Peugeot 106 1.4 XS 1993

Uma coisa que estranhei é que o vendedor, numa das respostas dadas diz que o carro tem 92cv (idêntico ao motor xsi)?!?

Porque está referido que o motor tem 156.000 km? Não é o original do carro?
Não tem 92cv mas sim 75, e não tem nada a ver com o do XSI, não tem uma única peça compatível, o motor é bem identico ao 1.1 mas com mais cilindrada.
Não leves um colega que percebe mais ou menos, q não vai adiantar nada. Leva alguém que trabalhe em automóveis. O carro apesar de estar em preço pode precisar de muita obra.

Isso são tudo questões que quero esclarecer com o vendedor. Só vou ver o carro, não faço intenção de o adquirir logo. De qualquer maneira não sei se conseguirei levar alguém que trabalhe mesmo como mecânico, mas logo se vê. Se eu tiver a mínima duvida quanto à fiabilidade do carro, desisto logo do negócio e começo a pensar num carro mais "moderno", como o 106 quicksilver. Tudo vai depender de como correr a "vistoria", na 5a feira.

As jnates não são do XSI, são as originais do XS, 5x13.
Verifica se o ar faz frio, se não tem os braços de suspensão traseira com folga nos rolamentos (as rodas ficam cambadas e faz um ranger ao molejar, podendo mesmo começar a raspar na carroçaria, pela parte de cima, tem de caber lá a mão. A reparação do eixo fica bastante cara, cerca de 300 euros com rolamentos novos.
Convém ver se o carro tem mais de 156.000 km, o que se notará pelo seu desgaste.

citação:Originalmente colocada por telmauto

As jnates não são do XSI, são as originais do XS, 5x13.
Verifica se o ar faz frio, se não tem os braços de suspensão traseira com folga nos rolamentos (as rodas ficam cambadas e faz um ranger ao molejar, podendo mesmo começar a raspar na carroçaria, pela parte de cima, tem de caber lá a mão. A reparação do eixo fica bastante cara, cerca de 300 euros com rolamentos novos.
Convém ver se o carro tem mais de 156.000 km, o que se notará pelo seu desgaste.

Ok, obrigado pelas dicas. São sempre uteis para quem como eu não percebe patavina de mecânica. [xx(]

PauloFVF, não percebi a parte do 1.4 energy, nunca me referi a ele.
Mas o PUG garanto que faz 7.5 na cidade, e desde 2002 a 2005 andou nas mãos de um familiar que só dizia bem do consumo. Volto a lembrar que este motor é completamente diferente do mais moderno multiponto, mais gastador, lembrem-se que o carro é basicamente um AX com pouco mais peso. Se não gastarem 7.5 na cidade, afinem as válvulas em frio a 20 admissão e 40 escape, valores do fabricante, que ele vai para o consumo correcto.

citação:Originalmente colocada por telmauto

PauloFVF, não percebi a parte do 1.4 energy, nunca me referi a ele.
Mas o PUG garanto que faz 7.5 na cidade, e desde 2002 a 2005 andou nas mãos de um familiar que só dizia bem do consumo. Volto a lembrar que este motor é completamente diferente do mais moderno multiponto, mais gastador, lembrem-se que o carro é basicamente um AX com pouco mais peso. Se não gastarem 7.5 na cidade, afinem as válvulas em frio a 20 admissão e 40 escape, valores do fabricante, que ele vai para o consumo correcto.

tens razao telmauto , desculpa,o dêcêli é que é o homem do energy!;)

pois, os 106 1.4 que conheço são dos antigo...vou lhes dar essa dica da afinação para ver!! se baixarem os consumos, logo lhes mando á tua casa oferecer uns bolinhos [:p]

Depois logo informo aqui no fórum como ficou!

;)

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Tive um Clio I com motor 1.4 e mamava 7 em cidade. Claro que não era um ritmo foguete mas também não era pastelão.

Com o 19 com esse motor é impossível baixar dos 8,5. Portanto, esses consumos devem ser mesmo a pastar.[:p]

O 1.4i, com o injector em bom estado, válvulas afinadas, velas e filtro razoáveis, não pode gastar muito, não tem afinações...
Quanto aos bolinhos, podem ser de anona, se houver...

Bem, fui hoje ver o carro e apesar do exterior não estar na sua melhor forma, gostei do carro no geral. O vendedor, fez questão em que eu fizesse um "test drive", meio em cidade, meio em via-rápida e gostei do comportamento do carro. O carro não tinha muitos ruidos provenientes do interior, e o motor pareceu-me que se desenrasca muito bem para o carro que é! :)

Quanto ao exterior, além de uma pequena moça por cima da optica dianteira direita e de mais algumas moças na porta do condutor, tinha a pintura queimada (o carro é preto, o que também não ajuda muito) um pouco no capot e no tejadilho por trás do tecto de abrir.

Infelizmente para mim, o carro já está "apalavrado", pelo que em principio já será vendido a outra pessoa. Se não for, vou avançar para ele, até porque o vendedor me pareceu uma pessoa honesta e o carro de mecânica e interiores me parece impecável. Claro que caso avance para a compra irei com um colega mecânico. ;)

Back