Minhas impressões - OPEL VECTRA CARAVAN 1.9CDTI

Vrumm

Well-known member
Ora continua a minha saga.

Desta vez em mais uma deslocação em trabalho foi-me atribuido uma OPEL VECTRA CARAVAN 1.9CDTI (penso que seja a de 120cvs uma vez que o lettering era todo em prata).

Primeiras impressões exteriores:

É grande!

Pôrra! É que é mesmo grande... [8)] Ahhhh... e é feia!

Pôrra! É que é mesmo feia! :D

Apercebo-me que é pré-restyling uma vez que as ópticas dianteiras ainda são aquelas todas "quadradonas".

No check feito antes de me ser entregue a carrinha fico a saber que o facto de ser grande já lhe tinha custado uma séria pancadas em todo o seu perímetro... é que não se aproveitava um painel sem um qualquer risco ou vinco.

Embora não fosse nada de vergonhoso... não deixei de achar estranha uma rent-a-car como aquela entregar um carro com tantos "estragos".

Entrei na carrinha!

Assim que me sentei e olhei para os manómetros percebi que já se tratava um carro com bastante utilização, marca uns já expressivos (para rent-a-car...) mais de 45000kms.

Os interiores já conhecia muito embora com outro nivel de equipamento (pele, gps, etc...) agora esta devia ter o equipamento mais acessivel. Os bancos eram normalissimos com um tecido cinza claro e pouco agradável para um carro do segmento "D". O ambiente a bordo era fracote, muito tom de cinzento, muito plástico. Apenas a consola central dadas as dimensões acaba por causar algum impacto visual.

Confesso que demorei algum tempo a conseguir encontrar a posição indicada para minha condução... e a verdade é que apesar de muitas tentativas nunca consegui a ideal. A verdade é que acabei smp por ficar a zona dos ombros e cabeça muito afastada do banco e encosto de cabeça, respectivaemnte. Tal facto fez com que me sentisse bastante cansado no final do dia... (Smp foram quase mil kms...).

Rodar a chave.

Motor a frio ruidoso lá fora, lá dentro nada de escandaloso bem pelo contrário. Bom nível de insonorização.

Estes motores 1.9 da FIAT estão realmente muito interessantes. Mesmo sendo o de 120cvs mostrou-se muito solicito mesmo a frio e apeasr de se notar bem o tal fosso até ás 2000, a verdade é que não é nenhum escandalo. ;)

Primeiros kms em buracos em Lx.

Aqui um fortíssimo aplauso para a OPEL! A verdade é que uma carrinha de rent-a-car com a quilometragem já referida apresentava ZERO ruídos! Nem a pôrra da gigantesca chapeleira fazia estrilho... IMPRESSIONANTE! [^]

Em estrada não pude levar o motor aos limites... Infelizmente a semana passada fui emboscado e o auto fala em 180kmh... Portanto, tive qe me controlar até porque o percurso foi mesmo e nunca se sabe... [8] POrtanto, tive que fazer uma viagem mais tranquila e a média de velocidade foi de 140/150kmh.

No entanto, aproveitei todas as subidas da A1 e da A25 para pôr o CDTI a trabalhar à séria! (Já se sabe que os ABUTRES só atacam nas descidas...) e nessas subidas, algumas de inclinação bem significativa consegui atingir cifras superiores a 180kmh. Muito bom tendo em conta ser a versão de 120cvs, ser uma carrinha enorme com aerodinâmica previsivelmente fraca e com 3 adultos a bordo.

A 180kmh, se não me engano, ia por volta da 3000rpm (tenho ideia... não teimo... isto já foi na 5ª feira...), ou seja, a viagem se tivesse sido à vontade (ou à vontadinha) tinnha dado para ver uma velocidade de ponta bem mais interessante. :D

COmportamento dinâmico

Como já disse, não pude efectivaemnte experimentar o carro à vondade pelo que a única coisa que notei foi efectivaemnte um bom nivel de stabilidade em AE. Nos IP´s apercebi-me que tinha muito má borracha montada (quantidade não faltava... 21555R16) pois comecei a perceber que em muitas curvas rápidas os pneus começavam a chiar ligeiramente... Era tão ligeiramente que os restante ocupantes só se aperceberam quando lhes chamei á atenção...

Ou seja, resumindo, gostei das performances.

Apenas, nas retomas se notaram algumas dificuldades, nomeadamente nas subidas do IP3 onde alguns carritos e furgões me fizeram "a vida negra"! :D Ouve lá uma Vito e um C3 van... Estava ver o meu ego a sair traumatizado... :D

Conclusão:

Produto já um pouco ultrapassado em termos de design quer interior quer exterior. No entanto, confirmou a impressão de qualidade que tinha deste modelo.
Óptima proposta, tendo em conta a qualidade preço.

Parece-me tb uma boa aposta para que procura um carro deste segmento no mercado dos usados. ;)

Para mais tarde recordar:

200610105445_Img030.jpg

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

citação:Originalmente colocada por Vrumm

200610105445_Img030.jpg

Conseguiste tirar o carro dali? [:0]

É que o de trás está mesmo coladinho e o da frente coladinho parece estar... [:0]

Então não consegui?

Foi eu que o lá pus! [}:)]

É o que dá chegar tarde e sair cedo... ;)

citação:Originalmente colocada por testenick

Com que então emboscado... Não te ponhas a pau não... e depois vão 2 anitos a penantes... [8][8)]

Bolas... Não agoires! [xx(]

Sei que vou levar ripada... mas conto com bem menos que isso. No auto está 1 a 12 meses.

Bem sei que tenho antecedentes... Mas estou tentar umas quantas atenuantes... ;)

E da OPEL? Ninguém diz nada? :D

Boa carrinha, são carros que duram e duram e claro é uma Opel.

As velocidades nao me surpreendem, pois já o 2,0 DTI 100cv do Vectra antes desse faziam ser já um bom carrito e tinha menos 20cv e nao era common-rail. Já agora por onde andaste? Lamego?

É bem provavél que venha uma 1.9 CDTI de 150cv ca para casa, alguem já guiou a de 150cv pós-restyling? Opiniões?
Agora tenho uma 2.0 DTI com 125000km, e acabou de levar a bela reparação da bomba injectora.. e já tinha levado uma MAF o ano passado, o motor ao que parece não é à prova de bala como muitos apregoam, além de gostar de oleo ;)
No entanto dentro do preço, aprox 38000eur acho que a nova de 150cv é uma boa proposta, principalmente para quem faz uso de uma carrinha.. tem muitooooooooo espaço e um motor muito bom. Quando fizer o test drive meto aqui a minha opinião.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Assim que vi o link para este tópico e vi o autor...até me borrei todo...:D

Borraste com pouco! :D

Mas já se sabe que o Vrumm vai animar isto! lol[}:)]

Com que então emboscado... Não te ponhas a pau não... e depois vão 2 anitos a penantes... [8][8)]

Sei que vou levar ripada... mas conto com bem menos que isso. No auto está 1 a 12 meses.

Bem sei que tenho antecedentes... Mas estou tentar umas quantas atenuantes... ;)

NAAAAAA

Agora querem todos saber como é que foste emboscado! :D
Tu também não perdoas... pé pesado! Depois os carros não passam nos teste drives! [:p]

É melhor passares a andar de "mata-velhos" ao menos assim tens o pé pesado mas não andas nadica de nadica! [}:)]

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Assim que vi o link para este tópico e vi o autor...até me borrei todo...:D

É... normalmente as coisas aquecem... :D

Mas estou a melhorar as performances! Já aqui coloquei 4 testes deste género e dois acabaram bloqueados... Estou portanto, no bom caminho! :D

citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

Boa carrinha, são carros que duram e duram e claro é uma Opel.

As velocidades nao me surpreendem, pois já o 2,0 DTI 100cv do Vectra antes desse faziam ser já um bom carrito e tinha menos 20cv e nao era common-rail. Já agora por onde andaste? Lamego?

Lisboa-Guarda-Viseu-Lisboa

PS-Por acaso não tenho grande impressão desse 2.0dti... nem tão pouco do anterior vectra... ;)

NAAAAAA

Agora querem todos saber como é que foste emboscado! :D

Faz pesquisa nos tópicos criados por mim nos últimos 30 dias - Palavra chave - 407 1.6 hdi. ;)

Tu também não perdoas... pé pesado! Depois os carros não passam nos teste drives! [:p]

Por acaso tenho nova alcunha no escritório - Pata de urso. [8)]

Mas a verdade é que os carros foram feitos para andar... só é pena é terem inventado a "gnr-bt". :D

[É melhor passares a andar de "mata-velhos" ao menos assim tens o pé pesado mas não andas nadica de nadica! [}:)]

E julgas que já não pensei nisso?

Se isto se começar a tornar mt repetitivo... começo a andar de smart! Dos 140kmh não passo... [xx(]

Ui... em frente à peixaria... oh oh.. :D :D :D

Opel Vectra mit Perfume de Peixe...

Por acaso tenho nova alcunha no escritório - Pata de urso. [8)]

Mas a verdade é que os carros foram feitos para andar... só é pena é terem inventado a "gnr-bt". :D

[É melhor passares a andar de "mata-velhos" ao menos assim tens o pé pesado mas não andas nadica de nadica! [}:)]

E julgas que já não pensei nisso?

Se isto se começar a tornar mt repetitivo... começo a andar de smart! Dos 140kmh não passo... [xx(]

E depois o Pata de Urso tem de andar com a cabeça de fora no smart! [}:)]

Tipo Hightower e o Mini. :D

citação:Originalmente colocada por K2000

O smart é muito mais espaçoso do que parece.

acredita fiquei impressionado quando sentei num, tem mais espaço nos dois lugares da frente q o de 4lugares.

aqui fala-se de tudo menos da Opel.. lol

Gostei da descriçao.. nunca experimentei mas era carro que nao comprava primeiro porque é um Opel e depois porque nao a acho nada bonita principalmente a pos facelit que é igual a um Astra de frente e a traseira tambem é estranha.

Back