Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Ok, terapia de choque. Tens 40 carros, 30 de luzes acesas e 10 de luzes apagadas. Tenho a certeza que vais ver melhor os 30 de luzes acesas. Agora mete estes carros numa situação de pouca visibilidade.

93046474_373955888f.jpg

Este de luzes acessas estava bem melhor. Condições adversas e de luzes apagadas, ainda por cima carregado de neve.

208476373_cbdb34314b.jpg

Repara como o Golf passa meio despercebido, e aqui as condições de visibilidade nem são as piores!

208920354_da5b0d09a7.jpg

Aqui sabes que vêm carros lá ao fundo por causa das luzes acesas. De luzes apagadas e com o sol baixo eram pouco perceptiveis

As fotos foram tiradas do tópico Acendam os faróis, porra... TAKE 2!.... Vale a pena ler e ver as diferenças entre os faróis acesos e os faróis apagados.

Mas isso são condições de fraca visibilidade. Aí sem dúvida que se deverão usar as luzes ligadas, acho que ninguém tem dúvidas disso. Agora imagina uma tarde de Verão numa cidade com condições perfeitas de visibilidade. Se tiveres 20 carros e 2 ou 3 com luzes acesas, esses vão dar nas vistas. Se os 20 tiverem os faróis ligados (e se isso já for costume, claro que a principio vai ser diferente porque ninguem tá habituado a tal) que diferença faz? Volto a relembrar, em condições perfeitas de visibilidade.

citação:Originalmente colocada por Super de Origem

Mas isso são condições de fraca visibilidade. Aí sem dúvida que se deverão usar as luzes ligadas, acho que ninguém tem dúvidas disso. Agora imagina uma tarde de Verão numa cidade com condições perfeitas de visibilidade. Se tiveres 20 carros e 2 ou 3 com luzes acesas, esses vão dar nas vistas. Se os 20 tiverem os faróis ligados (e se isso já for costume, claro que a principio vai ser diferente porque ninguem tá habituado a tal) que diferença faz? Volto a relembrar, em condições perfeitas de visibilidade.
O que está em causa em dias de óptima visibilidade, é que a nivel sensorial-cognitivo do ser humano, portanto do condutor,é mais rápida a percepção de alerta do outro carro com as luzes acesas, daí haver na prática, maior espaço de tempo disponivel para se poder evitar um acidente!
É só mais um contributo, numa condução defensiva.

Essa lei não me vai mudar em nada o quotidiano, a minha rotina ao chegar ao carro é

1- por a chave na posição on
2- por o cinto
3- ligar os medios

Isto sempre seja a que horas for, ouço bocas como o carassas "olha la vem o luzinhas" mas isso não me afecta em nada, e que aja pessoas que nao as liguem de dia ainda va agora de noite??? com chuva??? por amor da santa tenham dó

citação:Originalmente colocada por prius

O que está em causa em dias de óptima visibilidade, é que a nivel sensorial-cognitivo do ser humano, portanto do condutor,é mais rápida a percepção de alerta do outro carro com as luzes acesas, daí haver na prática, maior espaço de tempo disponivel para se poder evitar um acidente!
É só mais um contributo, numa condução defensiva.

No início acredito que sim. Agora umas semanas / meses depois da lei entrar em vigor quando usar os faróis ligados é tão normal como ter chapa de matrícula continuará a ser? Se for melhor, mas não sei se assim será. É apenas a minha opinião.

citação:Originalmente colocada por AMR

citação:Originalmente colocada por Methanex

Isso não se aplica bem aqui em Portugal. As luzes de dia encadeiam muito a nossa visibilidade quando os cruzamos.

Sim, os máximos e médios a apontar para os passaros, desconfio que encadendeiam [8][8]

Pois eu estou em pulga que isso vá para a frente, para ver se os poupadores de luz começam a acender as luzes.

já somos 2.já por várias vezes não bati por sorte só por causa dos palhaços que com nevoeiro intenso vão sem luzes[8][8],já para não falar daqueles que ligam os minimos[8][8],realmente com os minimos ja se veem bem ao longe!!!

no inverno ando sempre com eles ligados..
por isso, se obrigarem a que seja todo o ano, é indiferente...
apesar de achar que no verão é completamente desnecessário...e só serve é para fazer calor...
mas se tiver que ser não vejo qualquer problema.
mal não faz certamente.

ld

que grandessicima estupidez
em algumas estradas como as de tolerância zero(seja lá o que isto for) tudo bem
agora desculpem lá mas sou pouco tolerante à luz
já não basta o stress do dia-a-dia querem tornar o prazer de condução em mais um desgaste cerebral

MAZDA RULEZ

citação:Originalmente colocada por MAzdaNIAx

já não basta o stress do dia-a-dia querem tornar o prazer de condução em mais um desgaste cerebral

MAZDA RULEZ

Se tiveres como ja alguém disse e muito bem os medios bem focados e alinhados nao incomodas ninguém:) nem ninguem te incomoda, o que acontece e que muitas vezes os tugas tem os farois a moda da porra e pronto[|)][|)]

No início acredito que sim. Agora umas semanas / meses depois da lei entrar em vigor quando usar os faróis ligados é tão normal como ter chapa de matrícula continuará a ser? Se for melhor, mas não sei se assim será. É apenas a minha opinião.

Vais continuar a ter uma percepção maior. Aliás, basta conduzires à noite em que toda a gente anda de luzes acesas (teoricamente [|)]) e vais ver a diferença. Vais ter uma percepção superior, não estamos a falar dum autocolante mas sim de um ponto luminoso, os faróis.

pois é
e o alinhamento depende por exemplo da ocupação do carro
mesmo nos carros com regulador interno quem sabe usar isso?
eu não tenho nem sei mas no manual do mégane também ainda não vi explicado talvez por distração minha

MAZDA RULEZ

pois é
eu não tenho nem sei mas no manual do mégane também ainda não vi explicado talvez por distração minha

MAZDA RULEZ

Ai a culpa já é tua, circules tu de faróis acesos de dia ou de noite [|)] Não sei se é igual para todos, mas deixo aqui o que diz no meu manual para que te sirva de referencia.

0 - 1 ou 2 pessoas no banco da frente
- - 3 pessoas
1 - 4 pessoas
2 - 4 pessoas mais carga máxima autorizada
3 - Condutor mais carga máxima autorizada

citação:Originalmente colocada por mario_renato

mesmo em perfeitas condiçoes... é mto mais perceptivel a velocidade e a tua percepçao de q o carro esta la..

Então, cobarde?

Mandas as postas de pescada e depois não tens coragem de as explicar, é?

Estou à espera de fazeres o mínimo exigível, que é o de explicares a tua gravosa afirmação.

Isto é tudo muito bonito por detrás de um nickname, mas lá fora é tudo miúfas... Anda lá rapazote!

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

pois é

MAZDA RULEZ

Ai a culpa já é tua, circules tu de faróis acesos de dia ou de noite [|)] Não sei se é igual para todos, mas deixo aqui o que diz no meu manual para que te sirva de referencia.

0 - 1 ou 2 pessoas no banco da frente
- - 3 pessoas
1 - 4 pessoas
2 - 4 pessoas mais carga máxima autorizada
3 - Condutor mais carga máxima autorizada

não sei se é culpa minha
no manual do meu MAZDA vem lá essa descrição (parecida pois há variações de marca para marca) mas no mégane ou fui eu que não procurei bem ou não vem mesmo
mas à parte disso achas que toda a gente dá importência a esse botão?

MAZDA RULEZ

Calma, calma, calma!!!

Uma medida com pés e cabeça e há aqui gente CONTRA???

Ehpá, se fossem do contra com alguma razão, ainda me dava ao trabalho
de tolerar, mas dizerem que é chato andar o dia todo a levar com as
luzes dos outros... vocês já se cruzaram de dia com carros que levassem
os médios acesos? Ficaram incandeados? Então não podem conduzir de
noite. Vocês sabem quantos acidentes se podem evitar quando se vai a
subir uma estrada com sol de frente e o carro que vos precede tem os
faróis (e, portanto, os farolins) acesos?

Desculpem lá, eu só vejo benefícios e vantagens nisto, não vejo
nenhuma desvantagem.

Eu ando SEMPRE com os faróis ligados (médios, sempre) e desde que
tenho o carro (faz agora dia 15 dois anos) só troquei de lâmpadas
porque mudei para umas melhores.

A única cena caricata é que todos os dias apanho pessoas (a pé, de
carro ou o que seja) a avisarem-me que tenho os faróis ligados,
como se fosse uma coisa má.

Devia ser obrigatório há muito, muito tempo!

citação:Originalmente colocada por Automobilista

Acho que sim!!! Os carros, por defeito, deveriam acender as luzes quando os pomos a trabalhar. Á semelhança do controlo de estabilidade, só se desligavam por opção do condutor, voltando a ligar-se automaticamente acima de uma determinada velocidade...sujeitando-se, caso contrário, o condutor á respectiva multa e sem hipotese de recorrer á desculpa do esquecimento.

achas isso simples assim,sabes q os motociclos e veiculos com materias perigosas ou em caso de sinilizaçao de perioridade levam as luzes acesas? se é usada para serem destinguidos perante os restantes depois sera como??
vao andar de luzes apagadas? acho q vao ter que pensar mt..
n trazia mais resultados obrigar a exames a vista como deve de ser e retirar a carta a muitos velhos q n vêm nada a frente..

MAZDA RULEZ
se es pouco tolerante à luz, espero que PARA TUA SEGURANÇA não conduzas de noite (muitas luzes de farois, a mexerem-se e tudo) nem durante o dia em dias de sol (demasiada luz). ou seja, sobram-te aqueles dias "intermedios", que não devem chegar a metade dos dias do ano:D

é que se és sensivel a ponto de te incomodarem os MEDIOS durante o dia...estás mesmo mal;)

citação:mesmo nos carros com regulador interno quem sabe usar isso?
dai alguns insistirem na modernizaçao do ensino, cartas renovaveis em periodos muito mais curtos, etc.
não é problema dos carros, é de quem os usa. neste caso..de quem os ensina a usar.

Voltar
Superior