma e o homem... passou-se[:0].

E depois à uns Liberais que acham que o despedimento não pode ser... flexibilizado.

Liberais esses que até são citados, mas não LIDOS</u>:D[}:)], pelos nossos FP de serviço.

Trata-se de uma mu exemplo de um funcionário público.

Este caso da Educação ilustra o restante cenário da FP! Falta de rigor e gestão! Porque em termos de pessoas, mais uma vez, é como em todo o lado! Há bons e outros menos bons...!
Falando de Sistemas de Ensino e Parque Escolar.
Até os Ingleses chegaram à Conclusão que não dá. Depois dos SUECOS.
Vamos ser originais e ser contra a mudança??
Ou vamos exigir mudança??

Acho que vamos antes continuar a ACUSAR os outros que não gerem bem e depois chegam lá... e fazem pior.... pq a FP como está é ingerível.

Para teu conhecimento, o sistema inglês anda a recrutar pessoal, porque andaram a tratar mal os professores ingleses (à semelhança da MinistrA) e agora não conseguem recrutar ninguém.

Back