O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por pmct

Pe Leev so uam correcção que não ficou claro no meu POST, a SAUDE deve ser uma area fundamental como a justiça, e não deve ser privatizada .
A frase seguinte é outro ponto, o estado deve alienar es empresas publicas e acabar com coisas como golden shares , não pode por exemplo meter a EDP na bolsa e ao mesmo tempo dominara EDP, este tipo de coisas não serve nem os comsumidores, nem os accionistas e em ultima analise nem o estado.

O estado deve ser fiscalizador e não assumir-se como motor de economia.
:)
Também acho que, de facto, o estado "mete-se" demasiado nas coisas e tornou-se numa espécie de "empata"...

Uma prova disso foi um "acordo de concertação social" (não foi bem isso mas quase...) ocorrido o ano passado entre os representantes dos empresários e das centrais sindicais, sem misturas do governo, que funcionou de forma exemplar!;)

PéLve não te deixes corromper por essas balelas liberalistas... Eles comem tudo...[}:)]
:D[}:)][}:)]:D[}:)]:D[}:)]
Pe Leve
[^][^][^][^][^][^][^][^][^]

Também acho que, de facto, o estado "mete-se" demasiado nas coisas e tornou-se numa espécie de "empata"...
s42.gif
s42.gif
s42.gif
s42.gif
s42.gif
s42.gif

Estou comovido.

É NATAL
s232.gif
??????

Não, não é Natal, nem eu me deixei corromper! Simplesmente a questão começou a ser, finalmente, abordada por um prisma mais correcto, do ponto de vista da análise, do que anteriormente havia sido!

Argumentos radicalistas (do tipo "morte a todos os FP"), que contestei, contesto e contestarei veementemente, parecem ter, finalmente, desaparecido do diálogo!;)

Não, não é Natal, nem eu me deixei corromper! Simplesmente a questão começou a ser, finalmente, abordada por um prisma mais correcto, do ponto de vista da análise, do que anteriormente havia sido!

Argumentos radicalistas (do tipo "morte a todos os FP"), que contestei, contesto e contestarei veementemente, parecem ter, finalmente, desaparecido do diálogo!;)
Nunca estiveram no diálogo.
Só nas vossas respostas[8D].

citação:Originalmente colocada por J.R.

Nunca estiveram no diálogo.
Só nas vossas respostas[8D].
Ah ah ah ah, here we go again...:D:D:D

----------------by JR:)---------------------------------------------

citação:Mas qd dizes isto "Posso ser "fraco", mas a minha opinião e maneira, certa ou errada de ver a situação, ninguem ma retira nem faz com que mude de opinião" estás a trocar opiniões construtivamente???

Não estás.
Estás a fechar os argumentos.
Estás a dizer (desculpa o abuso): Não quero saber de argumentos, não quero saber se estou certo ou errado, qd tudo estiver optimo ou as condições XPTO reunidas... mudo ENTÃO de opinião.Só sublinhei que isto é um Hino ao StatusQuo.

Pé Leve, vê lá se mudas de opinião, senão...;)

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

----------------by JR:)---------------------------------------------

citação:Mas qd dizes isto "Posso ser "fraco", mas a minha opinião e maneira, certa ou errada de ver a situação, ninguem ma retira nem faz com que mude de opinião" estás a trocar opiniões construtivamente???

Não estás.
Estás a fechar os argumentos.
Estás a dizer (desculpa o abuso): Não quero saber de argumentos, não quero saber se estou certo ou errado, qd tudo estiver optimo ou as condições XPTO reunidas... mudo ENTÃO de opinião.Só sublinhei que isto é um Hino ao StatusQuo.

Pé Leve, vê lá se mudas de opinião, senão...;)
Ops, não tinha visto essa "by J.R."...

Bem, como se diz na tropa, "primeira forma"!...:D:D:D;)

citação:Originalmente colocada por eu

Caro André,

Vejo que ficaste perturbado pelos meus posts. Acalma-te... se leres aquilo que eu escrevo e não aquilo que tu pensas/imaginas/anseias/especulas que eu escrevi, facilmente concluis que as nossas opiniões convergem mais do que divergem...

Quanto ao PIB, só disse uma coisa óbvia: qualquer despesa em função do PIB parece demasiado elevada quando comparada com Países com um PIB superior.

E relativamente à culpa ser dos privados, lê com atenção! Na minha opinião a culpa não é bem dos privados que existem, é dos privados que não existem mas deviam existir! E este relatório de Davos veio reforçar esta ideia...

Vê lá se percebes de uma vez por todas e te deixas destes posts ressabiados

Já vi que não queres insistir no assunto :D[:p]

Lá se foi um grande argumento...eu sei [8D]:D

A tua racionalidade esbata-se ao ponto de ignorares isto:

citação:A verdade é que o problema deste país é que quando o mesmo crescia 3,4 e 5% a despesa pública crescia a 13% ao ano

É chato que fujas a isto como o diabo da cruz [:p]

opá

isto resolve-se facilmente.

Nacionaliza-se tudo e passam todos para a funçao pública!!

deixa de haver discussao....

Ena lá, 17 páginas! Vamos lá ver, temos uma informação quantificada sobre o nº de funcionários públicos que, por mero acaso, em percentagem da população até representam menos que a média da União Europeia. E com vários dos países que tomamos como referência a terem um nº de FP por 1000 habitantes superior. E no entanto, isto gera 17 páginas de discussão! Mas afinal estão a discutir o quê?

Quer dizer, temos um PIB per capita de caca, muito abaixo da média europeia, mas isso não parece importante.

Temos níveis de educação muito baixos, com elevada percentagem de desistência dos estudos, dos piores da Europa, mas isso também não gera muita discussão.

O que gera discussão é a notícia que em nº de FPs até estamos perto da média europeia. Há aqui um problema qualquer com a matemática, ou então é falta de assunto!

E não é que eu ache que até podiam mesmo assim ser menos (mesmo estando abaixo da média europeia). Assim de repente estou a lembrar-me de 15 que estão a mais (e ainda por cima são muito caros), ali para os lados da EPUL.

citação:Originalmente colocada por Guaraná

Ena lá, 17 páginas! Vamos lá ver, temos uma informação quantificada sobre o nº de funcionários públicos que, por mero acaso, em percentagem da população até representam menos que a média da União Europeia. E com vários dos países que tomamos como referência a terem um nº de FP por 1000 habitantes superior. E no entanto, isto gera 17 páginas de discussão! Mas afinal estão a discutir o quê?

Quer dizer, temos um PIB per capita de caca, muito abaixo da média europeia, mas isso não parece importante.

Temos níveis de educação muito baixos, com elevada percentagem de desistência dos estudos, dos piores da Europa, mas isso também não gera muita discussão.

O que gera discussão é a notícia que em nº de FPs até estamos perto da média europeia. Há aqui um problema qualquer com a matemática, ou então é falta de assunto!

E não é que eu ache que até podiam mesmo assim ser menos (mesmo estando abaixo da média europeia). Assim de repente estou a lembrar-me de 15 que estão a mais (e ainda por cima são muito caros), ali para os lados da EPUL.

:D :D

[^] [^]

Ena lá, 17 páginas! Vamos lá ver, ....
Foi pena não teres visto.
Logo na página anterior podias ler isto:

Correio da Manhã – No seu trabalho à frente da Comissão, o que é que o surpreendeu mais?

Luís Fábrica – Várias coisas me surpreenderam. Mas aquela que mais me impressionou foi a sensação de, ao longo destes anos todos, não se ter feito praticamente nada para evitar o rumo que se via, por antecipação, que era grave. Muito pelo contrário, a situação tinha vindo a agravar-se constantemente. Todos os indicadores que nós conseguimos encontrar demonstravam duas coisas: em Portugal, a situação estava a agravar-se constantemente, enquanto nos nossos parceiros europeus mais próximos tinha-se aproveitado exactamente o mesmo período de tempo para operar reformas na Administração Pública, com resultados positivos.

– Esse período inicia-se quando?

– Em 1995. Os problemas já vinham de trás, mas a partir desse período a situação agravou-se.

– E a partir de 1999 ainda entram mais de 29 mil funcionários...

– Tem sido uma progressão que até ao momento não tem parado, o que acho preocupante. E daí que a Comissão diga que a primeira e mais urgente atitude a tomar é parar. Mesmo antes de se pensar em reduzir, e nas técnicas para reduzir, o número de efectivos e a despesa correspondente, é parar. De facto, nós não temos motivos para depreender que o aumento do número de efectivos corresponde proporcionalmente a uma melhoria dos serviços prestados. A Administração Pública que nós temos agora, com mais umas dezenas de milhares de funcionários, está a prestar serviços melhores do que aquela que existia há dez, 15 ou mesmo 20 anos atrás, com muito menos funcionários? O Estado ou a Administração Pública no seu conjunto aumentou a qualidade da sua prestação feita à comunidade? Ou se, pelo contrário, se traduziu num engordar da Administração Pública?

– Qual é a sua resposta a essa pergunta?

– A resposta que se pode dar, e a conclusão que os cidadãos certamente tiram, é que não vêem nenhum resultado palpável no resultados dos serviços prestados na Função Pública, minimamente proporcional ao seu crescimento.

Nas outras podias ler muito mais coisas, algumas interessantes, outras não.
Assim.... repetiste alguns argumentos já aqui ditos.
Foi pena.

Naaaa... isso é tudo mentira.[}:)]

Já agora, vou enriquecer este magnífico post do Guaraná com alguns dados muito interessantes. O primeiro mapa permite comparar de forma relativa o PIB per capita de vários Países (2004) (paridade de poder de compra)

2006103194912_gpp-pps.GIF

Este aqui é ainda mais interessante pois permite ver a evolução ao longo dos anos:
200610320439_pib_per_capita.GIF

É triste ver como nos afastamos cada vez mais da média da UE, mas isso parece não ser um bom assunto de discussão. :(

Este gráfico mostra a percentagem de FPs em cada País (2001, agora a situação deve ser ligeiramente diferente). Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, palavras para quê?;)

2006103195035_percentagem_funcionarios_publicos.GIF

André,

O problema do ex-presidente da Comissão de Revisão de Vínculos, Carreiras e Remunerações da Administração Pública, Luís Fábrica, são 2:

1-Tem sentido de humor :)

2-Não pensa como um verdadeiro Funcionário Público... [8D]

E só hoje tive um pouco de tempo para acompanhar um pouco aqui o pessoal, precisamente porque estou (e vou andar nos próximos tempos) envolvido num projecto, onde por sinal há uma empresa de capitais públicos (nem sei se os seus Funcionários contam para os nos. da FP) e é aterrador verificar que a Administração é composta por 11 elementos (todos por nomeação de organismos/empresas Públicas que participam no capital desta Empresa) e das 7 ou 8 pessoas que lá trabalham (sim, são mais os Administradores que os colaboradores), só 1 pessoa é que está devidamente preparada ou qualificada para exercer uma actividade profissional.
O resto são autênticos zombies.... É impressionante o que se sabe das pessoas pelos almoços de trabalho, mas não há ninguém que não tenha um padrinho algures que tenha manobrado para conseguir a nomeação. Incrível que ninguém esteja disponível para fazer alguma coisa. Nem 1 fotocópia...

Tem um orçamento fabuloso, todo arquitectado com fundos comunitários e como estamos num fórum automóvel, o parque de estacionamento está muito bem apetrechado, especialmente quando há uma reunião de Administração. Segundo consta, os carros são pagos por esta Empresa, apesar de alguns desses srs. terem carros e com chofer, pelas funções que exercem noutro sítio.

E se eu não soubesse o quão difícil é ser FP, este exemplo tirar-me-ia todas as dúvidas.

É por isso que ao ler a entrevista do Luís Fábrica, penso em alguém com um profundo sentido de humor. É que do sítio de onde venho, é reconhecido como sinal de inteligência. :)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

André,

O problema do ex-presidente da Comissão de Revisão de Vínculos, Carreiras e Remunerações da Administração Pública, Luís Fábrica, são 2:

1-Tem sentido de humor :)

2-Não pensa como um verdadeiro Funcionário Público... [8D]

E só hoje tive um pouco de tempo para acompanhar um pouco aqui o pessoal, precisamente porque estou (e vou andar nos próximos tempos) envolvido num projecto, onde por sinal há uma empresa de capitais públicos (nem sei se os seus Funcionários contam para os nos. da FP) e é aterrador verificar que a Administração é composta por 11 elementos (todos por nomeação de organismos/empresas Públicas que participam no capital desta Empresa) e das 7 ou 8 pessoas que lá trabalham (sim, são mais os Administradores que os colaboradores), só 1 pessoa é que está devidamente preparada ou qualificada para exercer uma actividade profissional.
O resto são autênticos zombies.... É impressionante o que se sabe das pessoas pelos almoços de trabalho, mas não há ninguém que não tenha um padrinho algures que tenha manobrado para conseguir a nomeação. Incrível que ninguém esteja disponível para fazer alguma coisa. Nem 1 fotocópia...

Tem um orçamento fabuloso, todo arquitectado com fundos comunitários e como estamos num fórum automóvel, o parque de estacionamento está muito bem apetrechado, especialmente quando há uma reunião de Administração. Segundo consta, os carros são pagos por esta Empresa, apesar de alguns desses srs. terem carros e com chofer, pelas funções que exercem noutro sítio.

E se eu não soubesse o quão difícil é ser FP, este exemplo tirar-me-ia todas as dúvidas.

É por isso que ao ler a entrevista do Luís Fábrica, penso em alguém com um profundo sentido de humor. É que do sítio de onde venho, é reconhecido como sinal de inteligência. :)

Pois, mas o facto é que muitos FPs não se enquadram nesse exemplo, são dedicados e não têm direito a nada...

citação:Originalmente colocada por eu

É triste ver como nos afastamos cada vez mais da média da UE, mas isso parece não ser um bom assunto de discussão. :(
É triste não perceberes que é exactamente sobre isto que estamos a falar:(.

"Para alguns a empresa é um Tigre predador que deve ser abatido.
Outros olham para ela como a vaca que podem ordenhar.
Só uns poucos a tomam pelo que realmente é: o forte cavalo que puxa SOZINHO a carroça."

Winston Churchill

citação:Originalmente colocada por André

Esperemos que o mundano não tenha (mais) um ataque cardíaco.

MAs porque é que eu havia de ter um ataque cardiaco? Concordo com quase tudo o que o homem diz, e partilho de quase todas as incrtezas que ele revela, apesar de acreditar que ele deve ter mais certezas do que eu porque é mais informado..

Ele não sabe quantos funcionarios se deve reduzir, nem sabe nenhuma receita milagrosa para o fazer.. Só sabe que por agora o importante é travar o crescimento, que foi o que eu disse na pagina anterior a esta..

Tu é que és o rapaz das certezas e que já tens ai o modelo e as receitas milagrosas na tua cabeça.. que, aliás, prometeste para o inicio desta semana.. ;)

Back